sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Na Sua Ira



"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4:26), A ira nem sempre é pecado. A ira de Deus, mesmo sua ira furiosa, foi citada freqüentemente no Velho Testamento. Jesus também se irou: "Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração..." (Marcos 3:5). Ser como Jesus significa desenvolver o tipo certo de ira antes que tentar eliminar a ira.
A raiz da ira precisa ser justa. O Senhor disse a Caim: "Por que andas irado? e por que descaiu o teu semblante?" (Gênesis 4:6). O "por quê" é realmente vital. A ira de Caim tinha uma raiz má: inveja. O sacrifício de Abel foi aceito, o dele não. Soa incomodamente familiar? Como é isto? Ele prosperou, eu não. Ou: eles o ouvem, a mim não. Ou, ainda: ele foi convidado, eu não. Eles o cumprimentam, mas me ignoram. Meus sentimentos estão feridos. Cuidado! A ira que tem raiz egoísta ou mesquinha produz sempre frutos amargos. Tem-se que corrigir o "por quê" da ira ou "eis que o pecado jaz à porta" (Gênesis 4:7). A ira nunca pode ser justa enquanto o "por quê" for errado.
"Irar-se" não exige raiva. Há pouca necessidade de encorajar a ira! Antes, a sentença adverte sobre os perigos inerentes à ira: em sua ira "não pequeis ... nem deis lugar ao diabo". 

Contudo, algumas situações realmente merecem a ira, uma ira justa. 


Moisés desceu do Sinai e encontrou Israel envolvido com idolatria e festanças (Êxodo 32:1). Deveria Moisés ficar indiferente? Não! Ira ardente foi a resposta adequada ao insulto deles a Jeová.

 Deus não repreendeu Moisés. Atirar as tábuas de pedra não foi correto; mas sua ira estava certa.
 Em outro caso, Potifar chegou em casa e encontrou sua esposa chorando por causa de um assédio que José lhe havia feito. Ela mostrou prova (Gênesis 39:1). Deveria Potifar ficar furioso, encolerizado? Naturalmente que deveria! 

A acusação dela era uma mentira; a evidência dela era errada. Contudo, a ira de Potifar era exatamente certa. Ainda, se um companheiro ridiculariza e calunia um irmão em Cristo?

 Você deveria irar-se? Ouso dizer que você estaria seriamente errado se não ficasse irado.
A expressão da ira precisa ser justa. Este é um momento fácil de errar. A emoção da ira turba facilmente o julgamento: ignora facilmente a verdade, passa facilmente sobre os limites do certo. Na ira de Caim, ele se recusou a ouvir até mesmo a Deus. Ele assassinou seu irmão; ele mentiu a Deus, depois. Isso é a ira furiosa. Não faça isso!


A ira não deve esvaziar o domínio de si mesmo. Em circunstância nenhuma o domínio próprio pode ser sacrificado. "... eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Coríntios 6:12) nem mesmo a ira. Pode-se ficar justamente irado; não se pode permitir-se ser louco! A ira é freqüentemente justa; a raiva nunca é. O perigo da ira é tão grande que precisamos abordar toda ira com grande cuidado. Precisamos aprender a ser "... tardio para se irar..." (Tiago 1:19), como Deus é (Salmo 103:8; 145:8). Assim, evitamos muitos desastres terríveis.
Irado, como você se comporta?
 Tem um excesso de cólera?
 Esbraveja e grita?
 Bate o pé e dá ponta-pé?
 Atira coisas?
 A ira pode ser ocasionalmente certa, mas um comportamento assim desenfreado nunca está certo. É absolutamente errado: pecado!
Irado, o que você diz? 
Você xinga, explode em palavrões.
 Você cospe invectivas insultuosas, odiosas, baixas? 
Este é freqüentemente o vocabulário da ira. Você acusa falsamente aqueles que o enfurecem? 
Você diz às pessoas palavras insolentes e feias? (Mateus 5:22). Você espalha boatos, faz mexericos? A ira pode ser justa, mas todas estas palavras maldosas certamente não são. É errado, é pecado!
Irado, o que você faz? Caim irou-se contra Abel e matou-o. Na sua ira, você também faz mal às pessoas? Faz coisas prejudiciais? Você instiga uma briga, uma tática favorita da ira? "O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões" (Provérbios 29:22). A ira é permitida, a conduta maldosa não é. É errada, é pecado.
Irado, você acusa Deus? A ira freqüentemente critica Deus. A ira culpa Deus mesmo quando o incidente não foi um feito de Deus. Jó sabia mais do que isso. "Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma" (Jó 1:22). Na ira, atrevidamente julgamos se Deus fez a coisa certa. Até mesmo Davi foi apanhado nessa armadilha. "Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá..." (2 Samuel 6:8). A ira pode ser justa, mas julgar Deus certamente não é da nossa conta! De fato, é arrogantemente errado: pecado!
A duração da ira pode ser justa. "Não deixeis o sol se pôr sobre vossa ira." Breve é a única duração do tempo para a ira, até mesmo a ira justa. Uma longa permanência da ira mostrará o ácido corroendo a vasilha que o contém. Aprenda com Deus, que "... não retém a sua ira para sempre" (Miquéias 7:18). Deixe-a passar!

