quinta-feira, 14 de junho de 2012

Adolescentes matam e tiram coração de amiga em MG

Duas adolescentes de 13 anos mataram a amiga de infância Fabíola Santos Corrêa, de 12, e ainda arrancaram o coração da vítima. As duas suspeitas confessaram o crime, ocorrido em 26 de maio em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte, e estão internadas provisoriamente em um centro de reabilitação da capital. O corpo de Fabíola foi encontrado no último dia 7 em uma área conhecida como Mata do Japonês e ainda passa por perícia no Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil.
No dia do crime, a vítima saiu de casa com as colegas, que têm envolvimento com integrantes de uma quadrilha de tráfico de drogas que age na região. Segundo a polícia, as acusadas alegaram que no lote vago que costumavam usar para cortar caminho uma delas pegou uma faca para "dar um susto" em Fabíola, mas a menina reagiu e sofreu um corte no pescoço. Ela ainda tentou fugir, mas, de acordo com o delegado do município, Enrique Solla, como a situação havia saído do controle, elas resolveram matar a amiga com outras facadas, além de golpes de uma barra de ferro.

Segundo o delegado, as duas revelaram detalhes do crime e não mostraram arrependimento. "Elas tinham medo de que Fabíola contasse a rotina da quadrilha para facções rivais e disseram que iam dar um susto para ver se ela falaria", disse. Além de arrancar o coração da menina, as acusadas ainda cortaram um dedo de um dos pés da vítima.

As duas ainda puseram as partes do corpo em uma sacola para mostrar às mães. O plano, de acordo com o polícia, era alegar que estavam sendo ameaçadas por criminosos e dizer que foram obrigadas a matar um deles. Porém, o irmão de uma delas, de oito anos, enterrou os restos pensando se tratar de um coração de porco e um dedo de brinquedo.

Em depoimento, as meninas disseram que se arrependeram de ter levado as partes do corpo para casa e, no dia seguinte, as jogaram em um rio. Apesar da confissão, o caso continua sendo investigado. Isso porque a polícia não descarta a possibilidade de o crime ter sido cometido a mando de um traficante e de as partes serem uma prova de que elas cumpriram o que havia sido ordenado.


yahoo

Emissora de TV cristã exclui de sua programação pregadores adeptos à teologia da prosperidade

Emissora de TV cristã exclui de sua programação pregadores adeptos à teologia da prosperidade
Uma emissora de TV cristã nos Estados Unidos baniu de sua programação os pregadores que enfatizam o enriquecimento através da teologia da prosperidade.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
A DoersTV, comandada pelo pastor David Wright possui em seu site uma publicação em que afirma ser “um canal de TV cristão livre, com a missão de difundir o evangelho de Jesus Cristo” e que “enfatiza a segurança dos valores de entretenimento familiar para cristãos em todo o mundo, com mais de 21 canais abertos pela internet”, de acordo com informações do Christian News Wire.
A decisão tomada, de acordo com a informação divulgada pela assessoria de imprensa do canal, serve para manter fora de sua programação a veiculação de mensagens que caracterizem o “evangelho da prosperidade falsa”.
O contrato de uso do espaço na grade da emissora possui uma cláusula que também exclui qualquer pregador que seja pego em escândalos sexuais, mesmo com arrependimento público. Ministros que levem uma vida de luxo também não são bem vindos na DoersTV. “Basta é basta! Milhões de cristãos e não-cristãos estão doentes e cansados desses cafetões no púlpito” afirmou o diretor executivo do canal, David Wright.
Segundo o pastor Wright, muitos dos pregadores são incoerentes com a mensagem que transmitem: “Como podemos nós, os ministros de Deus, pregarmos o evangelho aos pobres e roubá-los ao mesmo tempo? Como podemos dizer ao marido para ser fiel quando estamos dormindo com a esposa dele? Como podemos pregar contra a homossexualidade e praticá-la ao mesmo tempo? Como podemos viver em mansões enquanto nossas congregações vivem na favela?”, questionou Wright.
O canal, com essa decisão, abriu mão de grande parte da receita que poderia arrecadar alugando espaço para televangelistas que propagam a teologia da prosperidade. “Eu sei que nós poderíamos fazer um caminhão de dinheiro cobrando essas igrejas e ministérios. Não que não precisemos do dinheiro, mas quando Jesus disse “de graça recebestes, de graça daí”, foi exatamente o que resolvemos fazer”, disse o pastor, revelando que o canal oferece espaço gratuitamente a igrejas que tenham interesse em veicular através da DoersTV.
Assista às transmissões da DoersTV neste link.

VIA GRITOS DE ALERTA .
G+

SÃO OS ADVENTISTAS CRISTÃOS?

Temos encontrado muitos evangélicos que não encontram nenhum problema em ter um adventista como irmão ou mesmo cultuar na mesma igreja (adventista ou não), pois, consideram os adventistas como cristãos. Por exemplo, Geoffrey Paxton, erudito anglicano, em seu livro O Abalo do Adventismo diz que os Adventistas:


Crêem na Santíssima Trindade, na Divindade de Cristo, no nascimento virginal, vida sem pecado e sacrifício expiatório de Cristo sobre a cruz, na sua ressurreição corpórea e ascensão à destra do Pai. Este não é um credo de uma seita não-cristã. (grifo meu) Não, seja o que for que pensemos sobre essa ou aquela doutrina ‘particular’ adventista, temos de reconhecer o movimento como sendo cristão. (grifo do autor).


Também é conhecido dos heresiólogos o fato de que o maior estudioso de seitas, o doutor Walter Martins em seu best-seller O Império das Seitas” nunca escreveu nada contra os Adventistas (também não escreveu sobre o Catolicismo Romano – NA). Um outro exemplo se dá na Revista Vinde de 18 de maio de 1997 que traz as palavras de um pastor adventista, o Sr. Josué de Castro, sobre o Sistema de Comunicação Adventista. Ele diz: “Nosso maior objetivo é aumentar cada vez mais o alcance de nossa mensagem de evangelização”(grifo meu). E qual é um de seus objetivos? Segundo ele é “que o Sistema Adventista de Comunicação pode ser um instrumento valioso para aproximar os adventistas dos demais segmentos evangélicos” (grifo meu).

