domingo, 14 de outubro de 2012

Sete medidas da língua



Mateus 7.2


 A fofoca é uma forma de

vingança. Através da língua pode-se fazer o que quiser com outra pessoa. Certamente o fofoqueiro atrai para si intrigas e sai semeando contendas. Depois se faz de vítima lamentando que ‘falaram de mim’.
O que seria então um ‘remédio’ contra o veneno da língua?
Podemos receitar duas doses para curar isso:
1º- Ignore o fofoqueiro e suas conversas, pois o que deseja é confusão.
2º- Encare a situação e tire a limpo se for algo que compromete sua moral.
Quanto mais assunto você der, mais o fofoqueiro alcança seu objetivo, por isso é bom primeiro ignorar. Se o problema persiste, então é a hora de perguntar o que acontece e de onde tira as conversas. Alguns fofoqueiros desanimarão na primeira tentativa, outros não suportarão a segunda. Ambos são fracos e covardes.
A bíblia condena a fofoca orientando para “não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo” (Levítico 19.16) e alerta que “o mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios” (Provérbios 20.19).
Qual a medida de sua língua?
fofoqueiro Como Lidar com os Colegas de Trabalho
Vamos continuar refletindo à luz do texto de Tiago 3.1-12:

1ª medida – Tropeço: v.2 “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo”
A primeira medida da língua é um tropeço ou obstáculo pequeno que pode fazer a pessoa tombar ao chão. Interessante que ninguém tropeça num grande bloco de granito, mas pequena brita pode fazer cair por terra. A língua é um tropeço quando falamos algo que poderia ficar sem dizer.
Antes de falar a pessoa sabe que pode guardar sua língua. Contudo, depois que solta a fala, não tem como retornar de volta. Semelhante a quem joga sabão sobre o chão molhado é preciso tomar cuidado com quem fala demais porque é escorregadio e perigoso.
Você já tropeçou em sua língua?
Guarde as palavras somente para quando for necessário!
                              
2ª medida - Freio: v.3 “Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro”
A segunda medida da língua é o freio ou o momento em que a pessoa tem que começar a se esforçar para soltar mais a língua, como se esticasse o órgão para conseguir falar. É neste ponto que o ‘sinal vermelho’ acende e a consciência tem a última oportunidade de parar o erro que começou. Se não frear agora, pode se tornar como um carro desgovernado morro abaixo.
A bíblia nos adverte para não ser “como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmos 32.9). Uma característica de fofoqueiros é não ter freios na boca. Vive sempre fazendo perguntas para colher informações sobre os outros e sempre tem uma novidade pra contar.
Você já tentou em frear sua língua?
Resista a vontade de falar!
3ª medida - Leme: v.4 “Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro”
A terceira medida é comparada ao pequeno leme de um grande navio. A função do leme é guiar a direção correta. Isso mostra que o que falamos direciona nossas vidas.
Quem fala muito de futebol, quem conversa muito com política, televisão e tantos outros assuntos, acaba se envolvendo demasiadamente com o que fala, pois “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34).
O fofoqueiro, entretanto não tem direção em sua vida. Vive querendo conduzir a vida alheia. Com isso acaba seguindo os passos errados das pessoas que persegue.
Como você tem guiado sua língua?
O que você fala conduz a sua vida!
4ª medida - Fogo: v.5,6 “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”
A quarta medida é comparada a uma fagulha de fogo que pode provocar grande destruição. Uma palavra é algo tão pequeno como uma fagulha, mas pode ter consequências incontroláveis. As palavras são como uma caixa de fósforo que guarda o fogo e depois de acesos os palitos não se pode mais conter seus efeitos.
Quando você sente aquela vontade de falar o que vêm na ‘ponta da língua’ este fogo está se acendendo e quando você solta a palavra, o fogo consome quem estiver perto.
Você já sentiu a língua queimar com vontade de falar?
Cuidado para não provocar incêndios!



