segunda-feira, 25 de maio de 2015

Libertação - Introdução , um pequeno estudo

“Jesus é meu Senhor não importa o que aconteça”, afirma Belfort após derrota


Logo depois de derrotar o brasileiro Vitor Belfort, o campeão dos médios (até 84 kg), Chris Weidman deu entrevista ao canal oficial do UFC. Cercado de expectativa, o combate foi resolvido com pouco mais de dois minutos, ainda no primeiro round.
Embora Belfort seja conhecido por sempre falar sobre sua fé cristã, surpreendeu a muitos o fato de Weidman declarar diante das câmeras “Eu quero agradecer a Jesus, eu já passei por vários momentos difíceis e ele sempre me ajudou até aqui.  Também agradeceu a Deus, dizendo “Ele é a razão de eu estar aqui”. Por fim, pediu que o público pare de duvidar dele como lutador. Essa é a sexta vitória do americano sobre brasileiros, incluindo Anderson Silva por duas vezes.
A trajetória de Chris Weidman, 30 anos, já soma 13 vitórias e nenhuma derrota. Após o UFC 187, disputado em Las Vegas, ele permanece com o cinturão. Antes da luta, o clima entre os dois lutadores não estava bom. Durante a pesagem, precisaram ser apartados por Dana White, presidente do UFC.
Depois da luta, Belfort, 38 anos, que buscava seu terceiro título, resumiu-se a dizer: “Ele é um grande atleta e eu sabia que ele iria querer lutar no chão. Tentei evitar, mas foi uma noite melhor para ele. Ele sabe lutar no solo. Tentei trabalhar posições e dar bons golpes, mas ele foi superior”. Finalizou: “As coisas funcionam assim. Sem desculpas. Quero agradecer a Deus, Jesus é meu Senhor não importa o que aconteça. Quero agradecer também minha esposa, filhos e todos os brasileiros e americanos presentes aqui”.
Embora controversa, a fala dos lutadores revela algo comum entre lutadores de MMA. Um dos esportes que mais cresce em popularidade no mundo, também cresce o número de atletas que professam sua fé em Jesus.
Vitor Belfort, por exemplo, tem como parte de sua equipe o missionário americano radicado no Brasil Mark Shubert. Ele acompanha o lutador há cerca de dez anos.
Às vezes, os lutadores são confrontados por causa de situações pessoais que contrastam com a fé que professam.  Polêmico, o ex-campeão dos médio-pesados, Jon “Bones” Jones, sempre usou versículos bíblicos e agradeceu a Deus pelas suas vitórias.  Este ano, ele foi pego em um exame antidoping por suspeita de uso de cocaína. Ele se internou em uma clínica de reabilitação. Na época, o lutador Michael “Mayday” McDonald, usou as redes sociais para pedir que as pessoas não julgassem Jones e que ele era temente a Deus, mas tinha cometido um erro grave.

GP

Marco Feliciano pede que Lula deixe os evangélicos em paz

Resultado de imagem para MARCO FELICIANOO pastor Marco Feliciano fez um pronunciamento criticando a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que debochou dos líderes evangélicos durante uma reunião com sindicalistas, orientando os partidários petistas a colocar a culpar o diabo pela crise no país.
Durante a palestra em um hotel no centro de São Paulo, ele ironizou em tom de deboche os pastores evangélicos por culparem o diabo quando algo está errado.
Para Lula nas ocasiões em que não é possível atender às reivindicações é preciso culpar o diabo, pois essa estratégia, segundo o ex-presidente, funciona bem com os pastores que depois pedem dinheiro para salvar os fiéis, mas para Feliciano o comportamento não é digno da posição que Lula ocupou.
Feliciano ironizou a piada sarcástica do ex-presidente, orientando o integrante do Porta dos Fundos, Fábio Porchat, a se cuidar pois poderá ter mais um concorrente. O canal Porta dos Fundos promove intolerância religiosa com piadas contra cristãos.
Lula pretende disputar a presidência do Brasil em 2018 e tem sido questionado sobre a impopularidade do governo petista. A ironia de Lula se dá justamente em um momento em que líderes evangélicos conquistam espaço na Câmara dos Deputados.
GP

TRICOTOMIA DO HOMEM




O VOSSO ESPÍRITO - ALMA - E CORPO  SEJAM PUROS, ÍNTEGROS, CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS NA VINDA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (I TESS. 5.23).
ESSA É A CONDIÇÃO QUE DEUS REQUER DO SER HUMANO Á ENTREGA TOTAL DO ESPÍRITO, DA ALMA  E CORPO, QUE SEJAM ÍNTREGOS  E CONSERVADOS  COMO  TAMBÉM IRREPREENSÍVEIS PARA TER O DIREITO DE PARTICIPAR DAS COISAS  FUTURAS E CELESTIAIS ..
1-1-DEUS COLOCA EM ORDEM:
O espírito,a alma e ocorpo.
a- Em primeiro  o espírito.                                                                                                              Deus destaca o espírito (Jo 4.24). Somente um  homem espiritual poderá ter contado com Deus que vive na dimensão Espiritual e receber Dele bênçãos espirituais  sem medidas (Mal.3:10),esse contato é feito pela Terceira Pessoa da Tri-unidade , O Espírito Santo .          

