segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

PRATIQUE O BEM E TE IRAS BEM . COMO DIZENDO , FAÇA O BEM E VIVA MELHOR .

Resultado de imagem para faça o bem e viva bem A Palavra do Altíssimo Elohim insiste com cada ser humano para que na sua vida se deixe guiar pela Sua Palavra e pratique o bem. 
Porém, cada ser humano tem o seu próprio conceito do que é “o bem” e “o mal”. Então, se cada um de nós tem o seu próprio conceito do que significa praticar o bem e/ou o mal, tal significa que pode haver infinitos conceitos do que é “o bem” e do que é “o mal”… ou seja, tantos conceitos quanto o número de pessoas inquiridas. 
Mas será que é nesta multiplicidade de opiniões humanas que encontraremos a orientação certa sobre como proceder na nossa vida, ou haverá uma fonte mais segura que permanece inalterada ao longo dos séculos, e que nos oferece total segurança quanto ao conceito que O Eterno valoriza e que devemos aplicar nas nossas vidas? Sim, há, como iremos analisar neste pequeno mas elucidante estudo. 
Devemos então começar por indagar o que é “o bem” aos olhos do Elohim Altíssimo. Diz-nos o apóstolo: 3.João 1:11 – “Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus”. Sabemos que todo o bem provém de YHWH, O Todo-Poderoso, que propôs ao homem um caminho de vida e de paz, ao passo que o mal provém do adversário, o maligno, Satanás, que sempre buscou perverter a mente dos seres humanos, desviando-os do caminho justo que YHWH nos propõe, para que nos afastemos da segurança espiritual que alcançamos quando seguimos o conselho do Todo-Poderoso YHWH. 
O maligno, esse, desviou o homem dos santos preceitos de vida desde Adão e Eva, e continua no seu jogo de sedução e confusão das almas para as arrastar para a morte eterna. Por se opor ao Criador e ao Seu plano para a humanidade, Satanás vem para roubar, matar e destruir como João 10:10 que o compara ao ladrão (das almas). 
 PRATICA O BEM E VIVERÁS 2 Esta é a luta espiritual que cada ser humano tem de travar nesta vida: a escolha entre o bem e o mal, i.e. a escolha entre a vida e a morte…eternas. Eis a proposta que O Altíssimo fez ao povo que chamou para ser povo Seu (Israel): Deuteronômio 30:19-20b – “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando a YHWH teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias”. Este é um dos pilares da salvação:
 amar a YHWH sobre todas as coisas, com todas as nossas forças e com toda a nossa vontade, como Yeshua confirmou, de forma resumida, em: Marcos 12:30-31 – “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 

Não há outro mandamento maior do que estes”. Estas Suas palavras confirmam o que Ele já antes havia dado como instrução ao Seu povo em Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18. Deuteronômio 11:1 – “Amarás, pois, a YHWH teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias”. Este é então o conceito de bem que O Eterno espera que cada um dos Seus filhos observe!!! 

Sim, ao caminharmos todos os dias das nossas vidas segundo os Seus conselhos (Lei/Torá e as palavras dos Seus profetas), a Sua Vontade, estamos a ser justos aos Seus olhos, como nos é ensinado acerca dos pais de João, o batista: Lucas 1:5-6 – “Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Ábias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. 

Andar fora deste caminho, i.e. segundo os nossos próprios critérios…é praticar o mal. Eis um dos conselhos que a santa Lei/Torá nos dá: Êxodo 23:2 – “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito”.

 Este é um conselho que muitos esquecem quando chega o momento. Mais: Salmo 37:27 – “Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre”.  PRATICA O BEM E VIVERÁS 3 O Eterno fala-nos também através do Seu profeta em: Isaías 1:16-17 – “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo [o que é conforme à Lei/Torá]; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”. 

Infelizmente, o ser humano, em geral, tem a sua mente tão pervertida (e agarrada às coisas deste mundo que o hão-de levar à destruição) que nem sequer se apercebe que erra constantemente e faz o que não é agradável aos olhos do Todo-Poderoso, esquecendo que um dia terá de comparecer perante o tribunal divino, respondendo por todas as suas más obras… obras das quais não se arrependeu. Pedro pergunta: 1.Pedro 3:11, 13 – “Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a… 

E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?” Ser zeloso do bem é isto mesmo: é procurarmos viver de acordo com os preceitos de vida que O Todo-Poderoso nos deu: a Sua Lei/Torá, i.e. os Seus mandamentos, juízos, ordenanças, leis, estatutos e testemunhos. Por isso o apóstolo nos confirma: 1.João 3:7-9 – “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça [a Lei/Torá] é justo, assim como ele é justo. 

