sábado, 21 de abril de 2018

OBREIRO APROVADO

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2.15
-Introdução: Poderíamos falar de vários tipos de funções de lideranças, como pastores, diáconos, presbíteros, cantores, pregadores, diretores de ministérios, líderes de células, etc. Mas qualquer um destes ‘cargos’ exige que o obreiro seja aprovado por Deus.
Infelizmente muitas pessoas querem exercer funções de destaque, mas não querem passar pelas provas, que visam aprovar sua vida para realização da obra de Deus.

Como é um Obreiro Aprovado?

Vamos aprender como deve ser um Obreiro/a Aprovado/a:

1- Apresentar-se a Deus:

“Procura apresentar-te a Deus ...”
Em primeiro lugar, qualquer líder deve se apresentar a Deus. Se você deseja ser um pregador ou exercer qualquer tarefa na obra de Deus deve primeiro rogar ao Senhor da Seara que lhe envie para o ministério (Mateus 9.38). Apresente a Deus o desejo que tem de servir e coloque sua vida na presença do Senhor. Apresentar-se a Deus significa:
a) Ser convertidoJoão 3.5 “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
É importante que o/ líder tenha de fato, nascido de novo, se arrependa de seus pecados e busque ser uma nova criatura (II Coríntios 5.17). Precisa conhecer e viver o evangelho de Cristo. Líderes não convertidos são, como Jesus disse, “condutores cegos” (Mateus 15.14).
b) Vida de OraçãoJoão 15.5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
Uma Vida de oração é a melhor forma de se apresentar a Deus constantemente (Mateus 6.6). Quem deseja falar muito de Deus às pessoas deve primeiro falar muito das pessoas a Deus. Através da oração você aprende a viver na dependência de Deus (II Coríntios 12.7) e o Senhor permite situações que nos levem a depender do seu poder e nos humilhar para que Deus nos exalte (Lucas 14.11).
Apresente-se a Deus se convertendo e vivendo em oração!

2- Aprovado como Obreiro:

“aprovado, como obreiro ...”
Ser obreiro é servir (Marcos 10.45). Quando alguém se apresenta como obreiro, está se colocando à disposição para servir. Todo obreiro passa por testes. Primeiro Deus lhe dá algo pequeno para depois fazer crescer seu ministério. Se apresentar para servir significa:
a) Ser ObedienteLucas 12.42,43 “Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim”.
O líder precisa aprender a obedecer. Muitos líderes querem que seus liderados sejam obedientes, mas não aprendem a obedecer. Se o líder for rebelde, suas ovelhas também serão rebeladas. Nossa obediência deve ser: à Bíblia; ao Espírito Santo; à Igreja; ao pastor; à sua liderança; ser fiel Dizimista; ser comprometido com a igreja.
b) Fazer tudo por amorMateus 22.37 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.
O/a obreiro/a não deve ser movido apenas pelo ‘dever’ ou mesmo pelo prazer de participar, mas principalmente pelo amor e gratidão àquele que o salvou: Jesus Cristo que realizou sua obra na cruz com muito AMOR e alegria. Sendo assim, o obreiro precisa sentir PAIXÃO pelas almas, pois uma coisa é gostar de pregar, outra coisa é gostar das pessoas a quem se prega; Jesus sentia compaixão pelos perdidos (Mateus 9.35,36). Para Deus, a qualidade de tudo o que fazemos vem de nosso amor pela obra de Deus (Salmo 69.9).
O Obreiro aprovado é obediente e faz tudo por amor!

3- Não ter de que se envergonhar:

“... que não tem de que se envergonhar ...”
O obreiro aprovado não tem do que se envergonhar. Nem mesmo teria do que se orgulhar, pois está realizando não a sua obra própria, mas servindo ao Senhor (I Coríntios 9.16). Não deve se envergonhar do evangelho (Romanos 1.16). Isso significa:
a) Testemunho de VidaAtos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
O que você faz fala mais alto que suas palavras. Você está sempre sendo observado pelas pessoas. Por isso devemos vigiar sempre (Marcos 10.38). Não devemos escandalizar as pessoas (Lucas 17.1). O Espírito Santo é quem nos capacita para dar bom testemunho.

