terça-feira, 14 de abril de 2020

Caminhonete bate na traseira de caminhão em Mogi Mirim


Por motivo ainda ignorado, o motorista da picape, uma S10 cabine dupla, bateu violentamente na traseira do caminhão


Uma caminhonete com placas de Americana, com dois ocupantes, colidiu na traseira de um caminhão que estava estacionado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Jardim Paulista, zona Norte de Mogi Mirim, por volta das 16h30 desta segunda-feira (13).
Por motivo ainda ignorado, o motorista da picape Chevrolet S10 cabine dupla, modelo “Rodeio”, Thiago Soares, bateu violentamente na traseira do caminhão Mercedes-Benz de transporte de animais.
O motorista nada sofreu, mas o passageiro, Luiz Henrique César André, 33,  precisou aguardar a chegada do resgate por parte do Samu e do Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim. A Guarda Civil Municipal participou de todo o trabalho de resgate e o passageiro foi socorrido até a Santa Casa, onde recebeu atendimento médico e passa bem.
Testemunhas disseram que o sol, naquela hora do dia, pode ter “cegado” o motorista. que não teria visto o caminhão estacionado junto ao meio fio. O trânsito ficou comprometido naquela região até a remoção dos veículos.



Fonte e fotos: Portal da Cidade Mogi Mirim

Mulher usa redes sociais para comemorar morte de policial militar: “Um a Menos”

O acidente que matou o sargento Thalles Alberdan aconteceu na tarde deste sábado (11), por volta das 15h30, na Via Dutra, no sentido do Rio de Janeiro.

Uma moradora de Americana (SP) comemorou através das redes sociais na manhã deste sábado (12), a morte de um policial que sofreu um acidente neste final de semana. O perfil identificado como Debora Gabriela compartilhou uma notícia do acidente com a legenda “Um a menos”, fazendo referência ao óbito do PM.
Um outro post feito mais cedo pelo mesmo perfil mostrava a foto de uma viatura da Polícia Militar em chamas acompanhada da legenda “minha proteção morreu na cruz, quem usa farda é meu inimigo”.

Acidente: O acidente que matou o sargento Thalles Alberdan aconteceu na tarde deste sábado (11), por volta das 15h30, na Via Dutra, no sentido do Rio de Janeiro. Outros três policias ficaram feridos após o capotamento e foram socorridos pela concessionária, SAMU e pelo helicóptero Águia. As postagens foram apagadas na tarde de domingo.
Fonte: https://portaldeamericana.com/2020/moradora-de-americana-comemora-morte-de-policial-um-a-menos/

“PMs e GCMs: não sejam massa de manobra de políticos”, diz Capitão Derrite sobre mulher presa em Araraquara, SP

Silvana Tavares Zavatti disse que fazia exercícios sozinha e que mordeu a agente porque não conseguia respirar. Polícia Civil apura o caso.

Na tarde desta segunda-feira (13) O deputado federal Capitão Derrite, usou seu perfil no Twitter para mostrar sua indignação sobre a prisão de uma mulher que fazia exercícios sozinha por “descumprir” decreto impede acesso a praças na quarentena do coronavírus. Ele destacou que os colegas de farda não sejam massa de manobra de políticos.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara (SP) deteve uma mulher de 44 anos, após ela se recusar a sair de uma praça por descumprimento de um decreto municipal de quarentena do coronavírus, na manhã desta segunda-feira (13).
Durante a abordagem, na Vila Harmonia, a administradora de empresas Silvana Tavares Zavatti resistiu e chegou a morder o braço de uma das guardas que fazia a detenção.
Segundo a prefeitura municipal , a mulher pode responder por desacato à autoridade, descumprimento do decreto municipal e, também, por infringir a lei que determina o impedimento de propagação de doença contagiosa. A administradora de empresas alegou que Constituição garante o direito de ir e vir e mordeu a agente municipal porque não conseguia respirar (veja mais abaixo).
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Araraquara como infração de medida sanitária preventiva e resistência e será investigado. A cidade tem 28 casos confirmados de Covid-19, sendo duas mortes. Outros 28 estão em investigação.

Abordagem

De acordo com o boletim de ocorrência, Silvana estava na Praça dos Advogados, localizada na Avenida Napoleão Selmi Dei, quando foi abordada por três guardas municipais, que solicitaram a saída dela do espaço com base no decreto municipal.
A medida “proíbe acesso da população aos equipamentos públicos, parques e praças municipais de lazer, desporto e cultura”. A administradora de empresas se recusou a sair alegando respaldo no “direito de ir e vir”, da Constituição Federal, e permaneceu no local.
Segundo o B.O., os guardas solicitaram a presença do coordenador executivo de Segurança Pública, Tenente Eudes Abraão, que deu voz de prisão à Silvana. Ela resistiu, foi imobilizada, algemada e levada até à delegacia. Silvana foi liberada em seguida.

Repúdio

Após ser apresentada na delegacia, a administradora de empresas alegou que estava na praça fazendo a sua caminhada sozinha para aumentar a imunidade e afirmou estar inconformada com a forma que foi tratada.
“Eu sou uma pessoa livre, eu estava fazendo apenas atividade física, não tinha necessidade de fazer toda essa agressão, cinco pessoas em cima de mim, eu estou toda machucada, eu não conseguia nem respirar, foi a hora que eu mordi a GCM”, contou.
O advogado de Silvana, Marcelo Monje, repudiou a forma que o coordenador executivo de Segurança Pública de Araraquara conduziu a ação contra a sua cliente.
“O Sr. Eudes chegou, deu voz de prisão e, com todo o seu peso e força física, ele montou em cima da vítima e pisou no calcanhar dela. Veio um [guarda] e deu um mata leão nela, a agente pegou no braço dela para torcer para colocar algema”, contou.
Segundo o advogado, foi solicitado corpo de delito em Silvana para comprovar as agressões. Ela deve dar depoimento na delegacia na quinta-feira (16).
Questionada sobre a acusação de agressão, a Prefeitura de Araraquara não comentou. Contudo, afirmou que a mulher foi abordado e orientada, mas não aceitou, resistiu e agrediu uma das guardas. (Veja abaixo o posicionamento completo).

