sábado, 7 de janeiro de 2012

Escola de samba prepara alegoria de Jesus Cristo mendigo para o carnaval

Escola de samba prepara alegoria de Jesus Cristo mendigo para o carnaval
Em 1989 uma alegoria criada pelo carnavalesco Joãozinho Trinta foi censurada no carnaval do Rio de Janeiro. A imagem do Cristo mendigo fazia parte do desfile “Ratos e urubus – Larguem a minha fantasia”, da escola de samba carioca Beija-Flor.
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Após a morte de Joãozinho, no dia 17 de dezembro, a escola de samba planeja homenagear o carnavalesco levando de volta para a Sapucaí sua mais polêmica escultura. Proibida no carnaval de 89 a escultura mostrava uma representação do Cristo Redentor retratado como mendigo e foi proibida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro de ser exibida no carnaval.
O carro alegórico fará parte do enredo “São Luís – O Poema Encantado do Maranhão” que homenageará maranhenses ilustres e contar as lendas e histórias da cidade que está completando 400 anos.
No ano em que a alegoria foi vetada, Joãozinho Trinta levou a escultura para o sambódromo coberto por um invólucro preto enorme e com uma faixa que trazia bem visível a frase: “Mesmo proibido, olhai por nós!”.



Fonte: Gospel+

Mosquito da dengue já resiste a inseticida, mostra estudo

A lógica de que exagerar na dose de analgésicos pode tornar a pessoa mais resistente à dor se aplica ao veneno para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu aponta que o emprego excessivo de inseticidas, tanto o aplicado pelas prefeituras quanto os usados em casa, induz o mosquito a ter uma resistência genética maior ao veneno.

O trabalho fez o mapeamento genético de 95 mosquitos em sete cidades paulistas, com diferentes incidências de casos de dengue.

Em laboratório, também foi avaliado como o organismo das larvas do inseto respondia ao veneno.

MAPEAMENTO

A resistência dos insetos a diferentes venenos já vem sendo mapeada pelo Ministério da Saúde e por órgãos estaduais. Em São Paulo, o acompanhamento é feito pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

O estudo também toma por base a série histórica dos dados de resistência, catalogados desde 1996 em diferentes cidades pela Sucen.

A estimativa aponta, por exemplo, que, enquanto em Marília, com poucos registros de dengue, os inseticidas públicos matavam ao menos 80% dos mosquitos, em Santos a taxa de sucesso chegava à metade em alguns casos.

"É preciso periodicamente analisar a eficácia, porque a resistência é um processo. O que é bom hoje pode não ser no próximo verão", diz Maria de Lourdes Macoris, que trabalha na Sucen de Marília e é autora do estudo.

Em laboratório, foram selecionadas cerca de 150 larvas do mosquito para cada cidade estudada. Nessa fase, a da análise bioquímica, o metabolismo das larvas mais resistentes ao inseticida mostrou maior atividade das enzimas do grupo das esterases, ligadas à capacidade de neutralizar o veneno.

O estudo também analisou o material genético de 95 mosquitos, nascidos de ovos obtidos em cada um dos municípios escolhidos.

Segundo a pesquisadora, o material genético de cada grupo de mosquito variou muito, o que revelou um baixo fluxo gênico, ou seja, pouca mistura entre as diferentes populações do inseto.

VARIADO

Como a genética do Aedes revelou ser muito variada de uma localidade para outra, isso indica, de acordo com Macoris, que o mosquito tende a se estabilizar em cada local e a desenvolver diferentes níveis de resistência a inseticidas, conforme a exposição do animal à substância.

Órgãos públicos já controlam o veneno, diz a pesquisadora, mas a orientação é que, dentro de casa, o uso seja moderado. "Ainda existe essa cultura nas pessoas de acreditar na eficácia do inseticida em casa", afirma.

O Ministério da Saúde também alerta para o uso doméstico exagerado de inseticidas contra o mosquito.

Há 12 anos, o governo criou um sistema de monitoramento da eficácia dos venenos aplicados. Vinte cidades paulistas foram selecionadas.

A cada dois anos, as prefeituras recolhem ovos do mosquito para serem analisados em laboratórios da rede pública de saúde. O veneno é trocado sempre que a taxa de resistência fica muito alta.

Fonte: Folha.com

Silas Malafaia defende a Igreja Mundial: “Porque não fecham Aparecida?”

Silas Malafaia questionou a inspetora chefe da Polícia Rodoviária Federal que disse ser inadmissível que o tumulto voltasse a acontecer.

A repercussão da inauguração da Cidade Mundial no dia 1º de Janeiro agora foi alvo de um comentário do pastor Silas Malafaia, que saiu em defesa da Igreja Mundial, do apóstolo Valdemiro Santiago e criticou as autoridades que não fazem o mesmo alarde em relação a eventos católicos.

A inauguração do megatemplo causou enorme transtorno à região, e milhares de pessoas perderam voos, pois as rodovias que cercam o aeroporto internacional de Guarulhos foram tomadas por ônibus. O jornal “O Estado de S. Paulo” relatou que no dia, 6 mil caravanas se dirigiram ao local.

Em entrevista ao site Verdade Gospel, o pastor Silas Malafaia questionou a postura da inspetora chefe da Polícia Rodoviária Federal, Luciana Rocha, que havia afirmado ser inadmissível que aquele tumulto voltasse a acontecer. “Isso não pode se repetir. Nem que a igreja tenha de ser fechada”, afirmou a inspetora, na ocasião.

Em seu comentário, Silas perguntou porque a mesma medida não era aplicada aos católicos, devotos de Aparecida: “Porque eles não fecham a Igreja de Aparecida, que todo dia 12 de outubro também congestiona a Via Dutra?”.

Por todas as polêmicas e transtornos gerados, a IMPD corre o risco de ter o alvará de funcionamento da Cidade Mundial, cassado. A Igreja se manifestou com um pedido público de desculpas e a prefeitura de Guarulhos garantiu que irá monitorar a região.

Fonte: Gospel+

Homens armados matam seis em igreja na Nigéria


Homens armados matam seis em igreja na Nigéria
Homens armados atacaram uma igreja no nordeste da Nigéria na noite desta quinta-feira, matando seis pessoas e deixando outras 10 feridas, informou o pastor dessa igreja.

"Era por volta das 19h30 (16h30 de Brasília)", disse John Jauro à AFP referindo-se ao ataque, na cidade de Gombe. "Estava dirigindo as orações da congregação. Tínhamos os olhos fechados quando homens armados entraram na igreja e abriram fogo contra as pessoas. Seis morreram no ataque e outras dez ficaram feridas", explicou.

O pastor contou que houve uma grande confusão quando os fiéis tentaram sair do templo.

Um porta-voz da polícia disse que não faria comentários até a sexta-feira, e completou que estava se dirigindo à igreja com um alto funcionário da polícia local.

No domingo, um porta-voz do grupo islâmico radical Boko Haram anunciou um ultimato de três dias para que os cristãos abandonassem o norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano.

O ataque contra a igreja de Gombe não foi reivindicado até o momento. Várias igrejas estão sendo atacadas no país.


Fonte: Folha Gospel com informações Correio do Estado

Igreja abre estúdio de tatuagem dentro do templo

Igreja abre estúdio de tatuagem dentro do templo
A igreja independente The Bridge [A Ponte] está convencida que as igrejas de hoje tornaram-se ineficazes e irrelevantes para a maioria das pessoas. Por isso, decidiu inovar e abriu um estúdio de tatuagem anexo ao seu templo.
O Tattoo Serenity fica ao lado do escritório do pastor Steve Bentley. No estúdio, os tatuadores licenciados Ryan Brown e Drew Blaisdell exercem seu ofício entre o meio-dia e às 20horas, de segunda a sábado.
“Eu já tinha esse estúdio. Estava trabalhando, mas sem muito propósito “, disse Brown, 32, um ex-alcoólatra hoje convertido a Cristo. Ele diz que o fato de trabalhar dentro do prédio da igreja o tem ajudado a manter-se no caminho certo.
“Eu estava lutando para manter meu estúdio e ficar sóbrio”, explica. ”Eu orei muito e decidi que o melhor era fechar no endereço antigo vir para a igreja. Achei que poderia causar um impacto mais positivo aqui”.
O pastor Bentley disse que está fazendo tudo que pode, para construir “pontes” com as pessoas que nunca entrariam em uma igreja tradicional. Essa é a inspiração para o nome e um fator que o ajudou a ceder parte do templo alugado pela igreja no Centro Comercial Carman Plaza.
“A tatuagem é uma forma de arte muito importante em nossa cultura hoje”, disse Bentley, que tem duas tatuagens, sendo que uma delas foi feita na igreja. ”Eu não acho que deveria ser associado a uma cultura de abuso de drogas e pornografia”. Eles seguem algumas regras, como não fazer desenhos relacionados a drogas, gangues, morte ou demônios.
O pastor diz que tem ouvido críticas de cristãos de outras igrejas sobre sua decisão de misturar tatuagem com um lugar de adoração. Mas para ele, trata-se de uma prática “moralmente neutra”, que não é diferente de colocar um brinco ou um piercing.
“Queremos fazer nossa igreja ser diferente, relevante para as pessoas”, disse ele. ”Aqui você pode fazer uma tatuagem em um ambiente limpo”.
Bentley começou a The Bridge em 2008 e continuam no mesmo espaço comercial, mas a frequência tem crescido.
Ele faz reuniões do ministério “Celebrando a recuperação” aos sábados pela manhã e domingos a tarde. A The Bridge também hospeda outras atividades como reuniões semanais de Narcóticos Anônimos e dos Alcoólicos Anônimos. Além do estúdio de tatuagem, também há um espaço para lutas no estilo MMA, e um curso de reparação de automóveis.
“Não queremos um edifício de milhões que é utilizado algumas vezes por semana”, disse o pastor “Isso é um desperdício do que Deus nos deu. Realmente tentamos servir a nossa comunidade”.
Blaisdell, 46, conheceu a igreja The Bridge depois de reencontrar Brown, um velho amigo que ele ficou sem ver por 10 anos. Tentando resolver seus problemas com o alcoolismo, ele procurou seu amigo, visitou a igreja, aceitou a Cristo e foi batizado na igreja onde ele trabalha agora.
“Foi quase como um milagre”, lembra Blaisdell. ”Eu era ateu … não me importava com nada. O que me atraiu para cá foi que lidamos com tantas pessoas que estão tentando se recuperar. É isso que nos mantém unidos… Eu cheguei no fundo do poço e a igreja me tirou de lá.”
Traduzido e adaptado de Wnem e M Live

Pastor Ciro Zibordi critica a postura da banda Diante do Trono e compara CD de André Valadão a simbolo gay

 

Pastor Ciro Zibordi critica a postura da banda Diante do Trono e compara CD de André Valadão a simbolo gay
O pastor e escritor Ciro Zibordi, da Assembleia de Deus, criticou abertamente em seu blog a postura de alguns cristãos evangélicos que tem se associado a Rede Globo. O pastor autor de livros conhecidos, como “Erros que os Pregadores Devem Evitar” e “Erros que os Adoradores Devem Evitar”, fez comparações com o a capa do novo CD de André Valadão com a bandeira do movimento LGBTs.
O novo CD de André Valadão com o título Aliança tem na capa cores do arco-íris, as mesmas cores usadas na bandeira da diversidade, do movimento gay. “Será que o tal cantor “glospel” não conhece essa simbologia da aludida bandeira? Acho difícil ele não saber disso, haja vista a grande difusão do arco-íris de seis cores, especialmente durante a Parada Gay, em São Paulo, em que uma grande bandeira colorida (compare-a com a capa do CD) é estendida. O uso desse tipo de arco-íris em manifestações LGBT começou nos anos de 1980″, escreveu o pastor.
O pastor também criticou a participação da banda Diante do Trono no programa Caldeirão do Huck e sugeriu que a cantora Ana Paula Valadão concordou com o “sincretismo religioso” ao corroborar com a frase de que “o Caldeirão é palco de todas as religiões e credos”. Além de chamar a atenção para a “diversidade” sugerida no reality show Big Brother Brasil, que contará com a participação de duas evangélicas.
“Tal segmento gospel aceita as diferenças religiosas, vê com bons olhos o ecumenismo e não se opõe com clareza aos pecados previstos na Bíblia, como a sodomia, a homossexualidade, a prostituição, etc”, comenta o pastor em seu texto.
“Certa ‘pastora’, há alguns dias, em outro programa da Rede Globo, cantou uma canção ‘glospel’ improvisada em que celebrava a sua vitória sobre aqueles que a invejavam. O curioso é que, enquanto ela cantava, a apresentadora, seus convidados e a plateia riam e dançavam, numa grande celebração”, comentou o pastor referindo-se a pastora Ana Lúcia, que participou recentemente do programa Esquenta, apresentado por Regina Casé.
O pastor Ciro Sanches Zibordi é um teólogo e conferencista muito respeitado e concluiu escrevendo que “o cristão que se preza, ainda que seja tachado de fanático e extremista, não faz alianças com emissoras, religiões, seitas e movimentos que pregam um amor divorciado da verdade”.