b) PerseverançaII Timóteo 4.2 “Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno quer não”.
Muitos obreiros são inconstantes (Tiago 1.8) e por isso não conseguem terminar o que começam. Também devemos tomar cuidado com a sobrecarga de tarefas que impossibilita realizarmos nossa missão (Mateus 11.28). Não se deixe cansar demais, mas faça o que estiver ao seu alcance (Eclesiastes 9.10). Há tempo para tudo (Eclesiastes 3.1). Descanse e deixe o Senhor da Seara cuidar daquilo que for difícil para você (Mateus 9.38). Evite o ativismo (Efésios 5.16). O tempo não para, mas você não consegue fazer tudo. Existem problemas que se resolvem com o tempo. Deixe as coisas acontecerem. Organize sua agenda e trabalhe!
Não seja envergonhado pela falta de testemunho ou de perseverança!

4- Maneja bem a Palavra da verdade:

“... que maneja bem a palavra da verdade”.
O mínimo que se requer de qualquer obreiro é que conheça a Bíblia. Tudo o que fazemos precisa estar baseado na Palavra para ser bem-sucedido (Lucas 5.5). Para isso o obreiro precisa:
a) Ser estudioso das EscriturasSalmos 1.2 “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.
O Obreiro deve estudar muito a Bíblia. A Bíblia é a autoridade suprema e o material de trabalho do líder. Além disso, o líder deve crer naquilo que prega, pois “a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo!”(Romanos 10.17). Como obreiro deve ter fundamentação bíblica e doutrinária (I Timóteo 1.7).
b) Buscar CapacitaçãoMarcos 3.13-15 “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios”.
Jesus chamou seus discípulos e os capacitou para realizar sua obra. A capacitação deve ser espiritual, física e emocional (I Tessalonicenses 5.23). O obreiro deve estar aberto com humildade para aprender sempre (Provérbios 27.6). O discípulo é alguém ensinável, um aprendiz. Quando buscamos capacitação alcançamos Visão Missionária (João 4.35). Nunca perca a visão de seu chamado e das vidas que Deus lhe deu. Não copie o que os outros estão fazendo. Busque a visão de Deus para sua vida.
O Obreiro Aprovado é um estudioso das Escrituras e busca capacitação!

Seja um obreiro aprovado!

-CONCLUSÃO:
Saiba que para você se tornar um obreiro aprovado, certamente passará por muitas provas. Primeiramente será provado por Deus a quem deve se apresentar colocando sua vida em sua presença para ser um verdadeiro convertido e também viver em oração na presença do Senhor. Depois você deve ser dispor como obreiro para servir a obra de Deus sendo obediente e fazendo tudo por amor. Então terá que tomar cuidado com sua vida para não ter de que se envergonhar através do seu testemunho de vida e da perseverança em tudo o que fizer. Por fim deve buscar ser perito nas Escrituras, aprendendo a cada dia mais no estudo da Bíblia e buscando capacitação constante.

Todo obreiro passa por provas!




https://www.esbocosermao.com/2016/10/o-perfil-de-um-obreiro-aprovado.html

Três Obras, Três Obreiros, Três Resultados (1 Co 3.14-17)


