quinta-feira, 10 de novembro de 2016

"Maldito o homem que confia no homem" Jeremias 17. 5

    Vamos a um esboço sobre este versículo bíblico tão conhecido e importante para nós.
 
   "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!"  Jm. 17. 5.

    Agora o que seria este "confiar" que a Bíblia se refere? A continuação do verso nos explica, mas vamos por partes.
    Se não existir da nossa parte "certa" confiança com as pessoas nenhuma relação subsistiria, por exemplo: Se não houver nenhuma confiança do marido para com a esposa ou vice - versa, você acha que essa relação vai muito longe? Não!
    Se não houver "certa" confiança entre o patrão e o empregado você acha que essa parceria vai dar certo? Não!

    O que Deus nos adverte nesse verso é a respeito de fazer da carne mortal o nosso braço, a nossa força, a nossa fonte de recursos, por que quando isto acontece automaticamente a pessoa aparta o seu coração do Senhor.

    E hoje eu te convido a ver este verso por outra ótica pois sempre que lemos tendemos a interpreta-lo
somente com relação aos outros seres humanos (homens) e parece que nos esquecemos que o somos . Por que como o outro está sujeito ao erro eu também estou, como o outro pode pecar eu também posso, e neste aspecto podemos dizer que estamos todos no mesmo nível, quer dizer, todos na condição de seres humanos.

    Então poderíamos dizer: Maldito o homem que confia em si mesmo, e faz da carne mortal o seu braço... 
    
    A realidade é que devemos ter um "pé atrás" com nós mesmos, afinal veja o que diz Jeremias 17. 9:  "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Este coração não é o orgão que bombeia o sangue para o nosso corpo, mas sim o nosso pensamento, a vontade humana, os sentimentos... Então como confiar plenamente em si mesmo? Não dá!

    Não sou eu que devo guiar, direcionar por mim mesmo a minha vida, mas permitir que Deus o faça!

    Quantos pensam ser auto-suficientes e no seu orgulho estão se afundando cada vez mais, quantos pensam que Deus é opcional e não essencial.

    "Assim, por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre." Jm. 17.4.

    "Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." Jm. 17. 6.

    O homem destrói a si mesmo pelo seu comportamento, suas escolhas. A semente por si só não chega a lugar nenhum, mas se plantada na terra, e regada adequadamente, brota, nasce, cresce, e dá seu devido fruto. Ou seja, ela precisa disso, e o ser humano precisa de Deus!

    "Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto." Jm. 17. 7-8.

    Todos os recursos que precisamos vem de Deus e não de nós mesmos. Reconheçamos que não podemos fazer da carne mortal nosso braço, nem em relação a nós e nem em relação aos outros! Nunca aparte seu coração de Deus pois só Ele é digno de toda confiança. Aquele que é onipresente, onipotente e onisciente!

                             Paz do Senhor! 






http://focadoemdeus.blogspot.com.br/2014/07/maldito-o-homem-que-confia-no-homem.html

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

TUDO & TUDO . LIMPEZA E CONSERVAÇÃO . JAGUARIÚNA , HOLAMBRA , POSSE , PEDREIRA .


"Não subestimem Crivella; quem fez isso com Edir Macedo se deu mal", diz Anthony Garotinho

Imagem redimensionada

Está enganado quem pensa que Marcelo Crivella (PRB) - bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por seu tio, Edir Macedo - transformará a prefeitura carioca em um governo teocrático, orientado por versículos da Bíblia e dogmas evangélicos. Quem afirma é o ex-governador Anthony Garotinho (PR), um dos caciques do partido do vice de Crivella, Fernando MacDowell, e espécie de "conselheiro pessoal" do novo prefeito nos últimos meses.

Figura polêmica no Rio - ele não apareceu no material de campanha de seu candidato -, Garotinho adianta que Crivella fará no Rio de Janeiro um "governo conservador e de direita", obstinado em conquistar simpatia de setores não-religiosos e da elite.
Segundo o ex-governador, Crivella deve fugir de radicalismos religiosos porque não pretende pôr em risco a ascensão de membros da igreja a cargos de destaque.