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus”. 

A Palavra confirma-nos que o salário do pecado é a morte. Então, todo o que pratica o mal anda em trevas espirituais. Por isso não aceita a luz do evangelho de Yeshua HaMashiach. Sim, o diabo continua a cegar o entendimento de multidões para que sobre elas não resplandeça a luz do Alto e Sublime. Mas, primeiramente, a responsabilidade é do próprio ser humano que não busca a Verdade e o Caminho da salvação. E porque não busca ao Altíssimo, torna-se presa fácil do ardiloso Satanás. 

Também Israel cometeu grandes pecados quando se esqueceu do seu Elohim e das benesses que recebeu da Sua Mão, e se desviou para o mal, tornando-se ingratos: Neemias 9:25-26 – “E tomaram cidades fortificadas e terra fértil, e possuíram casas cheias de toda a fartura, cisternas cavadas, vinhas e olivais, e árvores frutíferas, em abundância; e comeram e se fartaram e engordaram e viveram em delícias, pela tua grande bondade.

 Porém se obstinaram, e se rebelaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações”. Sim, o homem que volta as costas ao Altíssimo e não reconhece que tudo o que tem provém do Alto e Sublime é um insensato. E, se não se arrepender, será consumido devido à sua rebeldia. 

 PRATICA O BEM E VIVERÁS 4 Tomemos o exemplo de um homem fiel, Jó, que apesar das tamanhas desgraças que se abateram sobre ele e a sua casa, não fraquejou na sua fé, mantendo-se fiel a YHWH até ao fim. Temos muito a aprender com Jó e com outros exemplos de fidelidade ao Todo-Poderoso. Até os mais poderosos deste mundo não são nada se não conhecerem a misericórdia do Todo-Poderoso. Diz-nos o Salmo 49:20 – “O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem”. Quem não compreende estas palavras?

 Só os que colocam a sua esperança nas coisas desta vida e desprezam a misericórdia do Eterno é que não entendem. Mas o conselho permanece como teste para o dia em que O Rei Se irá manifestar: 
Provérbios 11:4, 28 – “De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça [a Lei/Torá] livra da morte… Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem”.
 Já antes vimos que o justo é o que pratica o bem, aquele que anda segundo os preceitos e mandamentos do Eterno, a Sua Lei/Torá. Retenhamos ainda o que nos diz Sofonias 1:18.
 Então, todo aquele que é recto aos olhos do Altíssimo usa de muita prudência na sua vida, nas suas tomadas de decisões, pois disso poderá depender a sua salvação por Yeshua HaMashiach . Sim, apartar-se do mal é sinal de inteligência, como nos diz em Jó 28:12, 28. Provérbios 16:17 – “Os retos [os que vivem pela Torá] fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”.

 É como nos diz Tiago 4:17 – “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Retenhamos também, e coloquemos em prática nas nossas vidas, o conselho de Paulo: vivendo pelo Espírito para alcançarmos os frutos do Espírito: Gálatas 5:22 –

 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Muito há para dizer acerca de cada um destes frutos espirituais. Para os alcançarmos temos de buscar/percorrer o caminho da santificação, sem o que ninguém verá O Senhor.


 Ora o caminho da santificação é o trilho dos preceitos da Lei/Torá aplicados na nossa vida diária, pois é por eles que nos podemos santificar e alcançar a vida eterna: Hebreus 12:14 – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Sim, a Palavra, a Lei/Torá, é santa e o mandamento é santo, justo e bom como nos diz Paulo em Romanos 7:12. Alguns, pela sua ignorância ou torcido entendimento ensinam que a lei é para os Judeus, ou que a lei foi pregada na cruz por Yeshua ou que O Santo veio abolir a lei. Tudo mentiras! Yeshua veio ensinar a lei do Pai (Salmo 40:7-11) e viver por ela! 

 PRATICA O BEM E VIVERÁS 5 Se Ele tivesse violado algum dos mandamentos do Pai não poderia ser O nosso Salvador, O Cordeiro sem mácula. É bom que entendamos isto e não caiamos nas armadilhas de Satanás como os que são indoutos e inconstantes. O Salmo 19:7-11 diz-nos que a lei é perfeita e o que viver por ela alcançará grande recompensa, i.e. a vida eterna por Yeshua HaMashiach. A fé em Yeshua é essencial para a nossa salvação, mas a fé tem de ser fundada em obras de justiça (da Torá), como nos ensina o apóstolo Tiago. Veja-se o que nos diz Paulo em: Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei”. 

Não viveram todos os apóstolos de Yeshua HaMashiach pela Torá de YHWH? Claro que sim. Muitas passagens o confirmam. O caminho para a salvação por Yeshua HaMashiach passa, necessariamente, por uma profunda transformação na vida de todo aquele que crê no Salvador Yeshua. Essa implica uma profunda transformação espiritual, um novo nascimento em Yeshua, para que possamos abundar em fé e nas obras da fé/do Espírito. 

É um novo caminho que O Espírito Santo de YHWH nos faz percorrer e que passa por várias etapas ou estágios espirituais como nos ensina Pedro: 2.Pedro 1:5-11 – “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. 

As palavras de Pedro dão-nos a verdadeira dimensão da transformação que tem de se operar em nós com a ajuda do Espírito Santo. Por isso nos devemos encorajar uns aos outros, porque o premio é grande. E, naquilo em que ainda possamos falhar, devemos persistir em alcançar a meta, rogando sempre a ajuda do Espírito Santo. Este é pois o caminho que nos convém nesta vida, o único que nos promete a vida eterna. 
Não percamos de vista o premio da vida eterna que está prometido a todos os que se revelarem fiéis até ao fim das suas vidas. Trabalhemos diligentemente para o alcançar. Esta é a comida pela qual devemos trabalhar, como nos diz em João 6:27.
 Então, agora, ao relermos o que nos é dito em 1.Pedro 3:11 podemos concluir que a paz que Pedro nos incita a seguir é a Lei/Torá. Busquemos o entendimento da Palavra para que por ela vivamos, com segurança. Atentemos no que Paulo escreveu em: Efésios 1:17-18 – “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; 

 PRATICA O BEM E VIVERÁS 6 tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”. Então, com um bom entendimento da Palavra, pelo poder da presença do Espírito Santo, estamos em condições de separar o puro do impuro e afastar da nossa vida tudo o que não convém à nossa edificação espiritual e segurança em Yeshua HaMashiach. Notemos o que nos diz o apóstolo: 1.João 2:29 – “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça [a Lei/Torá] é nascido dele”. E João insiste (e nós também): 1.João 3:6-10, 18-19 – “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. 

Quem pratica justiça [a Lei/Torá] é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado [transgressão da Lei/Torá] é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. 

Qualquer que não pratica a justiça [a Lei/Torá], e não ama a seu irmão, não é de Deus… Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade [a Tua Lei é a verdade.  Salmo 119:142], e diante dele asseguraremos nossos corações”. Como se atrevem então alguns (falsos) pastores a dizer que a lei foi abolida ou que é só para os Judeus? Cuidado com estes obreiros da mentira. São filhos do diabo. Portanto, a conclusão deste estudo só pode ser uma: “Faze o bem e viverás”. 

Não nos deixemos prender pelas coisas deste mundo passageiro. Trabalhemos para um futuro eterno, tendo por Senhor Aquele que Se entregou por nós, e que chamará para Si todos os justos no dia da Sua vinda gloriosa! E, sobretudo, façamos as necessárias mudanças na nossa vida para que possamos agradar ao Altíssimo Elohim e obter a Sua graça. Sejamos verdadeiros atletas, aplicados na Palavra, para alcançarmos o premio da vida eterna. Este tempo de vida foi-nos dado para que nos tornemos aptos para o reino vindouro! Aproveitemo-lo. Rejeitemos as obras das trevas e caminhemos na Luz do Alto e Sublime, a Sua Lei/Torá. Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós. AlleluYAH 

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...