b-EM  SEGUNDO  LUGAR – A  alma .                                                                                           Deus coloca a alma que é a sede dos afetos e ela é  dominada pelo  espírito e  pode tornar-se doente se estiver  sendo controlada pelos desejos do corpo  (carne).                                                         

c- EM  TERCEIRO LUGAR - 

 O corpo.                                            Em último lugar, ficou o corpo, que para Deus  também  têm o  seu valor. Porque ele é a casa do homem interior, e este homem pode se renovar dia após  dia (2 Co 4.16). Na condição do corpo ser o templo de Deus e a morada do Espírito Santo.
a- É NO CORPO, onde se localiza as tendências tanto física como moral,

d- O CORPO FOI FEITO, para receber as substâncias espirituais, como os afetos, os sentimentos, como também é a casa de Deus e o Templo do Espírito Santo. Sendo que no espírito está a razão. - Agora, pois. já nenhuma condenação há para os que  estão em Cristo Jesus.
-1-Duas coisas distintas.
espírito e alma.

a- ESTE É UM ASSUNTO POLÊMICO, espírito e alma. Estas são as duas coisas  distintas de Deus no homem, Deus criou o homem, usando três substâncias, uma delas Ele criou da matéria e as outras são espirituais, sendo que a espiritual é o ESPIRITO E ALMA, sendo que somente o espírito possui vida e a alma pode declinar-se para o Espírito para participar das coisas espirituais, como também pode declina-se para o corpo e participar dos desejos da carne. Estas são as duas coisas distintas em uma só substância de Deus em nós, o que os separa é  a Palavra de Deus. (Heb.4.12).

b- SE O ESPÍRITO E A  A ALMA , fossem a mesma coisa de modo algum poderiam ser divididos. (Heb. 4.12). Uma das coisas que comprova a separação do espírito e da alma  é  falar pelo espírito e a mente (alma) ficar sem entender. (I Co .14.2 e 14),isso são  coisas do espírito.


3-1- CRIAÇÃO DO HOMEM (Gen  1.26).




Disse Deus na criação do homem :” Façamos o homem  nossa
imagem conforme a nossa semelhança.” e assim foi feito.
1-3- No Princípio, Deus: para  criar o Universo, Ele como Deus Trino - Uno, usou a palavra “BARA”(criar algo do nada). Mais quando Deus” EL_ELOHIM “, veio  construir o sistema  humano Ele usou duas palavras .”ASAH e BARA

a-A palavra "ASAH" . Esta palavra  trás o sentido de Deus fazer algo da matéria já existente. (1Pe.3:7). A substância do que foi feito o corpo do primeiro homem já existia” o  pó” assim foi feito o homem. (Gen.1.26 - 2.7). Esta substância Deus criou no Princípio da  Criação do Universo (Gen. 1.1).

b-A Palavra “BARA” Quando a Bíblia se expressa a palavra "criar" é  usada a Palavra "BARA" que significa criar algo no nada (Heb.11:3).exemplos:
1-Criação dos animais.(Gen .1:21).
2- Criação da alma vivente.(Gen :2.7).
3 - Criação do Céu e Terra.(Gen .1:1)

c-FOI CRIADO O ESPÍRITO E A ALMA.
Pelo sopro de Deus foram criados o espírito e a alma (Gen 2.7) -Neste termo Deus usou a palavra hebraica "Bara" que traz o sentido de criar algo nada. Deus criou o espírito e alma no mesmo tempo de uma só substância Espiritual o fôlego de  vida “O Espírito de Deus” e recebendo o homem esta substância se tornou-se
alma vivente no início da vida humana. O homem torna-se a semelhança do Ser Vivo "Deus", quando recebeu o fôlego da  vida porque, Deus é espírito e somente um espírito podem entrar em  contato com um espírito.
4-1- Etimologia da Palavra Deus

1-5-. ONDE SE ENCONTRA O HOMEM - Etimologia da palavra Deus.                                            a- Colocação do homem em Deus, acha-se entre a Divindade e a Santidade. assim o homem vive na dependência do  Espírito Santo. -O EU tem que estar entre  o D. e o S. D de  Divindade e S de Santidade  .
..........................................................................................................f-2
5-1-AS TRÊS CLASSES DO HOMEM.
1-6- O  APÓSTOLO PAULO EM SUA SABEDORIA
CLASSIFICA O HOMEM EM TRÊS CLASSES .