"Eu não subestimaria o governo do Crivella. Quem subestimou as atitudes do bispo Macedo se deu mal", alerta Garotinho.

"Eles são extremamente profissionais. O bispo botou sua igreja em mais de 100 países. Tem mais seguidores fora do Brasil do que dentro. Vendia bilhetes (de loteria) e hoje tem a segunda maior rede de televisão do país. Tem 100 emissoras de rádio. Disse que ia construir uma réplica do Templo de Salomão e agora vai fazer mais três. Na prefeitura, não deve ser diferente e quem espera amadorismo vai se decepcionar."

Em entrevista de mais de duas horas pelo telefone à BBC Brasil, ele nega acusações de envolvimento com milícias, se diz vítima de perseguição de juízes e dispara críticas a dezenas de desafetos políticos, especialmente do PMDB.

Garotinho é conhecido nos corredores de Brasília por carregar pastas pretas com dossiês recheados de escrituras, declarações de Imposto de Renda e cópias de documentos de figuras como o ex-governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani.

"O PMDB é como uma prostituta. Dorme com tudo mundo, faz amor com todo mundo, mas não se apaixona por ninguém", dispara, citando a conclusão de uma conversa antiga, à beira de uma lareira em Petrópolis (RJ), com Leonel Brizola, seu ex-padrinho político. O partido não comenta as críticas.

Uma 'nova Universal'

De acordo com Garotinho, a igreja de Edir Macedo e Crivella teria se refinado e hoje passa por uma "transformação eclesiástica e ideológica", deixando de lado o "fundamentalismo religioso para investir no liberalismo econômico e no pragmatismo, como fazem os religiosos conservadores do partido Republicano", nos Estados Unidos.

"A Universal de hoje não é mais aquela que chuta santa na TV", diz, afirmando que a igreja renova seu tradicional rebanho oriundo de classes mais pobres com novos seguidores da classe média, do empresariado e formadores de opinião.

Membro da Igreja Presbiteriana, ele critica a postura da atual bancada religiosa no Congresso, cujos expoentes são figuras como o pastor Marco Feliciano e o militar Jair Bolsonaro.

"A Bíblia diz: Cristo foi torturado. Quem torturou Cristo foi o poder da época. Então ele não poderia jamais aceitar o apoio de Bolsonaro, não faz sentido."

Uma das mais tradicionais lideranças evangélicas do Rio, Garotinho conta que se reaproximou de Edir Macedo após um afastamento de dez anos, por sugestão do próprio Crivella. Também diz que acompanhou de perto a campanha do bispo licenciado.

"Eu dei uma aula particular de PMDB ao Crivella antes da eleição", afirma o político - sua filha, a deputada Clarissa Garotinho, estava ao lado do novo prefeito no primeiro discurso após a eleição.

A discreta aliança entre os dois foi citada em todos os debates entre candidatos cariocas, geralmente associada à suposta ligação entre Garotinho e milicianos ou a "planos religiosos fundamentalistas" de poder.

"O carioca tem direito de saber que Garotinho vai voltar com o Crivella', dizia o rival Marcelo Freixo (PSOL), derrotado no segundo turno por 59,36% a 40,64% dos votos válidos. O bispo licenciado reagia: "Não tenho compromisso com o Garotinho. Espero que esse assunto se encerre."

Crivella chegou a emitir nota negando planos de oferecer uma secretaria ao colega. "O que existe entre o partido de Crivella e o de Garotinho é uma coligação, como também existe com outros partidos. Não houve nenhuma barganha de cargos", disse.

Garotinho faz piada: "Saí do governo há 14 anos e fui o nome mais citado das eleições 2016."

Tráfico de drogas X milícias

Acusado em primeira instância, em 2010, por formação de quadrilha junto ao ex-chefe de política de seu governo, Álvaro Lins, ele se diz "perseguido" pelo Judiciário fluminense e nega acusações recorrentes de favorecimento a milícias.

