Ao contrário da Europa, a religião assume uma grande importância na política americana. Os ocupantes da Casa Branca e os pretendentes ao cadeirão da Sala Oval acreditam que têm de evocar assiduamente temas religiosos, independentemente de abordarem questões de política internacional, económica, social ou simplesmente quando falam de si mesmos. O resultado é que na política americana existe a convicção de que é impossível ser eleito presidente dos Estados Unidos sem se ser religioso. No entanto, um estudo do Pew Research Center publicado esta quarta-feira mostra exatamente o contrário: os principais candidatos dos dois partidos não são vistos como religiosos.

Só 30% dos americanos consideram o pretendente republicano Donald Trump uma pessoa religiosa, enquanto no campo democrata Hillary Clinton é tida como uma pessoa religiosa por 48% dos interrogados e Bernie Sanders por 40% dos sondados. Pelo contrário, a quantidade de americanos que afirma que Clinton não é religiosa é agora de 43%, um número bem maior do que o registado no verão de 2007 aquando da sua primeira candidatura presidencial.

Esta sondagem realizada entre 7 e 14 de janeiro, com uma amostra de 2009 adultos, revela que os candidatos republicanos são vistos como mais religiosos do que os adversários democratas. Ben Carson é visto como religioso por 68% dos sondados. 65% dos interrogados partilha esta opinião relativamente a Ted Cruz e 61% quanto a Marco Rubio. Os 30% de Trump são uma exceção no campo republicano. O estudo confirma que o ateísmo pode ser um obstáculo a um hipotético candidato. 51% dos interrogados afirma que se sentiriam menos inclinados a votar num pretendente presidencial que não acredite em Deus.

Cerca de metade dos sondados considera ser importante ter alguém na Casa Branca que partilhe a sua perspetiva religiosa. Uma visão que cresce de importância no campo republicano, como revelam os 64% de respostas positivas. Apesar deste raciocínio, 56% dos eleitores republicanos pensam que o pouco religioso Trump poderá ser um bom presidente. Entre os que avaliam positivamente uma eventual administração do bilionário, 17% consideram que Trump não é nada religioso. Mas esta é uma exceção que confirma a regra entre os restantes candidatos republicanos. Quase todos os que pensam que Cruz, Rubio e Carson seriam bons presidentes, também os consideram religiosos.

Imagem redimensionadaO inquérito do Pew Research Center revela que entre os grupos religiosos, 52 por cento dos protestantes evangelistas pensam que Trump poderia dar um bom presidente. Carson obtém o mesmo valor e Cruz recolhe 49 por cento de opiniões favoráveis. Poucos evangelistas acreditam nas competências de Sanders (16%) e de Clinton (15%). 68% dos eleitores consideram que a religião está a perder influência na sociedade americana e 51 por cento estimam que este declínio é mau para a comunidade nacional. Finalmente, para 40% dos americanos a religião tem andado afastada dos discursos dos políticos, embora 27% pensem o oposto. Em 2012 havia mais gente a pensar que a religião estava demasiado presente na campanha (38%) do que o contrário (30%)

Fonte: Euro News