terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Thalles Roberto é ungido pastor na Sara Nossa Terra

Open in new windowO cantor Thalles Roberto foi ungido como pastor neste domingo (26) durante um culto na Igreja Sara Nossa Terra de Passos, cidade mineira onde o cantor nasceu.

O músico foi ungido por seu pai, o pastor Job Roberto da Silva que é um dos pastores daquela igreja e também pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo.

Para participar desse momento marcante na vida de Thalles a igreja também recebeu a visita de outros pastores, entre eles o pastor Dinei da Igreja Presbiteriana Central e o apóstolo Sérgio Paulo da Igreja Internacional da Restauração que trouxe um vídeo do apóstolo Renê Terra Nova com um recado para o cantor.

Thalles estava visivelmente emocionado com a unção e antes do culto ele chegou a comentar em seu Twitter sobre a ordenação. “Hoje é um dia em que meu coração teme e treme diante de Deus Serei ungido Pastor através das mãos do meu pai PASTOR JOB em Passos 19h”, escreveu ele.

Mesmo sendo ungido pela igreja Sara Nossa Terra, Thalles não será um pastor dessa denominação, pois ele dará continuidade ao seu ministério itinerante, isso é, ele continuará ministrando em várias igrejas sempre falando de seu testemunho e interpretando suas canções.

Thalles Roberto é um dos principais cantores do gospel na atualidade, tendo grande destaque no segmento por ter canções de adoração mescladas com uma musicalidade ímpar.

Mesmo nascido em lar evangélico na adolescência o cantor se desviou dos caminhos do Senhor e passou a usar seu dom como carreira participando de diversas bandas, entre elas o grupo Jota Quest. Sete anos depois ele resolveu retornar à Casa do Pai e passou a se dedicar ao ministério que lhe foi confiado desde pequeno.

Fonte: Gospel Prime com informações Passos News

Padre Marcelo Rossi pode se unir aos evangélicos contra o aborto

Nesta segunda-feira, 27, o padre Marcelo Rossi afirmou em entrevista para o jornal Folha de São Paulo que se for necessário ele vai se unir aos evangélicos para protestar contra a aprovação do aborto.

O tema entrou em pauta quando Eleonora Menicucci assumiu a pasta da Secretaria de Políticas para Mulheres, por ser favorável ao aborto, a bancada evangélica foi contra sua nomeação e ameaçou fazer o pedido para que ela fosse demitida.

“Existem princípio que regem a igreja e, se forem violados, há mobilização. Se um candidato for a favor do aborto, não só eu, mas também setores evangélicos, vão se mobilizar contra”, disse o padre-cantor.

O assunto é realmente polêmico e divide opiniões no território nacional. Para a nova ministra a questão do aborto é um assunto de saúde pública. E ela mesma assumiu em entrevista que já realizou dois abortos.

Fonte: Momento Verdadeiro

Bancada evangélica defende direito à terapia para deixar de ser homossexual

Parlamentares da bancada evangélica tentam reverter uma resolução do Conselho Federal de Psicologia que instituiu dois artigos proibindo psicólogos de emitirem opiniões públicas ou tratar a homossexualidade como sendo um transtorno.
De acordo com o líder da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), o conselho "extrapolou seu poder regulamentar" por querer “restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional".
Por outro lado, o Conselho de Psicologia levanta a bandeira da autonomia da instituição, alegando que o projeto poderia interferir nessa questão.
Segundo a Folha de S. Paulo, o presidente do órgão, Humberto Verona, entende que nas diretrizes emitidas no projeto estariam normas éticas necessárias para combater o que chamou de ‘intolerância histórica’.
"[Ninguém diz] 'cansei de ser hétero, vim aqui me transformar'", alega Verona.
Já para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis, o que deve ser curada é a ‘síndrome de patinho feio’, e não ‘a homossexualidade em si’. Em seu entender, somente o preconceito é que leva um gay a buscar tratamento.
O relator do projeto, deputado e pastor Roberto de Lucena (PV-SP), diz que é cruel deixar um indivíduo em conflito ao léu psicológico.
Hoje, o projeto se encontra em análise Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Aproxima etapa será a discussão em audiência pública que pode acontecer nas próximas semanas em Brasília.
Perseguição religiosa
Este não é o primeiro conflito envolvendo conselho federal, religião e psicologia. Há cerca de um mês, o Conselho Federal de Psicologia acatou uma denúncia contra a psicóloga cristã Marisa Lobo por ela divulgar nas redes sociais que professa a fé cristã até em palestras em que participa.
Segundo a própria psicóloga, que divulgou o fato em seu Twitter, o Conselho Federal de Psicologia ameaçou cassar seu registro de profissional caso não negue sua fé em Cristo em até 15 dias. A condição para evitar a cassação seria retirar de seus perfis nas mídias sociais toda e qualquer menção à sua fé.
Marisa classificou a atitude como perseguição religiosa. Muitos usuários das redes sociais emitiram apoio à profissional, com incentivos à sua atuação, e manifestações de indignação pelo ocorrido.
Algumas manifestações questionaram se o direito à liberdade de expressão, crença e culto, previstos na Constituição Federal, não se aplicam ao estatuto do Conselho Federal de Psicologia.
Marisa ainda aguarda o resultado do processo que está em andamento, sem previsão de conclusão.

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7 de março - Dia de Oração por Missões Mundiais


7 de março - Dia de Oração por Missões Mundiais
A Junta de Missões Mundiais convoca todas as igrejas a reservarem o dia 7 de março -- Dia de Oração por Missões Mundiais -- para intercederem pela obra missionária mundial. Nessas 24 horas, a igreja deve dividir horários para que haja, pelo menos, um membro orando por Missões Mundiais. Cada dia tem 1.440 minutos, sendo assim, se houver 144 orações de 10 minutos, cobriremos os missionários com nossas orações por um dia inteiro.

A data também poderá ser lembrada em um culto especial, vigília, reunião de Pequeno Grupo, culto doméstico, reunião de oração... Escolha a melhor forma de conscientização sobre a importância da oração para se levar Cristo, a paz que liberta, a todo o mundo. Se não for possível realizar uma programação neste dia, sugerimos que a igreja escolha outra data. O importante é não ficar de fora desta grande mobilização.
Todas as metas alcançadas por Missões Mundiais acontecem com a permissão e a graça do Senhor.

Vidas são transformadas, povos são alcançados, sonhos são resgatados, milagres acontecem. Tudo isso só é possível por meio da oração. É através dela que podemos falar com Deus e compartilhar com Ele nossas angústias, aflições e pedidos.

A oração faz do crente um missionário. Quem adota uma família missionária ou um projeto, deve orar especialmente por eles neste dia 07 de março. É importante pedir para que o Senhor crie oportunidades para seus missionários anunciarem Cristo, a paz que liberta, às nações.

Espalhe esta ideia

A JMM incentiva todos a compartilharem os motivos de oração publicados nas cartas enviadas pelos missionários com os irmãos de sua igreja. Elas também podem ser publicadas no informativo ou boletim da igreja. Outra forma de promover o Dia de Oração por Missões Mundiais é compartilhando os pedidos publicados diariamente em nossa página no Facebook (facebook.com/missoesmundiais) e no Twitter (@missoesmundiais).

Há várias maneiras de ficar por dentro do Dia de Oração por Missões Mundiais. Para fazer parte desta grande rede de intercessão pela obra de evangelização mundial, basta se cadastrar no Programa de Intercessão Missionária (PIM) e pedir a Deus para abrir o coração daquelas pessoas resistentes ao Evangelho, para que sejam transformadas pela paz de Cristo.

Converse com o promotor de Missões de sua igreja e saiba como você pode ajudar a organizar esse importante dia no calendário da Campanha Missionária 2012.

Você também pode adotar um projeto ou missionário e interceder por ele. Basta se cadastrar no PIM. Entre em contato com a Central do Adotante: 2122-1901 (cidades com DDD 21) ou 0800-709-1900 (demais localidades).