VIA GRITOS DE ALERTA
INF. OVERBO 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

APRENDENDO NO GRITOS - ANGEOLOGIA - A DOUTRINA DOS ANJOS

01. INTRODUÇÃO
Os anjos estão sujeitos ao governo divino, e o importante papel que têm desempenhado na história do homem, torna-os merecedores de referência especial e de um estudo especial, pois, nas Escrituras, sua existência é sempre considerada matéria pacífica. Desta forma, estaremos nos ocupando em estudar a partir do presente estudo sobre os anjos, ministros de Deus (Hb 1:14).


02. DEFINIÇÃO DO TERMO "ANJO"


A palavra portuguesa anjo possui origem no latim angelus , que por sua vez deriva-se do grego angelos . No idioma hebraico, temos malak . Seu significado básico é "mensageiro" (para designar a idéia de ofício de mensageiro). O grego clássico emprega o termo angelos para o mensageiro, o embaixador em assuntos humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou.

No AT, onde o termo malak ocorre 108 vezes, os anjos aparecem como seres celestiais, membros da corte de Yahweh, que servem e louvam a Ele (Ne 9:6; Jó 1:6), são espíritos ministradores (1Rs 19:5), transmitem a vontade de Deus (Dn 8:16,17)), obedecem a vontade de Deus (Sl 103:20), executam os propósitos de Deus (Nm 22:22), e celebram os louvores de Deus (Jó 38:7; Sl 148:2).

No NT, onde a palavra angelos aparece por 175 vezes, os anjos aparecem como representativos do mundo celestial e mensageiros de Deus. Funções semelhantes às do AT são atribuídas a eles, tais como: servem e louvam a Cristo (Fp 2:9-11; Hb 1:6), são espíritos ministradores (Lc 16:22; At 12:7-11; Hb 1:7,14), transmitem a vontade de Cristo (Mt 2:13,20; At 8:26), obedecem a vontade dEle (Mt 6:10), executam os Seus propósitos (Mt 13:39-42), e celebram os louvores de Cristo (Lc 2:13,14). Ali, os anjos estão vinculados a eventos especiais, tais como: a concepção de Cristo (Mt 1:20,21), Seu nascimento (Lc 2:10-12), Sua ressurreição (Mt 28:5,7) e Sua ascensão e Segunda Vinda (At 1:11).

O termo teológico apropriado para esse estudo que ora iniciamos é Angelologia (do grego angelos , "anjo" e logia , "estudo", "dissertação"). Angelologia, se constitui, portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominados de Teologia Sistemática, a qual se ocupa em estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos. Iniciaremos, portanto, pelo estudo da existência dos anjos.


03. SUA EXISTÊNCIA


Ao iniciarmos nosso estudo de Angelologia, faz-se necessário que assentemos biblicamente a verdade da existência dos anjos.

A existência dos anjos, conforme veremos a partir de agora, é claramente demonstrada pelo ensino, tanto do Antigo, quanto do Novo Testamentos.




a) Estabelecida pelo Ensino do Antigo Testamento


São inúmeros os textos do AT que comprovam a realidade da existência dos anjos. Queremos, no entanto, destacar apenas os que se seguem: Gn 32:1,2; Jz 6:11ss; 1Rs 19:5; Ne 9:6; 1:6; 2:1; Sl 68:17; 91:11; 104:4; Is 6:2,3; Dn 8:15-17; Nos textos alistados anteriormente, vemos os anjos em suas funções principais de servir e louvar a Yahweh, transmitir as mensagens de Deus, obedecer Sua vontade, executar a vontade de Deus, e também como guerreiros.


b) Estabelecida pelo Ensino do Novo Testamento


No contexto do NT, os anjos não são apresentados simplesmente como "mensageiros de Deus", mas também como "ministros aos herdeiros da salvação" (Hb 1:14). Outrossim, a existência dos anjos é apresentada de maneira inequívoca no NT. Vejamos, por exemplo, os textos a seguir: Mt 13:39; 13:41; 18:10; 26:53; Mc 8:38; Lc 22:43; Jo 1:51; Ef 1:21; Cl 1:16; 2Ts 1:7; Hb 1:13,14; 12:22; 1Pe 3:22; 2Pe 2:11; Jd 9; Ap 12:7; 22:8,9.

