Com melhora no desempenho financeiro, sequência de lançamentos e estratégia de marketing agressiva, uma empresa americana do Estado de Washington dá fôlego à indústria de jogos eletrônicos cristãos.
Surgida em 2002, a Left Behind Games deverá ter o primeiro trimestre com lucro de sua história. Troy Lyndon, um desenvolvedor que largou a carreira para virar missionário antes de fundar a companhia, disse que a Left Behind já arrecadou US$ 500 mil no atual período fiscal.
Parece pouco quando comparado a grandes produtoras, mas esse é um segmento minúsculo. Segundo a ACE (Associação de Entretenimento Cristão, em inglês), os jogos cristãos correspondem a menos de 1% de todo o mercado de games, com vendas que geram entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões.
Além disso, abocanhar fiéis por meio de games nunca foi negócio rentável. Desde os anos 80, há títulos tentando fazer isso, mas a qualidade duvidosa deles sempre foi motivo de restrições entre fãs e crítica especializada.
A Left Behind conseguiu se firmar como a principal empresa do setor por meio de uma série que leva o mesmo nome da empresa. O terceiro título, Rise of the AntiChrist (ascensão do anticristo), chegou às lojas em outubro. Assim como seus antecessores, Rise of the AntiChrist é um jogo de estratégia que parece um coquetel religioso de Grand Theft Auto e The Sims.
Por supostamente incitar a intolerância religiosa, a Left Behind coleciona críticas --o que ajudou a promover seus produtos.
Junto com os games, a companhia desenvolveu uma estratégia de marketing agressiva. Nos últimos dois anos, ela distribuiu 50 mil unidades de alguns de seus títulos para uma rede de pastores. Os alvos, segundo a Left Behind, são mais de 300 mil igrejas cristãs do país --inimigas tradicionais da indústria secular de games.
Em 2011, a companhia terá alguns de seus títulos à venda nas lojas do Walmart --um dos maiores varejistas dos EUA. Na internet, os jogos da Left Behind aparecem em sites como o da Best Buy.
Nesta sexta-feira (10), a empresa vai estrear comerciais em cinemas e canais de TV.
'A batalha espiritual está bem clara'
PASTOR FÁBIO SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA
Left Behind: Eternal Forces me causou uma boa impressão. Alegrou-me muito o fato de ver elementos como a Bíblia, estratégia militar e pessoas ajoelhadas orando a Deus.
O tema bíblico de arrebatamento e batalha espiritual está bem claro.
Sinceramente, eu não tinha grandes expectativas. Mas, depois, vi que o jogo foi bem elaborado.
É interessante o fato de a história bíblica ser aplicada em um game.
Compraria com certeza.
FÁBIO SANTOS é pastor da Bola de Neve Church
Fonte: Folha Online
Embalagem do tempero tem informação errada
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A Ajinomoto anunciou nesta quarta-feira um recall dos temperos da marca Sazon, devido a um erro nas informações presentes nas embalagens do produto. Tanto na versão em pó quanto os cubinhos de "caldo" foram convocados pela companhia, que não quis divulgar o número de produtos afetados pelo recall.
O recall se dá por causa da impressão da frase "não contém glúten" no exterior das embalagens. Segundo a Ajinomoto, alguns produtores do tempero deixaram de garantir a ausência de glúten, e a empresa teria que trocar esta informação no lado exterior dos pacotes.No entanto, nos produtos convocados para o recall, ainda há a frase "não contém glúten" do exterior, e a informação de que agora pode haver tal ingrediente na fórmula está presente apenas no interior das embalagens.Estão sendo convocados no recall os produtos "Tempero Sazón" nos sabores amarelo, branco, marrom, salada, verde, sabor do nordeste e vermelho, e os "Caldo Sazón" sabor carne, caseiro, galinha e picanha. Mais informações sobre o recall podem ser adquiridas por meio do telefone 0800 704 9039, pelo site oficial da empresa ou pelo e-mail sac@ajinomoto.com.br.Lotes dos produtos chamados para recall:
Tempero Sazón amarelo: L023298 a L023299
Tempero Sazón branco: L023284 a L023285
Tempero Sazón marrom: L023290 a L023299
Tempero Sazón sabor do nordeste: L023288 a L023296
Tempero Sazón salada: L023278 a L023282
Tempero Sazón verde: L23299
Tempero Sazón vermelho: L023292 a L023299Caldo Sazón carne: L023218 a L023219
Caldo Sazón caseiro: L0232243 a L0232244
Caldo Sazón galinha: L0232255
Caldo Sazón picanha: L0232240 a L0232268
O recall se dá por causa da impressão da frase "não contém glúten" no exterior das embalagens. Segundo a Ajinomoto, alguns produtores do tempero deixaram de garantir a ausência de glúten, e a empresa teria que trocar esta informação no lado exterior dos pacotes.No entanto, nos produtos convocados para o recall, ainda há a frase "não contém glúten" do exterior, e a informação de que agora pode haver tal ingrediente na fórmula está presente apenas no interior das embalagens.Estão sendo convocados no recall os produtos "Tempero Sazón" nos sabores amarelo, branco, marrom, salada, verde, sabor do nordeste e vermelho, e os "Caldo Sazón" sabor carne, caseiro, galinha e picanha. Mais informações sobre o recall podem ser adquiridas por meio do telefone 0800 704 9039, pelo site oficial da empresa ou pelo e-mail sac@ajinomoto.com.br.Lotes dos produtos chamados para recall:
Tempero Sazón amarelo: L023298 a L023299
Tempero Sazón branco: L023284 a L023285
Tempero Sazón marrom: L023290 a L023299
Tempero Sazón sabor do nordeste: L023288 a L023296
Tempero Sazón salada: L023278 a L023282
Tempero Sazón verde: L23299
Tempero Sazón vermelho: L023292 a L023299Caldo Sazón carne: L023218 a L023219
Caldo Sazón caseiro: L0232243 a L0232244
Caldo Sazón galinha: L0232255
Caldo Sazón picanha: L0232240 a L0232268