a)- PRIMEIRA CLASSE: o homem natural Adâmico, O que ainda  não recebeu o renovo do espírito pelo novo nascimento (Tiago 3.15 - Judas 19) seus sentidos são puramente sensuais, físicos, de adoração a criatura e não ao Criador  e  completamente materialista  pode ter ou  não tendência  carnais .                                                                                                                                       b)- SEGUNDA CLASSE: fica para o homem cheio do Espírito Santo, homem é renovado e  atualizado nas coisas Espirituais, que tem plena comunhão com Deus (Ef 5.18-20),é escolhido por Deus (Sal.101:6), fiel aEle.                                                                                                                           c)- TERCEIRA CLASSE: é para o homem carnal .(Gr. Sarkikos) esta classe é para  o homem renovado que tem tendências carnais, nunca chega á maturidade cristã permanece como uma criança nas coisas espirituais (I Co 3.1-4) este tipo só consegue entender as coisas mais simples da vida  (I Co 3.2). Não busca e nem compreende o valor das coisas espirituais. Compreende-se que essa classe de crente tem colocado Cristo do lado de fora ficando assim com suas ordenanças (Apoc.3:20), deixando de adorar O Criador para adorar a si mesmo a criatura, Só   dar valor os   que não são espirituais (Tiago.3:8a15).


6- 1-A NATUREZA  DO HOMEM . ,                                                                                                     O homem tem três naturezas
A natural” que é o homem  sem  Deus,Natural – espírito  Morto

espiritual” que é o homem renovado e Espiritual – espírito  Nascido de Novo

a carnal que é a natureza pecaminosa a qual se declina para o pecado Carnal –espírito Nascido de Novo      Sem sabedoria, (Criança)

O Homem
2-5-O HOMEM TEM DOIS SISTEMA DE VIDA  .
O livre arbitrio  o direito de escolha que Deus deixou para o homem. O homem pode   escolher o desejos espirituais  que é manifestado pelo Espírito Santo nos dons  espirituais, como pode também escolher os frutos do corpo que é o desejo da carne  que ficou para o homem natural que são 18.

a-   PRIMEIRO SISTEMA,- vida natural-vida do homem no mundo físico, que podemos  chamar de alma animal, o sangue e corpo (soma-psiquikon),  o corpo que se mantém pela  alma (intelecto é o psico).
b-    
b- SEGUNDO SISTEMA,- vida espiritual -(soma-pneumatikon). Por esta vida  recebemos  Comunicação de Deus, pelo o Espírito Santo para  vivermos     na eternidade.

7-1- OS ELEMENTOS DA PERSONALIDADE HUMANA
O homem sendo uma tríade composta de espirito, alma e corpo (I Tes 5.23) também possuí personalidade semelhantes aos da Pessoa da Divindade.
1-PENSAMENTOS,(Gen 2.19 e 20-3.8),.
2-SENTIMENTOS,(Gen 3.6),
3-VONTADE, (Gen 3.6 e 7),
4-NATUREZA MORAL (Efe 4.23 e 24 - Col 3.10).  criou vontade de comer o fruto  -vontade de  pecar-.

2   1-2- O ESPÍRITO
a- PNEUMA.-A natureza do espírito;  O espírito é o canal que faz a ligação do homem á Deus, para o homem natural esta ligação não existe porque o espírito deste é morto, esta aproximação é para homem nascido de novo que possui a comunicação direta com Deus pela  fé, o espírito passou pelo novo nascimento, é por este canal que as bênçãos são derramadas sobre o crente edificando-o na Rocha - Jesus Cristo. O Senhor, através da sua Palavra.( Em outro termos o espírito é a razão). O crente ele pode participar dos mistérios de Deus pelo o Espírito que leva ele a profundezas espirituais .

b- O Espírito Santo. Segundo as Escrituras, somente os crentes, aqueles onde o Espírito Santo habita, são “espiritualmente vivos” (I Coríntios 2:11;Hebreus 4:12; Tiago 2:26). Os não -crentes são “espiritualmente mortos” (Efésios 2:1-5; Colossenses 2:13). Nos escritos de Paulo, o “espírito” é  de central importância para a vida espiritual do crente (I Coríntios 2:14; 3:1,15:45; Efésios 1:3; 5:19; Colossenses 1:9; 3:16). O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem.

c-Torne-se espiritual-A espiritualidade é para sua alma aquilo que o alimento é para o corpo. Antes que você possa expressar sua alma, deve nutri-la. Um homem faminto não pode ganhar uma corrida, e uma alma faminta não pode expressar-se. Para alimentar sua alma, dê-lhe espiritualidade. LEIA A BÍBLIA.