1 Co 3.14-17

Paulo, ao escrever sua primeira carta aos coríntios, usa a figura de uma construção civil para descrever a vida cristã.  No final daquele texto (vs. 9) Paulo deixou claro que nós mesmos somos um edifício de Deus.  Mas ao mesmo tempo que somos edifício, também somos construtores.  Colaboradores com Deus na construção de uma catedral magnífica. 
Descobrimos que existem 3 padrões de construção no santuário de Deus (3.10-15):
1)    Na construção cristã, qualidade vale tudo (10)
2)    Na construção cristã, Cristo é o único fundamento (11)
3)    Na construção cristão, seremos premiados conforme nossas obras (12-15)
(Mt 7.24,25—construir sobre a rocha, não a areia, pela obediência!) 
É fascinante!  Nossa construção envolve pessoas! Por isso, o texto de hoje nos adverte: Cuidado como você constrói! A casa que você constrói será sua!  Cuidado como você investe em pessoas.  Passará eternidade com elas!  Cuidado QUE você invista em pessoas.  Cuidado com a maneira pela qual você trabalha!  Os resultados serão vistos por toda a eternidade! 
É interessante notar, que cada construtor corresponde aos tipos de pessoas apresentadas por Paulo mais cedo na carta: o homem espiritual, carnal e natural (2.14-3.1)
Hoje, vamos trabalhar mais uma vez com essa construção espiritual.  Vamos descobrir que existem 3 tipos de construtor, 3 construções, e 3 resultados.  
I. O Cristão Espiritual: Construção que Permanece, com Galardão (14) 
Ler: 3.12,13.  Muitos materiais são possíveis na construção civil . . .  mas todos terão que passar pelo fogo da aprovação divina. 
Muitas pessoas têm medo da idéia de julgamento.  Mas para o cristão, a realidade de um dia futuro de julgamento das nossas obras deve servir de motivação, não de medo.   Queremos que o “chefe” veja e aprouva o que fizemos! 
A. Haverá um dia de inspeção das nossas obrasnão do nosso pecado. 
manifesta se tornará A OBRA de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.  ”(13)
se permanecer a OBRA de alguém . . . – não a condição eterna.  Está falando de salvos, construtores. 
Paulo não fala de castigo nesses versículos.  O cristão em Cristo não tem medo de castigo.  Cristo Jesus recebeu nosso castigo!  Rm 8.1 deixa claro que não haverá mais condenação para nós.  Não existe um “purgatório evangélico”, como alguns ensinam.  Para nós, só resta um dia de “parabéns”.  O lado negativo disso é que, é possível alguém não receber reconhecimento nenhum.   Gostar ou não, terá que se submeter, individualmente, à inspeção de TUDO que fez. 
2 Co 5.10Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.  
Rm 14.10Tu, porém, por que julgas a teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Cristo. . . . Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.  Não nos julguemos mais uns aos outros . . . 

B.  A Inspeção será da Durabilidade das Obras

Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão (14) 
Não é quem faz mais!  
 (cp.-Jo 15:16–fruto que permanece!) (Vem do coração, do poder de Deus, humildade e dependência) A prova é durabilidade.  Permanência.  Só permanecem as obras feitas em nome de Cristo, permanecendo nEle (Jo 15.1-6)!  Para Ele.  Na força dEle.  O “fogo” divino—uma figura que significa o olhar refinador, que queima tudo que não presta, tudo feito na carne, por egoísmo, interesse próprio, desaparecerá.   
Mc 9.41 Porquanto aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.)  

Hb 6.10 Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor . . .

1 Co 15.58 Sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

 Construções que permanecem: Pirámides X Barraco.  Mesmo assim, um dia, até essas obras “permanentes”, maravilhas do mundo, serão destruídas.  Não podem permanecer para sempre.  Mas pessoas, sim.   
C.  A Inspeção será da Fidelidade do Obreiro (4.2) 
Fidelidade = excelência!  Não dons, resultados, carisma.  Não quantos ministérios, quantas pessoas, mas fidelidade. 
D.  A Inspeção será da Motivação do Obreiro (4.5; Hb 4.12) 
Por que você faz o que faz?  Ativismo?  Pontos?  Aparência? Aplauso? Identidade? Posse? Como saber se a minha motivação está correta?  (lista sugerida pelo Pr. Mark Willey)
1.      Eu me importaria se não fosse reconhecido neste ministério?
2.      Posso abrir mão deste ministério (a minha identidade depende disso?)
3.      Fico irritado quando as pessoas não respondem com EU quero?
4.      O programa é mais importante que pessoas? 
O que é o “galardão”?  É uma questão difícil e polémica.   
1)    Eterna riqueza e pobreza? Alguns afirmam que é bobagem pensar que alguns passarão toda a eternidade com galardões, enquanto outros viverão num estado de “pobreza” no Paraíso.  Rejeitam a idéia de recompensas como motivação pelo serviço.   
2)    Aguns acham que os galardões significam mais responsabilidade no milênio ou na eternidade, usando como base a parábola dos talentos em que Jesus confia aos fiéis muito mais responsabilidade no Reino (Mt 25.21ss).  
3)    Outros entendem que as coroas mencionadas no NT (da justiça, da vida, da glória, de exultação) são os galardões, e que, uma vez recebidas, serão lançadas aos pés de Jesus num ato de louvor moementâneo.  [Coroas (genitivo apositivo):                       
2 Tm 4.7,8 = da justiça (esperança da vinda de Jesus)[1 Ts 2.19,20 = de exultação]                       
1 Pe 5.4 = da glória (pastores que não dominaram mas alimentaram o rebanho)                       
Tg 1.12 = da vida (pela perseverança nas provações) (Ap 2.10)          
 4) O maior prêmio será o louvor recebido do nosso Pai (4.5: então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus! Cf M5 25.21,23)  O dia em que nosso Pai vem inspecionar nosso trabalho está chegando.  Como vai a obra?  Você quer fazer o melhor possível para Ele?  Receberá o louvor dEle? “Filho, muito obrigado.  Você realmente caprichou no meu prédio.  Muito bom, filho bom e fiel.  Você realmente me agradou.  Tenho orgulho de você.” 
Vamos devolver para Ele os nossos galardões, nossas coroas, nosso louvor! “Pai, foi o Senhor!  Foi por causa do Senhor!  O Senhor nos capacitou!  O Senhor preparou as obras!”   
II. O Cristão Carnal: Construção que Desaparece, mas com Salvação (15) 
“se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”   1.  O fogo queimará tudo que não presta para eternidade (15a) Não queremos BRINCAR COM FOGO!  A pessoa escapa, mas só com sua roupa e o cheiro da fumaça.  Aliviado, assustado, mas salvo.
Uma das diferenças que existem entre os EUA e o Brasil tem a ver com a construção civil.  A minha esposa, por ser criada aqui no Brasil, é crítica quanto a construção norte-americana.  As casas são erguidas em, literalmente, dias.  Mas às vezes não duram muito mais que isso também.  Isso pelo fato de que parecem ser feitos de palitos de dentre com gesso e papelão por cima! Quando você anda nessas casas, suas pegadas ecoam por toda a casa.  É impossível guardar silêncio, e se ouve tudo pelas paredes finas.  Mesmo as casas de milionários parecem tão fracas que qualquer vento iria derrubá-las, fato que pode ser visto quando as tempestades passam por lá.  Nos EUA existem quase tantos bombeiros como policiais, pois tantas e tantas casas queimam a cada ano.  Já que a construção que estamos acostumados aqui no Brasil é muito mais duradoura, com alvenaria, laje, tijolo e muito mais.  Quase não se ouve de uma casa derrubada por vento ou destruída por fogo, a não ser nas favelas. 
que constitui material perecível na construção cristã?  (Para começar, podemos pensar nos pecados alistados em 1 Coríntios: Divisão.  Competição.  Comparação.   Má vontade.  Indiferença.  Trabalho de qualquer jeito.  Trabalho para homens e não para Deus.  Desejo por aplauso e reconhecimento, e birra quando não recebe.  Conflitos com os colaboradores.  Imoralidade. Fofoca.  Parcialidade.  Discriminação.  Egoísmo.  Em vez de colaborar na construção, tudo isso racha as paredes da igreja. Mina o alicerce.  Divide a casa.  Será tudo queimado.) 
2.  A premiação das obras não afeta a salvação (15b) Salvação é pela graça.  Premiação é pelas obras.   Ef. 2:8-10 
3.  Podemos nos desqualificar dos prêmios, mesmo depois de muito serviço (1 Co 9.24-27) Grandes universidades nos EUA (Harvard, Princeton, Yale, etc.)—começaram com fundamento em Jesus Cristo, hoje centros ímpios! 
Corramos para alcançar o prêmio! Oração: Senhor, não quero terminar minha vida como um velho sujo!  Não permita que eu envergonhe o nome de Cristo e da igreja. 
III. O Homem Natural: Destruição que leva à Perdição (3.16-17) 
A.      A IGREJA LOCAL É UM SANTUÁRIO DE DEUS, HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (16, 17B)
Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em [entre] vós? . . . o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. 
“santuário” = Santo lugar, a parte central do Templo, onde a presença do Senhor habitava no VT. 
“é sagrado” = separado, protegido, de uso particular, especial de Deus.  Ninguém mexe! igreja local é preciosa para Jesus!  É santo—separado, intocável.  Não se mexa com a igreja! É o menino dos olhos de Deus! 
VT—profanar o santuário (arca tocada por Uzias . . . entrar no Santo dos Santos) levava para morte fulminante! 
Há muita confusão sobre esse versículo.  Alguns acham que significa que o corpo do cristão é a habitação do ES.  Tem razão, mas não baseado neste versículo. 
3 Habitações do Espírito Santo:
1)     Crente Individual (6.19,20)
2)     Igreja Universal (12.13)( Igreja do Senhor Jesus ) 
3)     Igreja Local (3.16,17) 
Explicação: O Espírito Santo habita em (entre) nós . . .             1 Co 12.13—o Batismo no Espírito Santo (Jesus nos batiza, nos colocando dentro da esfera do Espírito, e o Espírito em nós.   
Iust.: Esponja (sua vida) na água (o Espírito) e água na esponja.  O Espírito habita a esponja.  O Espírio liga uma esponja com a outra.  Esponjas num determinado lugar constituem igreja local.  Todas representam a igreja universal. 
B. Deus ameaça destruição para aqueles que destroem a igreja local. 
1.  “Se alguém destruir o santuário de Deus” “destruir” =  corromper.  No contexto do livro, significa provocar divisões.  Trabalhar contra o Espírito Santo.  Fazer a obra do diabo.  O termo foi usado de ruina financeira (2 Co 7.2), demolir um prédio, adulterar (Ap 19.2), poluir (Ef 4.22), corromper bons costumes (1 Co 15.33) e destruir eternamente (2 Pe 2.12, Jd 10).
 Lc 11.23 Quem não é por mim é contra mim; e quem não ajunta espalha (quem não constroi, destroi; quem não avança a obra, atrase a obra) 
A igreja é central no plano de Deus!  Não é a escola evangélica, uma instituição, empresa, organização para-eclesiástica.  A pergunta final: O ministério edifica ou destroi a igreja local?
A prova de TODO MINISTËRIO: serve ou não a igreja local?  Como que pessoas “corrompem” o santuário de Deus (a igreja local)?            
a) Perseguição (Paulo, At 9.1 “Saulo, respirando inda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor . . . )            
 b) Fofoca (Ef 4.29,30)—pecado do diabo           
c) Divisão (dons, música, etc.)           
d) Sedução (Jezabel, Ap 2.20 “não somente ensina, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem cousas sacrificadas aos ídolos” --imoralidade e idolatria)= conduzir outras pessoas para o mal: jovens convencendo outros a irem para baile ou boite depois do culto sábado . . . namoro impuro . . .  
2.  Deus o destruirá  (lex talionis, ou “lei de direito”; olho por olho, dente por dente; assim como eles destruiram a igreja local, Deus os destruirá)  (Ap 11.18)  Não é uma brincadeira! Esse é o texto mais forte no NT mostrando como Deus é zeloso para defender sua igreja.           
“destruir” =
a)     Disciplina—aqueles que são crentes
b)      Perder o galardão
c)       Perdição eterna (os não crentes)  Pelos seus frutos os conhecereis.  (1 Jo 2.19) 
Revelou-se como sendo do diabo, cujo propósito é destruir a igreja.  Alguns perdem seu galardão por não construirem de forma adequada; outros serão disciplinados por fazer corpo mole, etc.  Mas aqueles que ativamente destroem a igreja local serão eternamente destruídos por Deus. 
Alerta: Alguns dos crentes carnais estavam se comportando como o homem natural, pagão, não cristão.  Perigo!  Haverá disciplina!  Mas esse texto parece advertir contra algo mais sério.  Pessoas no meio da igreja que haviam infiltrado a igreja, mas que não conheciam ao Senhor. 
Aplicação:1.      Não é uma brincadeira resistir a Deus na igreja local!2.      Fofoca; crítica; ausência; inatividade; falta de cooperação destroem a obra de Deus e serão castigados 
Conclusão:              
Que tipo de construção você quer?
Ap 22.12 Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. . .  
Idéia:  Cuidado como você constroi; a casa que você faz será lembrada para todo sempre!





http://www.palavraefamilia.org.br/site1/index.php?option=com_content&view=article&id=145:10-tres-obras-tres-obreiros-tres-resultados-1-co-314-17&catid=49:1-corintios&Itemid=111

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...