domingo, 10 de novembro de 2013

Abin vigiou atividades de líder religioso sul-coreano

Moon, morto no ano passadoSun Myung Moon, o controverso líder religioso sul-coreano que ficou mundialmente conhecido como reverendo Moon (1920-2012), foi alvo das operações de contraespionagem do governo brasileiro. É o que mostra a documentação sigilosa da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) obtida pela Folha.
Agentes se mobilizaram em Mato Grosso do Sul em 2003 para vigiar as atividades de Moon e sua entidade, a Associação das Famílias para a Unificação e Paz Mundial.
À época, o reverendo comprava grandes extensões de terras no oeste do Estado, numa área de fronteira. O objetivo era criar uma "zona de paz" mundial, mas o governo via no movimento ameaça à soberania nacional, sobretudo em áreas ecológicas que ele adquiria no Pantanal.
A Folha revelou na última semana que o governo vigiou diplomatas estrangeiros da Rússia, Irã e Iraque, além de salas alugadas pela embaixada dos EUA. Eram também ações de contraespionagem.
Na Operação "Rio da Prata", a Abin recrutou um informante que atuava no empreendimento de Moon. Os agentes detalharam irregularidades imigratórias, trabalhistas, fiscais e ecológicas nas atividades. O monitoramento começou após a Unificação ser denunciada, em 2002, por lavagem de dinheiro.
Morto no ano passado, o sul-coreano construiu um império bilionário, com negócios espalhados pelo mundo em áreas como mídia e comunicação, automobilismo, material bélico, entre outros.
Em atividade no Brasil desde 1975, a Unificação começou a comprar terras na região do Pantanal a partir da década de 1990. A seita, que professa a família como único meio de felicidade e condena o sexo fora do casamento, ainda tem escolas e inúmeras fazendas no Estado.
Jo Yong-Hak/Reuters
Moon, morto no ano passado
O presidente da Associação das Famílias para a Unificação e Paz Mundial, Neudir Simão Ferabolli, disse que não iria comentar o caso por ser "questão meramente governamental". Ele disse tratar-se de uma "brincadeira" o fato de o governo ter visto a entidade como ameaça nacional.



Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...