Fonte: JMM

Número de guerras no mundo triplicou em 2011

Número de guerras no mundo triplicou em 2011
O Instituto Pesquisa Internacional de Conflitos de Heidelberg, da Alemanha, apresentou seu relatório anual do “Barômetro de conflitos”. Os especialistas alemães em pesquisa de conflitos revelaram um balanço com dados alarmantes. No último ano, o número de guerras no mundo mais do que triplicou.
Para Natalie Hoffmann, pesquisadora do Instituto de Heidelberg, é impossível esperar que a tendência futura seja de um mundo mais pacífico. Os números de 2011 foram os mais altos desde 1945, quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial.
Os pesquisadores contabilizaram 20 guerras oficiais além de 166 “conflitos realizados de forma violenta”. A projeção do instituto alemão é que nos próximos meses esse número continue crescendo. Para efeitos de comparação, em 2010, foram registradas seis guerras e 161 “conflitos violentos”.
O “barômetro mundial de conflitos” é divulgado desde 1991, fazendo um monitoramento constante de crises, conflitos e guerras em curso no mundo. Além de guerras entre países e guerras civis, que disputam o poder dentro de uma mesma nação, o instituto também considera como guerra, por exemplo, a luta do governo do México contra os cartéis das drogas.
A grande maioria dos conflitos internos ocorrem no Oriente Médio e na África, observou Christoph Trinn, presidente do Instituto. Ele afirma que sua equipe aponta para três novas guerras em potencial: no Iêmen, na Síria e na Líbia. Para os pesquisadores alemães, a violência na Europa está concentrada no Cáucaso. Naquela região existem atualmente 19 conflitos e uma “guerra delimitada”.
Muitos especialistas em profecias vêm alertando que o que Jesus disse em Mateus 24, 6-10 está se cumprindo com maior velocidade no início deste século. Não apenas os conflitos de “nação contra nação”, mas as mudanças climáticas e aumento de desastres naturais como terremotos, tsunamis e, ao mesmo tempo, a perseguição aos cristãos ter atingido uma alta histórica.

VIA GRITOS  DE ALERTA  /  GOSPEL PRIME
Traduzido e adaptado de Deutsche Welle

AS TRÊS DIVISÕES DA HUMANIDADE


"Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as cousas, mas ele mesmo não é julgado por nin¬guém" (1 Coríntios 2:14-15).
O homem natural não conhece a Deus. O homem carnal não partilha do amor divino pelo mundo necessitado. Somente o homem espiritual é motivado e dirigido pelo amor constrangedor de Cristo.

* * *

Nosso mundo é dividido pela riqueza, educação, raça, idade e até mesmo pela geografia. Algumas dessas divisões são naturais e positivas. Outras são artificiais e negativas.
A Bíblia divide a humanidade em três grupos. Essas divisões não são feitas de conformidade com as nossas posses ou a cor de nossa pele. Na verdade, o apóstolo Paulo nos fala que em Cristo "não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher" (Gaiatas 3.28).
A divisão da humanidade feita por Deus está baseada inteiramente na condição espiritual do coração humano! No Novo Testamento, no livro de 1 Coríntios, capítulos 2:14 a 3:4, Paulo estabelece as três grandes divisões da humanidade.

O HOMEM NATURAL
A primeira divisão descrita é a do homem natural. Em 1 Coríntios 2:14 lemos que "o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente".
Quem é o homem natural? É aquele que nasceu apenas uma vez! Está fisicamente vivo, mas espiritualmente morto. É motivado primariamente pelos seus próprios desejos materiais. Não tem fé, não foi convertido e está perdido.
Certa vez um líder religioso de nome Nicodemos aproximou-se de Jesus a fim de obter orientação espiritual. Jesus lhe disse: "quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5); e Ele passou então a definir o homem natural. "O que é nascido da carne", disse Jesus, "é carne" (v. 6). O homem natural é carne. Jesus Cristo não faz parte de sua vida. O "eu" reina supremo. Jesus Cristo foi excluído.
O homem natural é egocêntrico. Ele basicamente funciona e busca satisfação nos cinco sentidos humanos.
Apesar de poder mostrar-se externamente amável, cortês e bondoso, é egoísta em seu íntimo e busca em primeiro lugar satisfazer seus desejos carnais. O seu espírito jamais foi tocado pelo Espírito Santo, e ele está separado de Deus.
Apesar de seus dons naturais e realizações materiais, o homem natural apresenta uma profunda carência em sua vida. Foi Pascal quem declarou: "Existe um vácuo na forma de Deus em cada coração" e somente Deus pode preenchê-lo. Henry Thoreau, o autor naturalista, também admitiu: "a massa humana vive em silencioso desespero!"
A primeira grande divisão da humanidade é o homem natural. As coisas de Deus são estranhas e contrárias para ele. Paulo nos diz que ele não pode entender as coisas de Deus, não consegue harmonizar-se, não está equipado nem apto para medir a verdade divina. O homem natural está num comprimento de onda completamente diferente; ele opera em outro nível.
A Bíblia continua dizendo que o homem natural não entende as coisas de Deus. Por quê? Porque "lhe são loucura"
(1 Coríntios 2:14). A palavra loucura vem do adjetivo grego moros, que tem o significado de inerte, sem gosto, insípido. Em outras palavras, os assuntos espirituais são desagradáveis e até absurdos para o homem sem Jesus Cristo.
As coisas de Deus não só são loucura para o homem natural, como também segundo as Escrituras, ele "não pode enten¬dê-las" (1 Coríntios 2:14). Ele não só as desconhece, como também não pode entender as coisas de Deus porque "elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14).
Um jovem professor universitário disse-me certa vez: "Dr. Sweeting, tentei ler a Bíblia centenas de vezes. Não faz sentido. Fui criado em um lar excelente, tenho um irmão que é ministro; mas, por alguma razão, parece que não consigo compreendê-la".
Meu amigo, isto não é mistério. Paulo afirmou: "não pode entendê-las", pois o homem em seu estado não-convertido é governado pela sua natureza carnal.

O HOMEM CARNAL
A segunda grande divisão da humanidade inclui o homem carnal. O homem natural é aquele completamente alienado de Deus, enquanto o homem carnal é o cristão controlado pela carne. Ele experimentou a salvação de Deus, mas não está experimentando a soberania de Deus. Nasceu tanto física como espiritualmente, Cristo está em sua vida, mas o "eu" se mantém supremo! O ego continua no lugar do motorista.
Em 1 Coríntios 3:1, Paulo fala aos cristãos de Corinto que foi forçado a falar-lhes "como a carnais, como a crianças em Cristo".
Naturalmente, não há nada errado em ser uma criança espiritual. É nesse ponto que todos começamos. Pedro, falando aos novos cristãos, escreve: "desejai ardentemente, como crian¬ças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento" (1 Pedro 2:2). Todos devemos começar nossa experiência cristã como crianças, como bebês recém-nascidos.
Mas a tragédia está em que algumas pessoas permanecem crianças na fé. É justo que a mãe se alarme quando o filho não se desenvolve normalmente. O fazendeiro fica arruinado se suas plantações não crescerem e produzirem. A primeira lei da vida é a expansão. Sem crescimento não pode haver vida!
Por que é importante que cresçamos como cristãos? Porque esse é o plano de Deus para nós. Em Romanos 8:29 lemos: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho". Deus quer que nos assemelhemos a Cristo. Infeliz e desgraçado é o cristão que resiste ao plano divino para o seu desenvolvimento.
Vamos examinar por um momento as características do homem carnal. Como uma criança, ele é facilmente ofendido e magoado. A criança chora à menor provocação. Qualquer atividade fora do comum pode perturbá-la. O cristão carnal enxerga pouco. Da mesma forma que à criancinha, falta-lhe bom senso e maturidade. Assim como essas características são normais na criança, elas o são também para o novo cristão. Somente quando o cristão deixa de crescer é que a carnalidade se faz presente. Muitos cristãos, porém, permanecem espiritualmente infantis por toda a vida. Seu crescimento foi suspenso e impedido.
A inveja, as contendas e as divisões são características do homem carnal. Em 1 Coríntios 3:3, Paulo declara: "Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?" As crianças brigam constantemente. São impacientes e falta-lhes autocontrole. Muitas vezes são incapazes de conviver juntas.
Foram os cristãos carnais que causaram muitos dos problemas na Igreja do Novo Testamento. Grande parte do tempo de Paulo e muitas de suas cartas foram dedicadas a esclarecer às Confusões e contendas criadas pelos crentes carnais. Por quê1? Porque apesar de Jesus Cristo estar em sua vida, Ele não tinha a supremacia. Os cristãos estavam mais preocupados com as coisas materiais do que com as espirituais. Não conheciam a centralização e suficiência de Cristo.
Meu amigo, onde você se encontra hoje? Está crescendo? Sua vida espiritual produz ou não fruto? Você é um cristão carnal — salvo, todavia, como que através do fogo? O homem carnal é a segunda divisão da humanidade, convertido, mas controlado pelo ego.

