Postagens

Mostrando postagens de Abril 21, 2013

Evangélicos atuam forte nas assembleias legislativas

Imagem
Em quase todas as Assembleias Legislativas do Brasil, o número de deputados evangélicos cuja atuação política é marcada por sua religião é bem maior que o de católicos, revela levantamento inédito.

Em todos os Estados, aqueles que se declaram católicos ainda são maioria da população.

Assim como no Congresso, que tem uma frente evangélica oficial, nas Assembleias também são os pentecostais que trazem suas convicções religiosas e morais para o topo de sua agenda. É um fenômeno relativamente novo no Brasil, que resulta de uma mobilização de diversas igrejas pentecostais - principalmente a Assembleia de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus e a do Evangelho Quadrangular - para ocupar espaço no Legislativo, na mídia e na paisagem das cidades, com seus templos espalhados pelo Brasil (e por muitos países do mundo).

Dos Estados mais ricos e populosos, o Rio de Janeiro é o que tem a maior fatia de evangélicos militantes em sua Assembleia Legislativa: 21%, próximos dos 29% de evangélicos na po…

Rio de Janeiro aprova procedimento que facilita o casamento gay

Imagem
A justiça do Rio de Janeiro aprovou um procedimento que facilita o casamento entre pessoas do mesmo sexo. (Foto:REUTERS/Kimberly White) Cristãos homossexuais criam igreja própria A medida aprovada na quinta-feira (18) permite que os casais entrem com o pedido de união civil diretamente no cartório. Caso nos 15 dias seguintes não apareça nenhum impedimento legal o casamento será sacramentado.
No Brasil, a união homoafetiva já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
Recentemente no Paraná, a justiça autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o estado. A partir de agora, o relacionamento homossexual pode ser confirmado sem a necessidade de um processo judicial.
França e Nova Zelândia também aprovaram mudanças na legislação que permitem o casamento gay.
Países como Bélgica, Portugal, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega e África do Sul já permitem o casamento homossexual.
Na América Latina, Argentina e México também já legalizaram a união.
O Uruguai está perto de oficializar a u…