sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Celebração nacional do Centenário Mesa da CGADB aprova programação especial para junho de 2011

A Mesa Diretora da CGA­DB aprovou, em reunião na sede administrativa da institui­ção realizada em 29 de junho, uma programação especial para o mês de junho de 2011 envol­vendo todas as Assembleias de Deus no país em comemoração ao centenário da denominação. A ideia é fazer com que cada Assembleia de Deus ligada à CGADB se envolva na festivi­dade no Mês do Centenário. “As Assembleias de Deus no Brasil estão fazendo 100 anos, logo todas as ADs no Brasil devem celebrar o Centenário, pois a festa é de todas elas, por isso estamos lançando essa pro­gramação especial para o Mês do Centenário”, explica pas­tor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB.
O propósito é fazer, em ju­nho do ano que vem, grandes eventos simultaneamente, nas mesmas datas e em todas as re­giões do país, exatamente para marcar todo o país. “Será uma oportunidade singular para, inclusive, promovermos a de­nominação. Será um trabalho unificado e com um mesmo propósito, com o envolvimento das ADs em todas as capitais”, acrescenta o líder.
Na programação, está o de­safio de batizar, em um só dia, 100 mil novos crentes em todo o país; a realização de come­morações especiais em todas as capitais do país com o uso de evangelização estratégica, e a forte divulgação na mídia de toda a programação.

Abertura

A programação terá início na manhã do dia 5 de junho, com uma Escola Dominical Especial em todo o país con­tando a história das Assem­bleias de Deus no Brasil. Nesse dia, todas as revistas de Escola Dominical da CPAD, de to­das as faixas etárias, trarão a história da denominação. “In­clusive, a revista Lições Bíblicas para jovens e adultos terá como tema de capa o centenário de nossa igreja. A Casa Publicado­ra estará totalmente envolvida com a programação”, informa o diretor-executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza. Como parte desse en­volvimento, o jornal Mensa­geiro da Paz de junho de 2011 terá uma edição especial sobre o Centenário, e os pastores in­teressados em ter edições perso­nalizadas do MP de junho de 2011 trazendo, além da histó­ria da denominação, a história da sua igreja, deverão entrar em contato com o Setor de Assina­turas da CPAD pelo telefone 0800-021-7373.
No mesmo dia 5, à noite, ocorrerão em todas as Assem­bleias de Deus do país o “Culto da Centésima Ovelha”. Como o nome já sugere, trata-se de um culto que contará com uma pro­gramação especial voltada para os desviados. Para auxiliar as igrejas a convidar os desviados para esse culto especial, a CPAD estará disponibilizando gratuitamente em suas filiais pelo país e em seu site modelos de carta aos desviados convidando-os ao culto e a retornar para Cristo. As cartas serão personalizadas com o logo do Centenário e conterão espaço para a perso­nalização do nome do convi­dado, a assinatura do pastor local e o carimbo da igreja.

Batismo de 100 mil

O segundo dia da progra­mação será domingo, dia 12 de junho, quando, pela manhã, todas as igrejas sedes de minis­térios das Assembleias de Deus no Brasil realizarão um grande batismo em águas, com a meta de pelo menos 100 mil novos crentes descendo às águas ba­tismais.
Para o levantamento oficial do número de batizados no dia 12, cada igreja sede deverá infor­mar à sua Convenção regional a quantidade de batizados. O representante do Centenário da­quela Convenção regional se res­ponsabilizará em enviar ao Co­mitê Executivo do Centenário o número oficial de batizados para que o número total seja divulga­do para todo o país pelos veícu­los de comunicação da CGADB – jornal Mensageiro da Paz, site CPAD News (www.cpadnews.com. br), programa televisivo Movi­mento Pentecostal etc.
Ainda no dia 12, à noite, se dará nas igrejas sedes em todo o país o Cerimonial de Abertura. A programação especial sobre essa festividade será divulgada brevemente no Mensageiro da Paz e no site www.adbrasil.org, que entrará no ar até ou­tubro. Nele, as igrejas poderão encontrar, inclusive, sugestões de apresentações, representa­ções e jograis para o evento.