d-Para a maioria dos cristãos, o Espírito Santo é a Terceira  Pessoa da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho - e é  Deus Onipotente. Ele é visto por esta maioria como sendo uma das Pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou Seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja.
O Deus Triunose manifesta como Três "Pessoas" (grego koinéhypostasis) de uma única substância Divina (grego antigoousia) chamada Deus
Ele é pessoalmente e totalmente Deus, Co-igual e Co-eterno com Deus Pai e Deus Filho. Ele é diferente do Pai e do Filho, pois procederia do Pai (ou, segundo a cláusula filio que, do Pai e do Filho) como descrito no Credo de Niceia


 O CORPO
- A CASA DO ESPÍRITO.
No corpo onde se localiza as tendências tanto física como moral, o corpo foi feito para receber as substâncias espirituais, recebendo essas substâncias da alma como também do espírito, como os afetos, os sentimentos, como também o corpo  é a casa de Deus e o Templo do Espírito Santo. Sendo que no espírito está a razão.

a - O espírito do homem e o único  conhecedor de Deus (I Co 2.11), a única substância diretamente vindo do Criador, ele é o que se comunica e  percebe Deus (Jó 32.5 - Pv 22.27 - SI 18.24).O espírito conhece até o interior do corpo e da  alma. (Pv20.27). teve uma grande participação.                                                                                                                      a-O Verbo de Deus  quando foi encarnado no mundo físico, como Jesus Cristo foi também uma tricotomia, teve espírito,alma e corpo.

Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito ,
contemplado  por anjos ,(parte A  do versículo ( I Tim.3:16).
O espírito como sendo uma substância sobrenatural  extraída do Criador é totalmente espiritual para uma produtividade  futura do homem para com Deus, recebendo o corpo Pneumático como é o de Cristo Jesus  depois da ressurreição essa substância prevalece totalmente na Vida Eterna,
- Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona. (Isso é a morte - a separação entre corpo e alma).

2  -  O INÍCIO DA VIDA NO MUNDO HUMANO




No primeiro homem, encontramos o início  da vida física, iniciada pelo sopro de Deus  no pó, esta vida  nasceu imortal, pelo pecado esta  passou a ser  mortal. O homem deixa o corpo físico “a carne”e volta  ao pó de onde veio ,  e o espírito volta para Deus que o deu, (Ec.12:7) .

a -   O SIGNIFICADO ESPÍRITO;
1- A palavra usada para o Espírito Santo;Vindo do Hebraico.
a- No Velho Testamento é "RUACH", vindo do hebraico.
b- No Novo Testamento vindo para o grego"PNEUMA",(Gen 41.8 -1 Co 5.5).
b-   O SIGNIFICADO DA ALMA;
A palavra usada para a alma
1-No  Velho Testamento é "NEPHESH", vindo do hebraico.
2- No Novo testamento passado para o grego "PSYCHE", (Dt 6.5 e 14.26 -     18.1 20.4 e
17 - Jó 14.22 - SI42.6 ) .

c- As  vezes  são traduzidas.
1   - Para animais (Gen.2:19).
2   - Para pessoas (Atos.2:41)
3-A LIGAÇÃO:
1 -A Ligação do espírito com corpo e a alma. Deus através do espírito refrigera
a alma(Sal-23)"e considera o corpo como sua morada e templo do Espírito Santo
2 - O espírito forte com Deus- torna-se a alma alegre, limpa, sadia e com uma
consciência   tranqüila tudo vai em mil maravilhas.(Sal.91:1)
3 - O espírito longe de Deus, a alma torna-se aflita (SI 23)

3
1 –3- A ALMA
É impossível dar uma definição concreta da alma, pois a alma não é uma entidade concreta mas abstrata. Não é matéria - é energia - mas também não é energia física.e sim espiritual , energia Divina, um pedacinho de Deus dentro de você.
a- A alma foi feita da mesma substância do espírito, sendo que a comunicação com Deus é feita pelo espírito, por que a alma tem a tendência do pecado e não recebe o novo nascimento.
b-Alma como sede dos afetos; pode declinar-se para a carne quando o homem adia-se na posição de carnal, mais quando o crente ele é espiritual .
a alma produz  frutos espirituais.
c-A alma sendo uma substância divina, nascida no mesmo tempo do espírito pelo sopro do Criador El - Elohim. (Gen. 2.7).
d-Alma  conduz o corpo através dos afetos, desejos, emoções, e pela vontade humana (Mat 11.29 -26.38 - João 12.27). Essa é a essência de Deus na comunicação do corpo ela  pode pender-se. para o desejo da carne onde sujem a escolha do bem ou do mal. (Tg.1:21).
2 -3- A- O NASCIMENTO DA ALMA HUMANA .
a-Encontramos na criação do homem o nascimento da alma feita da mesma substância que foi feito o espírito para  esta  finalidade  Deus  usou simplesmente apalavras em hebraico " BARA".1-Com a palavra "BARA" Deus criou o homem alma vivente (Gen. 2.7)                                   b-Com a palavra "ASAH" Deus fez o homem natural do barro que já existia.
3-3  O Alimento da Alma-                                                                                                                                                            Nada é mais poderoso e nutritivo para a alma que o estudo  da Palavra de Deus
 Quando você estuda  A Biblia Sagrada está lendo a mente de Deus. Sua alma eleva-se, fortalecendo-se com grandes  energia espiritual, que pode usar para realizar outras coisas espirituais.