O HOMEM ESPIRITUAL
Em 1 Coríntios 2:15-16, Paulo fala da terceira grande divisão da humanidade. Ele apresenta aqui uma ilustração do homem espiritual. "Porém o homem espiritual", diz Paulo, "julga todas as cousas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois, quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo".
Quem é o homem espiritual? Paulo não está falando dos crentes em geral. O homem espiritual é com certeza um crente; mas, mais do que isso, é aquele cuja vida é controlada pelo Espírito Santo de Deus. Jesus Cristo não está apenas em sua vida, mas tem o controle dela! Ele experimentou o segundo nascimento, e Jesus Cristo é Senhor. Jesus Cristo reina e governa.
O apóstolo Paulo era um homem espiritual. Ele escreveu aos crentes da Galácia: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus" (Galatas 2:20).
O homem espiritual é aquele que se rendeu completamente a Jesus Cristo, que reina supremo em sua vida. Em contraste com a imaturidade do homem carnal, o homem espiritual cresce nas coisas de Deus e produz fruto.
O homem espiritual é aquele que já experimentou o amor de Deus e que, por sua vez, deseja partilhar esse amor com outras pessoas.
O homem natural não conhece a Deus. O homem carnal não partilha o amor de Deus com o mundo necessitado. Somente o homem espiritual é motivado e dirigido pelo amor constrangedor de Cristo.
De conformidade com 1 Coríntios 2:15, vemos que o homem espiritual possui discernimento. Ele tem capacidade para tomar as decisões certas, podendo compreender perfeitamente as Escrituras e viver segundo a perfeita vontade de Deus.
"Porém o homem espiritual", diz Paulo, "julga (ou discerne) todas as cousas, mas ele mesmo não é julgado por nin¬guém" (1 Coríntios 2:15).
Finalmente, o homem espiritual é aquele que apresenta a mente de Cristo. Paulo deu instruções aos cristãos de Filipos: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:5). O homem espiritual é caracterizado pela mente de Cristo, um espírito de serviço e submissão. Ele se assemelha em sentimentos Àquele que "a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma . de servo... e, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz" (2:7-8).
Existe em certa cidade italiana a estátua de uma jovem grega de rosto lindíssimo, figura graciosa e expressão nobre. Uma pobre moça do campo avistou certo dia a estátua e depois de contemplá-la por algum tempo, dirigiu-se a seguir para casa, onde lavou o rosto e penteou os cabelos. No dia seguinte observou de novo a estátua e, desta vez, voltando para casa remendou a roupa rasgada. Dia a dia a jovem foi se modificando, seu corpo se fez mais gracioso e seu rosto tomou uma expressão mais refinada, até que, finalmente, veio a parecer-se bastante com a famosa estátua. Ela transformou sua aparência!
Da mesma forma, o homem espiritual deve a cada dia buscar conformar-se com a perfeita imagem de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Você se parece mais com Cristo hoje do que há um mês atrás?
São três as divisões da humanidade: natural, carnal e espi¬ritual. Em que categoria você se encontra, meu amigo?
Se é ainda um homem natural, pode ganhar espiritualidade reconhecendo o seu pecado e recebendo a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.
Talvez você seja um homem carnal, mas também pode tornar-se um cristão espiritual neste mesmo instante, rendendo sua vida inteiramente a Cristo, e reconhecendo-se egocêntrico, você deve dar a Jesus Cristo o primeiro lugar.
Como? A Bíblia diz: "Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

LEMBRETES
A divisão da humanidade feita por Deus está baseada inteiramente na condição espiritual do coração humano!
"A massa humana vive em silencioso desespero."
Henry Thoreau

O homem natural é egocêntrico. Ele basicamente funciona de acordo com os cinco sentidos humanos e neles busca satisfação.
O homem natural é aquele completamente alienado de Deus, enquanto o homem carnal é o cristão controlado pela carne.
O homem espiritual tem capacidade para tomar as decisões certas, podendo compreender perfeitamente as Escrituras e viver segundo a perfeita vontade de Deus.

PERGUNTAS
1. Quem é o homem natural segundo 1 Coríntios 2:14?
2. Por que as coisas de Deus não fazem sentido para o homem natural, conforme 1 Coríntios 2:14?
3. Quem é o homem carnal?
4. Cite três características do homem carnal de acordo com 1Coríntios 3:3.
5. Quem é o homem espiritual?
6. Dê duas qualidades do homem espiritual conforme 1 Coríntios 2:15.