5ª medida - Indomável: v.7,8 “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero”
A quinta medida da língua é ‘indomável’. Pense bem, se já passou pelas medidas do tropeço e caiu; do freio e não se controlou; do leme e não se guiou e do fogo e não se conteve, quando chega aqui a língua já não tem controle mais.
O texto declara que todos os animais são domáveis, contudo a língua não tem sido domada pelo ser humano. A arte de domar animais exige paciência e muito treinamento. Do mesmo modo, para domar a língua é preciso se treinar, colocar limites e se esforçar muito.
Uma estratégia que aconselho para domar a língua é cantar um hino de louvor,  meditando na letra de um cântico para se distrair e tentar esquecer o que deseja falar e mudar de assunto assim que possível com uma “palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4.6).
Você tem domado sua língua?
Adestre sua boca para falar somente o que edifica!
6ª medida - Fonte: v.10,11 “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?”
A sexta medida se compara a uma fonte. A fonte é onde brota água. Esta se mistura facilmente e absorve sabor. Desta maneira, não há meio termo. Ou é boa ou ruim, pois “um pouco de fermento leveda toda a massa (Gálatas 5.9).
O profeta Eliseu certa vez curou uma fonte de água amarga jogando um pouco de sal (II Reis 2.21). Muitas vezes nossas palavras estão faltando este ‘sal da terra’ que cura para temperar nossas palavras. Falar do Evangelho e compartilhar a Palavra é uma maneira garantida de manter a boca ocupada com coisas edificantes.
A água depois que sai da fonte não retorna nunca mais. Assim também é a palavra que sai da boca e nunca mais tornará de volta. Então é preciso muito cuidado antes de falar, pois depois de dito e ouvido, os efeitos surgirão naturalmente.
Que tipo de palavras têm fluído de sua boca?
Procure dizer palavras que edificam quem ouve!
7ª medida - Fruto: v.12 “Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce”
A sétima medida da língua mostra que nossas palavras dão fruto. Cada semente dá um tipo de fruto e no seu tempo. Então devemos ter muito cuidado com as palavras que estamos plantando porque certamente colheremos de acordo com elas. E “não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6.7). Quem semeia confusão colhe contenda. Quem semeia bênção colhe edificação.
O fofoqueiro vive semeando contendas, espalhando conversas que cruzam e aumentam passando de um por um até a confusão estar formada. Depois o fofoqueiro se faz de vítima e diz que não entendeu ou desmente tudo.
O que você tem semeado e colhido?
Semeie bênçãos para colher vitórias!
Cuidado com a língua!
-CONCLUSÃO: Tiago 4.11,12
Para a língua há uma solução. Guardá-la na boca. Cada um cuide de sua vida. Deus deu a cada um dois ouvidos e uma só boca para que “seja pronto para ouvir, tardio para falar (Tiago 1.19).
Além disso devemos orar pedindo “SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora” (Salmos 12.2) e “põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmos 141.3).
Se você fosse medir sua língua a qual destas medidas chegaria?
1ª medida – Tropeço: está tropeçando em suas palavras?
2ª medida - Freio: precisa se controlar mais?
3ª medida – Leme: falta guiar melhor o que diz?
4ª medida – Fogo: está acendendo incêndios?
5ª medida – Indomável: não tem mais limites?
6ª medida – Fonte: tem jorrado vida ou morte?
7ª medida – Fruto: tem colhido bênçãos ou confusão?
Consagre seus lábios para ser usado pelo Senhor!

ESTOU VIVO GRAÇAS A DEUS

Como é triste viver uma traição , e ainda mais de pessoas quem amamos tanto .
Pois é o que eu vivi nesses dias .
Foram 7  dias sendo atacado , pisado , humilhado por pessoas a quem tanto amava e respeitava .
Achava que estava cercado de amigos e o que percebi não era bem assim , pois na primeira oportunidade tentaram acabar com minha vida , familia e ministério .


MAIS UMA VEZ APRENDI QUE NÃO DEVO CRER EM HOMENS .

MAS GLORIFICO A  DEUS ,POIS HOJE COMEÇAMOS NOSSO NOVO MINISTÉRIO .
O ministério
 COMUNIDADE CRISTÃ PENTECOSTAL GRAÇA  E PAZ 
 será um ministério que vai investir muito na formação do carater de seus obreiros , vamos investir muito na formação bíblica de todos lideres , e mais , formaremos um exercito de ganhadores de almas para o senhor Jesus Cristo.
Essa noite demos  inicio ao nosso primeiro culto , e foi forte a presença de DEUS .
Para aqueles que quiseram nos ver no chão , informamos que estamos mais vivos que nunca , pois nosso chamado e garantido e sustentado por Deus .

Outra coisa , ser acusado e ser impedido de provar nossa verdade ficou muito feio e assustador .
Pois a igreja do Senhor Jesus é sustentada pela verdade e não pela truculência de impedir que as verdadeiras provas fossem mostrada , pois a porta foi fechada e eu fui impedido de mostrar minhas provas que iam contra a todas acusações que fizeram contra mim .

Essa semana  registraremos nosso estatuto que já esta pronto , pois nenhuma igreja deveria existir sem ter um estatudo local para não haver a violência a qual eu fui lançado essa semana.
Eu agradeço a  Deus por cada vida que acreditou e se manteve ao lado da verdade , JESUS É  A VERDADE   E  A  MASCARA VAI CAIR POR TERRA  , ALIÁS JÁ COMEÇOU A CAIR .

OBRIGADO MEU DEUS.

BISPO ROBERTO TORRECILHAS.

OBS.  VOCÊ JÁ SOFREU TRAIÇÃO EM SEU MINISTÉRIO ? SE SIM ME CONTE PARA QUE EU POSSA ESCREVER UM NOVO TÓPCO SOBRE  ESSE TEMA .

POSTE POR AQUI MESMO , EM COMETÁRIO .

PARA GLÓRIA DO NOSSO SENHOR É SALVADOR JESUS CRISTO , DEMOS INICIO HOJE AO NOSSO MINISTÉRIO . COMUNIDADE CRISTÃ PENTECOSTAL GRAÇA E PAZ. OREM POR NÓS . PRECISAMOS MUITO .

PARA GLÓRIA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO DEMOS INICIO AO NOSSO MINISTÉRIO . COMUNIDADE CRISTÃ PENTECOSTAL GRAÇA E PAZ.

PM de folga é morto com tiros de fuzil na zona sul de SP

Um policial militar de folga foi morto com tiros de fuzil em uma padaria no Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, na noite deste sábado (13).
De acordo com a polícia, um Fox com dois ocupantes parou em frente à padaria, na rua José Barros Magaldi, 1.180, por volta das 21h. Um deles desceu com um fuzil e disparou contra o policial Flavio Adriano do Carmo, 45. O PM foi atingido no tórax e na cabeça
O PM chegou a ser socorrido ao pronto-socorro do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos. Carmo, que estava na PM desde 1996, pertencia ao 3º Batalhão do Choque. Ele era casado.
O caso foi registrado no 92º DP (Parque Santo Antônio).
Com este caso, subiu para 84 o número de PMs mortos desde o começo do ano. Do total, 67 PMs eram da ativa e 17 da reserva.

Ataque a uma mesquita na Nigéria deixa pelo menos 21 mortos

Lagos, 14 out (EFE).- Pelo menos 21 pessoas morreram neste domingo ao serem baleadas na porta de uma mesquita no estado de Kaduna, no norte da Nigéria, informou a polícia local.

O ataque foi realizado por volta das 1h30 (de Brasília) no povoado de Dogo Dawa, a cerca de 120 quilômetros de Kaduna, a capital do Estado de mesmo nome, quando os fiéis muçulmanos se dirigiam à mesquita para participar da reza matinal.

O chefe da polícia provincial, Olufemi Adenaike, afirmou que várias pessoas ficaram feridas e por isso o número de vítimas fatais pode aumentar.

Ainda não se sabem quantas pessoas cometeram o ataque nem detalhes da ação. O estado de Kaduna, de maioria muçulmana, é cenário frequente de atentados perpetrados pela seita islamita Boko Haram. Até o momento, no entanto, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela ação.

Moradores do povoado disseram à Agência Efe que o ataque pode ter sido dirigido contra um grupo de cidadãos que recentemente frustrou um assalto na cidade.

O Boko Haram, cujo nome significa "a educação não islâmica é pecado", luta pela implementação de um estado islamita no norte do país e já cometeu vários atentados nesta região e no centro da Nigéria contra comunidades cristãs e líderes muçulmanos moderados. EFE

DESABAFANDO COM DEUS .


Salmos 63
  As circunstâncias que cercavam Daí lhe davam inspiração para orar a Deus. Ao ver uma corça sedenta em busca de água, dizia “como a corça suspira pelas águas, por ti anseia a minha alma” (Salmos 42.1). 
 
Quando se abrigava numa caverna de pedra, declarava: “o Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu abrigo” (Salmos 18.1). 
 
Pastoreando com cuidado as suas ovelhas, proclamava: “o Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Salmos 23.1). No meio de uma tempestade de trovões orou dizendo: “Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória” (Salmos 29.13). Assentado em seu trono real exaltava a Deus chamado-O de “meu rei” (Salmos 44.4).
Imagino Davi assentado com sua harpa louvando ao Senhor e abrindo o coração diante de Deus. Ele contava para Deus o que acontecia e o louvava sempre.
As palavras do Salmo 63 vêm do contexto de II Samuel 15. Um momento na vida de Davi em que estava cercado de conflitos de relacionamento. Já tinha sido perseguido por Saul. Teve um envolvimento adúltero com Bete-Seba (II Samuel 11.1-10). Tinha sido repreendido severamente por seu amigo, o profeta Natã (II Samuel 12.1-15). Amnom seu filho havia abusado da irmã Tamar (II Samuel 13.1-10). Seu filho Absalão matou o irmão Amnom pelo que fez à moça (II Samuel 13.19-32). A partir de então Absalão persegue Davi para lhe tomar o trono (II Samuel 15.1-20).  Percebe-se que deste o capítulo 11 ao 15 de II Samuel Davi entra em declínio familiar desde seu adultério com Bate-Seba.
Este Salmo é uma oração em meio à fuga, incertezas e medo. Davi foge à pé para o deserto e fica totalmente sozinho. Nesta hora de solidão Davi fez uma oração como um desabafo com Deus.
Você já desabafou com Deus?

Vamos refletir nas palavras de Davi e aprender sobre a oração em forma de desabafo e o quê alcançamos quando desabafamos com Deus:
 1- Satisfação de ALMA: v.1 “a minha alma tem sede de Ti”
Quando desabafamos com Deus sentimos Satisfação de Alma.
Davi esta no deserto e com sede, por isso disse para Deus que como aquela “terra árida e sem água”, também ele precisava de Deus. Afirmou que sua necessidade de Deus era maior do que a sede que sentia naquele momento.
Nossa maior necessidade é Deus. Por isso Jesus disse que é a “água da vida” que flui de nosso interior se crermos Nele (João 4.10 e 7.38). Só Jesus pode satisfazer plenamente o ser humano. Dentro de cada alma há uma profunda sede que não é saciada por nenhum prazer que vicia, a não ser por Jesus Cristo que satisfaz.
Você sente sede espiritual?
Jesus pode te saciar para sempre!
                              
2- Amor ao TEMPLO: v.2 “assim eu te contemplo no Teu santuário”
Quando desabafamos com Deus lembramos o que aprendemos no Templo.
Davi amava o Templo, a casa de Deus. Ali era seu lugar preferido. Mesmo longe do templo, sentiu ali a presença de Deus.
 Nós somos templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.19,20) por isso mesmo que estejamos num deserto podemos sentir a presença de Deus.
Davi não estava olhando para as circunstâncias e sim para Deus. Não olhava sua fraqueza, mas a força do Senhor e nem mesmo percebia o deserto, por que sentia a presença de Deus e só queria “ver Tua força e Tua Glória” (v.2). Nem se lembrou dos seus problemas por que estava meditando na Palavra de Deus que ouvia no Templo.
Em momentos de luta, podemos fechar os olhos e crer no invisível (II Coríntios 5.7) e meditar nas horas de alegria que passamos orando na casa de Deus. Os momentos de oração são úteis para situações de conflito.
Você tem amado a casa de Deus?
O que você aprende na Igreja é útil para momentos de luta!

3- Dependência da Graça de Deus: v.3,4 “por que a Tua Graça é melhor do que a vida”
Quando desabafamos com Deus aprendemos a depender da Graça de Deus.
Davi estava perdendo tudo o que tinha, o reino estava sendo tomado por seu filho Absalão, o povo não confiava em um rei adúltero e assassino, a sua família estava arruinada por incesto e morte entre irmãos, a casa que tinha agora era apenas o deserto por que fugira do palácio e não tinha onde ficar.
Foi neste momento que disse para Deus que ao Senhor ele nunca perderia, mesmo que perdesse tudo, até a própria vida, ter Deus é melhor do que a vida. Ele reconheceu que tudo o que tivesse, o trono, família, casa e riqueza era fruto da Graça de Deus. Por isso declarou “a Tua Graça é melhor do que a vida” (v.3).
Mesmo no meio daquela crise, Davi louvou a Deus dizendo “cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos” (v.4). Ele desejou que mesmo se não vivesse muito, mesmo que estivesse perto do fim, queria continuar louvando ao Senhor enquanto viver, cantando e erguendo as mãos.
Erguer as mãos tem o sentido de entregar os problemas e receber (pegar) a bênção. Quando erguemos nossas mãos aos céus estamos rendidos diante do Senhor e tocamos mais alto do que nossa cabeça, pela fé na presença de Deus.
Quando passamos por problemas que nos levam a limitações, aprendemos como somos dependentes de Deus e que sua Graça é suficiente para nossas fraquezas (II Coríntios 12.7). Muitas vezes nos achamos auto-suficientes e por isso caímos em muitas incoerências e frustrações. Ao reconhecermos que somos dependentes de Deus voltamos a realizar plenamente nossos sonhos.
Você tem aprendido a depender da Graça de Deus?
Quando passar por dificuldades, lembre-se de depender da Graça!

4- PROVIDÊNCIA Divina: v.5 “como de banha e de gordura farta-se a minha alma”
Quando desabafamos com Deus, vemos o Senhor prover para nossas necessidades.
Davi estava refugiado no deserto, mas o Senhor lhe providenciava quem lhe levasse alimento. Mas Davi sabia que sua necessidade maior não era comida e sim que Deus estivesse junto com ele. Nas palavras de Davi expressava que estar com Deus no deserto é como estar satisfeito diante de um grande banquete. Ele sabia que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Deuteronômio 8.3). Assim como o alimento é importante para a sobrevivência, Deus também é indispensável.
Jesus é o pão da vida (João 6.48) que satisfaz nossas almas mesmo que estejamos num deserto. Quem tem Deus consigo, mesmo sendo pobre tem tudo, mas quem não está com Jesus, mesmo sendo rico sempre lhe falta algo. Satisfação não é ter tudo. É não sentir falta de nada. É isso que Davi quis dizer no Salmo 23.1: ‘o senhor é o meu pastor e de nada sentirei falta’ [grifo meu]. OU seja, mesmo que falte algo, ou que não tenha tudo, estou satisfeito com o que Deus tem provido para mim, como disse o apóstolo Paulo “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4.11) e logo em seguida declarou “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).
No meio de crises e dificuldades vemos sempre a providência de Deus para nos sustentar em cada uma de nossas necessidades (Mateus 6.8). O Senhor é o Jeová-Jiré, o Deus provedor (Gênesis 22.13,14).
Você já experimentou a provisão divina na hora da dificuldade?
Deus pode prover tudo o que precisa para vencer!