a-PARA O  BEM – Quando o homem é agradecido a Deus e fiel, a alma declina para o bem criando  fé na conservação para a salvação (Heb. 10.39), pelo o poder da Palavra. (Tiago1.21).para edificação  espiritual .

b-PARA O MAL –A  alma - pode pender-se para prática do mal, pela a  vontade do corpo (carne) e reproduzir o fruto da carnalidade. A carne e o Espírito entra em uma eterna contenda pela  conquista da sede dos afetos (Gal.5:17ª21),e produz o pecado se a carne for vencedora, ou o fruto do Espírito se a alma declina para o Espírito (Mat. 16. 26 - Eze 18.4 - Miq. 6.7).Quando a alma está distante do Espírito o fruto da carne se manifesta.

c-A ALMA NÃO PASSA-pelo processo do novo nascimento como passa o espírito. Ela só recebe renovação pelo ouvir a Palavra vivifícada pelo Espírito Santo (Rom. 12.1 e 2).Todas as almas são de Deus (Ez.18:4), a diferença  entre a alma e o espírito se encontra também no pecado e na morte  a alma pode entrar em juízo  e têm um preço de redenção (Miq.6:7-Mat.16:26).

d-A ALMA NÃO TÊM- a  mesma evidência que o espírito tem; O espírito ora é   fala em outro idioma “Dom de Línguas” e ela não entende. (mistério do espírito) (I Cor 14.2 e 14).

e-A ALMA, A palavra alma é encontrada na Biblia Sagrada  mais ou menos 600 vezes  a-Mais de 500 vezes no Antigo Testamento.b-mais de 30 vezes no Novo Testamento.


4-3 - A ESSÊNCIA DA ALMA.
A alma também têm a sua essência, como ela sendo a sede dos afetos e dos sentimentos do homem ela produz a essência que transmitem fortes relacionamentos.
a- -  COM DEUS ,Quando está no estado de declinação para o Espírito.
a- Deseja Deus ,(Sal. 42.1 - Isa. 26.9) Suspirando pela palavra de Deus .
b- Prospera com Deus (Deut.14:26).
c- Regozija com Deus , pela a Salvação (Agradecida) (Isaias 61. 10).
d- Engrandece  a Deus (Luc. 1.46).
e- Confiando em Deus (Sal. 57. 1) (sobre refúgio).
f- Adora a Deus(Sal. 86.4 - 104. 1).
b -  COM O PECADO, Quando a alma   se declina ao corpo.
a- Pecando contra Deus (Jer. 44.7 - Miq. 6.7 ) O fruto do próprio corpo  .
b- Pecando contra o corpo (Gal. 5. 1 7 a 2 1) (O fruto da carne).
c-  COM O SENTIMENTO.
a- De aflição e angustiante (Gen. 42.21 - Lev. 16. 29).De aborrecimento e
desânimo isso é a alma no estado de declínio para o desejo da carne. (Sal107.18 ).

5-3 – A  ALMA   ENCONTRA-SE  EM DOIS  ESTADOS.

a-PRIMEIRO ESTADO   "  Corpo Físico.
Em algumas passagens das Escrituras encontramos declarações  que    nos leva a crer, que são divisíveis quando é usado no sepultamento do corpo, morre o corpo  e é sepultado como corpo natural “Corpo Alma “(Gr. SOMA-PSUCHIKON) O Corpo  Físico"(Mat.10:28-l Cor.15:44).
b-SEGUNDO ESTADO " Corpo Espiritual. Quando fomos ressuscitados
receberemos o corpo espiritual . (Gr. SOMA  PNEUMATIKON). Depois da
ressurreição aparece este novo corpo. (Ap6.9 e 20.4ª6-Mat.28.6ª9).
6-3- A  ALMA DIFERENCIA.
1-DO CORPO, o corpo morre volta ao pó de onde veio, fica a alma (Mt. 10.28).
2-DO ESPÍRITO, o que se separa o espírito da alma é a Palavra de Deus. (Hb.4.12).
7-3-A  ALMA  ANTES  E  DEPOIS DA  MORTE  FÍSICA

1- A ALMA  ANTES DA MORTE FÍSICA
Encontra-se em processo de salvação pela pregação da Palavra de Deus  Antes da morte física :
a- A alma não tem as mesmas evidências que têm o espírito, o espírito fala em  outro idioma, e ela não entende - espírito usa o mistério- (I Cor.14.2 e 14).
b- A alma não recebe um novo nascimento como o espírito ela recebe um renovação de afetos pelo o processo de ouvir a Palavra Vivificada pelo  Espírito Santo (Rom. 12.1 e 2). Para apresentar o corpo como sacrifício vivo.
8-3- NA ALMA ESTÁ

