sábado, 2 de maio de 2020

Pela primeira vez em 7 semanas, Espanha relaxa medidas de distanciamento social


Da CNN, em São Paulo
Pessoas caminham na orla de Barcelona.

Pessoas caminham, se exercitam e tomam sol na orla em Barcelona, na Espanha, neste sábado

Foto: Emilio Morenatti/AP/Agência Estado
Hoje, pela primeira vez nos últimos 49 dias, a Espanha afrouxou as medidas de isolamento desde que decretou estado de alerta, em 14 de março de 2020. Em plena primavera, o dia teve clima agradável, o que ajudou a concentrar um grande número de pessoas fora de casa.

Muitos aproveitaram para correr e andar de bicicleta sob o sol. No entanto, as pessoas ainda devem respeitar o distanciamento social, mas a multidão em alguns pontos tornou isso impossível.

A partir de segunda-feira (4) será obrigatório o uso de máscaras no transporte público espanhol. 14 milhões de unidades serão distribuídas gratuitamente.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou hoje um fundo social de 16 milhões de euros, destinados a despesas sanitárias e fundos de fomentação econômica. Durante pronunciamento oficial, o presidente pressionou a oposição e pediu o apoio no enfrentamento da pandemia e disse que “não há um plano B”.

Junto a empresários, pesquisadores, chefes de estado e líderes globais, Pedro também declarou, no último dia 24 de abril, apoio à campanha de arrecadação de fundos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para acelerar o trabalho de proteção contra a COVID-19, que começa na próxima segunda-feira (04)
As mortes pelo novo coronavírus na Espanha se mantiveram estáveis com 276 mortes nas últimas 24 horas. Até o momento, 25.100 pessoas morreram desde o início da pandemia. Depois dos Estados Unidos, o país está em segundo lugar entre os mais infectados do mundo, com 216.582 pessoas infectadas até o momento. E pouco mais da metade delas foi curada, com 117.248 de casos de recuperação.

No dia 31 de janeiro de 2020, foi confirmado o primeiro caso da doença na Espanha. E no dia 14 de março, o país declarou estado de emergência e restringiu o deslocamento em todo o seu território.

*Com informações do Estadão Conteúdo
.

Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da Covid-19 em todo o mundo


Últimas pacientes recebem alta nesta sexta-feira (1º) de hospital temporário que funciona em Madri, na Espanha — Foto: Sergio Perez/ Reuters
Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. O balanço, que sofre alterações constantemente, refere-se apenas aos casos da doença confirmados oficialmente.
Em todo o mundo, mais de 3,2 milhões de pessoas contraíram o novo vírus e mais 233 mil morreram por complicações da Covid-19.
Com mais de 1 milhão de infectados e 63 mil mortos, os Estados Unidos também lideram o ranking dos países com mais pessoas recuperadas (quase 154 mil). No segundo lugar, fica para a Alemanha que tem quase 127 mil recuperados entre os 163 mil infectados. O país, que tem 6,6 mil mortos, é apontado até o momento como um caso de sucesso na Europa devido à grande capacidade de testagem e por ter investido no rastreamento dos primeiros casos.
O Brasil aparece em 9º na lista com 35,9 mil pessoas recuperadas. (Veja abaixo mais informações sobre a pandemia no Brasil)
Os curados costumam relatar muita angústia e medo que enfrentam no processo de recuperação.

 
Em geral, as pessoas com quadros leves da doença não chegam a ficar hospitalizadas, mas precisam enfrentar o isolamento durante um período de 14 dias em suas casas para evitar que familiares também sejam contaminados.
Pessoas idosas e com doenças pré-existentes, como diabetes e doença cardíaca, tendem a desenvolver quadros mais graves da doença e precisar de hospitalização. A internação pode durar longos períodos e, alguns casos, é preciso de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipada com ventiladores. Em algumas cidades, nem sempre esses leitos estão disponíveis.

Sem cura, sem vacina

O mundo segue em alerta com o avanço do novo coronavírus, que foi identificado no fim de 2019 na cidade de Wuhan, na China, porque ainda não há cura nem vacina para a Covid-19.
Desde de 3 de março, quando o mundo superou os mais de 100 mil casos confirmados, o número de infecções aumentou rapidamente e chegou em menos de 2 meses a 3 milhões.
Por isso, a principal medida de contenção do avanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades em todo o planeta é o distanciamento social. O objetivo é fazer com que o número de infecções não dispare em um curto espaço de tempo e, assim, evitar um colapso dos sistemas hospitalar e funerário, como já aconteceu em algumas cidades, como Guayaquil, no Equador.