VIA GRITOS DE ALERTA.
INF. INT. ABERTA

HOMEM NATURAL, HOMEM ESPIRITUAL E HOMEM CARNAL

 



No Novo Testamento Grego existe uma palavra de muita valia para o desenvolvimento da vida cristã, a saber, o termo “nous ”, esse termo definido por Vine como: “lugar da consciência refletiva que compreende as faculdades de percepção e entendimento, e às de sentimento, julgamento e determinação”, ocupa um lugar importante no crescimento do cristão. Sem ser muito extenso, “nous” significa “o modo de pensar”, vejamos o porquê da importância do “modo de pensar”:
1. O nosso modo de pensar determina a nossa forma como agimos, em Rm 1;29: “e como não se importaram de ter conhecimento de Deus, Deus os entregou a um sentimento (nous) perverso para cometerem avidez”, esses homens, que Paulo cita aqui, foram entregues a um MODO DE PENSAR errado, corrompido, perverso, visto que tiveram oportunidade de conhecer a Deus mas negaram fazê-lo, e qual foi o objectivo de Deus ao lhes entregar a esse modo de pensar distorcido? Foi para que fizessem coisas que não convêm (avidez). Ficando claro que, afim de lhes pôr a FAZER o que não convém, Deus não lhes empurrou ou lhes obrigou, apenas lhes deu um modo de pensar ERRADO. Mostrando que A FORMA COMO AGIMOS está condicionada à forma como PENSAMOS.

2. O nosso modo de pensar determina a forma como vemos as coisas, Paulo mandou os crentes se transformarem pela renovação dos seus entendimentos (nous) para que experimentassem qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus PORQUÊ? Porque pela graça que me é dada, digo a cada um de vós que não tenham um alto conceito de si mesmo mais do que convém (Rm.12;2-3). Paulo lhes manda mudar A FORMA COMO PENSAVAM porque NÃO QUIS QUE ELES TIVESSEM UM CONCEITO MAIS ELEVADO DO QUE CONVINHA QUE TIVESSEM, os gentios estavam a se ver como os substitutos dos israelitas, e os israelitas se viam como mais grandes que os gentios (Rm 9-10), e era isso que Paulo quis corrigir mostrando que o modo como pensamos determina o conceito que temos de nós mesmos.
Segundo a definição de Vine, vemos que “nous” envolve a nossa percepção, entendimento, sentimento, julgamento (a nossa critica das coisas), determinação. Vemos então a influência do modo como pensamos.
Com estas bases comecemos a mensagem

HOMEM ESPIRITUAL VERSUS HOMEM NATURAL
Vejamos 1 Coríntios 2,14
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (15) Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. (16) Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Aqui Paulo descreve as características principais de 2 tipos de homens, o natural (psiquikos) e o espiritual (pneumatikos). O termo “natural” é melhor definido em Jd 19: “Estes causam divisões, sensuais (psikikos), que não têm o Espírito”, A melhor definição para o homem natural é “alguém sem o Espírito Santo”, homem natural é alguém que vive com base na “psique” (alma), o que implica “os 5 sentidos: visão, audição, tacto, olfacto, paladar”, Este é o homem natural ou animal como em 1 Co 15;44-49. Mas o quê que Paulo fala desse homem??