Cerimônia em Belém

Na noite do dia 13, será re­alizado um culto em gratidão a Deus pelo Centenário da AD reunindo apenas as lideranças nacionais da denominação. O evento será realizado em Belém do Pará e reunirá todos os presidentes de convenções regionais ligadas à CGADB, a Mesa Diretora da CGADB, presidentes de conselhos, pre­sidentes de comissões, conse­lheiros e convidados especiais, dentre eles o presidente da Re­pública e o presidente do Co­mitê Mundial das Assembleias de Deus. O culto será transmi­tido ao vivo, para todo o país, via internet.

Campanhas evangelísticas

De 13 a 16 de junho, em to­das as igrejas sedes, haverá cultos festivos com pregadores, corais e cantores locais. Já nos dias 17 e 18, ocorrerão grandes concen­trações evangelísticas nas capi­tais, com a expectativa mínima de 10 mil pessoas por noite em cada evento.
Nas campanhas dos dias 17 e 18, os preletores e cantores convidados serão escolhidos pelas igrejas em acordo com a CPAD, que se comprometerá em custear a vinda desses pre­letores e cantores. O objetivo é ganhar muitas vidas para Cris­to nesses dois dias e, ao mesmo tempo, demonstrar à sociedade a presença e a força da Assem­bleia de Deus em todos os Es­tados da Federação.
Encerramento
O encerramento se dará no domingo, 19 de junho, com Ceia do Senhor em todas as igrejas sedes pela manhã e cul­to de gratidão a Deus à noi­te. “Estaremos agradecendo a Deus pelo Centenário das As­sembleias de Deus no Brasil e pelo mês de celebração”, desta­ca pastor José Wellington.

Evangelização e divulgação
Durante o Mês do Cente­nário, haverá uma evangeliza­ção nacional estratégica, com distribuição de 100 milhões de folhetos evangelísticos. Esses folhetos serão distribuídos nas principais avenidas do pais. O folheto conterá a história da AD e uma mensagem evange­lística da AD, incluindo convi­te para visitar as igrejas durante as comemorações.
A ideia é que os jovens as­sembleianos façam essa distri­buição uniformizados. A CPAD estará distribuindo às igrejas as camisas do Centenário para os jovens que participarão dessa distribuição. Também serão confeccionadas para as equipes faixas com os dizeres “Assem­bleia de Deus – 100 anos trans­formando vidas, contribuindo com a nação brasileira”.
A divulgação da programa­ção do Mês do Centenário será feita via rádio, televisão, outdoor e cartazes, e em nível nacional. Quatro campanhas serão veicu­ladas promovendo a celebração: uma campanha nacional via outodoor em todas as capitais, nos dia 5 a 19 de junho; uma campanha nacional via rádio de 1 a 19 de junho; uma campa­nha nacional de tevê de 12 a 19 de junho; e uma campanha na­cional via jornais e revistas. Será comprada uma página de cada um dos principais jornais de todas as unidades da Federação para divulgação do Centenário nos dias 18 e 19 de junho.
Para levantamento de recur­sos para essa grande festa, será criado o Fundo para o Cente­nário das Assembleias de Deus no Brasil. Será feita uma cam­panha para levantamento de fundos com a criação de uma conta bancária centralizada para doações e ações específi­cas junto a empresários assem­bleianos. Haverá prestação de contas ao Conselho Fiscal da CGADB de todos os valores arrecadados bem como a sua aplicação na festa.
Mais sobre o assunto nas próximas edições do MP, no programa televisivo Movimento Pentecostal, no site CPAD News e na próxima edição da Revista do Centenário, que será distri­buída gratuitamente em todo o país via filiais da CPAD.
“Todas as ADs no Brasil devem celebrar o Centenário, por isso, estamos lançando essa programação especial para o mês do Centenário”, afirma o líder da CGADB pastor José Wellington Bezerra da Costa (no destaque).
 
Mensageiro da Paz, Edição 1504, Setembro, 2010, Nacional, p. 3.
 
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Atleta paraolímpico presbiteriano é um exemplo de força e fé Daniel é membro da 3ª Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista (SP)

Atleta paraolímpico presbiteriano é um exemplo de força e fé O nadador presbiteriano Daniel Dias, atleta paraolímpico patrocinado pelo Mackenzie, foi mais uma vez indicado ao Prêmio Laureus, que homenageia o melhor atleta do ano em diversas categorias, e que pode ser considerado o "Oscar do esporte".

Daniel é membro da 3ª Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista, em São Paulo, e baterista da igreja. Hoje com 22 anos já viveu grandes emoções na natação.

Além dessa indicação, o atleta paraolímpico já recebeu o prêmio Laureus em 2009 após uma brilhante atuação nas paraolimpíadas. Ele iniciou aos 16 anos, e antes disso apreciava o futebol e não praticava natação, ou, como ele costuma dizer, “não afogava”.

Em depoimento no site oficial do atleta, os pais de Daniel Dias contam emocionados a trajetória desse jovem que conviveu com o amor da família e a sustentação de Deus para crescer e ser um vencedor independente das limitações. Daniel nasceu com má formação congênita dos membros superiores e perna direita e aprendeu a adaptar-se com as próteses na AACD, em São Paulo.


Fonte: Portal Presbiteriano / Guia-me

Líder do Sudão do Sul pede que a população perdoe o Norte Primeira declaração feita desde o final do referendo

Líder do Sudão do Sul pede que a população perdoe o Norte O líder do Sul do Sudão, Salva Kirr, pediu neste domingo à população que perdoe o norte pelas mortes na guerra civil, na primeira declaração feita desde o final do referendo, cujos primeiros resultados apontam para uma decisão quase unânime pela sucessão.

"Para nossos irmãos e irmãs mortos, em particular aqueles que faleceram durante o período de combate (...) nós devemos, como Jesus Cristo disse na cruz, perdoar os que causaram seu sofrimento", declarou Salva Kirr durante pronunciamento na catedral católica de Santa Teresa em Juba, capital do Sudão do Sul.

Trata-se da primeira declaração pública do líder, que costuma falar durante as missas de domingo, desde o final do referendo na região, realizado entre os dias 9 e 15 de janeiro, devendo marcar a emancipação do sul do país.

A votação representa um momento importante para o acordo de paz global que pôs fim, em 2005, a mais de duas décadas de guerra civil entre o norte, muçulmano e de maioria árabe, e o sul, afro-cristão - um conflito que fez mais de dois milhões de vítimas.

Os escritórios eleitorais começaram neste domingo a divulgar os primeiros números que apontam para um resultado quase que unânime pela secessão. Essas informações embora pontuais e parciais, confirmam o prognóstico dos analistas e dirigentes políticos sudaneses.

Na universidade de Juba, 2.663 eleitores votaram pela separação do Sudão do Sul, 69 pela unidade, o mesmo acontecendo no centro de votação de Hay Malakal, onde 1.809 cidadãos escolheram a independência, contra 75 a favor da unidade, ou seja, 97% em prol da criação da nova nação.

"Conseguimos, ganhamos, estamos livres", declarou um policial, John Gadet, ao ler os resultados do escritório eleitoral próximo ao mausoléu do líder histórico da rebelião sulista John Garang, morto em 2005 em um acidente de helicóptero após ter assinado o acordo de paz com Cartum.

"Rezamos para que a vontade do Sudão do Sul prevaleça", disse o arcebispo de Juba, Paulino Lukudu Loro, durante missa na catedral Santa Teresa, apelando os apuradores a "fazer o trabalho com critério, sem trapacear e sem roubar".

Mas ruas da capital sulista, alto-falantes convidavam a população a uma grande encontro à noite, no centro da cidade.

Segundo a comissão do referendo, mais de 3,25 milhões de eleitores de um total de quatro milhões participaram da votação que aconteceu, contra todas as expectativas, nos prazos previstos e tranquilamente.

Pedidos de oração:

- Ore para que haja perdão do Norte; ore pelos cristãos sudaneses, para que tenham sabedoria, fé e esperança em Cristo, e assim, sejam exemplos e agentes da graça e perdão do Pai.

- Ore para que os corações sejam alcançados pela graça do Senhor e se rendam a Ele.

- Ore para que o Senhor conduza o resultado do referendo de foram a glorificar Seu nome.

- Ore pelas autoridades locais, para que conheçam o Senhor e Seu poder, O reconheçam e aceitem-nO em suas vidas.


