quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

“INGRATIDÃO, TRAIÇÃO, INJUSTIÇA, DESLEALDADE!”COMO AGIR DIANTE DESSA DOR?


INGRATIDÃO, TRAIÇÃO
 “Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!” (Salmos 55:12-14).

Alguem disse sabiamente: a seguinte frase: ..."O Coração do ingrato não tem memória e esquece muito rápido de como tudo começou..."
A frase me chamou a atenção. Principalmente por se tratar de uma grande verdade!
POIS A BÍBLIA ELERTA: 

"Os homens serão EGOISTAS, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, INGRATOS, ímpios," (2 Timóteo 3:2).

Infelizmente é verdade! E isso fica cada vez mais evidente com o passar dos anos.
A ingratidão é obra da carne.  E sua raiz é o EGOISMO! 
É FATO: TODO INGRATO É EGOISTA, E VICE VERSA. ...O egoísta (ingrato), em prol dos seus próprios sonhos, objetivos e pretensões, despreza e esquece-se de todos que o ajudaram a começar e investiram em seu desenvolvimento. 
Há casos de filhos, que após se formarem e terem uma carreira profissional bem sucedida desprezam e se envergonham de seus pais por sua simplicidade, esquecendo-se que foram eles que, com sacrifício custearam seus estudos. E também pessoas que voltaram a estudar a custa do sacrifício, investimento e apoio do cônjuge, e que antes mesmo de se formar arrumaram outro (a) na faculdade, e alguns, até se divorciaram (e quando confrontados disseram: "Ah, Eu tenho o direito de ser feliz...". Ah, eu só estou perseguindo meu sonho...". E outro até disse: "Ah, eu quero me separar porque não consigo mais dialogar com minha esposa, agora que sou uma pessoa estudada e ela não consegue mais acompanhar meu raciocínio e entender o que falo, simplesmente não tem mais papo entre nós...")... E algumas ovelhas, obreiros, lideres que... Bom, é melhor nem falar, que faltaria espaço. Rsrsrssr... Pois são muitos os "TRISTEMUNHOS" de ingratidão que se vê, até mesmo nas igrejas... Como diz Mike Murdock: "INGRATIDÃO É DESCOBRIR (TER A SENSAÇÃO), QUE INVESTIU NA PESSOA ERRADA!..." 

Infelizmente, essa é uma sensação que todo pastor enfrenta, já enfrentou ou enfrentará algumas; (pra não dizer muitas) vezes no ministério. A sensação de ter se esforçado inutilmente. Veja o que o apostolo Paulo disse:

"Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis" (Gl 4:11).

"retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente". (Filipenses 2:15-16).

"Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço". (1 Tessalonicenses 3:5).

NEM O PRÓPRIO MESTRE JESUS CRISTO; ESCAPOU DE SOFRER INGRATIDÃO, DESPREZO E TRAIÇÃO POR PARTE DAQUELES A QUEM SERVIU E ABENÇOOU. VEJAMOS:

·         O CASO DOS DEZ LEPROSOS CURADOS. SOMENTE UM VOLTA PARA AGRADECER.

“Jesus perguntou: Não foram purificados todos os dez”? Onde estão os outros nove?
Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? (Lucas 17:17-18)

·         A MAIORIA DOS SEUS DISCÍPULOS O ABANDONOU, DESPREZANDO AS PALAVRAS QUE ELE PREGAVA. RESTANDO SOMENTE OS DOZE:

“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo”.
Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?”.
Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna”. (João 6:66-68)

COMO EU DIGO SEMPRE:  Se você prega o “evangelho” e nunca ninguém te abandonou dizendo: “Duro é esse discurso”! Que palavras duras! Ninguém pode suportar isso! Vou-me embora dessa igreja!...
Sinto muito. É bem provável que você não esteja pregando o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. AS VERDADEIRAS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!

·         E DOS DOZE QUE SOBRARAM, UM ERA UM DIABO (UM TRAIDOR).

Então Jesus respondeu: "Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!” (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.). (João 6:70-71).

“... Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem”?” (Lucas 22:48)

·         PEDRO, UM DOS ONZE RESTANTES, O NEGOU TRÊS VEZES. MESMO DEPOIS DE JURAR-LHE  LEALDADE ATÉ A MORTE:

“Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo”. (Mateus 26:35).

...E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar. (Marcos 14:72)

·         E TODOS OS DEMAIS DISCÍPULOS QUE TAMBÉM HAVIAM JURADO LEALDADE, O ABANDONARAM NO MOMENTO MAIS DIFÍCIL DE SUA VIDA.

“Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram”. (Mateus 26:56).

·         O MESMO POVO QUE ELE CUROU, LIBERTOU, ABENÇOOU; O MESMO POVO QUE NUM DIA CELEBRAVA SUA ENTRADA TRIUNFAL EM JESRUSALEM, NO OUTRO DIA SE DEIXAVA MANIPULAR PELOS RELIGIOSOS, E GRITAVAM: “CRUCIFICA-O”! 

“Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor”. (João 12:13).
Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? " (Mateus 27:17)
Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus. (Mateus 27:20)
...A uma só voz eles gritaram: "Acaba com ele! Solta-nos Barrabás! " (Lucas 23:18)
·         COMO ESTÁVA ESCRITO ACERCA DELE, FOI REJEITADO PELO SEU PRÓPRIO POVO:
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. (João 1:11)
E mesmo sofrendo toda essa ingratidão e traição, Jesus nos deixou o exemplo do que fazer quando fossemos injustiçados.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes”.(Lucas 23:34)
“Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus”. Lucas 6:35

ISSO É PALAVRA DE VIDA ETERNA! Mesmo que pareça “duro discurso!” Para nossa carne e para nossa alma! O mandamento é perdoar sempre! E não pagar mal por mal.
“Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos”. (1 Tessalonicenses 5:15)

POIS A VINGANÇA NÃO PERTENCE A NÓS. PERTENCE A DEUS! ELE É FIEL E JUSTO PARA DAR A CADA UM, COLHEITA DAQUILO QUE SE SEMEIA.

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor”. (Romanos 12:19)
“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”. (Gálatas 6:7).

Sabendo disso. Perseveremos firmes na obra que o senhor nos chamou. Fazendo tudo para Deus. Com a nossa expectativa nele e não nos homens. E certamente colheremos o fruto do nosso trabalho. Pois o nosso trabalho no Senhor não será em vão!
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (1 Coríntios 15:58)

LEMBRE-SE: guarde o seu coração da justiça própria. Revista-se da couraça da justiça de Deus. Não se deixe ferir pelas injustiças, ingratidões e traições humanas. E não se esqueça de que a nossa luta não é contra carne (seres humanos), e nem contra o sangue (nossas parentela), esses não são nossos verdadeiros inimigos. 

pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”. (Efésios 6:12).

PORTANTO, CUIDADO!!! O DIABO É ASTUTO, E SABE MUITO BEM A QUEM USAR PARA TE FERIR MAIS PROFUNDAMENTE!

E as vezes, infelizmente, quando consegue, ele usa até mesmo as pessoas mais próximas a nós, aqueles a quem mais amamos e confiamos, aqueles em quem mais investimos e nos dedicamos. Ele sabe, que, se alguem de longe (de fora dos seus relacionamentos), se levantar contra você te caluniar e te afrontar, não doerá tanto, e você superará facilmente. Mas, se alguem próximo a você, do seu convívio, alguem que você confia te trair, a dor será muito maior. Podendo causar, até mesmo, uma ferida interior. (pois quem joga pedras de longe, nem sempre acerta o alvo. Mas quem joga de perto, pode acertar em cheio onde machuca e doi mais. Pois, pela convivencia e intimidade, conhece as tuas fraquezas e debilidades). Ou seja. O foco do diabo com isso é nos ferir a ponto de criar no nosso coraçãomágoas, recentimentos, indignação, trauma  e até raiz de amargura, que uma vez brotando, nos consome, nos priva da graça, nos mata espiritualmente;  afetando, travando e contaminando assim, nossa vida, saúde e ministério. Deixando-nos nas mãos deverdugos (demonios torturadores, atormentadores). Se, não conseguirmos superar, liberar perdão, aos nossos ofensores, devedores.

“E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia”... “Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão”. (Mateus 18:34-35).

PORTANTO. VIGIE! NÃO CAIA NESSA ARMADILHA DO DIABO! 
NÃO SE ESCANDALIZE! NÃO SE DEIXE AMARGAR

“Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!” (Salmos 55:12-14).

Contudo, não deixe de amar, de confiar e se relacionar com o próximo temendo sofrer traições, decepções em sua vida. Não se afaste ou rejeite as pessoas por causa disso. Pois Deus é fiel para guardar o nosso coração e nos ajudar a superar, quantas vezes forem preciso, as afrontas e decepções que tivermos que enfrentar.

COMO EU SEMPRE DIGO: ...”AME AS PESSOAS EM TODO TEMPO, E ESPERE O MELHOR DELAS! MAS, ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA O PIOR”! (PREPARADO PARA PERDOAR, RECONSCILIAR-SE, RESTAURAR RELACIONAMENTO E INVESTIR NA BOA CONVIVÊNCIA). Pois pessoas são falhas, assim como nós mesmos. Ninguem é infalível. Ninguem "veio do céu". Todos estamos buscando ir para lá! 
O único que veio do céu foi JESUS! SÓ ELE VEIO E VOLTOU PARA LÁ! Aleluia! 
Confie nele! Espere recompensa dele. Pois Ele nunca falhará!
Coloque toda a sua expectativa em Deus, e não nos homens! E certamente você nunca se decepcionará!
E NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE DEUS TE CHAMOU PARA AGIR! E NÃO PARAREAGIR! (Agir na palavra de Deus, obedecendo ao que ela diz. E não, REagir conforme as circunstancias). Agir na palavra, independente das sircunstancias exige manifestar o futo do espírito; é próprio do homem espiritual nascido de novo, nascido de Deus, que trás em si a natureza divina. 
Reagir as circunstâncias levado (dominados) pelos sentimentos, emoções e desejos da carne, é próprio da natureza carnal, que não tem domínio próprio (fruto do espírito que nos capacita a agir em obediencia a palavra de Deus, mesmo quando a nossa carne e nossa alma desejam ardentemente o contrário).  Isso (ter domínio próprio), faz toda diferença em nossa vida. Pois nos ajuda a mortificar a nossa natureza carnal matando-a na cruz. Aí sim, ela não nos dominará mais! E não REagirá mais as tentações! POIS MORTO NÃO REAGE! Se o diabo AINDA está conseguindo nossa reação CARNAL, as suas tentações é porque não estamos matando a nossa natureza carnal TODOS os dias, como a bíblia manda.

“Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:11).
“De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:2)

PARA ENTENDER MELHOR. MEDITE NESSA ILUSTRAÇÃO MUITO INTERESSANTE, QUE UM AMIGO MEU POSTOU NO FACEBOOK:

... Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Qdo trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados. - Mestre, você deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda, picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu: - Cada um age de acordo com sua natureza. Ele agiu conforme a natureza dele, e eu de acordo com a minha!
Nessas horas, SE você sentir que foi “picado pelo escorpião” (sofreu uma traição), Só há uma coisa a fazer. BUSCAR O ANTÍDOTO, A PALAVRA DE DEUS! Agir nela, para ser curado. Somente a palavra de Deus fluindo, operando em nós pelo Espírito Santo, poderá aniquilar o veneno do ódio, rancor, ressentimento, frustração, decepção, etc. Causados pela dor de uma traição. Como já vimos acima, o foco do diabo com isso (se ele puder), é nos ferir de morte. Mas Deus é fiel. E nunca nos abandona, ele é poderoso para nos guardar do maligno! Basta crermos em sua palavra e agirmos em obediência a ela pela fé! 

Se você está ferido por alguma traição e decepção que sofreu, AJA EM FÉ! BUSQUE AJUDA! HÁ BALSAMO, HÁ REMÉDIO, HÁ MÉDICO EM GILEADE! 
NÃO PRECISA MORRER A FILHA DE SIÃO! ALELUIA!!! (Jr 8:22).

Muitos estão morrendo porque não buscam cura. Mesmo sabendo que estão doentes enfermos. A ponto de não mais conseguir congregar, pois dizem que não conseguem crer mais em nada e em ninguém. Decepcionaram-se com alguém na igreja, família, cônjuge, líder, Etc. Se entregaram a dor. Se deixaram ferir. E se não tomarem uma decisão de fé, rejeitando as feridas e clamando por cura. O seu fim será a morte. INFELIZMENTE...

Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidasnem ligadasnem amolecidas com óleo”. (Isaías 1:6).

Deixe Deus te curar.
Por mais que doa, deixe-o espremer e tirar todo puz de suas feridas. Deixe que ele ligue o que estiver rompido dilacerado. Receba o balsam, o óleo do Espírito Santo, para amolecer toda dureza e sequidão e aspereza de sua vida. EM NOME DE JESUS!
É isso que acontece quando praticamos a palavra de Deus. Mesmo nos momentos mais difíceis. Ela nos cura, nos restaura, no espirito, alma e corpo.

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus"; (Mt 5:44).

 "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". (Rm 12:21).

 "A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Romanos 12:17).

"Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos". (1 Tessalonicenses 5:15).

Quanto a nós. Sejamos sempre gratos a Deus e a aqueles a quem ele usa para nos abençoar. E JAMAIS, venhamos pagar o bem com o mal. Para não entrarmos em juízo e condenação do senhor. Pois Deus é justo e julgará TODA injustiça e ingratidão!

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito:
"Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor”. (Romanos 12:19)

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois TUDO o que o homem semear, isso também colherá”. (Gálatas 6:7).

"QUANTO ÀQUELE QUE PAGA O BEM COM O MAL. NÃO SE APARTARÁ O MAL DA SUA CASA". (Provérbios 17:13).

ISSO É UMA GRANDE VERDADE! VEJA O QUE ACONTECEU COM O POVO DE ISRAEL POR CAUSA DA INGRATIDÃO E DA MURMURAÇÃO CONTRA DEUS E CONTRA MOISÉS:

Em (Números 11. 1 a 9), O povo foi muito ingrato reclamando e murmurando da provisão, do amor e do cuidado de Deus para com eles e por isso foram severamente castigados pelo senhor.
O maná era a providência maravilhosa de Deus para o sustento do seu povo durante a peregrinação no deserto, mas eles desprezaram esta maneira de Deus sustentá-los e preservá-los, e murmuraram contra o Senhor e contra Moisés. O mesmo acontece hoje. Quando somos ingratos não reconhecemos as bênçãos de Deus, nem os meios e nem as pessoas que ele usa para nos abençoar. Pelo contrário, desprezamos reclamamos de tudo e de todos. ISSO É INGRATIDÃO! E INGRATIDÃO ATRAI MALDIÇÃO!( Números 14.33)... O ingrato nunca sabe reconhecer as dádivas, o cuidado e o carinho que recebe. Pois sempre acha que MERECIA MAIS do que lhe é dado, dedicado a ele. Está sempre descontente com aqueles que o abençoam, o cercam e o ajudam, como se TODOS tivessem a OBRIGAÇÃO de satisfazê-lo. Como já vimos, todo ingrato é EGOCENTRICO, soberbo, orgulhoso, arrogante, SEM MEMÓRIA e sem senso de HONRA, LEALDADE, FIDELIDADE E ALIANÇA. Portanto, irmãos, guardemos o nosso coração da ingratidão. Saibamos reconhecer e honrar a Deus, sendo gratos pelos meios e pessoas que ele usa para demonstrar seu cuidado para conosco. Lembrando que, INGRATIDÃO e FALTA DE HONRA são alguns dos sintomas da apostasia dos últimos tempos. 
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a guardar o nosso coração de todas essas coisas. Em nome de Jesus! AMÉM!

"Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, INGRATOS, ímpios," (2 Timóteo 3:2).



http://profeticoschavededavi.blogspot.com.br/2012/01/ingratidao-traicao-injusticacomo-agir.html

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...