1- O caráter, 2- A personalidade, 3- A alta consciência,
2- A mentalidade,  5- As emoções, 6- A vontade e os desejos,
a-Por isso qualificamos a alma como sede dos afetos,Tudo isto é controlado pelos cinco sentidos que a ciência chama-se a entrada da alma.
c-A alma do crente ela vive pela fé, não pelos sentidos (II Cor5.7).
9- 3-A  MORTE  FÍSICA .
a-A morte física e uma consequência do pecado (Gen.3:19 ). A  universalidade da  morte prova a universalidade do pecado (Rom.5:12ª14).
1- A morte física afeta apenas o corpo e não a cessação da existência da
consciência (Hab.2:5- Luc.16:23-Apoc.6:9e10).
2- Toda a morte física termina na ressurreição do corpo (Gen.5:24-Jo.19:25-ll
Cor.5:1-Fil.1:23- Jo.19:25-).
3- Sendo a morte física uma consequência do pecado, ela não é inevitável para
os  remidos  (Gen.5:24-l Cor.15:51e52-lTes.4:15ª17).
b-A morte física têm para o cristão uma qualificação peculiar  que é chamada de  “Sono” porque o corpo pode ser despertado a qualquer momento
(Fil.3:20 e 21 lTes.4:14ª18).
c. A alma e o   espírito vivem, independentemente da morte  do corpo que é descrito  como um Tabernáculo  no qual é o “EU” habita e pode ser despido (ll
Co..5:1ª8- a intenção (ll Ped.1:13ª15”.
d- Na morte do cristão ele está, imediatamente” com o Senhor “e o seu corpo  aguarda a ressurreição na volta de Cristo Jesus (llCor.5:1ª8- Fil.1:23  lTes.4:13ª17)
10-3- A ALMA  DEPOIS DA MORTE FÍSICA .
Para a alma, a morte física é simplesmente uma mudança de localidade ela deixa o corpo físico (Gr.SOMA PSYCHIKOM), e recebe um novo corpo espiritual (Gr. SOMA PNEUMATIKOM), (Mt 10.28 - Ap 6.9 - 20.4).
1-NOVO CORPO, Este novo corpo recebemos na ressurreição  surgi para todos os crentes entrarem na Presença do Senhor Deus (Jeová O Senhor ) (Heb.9.8-
Mat.27.52), no mundo espiritual.
2-NOVO NOME O novo nome receberemos depois que deixarmos este corpo físico.  Receberemos   uma pedrinha branca e sobre esta pedrinha escrito um novo
nome, só quem  conhece é o recebedor (Apoc. 2.17 - 3.12).

11-3-AS SETE PRENDAS PARA O VENCEDOR.
a-PRIMEIRA   PRENDA,- Alimentar-se da árvore da vida (Apoc. 2.7).
b-SEGUNDA    PRENDA - Não sofrerá o dano da segunda morte (Apoc. 2.11).
c-TERCEIRA   PRENDA,- Receberá do Maná escondido e um novo nome (  2.17).
d-QUARTA       PRENDA- .Receberá autoridade sobre as nações (Apoc. 2.26).
e-QUINTA        PRENDA -,Será vestido de branco e o seu nome escrito (Apoc. 3.5).
f- SEXTA            PRENDA -,Será coluna do santuário  (Apõe. 3.12).
g- SETIMA       PRENDA,- Ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo (Cristo ) no meu                                                     trono(Apoc. 3.20) .
Obs.: Esta é a vida do homem que se dedica a Deus. Vida depois da primeira morte - morte física. Esta vida é totalmente espiritual.


4    Cinco Sentidos  da Alma
A-ALMA - SEDE DOS AFETOS
a-Na alma está o caráter, a personalidade, a auto-consciência, a mentalidade, as emoções, a vontade e os desejos do homem. Por isso chamamos a alma, a sede dos afetos. Tudo isso é controlado pelo cinco sentidos que a ciência chama-se a entrada da alma. A alma do crente ela vive pela  fé não pelo sentimentos. ( II Cor. 5:7).

1-4     A alma
Visão      Audição     Paladar      Tato           Olfato

b-Esses sentidos  é ; O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos. Ele é a crença religiosas ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa têm o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença.

2-COMENTÁRIO
Obs-Do ponto de vistada biologia e ciências cognitivas,- os seres vivos são dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior , utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. Tambem é conhecido como a entrada do mundo físico para a alma
3-  Os animais
a-  Os animais normalmente têm órgãos especializados para essas funções. No Humano, são geralmente considerados cinco sentidos e os órgãos onde residem: A visão, Audição, Paladar,Tato e Olfato.