Calamidade e polo de disseminação

A cidade está em estado de calamidade pública e teve o decreto municipal, que havia sido publicado em 23 de março, prorrogado até 22 de abril de 2020.
Araraquara é uma das 13 cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo apontadas em um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) como principais polos de disseminação do coronavírus.
Nota da prefeitura sobre a detenção da moradora:
A Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública informa que tem orientado os usuários das áreas de esportes e lazer da cidade sobre o cumprimento do Decreto Municipal nº 12.242/2020, que reconhece no município o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVID-19. Na manhã desta segunda-feira (13), durante uma operação da Guarda Civil Municipal na Praça dos Advogados, na Vila Harmonia, uma munícipe foi abordada e orientada sobre o decreto. Foi solicitado que a mesma deixasse o local. A munícipe não aceitou a orientação, reagiu à abordagem e durante a ação chegou a reagir agredindo uma das Guardas com uma mordida no braço, causando uma lesão corporal. Diante disso, foi dada voz de prisão a munícipe por desacato a autoridade e por descumprimento do artigo 268 do Código Penal: Infringir determinação do poder público, destina a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ela foi levada à Delegacia Civil para o encaminhamento.
Vale lembrar que, para reforçar o enfrentamento e o combate ao COVID 19 (novo Coronavírus), o decreto municipal vedou o acesso da população aos equipamentos públicos, parques e praças municipais de lazer, desporto e cultura, bem como a suspensão dos programas e atividades culturais e esportivas, proibindo assim qualquer situação que implique ou resulte em aglomeração de pessoas.
Para ajudar na fiscalização, a Prefeitura lembra que qualquer cidadão pode realizar denúncia do descumprimento das medidas adotadas no decreto, que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara. As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria Geral do Município (Disque 156) e do canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).
Araraquara já registra 28 casos de Coronavírus e 2 óbitos confirmados. A situação é delicada e exige apoio de toda população. O Comitê de Contingência do Coronavírus, que se reúne diariamente, reforça em todos os seus boletins a necessidade do isolamento social como único método de bloquear o contágio é transmissão do Coronavírus.
*Com informações do portal ACidade ON Araraquara.

Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27


Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

Caixa adiou para quinta início do pagamento a inscritos no CadÚnico


Benefício de R$ 600 pagos a trabalhadores de baixa renda afetados pela pandemia de coronavírus, o auxílio emergencial começará a ser sacado em dinheiro no próximo dia 27. A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, anunciou o novo calendário na noite dessa segunda-feira (13).
Os saques ocorrerão conforme o mês de nascimento do beneficiário. As retiradas ocorrerão no dia 27 para os nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 28 para os nascidos em março e abril, 29 para os nascidos em maio e junho, 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacarem o benefício no dia 4; e os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5.
O dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas, caso elas estejam abertas, e em caixas eletrônicos. A Caixa ressalta que não é necessário retirar o dinheiro porque o dinheiro depositado na poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos e contas domésticas e para transferências ilimitadas para contas da Caixa, permitindo até transferências mensais gratuitas para outros bancos nos próximos 90 dias.

Adiamento

A Caixa adiou o início do pagamento aos trabalhadores que usaram o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ou o site auxilio.caixa.gov.br, para atualizarem as informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Esse grupo só começará a receber o auxílio emergencial na quinta-feira (16), na mesma data em que começa o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família.
Na semana passada, a Caixa havia anunciado que o pagamento para quem não estava inscrito no CadÚnico, mas precisou atualizar os dados, começaria nesta segunda-feira para mães solteiras e nesta terça (14) para os demais trabalhadores. Esse contingente é composto principalmente por trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o banco, o adiamento Ocorreu porque a Dataprev só enviará nesta terça-feira pela manhã o lote inicial de informações dos cerca de 34 milhões de brasileiros que se cadastraram ao longo dos últimos dias. A Caixa enviou os dados à Dataprev para verificar se os beneficiários cumpriam os critérios de elegibilidade para receberem os benefícios.

Cadastro Único

Segundo a Caixa, cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial na quinta-feira (9) e ontem (13), num total de R$ 1,5 bilhão. Esse grupo reúne trabalhadores informais e mães solteiras que estavam com as informações em dia no CadÚnico em 20 de março e que não fazem parte do Bolsa Família, mas nem todo mundo nessa categoria teve acesso ao dinheiro. O banco divulgou um novo calendário de pagamento da primeira parcela a esse grupo:

•        Terça-feira (14): crédito para 831.013 pessoas, das quais 273.178 com conta no Banco do Brasil e 557.835 trabalhadores nascidos em janeiro que serão pagos com poupança digital da Caixa a partir do meio-dia;
•        Quarta-feira (15): crédito pela poupança digital para 1.635.291 pessoas nascidas em fevereiro, março e abril;
•        Quinta-feira (16): crédito pela poupança digital para 2.282.321 pessoas nascidas em maio, junho, julho e agosto;
•        Sexta-feira (17): crédito pela 1.958.268 poupança digital para pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro
•        A segunda parcela será paga entre 27 e 30 de abril, dependendo do mês de nascimento do beneficiário.





EBC

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...