(Mt 9 : 16-17)
Certo dia, os zeladores da lei mosaica incriminaram Jesus e seus discípulos pelo fato de não jejuarem em dia prescrito pelas usanças da Sinagoga. E o Mestre lhes replicou por meio de uma parábola .
"Ninguém põe remendo novo em roupa velha, porque o remendo de pano novo, contraindo-se, arrancaria parte da roupa velha, e ficaria pior o rasgão".
Jesus cita esta parábola, como a do fermento, é, certamente, uma reminiscência de Nazaré, onde Jesus passou a sua juventude. Não se usa um pedaço de tecido cru, ainda não lavado, para consertar um rasgão em roupa velha, já pruída pelo uso, porque o pano novo encolheria depois, alargando o rasgão da roupa velha. Para consertar roupa velha convém usar pano velho.
A mensagem de Jesus é algo como veste nova, ao passo que as tradições da Sinagoga, que mandam jejuar em tal e tal dia do calendário vigente, são roupa velha: ele e seus discípulos jejuarão, certamente, não por motivos externos de tradições humanas, mas por algum impulso interno.
ROUPA NOVA NÃO PRECISA DE REMENDOS .
E, para reforçar esta mesma idéia, Jesus acrescenta outra comparação,
que lembra o bazar de algum negociante de vinhos, em um dos becos da cidadezinha de Nazaré:
"Ninguém deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo (fermentando) rompe os odres velhos, e perdem-se tanto os odres como o vinho; vinho novo se deita em odres novos".
O vinho novo da mensagem do Cristo não cabe nos odres velhos dos costumes da Sinagoga, nos corações sujos , com mau cheiro , COM ODORES QUE VÃO ESTRAGAR O NOVO , e sim em odres novos , novos corações , VIDAS TRANSFORMADAS PELO PODER DO SANGUE DO SENHOR JESUS.
Até hoje, é costume no Oriente Médio guardar e transportar vinho e outros líquidos em odres feitos de pele de animal.
DEIXO VERSICULOS PARA SUA MEDITAÇÃO.
“Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.” (Mateus 9 : 16)A bíblia nos diz que Adão pecou e que seu pecado passou para todos os homens (todos os homens se tornaram como roupa velha e rasgada).
“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Romanos 7 : 7)
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5 : 12)Algum tempo depois veio a novidade: a lei de Moisés.
“Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.” (Romanos 5 : 13)A intenção real da lei era mostrar o tamanho do pecado do homem, o buraco imenso da roupa velha.
“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” (Romanos 3 : 20)Aqueles que tentam ser salvos por ela acabaram acabam tendo em si abundância de pecado ao invés de cura , pois a roupa velha nunca terá condições de suportar um remendo novo e assim seu buraco acaba ficando maior.
“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse…” (Romanos 5 : 20a)Por isso a nossa única opção de salvação é a Graça que foi estabelecida antes mesmo de Adão pecar, qualquer outra forma de salvação só nos piorará.
“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Romanos 7 : 7)
“Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.” (Romanos 7 : 8 )
“E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.” (Romanos 7 : 9)
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” (Romanos 7 : 14)
“…onde o pecado abundou, superabundou a graça;” (Romanos 5 : 20b)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2 : 8,9)
Bispo Roberto Torrecilhas
Via Gritos de Alerta.