Postagens

Mostrando postagens de Março 10, 2011

Milhares de cristãos etíopes fogem após ataques de muçulmanos radicais

Cerca de 55 igrejas e dezenas de casas foram incendiadas A instituição Fundo Barnabé, que apóia cristãos perseguidos em todo o mundo, disse que, pelo menos, três cristãos foram mortos e muitos ficaram feridos em Asendabo, onde a maioria é muçulmana.

Os ataques foram realizados na comunidade após muçulmanos acusarem um cristão de profanar exemplar do alcorão.

Há relatos de que cerca de 55 igrejas e dezenas de casas foram incendiadas, com outras propriedades saqueadas por uma multidão de combatentes islâmicos.

O Fundo Barnabé disse que as igrejas na cidade de Jimma ficaram "abarrotadas", pelos inúmeros cristãos que chegaram à cidade à procura de segurança.

As igrejas estão se esforçando para atender às necessidades de cerca de 10.000 cristãos deslocados, muitos dos quais têm necessidade urgente de alimentos, remédios, abrigos, cobertores e roupas.

Os muçulmanos constituem cerca de um terço da população da Etiópia e tradicionalmente viviam pacificamente com os cr…

Cristãos Comemoram a Reportagem da Jornalista sobre `Verdades Falsas do Carnaval`

Imagem
Cristãos comemoram a reportagem da jornalista paraibana da Tambaú Notícias, Rachel Sheherazade, sobre as 'verdades falsas do carnaval.'
Vizualizar Imagem Inteira (Foto: AP Photo/Andre Penner) Dançarinos fazem performance no desfile da escola de samba Tom Maior em São Paulo, Brasil, sábado, 05 de março de 2011 A Jornalista que gerou polêmica com o vídeo “Esperando a quarta-feira de Cinzas,” falando sobre as ‘verdades falsas do carnaval,’ e um que postou ontem sobre “o que vem depois do carnaval,” chamou a atenção do público cristão, trazendo elgogios à jornalista.
“Graças a Deus existem pessoas fora do meio cristão, que também não apóiam o carnaval, a festa da carne, do desvario e do esbanjamento do dinheiro e serviço público,” postou o pastor metodista José Carmo da Silva em um blog.
A jornalista publicou primeiramente a reportagem polêmica sobre o carnaval, mencionando e questionando a quantidade de dinheiro que é gasto com o festival, as consequências da violência, exc…

EU SOU EMPRESÁRIO AMWAY E VOCÊ ? - FAÇA SEU CADASTRO E COMECE A TER GANHOS E UMA RENDA MENSAL. 019 9137 1059

Imagem

Rick Warren recebe na igreja ex primeiro ministro Tony Blair para falar sobre fé, Oriente Médio e 11 de Setembro

Pastor Rick Warren e o ex-Primeiro Ministro Tony Blair compartilharam um Domingo de conversação em frente a mais de 2.600 pessoas sobre fé, Oriente Médio, globalização, e 11/09.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelFalando no sétimo dia do Fórum Civil da Saddleback, Blair disse a Warren que ele acredita que a questão mais importante a longo prazo está centrada na fé. Enquanto diversas pessoas são forçadas a viver juntas, ele disse na Igreja Saddleback na Lake Forest, Califórnia, a chave da questão é, “Como podemos encontrar um entendimento comum?”
“A fé te ensina a entender que há algo mais importante do que você mesmo, o que é um princípio importante para trabalhar melhor no mundo. Se indivíduos podem ver pessoas de fé em ação, ajudando no apoio de outros, isso faz esse processo de globalização mais fácil,” disse Blair.
O ex-primeiro ministro disse também, “se fé não tem o papel principal, então arrisca ser um processo de globalização sem valor…

Lázaro: confira a participação do cantor no Programa da Eliana

Imagem
No dia 6/3 o cantor Lázaro foi o convidado do concurso “Tem um Cantor Gospel lá em Casa” no Programa da Eliana. O concurso tem por objetivo encontrar um grande talento da música gospel. Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelMais do que apenas comentar o desempenho dos participantes do concurso Lázaro também cantou seus grandes sucessos e falou sobre seu ministério e testemunho e a relação do cristão com a música.
Os vídeos enviados pelos candidatos já estão em fase de seleção, nas mãos da cantora e diretora de produção da MK Music, Marina de Oliveira. Para se inscrever no concurso, o participante deve entrar no site www.sbt.com.br/eliana e enviar um link do youtube de um vídeo cantando um grande sucesso da música gospel.
Abaixo você confere a participação do cantor no programa:




Fonte: Gospel+
Com informações de Guia-me

Igreja Mundial: Moradores protestam contra irregularidades, agressões e ofensas no templo principal

Para alguns moradores do Brás o domingo é um dia complicado de se estar no bairro. Segundo eles a movimentação de fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus e supostas irregularidades nos arredores estariam prejudicando o local.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelComeço, meio ou fim de culto, não importa o horário, uma multidão de pessoas lota a rua Carneiro Leão e todo seu entorno, é assim que são so cultos da Igreja Mundial no Brás que segundo moradores resultam em paralisação no trânsito, estacionamentos irregulares, bloqueio de passagens de pedestres e carros, camelôs, entre outras infrações.
Indignado, o morador Felipe contou que é ameaçado quando tenta tirar alguma foto para comprovar: “Quando fotografamos [o transtorno], somos ameaçados por camelôs e pelos fiéis”. Segundo ele não é possível sequer sair dos condomínios que ficam perto do templo: “Não podemos receber visitas porque não se consegue chegar às ruas do entorno dessa igrejola”. A…

Jovens evangelizam durante o carnaval carioca

Objetivo é levar a Palavra de Deus às pessoas que vivem a ilusão de encontrar a felicidade durante os quatro dias de folia Os jovens do Radical Latino, voluntários sem fronteiras, participarão do Impacto de Carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro. O objetivo é levar a Palavra de Deus às pessoas que vivem a ilusão de encontrar a felicidade durante os quatro dias de “folia”, mas que na verdade acabam se expondo a doenças, violência, vícios, prostituição e outros muitos problemas que podem levar à destruição.

Segundo a coordenação do Radical Latino, o Impacto de Carnaval não é uma atividade simples, é buscar as pessoas em situações muito adversas. “As experiências nos têm mostrado que, muitos dos que se encontram no Carnaval já estiveram perto dos caminhos do Senhor, ou se encontram na realidade do filho pródigo”, diz o pastor. Élbio Márquez, Coordenador do Radical Latino.

Eles dedicaram uma semana de oração a esta ação. Um fato a lamentar é a proibição da Prefeitura do Ri…

Igrejas investem em renovo espiritual e conversões durante o período de Carnaval

Pastores falam da importância da realização de Congressos de Jovens nesse período Em cidades cuja tradição do carnaval é mais forte, o preparo espiritual dos jovens torna-se prioridade tanto pela edificação espiritual de cada um como pelo desafio do evangelismo. A atuação da igreja se faz sentir ainda mais em sua importância. É assim que, com o objetivo de trazer maior conscientização da doutrina bíblica para os jovens, a AD em Recife mantém uma tradição no período do carnaval.

Em todo o Estado, a igreja liderada pelo pastor Ailton José Alves, realiza nas igrejas estudo da Palavra de Deus com culto público à noite. Ao final do período, os dados são contabilizados. De acordo com o pastor Ailton Júnior, secretário da diretoria da AD pernambucana, o retorno espiritual para a igreja sempre é excelente. “Em Recife, a cada ano, são milhares de pessoas que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus. Pessoas aceitam Jesus, são libertas e recebem o batismo no Espírito Santo”, testif…

Ministério evangeliza durante perfuração de poços de água em Serra leoa

Fontes de água ficam, em média, a mais de dois quilômetros da maioria das aldeias do país Desde o fim da Guerra Civil em Serra Leoa, há quase 10 Anos, a maior necessidade é de água potável, de acordo com o ministério Hope International.

"Quando nós podemos ajudá-los com água limpa, damos a eles uma chance real de ter uma vida boa e saudável", explica o gerente do ministério Karl Eastlack.

Os dois principais problemas para a situação da água em Serra Leoa são a distância para o acesso e o saneamento. As fontes de água ficam, em média, a mais de dois quilômetros da maioria das aldeias do país.

"Eu vi uma menina que pegou a água e voltava para a aldeia onde estávamos. Ela tinha na cabeça a vasilha com água. Parecia uma menina de 10 anos de idade. Enquanto ela caminhava, tropeçou e caiu próximo a sua casa. Tudo foi ao chão. Depois de todo o esforço de ter que andar dois quilômetros, ainda ficou sema água", lembra Eastlack de uma viagem ao Serra Leoa.…

Regulamentação de templos

Imagem
Audiência mobiliza igrejas evangélicas por reivindicações em Jundiaí (SP) Com 50 igrejas católicas e mais de 100 templos evangélicos sem alvará de funcionamento em Jundiaí (SP), um projeto de mudanças no Plano Diretor tenta pressionar a administração municipal com uma audiência na noite de quinta-feira, na Câmara.

“Não podemos ficar calados por um fato que não prejudica apenas aos cristãos, mas a toda a cidade”, argumenta Dirlei Gonçalves, presidente do Conpas (Conselho de Pastores).

O assunto deve enfrentar resistências na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. No projeto, o vereador Val Freitas (PTB) propõe colocar estabelecimentos de culto religioso até 1 mil m² na mesma categoria de comércio e serviço de atendimento a habitantes de bairro, chamada de CS-2. E, acima desse tamanho, como CS-3 (incômodo moderado).

A principal preocupação na pasta coordenada por Jaderson Spina é com a geração de tráfego, tratada na revisão do zoneamento do ano passado (além, clar…

WikiLeaks: Vaticano se negou a ajudar em investigação de pedofilia

O Vaticano não permitiu que seus funcionários testemunhassem e se negou a cooperar com uma comissão criada na Irlanda para investigar as denúncias de abusos sexuais contra crianças por sacerdotes de Dublin - no que se transformou em um dos maiores escândalos da Igreja Católica nos últimos anos Segundo documento diplomático dos Estados Unidos, revelado pelo site WikiLeaks, o Vaticano argumentou que o requerimento para os depoimentos não foi feito pelos canais oficiais. Quando a Comissão Murphy solicitou informações, em 2009, "o Vaticano se ofendeu muito [...] porque viu isso como uma afronta à soberania pontifícia", afirma um documento da Embaixada dos Estados Unidos em Roma, de 26 de fevereiro deste ano.

As descobertas da comissão Murphy, publicadas em novembro de 2009, causaram comoção na Irlanda e na comunidade católica mundial, ao detalhar como as autoridades da Igreja de Dublin acobertaram sacerdotes pedófilos por três décadas.

Elaborado pela ju…

Sinal dos Tempos - Atualização da Bíblia

Imagem
Um clássico refeito que chega às livrarias esta semana irá levantar novas questões para milhões de cristãos sobre a natureza do pecado, se as mulheres podem exercer autoridade sobre os homens e o que a palavra "presa" realmente significa.

Na quarta-feira, como muitos cristãos começam a observar a Quaresma, os editores americanos vão lançar novas traduções de duas das mais lidas Bíblias no idioma Inglês - a versão oficial católica e a versão evangélica mais popular - que, juntas, foram impressas mais de 415 milhões de vezes.
Estas são as primeiras novas traduções da New American Bible (versão católica) e da Nova Versão Internacional (a mais popular entre os evangélicos) nas últimas décadas, e estão sendo lançadas em um mercado onde as escrituras mudam radicalmente.

No final da década de 1950, algumas traduções dominavam o cristianismo de lingua inglesa. Hoje, existem dezenas, e ainda mais produtos de nicho, guias de estudo da Bíblia comercializados para as mulhe…

Namoro entre Cristão e Muçulmana Causa Mortes e Incêndio em Igreja Duas pessoas morreram e uma igreja foi incendiada nas proximidades do Cairo- Egito- em atos de violência religiosa em disputa familiar, informou a agência oficial egípcia Mena.

"Registramos a morte de duas pessoas e o incêndio da igreja de Al-Shahidaine nas disputas entre duas famílias", afirmou uma fonte dos serviços de segurança do país.

Os confrontos foram provocados por um relacionamento amoroso entre um cristão e uma muçulmana que revoltou as famílias. A briga entre as duas famílias terminou com as mortes dos dois patriarcas. Depois do funeral do pai da muçulmana, um grupo de muçulmanos ateou fogo na igreja da localidade.

O Exército, que assumiu a função de polícia depois da revolução contra o regime de Hosni Mubarak, conseguiu conter as chamas e restabelecer a calma.As relações entre muçulmanos e cristãos são um tabu no Egito, onde o casamento entre um cristão e uma muçulmana só é considerado legal se o homem se converter ao islã. Os coptas, os cristão egípcios, representam entre 6% e 10% da população.



Com informações AFP / Terra

SINAIS DOS FINS DOS TEMPOS - Terremoto de magnitude 5,4 atinge a China e deixa ao menos 7 mortos Já foram contabilizados 121 feridos, segundo agências internacionais. Dez minutos após o terremoto foram registradas três réplicas de 4,7 graus.

Um terremoto de 5,4 de magnitude deixou ao menos 7 mortos e 121 feridos nesta quinta-feira (10) na província de Yunnan, na China, segundo as agências internacionais.
saiba mais O tremor provocou o corte da energia elétrica na região. Residências, hotéis e restaurantes desmoronaram, de acordo com a agência chinesa ‘Xinhua’. Já foram enviados soldados à região para ajudar nos trabalhos de resgate.
Dez minutos após o terremoto foram registradas três réplicas de 4,7 de magnitude. O epicentro do sismo ocorreu a 34 km de profundidade, informou o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos. O tremor ocorreu às 12h58 no horário local (1h58 em Brasília).

Pelo Menos 13 Pessoas Mortas no Cairo depois do Conflito Cristão-Muçulmano

Pelo menos 13 pessoas foram mortas no conflito entre Cristãos e Muçulmanos no Cairo, relatou a estação de televisão estatal do Egito na quarta-feira.
Outras 90 pessoas foram feridas no conflito. A violência sectária ocorreu depois que centenas de cristãos coptas saíram para protestar contra o incêndio provocado na Igreja de St. Mina e St. George em Soul, 18 milhas de Cairo, no sábado passado.
Um grupo de Muçulmanos relatou que queimou a Igreja no fim de semana depois de descobrir que um homem cristão local estava tendo um relacionamento amoroso com uma mulher muçulmana.
Na terça-feira, cerca de 500 protestantes coptas de Mansheier Nasr, também conhecido como “Garbage City,” estavam no caminho para se juntar ao protesto no Edifício de TV egípcio por causa da Igreja queimada quando eles encontraram milhares de Muçulmanos da área próxima de Sayeda Aisha e Mokattam. Os Muçulmanos estariam armados com armas pistolas automáticas, de acordo com a Agência de Notícias Internacional…

Ex-sambista abandonou tudo para seguir a Jesus

Mundo do Carnaval não preencheu o vazio que existia na vida do jovem Carlos Alberto
O jovem Carlos Alberto Peixoto Cruz, nascido em Belém do Pará e radicado no Rio de Janeiro desde a adolescência sonhava com o estrelato. O brilho das luzes da ribalta alimentou o desejo do rapaz em ingressar no mundo do samba, e aos 14 anos ele alcança seu objetivo e passa a fazer parte da Escola de Samba União da Ilha.
A carreira como sambista trouxe a ilusão de que o mundo estava aos seus pés quando os espectadores o ovacionavam após cada apresentação. Mas, logo procurava refúgio no consumo de entorpecentes, e a alegria da qual se considerava o principal expoente, se transformava em amargura e dor.
“Naquela época eu imaginava que as portas da fama e do sucesso se abririam com mais facilidade, caso eu fosse um integrante de uma escola de samba. Eu sonhava com as cores, luzes e a passarela do samba. No meu entender, aquele seria o meu destino. Também percebi que os dirigentes das escolas d…

Renato Suhett, ex braço direito de Edir Macedo, abre o jogo sobre a Igreja Universal

Imagem
Polêmico e famoso, Renato Suhett é uma figura que ficou conhecida por volta dos anos 90 entre as empresas ligadas ao Bispo Edir Macedo, afinal foi lá que se tornou famoso e lançou vários de seus cds. Bispo, Renato já entrou e saiu da Igreja Universal duas vezes, ambas por divergência com as idéias do líder da denominação. Suhett fundou a Igreja do Senhor Jesus Cristo onde liderou e polemizou ao supostamente ter se ligado ao exoterismo e renegado tradições evangélicas como o batismo e a ceia. Como músico e compositor gospel vendeu milhões de álbuns na América do Sul. Renato Suhett nasceu em Niterói em 19/01/61, filho de Irineu Lima e Genicy Suhett, casado com Diana Sousa Suhett. Formado em Literatura/Português, com mestrado e doutorado pela UERJ. Músico profissional, guitarrista, compositor, cantor, tendo gravado, até o momento, 12 discos em português e 6 em espanhol. Ingressou na vida cristã aos 20 anos, na Igreja de Nova Vida em Alcântara e Botafogo, ainda no tempo do…

Ensino religioso é proibido em escolas cariocas

O Conselho Municipal de Educação emitiu parecer negando a implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas desta cidade. O ato foi publicado no Diário Oficial do dia 24 de fevereiro. A decisão considerou problemas didático-técnicos, a diversidade cultural e religiosa, o critério de representatividade dos credos, o credenciamento de professores e a laicidade da escola pública.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelA decisão opina sobre a aplicabilidade do disposto no art.33 da Lei nº 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20/12/1996, que trata do Ensino Religioso. A decisão fundamentou-se especialmente na falta de respostas a perguntas técnicas. Se a matrícula é facultativa, como fará parte da carga horária?
Outro aspecto considerado pelos conselheiros municipais foi o caráter público da educação: como respeitar a diversidade cultural e religiosa? Qual o valor da consulta às instituições religiosas em matéria que cabe ao E…

Quando será o fim do mundo? Líderes evangélicos falam sobre a data da volta de Cristo

A maioria dos líderes evangélicos acreditam que Jesus Cristo irá retornar à Terra e então reinar com seus seguidores por 1.000 anos, mostra uma nova pesquisa, 09 de março de 2011.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelEssa teologia do fim dos tempos é chamada de pré-milenismo e 65 por cento dos líderes evangélicos pesquisados se identificam com ela.
Como parte dessa pesquisa mensal, a Associação Nacional dos Evangélicos pesquisou seu conselho de diretores, do qual incluem os Diretores Executivos das denominações e representantes de uma vasto leque de organizações evangélicas, sobre suas crenças escatológicas.
“Está em nossa natureza humana querer preparar a nós mesmos – fisicamente, emocionalmente, espiritualmente – pelo que pode estar à frente,” disse o Presidente da NAE, Lieth Anderson.
A pesquisa, publicada esta semana, encontrou que 13 por cento dos inquiridos são amilenistas – acreditando que o reino milenar não literal de Cristo está aconte…

Pastor desafia ateus a provarem cientificamente que Deus não existe: “Não há provas de que o homem veio do macaco”

Rubens Teixeira, pastor evangélico e doutor em economia no Brasil, responde mediante a respostas de ateus pela internet acerca de suas polêmicas perguntas “Você é ateu? Se você é ateu, então você me prove cientificamente que Deus não existe,” em entrevista postada em seu site ontem. Ele falou sobre a importância do conhecimento da Bíblia e o criacionismo.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelUm vídeo publicado em resposta ao pastor, mostrou o depoimento de um ateu contra o pastor, argumentando que os ateus não veem motivo para acreditar em um Deus, e por isso não há motivo de provar que Deus não existe.
Rubens já havia afirmado na época que “nenhum deles conseguiram me provar até hoje.”
O Pastor foi criticado e acusado de usar falácias de “apelo à autoridade” ao dizer de suas formações acadêmicas. Em sua reposta, Rubens faz questão de mostrar sua carreira acadêmica e prêmios que tem recebido por suas pesquisas e estudos em sua área de formação, …

Falcão – evangélico e um dos mais famosos jogadores de futsal do mundo

Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão, nasceu em São Paulo, no dia 8 de junho de 1977, é o jogador brasileiro de futebol de salão. Ganhou o apelido em homenagem ao ex-jogador de futebol de campo Paulo Roberto Falcão, que jogou no Internacional de Porto Alegre, Roma e São Paulo.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelIniciou sua carreira no futsal defendendo o Corinthians no ano de 1992. Sua incrível habilidade logo lhe rendeu uma vaga na Seleção. Em 2004, Falcão foi eleito pela FIFA como o melhor jogador de futsal do mundo.
Após uma breve passagem pelo futebol de campo, inclusive com participação na Copa Libertadores de 2005 pelo São Paulo Futebol Clube, Falcão retornou as quadras e atualmente defende a equipe do Santos.
Este Falcão campeão e eleito o melhor do mundo se converteu ao evangelho e conta como foi esta experiência e como está sua vida…
Nada aconteceu de extraordinário que me levasse a Jesus, foi uma necessidade que senti qu…

Bispo Edir Macedo responde as acusações polêmicas de Caio Fabio e afirma preferir um ateu a um falso religioso

Começando pela citação de Shakespeare segundo a qual o príncipe das trevas é gentil, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, escreveu em seu blog que prefere um ateu a um falso religioso, que é, para ele, um diabo disfarçado. Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel“O principado das trevas jamais se apresenta como um sujeito vermelho, chifrudo, burro e ignorante, [mas] educado, irresistível, envolvente e convincente”, escreveu. “Assim ele tem usado as religiões, incluindo evangélicas, para estimular conformismo com as pragas infernais.” “[...] De forma aristocrática, faz os cegos absorverem seus pensamentos como a areia absorve a água do mar.”O tom de Macedo parece ser de resposta a um líder religioso evangélico, sobre o qual o texto não faz referência. Recentemente, em um vídeo na internet, Caio Fabio fez duras críticas ao fundador da Igreja Universal. Não é a primeira e nem a segunda vez que o Bispo utiliza de parábolas para responder críticas e…

Quando será o fim do mundo? Líderes evangélicos falam sobre a data da volta de Cristo

A maioria dos líderes evangélicos acreditam que Jesus Cristo irá retornar à Terra e então reinar com seus seguidores por 1.000 anos, mostra uma nova pesquisa, 09 de março de 2011.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelEssa teologia do fim dos tempos é chamada de pré-milenismo e 65 por cento dos líderes evangélicos pesquisados se identificam com ela.
Como parte dessa pesquisa mensal, a Associação Nacional dos Evangélicos pesquisou seu conselho de diretores, do qual incluem os Diretores Executivos das denominações e representantes de uma vasto leque de organizações evangélicas, sobre suas crenças escatológicas.
“Está em nossa natureza humana querer preparar a nós mesmos – fisicamente, emocionalmente, espiritualmente – pelo que pode estar à frente,” disse o Presidente da NAE, Lieth Anderson.
A pesquisa, publicada esta semana, encontrou que 13 por cento dos inquiridos são amilenistas – acreditando que o reino milenar não literal de Cristo está acont…

Declaração da UE é fraca e tardia contra a violência anticristã

UNIÃO EUROPEIA - Após duras críticas, na última semana de fevereiro o Conselho de Assuntos Exteriores da UE divulgou uma tão polêmica e discutira declaração para defesa dos cristãos no Oriente Médio. A menção aos cristãos é única num texto de aproximadamente 500 palavras e inclui peregrinos muçulmanos e outras comunidades religiosas na mesma sentença.

O grupo Vigilância da Dignidade Europeia afirma que a declaração intitulada “Conclusions on intolerance, discrimination and violence on the basis of religion or belief” (Conclusões sobre intolerância, discriminação e violência na base da religião ou convicção), falha ao não lidar com a natureza dos ataques violentos contra os cristãos que tem se tornado comum em países dominados pelo islamismo no mundo inteiro e é enfática e clara quanto às críticas.

Críticas

Os cinco ministros das Relações Exteriores e a Alta Representante da UE baro…