À BBC Brasil, Garotinho reconhece que elas foram um "efeito colateral" do combate de seu governo ao tráfico de drogas.
"Tínhamos uma determinação: desmontar o Comando Vermelho (CV). Prendemos todos os cabeças, de Marcinho VP a Fernandinho Beira-Mar. Chegou um momento em que o CV estava acabado no Rio. E quem ocupa o lugar de benfeitor do mal? Isso foi o surgimento da milícia. Por isso insinuaram que eu tinha envolvimento com milícia: nunca tive, muito pelo contrário."

Questionado por que razão teria priorizado traficantes e poupado milicianos, cuja atuação se expandiu pelo Estado durante sua gestão, Garotinho se esquiva.

"A milícia não se fortaleceu porque eu atuei para isso. Atuei para combater o CV, que era uma grande força. Não tinha milícia (antes do meu governo). Era uma coisa residual, pequena, só tinha em Rio das Pedras. Quem mandava em todo lugar era o traficante."

À reportagem, ele critica Marcelo Freixo, que em 2008 presidiu uma CPI sobre o tema que resultou no indiciamento de mais de 200 pessoas, além de levar à prisão vereadores e um deputado.

"Ele não entende disso e nunca parou para discutir esse assunto comigo", diz. "Não existe mal menor, a milícia tem que ser combatida. Mas se você não entende a origem dela, vai combater errado."

Freixo, por sua vez, criticou Garotinho durante toda a campanha e defende que o apoio do político a Crivella "não pode vir de graça, sem contrapartida".

Rosinha Garotinho

Há mais de dez anos, o ex-radialista exerce uma faceta de analista político em seu blog, onde comenta governos e partidos, acusa rivais e se defende de revezes - como a derrota de seu candidato à prefeitura de Campos dos Goytacazes, seu principal reduto eleitoral.

"O resultado da eleição não foi o que de fato aconteceu. Ali tem fraude e a coisa não é pequena. Mais do que isso eu não posso falar", diz.

Sua esposa, Rosinha, eleita governadora do Rio após sua gestão, em 2003, enfrenta um processo que pode cassar seu mandato de atual prefeita de Campos por "abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação".

Para o Tribunal Regional Eleitoral, o site da prefeitura teria sido usado para favorecer a reeleição de Rosinha e seu vice, em 2012. Garotinho novamente nega ilegalidades. "Olha que loucura: caçar uma prefeita por uma matéria publicada no portal da prefeitura. Não tem sentido. Isso é clara perseguição."

Ele prefere falar sobre supostas ilegalidades e erros políticos de seus desafetos.

O político atribuiu à "arrogância" a derrota do peemedebista Eduardo Paes, que não conseguiu levar seu sucessor Pedro Paulo ao segundo turno mesmo depois da visibilidade de eventos como a Olimpíada.

"Paes perdeu pela soberba. Tem um versículo bíblico que diz que a soberba precede a queda. Tanto é assim que ele escolheu um candidato inviável. O povo perdoa um mau gestor, mas não perdoa quem bate em mulher", diz, em referência às acusações de agressão de Pedro Paulo à então esposa - as quais ele nega veementemente.

Fonte: BBC Brasil

Igreja deve devolver R$ 2 milhões doados por acusado de golpe


O Ministério Público em Ribeirão Preto (SP) pediu a devolução de mais de R$ 2 milhões que teriam sido doados a uma igreja evangélica frequentada pelos donos do site Pank, acusados por um golpe estimado em R$ 250 milhões com a venda de produtos pela internet.

Apontado pelas fraudes ao lado da mulher Viviane Boffi Emilio, o empresário Michel Pierre de Souza Cintra foi levado nesta quinta-feira (3) de Cascavel (PR), região onde foi preso na última segunda-feira (31) durante uma fiscalização em um ônibus feita pela Polícia Rodoviária Federal, por agentes da delegacia seccional de Ribeirão Preto.

Antes de ser preso, Cintra foi investigado por seis meses e flagrado por câmeras de segurança na região do Morumbi, em São Paulo, onde morou em um apartamento alugado por R$ 5 mil por mês, segundo as investigações. Ele também foi visto no Terminal Rodoviário do Tietê, de onde partiu para a viagem a Foz do Iguaçu (PR) na qual acabou encontrado pela polícia. A suspeita é de que ele tentava uma fuga para Santiago, no Chile.

A mulher dele está presa desde setembro do ano passado.
De acordo com o promotor de Justiça Aroldo Costa Filho, a igreja sabe da origem ilícita dos recursos recebidos pelo empresário e não deve permanecer com o dinheiro.

"Aguardo manifestação da igreja no sentido da devolução espontânea de todo o dinheiro doado, pois a partir do momento que eles tomaram conhecimento de que esse dinheiro foi auferido por prática de crime eles têm consciência da ilicitude desse dinheiro e, portanto, devem devolver", disse.

Caso não haja colaboração, ele deve ingressar com uma representação. "Se não houver uma devolução espontânea eu devo instaurar um procedimento para se apurar inclusive se eles [integrantes da igreja] estavam de boa ou de má fé ao receberem esse dinheiro doado."

Costa Filho também apura quem ajudou o empresário, e de que maneira, durante o período em que ele permaneceu foragido.

"Nós temos algumas informações de que, além de seus parentes que colaboravam inclusive comparecendo para alugar imóvel e forneciam dinheiro, há outras pessoas investigadas pela Interpol [Organização Internacional de Polícia Criminal] que deverão prestar informações para que esclareçam a sua participação na ocultação desse foragido", disse. 

Fonte: 24HorasNews

Donald Trump diz que se eleito presidente dos EUA, será o maior representante da fé cristã

O bilionário Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, afirmou que se eleito, seria o maior representante da fé na Casa Branca na história recente.
Os Estados Unidos possuem, em sua história, uma grande lista de presidentes cristãos, de diversas denominações. Em entrevista à emissora Christian Broadcasting Network (CBN), Trump se disse orgulhoso de ser cristão e membro da Igreja Presbiteriana.
“Primeiro de tudo eu sou protestante. Eu sou presbiteriano. Eu tenho orgulho disso”, disse Trump. “Acredite em mim, se eu concorrer nestas eleições, eu vou ganhar, vou ser o maior representante dos cristãos que já tivemos em um longo tempo”, acrescentou o bilionário.
Conhecido por falar abertamente sobre sua antipatia à imigração, Trump criticou as políticas de imigração do governo Obama para cristãos sírios, segundo informações do Christian Post.
“Se você é da Síria e você é um cristão, você não pode vir para este país. E eles são os únicos que estão sendo perseguidos. Se você é muçulmano e vem aos Estados Unidos, é difícil de acreditar, mas você pode entrar facilmente. Na verdade, é um dos nossos principais grupos de pessoas que estão chegando. Não que devemos discriminar um ou o outro, mas se você é cristão, você não pode entrar no país. Eu acho que isso é inacreditável. Nós temos que fazer algo sobre isso”, disse Trump, em um comício de campanha em Las Vegas, Nevada.

Pesquisas

O Partido Republicano possui, até aqui, 16 pré-candidatos a presidente, e Trump lidera as intenções de voto, de acordo com pesquisa realizada pela emissora CNN com 1.017 eleitores.
Segundo o levantamento, ele conta com 18% de preferência entre os republicanos, contra 15% do ex-governador da Flórida, Jeb Bush (filho e irmão dos ex-presidentes George H. Bush e George W. Bush), e 10% do governador do Wisconsin, Scott Walker, dois dos grandes favoritos.