04. O ARCANJO MIGUEL


Pretendemos a partir de agora estudar a respeito de cinco classes especiais de anjos, a começar por Miguel, o Arcanjo.

No grego encontramos Michael , heb. mika'el . O nome Miguel significa "quem é como El (Deus)?".

A tradição sobre a existência de arcanjos não fazia parte original da fé judaica. Assim, na literatura bíblica, Miguel é introduzido em Dn 10:13,21 e 12:1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12:7. Embora algumas literaturas tenham Gabriel como outro Arcanjo (totalizando sete na literatura apócrifa e pseudepígrafa, onde quatro nomes são revelados: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel), a Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo, Miguel. Isto é demonstrado pelo fato de que nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4:16 e Jd 9, o termo só aparece no singular, ligado unicamente ao nome de Miguel, donde se conclui biblicamente que só exista um anjo assim denominado Arcanjo, ou anjo-chefe, e que esse Arcanjo chama-se Miguel.

O Miguel que se pode encontrar no NT, surge no AT apenas no livro de Daniel. Como Gabriel, é um ser celestial . Tem, no entanto, responsabilidade especiais como campeão de Israel contra o anjo rival dos persas (Dn 10:13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal na última grande batalha (Dn 12:1). Na literatura judaica recente, bem como nos apócrifos e pseudepígrafos, o nome de Miguel é apresentado como guardião militar e intercessor de Israel.

No NT, Miguel aparece apenas em duas ocasiões. Em Jd 9, há referência a uma disputa entre Miguel e o diabo com respeito ao corpo de Moisés. Essa passagem é bastante polêmica. Orígenes acreditava que isto estaria registrado num apócrifo chamado de "Assunção de Moisés", mas a história não aparece nos textos existentes, porém incompletos, desta obra. A literatura rabínica posterior parece ter conhecimento desta história. O outro texto em que Miguel aparece, é Ap 12:7, que retoma o tema de Dn 12:1, apresentando-se Miguel como sendo o vencedor do dragão primordial, identificado como Satanás.

05. OS SERAFINS


O termo hebraico é saraph . Quanto à origem exata e a significação desse termo, não existe concordância entre os eruditos. Provavelmente, deriva-se da raiz hebraica saraph , cujo significado é "queimar", o que daria a idéia de que os Serafins são anjos rebrilhantes, uma vez que essa raiz também pode significar "consumir com fogo", mas também "rebrilhar" e "refletir".

A única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras Sagradas fica no livro de Isaías (Is 6). Os serafins aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar o trono divino. Os seres vistos por Isaías tinham forma humana, embora possuíssem seis asas (Is 6:2). Estavam postos acima do trono de Deus (Is 6:2a), o que parece indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Uma dessas criaturas entoava um refrão que Isaías registra nas palavras: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; a terra inteira está cheia da Sua glória" (Is 6:3). Tão vigorosa era esta adoração, que é dito que o limiar do Templo divino se abalava e o santo lugar ficava cheio de fumaça.

Pelo que observamos no texto, parece que para Isaías os Serafins constituíam uma ordem de seres angélicos responsáveis por certas funções de vigilância e adoração. No entanto, parecem ser criaturas morais distintas, e não apenas projeções da imaginação ou personificação de animais. Suas qualidades morais eram empregadas exclusivamente no serviço de Deus.



06. OS QUERUBINS


No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.

No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). Uma função semelhante foi credita aos dois Querubins dourados, postos em cada extremidade do propiciatório (a tampa que cobria a arca no santíssimo lugar - Êx 25:18-22; Cf Hb 9:5), onde simbolicamente protegiam os objetos guardados na arca, e proviam, com suas asas estendidas, um pedestal visível para o trono invisível de Yahweh (veja Sl 80:1 e 99:1, para entender essa figura). No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26:31; 2Cr 3:7).