Percebe-se que os adventistas vêm trabalhando em prol de apagar a imagem negativa que eles tem no meio evangélico. Programas como “Está Escrito”, “Voz da Profecia” ou grupos musicais como “Prisma”, “Arautos do Rei” fazem muito sucesso entre os evangélicos. Os CD’s musicais podem até ser encontrados em livrarias evangélicas. A liderança Adventista tem promovido “Seminários para Pastores Evangélicos”. Na Revista Adventista de 12/99, Rubens S. Lessa, redator-chefe da Revista, no editorial cujo titulo “A Cara da Igreja Adventista”, tenta passar ao leitor a imagem de uma igreja cristã. Diz ele: “Alguns nos tacham de judeus; outros de fanáticos, retrógrados e fora de época. E há os que nos consideram apenas uma seita.”(grifo meu).

É certo que encontramos aspectos positivos na IASD, tais como o seu programa de saúde, a fidelidade de seus membros quanto ao Dízimo, a manutenção de hospitais, seu cuidado quanto aos órfãos, viúvas e necessitados (Dorcas), etc. Sabemos que isso não é suficiente para a Salvação, mas devemos notar que isso é um aspecto positivo, e sendo assim, eu não posso deixar de aprova-los quanto a essas atitudes. O nosso propósito é verificar o aspecto Teológico.

Mas o que é a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD)? Quais os seus fundamentos? Poderia ela ser realmente uma igreja cristã? Ou será ela uma seita? Veremos que a IASD, apesar das aparências modernas, não mudou, mas continuam afirmando os pontos seus doutrinários que não tem respaldo nas Escrituras. Vejamos um breve histórico.



1. BREVE HISTÓRICO



Entre 1841 e 1844, William Miller – um orador Batista e capitão das forças armadas combatente na guerra de 1812 – lançou o “grande despertar do segundo advento” que eventualmente espalhou-se ao longo da maioria dos cristãos do mundo. Baseado em seus estudos da profecia de Daniel 8.14, Miller calculou que Jesus retornaria a terra em algum dia entre 1843 e 1844. Nada acontecendo na data marcada (22-03-1843) Samuel Snow, um seguidor de Miller, marca outra data: 22 de Outubro de 1844. Quando Jesus não apareceu, os seguidores de Miller experimentaram o que passou a ser conhecido como “o Grande Desapontamento”. Como chega-se a estas datas? Interpretando Dn. 8.14 da seguinte forma:


a) O Santuário era a Terra;

b) A purificação se faz pelo fogo o que acontecerá na vinda de Jesus (II Pe. 3. 9,10);

c) As 2300 tardes e manhas não são dias literais e sim proféticos, cada dia um ano(Nm. 14.34; Ez. 4.6);

d) O ponto de partida é 457a.C. (Dn. 9.25; Ed. 7. 11-26);

e) Chegando a 1.º data(1843) e nada aconteceu, refaz os cálculos considerando que entre 457 e 1843 só são 1299 dias, então falta um ano(um dia profético)


A interpretação correta de Daniel 8. 14 é, segundo os melhores comentaristas, a seguinte:


a) O carneiro com dois chifres(v.3) era o rei da Média e Pérsia(v. 20)

b) O bode(v.5) era o rei da Grécia(v.21);

c) A derrota infligida ao carneiro(v.7, 8) era da vitória da Grécia sobre a Média e Pérsia;

d) As quatros pontas que saíram do bode(v.8) era a divisão do reinado de Alexandre, que morreria(v.8) entre os seus quatros principais generais(v.22);

e) O chifre pequeno(v.9) é o mesmo do v. 23 e foi Antioco Epifânio(vv. 11, 12);

f) Ele foi governador da Síria entre 175 e 164a.C, profanou o santuário e o substituiu sacrifícios pagãos(leia 1 Macabeus 1. 21 –24 para o fato histórico; leia também Nm. 28. 1-3)

g) O santuário foi realmente purificado depois de 1150 dias(2300 tardes e manhas). Leia 1 Macabeus 4. 36-58.


Por não aceitarem a interpretação clara das Escrituras e da História(Macabeus) surgi, através de uma visão de Hiram Edson, que disse o seguinte:


“Vi distinta e claramente que o nosso Sumo Sacerdote, em vez de sair do lugar santo do santuário celeste, para vir à terra no dia sétimo do mês, ao fim de dois mil e trezentos dias, entrava naquele dia pela primeira vez no segundo compartimento do santuário e tinha uma obra a realizar no lugar santíssimo antes de voltar à terra


2. AVALIAÇÃO DOUTRINÁRIA



Se examinássemos a IASD de acordo com as características das seitas o que teríamos? Devemos lembrar que para ser considerado uma seita um grupo deve ter as seguintes características:


i. Exclusivismo, ou seja, ser considerada como a ÚNICA correta, a ÚNICA igreja ou grupo correto. Consideram-se como o ÚNICO caminho para a Salvação, mesmo a Salvação estando em Jesus Cristo, é necessário participar do grupo.

ii. Jesus Cristo – As seitas, embora utilizando o nome de Cristo, não lhe dão o devido valor. Algumas subtraem a Sua Divindade (Tj’s), outras negam a Sua Humanidade (Espíritas, LBV, etc) ou confundem-lhe com o Pai e o Espírito Santo (Ig. Evang. Cristo é Vida (Carlos Magno), Tabernáculo da Fé (William Marrior Braham), Ministério Crescendo em Graça (Apost. Miguel Ângelo), etc). A verdade é que cada seita concebe um Jesus para si diferente do Jesus apresentado nas Escrituras.

iii. Fonte de Autoridade: As Seitas, geralmente, possuem outra fonte de Autoridade além das Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Seja novas revelações, escritos ou os dois juntos. Algumas colocam os escritos de seus lideres ou profetas com igual ou superior valor à Bíblia (p.e: Os Mórmons, as Tj’s, Meninos de Deus, etc).

iv. Falsas Profecias: As seitas, principalmente as de caráter profético, tem, ao longo de suas histórias, feito profecias e marcado datas sobre eventos escatológicos: Ressurreição(Tj’s), Vinda de Cristo(Mórmons, STV), Destruição do Mundo(Borboletas Azuis), etc. Mas TODAS as profecias desse aspecto FALHARAM e FALHARÃO.

v. Salvação: As seitas têm em comum o fato de que a Fé não é suficiente para a Salvação, mas faz-se necessário algo mais. É a cooperação com Deus para o homem ser salvo (Graça e Obra) ou o homem salva-se a si mesmo através de suas obras.


Será que IASD passa nesses testes? Será que a IASD poderia suportar um exame de sua história, bem como um exame nos seus escritos? Vejamos:


2.1 É A IASD EXCLUSIVITA?