https://noticias.gospelmais.com.br/eua-trump-maior-representante-fe-crista-78221.html

terça-feira, 8 de novembro de 2016

O Primeiro Discurso de Elifaz

Capítulo 4 e 5
Depois do lamento de Jó (capítulo 3), há três rodadas de palestras por seus amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, cada um responde por sua vez, por Job. Zofar não participará na terceira rodada . Elas se encontram nos capítulos 4 a 31, e um comentarista, Ridout, exclama:
"Isso já tem sido chamado de “O Emaranhamento”, pois é uma massa de argumento, havendo denúncia, acusação, suspeita, teorias em parte corretas, surgindo de tudo alguns relampejos de fé e esperança - tudo na linguagem da mais sublime poesia, com a magnífica exuberância da metáfora oriental. Para o leitor casual, pode não parecer haver progresso e também pouca clareza na controvérsia. É também preciso admitir que o povo de Deus em geral parece ter aproveitado pouco desses capítulos, fora alguns versículos familiares, bonitos e muito citados."
Elifaz, que significa “Deus Poderoso Puro” foi provavelmente o mais velho dos amigos. Ele era de Temã, uma cidade comercial de Edom, considerado um lugar de sabedoria. Elifaz ressaltou sua própria experiência e observação geral, também a pureza infinita e a majestade de Deus. Em linguagem educada e gentil, ele insinuou que os sofrimentos de Jó foram causados pelo pecado.
Scofield o vê como "um dogmático religioso cujo dogmatismo repousa sobre uma experiência misteriosa e fora do comum (Jó 4:12-16 ). Porventura um espírito alguma vez passou diante de Jó? Porventura os cabelos do corpo de Jó se arrepiaram? Então seja ele submisso enquanto uma pessoa tão superior como ele, Elifaz, declara as causas de seus infortúnios. Elifaz diz muitas coisas verdadeiras (como fazem também os outros), e muitas vezes se eleva em eloqüência, mas permanece duro e cruel, um dogmático que julga que deve ser ouvido por causa de uma experiência extraordinária."
Piedoso, mas carente de compaixão, tornou-se mais áspero à medida que a discussão prosseguia e Jó se recusava a admitir qualquer pecado da sua parte. Como os outros que falaram depois dele, acreditava que todos os sofrimentos eram para punição.

Elifaz acusa Jó de inconsistência

Educadamente abriu seu discurso perguntando a Jó se ele se importaria se falasse, acrescentando com firmeza que simplesmente não conseguia se conter.
Passou então a dizer coisas boas sobre Jó: tinha no passado dado instrução, força e apoio a muitas pessoas (isto conferia com o caráter de alguém que fora aprovado por Deus, como foi dito no início do livro).
No entanto, continuou, quando o próprio Jó sofria adversidades, ele se mostrava esgotado e perturbado . O remédio que dava aos outros não parecia ter qualquer efeito sobre ele. Em outras palavras, estava dizendo: "Você sabia como ajudar aqueles que estavam em apuros. Mas agora, algo aconteceu com você, e você se sente derrotado". O que havia acontecido com a sua confiança no seu temor de Deus, e na sua esperança pela integridade de vida?

O inocente e o reto nunca perecem

Elifaz perguntou a Jó se ele se lembrava de algum inocente ou justo que houvesse perecido ou sido destruído, logicamente esperando uma resposta negativa. Em sua experiência , disse ele, são aqueles que praticam a iniquidade e semeiam o mal que colhem o resultado mau decorrente dos seus atos.
Estes são os que perecem e são consumidos por um ato de Deus como resultado da Sua ira. São como os leões velhos que perecem por não poderem mais caçar e os leõezinhos cujos dentes se quebraram e são dispersos, perdendo a proteção da leoa.
Elifaz, como todos os outros, tinha apenas uma porção limitada da revelação de Deus sobre o destino do homem. Como Jó também pensava, a morte para ele seria o equalizador de todos os homens e Sheol, que vem depois da morte, trazia descanso para todos. O castigo de Deus , segundo o que ele sabia, era dado nesta vida para aqueles que O desagradavam. Neste contexto, não há sofrimento nesta vida que não seja a conseqüência do pecado, portanto acusava Jó de ter cometido um pecado oculto .
Parte do que Elifaz disse é verdade, mas o resto é falso. É verdade que aqueles que promovem o pecado e o mal, eventualmente, serão punidos, mas após a morte; é falso dizer que quem é bom e inocente nunca vai sofrer neste mundo.
Muitos séculos depois, o Filho de Deus revelou-nos que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16 ). Isso mudou os conceitos anteriores de pecado e punição.
Os comentários de Elifaz são um exemplo daquilo que devemos nos esforçar em evitar: fazer falsas suposições sobre os outros com base em nossas próprias experiências.

