Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2015

Número de casos de microcefalia sobe para 1.248

O número de casos suspeitos de microcefalia passou de 739 para 1.248, em menos de uma semana, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira, 30. As notificações foram feitas em 311 municípios distribuídos em 13 Estados e no Distrito Federal. Os casos foram registrados no Nordeste, Centro-Oeste e atingem também o Sudeste, com 13 ocorrências em investigação no Rio. Foram ainda notificadas 7 mortes, das quais uma foi confirmada até o momento. Todos os casos são de bebês que já nasceram. Ainda não há estimativas sobre quantos bebês em gestação apresentam a má-formação que, em 90% dos casos, pode levar à deficiência mental.

No último sábado, 28, conforme adiantou o jornal O Estado de S.Paulo, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre a má-formação e a infecção pelo zika vírus, durante o período de gestação. O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Mairevovitch, afirmou que a comprovação não muda no pr…

Igreja, políticos e personalidades serão alvo de investigação de abusos sexuais de menores

Uma investigação em larga escala acerca de décadas de abusos sexuais de menores no Reino Unido vai visar políticos e membros das igrejas Anglicana e Católica, bem como várias personalidades públicas.

Os esclarecimentos acerca do inquérito foram feitos esta sexta-feira pela juíza encarregue do caso. Lowell Goddard disse que “o abuso sexual de crianças na Igreja tem sido uma preocupação nacional e internacional há muitos anos. As pesquisas serão alargadas a outras comunidades religiosas, o que conduzirá a mais investigações”.

Goddard explicou que também serão visadas instituições acusadas de falhar na resposta ao fenómeno e, sobretudo, de encobrir abusos em benefício de figuras do Parlamento britânico, espiões e agentes das forças de segurança.

O Inquérito, que deverá prolongar-se por cinco anos e custar 18 milhões de libras, foi ordenado em julho de 2014, depois de sairem à luz do dia vários escândalos que datavam até aos anos 70. Entre os casos de maior relevo, está o do falecido apresen…

África do Sul luta para colocar limites em falsos profetas

Fiéis que engolem serpentes, ratos e petróleo; pastores que pulam em cima da barriga de uma pessoa ou obrigam o crente a tirar a roupa. Um verdadeiro circo dedicado a Deus e à expansão da fortuna de religiosos e que o governo sul-africano tenta banir.

A Comissão para os Direitos Culturais, Religiosos e Linguísticos da África do Sul (CRL Rights Commission) abriu uma investigação para punir a "comercialização da religião" e "o abuso" da fé alheia, com a qual estes pastores conseguem suculentos lucros financeiros.

O alerta soou em julho deste ano, quando a imprensa sul-africana publicou fotos do pastor Penuel Mnguni, de Pretória, fazendo os fiéis engolirem cobras vivas para provar a fé que diziam ter. Mnguni, do Ministério do Fim dos Tempos, foi denunciado pela Sociedade Protetora de Animais, criticado pelo Conselho de Igrejas Sul-Africanas (SACC) e o templo foi incendiado por cidadãos indignados com sua conduta. Foi detido, mas apesar de tudo, as acusações foram retir…

Divórcios cresceram mais de 160% na última década no Brasil, aponta IBGE

Imagem
O número de divórcios no País cresceu mais de 160% na última década, de acordo com dados da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira (30).

Os dados mostram que, somente no ano passado, foram registrados no País 341,1 mil divórcios, um salto significativo em relação a 2004, quando foram 130,5 mil separações judiciais.

A nova pesquisa mostra de forma ainda mais enfática a nova realidade em relação aos casamentos quando são analisados os dados de anos anteriores, quando os divórcios chegaram a representar menos de 10% do que atualmente.

Em 1984, por exemplo, primeiro ano da investigação, a pesquisa contabilizou um total de 30,8 mil divórcios. Em 1994, dez anos depois, o aumento já ficou claro, com o registro de 94,1 mil dissoluções de casamentos, um acréscimo de 205,1% em relação ao dado anterior. Em 2004, o aumento foi percentualmente menor, 38,7%.

Na avaliação do IBGE, a elevação sucessiva ao…

Pastor morre após ser baleado em ataque a clínica de abortos, nos EUA

Imagem
Na última sexta-feira, o ataque a um das clínicas da Planned Parenthood, no Estado do Colorado, levou à morte o policial e pastor, Garrett Swasey. Ao total, três pessoas morreram e outras nove ficaram feridas no ataque. Um homem de 59 anos de idade, Robert Lewis Querida, foi preso. Investigadores conversaram com o suspeito da autoria do ataque e têm concluído que homem seria algum tipo de militante extremista contra o aborto. De acordo com o New York Times, Swasey foi descrito por seus colegas, membros de sua igreja e amigos, como um homem corajoso e um pai amoroso que chamou à força e inspiração de sua fé cristã. Swasey era casado, pai de duas crianças pequenas e servia no campus da Universidade do Colorado. Ele atuou como co-pastor da igreja 'Hope Chapel Colorado Springs' por sete anos. Outro co-pastor, Scott Dontanville, que conhecia Swasey há 15 anos, disse: "Ele era um cara que trabalhava em tempo integral como um policial, e, em seguida, disponibilizou grande quantidade …

Temporal provoca estragos, derruba igreja e mata uma pessoa no Piauí

Imagem
Um forte temporal atingiu algumas cidades da região sul do Piauí na noite desta quinta-feira (26) e causou vários estragos. Na cidade de Fartura do Piauí, a 568 km de Teresina, uma igreja evangélica desmoronou e uma pessoa acabou morrendo. De acordo com moradores da cidade, a chuva veio acompanhada de granizo.

Um culto havia acabado de ser realizado no templo religioso. O estudante Adriano Braga, 22 anos, estava na igreja e contou que a celebração foi encerrada mais cedo por causa dos relâmpagos. No entanto, dois homens permaneceram no local para fechar as portas e as janelas do templo quando foram surpreendidos com o desmoronamento.

Florisvaldo Neves, 56 anos, obreiro que zelava a igreja, ficou debaixo dos escombros e ainda chegou a ser levado em estado grave para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, mas acabou morrendo.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o socorro da vítima. O outro homem também ficou ferido, mas não corr…