Açular a ira



"Porque o bater do leite produz manteiga, e o torcer do nariz produz sangue, e o açular a ira produz contendas."
(Provérbios 30:33).

Há uma história sobre uma pessoa que cria na Bíblia e estava empenhada numa conversa com um céptico. De um modo ousado e desafiador, o céptico afirmou: "Não há uma única coisa na Bíblia que você possa demonstrar fisicamente ser verdadeira." Rápido como um raio, o crente agarrou o céptico pelo nariz e começou a torcer, a apertar e espremer até que o sangue escorreu. O céptico deu um passo atrás e ficou surpreso demais para falar. O crente encarou o nariz do céptico sangrando e citou este provérbio. Ele observou, "Acabo de demonstrar que a Bíblia é verdadeira quando diz que torcer o nariz faz sair sangue."

Pressão é o ponto
As palavras "bater", "torcer" e "açular", nesta passagem, traduzem o  mesmo termo hebraico (miyts). A idéia, em cada caso, é a de aplicar   pressão ou espremer.
 
Fred H. Wight diz: "O processo de fazer manteiga nos tempos bíblicos era, sem dúvida, o mesmo usado pelos beduínos árabes de hoje." Então ele cita o relato de Thomson em The Land and the Book que descreve o processo de fazer manteiga:
 
"O que aquelas mulheres estão batendo e sacudindo tão zelosamente naquele grande saco preto suspenso naquele tripé? Aquilo é um odre, e não um saco, feito da pele retirada de um bezerro de búfalo. Está cheio de leite e esse é o seu método de bater. Quando a manteiga se separa, elas a tiram e a fervem, e então põem-na em odres feitos de pele de cabra."

Assim, bater a manteiga envolvia espremer e torcer o leite dentro do odre (Manners and Customs of Bible Lands, p. 50).
 
Ira e contenda
Assim como bater o leite produz manteiga e o torcer do nariz faz sangrar, o espremer a ira produz contenda. Ira e contenda são  intimamente relacionadas (Gálatas 5:20).

A palavra hebraica para "ira" neste provérbio é aph. Ela denota "o membro com o qual respiramos, o nariz; raiva que se mostra com respiração forte" (Wilson's O. T. Word Studies). Ela é traduzida como "cólera" 171 vezes, "ira" 42 vezes, e tem outras traduções, aparecendo mais de 250 vezes no Velho Testamento. É um sinônimo de chemah, que aparece 120 vezes no Velho Testamento e é traduzida como "ira", "fúria", "cólera", "irritado desprazer," "calor" e "veneno". A ira é um estado emocional que é perigoso, "pois inflama todos que chegam perto da pessoa que está encolerizada" (Nelson's Expository Dictionary of the O. T.).

A palavra hebraica para "discórdia" é rib, e é usada 60 vezes no Velho Testamento. Significa uma querela, disputa ou contenda. Pode também significar luta ou briga.

Forçar a ira
Forçar ou torcer a ira pode ser feito de diversas maneiras. Eis algumas delas:

Remoer pensamentos sobre injustiças ou injúrias. Alimentar pensamentos tristes sobre suas próprias dores é como incubar ovos que produzirão serpentes. Saul evidentemente se remordeu bastante depois que foi rejeitado por Deus como rei de Israel. Ele ficou irado quando a Davi foi dado maior honra do que a ele, e tinha Davi de olho desse dia em diante (1 Samuel 18:8-9). O remoer sua cólera contra Davi levou a briga aberta. Saul fez tentativas de matar Davi. Sua cólera acendeu-se contra seu próprio filho Jônatas, porque ele favorecia Davi (1 Samuel 20:30). Nenhuma injustiça tinha sido feita a Saul, mas remoer seu descontentamento levou sua ira ao ponto de conflito. Há quem nunca aprenda a sofrer injúria graciosamente. Tornam encolerizados, e seu remoer condensa a cólera até que irrompa em briga.

Provocar uma pessoa de temperamento esquentado. Se existe, em alguma circunstância, uma necessidade de tato e diplomacia, é quando se lida com alguém que tem temperamento violento. Falar com ele em tom de dura reprovação ou de severidade é como fazer caretas e rosnar para um cão buldogue. Isso espreme a ira até o ponto de briga.

Fazer observações irritantes. Afirmações calculadas para incomodar e irritar são como socos no nariz. Zombarias freqüentemente provocam uma pessoa para brigar. Simei atirou insultos e maldições a Davi, mas o rei se manteve frio (2 Samuel 16:5-13). Muitas pessoas permitem que insultos forcem a ira, que ferve em batalha.

Ameaçar e intimidar. Exprimir intenção de infligir dano, ou insinuá-la, freqüentemente produz conflito. Sambalá e seus parceiros tentaram intimidar Neemias a parar o trabalho no muro de Jerusalém (Neemias 4:7-8), mas Neemias era homem bom demais para permitir que sua ira fosse forçada.

Atos que agitam. Conduta que perturba, choca, ou incita a cólera pode resultar em contendas desagradáveis. A cólera de Davi acendeu-se contra o rico da parábola de Natã. Ele via os atos do homem como afrontosos. Mas o rico ilustrava o próprio Davi (2 Samuel 12:4-5).

A cólera é pedra atirada num ninho de vespas; é vento que apaga a lâmpada da razão. E, tão certo como bater o leite produz manteiga e espremer o nariz faz sangrar, forçar ou pressionar a ira produz contenda.

Guardar Rancor e Estourar de Raiva


Uma senhora escreveu para um escritor de um jornal com os sentimentos feridos.  Ela tinha sido convidada para jantar na casa do filho pela primeira vez após o casamento, e sentou-se à esquerda dele, enquanto a mãe da esposa se sentou à sua direita, contrariando as regras da etiqueta.  Ela pretendia nunca mais retornar à casa do filho.

Se eu fosse o filho, provavelmente me teria sentido culpado exatamente por essa falha de etiqueta, não porque eu pretendesse insultar minha mãe e honrar minha sogra, mas porque ignoro completamente as sutilezas das finezas sociais.

Será que nós, como cristãos, guardamos mágoa contra outras pessoas por negligências reais ou imaginárias? Se aquela mãe cumpre a promessa de nunca mais visitar o filho, haverá inimizade entre eles e uma fila de simpatizantes de um lado ou de outro que podem nem saber o que ocasionou a inimizade.

Dessas pequenas coisas advêm as divisões e as facções na igreja.  Paulo disse que o ódio ("inimizades" na Revista e Atualizada) é uma obra da carne.  Barnes afirmou o seguinte a respeito da palavra ódio em seu comentário sobre 2 Coríntios e Gálatas:  "No grego, ódios, no plural. Antipatias, falta de amor, produzindo contendas e dissensões" (p. 383).

Esta palavra é o oposto de agape (amor).  Podemos ter algum entendimento dessa obra da carne quando entendemos o fruto do Espírito que se lhe opõe, o amor, como revela Mateus 22:39, Romanos 3:10 e Mateus 7:12.  Amamos o próximo como a nós mesmos quando não causamos mal a ele e não lhe fazemos nada que ele não quer.

O ódio é vingativo, retaliatório, produzindo rancor e mágoa em relação às outras pessoas.  Além de causar dano às outras pessoas, é prejudicial para aquele que o nutre no coração.  Torna-o amargurado e o corrói por dentro.  Praticar essa obra da carne é possuir as qualidades que produzem inimigos.  Podemos ter inimigos, mas eles não podem surgir por causa da nossa malfeitoria.  Paulo disse:  "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18).

