sábado, 14 de junho de 2014

O PROFETA MIQUÉIAS



Miqueias ou Michaías (em hebraico: מִיכָיְהוּ, Mikhayhu; em latimMichaeas) é um personagem bíblicoprofeta do século VIII A.C., morador de Morasti-Gat, na Shefelá em Judá, talvez tenha sido um líder (ancião, heb. zaqen) da comunidade. Atuou em Judá no período de JotãoAcaz eEzequias.

O Profeta Miquéias denunciava os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria. Estes estavam roubando o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos. Miquéias também denunciou a cobiça, os ganhos imorais, a maldade planejada, a balança desonesta e o crime organizado. O conteúdo deste livro apesar de ter quase 2700 anos é bem atual.

O Profeta
Miquéias nasceu em Morasti (Moréshet), uma vila no interior do reino de Judá, a oeste de Hebron. Por sua origem camponesa se assemelha à Amós, com quem compartilha uma aversão às grandes cidades e uma linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras. Ele exerceu sua atividade entre os reinados de Jotão (Iotâm), AcazEzequias e Manassés, isto é entre 750 e 680 AC, antes e depois da tomada de Samaria pelos assírios em 721 A.C., tendo sido contemporâneo de Oséias e de Isaías .
O Livro
livro de Miqueias, escrito em hebraico, é de difícil leitura, pois o texto encontra-se corrompido, para tanto os tradutores da Bíblia utilizam-se de guias como as versões em língua gregasíria ecopta.
No livro atual de Miquéias existem também promessas e esperanças. Entre elas se destaca o anúncio do surgimento do Messias na pequena cidade de Belém (5:1-3). O Novo Testamento retomará essa profecia e atribuirá ao nascimento de Jesus (cf. Mt 2:6).
Trechos do Livro
'1:7 - Todos os seus ganhos imorais serão consumidos pelo fogo; 2:1 - Aí daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas e no alvorecer o executam. 2:2 -Cobiçam terrenos e se apoderam delescobiçam casas e as tomamFazem violência ao homem e à sua família; a ele e aos seus herdeiros. 2:8 - Mas ultimamente como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da túnica, arrancam a capa deles. 3:1 - Ouçam, vocês que são chefes e governantes da nação. Vocês deveriam conhecer a justiça. Mas odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos. 6: 9-13 - A voz do Senhor está clamando à cidade; é sensato temer o seu nome. Ouçam: Não há na casa do ímpio, o tesouro da impiedade e a medida falsificada, que é maldita? Poderia alguém ser puro com balanças desonestas e pesos falsos? Os ricos que vivem entre vocês são violentos; o seu povo é mentiroso e as suas línguas falam enganosamente. Por isso, eu mesmo os farei sofrer, e os arruinarei por causa dos seus pecados. 7:2 - Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com uma armadilha. Com as mãos prontas para fazer o mal o governante exige presenteso juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto.
LIVRO DE MIQUÉIAS