É notório a qualquer um que dialogue com um Adventista e logo vem a história da Igreja Remanescente. Veja esta declaração: “Sim, eu creio no futuro brilhante deste movimento porque não somos uma simples igreja entre as demais, porque somos o remanescente de Deus neste tempo do fim” (Revista Adventista Março/2001, pág. 10 - grifo meu). Observe que a declaração deixa claro que a IASD é ÚNICA. Leia-se o no Certificado de Batismo fornecido pelos adventistas onde constam algumas perguntas que devem ser feitas aos catecúmenos antes do batismo, e na de número 13 se lê: “Crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica...?” (grifo meu). Se o candidato responder negativamente poderá ele ser batizado? É claro que não!

O que, então, deseja a IASD sendo o Remanescente?


... a grande e maravilhosa mensagem dos três anjos deve ser levada avante, agora como nunca antes. O mundo deve receber a luz da verdade por meio do ministério evangelizador da palavra, contida em nossos livros e periódicos... Façamos o mundo ver que aqui estão ‘os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus’ (Apoc. 14:12).”(Revista Adventista, Fevereiro/2001 pág. 6 - grifo meu)


A atitude Adventista é, então de orgulho espiritual sobre as outras igrejas, pois sendo ela a Remanescente (lembre-se que o Remanescente é quem será salvo. Rm 9. 27!) possuem exclusivamente a verdade: “Os próprios adventistas chegavam mesmo a se vangloriar de que uma das evidências de possuírem a verdade era o fato de que seus membros, se alguns deles deixassem a igreja, não se uniam a nenhuma outra denominação.” (Revista Adventista Junho/2001, pág. 15) – grifo meu).

Sendo assim, ao tratar os evangélicos de irmãos estão usando de tática para o proselitismo, pois, somo considerados Babilônia:


As igrejas denominacionais caídas são Babilônia. Ela tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho é composto de doutrinas falsas, como imortalidade natural da alma, tormento eterno dos ímpios, negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do dia de Deus, santo e santificado. Várias igrejas apresentam ao mundo estes erros e outros semelhantes, cumprindo assim, as Escrituras que dizem: 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’  (grifos meus)


Diante disso, pode a IASD passar no 1.º teste? A resposta só pode ser um enfático NÃO!


2.2 JESUS CRISTO NA IASD



Espanta-me o fato de que a IASD embora faça a seguinte declaração sobre Jesus Cristo em seu Nisto Cremos no Fundamento 4: “Deus, o Filho Eterno, encarnou-se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria” faça também declarações que comprometem a o credo acima. Por exemplo, consultando o livro Prophets and Kings, p. 572 encontramos a seguinte declaração:


For three weeks Gabriel wrestled with the powers of darkness, seeking to counteract the influences at work on the mind of Cyrus; and before the contest closed, Christ Himself came to Gabriel's aid. ‘The prince of the kingdom of Persia withstood me one and twenty days’ Gabriel declares; ‘but, lo, Michael, one of the chief princes, came to help me; and I remained there with the kings of Persia.’ Daniel 10:13.”


No mínimo é estranha esta declaração sobre Cristo Jesus comparando-o Miguel. Isso não acontece apenas uma vez. Veja essa outra declaração:


Moses passed under the dominion of death, but he was not to remain in the tomb. Christ Himself called him forth to life. Satan the tempter had claimed the body of Moses because of his sin; but Christ the Saviour brought him forth from the grave. Jude 9.


Qual o texto citado para justificar este acontecimento? Judas 9 onde se lê que Miguel contendeu com Satanás. Talvez algum adventista diga que Cristo, enviando Miguel, ressuscitou a Moisés, mas em outro livro deixa claro que Miguel, para os adventistas, é Jesus, senão vejamos:


Moses passed through death, but Michael came down and gave him life before his body had seen corruption. Satan tried to hold the body, claiming it as his; but Michael resurrected Moses and took him to heaven. Satan railed bitterly against God, denouncing Him as unjust in permitting his prey to be taken from him; but Christ did not rebuke His adversary... He meekly referred him to His Father, saying, ‘The Lord rebuke thee.’


Fica claro que, comparando os dois textos, Miguel e Jesus são, para a IASD, as mesmas pessoas. Desta forma a IASD atribui a Cristo Jesus o papel de criatura e não Criador, negando-lhe a Divindade, pois, segundo as Escrituras há grande(qualitativamente e quantitativamente) diferenças entre Jesus e Miguel. Vejamos:

a) Jesus é Criador ( Jo1.3 ) , Miguel é criatura ( Cl 1.16 )

b) Jesus é Adorado por Miguel ( Hb 1.6 ), Miguel não pode ser adorado ( Ap. 22.8-9 )

c) Jesus é o Senhor dos Senhores ( Ap. 17.14); Miguel é “um DOS primeiros príncipeS” ( Dn 10.13)

d) Jesus é Rei dos Reis; Miguel é príncipe dos Judeus (Dn 12.1).

e) Jesus é ‘antes de TODAS as coisas’(Cl. 1.17); Miguel é ‘um dos PRIMEIROS príncipes’(Dn. 10.13)

f) Jesus é o ‘Filho Unigênito’(Único de sua classe)(Jo. 1.18; 3.16); Miguel é ‘arcanjo’(o primeiro anjo, o anjo principal, o cabeça dos anjos, etc)(J9)

Creio que isso é suficiente para mostrarmos que a IASD, mesmo professando um credo cristão, nos seus escritos dizem outra coisa.

Como se não bastasse o fato de confundir Jesus com Miguel, a IASD, pelo menos nos seus escritos, ainda admite que Jesus tinha uma Natureza Pecaminosa. Declara o Adventismo que:

Em Sua humanidade CRISTO participou de nossa pecaminosa natureza caída. Se assim não fosse, então, Ele não teria sido feito 'como Seus irmãos', não fora 'em todos os pontos tentado como nós somos,' não vencera como temos de vencer, e não é, portanto, o completo e perfeito Salvador que o homem precisa e deve ter para ser salvo. A idéia de que CRISTO foi nascido de uma mãe imaculada e sem pecado (os protestantes não reivindicam isto para a virgem Maria, [mas os católicos sim]), que não herdou tendências para o pecado, e que por isto não pecou, remove JESUS do mundo caído, e do próprio lugar onde a ajuda é necessária. Em Seu lado humano, CRISTO herdou exatamente o que todo filho de Adão herdam - uma natureza pecaminosa, caída. Do lado divino, desde a Sua própria concepção JESUS foi gerado e nascido do ESPÍRITO. E isto foi feito para colocar a humanidade em posição vantajosa, e para demonstrar que do mesmo modo que todos os que são 'nascidos do ESPÍRITO' podem ganhar semelhante vitória sobre o pecado em sua própria carne pecaminosa. Assim cada um deve vencer como CRISTO venceu (Apocalipse 3:21). Sem este nascimento não pode haver vitória sobre a tentação, e nenhuma salvação do pecado (João 3:3-7).

Certamente esse não é o Jesus das Escrituras, pois, Jesus Cristo é o “ente santo” (Lc 1.35), “sem defeito e sem mácula” (IPe 1.19), “sem mácula e irrepreensível” (II Pedro 3.14), “separado dos pecadores” (Hb 7.26) e que “não conheceu pecado” (II Coríntios 5. 21), que “nEle não existe pecado” (I Jo 3.5), que foi “tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hb 4.15), e veio “em semelhança de carne do pecado” (Rm 8.3). Esse é o verdadeiro testemunho das Escrituras. Nesse teste a IASD também não foi aprovada!

2. 3 FONTE DE AUTORIDADE.


O princípio protestante é o Sola Scriptura, ou seja, Ela é a ÚNICA regra de Fé e Prática dos cristãos, não tendo NADA e NENHUM outro livro que se iguale a Ela. “Sob o nome de Escritura Sagrada, ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros do Velho e do Novo Testamento (...) todos dados por inspiração de Deus para serem a regra de fé e de prática”(CFW. I, § 2). Mas será que a IASD suporta este teste? A IASD possui outra Fonte de Autoridade além da Bíblia? Sim, eles possuem. São os escritos da Sra. Ellen G. White(EGW). Arnaldo B. Christianini em seu livro Sutilezas do Erro p. 30 afirma sobre EGW:

O ‘Espírito de Profecia é o que segundo as Escrituras, a par com a guarda dos mandamentos de Deus, seria o característico da igreja remanescente. Compare-se Apoc 12.17 e 19.10, última parte. Este dom consiste precipuamente em dar ao povo de Deus mensagens diretas e especificas...” “Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato”(grifos meus)


Este texto deixa claro duas coisas: EGW foi e é uma profetisa e isso não tem como ser negado conforme acima; seus escritos ou palavras são profecias puras, elevadas e cientificamente corretas. Que isso é verdade se dá por essa citação:


Cremos que: 6. O ministério e os escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de profecia. 7. Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo e seus escritos, o produto dessa inspiração, tem aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia. Negamos que: 1. A qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White seja diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas.”(grifos meus)


Também no Nisto Cremos aparece tal declaração:

Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja Remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade, e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência”(grifo meu)

Neguem a IASD que eles não possuam outra fonte de autoridade. O ex-adventista Ubaldo Araújo Torres comenta um fato interessante sobre isso. Ele conta que em uma Assembléia da IASD, realizada em Dallas, EUA, no mês de abril de 1980 “foi aprovada uma resolução onde se diz que diz que Ellen White é ‘inspirada no mesmo sentido em que o são os profetas da Bíblia’ e que ‘como mensageira do Senhor, seus escritos são uma continuação e fonte de autoridade de verdade...’” Que tal resolução foi acatada pode ser vista no formulário da IASD sobre Informações Sobre os Candidatos ao Batismo onde se lê nas perguntas18: “Crê no Espírito de Profecia? Quantos livros já leu?”. A IASD não pode acusar as outras seitas de novas revelações e nem tampouco critica-las por terem livros igualados a Bíblia ou superior, pois eles mesmos admitem que também possuem um tríplice revelação: “Ao passo que, apesar de não desprezarmos o pensamento dos pioneiros, nós aceitamos como regra de fé a Revelação – Velho Testamento; Novo Testamento e Espírito de Profecia”.(grifo meu). Deixar de ler os escritos de EGW é “o deixar de aprender a verdadeira natureza de seus escritos quanto à inspiração e a infalibilidade”.(grifo meu)

O crer na sua mensagem (aquela de Miller e seus seguidores), também, implica em salvação:

Disse o meu anjo assistente. ‘ Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O destino das almas depende da maneira em que forem elas recebidas( grifo meu).


Em outro livro, Testemunhos Seletos, sob o título ‘Objetivo do Testemunho’, EGW diz:


Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de Seus profetas e apóstolos. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos Testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito de Sua vontade e da conduta que este deve ter.


Veja que enquanto a Bíblia nos diz que Deus nos falou através de Jesus(Hb. 1.1), EGW nos diz que foi através de seus escritos. Poderia a IASD, diante do exposto acima, dizer que eles não possuem outros livros como regra de fé e doutrina? Então, o que a torna diferente dos Mórmons, Tj’s ou Católicos com sua Tradição e o Sagrado Magistério? Quanto ao terceiro teste, IASD, ‘pesado foste na balança e foste achada em falta’


2.4. FALSAS PROFECIAS



Neste tópico continuaremos a examinar a profetisa da IASD, pois, segundo Arnaldo, tudo quanto ela escreveu foi ‘cientificamente correto e profeticamente exato’.

Por falsa profecia dizemos as predições sobre acontecimentos futuros ou declarações que contrariem frontalmente as Escrituras. Não são apenas falsas doutrinas. Será que a IASD, ou melhor, a Sr. EGW já escreveu algumas coisas que não fossem ‘cientificamente correto e profeticamente exato’? Consultemos as suas obras e tiremos as conclusões.


A. Sobre a Segunda Vinda de Jesus


Por algum tempo depois da decepção de 1844, mantive, juntamente com o corpo do advento, que a porta da graça estava para sempre fechada para o mundo. Este ponto de vista foi adotado antes de minha primeira visão. Foi a luz a mim concedida por Deus que corrigiu nosso erro, e habilitou-nos a ver a verdadeira atitude.”

Comentário

Observe que a própria EGW admite que teve a porta da graça fechada para o mundo e para justificar-se de seu erro diz que isso foi ante da primeira visão. Será, então, que o que ela escreveu antes dessa ‘primeira visão’(1864) não era inspirado? Se assim o for, então, Arnaldo está errado em admitir que TUDO que ela escreveu ou disse foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato. Deveria ele dizer: “Tudo depois da primeira visão blá-blá-blá, blá-blá-blá...”.

É óbvio que seria necessário advertir os que se pusessem a marcar novas datas para a Vinda de Cristo, então ela recomenda:

Precavenham-se todos os nossos irmãos e irmãs de qualquer que marque tempo para o Senhor cumprir Sua Palavra a respeito de Sua vinda, ou acerca de qualquer outra promessa de especial importância, por Ele feita. "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder." Atos 1:7. Falsos mestres podem parecer muito zelosos da obra de Deus, e podem despender meios para apresentar ao mundo e à igreja as suas teorias; mas como misturam o erro com a verdade, sua mensagem é de engano, e levará almas para veredas falsas. Deve-se-lhes fazer oposição, não porque sejam homens maus, mas porque são mestres de falsidades e procuram colocar sobre a falsidade o sinete da verdade.”(grifo meu)


Mas será que ela consegue ficar sem trazer alguma revelação ao povo? Não, ela não consegue:

Então Jesus os animava, levantando Seu glorioso braço direito, e de Seu braço saía uma luz que incidia sobre o povo do advento, e eles clamavam: ‘Aleluia!’ Outros temerariamente negavam a existência da luz atrás deles e diziam que não fora Deus quem os guiara tão longe. A luz atrás deles desaparecia, deixando-lhes os pés em densas trevas, de modo que tropeçavam e, perdendo de vista o sinal e a Jesus, caíam do caminho para baixo, no mundo tenebroso e ímpio. Logo ouvimos a voz de Deus, semelhante a muitas águas, a qual nos anunciou o dia e a hora da vinda de Jesus. Os santos vivos, em número de 144.000, reconheceram e entenderam a voz, ao passo que os ímpios julgaram fosse um trovão ou terremoto. Ao declarar Deus a hora, verteu sobre nós o Espírito Santo, e nosso rosto brilhou com o esplendor da glória de Deus, como aconteceu com Moisés, na descida do monte Sinai(grifo meu)


Aí está, caro leitor. A Sra. EGW é mais importante que o Filho de Deus e os Anjos, pois, enquanto estes não sabiam o dia e a hora da vinda do Filho do Homem, ela soube!(Mc. 13. 32; At. 1.7). Pressionada pelas pessoas quanto a essa visão sobre a hora, ela declarou: “Não tenho o mais leve conhecimento quanto ao tempo anunciado pela voz de Deus. Ouvi a hora proclamada, mas não tinha lembrança alguma daquela hora depois que saí da visão

Sem comentários!


B. Contradições da Sra. White


Para ser considerada profetisa a Sra. EGW não pode ter errado nem cometido contradições em seus escritos e, principalmente, contra as Sagradas Escrituras. Mas não é o que acontece com aquela que escreveu tudo de maneira exata. Vejamos algumas.


a. É possível apressar a Vinda de Cristo?(Contradição em seus escritos)


NÃO - “Mas, como as estrelas no vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança.

SIM- “Dando o evangelho ao mundo, está em nosso poder apressar a volta de nosso Senhor. Não nos cabe apenas aguardar, mas apressar o dia de Deus. II Ped. 3:12. Houvesse a igreja de Cristo feito a obra que lhe era designada, como Ele ordenou, o mundo inteiro haveria sido antes advertido, e o Senhor Jesus teria vindo à Terra em poder e grande glória.


b. Quando foi concebido o Plano da Salvação?(Contradição com a Bíblia)


ANTES DA QUEDA -Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”(I Pe. 1. 18-20); “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”(II Tm. 1. 9)

DEPOIS DA QUEDA – “O reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem, quando fora concebido um plano para a redenção da raça culpada. Existiu ele então no propósito de Deus e pela Sua promessa


  1. De onde virá a Cidade Santa?

Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto.


d. Devemos Comer Carne?(Contradição quanto a saúde)

SIM - “Se o comer carne de porco fosse pecado aos olhos do céu, nesta dispensação, o Novo Testamento teria, de algum modo, nos ensinado o fato.”; “A Carne é Estimulante.

Os resultados imediatos do uso da carne podem ser, na aparência, revigoramento do organismo, mas isso não é razão para ela ser considerada o melhor artigo no regime alimentar.”(grifo meu)

NÃO – “No tocante ao alimento cárneo, devemos instruir o povo a nele não tocar. Seu uso é prejudicial ao melhor desenvolvimento das faculdades físicas, mentais e morais.


Concordo com certo autor Adventista, que corajosamente escreveu: “Quem der um mergulho profundo nas águas gostosas do Espírito de Profecia, por certo emergirá trazendo na face o amargo aspecto da confusão.”(A Sacudidura e os 144.000, p. 176). Finalizando esta parte faço minhas as palavras de EGW quanto aos Falsos Profetas: “Há também sonhos falsos, como há falsas visões, que são inspirados pelo espírito de Satanás.”(Testemunhos Seletos, vol II, 274).Não estaria a Sra. EGW incluída em suas palavras? Com a palavra os Adventistas!


2.5 SALVAÇÃO PELAS OBRAS



Este ponto é comum em todas as seitas. A Graça de Deus não é suficiente para salvar o homem, então este precisa salvar-se por si só e a Graça apenas ajuda-o. O Sacrifício Expiatório de Cristo é reduzido a um exemplo ou apenas um meio do homem conseguir se salvar. Cristo Jesus, segundo a teologia das seitas, não salva ninguém, apenas possibilita. Há, ainda, algumas que admitem que o Sacrifício de Jesus não foi completo. Em geral todas as seitas pregam a salvação pelas Boas Obras, ou seja, as Boas Obras é o meio para se obter a Salvação, contrariando a Teologia Bíblica da Salvação pela Fé(Is. 53. 4-12; 55. 1-7; 59. 1-21; Ez. 36. 21, 25-27; Jo. 3. 15-18, 36; 6. 35-40, 47; 20. 31; At. 16. 31; Rm. 3. 28; 4. 3-5; 5.1; Ef. 2. 8-10; Tt. 3. 3-6; etc.). Será que a IASD, mesmo declarando salvação pela graça, a IASD, nos escritos de EGW reconhece, pois nunca negou tal fato, a Salvação pela Obras. Vejamos algumas passagens.


a. Precisamos das nossas Obras para sermos Salvos?


