O que é necessário para entrar no reino de Deus?
João 3.1-21Tanto a imprensa escrita como os demais veículos de comunicação e informação tem criticado o nosso técnico da seleção brasileira pelo fato dele não permitir que os treinos sejam feitos com portões abertos para a imprensa e também para o público. Como é desagradável você chegar e encontrar a porta fechada ou a informação de que seu voo já saiu.
Daí nasce a pergunta: O que é necessário para entrar no reino de Deus? Vamos juntos agora responder esta pergunta formulando e refletindo sobre três significativas e solenes indagações:
1.Quem pode entrar no reino de Deus?
Esta mesma pergunta foi feita a Jesus pelos seus discípulos: “Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?” (Mateus 19.25). A resposta está na Bíblia: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). A letra de um lindo hino diz assim: “É franca a porta divinal, aberta a todo o mundo. Por ela, o pecador mortal avista amor profundo” (Cantai todos os povos, nº 214). Paulo deixa isto muito claro em 1 Timóteo 2.4: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.Todos, sem exceção, todas as raças, línguas, povos e nações, Deus quer que sejamos salvos, sua graça salvadora é abrangente, Jesus veio buscar e salvar o perdido. Todos são bem- vindos ao reino.
2.O que é preciso fazer para entrar no reino?
Chamo atenção aqui para duaspessoas que formularam esta pergunta: O jovem rico – “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Marcos 10.17). Outra pessoa que também fez esta pergunta foi o carcereiro de Filipos – “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16.30). Graças a Deus porque Jesus já fez tudo, na cruz o alto preço já foi pago: “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1.18-19). Tudo o que me resta fazer é o que a Palavra nos ensina em Romanos 10.9-10: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.
3.Quando devemos entrar no reino?
Na juventude, na velhice, depois que já nos arruinamos no pecado? Quando é, qual é o tempo? A Bíblia nos responde: “E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta” (Mateus 25.10); “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lucas 19.15). A porta da salvação vai se fechar, aproveitemos este tempo da graça. Não sabemos a que horas o Senhor vai nos chamar para lhe prestarmos contas. Esta decisão é muito séria para ser postergada. Precisamos nos lançar nos braços do Salvador agora, amanhã pode ser muito tarde, hoje é o tempo oportuno.Concluímos esta reflexão lembrando a passagem bíblica de João 3.1-21. O que Jesus disse a Nicodemos também ele fala conosco: “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Que o Espírito Santo agora nos toque e nos leve a entrar na posse do reino que nos está preparado desde a fundação do mundo. Amém.
Fonte: IPILON