Livro de Miquéias é o sexto livro dos doze profetas menores da Bíblia hebraica e cristã, vem depois do Livro de Jonas e antes do Livro de Naum. Este pequeno livro profético do Antigo Testamento se caracteriza pela condenação dos ricos por explorarem os pobres. Denuncia os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria. Estes estavam roubando o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos. Miquéias também denunciou a cobiça, os ganhos imorais, a maldade planejada, a balança desonesta e o crime organizado. O conteúdo deste livro apesar de ter quase 2700 anos é bem atual.
Miquéias nasceu em Morasti (Moréshet), uma vila no interior do reino de Judá, a oeste de Hebron. Por sua origem camponesa se assemelha à Amós, com quem compartilha uma aversão às grandes cidades e uma linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras. Ele exerceu sua atividade entre os reinados de Jotão (Iotâm), AcazEzequias e Manassés, isto é entre 750 e 680 AC, antes e depois da tomada de Samaria pelos assírios em 721 AC, tendo sido contemporâneo de Oséias e de Isaías.
Autoria
Miqueias profetizou durante os dias do Rei Ezequias de Judá. O versículos de Jeremias 26:18 contém praticamente tudo o que sabemos do próprio profeta. Alguns estudiosos discutem sobre a autoria do livro ser do próprio Miqueias. Tradicionalmente se aceita que os capítulos 1-3 são de fato de Miqueias (excluindo 2:12-13). Os trechos restantes são vistos por algumas como redações.
No entanto, alguns estudiosos do Antigo Testamento, por exemplo, o Bruce Waltke defende ser Miqueias o autor de todo o livro.
Data
Miquéias era ativo em Judá, desde antes da queda de Samaria (1:2-7), em 722 A.C., viveu sob o rei Acaz (735-715 a.C.) e do rei Ezequias (715-687 a.C.), e (aparentemente) experimentou a devastação causada pela invasão de Senacherib em Judá (701 a.C.). O título do livro (1:1) também adiciona o nome do rei Jotão (742-735 A.C.). Isto faria Miqueias ativo de 742 A.C a 701 A.C.. A mensagem de Miqueias 1:2-9 foi dada antes da destruição de Samaria em 721 A.C.. O apelo de Jeremias a adeptos da profecia de Miqueias confirma sua ligação com Ezequias: "Levantaram-se alguns dos anciãos da terra, e falaram a toda a assembléia do povo: Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá; e falou a todo o povo de Judá: Assim diz Jeová dos exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões, e o monte da casa em altos cobertos de bosque. " (Jeremias 26: 17-18).
Ambiente
Durante os reinados de Uzias, rei de Judá, e Jeroboão II, rei de Israel, um período de relativa paz e prosperidade começou a minguar. Isso foi em parte devido ao aumento da nação Assíria que após um período de quiescência, tornou-se uma potente força política no Médio Oriente. Com a ascensão da Assíria, veio um aumento da pressão militar sobre os reinos de Judá e de Israel.
Ao mesmo tempo em que o comércio era crescente, grandes proprietários estavam cobiçando e se apoderando dos terrenos e casas de famílias mais pobres. Miqueias refutou essas práticas que violaram os direitos dos pequenos agricultores e resultaram em ganhos econômicos para os grandes proprietários.
Miquéias, e os outros profetas menores, também se manifestaram contra a falta de obediência da aliança. Muitos aspectos da aliança haviam sido abandonados em favor do culto a Baal e de outras práticas pagãs. A esta luz, Samaria, um dos líderes desta apostasia, está condenada à destruição.
O período da atividade de Miquéias também se sobrepõe a de Isaías, é possível que os dois fossem contemporâneos, muitas vezes confundidos um com o outro. Jeremias 26:18-20 fala do efeito de Miqueias sobre o rei, e que ele e o rei não foram capazes de atender, mas que a mensagem de Miqueias foi capaz de trazer o rei para o arrependimento. No entanto, alguns estudiosos consideram que pode ser mais provável que Isaías tenha causado o arrependimento do rei, pois ele tinha acesso ao rei, era muito mais provável de influenciar as decisões do rei.
Conteúdo
Mesmo sendo o livro de Miquéias relativamente curto, contém uma ampla variedade de conteúdo. A macro-estrutura do livro é composta por três partes:
I . A previsão do Juízo - 1.1-3.12 II. A previsão da Restauração - 4.1-5.15 III. O apelo ao Arrependimento - 6.1-7.20
Miquéias também é conhecido como o defensor dos oprimidos. Ele condena os ricos latifundiários por tirarem a terra dos pobres (2.2). Também ataca os comerciantes desonestos por usarem balanças fraudulentas, subornarem os juízes e cobrarem juros extorsivos. Até mesmo os sacerdotes e profetas tinham-se deixado levar pela onda de ganância e desonestidade que varria o país. Miquéias fala de forma extremamente dura com aquele povo, que está mais preocupado em seguir rituais do que em viver retamente: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (6.8). Esta é uma das passagens mais importantes do Antigo Testamento, pois expressa o princípio imutável de que a autêntica adoração consiste em fazer a vontade de Deus e tratar os outros com justiça.
Miquéias denuncia uma situação mais perversa do que a própria guerra em andamento: a cobiça e injustiças sociais, onde ele vê a causa principal da ira de Deus (2:8). Após descrever os estragos da guerra (1:8-16), o profeta nos conduz à capital, onde ele se defronta com os ricos e com os dirigentes políticos e religiosos. Vindo da roça, Miqueias acusa-os de roubar casas e campos para se tornarem latifundiários (2:1-2) e os condena por mandar matar até mulheres e crianças para se apoderarem das terras (2:9). Com o poder nas mãos, eles dançam ao ritmo do dinheiro, falseando o peso das mercadorias (6:10-12). Miqueias mostra que a riqueza deles se baseia na miséria de muitos e tem como alicerce a carne e o sangue do povo (7:1-4). Eles, porém, insistem, com a Bíblia na mão, em provar que são justos (2:6-7) e que Deus está com eles (3:11); procuram combinar religião com opressão aos fracos
Miquéias denuncia tal perversão, uma situação na qual os cultos são celebrados com fausto, mas não implicam conversão do coração, como atitude idolátrica (1:5); por isso, é taxativo: eles, juntamente com a luxuosa capital e o próprio Templo, serão destruídos (3:9-12).
No livro de Miquéias existem também promessas e esperanças. Entre elas se destaca o anúncio do surgimento do Messias na pequena cidade de Belém (5:1-3). A precisão deste versículo messiânico é impressionante, pois fornece o nome da cidade onde o Messias iria nascer, cerca de 700 anos antes. O Novo Testamento retomará essa profecia e o atribuirá ao nascimento deJesus (cf. Mt 2:6).
Principais Denúncias
1:7 - Todos os seus ganhos imorais serão consumidos pelo fogo; 2:1 - Aí daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas e no alvorecer o executam. 2:2 - Cobiçam terrenos e se apoderam deles; cobiçam casas e as tomam. Fazem violência ao homem e à sua família; a ele e aos seus herdeiros. 2:8 - Mas ultimamente como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da túnica, arrancam a capa deles. 3:1 - Ouçam, vocês que são chefes e governantes da nação. Vocês deveriam conhecer a justiça. Mas odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos. 6:9-13 - A voz do Senhor está clamando à cidade; é sensato temer o seu nome. Ouçam: Não há na casa do ímpio, o tesouro da impiedade e a medida falsificada, que é maldita? Poderia alguém ser puro com balanças desonestas e pesos falsos? Os ricos que vivem entre vocês são violentos; o seu povo é mentiroso e as suas línguas falam enganosamente. Por isso, eu mesmo os farei sofrer, e os arruinarei por causa dos seus pecados. 7:2 - Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com uma armadilha. 7:3 - Com as mãos prontas para fazer o mal o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto.