Elifaz relata uma visão humilhante

Elifaz relata ter ouvido um sussurro durante o seu sono à noite, que trouxe um grande temor sobre ele, seguido pela visão de um espírito, cuja aparência não conseguia discernir, parando de pé diante dele em silêncio, e uma voz que fez duas perguntas e em seguida deu as respostas. Ficamos sem saber que tipo de espírito era, ou se foi tudo apenas um sonho ou pesadelo.
No entanto, é a base sobre a qual Elifaz constrói seu argumento. As duas perguntas convidam respostas negativas: o homem mortal não pode ser mais puro e mais justo do que Deus, seu Criador. Se Deus não pode confiar em Seus servos e Seus anjos erram, quanto menos confiáveis e falíveis são os homens mortais, que são tão transitórios como uma mariposa (há outras versões da tradução desta frase, mas esta parece ser a mais compreensível). O homem se deteriora diariamente e morre para sempre sem deixar rasto. Esta conclusão é corroborada no versículo "todos pecaram e ficam aquém da glória de Deus" (Romanos 3:23 ). As consequências são estas mesmas, se nos limitarmos apenas à vida na Terra. "Casas de barro" é uma boa descrição do nosso corpo, também chamado de "tenda" (2 Coríntios 5:1 ): fraco, frágil, facilmente quebrado.

O homem insensato confia em si mesmo

O homem sem Deus está sozinho. Não há criatura no céu, não importa quão santa, que o pode ajudar. Esta é uma verdade inegável que se perde naqueles que rezam aos santos buscando sua "graça" para conseguir bênçãos sobre a terra ou pelos mortos.
As tribulações trazem tormento para os loucos e inveja que mata os tolos. Elifaz tinha testemunhado à ligação entre a maldade do homem insensato, que confiava em si mesmo, e a sua punição. Seus filhos ficaram desamparados, perdeu sua colheita e suas armadilhas nada apanharam. O mal não acontece sem motivo, mas o homem está destinado para a tribulação , assim como as faíscas voam para cima.

Volte-se a Deus para a libertação

Elifaz sabiamente buscaria a Deus e entregaria a sua causa a Ele, porque Ele é onisciente e todo-poderoso. Deus é o provedor, Ele estabelece a justiça, conforta os aflitos, frustra as artimanhas dos astutos, apanha os sábios na sua própria astúcia, e abate os conselhos do esperto, salva o necessitado da mão dos poderosos para que os pobres tenham esperança, e cala a injustiça.
O versículo 13 é citado em 1 Coríntios 3:19 para desmascarar a falsa sabedoria (erradamente chamada de ciência) deste mundo.

A bênção vem mediante a submissão à correção de Deus

A disciplina ou correção de Deus é benéfica. Ele pune mas também restaura. Ele liberta das tribulações. Ele dá muitos descendentes, e uma vida longa. Novamente percebemos que as bênçãos mencionadas são todas relativas a esta vida na Terra. Jó recebeu tudo isso de Deus, após o término da sua prova. Foi um teste, e não uma correção ou disciplina, mas nem ele, nem seus amigos, estava ciente disto a essa altura.

sábado, 5 de novembro de 2016

O Vale dos Ossos Secos


As nações saberão que
eu sou o Senhor que santifico a Israel,
quando estiver o meu santuário no meio deles
para sempre

Ezequiel 37:28


Ezequiel, considerado como um dos grandes profetas de Israel, era da linha de sacerdotes daquele povo, mas foi levado ao cativeiro por ordem do rei caldeu Nabucodonosor, e foi morar com os israelitas exilados que residiam junto ao rio Quebar, afluente do rio Eufrates, num povoado chamado Tel-Abibe, em 597 AC. Ele nos dá a data das suas profecias a partir dessa ocasião, assim calculamos que foram proferidas durante 22 anos, de 593 a 571 AC.  
A profecia do capítulo 37 do seu livro na Bíblia diz respeito ao reavivamento do povo de Israel, que se dará antes do milênio, onde vemos a ação do Espírito Santo para a transformação de um remanescente sem vida espiritual desse povo, a fim de que, reunido e vivificado, possa novamente tomar a sua posição como o povo de Deus na terra.
Ezequiel conta que “a mão do Senhor estava sobre ele”, o que entendemos como um estado de êxtase profético em que ele fala em plena consciência, mas sob total controle do Espírito Santo. Ele usa essa expressão várias vezes como sinal de visão profética. Nesta revelação ele foi transportado, não fisicamente, mas em visão “para o meio do vale”, referindo-se a um vale já especificado no capítulo 3:22, para onde fora transportado pela mão do Senhor em outra visão profética, onde viu a Glória de Deus (capítulo 3:22).  O vale agora estava cheio de ossos secos.
Esta é  uma figura profética do estado espiritual de morte simbólica em que estão os israelitas. Nada tem a ver com gentios, ressurreição dos mortos, nem conversão de pecadores em geral ou particular, mas a profecia ilustra a restauração de Israel como o povo de Deus no mundo.
Ezequiel verificou que os ossos eram muito numerosos, todos espalhados pelo vale e estavam sequíssimos. O Senhor lhe perguntou se os ossos poderiam viver, mas Ezequiel respondeu sábia e humildemente “Senhor Deus, tu o sabes”. Deus é o Todo-Poderoso. Então o Senhor mandou que Ezequiel profetizasse sobre os ossos. Eles podiam ouvir, e Ezequiel comandou que ouvissem a Palavra do Senhor.
A Palavra do Senhor era uma promessa ao povo de Israel, representado pelos ossos secos, declarando: “Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis” - é uma afirmação surpreendente feita a ossos secos, totalmente incapazes até mesmo de respirar. Faltavam-lhes essencialmente os órgãos vitais para que isso fosse possível. O Senhor prosseguiu, informando: “porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor.
Temos aqui quatro estágios da restauração de Israel, seguindo uma progressão natural. Não é uma ressurreição, pois esta é sempre instantânea. Essa restauração resultará em vida como nação, e saberão que Ele é o Senhor.
Nesta visão ambos os rejuntamentos do povo de Israel de que a Bíblia fala estão unidos de forma simbólica. O primeiro será quando os israelitas do mundo todo se rejuntarão em descrença em preparação para o julgamento da Grande Tribulação. Este será seguido por um segundo rejuntamento em fé preparando-se para a bênção do Reino Messiânico milenar. Estes poucos versículos sumarizam e descrevem brevemente os dois rejuntamentos, pois são indispensáveis entre si.
O primeiro rejuntamento é descrito nos versículos 7 a 10. No versículo 7 Ezequiel informa que profetizou como lhe foi ordenado, e duas coisas aconteceram: houve um ruído e um reboliço.  Em hebraico a palavra traduzida como “ruído” significa “som” ou “voz’, e a palavra traduzida “reboliço” significa “tremor” ou “estremecimento”.
De repente, então, houve um som ou voz seguido de um tremor ou estremecimento da terra. Isto deu início aos quatro primeiros passos da restauração: ajuntamento dos ossos de cada pessoa, colocação dos nervos, crescimento da carne e cobertura de pele. Faltou ainda o fôlego da vida. 
É a descrição de um estado ainda não regenerado. Entendemos que essa primeira fase já foi completada para o povo de Israel:
  • A “voz” se cumpriu com a 1ª Grande Guerra, quando o movimento sionista cresceu e foi impulsionado a desejar a recuperação do território de Israel para nele formar e instalar a sua própria nação;
  • O “estremecimento” se deu com a 2ª Guerra Mundial, que montou o palco para que as nações do mundo votassem a favor do Estado de Israel. O resultado foi o primeiro rejuntamento mundial dos israelitas, em descrença, preparando-se para o julgamento da Grande Tribulação.
O segundo rejuntamento é descrito nos versículos 9 e 10, e envolve a entrada do fôlego da vida nos ossos, que então viveram, e se puseram em pé, um exército extremamente grande, em preparação para a bênção do Reino de Cristo.
No versículo 9 Ezequiel recebeu outra ordem: “Profetiza ao fôlego da vida... assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.
No versículo 10 lemos que assim fez Ezequiel, “o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.” Aqui a palavra hebraica "rauch" é traduzida como “vento” e “fôlego”. Essa palavra hebraica e suas duas traduções são encontradas na Bíblia como símbolos do Espírito Santo.
Seguindo a cronologia bíblica do futuro da humanidade, sabemos que brevemente o Senhor Jesus virá para buscar a Sua igreja, mortos ressuscitados e vivos transformados, compreendendo israelitas e gentios (1 Tessalonicenses 4:16-17), antes do “dia do Senhor”. Este terá início depois que o Anticristo for revelado (2 Tessalonicenses 2:3).
Retirada a igreja, que é templo do Espírito Santo, o cristianismo desaparecerá da terra (2 Tessalonicenses 2:7), dando início à tribulação de sete anos, com a Grande tribulação de Israel começando no meio. Entendemos que é nessa segunda parte da tribulação que se dará o cumprimento desta profecia.
Não se trata de uma ressurreição física, vejamos os fatos:
  1. Os ossos secos espalhados pelo vale representam a dispersão de Israel pelo mundo, espiritualmente mortos.
  2. Os ossos são toda a casa de Israel, não somente os justos (versículo 11).
  3. Os ossos são capazes de falar entre si, provando que estão fisicamente vivos.
  4. Israel é simbolizada como estando seca e inútil entre os gentios (versículos 12 a 14).
  5. Em nenhum lugar da Bíblia encontramos a ressurreição de uma pessoa sendo feita em estágios. Mas a restauração destes ossos é feita progressivamente.
  6. A Bíblia nunca fala de uma ressurreição física, geral, e simultânea de todos os mortos. Ela distingue claramente a ressurreição dos justos (vindo primeiro a chamada “primeira ressurreição” em grupos e em diferentes épocas, não sujeitos a julgamento – João 3:18) da ressurreição realizada mais tarde dos injustos (para estes serem julgados segundo as suas obras -  Apocalipse 20:6).
  7. O simbolismo é confirmado no contexto deste capítulo, onde encontramos outro símbolo, o das duas varas representando os reinos de Israel e Judá. A vivificação dos ossos não representa uma ressurreição física, mas simboliza a dispersão, rejuntamento e restauração da nação de Israel em sua própria terra. 
Entendida assim, compreendemos então que, por obra do Espírito Santo, a regeneração do povo de Israel será completada com a vida espiritual. A nação de Israel morreu, mas ressurgirá por obra do Espírito Santo.
Nos versículos 11 até 14 encontramos a interpretação dada por Deus, já incorporada no relato acima. Notamos aqui que a profecia foi dada em atendimento à queixa dos israelitas, que se encontravam espalhados no exílio, desanimados, sem esperança, de todo cortados. Deus irá:
  • Tirá-los das “sepulturas” em que se acham, como sinal de que Ele é o Senhor,
  • Trazê-los à sua terra e
  • Pôr neles o seu Espírito para saberem que Ele cumpre a sua Palavra.
Entendemos que durante o período da tribulação, depois do arrebatamento da igreja, haverá um grande movimento do Espírito Santo, levando muitos israelitas a se converterem e anunciarem o arrependimento e conversão a Deus através do mundo atribulado pela Sua ira, multidões atenderão à sua pregação e muitos serão martirizados (Apocalipse 7).
Como nação, Israel clamará a Deus quando sua terra estiver sendo invadida pelos exércitos do Anticristo, e então o Senhor Jesus voltará com os Seus santos e Seus anjos, livrando-os dos seus inimigos, e preparando o mundo para o Seu reino. Julgamos que esta profecia de Ezequiel se cumprirá pouco antes deste desfecho.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...