Fonte: Portas Abertas

Diferença entre Saul e Davi - Rei Rejeitado por Deus x Rei Exaltado por Deus


ÉS DAVI OU SAUL

Avaliemos os dois primeiros reis de Israel, um aparentemente superior ao outro, porém um sucumbe no decorrer dos tempos, por seu interior ser contaminado, vejamos as características de Saul e de Davi:

Saul tinha aparência:
Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo. (1 Samuel 9:1 )

Davi tinha essência:

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. ..Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.  Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. ( I Sm.16)

Saul tinha riqueza material:

Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homem de bens. Tinha ele um filho cujo nome era Saul...(1 Samuel 9:1-2 )

Davi tinha riqueza espiritual:

Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. (1 Samuel 17:28 )

Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (I Samuel 13:14)


Saul se colocava atrás de bagagens diante de desafios:

Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem viera ali. Respondeu o SENHOR: Está aí escondido entre a bagagem. (1 Samuel 10:22 )

Davi deixava todas as bagagens para viver desafios:

Davi, deixando o que trouxera aos cuidados do guarda da bagagem, correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. (1 Samuel 17:22 )

Saul buscava honra própria:

Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o SENHOR, teu Deus. (1 Samuel 15:30 )

Davi buscava a honra ao nome de Deus:

Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Samuel 17:26 )

Saul arrumava desculpas e buscava culpados diante dos seus erros:

Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos olhos do SENHOR?  Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal. (1 Samuel 15:19-21)

Davi se arrependia diante do pecado a assumia suas culpas:

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.(2 Samuel 12:13)

E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo: e disse ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido loucamente. (2 Samuel 24:10)

E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniqüamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. (2 Samuel 24:17)

E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo. (I Crônicas 21:17)


Saul agia influenciado por palavras de homens:

Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. (1 Samuel 15:24 )

Disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? (1 Samuel 24:9)
Davi agia influenciado pela palavra de Deus:
Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus. (1 Samuel 24:10)
Saul não tinha intimidade com Deus:

Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente. (1 Samuel 15:15 )

Davi queria ser amigo de Deus:

Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! (Salmos 42:1)

Saul foi rejeitado por Deus:

Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. (1 Samuel 15:26 )

Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? (1 Samuel 16:1 )

Davi foi escolhido:

Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. ( II Samuel 17:8-21)
Raquel Camargo Fragoso

Obreiro aprovado por Deus


Tendo encorajado Timóteo a continuar no seu serviço de evangelista (veja 2 Timóteo 1:6-8,13-14), Paulo agora o exorta a encarar os sofrimentos deste trabalho, desenvolvendo as seguintes características do ministro fiel:
Mestre da palavra (2:1-2). Em sofrimento, o servo de Deus deve procurar força na graça de Deus, e não em sua própria capacidade ou sabedoria (2:1; veja Hebreus 12:28; Tito 2:11-14; 2 Coríntios 12:7-10). Assim fortificado, é necessário que o servo ensine a palavra da graça de Cristo para outros (2:2; veja Atos 20:32). Nisto notemos duas coisas importantíssimas:
É à vontade de Deus que a mesma palavra se passe de uma geração para outra. Paulo disse, "o que da minha parte ouviste...isso mesmo transmite a homens...para instruir a outros" (2:2). Deus não quer que novas gerações ensinem coisas novas (veja Gálatas 1:8). O que é preciso em quem vai ensinar a palavra é fidelidade, e não eloqüência ou sabedoria própria (veja 1 Coríntios 4:1-2). Quem se fortifica na graça de Deus e não no orgulho de homens ensinará apenas a palavra de Deus.
Soldado, atleta, lavrador (2:3-13). O servo do Senhor precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcançar os alvos de Deus. Como soldado, terá que sacrificar certos confortos e seus próprios desejos para conquistar o objetivo do seu capitão. Como atleta, terá de seguir regras, sacrificando a sua liberdade para receber o prêmio. Como lavrador, terá que trabalhar duro com muita paciência, para depois receber o fruto (2:3-7).
Jesus e Paulo são exemplos perfeitos. Eles sofreram em servir a Deus, confiantes que ele dê a cada um de acordo com as suas obras (2:8-13; veja 2 Coríntios 5:9-10).
Obreiro diligente (2:14-19). Enquanto muitos no mundo religioso se enrolam com questões de doutrinas de igrejas e teologia humana, o servo de Deus precisa se afadigar no estudo da palavra da verdade (2:15). Quem busca contendas de doutrinas e segue toda idéia nova gasta seu tempo e corrompe outros com sua falta de confiança na simples palavra de Deus (2:14,16-19; veja Marcos 12:24,27; Efésios 4:11-14).
Vaso santificado e disciplinado (2:20-26). O servo de Deus deve disciplinar a sua própria vida, fugindo das coisas que não convêm, e seguindo as que o tornam útil para serviço na casa de Deus (2:20-23). Com a sua própria vida em ordem, o servo então deve exortar a outros, lhes ensinando a pura palavra de Deus com a esperança de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo (2:24-26).