5- DESCANSO espiritual: v.6,7 “no meu leito quando de Ti me recordo... à sombra das tuas asas eu canto jubiloso”
Quando desabafamos com Deus aprendemos a descansar no Senhor e esperar Nele.
Quando Davi estava em seu palácio, em sua cama real, sempre orava e pensava em Deus.  Porém ali no deserto não havia nem palácio e nem cama, mas Davi se deitou e começou a lembrar das bênçãos de Deus em sua vida. Recordou das vitórias que alcançara na presença do Senhor. Ele preferiu deixar a amargura para se deliciar nas boas lembranças que tinha em sua vida.
Com isso aprendemos que ao invés de curtir amargura com lembranças de problemas, podemos nos exercitar em grata memória do que Deus já fez em nossas vidas e crer que Ele pode fazer muito mais.
No deserto não havia muita opção de sombra, contudo Davi declarou que estar com Deus é como descansar numa sombra fresca (v.7). Também não tinha instrumentos musicais que Davi gostava de ouvir, tocar e acompanhar cantando louvores. Mesmo assim nada impedia que adorasse a Deus com a mesma alegria de sempre. Ele usou a força de seus pulmões e com muito prazer entoou “canto jubiloso” para Deus.
Muitas vezes achamos bonito cantar na igreja ao som de muitas vozes e instrumentos, mas quando estamos sozinhos em nosso deserto não encontramos forças para louvar. Davi é um exemplo de adorador em qualquer situação.
No meio das dificuldades não estamos sozinhos de habitarmos “no esconderijo do Altíssimo à sombra do Senhor Onipotente descansará” (Salmos 91.1). Podemos louvar a Deus apesar das circunstâncias por que Ele é Deus e continua sendo digno de adoração.
Você tem descansado no Senhor e adorado a Deus mesmo em meio às lutas?
Adore ao Senhor e descanse Nele!

6- Desapego às coisas MATERIAIS: v.8 “a minha alma apega-se a Ti, a Tua destra me ampara”
Quando desabafamos com Deus aprendemos a desapegar de coisas materiais.
A esta altura Davi não tinha mais apego às coisas materiais, não disse que queria voltar para casa e para seu trono, poder e conforto. Chegou à conclusão de que a única coisa que se apegava que não podia viver sem era a presença de Deus.
Vivemos em um mundo tecnológico e materialista onde a verdade espiritual compete com ilusões virtuais. Isso tudo polui a mente das pessoas. Por exemplo, você viveria sem luz elétrica, geladeira, celular, TV e outras coisas da modernidade? Imagino que algumas destas coisas seria difícil para todos nós. Não há problema algum em qualquer destes objetos. O problema é o ser humano se apegar a eles e valorizar mais as coisas do que as pessoas. Por isso o apóstolo Paulo disse que “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (I Timóteo 6.10).
Davi aprendeu a dar o real valor ao que realmente tem valor dizendo “a tua destra me ampara” (v.8). Dizia isso por que quando o rei ia se levantar do trono era apoiado com a mão direita por uma pessoa importante ao seu lado ou por um servo. Neste momento Davi não tinha trono e ninguém que o ajudasse a se levantar, mas tinha a mão de Deus para sustentá-lo (Salmos 37.23,24).
Você tem se apegado às coisas materiais?
Desapegue-se de tudo que é desnecessário!

7- Entrega ao DOMÍNIO de Deus: v.9-11
Quando desabafamos com Deus aprendemos a deixar Deus agir reconhecendo seu domínio sobre tudo. Com esta confiança perdemos o medo do que as pessoas dizem a nosso respeito por que nos importa mais o que Deus vê.
Davi era um homem forte e poderoso. Poderia querer usar sua influência para se vingar quando saísse dali, mas preferiu confiar na justiça Divina. Ele havia aprendido que a mentira não prevalece, por isso não temia aos seus caluniadores “pois se tapará a boca dos que proferem mentira” (v.11). Como é duro ser injuriado! Como se não bastasse sua própria consciência, ainda tinham pessoas o apedrejando com palavras (Salmo 120.2). Mas tudo isso serviu para que aprendesse a confiar totalmente em Deus com Rei dos reis.
A partir desta oração Davi deixou Deus conduzir sua vida e ser o verdadeiro Rei de seu povo. Ele saiu daquele deserto como um novo homem direcionado pelo Espírito de Deus.
Não adianta querer resolver as coisas do nosso jeito por que dá tudo errado e “nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence à vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.” (Hebreus 10.30). Não tenha medo de pessoas que mentem por que “nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado” (Marcos 4.22).
Você tem confiado no Domínio de Deus sobre você ou tem resolvido seus problemas à sua maneira?
Deixe Deus dominar sua vida e te defender do perigo fazendo justiça!
Desabafe seus problemas com Deus!
-CONCLUSÃO:
Há um hino que diz: ‘conte pra Jesus onde é a sua dor, Ele é o remédio, confia no Senhor. Não te desanimes, tome a sua cruz, o que tu precisas conta pra Jesus’. Esta letra transmite as palavras deste salmo que devemos desabafar nossos problemas primeiramente com Deus.
Em todos os momentos Davi encontrava motivo para oração e louvor. Mesmo sendo pastor de ovelhas, tinha um cantinho no campo para falar com Deus. Quando foi músico do rei Saul aproveitava para expressar seu louvor ao Senhor. Quando foi soldado e até general do exército, nunca se achou ocupado demais para não ter tempo de orar. Ao se tornar rei, mais ainda Davi dedicou sua vida a conversar com o Deus Todo Poderoso e não tinha vergonha de cantar, gritar e dançar na presença de Deus e do seu povo.
Precisamos exercitar nossa comunhão e diálogo com Deus para que quando estivermos sozinhos, sintamos mais forte ainda a Sua presença enchendo tudo ao nosso redor.
Abra seu coração para Deus. Conte tudo para Ele. Confie no Senhor como seu melhor amigo. Entregue sua vida totalmente a Jesus.
Quando desabafamos com Deus sentimos Satisfação de Alma, lembramos o que aprendemos no Templo, aprendemos a depender da Graça de Deus, vemos o Senhor prover para nossas necessidades, descansamos no Senhor e esperamos Nele, desapegamos  de coisas materiais e deixamos Deus agir reconhecendo seu domínio sobre tudo.
Agora mesmo você pode encontrar um cantinho para desabafar com Deus.
Você tem desabafado com Deus?
Ore a Deus de todo coração e conte qual é o seu problema!

Os nomes de Deus

NOME
SIGNIFICADO
TEXTO
Soberano Criador
Gênesis 1.1;26,27
EU SOU” Aquele que se revela
Êxodo 3.14
Deus Todo-Poderoso
Gênesis 17.1
Senhor (dono)
Provérbios 9.10
Deus proverá, Provedor
Gênesis 22.8 e 14
Senhor Santo, Santificador
Levítico 20.7 e 8
Senhor nossa bandeira
Êxodo 17.15
EU SOU o Deus que te sara
Êxodo 15.26
O senhor é a nossa paz
Juízes 6.23 e 24
Senhor Justiça nossa
Jeremias 23.5,6
O senhor é o meu pastor
Salmo 23.1
O Senhor está presente aqui
Isaías 63.9
Deus Altíssimo
Daniel 4.2 e 5.18
Senhor dos Exércitos
Salmos 46.7
O Senhor nos corrige
Ezequiel 7.9
Senhor das recompensas
Rute 2.12
Senhor meu Deus
Salmos 16.2
O Deus pessoal
Gênesis 33.20
Senhor nosso Deus
Deuteronômio 6.4
Deus conosco
Isaías 7.14
CONCLUSÃOJESUS, o nome dos nomes  Atos 4.12

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...