1. Não pôde aceitar (tomar posse, faz seu) as coisas do Espírito de Deus PORQUE PARA ELE SÃO LOUCURA

2. Não pode entender (compreender, captar o significado de) as coisas do Espírito de Deus PORQUE ESSAS COISAS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE
Notemos PORQUÊ QUE UM HOMEM QUE NÃO TÊM O ESPÍRITO ACHA AS COISAS DO ESPÍRITO LOUCURA, E NÃO CONSEGUE DISCERNIR ESPIRITUALMENTE????
O Homem quando está no estado NATURAL vai achar as coisas do Espírito de Deus uma loucura razão pela qual não conseguirá recebe-las, nesse estado nunca consegue entender as mesmas coisas, porque essas coisas requerem análise, mas uma análise espiritual o que o homem no natural não consegue fazer, uma análise espiritual das coisas. Logo vemos 2 características do homem no natural: (1) acha as coisas do Espírito loucura, (2) não consegue discernir espiritualmente. Mas, porquê que esse homem é assim? Porquê que um homem no natural tem esses 2 problemas a pouco citados??? Paulo não respondeu, mas respondeu o porquê que o outro homem consegue aceitar as coisas do Espírito por não achar loucura, e entendê-las por conseguir discernir espiritualmente.
Onde está a diferença entre os 2???
Homem espiritual é um homem que tem o Espírito de Deus em si, é um homem que não vive com base na sua “psique” (alma) mas com base no Espírito de Deus, o quê que Paulo fala dele??? “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Co 2;15-16) Aleluia!!!!!! Vejamos o homem espiritual consegue discernir a tudo e por conseguinte, consegue entender as coisas do Espírito, o homem natural SÓ NÃO ENTENDE AS COISAS DO ESPÍRITO porque essas se discernem espiritualmente, já o homem espiritual consegue entender as coisas do Espírito porque consegue discernir a TUDO, e também ele não acha as coisas do Espírito como loucura, Onde está a diferença? Porquê que o homem natural acha as coisas do Espírito loucura e o homem espiritual não as acha? Porquê que o homem espiritual discerne bem a tudo mas o homem natural não consegue??? A resposta de Deus foi: “PORQUE quem compreendeu a mente (nous) do Senhor para que possa instruí-lo?”.
Paulo relaciona o seguinte, o homem espiritual discerne bem a tudo e ele ninguém consegue lhe discernir PORQUÊ? Porque quem compreendeu a mente (nous) do Senhor? Assim Paulo nos esclarece que “as pessoas só não conseguem discernir um homem espiritual pelo facto de não conseguirem discernir O MODO DE PENSAR DE DEUS”, O quê que O MODO DE PENSAR DE DEUS tem haver como O HOMEM ESPÍRITUAL? Sim, ninguém vai conseguir entender Deus mas o quê que isso tem haver com o entender o homem espiritual? A resposta está no versículo 16 MAS NÓS TEMOS A MENTE (NOUS) DE CRISTO. Aleluia!!!!!!!!!! Glória a Deus!!!!!! Nós, os homens que entendem as coisas do Espírito, nós, que conseguimos recebê-las, NÓS TEMOS O MODO DE PENSAR DE CRISTO, nós PENSAMOS COMO CRISTO PENSA essa é a razão pela qual o NATURAL não consegue nos discernir, mas nós discernimos BEM A TUDO, recebemos do Espírito e conseguimos entender tudo PORQUE PENSAMOS COMO CRISTO PENSA, JULGAMOS COMO CRISTO JULGA, ANALISAMOS COMO CRISTO ANALISARIA, ou melhor TEMOS O NOUS DE CRISTO.
Aqui está a resposta à questão da impossibilidade do homem natural em RECEBER AS COISAS DO ESPÍRITO, EM ENTENDÊ-LAS: Eles não PENSAM COMO CRISTO PENSA. Eles vejam morto aonde Cristo está a ver alguém a dormir (Mc 5;39-40), eles chamam desperdício aquilo que Cristo chama de “boa obra” (Mt 26,6-10), etc.
A diferença entre o HOMEM ESPÍRITUAL e o HOMEM NATURAL está no MODO COMO UM E O OUTRO PENSAM. O que determina, como já visto no principio, a forma como um age e o outro não, como um vê e o outro não vê. O Espírito de Deus diferencia o homem espiritual do homem natural ao mudar o seu modo de pensar. Por isso que os dois nunca se entendem, porque aonde um vê LOUCURA o outro vê GLÓRIA, aonde um vê PECADO o outro vê UMA COISA BOA, e assim em diante, a QUESTÃO ESTÁ EM ALGO MUITO PROFUNDO QUE DEUS IMPLANTOU EM NÓS PELO SEU ESPÍRITO, A SABER, O SEU PRÓPRIO MODO DE PENSAR, Deus nos deu o privilégio de nós os HOMENS ESPIRITUAIS termos A MESMA MENTE QUE CRISTO, ALELUIA!!!!!
HOMEM ESPIRITUAL VERSUS HOMEM CARNAL
E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens (1 Cor 3;1-4)