1- Visão

a -   A visão- reside na retina, transmitidos por neurônios até o centro da visão na parte posterior do cérebro. é a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

2- Audição
a-A audição- reside na cóclea, no ouvido interno, é a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som; --1“A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Os sons ou barulhos são originados pelas ondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na freqüência de cada onda sonora ouvimos diferentes sons.

3-Paladar
a-O paladar-reside nas papilas gustativas da língua, Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios;

4- Tato                                                                              a- O tato reside nos terminais nervosos da pele, É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade;

b- O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção do toque, termoceptores responsáveis pela percepção do frio e do calor e terminações nervosas livres responsáveis pela percepção da dor que muda apenas de intensidade.

5- Olfato-                                                                                                                                                                   a- O olfato reside na pituitária, dentro do nariz, Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação. b1-O olfato é um dos cinco sentidos básicos originado por estímulos do epitélio olfativo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido diretamente ligado às emoções e ao depósito de memórias.



9-4      C- PSICOLOGIA

-Estudo da Alma.

a-NEPHESH" no hebraico quer dizer alma, em si mesmo "NEPHESH", implica a vida  da   consciência humana. Por ser feito "Imagem citada como a fonte de todas as sensações e sentimentos humanos, além de ser a responsável da comunhão humana com Deus.e semelhança de Deus, imagens encontram-se no fato do homem pessoal, racional e moral.(Efe.4.23e24)-Um novo homem. Segundo a Bíblia, a alma pode perder-se, ser salva e existir após à morte do corpo. Ela também é
b-Se Deus criou o homem sua imagem e semelhança. podemos acreditar que Deus tem alma (NEPHESH-PNEUMATIKON) do sopro de Deus o homem torno se alma vivente. Sua imagem e sua semelhança (Gen. 1.26 – Jo 4.24).
c-"PSUCHE" palavra grega encontrado sua tradução no Novo Testamento, de onde surge a palavra psicologia - Estudo da alma-"
A palavra psyche, do grego, muito usado nas Escrituras Sagradas gregas (Novo Testamento), é traduzida para o português como alma, mas não deve-se achar que esta palavra tenha um significado único. Usualmente significa "vida" ou "vitalidade", ou, as vezes "o ego"

d-Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal  foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante



PSICO-ALMA

e-PSICILOGIA                                                                    ESTUDO DA ALMA



LOGIA-ESTUDO

f- O homem sendo uma tríade composta de espirito, alma e corpo (I Tes 5.23).também possuí  personalidades semelhantes Aos da Pessoa da Divindade.

1 - Pensamentos, (Gen 2.19 e 20-3.8),a intenção de Adão era de se

esconder por que estava com sentimento de culpa.

2 - Sentimentos, (Gen 3.6), sentiu desejo.

3 - Vontade,(Gen 3.6 e 7),criou vontade de comer o fruto  - pecar -

4 - Natureza moral, (Efe 4.23 e 24 - Col 3.10).

10-4-OUTROS  TIPOS  DE  ALMA  (SANGUE).

1-4– ALMA COMO CRIATURA VIVA.
Esta interpretação de alma como criatura viva”O ser humano uma pessoa” refere-se ao homem como trie (Gen 17.14 - Num 9.13) que poderá ser separada dos outros.
2-4-ALMA  CARNE-O  SANGUE ,( vida física animal.)
O sangue é uma  substância distinta do corpo físico conhecida como alma (Gen 35.18) da vida animal (Gen 2.7). Saiu o sangue acabou a vida do animal, (Lev. 17.14 - Deut. 12.23).A Bíblia não diz que os animais são dotados de “Psiche-alma” somente o homem pode possuir o PSICHE, através da Pneuma”coisas do Espírito” movido pelo“RUACH” que é a Terceira Pessoa da Trindade ou Tri-unidade – de todos os animais o homem é o único que pode ser dominado pelo sistema pneumático, coisas do espírito,(Gen.2:7-35:18).
a- NO VELHO TESTAMENTO.
Encontramos a maneira de expiação - "o sangue do animal" era comparado com a sua própria vida (Alma-sangue). Restaurando a vida humana. A alma sangue restaurando a alma espiritual. (Lev. 17.11 e 14)  .

b- A  EXPÍAÇÂO  DO  SANGUE DO ANIMAL.

A salvação nesta ato Tipifica o valor e o poder restaurador do sacrifício de Cristo na cruz. Que Deu o Seu Sangue para obtermos a nossa nova aliança.

c- O  ÚLTIMO  SACRIFÍCIO  DE  EXPÍAÇÂO.

