quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Papa acolhe pedido de renúncia de bispo brasileiro acusado de desviar mais de R$ 2 milhões

Papa Francisco pensativoO Papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo brasileiro que é réu por lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e apropriação indébita.
José Ronaldo Ribeiro, o Dom José, é acusado de desviar mais de R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa, em Goiás. O Vaticano publicou a nota divulgando que o Pontífice havia aceitado a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa.
A Confederação Nacional dos Bispos também divulgou que o pedido de renúncia foi aceito pelo Papa.
Diante do ocorrido, o Vaticano nomeou um administrador apostólico para comandar a diocese: o arcebispo metropolitano de Uberaba, Paulo Mendes Peixoto. Ele já havia sido nomeado interventor, depois que o bispo foi preso em março, na Operação Caifás.
Em março, o juiz da segunda Vara Criminal da cidade aceitou a denúncia contra Dom José e outros dez réus, entre eles padres, envolvidos no desvio do dinheiro doado por fiéis.
Com o dinheiro, eles compraram uma fazenda de gado e uma casa lotérica, além de itens de luxo. Nesta semana ocorreu a primeira audiência de instrução do julgamento dos religiosos.
Fonte: Jovem Pan

Emirados Árabes Unidos é o país mais aberto à fé cristã do Oriente Médio

Emirados Árabes UnidosPara os cristãos estrangeiros, os Emirados Árabes Unidos são um “oásis de liberdade” comparado a outros países no Oriente Médio, diz um membro de uma igreja de Dubai.
Mack Stiles é parte da Igreja Cristã Unida de Dubai, que nos últimos oito anos cresceu de uma para três unidades, sendo a última construída em terreno dado pelo governo no emirado de Ras al-Khaimah.
“Os prédios das igrejas nessa parte do mundo são absolutamente importantes. Ter uma significa que você tem o selo de aprovação dos governantes”, explica o pastor da igreja dos americanos, John Folmar.
Acredita-se que os Emirados Árabes Unidos têm o maior número de igrejas registradas em toda Península Arábica.
Quando a igreja tem um prédio, ela oferece uma opção para aqueles com perguntas sobre o cristianismo.
Muitos não podem falar sobre isso em seu próprio país, onde o proselitismo é proibido e a conversão do islamismo para o cristianismo pode ser punida com pena de morte.
O país é o 40º na Lista Mundial da Perseguição 2018, que apresenta os 50 países onde é mais difícil viver como cristão.
Desde a descoberta de petróleo no país nos anos 1950, os Emirados Árabes Unidos têm se tornado um dos mais importantes centros de comércio e turismo.
Por ter uma população pequena, os Emirados dependem muito de trabalhadores estrangeiros e são relativamente abertos e tolerantes com relação a outras religiões, além do islamismo.
Entretanto essa liberdade é mais aproveitada por estrangeiros ocidentais e por alguns trabalhadores imigrantes da Ásia e África.
Fonte: Missão Portas Abertas

Igreja Católica admite legado “vergonhoso” após vazar estudo que revela mais 3.600 abusos de menores

Violência contra crianças e adolescentes
A Igreja Católica na Alemanha admitiu nesta quarta-feira ter um legado “deprimente e vergonhoso” de abuso sexual, depois que um estudo vazado revelou que clérigos abusaram de milhares de crianças durante um período de 70 anos.

Operação Kratos desarticula esquema de desmanche interestadual de caminhões roubados

  Ação do Deic apreendeu 25 mil peças automotivas sem procedência Sexta-feira, 12/12/2025 16:30 Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da ...