ESTUDO SOBRE O LIVRO DE MIQUÉIAS

Introdução ao Livro de Miqueias – Injustiça pouca é bobagem
Miqueias viveu na mesma época do profeta Isaías e é mencionado em Jeremias (26:18-19) acerca da destruição de Jerusalém cem anos depois. Esta citação aponta para o prestígio que Miqueias ainda tinha como profeta do Senhor e o cuidado dos hebreus na preservação destes registros. A mensagem de Miqueias, em termos de contundência, pode ser comparada à de Amós.
A introdução do livro deixa claro que o período que Miqueias pronunciou seus oráculos foi de aproximadamente quarenta anos na segunda metade do século VIII A.C., antes de 722 A.C. quando Samaria (Reino do Norte) foi aniquilada pela Assíria.
Tanto Miqueias quanto Isaías sabiam do destino de Judá em virtude de sua injustiça, opressão e idolatria; e, embora tenham tratado sobre a acusação e julgamento de Javé, escreveram acerca da esperança de restauração para o povo da Aliança.
Os profetas Miqueias e Isaías formam um contraste interessante, pois um era camponês de uma pequena vila a quarenta quilômetros de Belém; o outro era aristocrata e membro da corte real. A despeito de suas diferenças sociais, ambos os profetas defenderam a Aliança e abordaram a fé histórica de Israel. A origem social de Miqueias talvez explique sua preocupação com os pobres e explorados pela realeza.
Provavelmente Miqueias não fosse um profeta profissional e denuncia os sacerdotes e profetas que agem por interesse financeiro (3:11) ou proclamam mensagens favoráveis de acordo com o pagamento recebido (3:5). Miqueias se fundamenta no Espírito do Senhor para anunciar seus oráculos morais contra Israel, ratificando, desta forma, o seu chamado profético (3:8).
O ministério de Miqueias aconteceu durante a ameaça assíria. Nesta época as nações do leste estavam temerosas da crueldade dos assírios, famosos pelo tratamento cruel e desumano que dispensavam aos seus prisioneiros. A Assíria, em diversas ocasiões, sitiara e invadira Judá, servindo de contexto para algumas profecias. O mais famoso cerco assírio foi durante o reinado de Senaqueribe que chegou até em Jerusalém, capital do Reino do Sul. Oseias pôde até mesmo assistir a destruição e o cativeiro que a Assíria impôs ao Reino do Norte, Israel.
Todos esses elementos produziram um ambiente de instabilidade política e social, embora a campanha militar do rei Uzias (ou Azarias), na primeira metade do século VIII A.C., tenha trazido prosperidade econômica para alguns poucos privilegiados. Este progresso econômico gerou uma classe de comerciantes prósperos em Israel, e novos estratos sociais. Os pequenos proprietários de terras ficaram muito dependentes desses ricos comerciantes que agora contavam com o apoio do rei.
Este foi o cenário no qual Miqueias pronunciou seus oráculos contra a injustiça social e a hipocrisia religiosa, que se apoiava em rituais de manipulação para a obtenção do favor de Deus.
Estrutura de Miqueias
O livro de Miqueias, de acordo com seu conteúdo, pode ser estruturado da seguinte forma:
  • Introdução – 1:1
  • Acusação, julgamento e esperança para o povo – 1:2 – 2:11
  • Acusação, julgamento, esperança e restauração dos líderes – 3:1 – 5:15
  • Acusação, julgamento e esperança para a nação – 6:1 – 7:20
As três seções de acusação começam com a chamada para ouvir a Palavra do Senhor. Cada um desses trechos é composto por oráculos de acusação dos pecados de Israel ressaltando as suas consequências em virtude do julgamento de Javé. No final de cada um desses oráculos há a mudança do tema da acusação para a esperança e restauração.
A estrutura da primeira e da última seção é semelhante em virtude do uso de uma linguagem jurídica, que coloca Javé como relator dos pecados do povo (1:2) passando depois para o papel de promotor de acusação (6:2). A seção do meio (3:1 – 5:15) é diferente eu um pouco mais complexa que as demais por não usar nenhuma terminologia jurídica ou legal.
A seção do meio é composta por palavras duras remetendo à grande injustiça social às quais os líderes de Israel submetiam o povo (3:2-11). Além dessas acusações a seção intermediária altera o seu teor para um elemento de restauração, apontando para o futuro, que se inicia com a expressão “naquele dia” (4:1-6). A seção se altera novamente, dessa vez para o apontamento da crise atual, quando o profeta diz “agora” (4:9; 5:1). Como em todos os oráculos proféticos, a crise é solucionada pela intervenção divina (5:2-9), resultando na restauração e purificação de Israel (5:10-15).
Propósito e conteúdo
Miqueias aborda os seguintes temas em seu livro:
  • Acusações contra injustiça
  • Rituais que objetivam manipular a divindade não diminuem a ira de Deus
  • Messias davídico
  • Livramento da Assíria
Miqueias deixou seu objetivo muito claro quando disse que, por meio do Espírito do Senhor, acusaria todas as transgressões e pecados de Israel (3:8). Imbuído de coragem pronunciou seus oráculos de acusação, principalmente contra a classe rica e abastada de Judá, apontando toda a injustiça sobre a qual sua riqueza descansava. O resultado seria o cativeiro e a destruição. A referência aos do Reino do Norte Onri e Acabe (6:16) indicam que Judá praticava as mesmas coisas que levaram à destruição de Israel poucos anos antes.
Miqueias divide sua crítica e acusação em cinco julgamentos:
  1.  I.            Julgamento religioso com uso de linguagem cósmica que lembra muito à apocalíptica (1:3-7; 3:12).
  2. Julgamento social e cativeiro (1:10-16)
  3. Julgamento de pessoas específicas (2:3-5)
  4. Julgamento contra os falsos profetas (3:6-7)
  5. Julgamento econômico (6:13-16)
Ao mesclar entre os oráculos de julgamento promessas de esperança e restauração, Javé dizia ao povo da Aliança que o castigo jamais seria a última palavra dele dirigida a seu povo escolhido.
O salvador
Miqueias em seu texto aborda em dois momentos um salvador para seu povo. Este tema está presente nos trechos 2:13 e 5:2-9.
Em 2:13 o rei que vai adiante do povo é comparado ao Senhor, e isso levou alguns intérpretes a associar este rei ao próprio Deus. Outros dizem que este rei está sob o comando de Javé. O versículo 2:12 trata sobre os sobreviventes (remanescentes) salvos em um aprisco, enquanto o capítulo 1 descreve a destruição de Jerusalém; portanto, este trecho de 2:12-13 pode indicar os sobreviventes do massacre assírio sobre Judá em 701 a.C. e o livramento de Javé em resposta ao pedido do rei Ezequias.
No trecho de 5:2-9 o salvador não é um rei, mas um governante. A expressão Messias não foi usada por nenhum profeta do período pré-exílico, uma vez que este conceito floresceu durante o exílio babilônico. O seu aparecimento em Belém sugere uma quebra de continuidade real, já que os herdeiros do trono de Judá nasciam em Jerusalém. Este governante traria a liberdade aos sobreviventes ou remanescentes.
Está claro que Miqueias tratou sobre o rei davídico ideal, mas não há qualquer evidência no texto de que ele tenha tido um vislumbre do que costumamos considerar como messiânico no sentido estrito do termo, afinal ele estava muito mais preocupado com a questão da quebra da Aliança que se traduziu na injustiça social e apostasia religiosa.
Os autores no NT, guiados pelo Espírito Santo, entenderam que este governante, nascido em Belém, foi Jesus, o novo Davi. Isso nos dá segurança em crer que Deus é o autor da salvação que foi preparada durante toda a história.
A exigência do Senhor
Frequentemente o verso 6:8 de Miqueias é tido como a exigência mais abrangente daquilo que Deus requer do seu povo. Mas, para uma interpretação mais apurada, devemos analisar o contexto no qual estas palavras foram escritas.
O verso 8 foi escrito para contrastar com as práticas ritualistas dos versos 6 e 7, que se propunham a manipular a Deus com o objetivo de aplacar a sua ira. Os israelitas estavam sempre inclinados a apaziguar a ira do Senhor por meio de rituais religiosos, mas não se propunham a abandonar suas práticas injustas e idólatras.
Miqueias então lhes explica que a questão não era evitar a ira de Deus por meio de sacrifícios ou ofertas, mas sim corrigir o relacionamento do povo da aliança com Javé. Portanto, o verso 6:8 não se trata de uma exigência em termos da responsabilidade do povo perante Deus, mas sim o que Israel deveria fazer para renovar e restaurar o relacionamento da Aliança. Em outros termos, a obediência era muito mais importante do que o sacrifício (1 Sm. 15:22).
Uma exigência mais completa sobre a responsabilidade humana diante do Senhor está expressa em Dt. 10:12-13: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem?”.



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sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conheça dez alimentos que são verdadeiros 'venenos' para sua saúde

Por conta da correria do dia a dia e também da praticidade, alguns alimentos acabam sendo incluídos no cardápio de forma crônica, e as pessoas se esquecem de avaliar se isso vai trazer prejuízos para a sua saúde ou não. 

Para ajudá-lo a identificar onde 'mora o perigo' a nutricionista Natália Colombo, do blog NC Nutre, elaborou uma lista com dez alimentos ou ingredientes que, a longo prazo, podem causar diversos problemas para sua saúde. Alguns médicos e nutricionistas chegam a considerá-los verdadeiros 'venenos'. Depois, é só ficar atento na hora de escolher. E lembre-se: sempre dê preferência para alimentos naturais, e que não passaram por processo industrial. 

Sal (em excesso) – Presente na maior parte dos produtos industrializados, como macarrão instantâneo, embutidos (salsicha, presunto, peito de peru), azeitona, caldos de carne. O excesso de sódio da alimentação é responsável por uma série de problemas de saúde como retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, cefaleias, comprometimento na eliminação de toxinas, problemas de visão, disfunção renal, hiperatividade alteração de pressão arterial com consequente aumento da pressão e doenças cardiovasculares. 

Refrigerante – Uma lata de refrigerante tem cerca de 10 colheres de chá de açúcar. Além disso, tem grande quantidade de sódio, corantes alimentares artificiais, sulfitos e cafeína. O refrigerante tem um resíduo ácido que acidifica o PH sanguíneo, sendo necessário cerca de 35 copos de água para neutralizar essa acidez. O consumo de refrigerante esta associado a osteopenia, osteoporose, cáries dentárias e problemas cardiovasculares. A versão light, zero ou diet tem todos esses problemas e mais um agravante: usa o aspartame como adoçante. 

Aspartame – A maioria dos produtos diet usa esse tipo de adoçante. É uma das substâncias adoçantes mais populares do mundo. Está presente em 70% dos produtos diet e light. Estudos mostraram que o consumo aspartame, a longo prazo, esta relacionado com uma série de desordens neurológicas e pode causar quadros de ansiedade, compulsão alimentar, tumores cerebrais, depressão, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, hiperatividade, insônia, dores nas articulações, dificuldades de aprendizagem e agravar os sintomas da Tensão Pré-Mestrual (TPM). Os efeitos causados pelo aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia e esclerose múltipla. Além disso, pesquisas mostraram que ao invés de ajudar no emagrecimento, ele pode causar desordens no organismo que culminam com o aumento do peso. 

Açúcar - O consumo excessivo de açúcar esta relacionado com o diabetes, hipertrigliceridemia, aumento de peso e câncer. 

Reprodução


Sucos instantâneos (em pó) -  Além de não oferecer nenhum benefício para a saúde, esses suquinhos são química pura: contêm apenas corante e açúcar ou adoçante. Os corantes são substâncias estranhas ao nosso organismo e podem causar desde reações alérgicas a uma série de outras complicações como hiperatividade. Alguns corantes que ainda são utilizados no Brasil, já foram proibidos em vários países da Europa pelos seus efeitos maléficos a saúde. É o caso da tatrazina (corante de cor amarela). 

Farinhas brancas – Estão presentes em pães, bolos, tortas, salgados. São fontes de carboidrato simples, não oferecem fibras nem nutrientes. O consumo aumentado de carboidrato simples esta relacionado com o aumento dos níveis de triglicérides, glicose ("açúcar no sangue) e aumento de peso. O ideal é substituir a maior parte ou toda a ingestão desse tipo de carboidrato pela versão integral. 

Carnes processadas (salsicha, bacon, presunto...) –  Possuem uma quantidade altíssima de sódio e gorduras saturadas, além de não oferecer nenhum nutriente que seja benéfico para o organismo. Seu consumo esta relacionado com o aumento da pressão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Bolachas recheadas – São ricas em gordura, sódio, açúcar e são hipercalóricas. Um pacote de bolacha recheada tem em média 1.000 calorias. Por ser um produto industrializado, não oferece nenhum benefício à saúde, já que não tem nutrientes. 

Salgadinhos (de milho, batata) – São ricos em carboidratos simples, contêm muito sódio e gorduras. Nesse estágio a gordura já está oxidada (ou "rançosa") o que está diretamente relacionado com processos inflamatórios no organismo. Também causam todos os outros problemas relacionados com o consumo de carboidratos simples e sódio. 

Frituras (salgadinhos, batata frita, pastel) – O aumento da temperatura na qual o óleo vegetal é submetido para a fritura faz com que este sofra uma alteração, deixando de ser insaturado, se tornando em saturado e trans, que em excesso está relacionada com o aumento dos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares e aumento do peso. Além disso, durante o processo de fritura forma-se uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.









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Obama considera fazer ataques aéreos no Iraque


Pressionado após colapso do Exército iraquiano e avanço de terroristas, Obama disse que os EUA não enviarão novas tropas para o país

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fala sobre o avanço de militantes no Iraque (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (13) que seu governo está considerando ações diplomáticas e militares para tentar conter o avanço de um grupo extremista islâmico no Iraque e na Sìria. Esse pacote de medidas, que será anunciado nos próximos dias, pode prever ataques aéreos em território iraquiano.