Tem sido objeto de críticas acirradas, o fato de que os povos vizinhos de Israel possuíam criaturas aladas simbólicas. Especialmente os heteus popularizaram os grifos, uma criatura altamente complicada com corpo de leão, cabeça e asas de águia e com a aparência geral semelhante à de uma esfinge. Por estes motivos, alguns críticos têm conjeturado que Israel tenha tomado esse costume por empréstimo desses povos vizinhos. No entanto, fica bastante claro que a situação é inversa: os povos vizinhos é que deturparam a simbologia israelita, adaptando-a às suas crendices. Exemplo disto, é a conhecida "Epopéia de Gilgamesh", uma história babilônica do dilúvio, obviamente tomada por empréstimo do relato bíblico.


07. O ANJO GABRIEL


O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deus").

No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, e ali como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8:16; 9:21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8:17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9:22).

No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas que descreve o nascimento de Cristo. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1:11-20) e de Jesus (Lc 1:26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1:19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens. Pode-se concluir, dizendo que na Bíblia, Gabriel é o "anjo mensageiro" e Miguel o "anjo guerreiro".


08. O ANJO DO SENHOR


Outro ensino veterotestamentário de grande importância, que por sua vez está estritamente relacionado com as Teofanias, são as aparições do Anjo do Senhor. Optamos por estudar, separadamente, este assunto, em virtude de sua importância crucial, uma vez que as aparições do Anjo do Senhor se constituem em Teofanias, mas especificamente Teofanias onde as aparições de Deus se davam de forma humana.

A expressão "Anjo do Senhor" ou sua variante "Anjo de Deus", se encontram mais de cinqüenta vezes no AT. Portanto, é necessário algumas considerações acerca desse personagem, que se reveste de grande importância quando tratamos da possibilidade da Encarnação.

A primeira aparição bíblica do "Anjo do Senhor", foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16:7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22:11,15), Jacó (Gn 31:11-13), Moisés (Êx 3:2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14:19) e posteriormente em Boquim (Jz 2:1,4), Balaão (Nm 22:22-36), Gideão (Jz 6:11), Davi (1Cr 21:16), entre outros.

A Bíblia nos informa que o Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, Suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens do Senhor Deus, como por exemplo em Gn 22:15-18; 31:11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19:5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14:19; Dn 6:22).

Com relação à identidade do Anjo do Senhor, os eruditos não são e nunca foram unânimes. Entretanto, não há porque duvidar da antiquíssima interpretação cristã de que, nesses casos acima citados, encontramos manifestações preencarnadas da Segunda Pessoa da Trindade.

Desejamos, portanto, apresentar a seguir três argumentos bíblicos que comprovam, indubitavelmente, que o Anjo do Senhor é Jesus Cristo antes de encarnado.

Josué 5:14 - Quando o Anjo do Senhor apareceu a Josué, diz a Palavra do Senhor que ele "...se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou, e disse-lhE: Que diz meu Senhor ao seu servo?". Se o Anjo do Senhor não fosse o próprio Senhor (ou melhor, o Senhor Jesus como Segunda Pessoa da Trindade), o anjo (caso fosse simplesmente "um anjo") teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19:10 e Ap 22:8,9.

Jz 13:18 - Embora concordemos com o fato de que existem controvérsias a respeito desta passagem, reputamos a mesma como factual e elucidativa. Quando Manoá, pergunta ao Anjo do Senhor, o Seu nome, Ele responde: "...porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso ?" Uma comparação desta resposta com a passagem de Is 9:6, demonstra que o Anjo do Senhor que apareceu a Manoá é o Menino que nos fora dado de Isaías. Isto é, o Anjo do Senhor, cujo Nome é Maravilhoso (YHWH), é o próprio Senhor, e ao mesmo tempo o Menino que nos fora dado.

A terceira prova escriturística que queremos apresentar, é que no contexto neotestamentário, a Bíblia deixa de utilizar-se do termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. Isto é demonstrado pelo fato de que o artigo definido masculino singular "o" deixa de ser utilizado, sendo substituído pelo artigo indefinido "um". Alguns exemplos disto, são os textos de Lc 1:11; At 12:7 e At 12:23, dentre muitos outros. Infelizmente, nem todas as ocorrências de Anjo do Senhor no NT, na versão ARC, se encontram com o artigo indefinido "um", o que ocorre na versão ARA nos textos citados e em outros correlatos.

Esta substituição possui um grande significado. Isto é, no contexto do NT, contemporâneo ou posterior à Encarnação, as manifestações angelicais não eram do Anjo do Senhor, mas meramente de um de Seus anjos, pois o Anjo do Senhor já havia sido manifestado na carne (1Tm 3:16).


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O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...