Brasil passa a China

Nesta semana, o número de mortes no Brasil chegou a mais de 6 mil e o de infectados passou de 85,3 mil. Os números mostram que o Brasil passou a China, mesmo com uma população menor. O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que a epidemia está em “franca ascendência” e que não é possível iniciar a liberação do isolamento.
Como não há testagem em massa, o Ministério da Saúde afirma que não há como saber exatamente quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no país. Boa parte dos infectados é assintomático ou apresenta sintomas leves e não chega a ser testada. A prioridade nos testes é para os pacientes graves, aqueles que precisam ser hospitalizados.
Existem evidências de subnotificação de mortes e casos graves de Covid-19 no Brasil, como o crescimento de quase 10 vezes o número de internações e de 1.035% de mortes por síndromes respiratórias.

No Amazonas, 94% dos leitos de UTI estão ocupados. Manaus, uma das cidades mais afetadas pela doença, o excesso de mortes levou a Prefeitura de Manaus enterrar corpos empilhados – a política foi abandonada após reação negativa dos parentes das vítimas.




Fonte: www.g1.globo.com

Brasil passa China em número de casos e é o 10º no ranking mundial de coronavírus

O Brasil registrou 435 novas mortes e 7.218 novos casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim do Ministério da Saúde.

Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre a nova pandemia ...
É o maior númO Brasil registrou 435 novas mortes e 7.218 novos casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim do Ministério da Saúde.


É o maior número de novos casos em um dia o recorde anterior era do dia anterior, 6.276.

Agora, o país tem ao todo 5.901 óbitos e 85.380 casos. Com isso, ultrapassou a China também em número de pessoas infectadas e é o 10º no ranking. O país asiático tem 83.944 casos confirmados, segundo a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a pandemia.

O Brasil já tinha passado a China, onde o vírus surgiu, em número total de mortes na terça-feira (28). Naquele dia, o país bateu um novo recorde de mortes registradas em 24 horas, com 474 novas vítimas e tinha registrado 5.017 mortes por Covid-19.
ero de novos casos em um dia o recorde anterior era do dia anterior, 6.276.

Agora, o país tem ao todo 5.901 óbitos e 85.380 casos. Com isso, ultrapassou a China também em número de pessoas infectadas e é o 10º no ranking. O país asiático tem 83.944 casos confirmados, segundo a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a pandemia.

O Brasil já tinha passado a China, onde o vírus surgiu, em número total de mortes na terça-feira (28). Naquele dia, o país bateu um novo recorde de mortes registradas em 24 horas, com 474 novas vítimas e tinha registrado 5.017 mortes por Covid-19.

Futuro presidente do TSE, ministro Roberto Barroso vê 'risco real' de adiamento das eleições deste ano


O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.
Foto: Reprodução/IlustrativaFoto: Reprodução/Ilustrativa
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.
“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Segundo o ministro, que sucederá a ministra Rosa Weber no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.
Barroso se disse ainda contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.
“Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, afirmou. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”
Para o ministro, o excesso de nomes para votação também comprometeria a qualidade do voto, para se fazer uma "escolha consciente".
Com G1

Incêndio atinge galpão de reciclagem e mobiliza Corpo de Bombeiros em Pedreira







Incêndio atinge galpão de reciclagem e mobiliza Corpo de Bombeiros ...



Fogo teve início na manhã deste sábado (2), no bairro Santa Rosa; não houve feridos.

Um incêndio em um galpão de reciclagem mobilizou o Corpo de Bombeiros em Pedreira (SP) na manhã deste sábado (2).

O fogo teve início às 7h, no bairro Santa Rosa, e ninguém ficou ferido.

As chamas foram controladas após 1h30 de trabalho, às 8h30, afirma a corporação.

O Corpo de Bombeiros de Amparo (SP) também foi ao local para prestar auxílio à ocorrência com três caminhões e três unidades de resgate. Ainda segundo os bombeiros, as equipes permanecem no local para retirar o material reciclável e realizar os trabalhos de rescaldo.

Nenhuma residência foi atingida pelo incêndio.

As causas do incidente não foram divulgadas até esta publicação.

FONTE E CRÉDITOS G1

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...