Nesta semana, o Estado Islâmico do Iraque e Síria, um grupo considerado como terrorista pela ONU e que até há poucos meses fazia parte da al-Qaeda, iniciou uma forte ofensiva no norte do Iraque, conquistando vilarejos e pontos estratégicos. No ataque, o Exército iraquiano entrou em colapso e os militantes ocuparam Mossul, a segunda maior cidade do país. O grupo também controla extenso território na Síria, onde luta contra o regime de Bashar al-Assad, e pretende criar um emirado islâmico que siga uma versão extrema da Sharia.
Com a queda de Mossul, o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, pediu ajuda dos Estados Unidos. Maliki quer mais do que armamentos e munições: ele pede um ataque aéreo contra os islamistas. Obama disse que essa opção será analisada. "Ninguém tem interesse em ver os terroristas obterem uma base estável dentro do Iraque e ninguém vai se beneficiar com um Iraque mergulhado no caos. Por isso, os Estados Unidos farão sua parte", afirmou.
Apesar disso, Obama excluiu a possibilidade de voltar a enviar tropas ao Iraque. Os EUA retiraram todas as tropas do país no final de 2011, após o governo iraquiano não aceitar fechar um acordo com Obama para manter os americanos em pontos estratégicos no Iraque.
Segundo Obama, o governo levará alguns dias para formar o plano militar para o Iraque. Segundo fontes militares citadas na imprensa americana, uma possibilidade seria adaptar a estratégia de ataques aéreos que os Estados Unidos quase colocaram em prática na Síria, quando Bashar al-Assad usou armas químicas.
Estado Islâmico do Iraque e Síria
O Estado Islâmico do Iraque surgiu como uma filiada da rede terrorista al-Qaeda para atuar no Iraque. No ano passado, o grupo se aproveitou da guerra civil que acontece na Síria e passou a atuar também no país, lutando contra o regime de Bashar al-Assad. Eles capturaram cidades importantes, como Raqqa, na Síria, e Mossul, no Iraque, e controlam grande território entre os rios Tigre e Eufrates. Nessas cidades, eles impuseram uma versão extrema da Sharia. O grupo entrou em uma disputa com outros líderes terroristas e foi oficialmente desligado da al-Qaeda. 

Militantes do Estado Islâmico do Iraque e Síria, um grupo terrorista ligado à al-Qaeda, removem barreira que separa a fronteira síria-iraquiana. Grupo controla território nos dois países (Foto: AP)
Ataques americanos no Iraque
O Exército americano invadiu o Iraque em 2003, em uma ação comandada pelo presidente George W. Bush para derrubar o então ditador Saddam Hussein. Saddam era sunita e seu governo reprimia outros grupos no país, como os xiitas e curdos. O ataque americano destruiu as instituições iraquianas e estimulou um conflito sectário entre sunitas, xiitas e curdos.
Nos últimos anos, com uma relativa estabilização e eleições, o Iraque elegeu o xiita Nouri al-Maliki para primeiro-ministro. Maliki exigiu a retirada das tropas americanas. Nos Estados Unidos, com pouco apoio doméstico para manter a guerra, o presidente Obama decidiu pela retirada das tropas no final de 2011.


http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/06/obama-considera-fazer-bataques-aereosb-no-iraque.html

RODOLFO ABRANTES RESPONDE CRÍTICAS

Divulgação
Rodolfo Abrantes
Rodolfo Abrantes

Na segunda-feira passada, o site da Trip publicou uma entrevista com Rodolfo Abrantes que ganhou uma grande repercussão com o intenso fogo cruzado nas redes sociais entre os integrantes atuais do Raimundos, Digão e Canisso, e o músico.
"Uma puta contradição. A gente rala pra caralho pra manter a banda em evidência e pingar um dinheiro de direito autoral na conta do infeliz. Pro cara pagar de surfista-pastor-popstar arrependido de Camboriú. Devia ter a humildade de demonstrar agradecimento. Nosso Rodolfo morreu mesmo. Triste, não conheço esse parvo aí", Canisso (no Twitter)
"100% arrependido, mas usufruindo 100% da sua parte dos direitos autorais, e que não é a 'merreca' que ele gosta de falar para os desinformados. Se ele pode se dar ao luxo de sair de casa pra 'trabalhar' e não receber nada, quem banca isso!?", Digão (no Facebook)
Rodolfo se pronunciou novamente:
"Fico triste com a dimensão e o rumo que minha entrevista tomou, e creio que devo explicações a todos que se sentiram desapontados ou ofendidos por minhas declarações. A noite da apresentação onde ela aconteceu foi muito especial pra ficar marcada dessa forma.
Nunca foi minha intenção denegrir, expor ou culpar qualquer pessoa pelos problemas que tive no passado que não fosse eu. Por isso, minhas sinceras desculpas aos fãs e integrantes do Raimundos, que possam ter levado pra esse lado.
Na cultura do ambiente cristão, arrependimento verdadeiro significa basicamente duas coisas. Primeiro, não voltar a fazer o que fazia. Jesus disse isso pra muitas pessoas, 'vá, e não peques mais'. A segunda é, mostre frutos de arrependimento, ou seja, 'faça diferente'. Quando disse estar '100% arrependido das músicas que escrevi', foi nesse sentido, pois é isso que tenho tentado cumprir como alguém que crê em Jesus. Arrependimento verdadeiro não é remorso, ele não aponta pro passado numa tentativa inútil de tentar apagá-lo. Ele aponta pro futuro, tipo 'daqui por diante, bola pra frente'. Meu maior arrependimento é o de ter tido, por um período de tempo, uma geração me ouvindo, e não tê-la edificado como gostaria, pois, naquela época, eu não tinha o entendimento que tenho hoje.

"Não vivo às custas do Raimundos, mesmo porque eu não toco nenhuma música deles. Eu recebo os direitos autorais por toda obra que escrevi durante minha vida"