Oh, how important that you see the work to be done for you, before it shall be forever too late! Now Jesus invites you to come to Him, and to learn of Him, for He is meek and lowly of heart. The promise He has given you is sure, that you will find rest in Him. You have a great work to do. Deceive not your own souls, but examine yourselves as in the light of eternity. It is impossible for you to be saved as you are.(grifos meus)

Comentário:

Não tem como negar que a IASD, através de sua profetisa ensina a salvação por esforço do homem. Qual a ‘grande obra’ que o homem tem que fazer? Que é impossível ele ser salvo como está tudo bem, mas é impossível À ELE, mas não para Deus, a quem tudo é possível.(Lc. 18. 24-27).

O fato é que a IASD crer, através de sua profetisa, que a Salvação é um ato humano. Deus não pode salvar o homem sozinho e ele precisa fazer a sua parte:


God cannot save man against his will from the power of Satan's artifices. Man must work with his human power, aided by the divine power of Christ, to resist and to conquer at any cost to himself (...) Man must do his part


Certamente essa não é a visão da Reforma Protestante, onde o Sola Fides é apregoada, mas a IASD admite que a Salvação é um ato do homem: “Every member of the body should feel that the salvation of his own soul depends upon his own individual effortgrifo meu)


b. Guardar o Sábado implica em Salvação

Devemos cada sábado fazer um balanço para verificar se a semana finda nos trouxe lucro ou prejuízo espiritual. Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna.”(grifo meu).


Comentário:

Converse com um Adventista sem que ele fale sobre Sábado. Certamente você não conseguirá, ou melhor, ele não conseguirá. Embora digam que o Sábado não salva, eles não podem negar a declaração acima. Eis o dilema: Se EGW é inspirada então ela não pode errar; Se ela errou nesse ponto não teria errado em outros? O certo é que tal declaração coloca os Adventistas em xeque. Pergunto: O Sábado implica ou não em salvação? Desafie a um Adventista a contrariar publicamente em sua igreja as declarações de EGW. E para mostrar que não é uma citação apenas, observe esta outra: “O sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem.”(grifo meu). Quem são os que servem a Deus? De acordo com o texto acima são os guardadores do Sábado. Sendo assim, todos os outros não servem a Deus!

Que a IASD admite a salvação pelas Obras é comprovado largamente nos escritos de sua profetisa.


  1. Pode-se ter certeza de salvação?


Pergunte a um Tj’s, Mórmon ou qualquer adepto de uma seita se eles tem certeza de sua salvação? É certo que não, pois, dependendo de suas Obras nunca serão justificados perante Deus, o que se dá pela fé(Rm. 5.1). Nesse mesmo aspecto se encontram os Adventistas: “Those who accept the Saviour, however sincere their conversion, should never be taught to say or to feel that they are saved. This is misleading[36](grifo meu)


Comentário:

As Escrituras ensinam que é possível ter certeza de salvação. Assim referiu-se o Apóstolo Paulo “para NÓS que SOMOS salvos”(I Co. 1.8). de igual forma escreveu João: “Quem CRÊ em mim TEM a vida eterna”(Jo. 6. 47).

Creio que isso é suficiente para mostrar que a IASD não é aprovada no teste sobre Salvação. Eles não podem afirmar Sola Fides. Portanto, não se enganem com o discurso sobre Justificação pela Fé promovida pela IASD. É apenas uma forma de aproximar-se dos evangélicos para incutir-lhes a doutrina da ‘pedra de toque pela qual se sabe quem serve ou não a Deus’


2. 6. OUTRAS DOUTRINAS DA IASD



  1. Sono da Alma ou Mortalidade da Alma


Para a IASD ao morrer o homem ele entra num estado de sono. Não há, portanto, alma no homem. Diz o Nisto Cremos: “a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas”.(grifo meu) Para EGW o primeiro sermão pregado sobre a Imortalidade da Alma aconteceu no Éden através de Satanás. Ela diz: “A grande mentira original dita por ele a Eva no Éden: "Certamente não morrereis" (Gên. 3:4), foi o primeiro sermão pregado sobre a imortalidade da alma.”(grifo meu). “A teoria da imortalidade da alma foi uma das falsidades que Roma tomou emprestadas do paganismo, incorporando-a à religião da cristandade.


Refutação:

  1. Ao morrer o homem, diz as Escrituras que seu espírito sobrevive(Mt. 10. 28; Ec. 12.7)
  2. O espírito separa-se do corpo na hora da morte(Lc. 20. 37, 38; 23. 43; At. 7. 59)
  3. Ele continua consciente de si mesmo com todas as suas faculdades em atividades depois da morte, seja ímpio ou justo(Lc. 16. 19-31; II Co. 5. 6-8; 12. 2-4; Fil. 1. 21-23; Hb. 12. 23; Ap. 6. 9-11; )
  4. O dormi tem referencia ao corpo(Mt. 27. 52) e não a alma(Dt. 34. 5, 6 e Mt. 17. 1-3)


  1. O Bode Emissário


A doutrina do Bode Emissário é explicado na seguinte passagem do livro de EGW:


No dia da expiação o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta da congregação entrava no lugar santíssimo com o sangue desta oferta e o aspergia sobre o propiciatório, diretamente sobre a lei, para satisfazer às suas reivindicações. Então, em caráter de mediador, tomava sobre si os pecados e os retirava do santuário. Colocando as mãos sobre a cabeça do bode emissário, confessava todo esses pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o bode. Este os levava então, e eram considerados como para sempre separados do povo(...) Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. ... Quando Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena final.


Talvez esta seja a doutrina mais estranha da IASD. Uma interpretação um tanto exótica da passagem de Levítico 16. 5. Explicitamente a IASD ensina que Satanás carrega pegado, mesmo que no final! Natanael Rinaldi assim confirma o fato:

“a. os pecados dos crentes são lançados no santuário do céu e lá ficam; b. os pecados do santuário celestial são transferidos depois para Cristo e tornam-se dele; c. estes pecados de Cristo, na sua segunda vinda, são lançados sobre Satanás e ficam-lhe a pertencer; d. quando Satanás for aniquilado, também os pecados serão; e. a suam, a essência do plano da salvação dos IASD: O salvador não é Cristo e sim Satanás”(grifo dele). Na pior das hipóteses Satanás passa a ser co-redentor!


Refutação:

Comentando a passagem de Lev. 16, o Dr. McNair diz:


A verdade é que os dois bodes são uma oferta pelo pecado (vrs. 5) e, evidentemente, uma dupla representação de Cristo, e o ponto principal é que os pecados pelos quais o primeiro morre são levados embora pelo segundo. Tudo isso é bastante simples, e não precisa de idéias esquisitas, que somente obscurece o sentido. Assim o bode não é de modo algum enviado a Satanás


As Escrituras nos dizem que é Cristo quem leva os pecados(Is. 53. 4, 10; Mt. 8. 16, 17; Jo. 1. 29; I Pe. 2. 24; 3. 18). Ele é a propiciação pelos nossos pecados(Rm. 3. 25; I Jo. 2. 2). Em lugar nenhum da Bíblia diz que Satanás levará o pecado de quem quer que seja!


