quinta-feira, 30 de abril de 2020

Covid-19: Brasil passa dos 85 mil casos confirmados


Total de mortes sobe para 5.901- Curas 45% em média, do total  de   contaminados


O Brasil chegou a 85.380 pessoas infectadas por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. O país registrou recorde de novos casos, em 24 horas, com a adição de 7.218 infectados às estatísticas, um aumento de 9% em relação a ontem, quando foram registradas 78.662 mil pessoas nessa condição.
Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (28), o total de mortes subiu para 5.901. De ontem para hoje, foram registrados 435 novos óbitos, um aumento de 8% em relação a quarta-feira (29), quando foram contabilizados 5.466 falecimentos. A letalidade ficou em 6,9%.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, do total de casos confirmados, 43.544 estão em acompanhamento (51%) e 35.935 (42%) já foram recuperados, deixando de apresentar os sintomas da doença. Ainda são investigadas 1.539 mortes.



São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (2.375). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (854), Pernambuco (565), Ceará (482) e Amazonas (425).  
Além disso, foram registradas mortes no Pará (208), Maranhão (184), Bahia (104), Paraná (83), Espírito Santo (83), Minas Gerais (82), Paraíba (62), Rio Grande do Norte (56), Rio Grande do Sul (51), Santa Catarina (46), Alagoas (47), Amapá (34), Distrito Federal (30), Goiás (29), Piauí (24), Acre (16), Sergipe (12), Rondônia (16), Mato Grosso (11), Mato Grosso do Sul (9), Roraima (7) e Tocantins (3).

Distanciamento

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira (30), o ministro da saúde, Nelson Teich, falou sobre as medidas de distanciamento. Em entrevistas na semana passada, ele havia prometido diretrizes atualizadas no fim deste mês. O titular da pasta lembrou que a decisão é de estados e municípios, informou que as orientações estão prontas, mas que ainda não foram divulgadas porque se preocupa com a forma como isso será tratado.
“Se a gente não parar pra ver o que isso representa para a sociedade e ficar polarizando pra dizer se é bom ou ruim não vai levar a nada. Até mesmo você colocar uma diretriz, vira argumento para discussão de polarização de políticas e ideias”, reclamou. Ontem em audiência com senadores o ministro adiantou alguns critérios, como a capacidade de atendimento, a incidência da doença e o estágio da curva.
Perguntado sobre a flexibilização do isolamento, declarou que a orientação é de manter o distanciamento e que a diretriz vai ser um instrumento para estados e municípios abrirem em um cenário em que o avanço estiver mais controlado, mas que agora não seria este momento. “Não dá para começar liberação quando tem curva em franca ascendência”.
“Neste momento em que temos os grandes centros urbanos em fase de ascensão não é momento adequado de se colocar isso, pois pode criar expectativa na própria população de que o MS [Ministério da Saúde] está recomendando a flexibilização. Isso tem que ser feito de forma cautelosa”, acrescentou o assessor especial do ministro, Denizar Vianna.  

Equipamentos

Teich voltou a destacar que o principal problema no abastecimento de equipamentos são os respiradores.  A estimativa é obter entre 720 e 750 por mês. “Temos que ter sabedoria em como vamos distribuir. O que conversamos com os governadores e secretários é que distribuição esteja atrelada à capacidade de usar o leito. Se o que está faltando para o leito é ventilação mecânica, isso vai ser utilizado, e isso vai ser priorizado para situações mais complicadas”, observou.
Ele relatou que a equipe do ministério está buscando mapear os fornecedores desses equipamentos no país e no exterior. Mas que há uma concorrência dura em razão da demanda de outras nações. Este problema era uma reclamação recorrente do ex-titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta.

Recursos humanos

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do ministério, Mayra Pinheiro, informou que o programa de recrutamento de profissionais de saúde, batizado de “Brasil Conta Comigo”, tem um banco de dados de 902 mil trabalhadores, sendo 396 mil dispostos a atuar no enfrentamento à pandemia.
Cada profissional informou onde poderia atuar. Esse banco é disponibilizado aos estados, que podem fazer a solicitação de reforço para suas equipes. Um primeiro grupo já deve chegar no fim desta semana a Manaus para apoiar os profissionais da capital amazonense.

Interior de São Paulo registra mais cinco mortes por dengue

Dengue mata, cuide do seu quintal! 
Mais cinco mortes causadas por dengue foram registradas no interior paulista. Duas pessoas morreram em Mogi Mirim (uma mulher de 68 anos e uma de 28) e três, em Bauru (uma mulher de 73 anos e dois homens, com 80 anos e 74 anos). Em Mogi Mirim, foram confirmados de janeiro até hoje (13), 1.995 casos. No ano passado, foram registrados 51 casos no mesmo período.  Em Bauru, houve 827 confirmações.
De acordo com dados divulgados ontem (12), pelo Ministério da Saúde, 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, revelou que outras 627 cidades apresentam índice satisfatório. No total, 1.844 municípios brasileiros participaram do levantamento de janeiro a fevereiro deste ano. O aumento foi 26,38% em relação a 2014. No ano passado, 1.459 municípios fizeram a pesquisa no mesmo período.
O Ministério da Saúde registrou, até 7 de março, 224,1 mil casos de dengue no país, com aumento de 162%, comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 85,4 mil casos. Na comparação com 2013, houve redução de 47%, ano em que foram registrados 425,1 mil casos da doença. Embora tenha ocorrido aumento de casos na comparação do período, o número de óbitos caiu 32%, passando de 76 mortes, em 2014, para 52, neste ano. Também houve redução de 9,7% nos registros de casos graves. Este ano, foram confirmados 102 casos de dengue da foma mais grave. No ano passado, foram 113 casos. O ministério registrou 913 casos confirmados da doença com sinais de alarme.
O estado do Acre apresenta a maior incidência de dengue, com 695,4 casos por 100 mil habitantes, seguido por Goiás, com 401 por 100 mil habitantes, e São Paulo, com incidência de 281 casos por 100 mil habitantes.

Corpo de Ísis Helena é sepultado em Itapira, SP

A breve cerimônia reuniu familiares e amigos, além de alguns populares, sob clima de forte consternação.

Por Itapira News/Fotos: Paulo Bellini

Enfim, uma despedida digna. O corpo da bebê Ísis Helena foi sepultado na
tarde desta quarta-feira (29) no Cemitério Parque Municipal da Paz, em Itapira (SP). A breve cerimônia reuniu familiares e amigos, além de alguns populares, sob clima de forte consternação.

O pai da criança, Rafael Schotten, carregou o caixão da viatura funerária até o
túmulo. Emissoras de TV e outros órgãos de imprensa também acompanharam o sepultamento. Um dos momentos de maior comoção foi quando Rafael, em uma atitude considerada bastante altruísta e humana, acolheu a bisavó materna de sua
filha e a conduziu até a última despedida.


Flores em homenagem à bebê foram enviadas por grupos de voluntários que
se mobilizaram durante as buscas ao longo de quase dois meses de angústia e
mistério. A localização feita pela Defesa Civil de Itapira ocorreu após nova confissão da mãe, Jenifer Natália Pedro, que já tinha confessado a morte da filha.

Ela havia dito, no entanto, que tinha jogado o corpo nas águas do Rio do Peixe, novamente mobilizando as equipes de buscas e de investigação. O corpo foi removido pela Funerária São Luiz e levado ao IML (Instituto Médico-Legal) de Mogi Guaçu para exames, sendo liberado por volta das 15h30.
Jenifer, que já está presa preventivamente, é acusada de homicídio doloso,
ocultação de cadáver e falsa comunicação de crime. O laudo necroscópico
deve sair em até 30 dias.


A bebê Ísis Helena desapareceu no dia 2 de março de sua casa. Inicialmente,
a mãe disse que teria deixado ela dormindo e saído, não a encontrando ao
retornar. As investigações avançaram e ela acabou confessando a morte da
menina após ser presa.

De acordo com seu depoimento, a criança morrido durante a madrugada e ela
teria ficado com medo de represálias, optando por ocultar o corpo e esconder
toda a situação.

NOVA VERSÃO
O delegado seccional José Antônio Carlos de Souza disse que na tarde da
última terça-feira (28) recebeu uma ligação da Penitenciária Feminina de Mogi
Guaçu, sendo informado de que mãe da bebê desejava apresentar nova
versão sobre o corpo da menina.

Foi aí que Jenifer disse que gostaria de indicar o local em que havia enterrado
a bebê. Com as devidas autorizações judiciais, Jenifer foi trazida novamente a
Itapira junto dos investigadores, delegados, médico-legista e agentes penitenciários e as buscas ocorreram até o início da madrugada, sem sucesso.


Pela manhã, os trabalhos foram retomados à luz do dia e aí não precisou
muito tempo para que o corpo fosse encontrado. “A criança foi enterrada nua,
ela (mãe) tirou sua roupa e a fralda, jogou no rio, e a colocou no buraco de
barriga para cima”, disse.

O buraco foi cavado com uso de uma colher de pedreiro, que foi exibida pelo
delegado durante entrevista coletiva. Ainda segundo o seccional, Jenifer
deverá ser transferida brevemente para a Penitenciária Feminina de
Tremembé (SP).

Covid-19: Brasil tem 78.162 casos; 44% dos pacientes estão curados




O número de óbitos subiu para 5.466







O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (29), que o Brasil registra 78.162 pessoas com covid-19. O número de óbitos subiu para 5.466. A taxa de letalidade é de 7%.

Até o momento, 34.132 pacientes foram curados da doença.

São Paulo concentra o maior número de falecimentos (2.247). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (794), Ceará (441), Pernambuco (538), e Amazonas (380).

Além disso, foram registradas mortes no Maranhão (166), Bahia (96) Pará (137), Espírito Santo (76), Santa Catarina (44), Minas Gerais (80), Rio Grande do Sul (50), Paraná (82), Distrito Federal (28), Rio Grande do Norte (53), Amapá (31), Alagoas (41), Goiás (27), Paraíba (58), Roraima (seis), Piauí (24), Rondônia (15), Acre (17), Sergipe (12), Mato Grosso (11), Mato Grosso do Sul (nove), e Tocantins (três).

Edição: Liliane Farias
pandemia coronavírus covid-19 Ministério da Saúde

Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando

Lateral de clube paulista morre eletrocutado em acidente com pipa

Kaio Felipe, de 21 anos, do Independe de Limeira, morreu ontem após ser eletrocutado enquanto empinava pipa em São Paulo. Clube prestou solidariedade a família do jovem.

O lateral-esquerdo Kaio Felipe, de 21 anos, do Independente de Limeira, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto empinava pipa em São Paulo, na tarde de ontem.
O jogador estava acertado para defender o Independente na Segunda Divisão do Campeonato Paulista – equivalente à quarta divisão estadual, depois de ter passado pelo CSP, da Paraíba. Revelado pelo clube do interior paulista, ele já havia jogado no Independente no ano passado, quando disputou 22 jogos e marcou seis gols.
Nas redes sociais, o clube limeirense lamentou o ocorrido com o jovem jogador.
“É com sentimento de pesar que o Independente Futebol Clube comunica o falecimento do jogador Kaio Felipe. Externamos à família e amigos sinceras condolências”, postou o Independente.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...