Sinto também que devo, de forma abreviada, explicar como recebo direitos autorais. Desde 1994 recebo royalties pelas canções que escrevi ou tive alguma participação. Sou compositor e essa é minha principal fonte de renda. É lícito, é digno, me permite pagar tributos e me permite servir à igreja voluntariamente, por amor e sem precisar cobrar altos cachês.
Nesses vinte anos lancei, se não me falha a memória, onze CDs. Seis com o Raimundos, dois com o Rodox, quatro do meu ministério, além de várias participações nos projetos de bandas como Charlie Brown Jr., Natiroots, Strike, Pregador Luo. Artistas como Nengo Vieira e Lucas Souza também regravaram algumas canções de minha autoria. A instituição que arrecada os valores que tenho direito como autor, repassa mensalmente o que me é devido, num só depósito. Portanto, eu não vivo às custas do Raimundos, mesmo porque eu não toco nenhuma música deles. Eu recebo os direitos autorais por toda obra que escrevi durante minha vida.
Também entendo que num país onde vivemos uma declarada perseguição religiosa (e todo esse barulho é 100% por causa da minha fé) é quase que prazeiroso chamar um cristão de hipócrita. Nada que eu nunca tenho ouvido, aliás, há 13 anos é o mais leve que eu ouço. Não sou, nem tento passar a idéia de alguém perfeito. Sou, sim, um pecador que é totalmente dependente da misericórdia de Deus. Espero melhorar com o tempo, e peço ao Senhor que me dê mais sabedoria quando falar.
Uma coisa eu repito: eu só sou o carteiro. Quem escreveu a carta (Jesus) não pode levar a culpa pelas minhas falhas.
Desejo uma vida longa ao Canisso e ao Rodrigo. Vocês podem pensar o que quiserem de mim, mais nunca vão se livrar das orações que faço, e continuarei fazendo, em favor de vocês. ✌️ '
Bem- aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus' Mateus 5.9
Rodolfo Abrantes"

http://revistatrip.uol.com.br/so-no-site/notas/rodolfo-abrantes-responde-criticas.html

NOVIDADES SOM LIVRE

André Valadão lança clipe inédito

 
Quem já curtiu o hit ‘País da Adoração’, de André Valadão, vai se surpreender com o que o cantor preparou para a copa do mundo de 2014. Uma versão novinha da canção com direito a clipe inédito estrelado por todo o time da Rede Super de televisão, entre eles o seu pai, Pr. Márcio Valadão. O vídeo conta ainda com belíssimas paisagens da cidade de Belo Horizonte.


Marcos Nunes é o novo membro do Cast gospel da Som Livre



O cantor sertanejo universitário gospel, Marcos Nunes, assina com a Som Livre na manhã desta quarta-feira, 11, e reforça o time de cantores evangélicos da gravadora que tem diversificado seu elenco, oferecendo ao público ritmos cada vez mais variados de louvor, celebração e adoração. ‘Na Moral’ é o álbum de estreia de Marcos na nova casa e será lançado em breve com um repertório quase totalmente autoral.

VIA  GRITOS  DE  ALERTA


Ritmo tipicamente nordestino da Som & Louvor chega às demais regiões do Brasil



Consciente da relevância do ‘Forró’, enquanto gênero musical de importante valor à cultura do Brasil e preocupada em expandir as fronteiras desse ritmo tão nacional para muito além do norte e do nordeste, visto que as demais regiões devem muito de seu crescimento e desenvolvimento ao povo nordestino, a Som Livre tem o orgulho de apresentar sua mais nova aposta no segmento gospel, a Banda Som & Louvor.

Naturais de Fortaleza, no Ceará, a banda tem um jeito totalmente nordestino de adoração ao Senhor em suas canções que não deixam ninguém parado.  ‘De janeiro à janeiro’ é  o quinto CD  da banda que tem arrastado multidões por onde passa. Gravado ao vivo na Comunidade Logos em Fortaleza, o CD também será lançado em DVD. 
São 15 canções onde 12 são inéditas e 3 regravações, incluindo "Família Debaixo da Graça", com participação de Maurício Paes, e ainda "Festa de Crente", sucesso da banda..
A primeira música de trabalho será a que dá título ao disco - De Janeiro a Janeiro
O disco, que marca a parceria com a gravadora Som Livre estará disponível nas lojas a partir de 20 de julho. Confira o single em anexo!



 SOM  LIVRE -  VIA  GRITOS  DE  ALERTA

Nove líderes religiosos enviam mensagens de paz na Copa


O Palácio do Planalto divulgou nesta quinta-feira, a poucas horas da abertura da Copa do Mundo, as mensagens de solidariedade e paz enviadas ao Brasil por líderes religiosos de todo o mundo.

As lideranças atenderam a solicitação da presidente Dilma Rousseff, que encaminhou ofício aos líderes religiosos no dia 23 de maio, pedindo mensagens para a abertura do mundial de futebol no Brasil. No documento, a presidente pediu apoio para a divulgação da importância da Copa como instrumento de paz e intercâmbio entre os povos.

As primeiras respostas chegaram no dia 27 de maio, da comunidade espírita brasileira e dos rabinos. O presidente da Federação Espírita Brasileira, Antônio Cesar Perri de Carvalho, desejou que “a prudência nos conduza com equilíbrio à condução do processo das mudanças necessárias”. Ao final, pediu "o hábito da oração em favor da paz".

O diretor-geral do Rabinato de Israel, Oded Wiener, afirmou que a Copa “oferece a oportunidade de promover a boa-vontade entre as nações do mundo e de salientar o valor divino da dignidade humana, sem diferenças de raça, cor ou credo”.

De Nova York, o secretário-geral da Aliança Evangélica Mundial, Geoff Tunnicliffe, desejou que esta Copa “seja marcada pela alegria, pela paz e pela boa-vontade, enquanto todos nós apreciamos a bela dança que é o futebol nesse belo país”. Ele afirma no documento que representa “650 milhões de cristãos ao redor do mundo”.

Representante do Candomblé, a Mãe Beata de Iemanjá, do Terreiro Ilê Omiojuarô, Beatriz Moreira Costa, enviou “forças positivas de axé a Felipão e a todos os jogadores”. “Com as forças de Olorum que é nosso Deus supremo, Obatalá pai da criação e Iemanjá que é a mãe das mães e senhora dos mares, sejamos vitoriosos nessa copa do mundo!”, disse.

Em nome dos muçulmanos, o Xeque de Al Azhar, Ahmed Al-Taye, desejou que a Copa seja uma oportunidade para “promover o espírito de paz e de igualdade entre as pessoas”.

De Tóquio, o presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, afirmou orar para que a “festa da esperança realizada nos palcos verdes do Brasil, a grande Nação da Esperança, seja a partida que tem como meta o gol que toda a humanidade anseia - a paz mundial”.

Da Igreja Ortodoxa Russa, o Metropolita de Volokolamsk, Ilarion, desejou “jogo limpo, vitórias convincentes e, ainda, verdadeira fraternidade esportiva”.

O arcebispo de Constantinopla-Nova Roma e Patriarca Ecumênico, Bartolomeu, afirmou esperar que a Copa “contribua para a paz e a estabilidade mundiais”, e sirva para “apoiar os mais pobres dentre os pobres”.

