Prova foi aplicada neste domingo (14).
A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi aplicada neste domingo (14) em 30 cidades paulistas e ainda em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba.
Para Edmilson Motta, coordenador geral do cursinho Etapa, o exame foi bem parecido com o que foi aplicado no meio do ano e não trouxe grandes surpresas. Motta disse que em geografia e história as questões tinham boa abrangência e complexidade média e baixa. "A prova de ciências estava básica e a de matemática e física mais clássicas."Nicolau Marmo, coordenador geral do Anglo, criticou o fato de a prova estar dividida em três campos de conhecimento: linguagens e códigos, ciências da natureza e matemática e ciências humanas. "É artificial insistir nesta nomenclatura porque fica mal dividido. O exame tinha apenas sete questões de matemática, oito de biologia, e dez de inglês, dez de história." Segundo Marmo, apesar disso, a prova contemplou o programa do ensino médio e vai selecionar os candidatos mais bem preparados.
Professores de matemática, história, português, geografia, biologia e filosofia do cursinho Objetivo ouvidos pelo G1 elogiaram a prova e afirmaram que o exame seguiu a tendência dos últimos anos, cobrou intepretação e trouxe enunciados claros.
Problemas
Os professores de física, química e inglês do Objetivo, no entanto, apontaram falhas nas questões. Segundo o professor de física, Ricardo Helou Doca, o desenho do enunciado da pergunta 79 está incompatível com o texto apresentado. "Na número 80 também faltou a informação de que os três tubos sonoros vibram no mesmo harmônico. Porém, as falhas não comprometem a resolução."
Em química, o professor Sergio Teixeira Bignardi, do Objetivo, disse que o desenho da questão 71 está errado, o que permite que haja duas alternativas corretas: a 'B' e a 'C'.
Na disciplina de inglês, Wellington Pimentel, vê falhas na questão número 30. Segundo ele, o enunciado traz uma informação atualizada sobre o casamento entre homossexuais, mas as alternativas não estão condizentes com o texto. "Por causa do erro, podemos dizer que não há uma alternativa correta."
Edmilson Motta, do Etapa, também viu problemas na prova de inglês. O coordenador afirmou que a questão número 29, sobre formas verbais relativas ao passado, permite dupla interpretação. "Se o aluno não entende passado como 'simple past' não há alternativa correta, se ele entende como qualquer tempo no passado, temos duas opções: 'A' e 'C'."
Veja o gabarito oficial da prova
Confira a correção do cursinho Objetivo
Acompanhe a resolução da prova feita pelos professores dos cursinho Anglo e Etapa: