Postagens

Mostrando postagens de Agosto 9, 2015

O ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo inspirou pessoalmente os autores dos livros da Bíblia para escreverem as Escrituras (2 Timóteo 3:16, 2 Pedro 1:20), e é na Bíblia que o Espírito Santo Se apresenta a nós como Pessoa divina. Isso é expressamente declarado (por exemplo) em João 14:16,17,26, 15:26, 16:7-15; Mateus 28:19, sendo esse fato implícito em toda a Bíblia. A revelação a Seu respeito é feita progressivamente como veremos a seguir: NO VELHO TESTAMENTOA personalidade e a divindade do Espírito Santo, também chamado Espírito de Deus, se revelam a partir dos Seus atributos e das Suas obras: A Sua onipotência é evidenciada em Sua participação no trabalho da criação (Gênesis 1:2, Jó 26:13, 33:4; Salmo 104:30), bem como Sua onipresença (Salmo 139:7-18). Em Seu relacionamento com a humanidade, Ele Se empenha (Gênesis 6:3), esclarece (Jó 32:8), imbui com capacidade construtiva e sabedoria (Juízes 3:10, 6:34, 11:29, 13:25), capacita pessoas a receber e proferir revelações divinas (Números 11:25; 2 Samuel 23:2) …

SINAIS E AS MARAVILHAS

Joel 2:28 a 32 Esta passagem da profecia de Joel começa com as palavras “acontecerá depois”, e isto é depois do início do milênio, quando o SENHOR estará no meio de Israel, como é mencionado no versículo anterior. A profecia de Joel se inicia descrevendo uma praga assustadora de gafanhotos, uma catástrofe futura identificada agora como o Dia do SENHOR. O Dia do SENHOR vai começar com o período da Tribulação, depois do qual Cristo virá e estabelecerá o Seu reino sobre a terra. No versículo 27 aprendemos que o Senhor a essa altura estará no meio de Israel. Segundo o Dr. Charles L. Feinberg, um cristão judeu e acadêmico judaico, “os versículos 28 a 32 formam o capítulo 3 do texto hebraico; e o capítulo 3 é o capítulo 4 do original. Ninguém vai estar inclinado a duvidar que a divulgação da verdade em Joel 2:28 a 32 é de importância suficiente para justificar um capítulo específico para essa passagem”. É muito importante notar a ocasião do cumprimento da profecia indicada nesta passagem, porqu…

A origem das primeiras comunidades cristãs nos Atos dos Apóstolos

As primeiras comunidades cristãs é sem dúvida, indispensável ponto de apoio e animação de nossas comunidades. Este tema foi desenvolvido fundamentando-se a luz dos Atos dos Apóstolos.As primeiras comunidades cristãs no livro dos Atos aparecem constituídas por várias comunidades. 

Todas elas se formaram e se organizaram vivendo a experiência do Cristo Ressuscitado, a experiência fraterna, fração do pão, oração, fidelidade ao ensinamento dos apóstolos e a Palavra de Deus. Lucas em sua narrativa dos Atos dos Apóstolos mostra o que aconteceu com os Apóstolos, aos quais Jesus tinha deixado o encargo de continuar no mundo a sua missão. (Atos 1,8). 

 Os Atos dos Apóstolos descrevem a ação do Espírito Santo, do testemunho dos Apóstolos, da fundação e da organização das primeiras comunidades, narra o que os primeiros cristãos fizeram e suportaram por serem fiéis ao Senhor ressuscitado: suas lutas, sofrimentos, alegrias, perseguições, e a missão de levar adiante a evangelização. Lucas também r…