O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os pecados ( Heb 9.13 e 14). O sangue em sacrifício vivo purificando a alma espiritual preparando-a para uma vidaespiritual Eterna (Jó 1.17- Apoc. 7.14)
11-4- A  IMORTALIDADE  DA  ALMA                                                       O ensino da imortalidade da alma é uma história grega que surgiu alguns séculos antes de Cristo. Dir-nos que os  egípcios foram as primeiras pessoas que ensinaram a imortalidade da alma humana .                                                                                                                                                                                                        a-CIÊNCIAS EGÍPCIAS. A alma foi criada alma imortal, o pecado que a fez de  mortal. Esse ensino egípcio é uma filosofia, que a doutrina do NovoTestamento não dá afirmação, pois trás o ensinamento da vida eterna tanto para os bons como para os maus. Se existe a eternidade para os maus, não seria necessária a Segunda morte para os maus..                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          b- A BÍBLIA NÃO NOS ENSINA , que haja uma eternidade de vida para os maus, fala a Bíblia  do castigo ou morte, que os espera (Eze. 18.4 e 20  Rom.6.23 de Deus).                                                                                                                                                                                                        c-O HOMEM É A CRIATURA, que recebeu a imagem e semelhança de Deus, esta  personalidade, é misteriosamente permanente- (Mat. 22.31 e 32). Deus não é  Deus dos Mortos, mas sim dos Vivos.
12-4- A ALMA SE TORNA IMORTAL                                                                                    1-5- Quando  se converte aceita Cristo  como  Salvador Eterno, a alma torna-   se imediatamente imortal. A alma que não se converte morre (Eze. 18.4). Antes do pecado a alma seria imortal. Em contraste com o corpo (Isaias.5:10a18- Apoc.20:4).                                          a-A ALMA TORNOU-SE MORTAL, no momento que  Satanás derrubou o primeiro homem, Adão, introduzindo o pecado no mundo. A alma que pecar, esta morrerá (Gen.3:3ª6). A alma é naturalmente imortal,  tornou-se mortal pelo pecado,                                                                                                                                                                                                                            b-A BÍBLIA NOS LEVA A CRER -

em uma vida futura depois da ressurreição   (Grego SOMA-PNEUMATIKOM). Alma espírito para isto não falta passagem bíblica que nos leva a crer. a-A parábola do Rico e Lázaro.(Luc.16 ) b-A parábola festa nupcial do Rei ( Mat.22.1).c-A parábola dos talentos( Mat 25.14- 26.64- Luc 9.26 e 27).
13-4- DEPOIS DA PRIMEIRA MORTE.        .                                                                       a- É muito importante sabermos do futuro estado da alma e das diversas interpretações que estão relacionadas com este assunto da alma humana  entre  morte física, e a ressurreição.                                                                                                                                                  b-SHEOL . No Velho Testamento encontramos mais de 60 vezes a palavra Sheol que é traduzida por: - COVA SEPULTURA - (Gen. 37.35-Ez,32:21e22-Sal.16:10) - o fim da alma sangue (corpo),(Jô.5:28e29).

c-SEPULTURA, ESCURIDÃO , INFERNO .(Deut. 32.22 - Hab. 2.5 - Luc. 16.23), Lugar para onde destina-se o corpo (Luc.16.23-Isa.14:9).

d- SHEOL- é uma palavra hebraica vindo do Velho Testamento, que tem
o mesmo sentido da palavra grega "Hades" no Novo Testamento (Sal.  16.10-.Atos 2.27 a 31). Sheol significa lugar que fica depois da morte e   antes da  ressurreição, o melhor entre a morte e a ressurreição. Lugar  para onde vão todos os que morrem sendo eles salvos ou não salvos. (Sal. 16.10-Num 16.30).

Obs. Não quero aqui referir-me ao Hades ou Sheol. O meu assunto é sobre o estado do espírito e da alma.

14-4-  COMPREENDE-SE HAVER UMA SEPARAÇÃO:
1- compreende-se haver uma separação depois da morte física dos bons e dos maus (Luc. 16.26),”o direito de salvação termina na morte” Hades o paraíso (João 5.25 e 28 e 29).
a- COMPREENDE -SE QUE O HADES, seja o lugar entre a morte física e a ressurreição que é o destino de toda a humanidade pelo único caminho   que se chama morte física (primeira morte). (Luc. 16.26).
b- PARAÍSO - LUGAR DOS SALVOS, depois da morte de Cristo (Luc  16.22 e 23 – Jô.5:28-Atos 7.59 - II Cor. 5.8 - Filp. 1.23). estes não participarão da segunda  morte - a "morte eterna", e sim da vida eterna.
c- HADES TAMBÉM É LUGAR DE TORMENTAS, para os não salvos. Estes ficarão em  plena consciência e possuem o pleno poder de suas faculdades e memórias (Luc.  16.24), e continuarão em tormentas até o julgamentos  final dos perdidos (II Pedro 2.9 - Isa 14.9 e 17 -Eze. 32.21).


O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...