As seitas e as facções brotam das inimizades.  Os problemas nas congregações muitas vezes se atribuem a "conflitos de personalidade".  Fico pensando se não seria melhor dizer "inimizades".

Dizemos que alguém estourou quando perde o controle.  O ferro de um martelo ou de um machado escapando do cabo pode causar muito prejuízo (veja Deuteronômio 19:5).  Iras significa ira acalorada ou paixão, surtos ou ataques de raiva.  Essa obra da carne é perigosa para os cristãos como o é o cabo solto do machado numa floresta cheia de homens trabalhando.

Nos ataques de raiva, a língua se solta e as coisas são ditas sem que se possa voltar atrás.  Tiago compara a língua ao fogo, do qual uma só faísca pode causar um grande incêndio (Tiago 3:5-6).  Quem se ira com facilidade age tolamente, atiça a contenda e transborda na transgressão (Provérbios 14:17; 29:22).  "Cruel é o furor, e impetuosa, a ira" (Provérbios 27:4).  O presbítero não deve ser rápido em irar-se, nem ser dado a brigas (1 Timóteo 3:3; Tito 1:7).

Algumas pessoas se orgulham de ser iracíveis, achando que isso denota resistência ou força, mas o escritor de Provérbios afirmou:  "Melhor é o langânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade" (Provérbios 16:32).  Outros justificam os seus acessos de raiva dizendo:  "Eu sou assim mesmo, nasci desse jeito", passando a culpa para Deus, que os fez, os para os antepassados de quem pensam ter herdado esse traço.  Mas podemos controlar-nos.  Devemos despojar-nos da ira (Colossenses 3:8).  Não nos seria mandado fazer algo de que não fôssemos capazes.

As obras da carne e o fruto do Espírito não se combinam.  Não é possível produzirmos o fruto do amor e ao mesmo tempo nutrir inimizades no coração, e não podemos exercer o domínio próprio, um fruto do Espírito, e ter acessos de raiva; mas o amor, fruto do Espírito, eliminará as inimizades, e o domínio próprio nos impedirá de "estourar".

Os bebês em Cristo que, antes de ser filhos de Deus, eram culpados de inimizades e de iras, podem experimentar problemas com elas.  Nós que já somos crescidos não.  Já devem ter sido eliminadas.  Os cristãos jovens devem crescer nisso bem como em outras áreas.  Antes de relacionar as obras da carne e o fruto do Espírito, Paulo disse:  "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gálatas 5:16).  A palavra escondida no coração nos impedirá de pec ar (Salmos 119:11).

Alguém que por um instante fracasse na questão das inimizades e da ira pode encontrar o perdão de Deus por meio do arrependimento, da confissão e da oração. 

GRITOS   DE  ALERTA

seita que pregava o fim do mundo é desmantelada no Piauí


 Policiais militares e civis apreenderam nesta quinta-feira, em Teresina (PI), 20 crianças e jovens até 18 anos que estavam em duas casas cercadas de talos de palmeira chamadas de “Arca”. No local, comandado por um ex-vigilante de condomínios que se diz profeta, a polícia encontrou uma porção de veneno para ratos. O líder da seita, Luís Pereira, foi detido pelos policiais. Ele afirma acreditar que o fim do mundo ocorrerá nesta sexta-feira.
Cento e cinquenta policiais militares e civis participaram da operação. Nos últimos dois meses, 113 adultos e as crianças e jovens passaram os dias rezando e cantando, esperando o fim do mundo no bairro Parque Universitário, na Zona Leste da capital. As crianças foram levadas para vários abrigos em Teresina, dependendo da faixa etária, em dois ônibus da Polícia Militar.
A polícia foi alertada por vizinhos de que haveria veneno no local, que poderia ser utilizado para um ritual de suicídio coletivo. O chefe de investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Joattan Gonçalves, afirmou que os menores foram resgatados por correrem risco, já que o “profeta” prega o fim do mundo.