De Genebra, o reverendo Olav Fykse Tveit, secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, destacou que o povo brasileiro “ama o futebol”. Com isso, afirmou esperar que “este amor se manifeste em vários aspectos que envolvem este evento global”, e que a Copa seja lembrada como um momento “histórico na busca dos povos por justiça e paz”.

Ontem foi divulgada a mensagem do Papa Francisco, líder da Igreja Católica em todo o mundo. O papa desejou que o evento transcorra com “serenidade e tranquilidade, sempre no respeito mútuo, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres”.

Fonte: Valor Econômico

Bispo australiano diz que papa Bento 16 sabia de abusos sexuais de menores

  • Reprodução
    O bispo conta que escreveu ao papa Bento 16 falando sobre o caso
    O bispo conta que escreveu ao papa Bento 16 falando sobre o caso
O papa Bento 16 teria sido pessoalmente advertido sobre um caso de abuso sexual de menores em uma escola católica de Toowoomba, no nordeste da Austrália, mas teria ignorado as convocações do bispo da diocese, Bill Morris, para estender o seu mandato e deixá-lo lidar com a situação. A afirmação foi feita pelo próprio Morris em seu recém-publicado livro "Benedict, Me and the Cardinals Three".
O bispo conta que escreveu ao papa Bento 16 pedindo uma prorrogação de seu mandato para promover uma mediação em um caso de abuso sexual em uma das escolas locais, mas o pontífice rejeitou o seu pedido.
O bispo Morris, conhecido e muito popular entre seus seguidores por suas ideias progressistas, havia sido deposto pelo papa Bento 16 em maio de 2011, em um caso amplamente coberto pela mídia, por sua posição progressista a favor do sacerdócio feminino e por suas críticas contra os abusos no clero.
O bispo sustentava, entre outros, que o hábito de sigilo do Vaticano havia criado condições para que os abusos fossem propagados.
A correspondência entre Morris e o Vaticano mostra, de acordo com o livro, uma ignorância do impacto dos abusos sexuais no clero da Austrália. "Não houve profundidade na compreensão dos efeitos devastadores que os abusos sexuais no clero havia sobre as famílias e a comunidade em toda a Austrália", escreve Morris.
O bispo afirma que tentou explicar "como os abusos denigrem a psique de uma comunidade, com o efeito debilitante sobre alguns indivíduos ao ponto de não confiarem mais na Igreja e em seus ministros", mas os alto funcionários do Vaticano "não queriam saber". A resposta, de um cardeal de alto escalão, foi que "nem todos os padres são assim" e que as vítimas "deveria seguir com suas vidas". 


UOL  VIA  GRITOS  DE  ALERTA

ECUMENISMO - Papa se reúne com líder mórmon e pastor em busca de “união”

Na semana passada, ocorreu no Vaticano um encontro que teve grande repercussão no âmbito teológico. Embora pouco noticiado pela grande mídia, Francisco buscou mais uma vez aproximar-se de líderes evangélicos americanos.
Uma comitiva de 15 líderes políticos e religiosos foi chamada pelo pontífice, com destaque para o senador Mike Lee do Estado de Utah, que também é líder da Igreja dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) e Joel Osteen, pastor da Lakewood Church, maior igreja evangélica dos EUA.
Segundo o material divulgado, Francisco convidou-os para discutir a questão: “Podemos encontrar um terreno comum, a fim de avançar na vida e ministério de Jesus, para que mais pessoas possam experimentar a alegria da fé cristã?”.
O encontro ecumênico foi celebrado por Osteen, que é autor de vários livros e comanda um programa de TV que alcança milhões de expectadores no mundo todo.  Ao comentar sobre o evento o pastor comemorou em rede nacional de televisão: “Eu aprecio o fato de este papa ter deixado a Igreja mais inclusiva. Não tentando fazê-la menor, mas sim tentando ampliá-la e receber a todos. Isso tem todo o meu apoio… Eles respeitam as pessoas, todas as pessoas, e querem ver a unidade”.
No início do ano, o papa Francisco gravou um vídeo para uma comunidade pentecostal dos Estados Unidos falando da união dos cristãos dizendo que Deus irá fazer um milagre para unir católicos e protestantes. “Nunca vi Deus iniciar um milagre que não concluísse bem e Ele vai concluir este milagre da unidade”, disse ele no vídeo.
O encontro de Osteen e um líder mórmon e as subsequentes conversas sobre “unidade” geraram diferentes reações entre líderes e teólogos evangélicos. Enquanto muitos acreditam que esse tipo de encontro e aproximação deveriam ser celebrados, vários deles protestaram.
O pastor Mark Herridge de uma igreja pentecostal do Texas, mesmo Estado de Osteen, foi incisivo: “Qualquer ministério protestante que ligar-se ao papa e ao catolicismo estará traindo o sacrifício de milhões de cristãos fieis que morreram por defender sua fé”.
Segundo o site Christian News são sinais de que algo “grande e perigoso” pode estar acontecendo no mundo religioso, pois os mórmons historicamente nunca foram reconhecidos como cristãos pelo Vaticano. Lembrou ainda de esforços recentes do papa em se aproximar dos ortodoxos e tentar apagar diferenças que duram séculos.
O senador Lee disse apenas que os mórmons já tem buscado a aproximação com outros grupos cristãos nos Estados Unidos e que ele e o papa falaram sobre como “somente a fé em Jesus poderá manter as famílias unidas”. Com informações Christian News.

MATÉRIA DA ESPN - Evangélicos furam bloqueio da Arena Corinthians


Representantes de duas igrejas evangélicas, uniformizados furaram o bloqueio para distribuir material promocional.

O esquema de segurança para a abertura da Copa do Mundo próximo à Itaquera impedia quem não tinha ingresso ou credencial de chegar perto da Arena do Corinthians na manhã desta quinta-feira.

Open in new windowVários cordões de policiais faziam a triagem, e dezena de fiscais da Prefeitura paulistana impediam o trabalho de vendedores ambulantes.

Mas um grupo conseguiu furar o bloqueio, e não eram incomodados pelas forças de segurança e fiscais. Eram representantes de duas igrejas evangélicas, uniformizados e distribuindo material promocional.

A Assembleia de Deus no Leblon alternou pregração religiosa com uma tabela da Copa do Mundo. A União Presbiteriana de Homens imprimiu um pequeno caderno em que aparece o nome oficial da competição (Copa do Mundo Fifa) e ainda a marca do movimento Atletas de Cristo.