  1. A Observação do Domingo


Para todos os Adventistas a Observância do Domingo constitui apostasia. Senão vejamos: “A lei da observância do primeiro dia da semana é produto de uma cristandade apóstata. O domingo é filho do papado, exaltado pelo mundo cristão acima do sagrado dia de repouso de Deus.”(grifo meu). E que sua Observância é fruto, também, do ‘mistério da iniqüidade’: “A observância do domingo deve sua existência como assim chamada instituição cristã, ao ‘mistério da iniqüidade’; e sua imposição será o virtual reconhecimento dos princípios que são a pedra angular do romanismo.”grifo meu).

Mas será isso que as Escrituras desejam nos ensinar sobre o quarto mandamento? O Rev. Onézio Figueiredo em um trabalho realizado sobre o Adventismo nos diz que “da Dispensação da lei para a dispensação da graça tudo se modificou, inclusive o fixismo sabático do legalismo mosaico, pois Cristo é o Senhor do Sábado, isto é, o Sábado é que se submete a ele.”. Vejamos as razões pelas quais os Cristãos observam o Domingo:

a. Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana(Mc. 16.1 e pas. par.)

b. O primeiro dia da semana foi o dia especial das manifestações de cristo ressuscitado. Manifestou-se cinco vezes no primeiro domingo e outra vez no Domingo seguinte (Lc 24.13, 33-36; Jo 20.13-19, 26).

c. O Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecoste, um dia de Domingo (Lc 23.15,16-21; At 2.1-4).

d. Os cristãos dos tempos apostólicos costumavam se reunir aos Domingos para celebrar a Santa ceia do Senhor, pregar, e separar suas ofertas para o Senhor(At 20.7; I Co 16.1,2).

O DOMINGO NA HISTÓRIA.


A história confirma a prática da guarda do domingo antes do decreto regulamentador de Constantino:

Carta de Barnabé( 100 d. C.): “Nós celebramos o oitavo dia com regozijo, no qual Jesus ressuscitou da morte, e após ter aparecido, subiu aos céus”

Inácio de Antioquia( 107 d. C.): “Não sejais enganados com doutrinas estranhas, nem com fábulas velhas, que não são proveitosas. Pois se ainda vivemos conforme a lei judaica, reconhecemos que não recebemos a graça...Se, portanto, aqueles que foram educados segundo a antiga ordem de coisas alcançaram a posse de uma nova esperança, não mais observamos o Sábado, vivendo na observância do Dia do Senhor( Kuriachê Hemera), no qual também nossa vida reviveu por ele e por sua morte”

Ainda Inácio de Antioquia( 110 d. C.), em sua Carta aos Magnesianos, cap. IX:1: “O cristão, deixando a velha ordem, já não guarda o Sábado, senão o Domingo, dia em que também amanheceu nossa vida por graça do Senhor emérito de sua morte”. Policarpo, discípulo do apóstolo João, recomendou os escritos de Inácio.

O Didachê, documento dos primeiros tempos da Igreja: “Reunindo-vos no dia do Senhor, parti o pão e daí graças, para que o vosso sacrifício seja puro”. Obs.: O Didachê usa a expressão: “he Hemera Kuriachê” , “Dia do Senhor”, a mesma usada em Ap. 1. 10, sempre traduzida para o latim por “Dies Domini” = Domingo.

Justino Mártir( 145 d. C.): “E, no dia chamado Domingo, todos, quer das cidades quer dos campos, reunem-se em um lugar; lêem as memórias dos apóstolos e dos profetas; trazem pão e vinho; dando graças, o presidente ora e o povo responde: Amém. Todos nós fazemos reuniões comunitárias aos domingos, porque é o primeiro dia da semana no qual Deus formou o mundo; e porque Jesus Cristo nosso Salvador, nesse dia, ressuscitou dos mortos. Pois ele foi crucificado no dia que precedeu o de Saturno(Sábado), e, no dia seguinte ao de Saturno, que é o dia do sol, tendo aparecido aos seus discípulos e apóstolos, ensinou-lhes estas coisas que nós também submetemos à vossa consideração”.

Dionísio, Bispo de Corinto(170 d. C.), no seu comentário das cartas paulinas à Igreja de Corinto, no primeiro capítulo, afirma que a Igreja havia passado a guardar o “Dia do Senhor”- Domingo

Clemente de Alexandria( 194 d. C.): “Ele, cumprindo o preceito, guarda o Dia do Senhor, quando abandona toda má disposição e glorifica a ressurreição do Senhor em si mesmo”

O gnóstico sírio Bardesanes de Edessa( 180 d. C.): “Em certo dia, o primeiro da semana, reunimo-nos, lendo e abstendo-nos de alimentação”.

Tertuliano(200 d. C.): “Da mesma maneira, se não destinamos o “Dies Solis” ao gozo de um motivo muito diferente do da adoração do sol, temos semelhança com alguns de vós(judeus), que consagram o dia de Saturno à recriação e ao luxo. Aquele que defende a guarda do Sábado e da circuncisão tem de provar que Adão e Abel e os bispos da antigüidade observavam estas coisas”. Note-se que este é um texto apologético em defesa do Domingo contra os judaizantes.

Orígenes( 225 d. C.): “Nós costumamos guardar certos dias, como, por exemplo, o Dia do Senhor”

Anatólio, Bispo de Laodicéia(270 d. C.): “A festa solene da ressurreição do Senhor deve ser comemorada no Dia do Senhor”.

Constituições Apostólicas, seção 7ª,( III século): “No dia da ressurreição do Senhor, isto é, no “Dia do Senhor”, não deixeis de vos reunir, dando graças a Deus”.

Cipriano, Bispo de Cartago( III Século): “Quando, porém, Cristo veio, tudo, em verdade, foi cumprido. Pela razão do oitavo dia, isto é, o primeiro dia depois do Sábado, ser aquele em que o Senhor havia de ressuscitar e vivificar-nos, dando-nos a circuncisão do espírito; assim, o oitavo dia, também chamado “Dia do Senhor” veio antes em figura”.

Pedro, Bispo de Alexandria( 306 d. C.): Nós guardamos o Dia do Senhor como o dia de alegria por causa daquele que nesse dia ressuscitou”.

Euzébio de Cesaréa, grande historiador( fim do s. III e início do IV), descrevendo a vida da Igreja cristã, sobre o domingo registra: “Nesse dia, o primeiro da luz( Gn 1), e o dia do verdadeiro sol(Cristo), nós nos reunimos, depois de um intervalo de seis dias, e celebramos o Sábado santo e espiritual, como fazem os cristãos reunidos através de todo o mundo”.

  1. O Juizo Investigativo

Esta doutrina é o pilar do Adventismo. Se mostrarmos que ela não se harmoniza com as Escrituras o sistema Adventista desmorona. O que é o Juízo Investigativo?

Com o Grande Desapontamento(1844) os Milenaristas ficaram tristes porque nada aconteceu. Cristo não voltou. Mas isso não foi motivo de não terem esperança. A jovem Ellen Harmon(futura EGW) convenceu ao grupo que Cristo havia vindo, mas não à terra, mas entrado no ‘santuário do céu’. Dez anos depois Tiago White, agora esposa de EGW cunhou o nome ‘Juízo Investigativo’ que é a atividade de Cristo quando,


Ele foi empossado como nosso grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessório por ocasião de Sua ascensão. Em 1844, no fim do período profético dos 2.300 dias, Ele iniciou a segunda e última etapa de Seu ministério expiatório. É uma obra de juízo investigativo, a qual faz parte da eliminação final de todo pecado, prefigurada pela purificação do antigo santuário hebraico, no Dia da Expiação


Sendo assim, Juízo Investigativo é a entrada de Cristo Jesus, desde 1844, em que está investigando os registros de vida de todos os professos crentes (primeiro dos mortos, depois dos vivos) para determinar se eles merecem a vida eterna.
Depois de pessoas terem sido julgadas assim, os pecados daquelas que passam nesta prova são apagados nos registros. Observe que nesta situação nenhum crente adventista tem a certeza de terem os seus pecados perdoados(veja a declaração abaixo). E ainda por cima declara que a Redenção é Incompleta, pois, há uma ‘segunda e ultima etapa de Seu ministério expiatória’.


Destarte, os que seguiram a luz da palavra profética viram que, em vez de vir Cristo à Terra, ao terminarem em 1844 os 2.300 dias, entrou Ele então no lugar santíssimo do santuário celeste, a fim de levar a efeito a obra final da expiação, preparatória à Sua vinda.” “é impossível que os pecados dos homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deve ser investigado.


Mas será que essa doutrina tem apoio Escriturístico? Certamente se essa é uma doutrina bíblica importante deve haver na própria Bíblia algo sobre ela. Mas, o mais estranho é que as Escrituras nos dizem que Cristo entrou o céu, está sentado a Destra da Majestade INTERCEDENDO por nós!(Leia: At. 7. 55; Rm. 8. 34; Ef. 1. 20; Col. 3.1). A IASD está errada quanto a data em que Cristo entrou no Santuário Celeste; quanto a local em que Cristo entrou e quanto ao trabalho realizado por Cristo hoje no céu.


    1. Quanto a Data – Veja explicação sobre as 2300 tardes e manhas apresentadas no começo.
    2. Quanto ao Local – Segundo as Escrituras Jesus entrou no Santo dos Santos ou Santíssimo do Santuário Celestial 40 dias depois de sua ressurreição. Cristo não se tornou Sumo Sacerdote em 1844, mas já antes do ano 70- possivelmente entre os anos 64-68 - como registra o livro de Hebreus: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão”. (Heb. 4. 14. cf. 4. 15; 5. 1, 5, 10; 6. 20; 7. 26; 8.1). Ainda quanto ao local de Sua entrada encontramos nas Escrituras a prova de que Cristo entrou no Santíssimo em Hebreus 10. 19, 20: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”. Como pois, diz a Sra. EGW que Cristo entrou no ‘entrou Ele então no lugar santíssimo do santuário celeste? Só sendo fruto de uma imaginação muito fértil mesmo. Impressiona o fato claro das Escrituras em dizer isto, mas a Sra. EGW contradiz frontalmente. Com quem você ficará? Com as Escrituras ou com a invenção Whiteana?
    3. Quanto ao Trabalho Realizado – Cristo conclui a sua obra expiatória na Cruz do Calvário(Jo. 19.30) ou como registra Hebreus(sugiro a IASD que leia mais este livro)1. 3: “havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”; 9. 11, 12: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”. Observe que Cristo conclui de uma vez por todas o seu sacrifício vicário. Agora ele possui outra atividade: Ele Intercede por nós(Rm. 8. 34); Ele Advoga por nós(I Jo. 2. 1); Heb. 7. 25: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES.
    4. Finalizo esta parte com a interpretação da CFW VIII § 8 sobre a Mediação de Cristo: “Cristo, com toda a certeza e eficazmente aplica e comunica a salvação a todos aqueles para os quais ele a adquiriu. Isto ele consegue, fazendo intercessão por eles e revelando-lhes na palavra e pela palavra os mistérios da salvação, persuadindo-os eficazmente pelo seu Espírito a crer e a obedecer, dirigindo os corações deles pela sua palavra e pelo seu onipotente poder e sabedoria, da maneira e pelos meios mais conformes com a sua admirável e inescrutável dispensação.”


Bom, prezado leitor, você que conseguiu chegar até aqui pode tirar as suas conclusões. Vimos que a IASD não foi aprovada nas Cinco Características apresenta acima; vimos que, também, não se harmonizam com as Escrituras. Será que a IASD pode ser considerada Cristã? Não há como acreditar que eles não sejam uma Seita e perigosa, pois, se utilizam partes de um Credo Cristão (Escritura, Trindade, Nascimento Virginal de Cristo, Ressurreição Física de Cristo e Sua Ascensão, etc), mas no âmago possuem outra Fonte de Autoridade, comprometem a Natureza Divina de Cristo confundindo-o com Miguel, e a Natureza Humana contaminando-lhe com o Pecado, Sua Expiação e a Providência da Salvação. Sendo assim, a resposta da Pergunta feita no início só pode ser Negativa!


APESCA –REFORMADA – Associação de Protestante que Estudam Seitas em Casa Amarela – Todos os Direitos Reservados.

Sem. Gaspar de Souza

(Pesquisador – Presidente)


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...