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Igreja Universal abre ponto de oração no Aeroporto de Guarulhos


Igreja Universal abre ponto de oração no Aeroporto de Guarulhos Os cultos são ministrados várias vezes por dia em português e em inglês

Igreja Universal abre ponto de oração no Aeroporto de Guarulhos
A Igreja Universal do Reino de Deus abriu um ponto de apoio dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O objetivo é levar a mensagem de Deus para quem passa pelo lugar, tanto viajantes como os funcionários.
O número de pessoas que circulam no aeroporto é grande: 30 mil funcionários e 80 mil pessoas que circulam por ali diariamente. Como além de brasileiros há muitos estrangeiros que passam por ali, os cultos feitos também são ministrados em inglês.
“Há pessoas vindas da Inglaterra, dos Estados Unidos, da África e do mundo inteiro. Não estamos nos limitando somente à língua nativa do Brasil, pois quem vem de outros países fica mais à vontade ao saber que há pessoas falando o mesmo idioma delas”, diz o pastor Juan Lima, um dos responsáveis pelo ponto de oração.
Voluntários da IURD abordam os turistas no saguão de embarque e os convidam para conhecer a Palavra de Deus e participar dos cultos. Só na inauguração do ponto mais de 200 turistas estiveram presentes.
O ponto de oração funciona às quintas, sextas-feiras e aos domingos sempre às 15h. O ponto está localizado no Salão Ecumênico do aeroporto.

GOSPEL PRIME/GRITOS DE ALERTA

Programa da Rede Super mostra testemunho de ex-homossexual

Programa da Rede Super mostra testemunho de ex-homossexualDaniel Felipe conta que sempre recebeu palavras de maldição sobre sua vida e acabou caindo no mundo das drogas.
Programa da Rede Super mostra testemunho de ex-homossexual
O programa Impacto de Vida da Rede Super entrevistou Daniel Felipe, um homem que na juventude conheceu o mundo das drogas e mais tarde se assumiu como homossexual para sua família.
A vida de Daniel foi marcada por diversas palavras de maldição vindas de seus pais e pessoas próximas. Tudo ficou ainda mais difícil quando ele descobriu que era filho adotivo.
Quando ele estava na adolescência seus pais se separaram e tudo ficou ainda mais complicado para Daniel. “Aquilo me machucou muito”, disse ele que conta que depois de um tempo sua mãe passou a se relacionar com outro homem.
“Às vezes ele chegava [em casa] e eu saia, daí eu comecei a ir para a casa de alguns amigos e esses amigos já tinham uma vida meio bagunçada, já usavam drogas”, relata.
Para poder sair de casa, Daniel conseguiu um emprego e passou a ser assediado por outro homem. “Ele estava prestes a completar 18 anos e eu tinha 15 anos, mas eu nunca tinha pensando em nada disso”.
Com o passar do tempo eles começaram a se relacionar, um relacionamento cheio de brigas e ciúmes. Ao terminar o namoro Daniel passou a usar drogas. Com a vida indo de mal a pior, Daniel Felipe passou a ser evangelizado e aceitou começar a participar das reuniões e conseguiu se libertar de toda a maldição que fora lançanda sobre ele.
Assista:
GOSPEL PRIME/GRITOS DE ALERTA

Perua capota e bate em poste na Zona Leste de SP

Acidente aconteceu na Avenida Itaquera na manhã desta quinta.
Dois feridos ficaram presos às ferragens.


Uma perua capotou e colidiu contra um poste na Avenida Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (11). O acidente aconteceu no sentido bairro, na esquina com a Rua Apiaí-Mirim, no Jardim Fernandes.
Às 7h15, as duas vítimas tinham sido retiradas das ferragens: um homem e um rapaz, que foi levado para o Pronto-Socorro do Hospital Sapopemba, segundo o Bom Dia São Paulo. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que quatro pessoas estavam presas nas ferragens. A informação foi retificada às 7h10.
Várias equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizadas para o resgate. As equipes levaram quase uma hora para retirar as vítimas das ferragens.
Acidente aconteceu no início desta amanhã na Avenida Itaquera, na Zona Leste (Foto: Pamela Antonio Fagundes/VC no G1)Acidente aconteceu no início desta amanhã na Avenida Itaquera, na Zona Leste (Foto: Pamela Antonio Fagundes/VC no G1)
 
G1/GRITOS DE ALERTA

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...