Ceará vive a pior seca dos últimos 50 anos (FOTO: Tribuna do Ceará)
De acordo com publicação no Diário Oficial, a irregularidade na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no território do Estado do Ceará e o registro de elevadas temperaturas vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal, ocasionando perdas das pastagens e lavouras, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas e comprometendo o padrão de qualidade de vida da população.
Mobilização e vigência
Com o novo decreto, o Governo autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a articulação e coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará nas ações de resposta ao desastre e reabilitação dos cenários afetados.
O decreto entra em vigor já nesta quarta, devendo ficar vigente por um prazo de 180 dias a contar do primeiro dia posterior ao fim do prazo estabelecido pelo Decreto Estadual.
Estado de emergência
O estado de emergência é decretado em casos de desastre de grande porte, como foi a seca no Ceará. Órgãos de monitoramento meteorológico e da defesa civil é que decretam o estado por tempo indeterminado. Decretado o estado de emergência, o município atingido pode pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos.
VIA GRITOS DE ALERTA / INF. Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário