sábado, 26 de abril de 2014

Oficializar maconha é abrir fábrica de esquizofrênicos, diz psiquiatra

  • Reprodução
    O psiquiatra Valentim Gentil Filho foi o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (4)
    O psiquiatra Valentim Gentil Filho foi o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (4)
Se o Brasil seguir a tendência de outros países e oficializar a indústria da maconha, nós teremos "uma fábrica de esquizofrênicos". A opinião é do psiquiatra Valentim Gentil Filho, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), convidado desta segunda-feira (4) do programa Roda Viva, apresentado ao vivo na TV Cultura e reproduzido pelo UOL.
Para o psiquiatra, considerado um dos mais influentes do país, a sociedade tem sido conivente e omissa em relação à droga, e os riscos provocados por ela não têm sido bem divulgados. Gentil Filho contou no programa que, segundo estudos bem fundamentados, a maconha aumenta em 310% o risco de esquizofrenia quando consumida uma vez por semana na adolescência. E trata-se de uma doença incurável: "O esquizofrênico pode ter uma vida praticamente normal, mas sempre há uma sequela".
Ampliar

Veja mitos e verdades sobre drogas24 fotos

23 / 24
Maconha queima neurônio? PARCIALMENTE VERDADE: estudos comprovam que fumar maconha antes dos 15 anos de idade diminui o QI, mas essas mesmas pesquisas mostram que, após os 20 anos, a maconha não traz problemas cognitivos. "Essa diferença tem a ver com a maturação do cérebro, porque na adolescência ele ainda está terminando de se formar. Entre os 15 e os 20 anos é uma faixa nebulosa, onde não foi possível comprovar qual o impacto. Ainda assim, consideramos uma idade de risco", explica Thiago Marques Fidalgo, psiquiatra do Hospital A.C.Camargo Leia maisGetty Images
O psiquiatra sugeriu que, assim como pais permitem que seus filhos consumam álcool em festas, a informação distorcida de que maconha não faz mal fará com que eles deixem os jovens fumarem em casa. E o problema é que, nos adolescentes, que estão em uma fase de "poda" natural do cérebro para a entrada na idade adulta, a droga é especialmente prejudicial. 
O professor também fez críticas à chamada luta antimanicomial, que fez o Brasil fechar milhares de leitos psiquiátricos sem proporcionar alternativas. Ele ressaltou que o atual modelo dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) não tem como substituir o atendimento ambulatorial e as internações psiquiátricas. Para Gentil Filho, não se trata de abandonar os pacientes em manicômios, mas garantir o tratamento em fase aguda. Ele reforçou que, atualmente, só um terço dos pacientes psiquiátricos diagnosticados recebe tratamento. 
Para o psiquiatra, tanto a luta antimanicomial quanto a vinda de cubanos (pelo programa Mais Médicos) fazem parte de uma visão mais ampla que a medicina, de uma mentalidade que persiste no Ministério da Saúde e tem raízes político-ideológicas. Na prática, segundo ele, o que acontece é que há um número absurdo de pessoas com transtornos graves nas ruas, rejeitadas por hospitais e por outras instituições. "Há uma desassistência fenomenal e nós temos recursos terapêuticos", lamentou.

CAMISETA MARCHA PARA JESUS PERSONALIZADA -OFICIAL 2015

Apóstolo Estevam ministrará na Renascer Jabaquara

Neste domingo (27/4), Apóstolo Estevam Hernandes ministrará o "Culto de Celebração da Família” na Renascer Jabaquara, zona sul de São Paulo. A reunião começa às 10 horas.
 
Às 19 horas, ele estará no Renascer Hall, sede internacional da Renascer em Cristo.
 
 
Confira a mensagem que Apóstolo Estavam deixou para aos internautas meditarem neste final de semana:
 
A libertação pelo perdão
 
Hoje, eu quero te convidar a meditar comigo em Mateus 18. 21 e 22 “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.
 
Nesta passagem, Jesus fala sobre perdão. Ele estava explicando para Pedro que a nossa capacidade de perdoar deve ser, praticamente, inesgotável.
 
Antes de tudo, nós precisamos entender o que significa perdão. A resposta está em 1 João 1:7 “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu filho, os purifica de todo o pecado.”.
 
Perdão é andar na luz, é reconhecer os próprios erros, é ter consciência do prejuízo que aquela atitude trouxe e humilhar-se debaixo das onipotentes mãos de Deus, para que, no tempo certo, Ele nos exalte! Quando nos humilhamos diante do Senhor, nosso coração é invadido pelo Seu amor!
 
Sabe o que tem acontecido nos dias de hoje? Lamentavelmente, as pessoas, mesmo na igreja, estão desprezando os princípios da Palavra de Deus. Elas estão perdendo a capacidade de perdoar! Elas não sabem o que é ter uma aliança verdadeira de amor.
 
Provérbios 10: 12 “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.”
 
Se o perdão liberta, a intolerância mata. Existem muitas pessoas intolerantes, por causa da religiosidade, porque se acham superiores e não admitem as falhas do próximo!
 
Jesus disse aos discípulos: Tirem as traves dos teus olhos, amem seus irmãos, entendam suas limitações e, se houver erros, vocês vão perdoar, se necessário, até setenta vezes sete.
 
O perdão é o atributo de Deus em nós, é uma capacidade grandiosa de exercer o amor, a compaixão e a misericórdia. No Salmo 103, está escrito que assim como o oriente está distante do ocidente, o Senhor afasta de nós todas as nossas transgressões e não se lembra mais dos nossos pecados. Em Colossenses 2: 14, o Senhor Jesus rasgou a cédula de dívidas que era contra nós.
 
Nós precisamos perdoar! Perdoar quem?
 
 
Em primeiro lugar, a nós mesmos!
 
O nosso perfeccionismo exagerado, muitas vezes, nos destrói. Você erra, mas não se perdoa de jeito nenhum! Isso te consome a tal ponto que você se torna uma pessoa pesada, depressiva e infeliz!
 
Busque lavar-se no sangue do Cordeiro e entregue seus problemas nas mãos do Senhor. Quando você não se perdoa, você se coloca na mão dos atormentadores, e Satanás, nosso adversário, potencializa cada vez mais esta tendência autodestrutiva.
 
Se você não consegue se perdoar é por que você não se ama! A falta de amor próprio nos torna amargos, pesados, intolerantes e uma arma nas mãos do nosso inimigo, que nos instiga a propagar o ódio!
 
Jesus se virou para aquela mulher, que foi pega em flagrante adultério, e disse: Vá e não peques mais! E ainda afirmou: Onde estão os seus acusadores? Porque eu não te acuso.
 
O Messias, simplesmente, a perdoou. Perdoe-se! Você não é um super homem! Você é feito de carne e osso. Deus conhece suas falhas, convive com elas e as corrige em amor, porque Ele é um Deus perdoador.
 
 
Em segundo lugar, aos nossos irmãos
 
Uma das coisas mais difíceis de encontrar no cristianismo, atualmente, é a capacidade de perdoar!
 
Quantas vezes, você já não falou “Eu te perdoo”, da boca pra fora? Lembro-me de ter presenciado situações assim na igreja. As pessoas brigam, discutem, e o pastor vem para intermediar. Depois de ministrá-las, uma pede, hipocritamente, perdão para a outra. Sabe o que acontece depois? É só uma delas virar as costas, para a outra já começar a falar mal! Elas não se falam, não se cumprimentam... Fica aquele clima horrível!
 
Enquanto houver raízes de amargura, não existe perdão! O perdão é um caminho! Para trilhá-lo, precisamos passar por cima das nossas injurias e dos nossos sofrimentos, assim como Jesus fez! Foi humilhado, massacrado e injustiçado. Mas, no meio daquela loucura, sabe o que Ele fez? Olhou para o céu e clamou: Pai, perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem.
 
Perdoe seu marido, sua esposa, seus filhos, seus irmãos... passe por cima do seu orgulho! Não perca a oportunidade de viver em paz com quem você ama!
 
Não seja aquele que propaga o ódio, que vive de fofoca! Isso não traz paz para ninguém! O perdão liberta, aproxima as pessoas, traz alivio, cura e libertação!
 
 
Em terceiro lugar, não exerça juízo
 
Muitas vezes, nós ignoramos o que está escrito na Bíblia. No Salmo 94, o Senhor fala que a vingança pertence a Ele.
 
Em Mateus 7, está escrito que não devemos julgar para não sermos julgados!
 
Um dos grandes males da atualidade é o julgamento! Todo mundo acha que tem o direito de julgar o outro! Pessoas assim fazem o jogo do inimigo! Existem pessoas que, inclusive, julgam pela aparência.
 
Não seja juiz, porque isso vai trazer uma carga que, dificilmente, você suportará! Não se esqueça da lei da semeadura!
 
Gálatas 6. 7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
 
Se você planta o juízo, você também será julgado e, ainda, na mesma medida!
 
Não seja uma pessoa vingativa, seja livre! Viva sua vida! Use toda essa energia que você tem para propagar o bem, edificar e abençoar as pessoas que passam pelo seu caminho.
 
Sabe o que eu andei percebendo? As pessoas perderam a prática de orarem umas pelas outras. Você mais briga com o seu marido do que ora com ele! Você perde mais tempo colocando um julgo na vida dos seus filhos, do que profetizando e orando por eles!
 
Vamos viver a verdade de 1 Coríntios 13! O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta!
 
Onde está o amor? Está no julgamento humano? Não, porque cada um julga de acordo com seus interesses e seus sentimentos. O verdadeiro juiz é o Senhor! Ele é fiel e justo!
 
Se você errou, receba o perdão de Deus sobre sua vida! Ainda dá tempo de escrever uma história diferente! Perdoe-se! Perdoe seus inimigos! Seja livre! Livre para amar e viver em paz com todos!
 
Quero finalizar este estudo, dando uma dica, se possível, medite na Parábola do credor incompassivo, que o Senhor Jesus ministrou em Mateus 18. 23 a 35.
 
Seriço:
"Culto de Celebração da Família" com Apóstolo Estevam
Data: 27 de abril (domingo)
Horário: 10 horas
Local: Renascer Jabaquara (Clube Hevéltia)
Endereço: Av. Indianópolis, 3145 - Jabaquara (São Paulo/SP)

Thalles Roberto aproveitará Copa para divulgar disco nos EUA

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...