Fonte: ESPN

Neymar pede bênção e proteção a Deus e faz dois gols


Atacante que fez dois gols na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, agradece a Deus pela realização do sonho.

A poucas horas da estreia da seleção brasileira no Mundial, o atacante publicou uma foto da camisa que recebeu da sua família, "autografada" com uma mensagem de apoio não só para este jogo, mas para toda a competição. Em seu Instagram, o atacante também falou sobre o que representa esta quinta-feira. Para ele, é "o momento que mais esperei".

- Chegou o momento que eu mais esperei, que eu mais busquei... Só peço a Deus que nos abençoe e nos proteja... E, mais uma vez, eu digo OBRIGADO SENHOR por realizar mais um sonho, não só meu, mas da minha família e dos meus amigos!!! Não tem como explicar o quanto estou feliz... Obrigado, Senhor - escreveu Neymar.

- Preto, que Deus te abençoe e que ele possa te proteger em campo e fora de campo. Estaremos torcendo por você, independente de tudo! Estamos com você. Pra cima deles!! Amamos vocês. Beijos da sua família - dizia o escrito na camisa recebida pelo jogador.

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Neymar e a estreia na Copa com dois gols

Responsável por dois gols na vitória do Brasil sobre a Croácia, o atacante Neymar disse que a estreia foi melhor do que esperava. Em entrevista depois do jogo, o atacante falou sobre a alegria de marcar duas vezes logo em seu primeiro duelo de Copa.

"Estou muito feliz mesmo. Até mais que eu imaginava em começar com o pé direito, com uma vitória. Em um campeonato é muito bom. Estou muito feliz pelos gols, mas também pela equipe que teve tranquilidade e poder de reação para virar a partida", disse Neymar em coletiva depois do jogo.

O atacante do Barcelona ainda aproveitou para elogiar a atuação do Brasil como equipe. "Individualmente a nossa equipe é muito forte e quando joga junto é muito difícil ganhar e a gente demonstrou isso. Não é apenas um jogador e nem dois. Se a equipe não estiver ligada não tem como conseguir. Agradeço o poder de reação da equipe", falou.

Neymar ainda comentou sobre o seu primeiro gol no jogo, que saiu após um chute de esquerda de fora da área.

"Se você reparar, todos meus gols saem mascados, mas é difícil de pegar. Queria bater embaixo da perna do zagueiro, mas não fraco como foi", completou.

Questionado sobre o cartão amarelo que recebeu ainda no primeiro tempo, o atacante do Barcelona disse que não vai mudar de postura.

"Vou jogar naturalmente, sem pensar nisso como fiz no segundo tempo. Se ficar preocupado é até pior", afirmou.

O jogador até pediu desculpas pelo lance em que levou o cartão amarelo, quando seu cotovelo atingiu o rival. "Foi um lance que meu cotovelo bateu no rosto do jogador. Foi sem querer, queria até pedir desculpa. Não tive maldade não", finalizou para a ESPN.

Fonte: Globo Esporte e UOL

SHABBAT SHALOM



Início do Shabbat / Beginning of Shabbat:

13-06-2012 às / at 21:02
Fim do Shabbat / End of Shabbat: 
14-06-2012 às / at 21:03




Para horas de Pôr-do-Sol noutros pontos do globo, clique aqui e altere a localização.
For Sunset times in other parts of the globe, click here and change location.


Alertamos que todas as semanas publicamos novos estudos no Kol Shofar, pelo que o/a convidamos a visitar o site e particularmente a página "Estudos". Os estudos mais recentes não aparecem necessariamente na homepage.


O JUSTO NÃO SERÁ ABALADO
Embora saibamos que todos estamos sujeitos a perigos vários nesta vida, e até a momentos de alguma fraqueza espiritual, a Palavra do Altíssimo diz-nos que “o justo não será abalado”. Onde podemos ler isso e o que significa ser-se justo aos olhos do Eterno?

Meditemos nas palavras do Salmista:

Salmo 55:22 – “Lança o teu cuidado sobre YHWH, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado”. Pedro confirma as palavras de ânimo do salmista – 1.Pedro 5:7.

Sim, se andarmos por fé e em obediência em todos os preceitos de YHWH, ainda que a terra se mude do seu lugar, a nossa recompensa eterna está selada pelo sacrifício de Yeshua. Ainda que possamos passar por aflições como os servos do passado passaram (e deram a sua vida), a nossa recompensa será eterna.

Ser justo aos olhos de YHWH é andarmos sem repreensão nos Seus mandamentos e preceitos de vida como nos é apontado como exemplo os pais de João, o Batista (Lucas 1:5-6). Se assim vivermos, então teremos direito à coroa da vida que está assegurada a todos os fiéis.

Ser justo é caminharmos com a segurança que só O Espírito Santo de YHWH nos pode transmitir. Em que circunstâncias? Quando amamos a YHWH com todo o nosso poder, com todo o nosso entendimento…

Muitos andam em cuidado com as coisas desta vida, desprezando ou secundarizando as coisas que deveriam ser prioritárias na sua vida: a sua salvação por Yeshua. Porém, Ele diz-nos para não termos cuidado com as coisas deste mundo, porque são passageiras, mas que busquemos antes, o tesouro eterno que o Seu sacrifício nos pode dar:

Mateus 6:31-34 – “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça [a Sua Lei/Torá], e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

Caminhemos então, com segurança, nas veredas da vida que O Pai nos deu pela mão dos Seus servos os profetas, e entreguemos-Lhe os nossos cuidados…com fé que Ele tudo resolverá a seu tempo.

Busquemo-Lo em todo o tempo! Trilhemos as veredas da vida (a Sua Lei/Torá), porque no caminho dos bons há grande recompensa (Salmo 19:7-11).

Provérbios 2:20 – “Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos”.

E, sobretudo, na nossa fé e obediência, sejamos gratos e confiantes, que Ele é Poderoso para nos dar tudo o que prometeu. Por isso,

Filipenses 4:6-7 – “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com acção de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

Consolemo-nos uns aos outros com estas palavras.

AlleluYAH

Ora vem YHWH bendito! Dá-nos já hoje a porção do Teu Espírito para compreendermos a Tua santa Palavra e nela esperarmos.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...