O terceiro capitulo é simplesmente uma continuação dos versículos anteriores, daí a conjunção de (e, porém, mas) no inicio do 3,1, Agora que Paulo nos esclareceu sobre o homem natural e o homem espiritual ele prossegue a ralhar aos coríntios PESSOAS QUE TINHAM O ESPÍRITO DE DEUS, que ainda eram criancinhas, mais velhos infantis, pessoas que se comportavam como as crianças se comportam. Paulo mostrou uma adversidade entre os 2: não vos pude falar como a espirituais (pneumatikos) MAS como a carnais (sarkinos), em quê que os dois se diferenciam?? Entre esses dois entram em jogo não mais COMO VEJAM AS COISAS (como entre o homem natural e o homem espiritual) mas COMO SE COMPORTAM.
Quem é o homem carnal? É um homem na dimensão da carne, isto é, um homem cujas acções estão na lista das obras da carne, (Gl 5,19ss) é um homem que ainda anda na carne. Veja os coríntios, que base Paulo usou para considerá-los carnais?? “PORVENTURA HAVENDO ENTRE VÓS INVEJAS E CONTENDAS NÃO SOIS PORVENTURA CARNAIS??” Paulo usou o comportamento deles como base para afirmar que eles eram carnais, um homem é carnal quando nele se vê, obras como prostituição, impureza, lascívia, idolatria, iras, invejas, pelejas, etc (Gl.5;19-21).
O quê que fazia com que os coríntios assim se comportassem? A resposta é definitivamente O SEU MODO DE PENSAR, eles só pensavam que dizer: EU SOU DE PAULO, EU SOU DE CEFAS, EU SOU DE APOLO era normal, porque ignoravam o MODO COMO CRISTO PENSAVA, Cristo NÃO PENSA ASSIM, é o que Paulo procurou lhes mostrou ao lhes esclarecer que tanto Paulo, como Apolo eram simplesmente MEIOS PELOS QUAIS VIESTES A CRER (1 Co 3;5) e na sua primeira repreensão aos coríntios lhes perguntou: ESTÁ CRISTO DIVIDIDO? Portanto, Paulo quis que eles tivessem o mesmo MODO DE PENSAR (1 Co 1,10), O comportamento dos coríntios resultava da FORMA COMO PENSAVAM, Se eles rectificassem o seu MODO DE PENSAR eles jamais diriam EU SOU DE PAULO, EU SOU DE CEFAS, ETC. Alguém que pensa como Cristo pensa JAMAIS dirá: eu sou dessa ou daquela denominação, pois Cristo vê que a IGREJA É UNA, e que há não partido nela.
Mais uma vez, vemos que o homem espiritual é diferenciado pelo SEU MODO EXCELENTE DE PENSAR, o natural tem o seu modo de pensar, o carnal também o têm MAS SOMENTE O HOMEM ESPIRITUAL PENSA COMO O SENHOR JESUS PENSA. Ele não tem um modo de pensar CORROMPIDO para andar a fazer coisas que não convém (como as obras da carne) ele pensa como o Senhor.
Isso é OBRA DO ESPÍRITO SANTO pôr um homem a PENSAR COMO CRISTO, o homem natural jamais conseguirá isso porque não têm o Espírito, o carnal também não poderá porque REPRIME o Espírito Santo. Somente no homem espiritual é que o Espírito de Jesus encontra porta para IMPLANTAR O MODO DE PENSAR DE CRISTO.
Há um aspecto sobre o modo de pensar do Senhor que convém ressaltar: A passagem que Paulo citou aqui: quem compreendeu a mente do Senhor para que possa intruí-lo? (2;16) é a versão grega do texto hebraico de Is.40,13: “Quem guiou o Espírito do Senhor? Que conselheiro o ensinou? Paulo usou a LXX, mas a verdade é que Mente do Senhor na carta aos Coríntios é o Espírito do Senhor no VT, Aleluia! É uma bênção ver o Espírito Santo como sendo o Modo de Pensar de Deus, sim! É ele que em nós nos faz pensar como Deus, ele não ensina a nossa mente a pensar como Deus, pois, se assim fosse, mesmo que ficássemos mundanos ainda teríamos em nós aquilo que nos ensinaram, mas ele mesmo é o MODO DE PENSAR DE CRISTO em nós, se ele se for deixamos de PENSAR COMO CRISTO em um estalar dos dedos. É ele o MODO DE PENSAR DE CRISTO. Tendo o Espírito Santo temos a Mente (Modo de Pensar) de Cristo. Aleluia! Glória a Jesus por nos ter dado o seu Espírito. Nisto Sabemos que alguém é ou não Espiritual ATRAVÉS DA FORMA COMO PENSA, será que ele pensa como Cristo pensa? Pois quê? Ele julga as coisas como Cristo julgaria? Como é que ele vê o pecado? Qual é a ideia que ele tem de Deus? Para ele qual é a prioridade? Seria ele capaz de abrir mão do que de mais precioso lhe for dado por causa de Cristo? O quê que ele chama “perda de tempo”? Como é que ele se comporta com os seus pais? São questões que trazem para fora A FORMA COMO PENSAMOS! Que por sua vez mostra quem somos ESPIRITUAIS, CARNAIS,OU NATURAIS?
“Que o Todo-Poderoso nos traga luz a fim de vermos que SOMENTE O ESPÍRITO SANTO pode GERAR EM NÓS ALGUMA SEMELHANÇA COM CRISTO, O SENHOR”

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...