Presbítero é Morto por Jovens da Assembleia de Deus que Discordaram de Sua Liderança, diz Polícia Suspeitos seriam contra a nomeação de Airton Vargas para a coordenação do grupo de jovens

Presbítero é Morto por Jovens da Assembleia de Deus que Discordaram de Sua Liderança, diz Polícia A morte de um presbítero da Assembleia de Deus de Rio das Antas, no Meio-Oeste Catarinense, na noite de domingo, pode estar ligada a desavenças religiosas.

Airton Vargas, de 44 anos, teria discutido com dois integrantes do grupo de jovens da igreja, que são os principais suspeitos de terem matado com uma facada o religioso.

Os suspeitos pela autoria do crime, Adelir Gonçalves e Elias Martins, ainda estão foragidos.

“O corpo já passou pela necropsia e o caso está na Delegacia de Rio das Antas”, explicou o delegado Arilton Zanelatto.

Segundo a polícia, a vítima teria sido nomeada coordenadora do grupo de jovens. E os dois suspeitos, que não aceitaram a decisão, teriam ido até a casa de Vargas para tirar satisfações. Por volta das 19h30min deste domingo, o trio iniciou a discussão e chegou a entrar em luta corporal.

A vítima acabou morta em frente à residência, no bairro Bela Vista, logo após a discussão. Um dos suspeitos teria desferido uma facada nas costas do presbítero. A arma do crime, uma faca artesanal cuja lâmina mede 30 centímetros, foi apreendida pela polícia.

O responsável pela delegacia de Rio das Antas, Cláudio Sanches, revela que um inquérito policial já foi instaurado para investigar o crime.

— Segundo informações prestadas pelas testemunhas em depoimento, o crime teria sido motivado por discussões religiosas.

Até o final de tarde desta segunda-feira, os dois suspeitos continuavam foragidos. Nesta terça, a polícia deve solicitar ao Judiciário um mandado de prisão preventiva da dupla, que deve responder por homicídio qualificado.



Com informações Diário Catarinense / Clic RBS / Caçador.Net

Ladrão Rouba Bíblia de Mulher que Saía da Igreja Vítima foi arrastada e sofreu lesões no corpo

Ladrão Rouba Bíblia de Mulher que Saía da Igreja Uma mulher de 54 anos foi assaltada por volta das 23h desta quarta-feira, na Rua Fernandes Vieira, no bairro Salgado Filho.

Conforme registro policial, a vítima estava saindo da igreja em direção a sua casa, quando um homem de estatura média puxou a sua bolsa.

Vítima segurou a bolsa com a bíblia e foi arrastada por cerca de um metro. A mulher sofreu lesões na mão, no pé, no braço e na cintura.



Com informações Diário de Santa Maria / Clic RBS

ATENÇÃO POVO DE DEUS - Projeto Lei da Homofobia Poderá ser Desarquivado a Pedido de Marta Suplicy , O PIOR DE TUDO É SABER QUE TEM CRISTÃO VOTANDO NESSE TIPO DE POLITICO , QUE É CONTRA A PALAVRA DE DEUS.

A senadora eleita Martha Suplicy (PT-SP) pretende pedir o desarquivamento do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/06). A informação foi confirmada pela própria parlamentar no Twitter

O Regimento Interno do Senado estabelece que todas as propostas em tramitação há mais de duas legislaturas serão imediatamente arquivadas. Dessa forma, terão o arquivo como destino todas as matérias apresentadas em 2006, último ano completo dos trabalhos da 52ª legislatura, e dos anos anteriores.

Para o arquivamento das matérias não é considerada a relevância do tema, mas a antiguidade da proposição. As matérias arquivadas, entretanto, ainda poderão tramitar por mais uma legislatura, caso requerimento apoiado por um terço (27) senadores seja apresentado até 60 dias após o inicio do ano legislativo.

O pedido deverá ser aprovado em Plenário. O desarquivamento só pode ocorrer uma vez. Caso contrário, o projeto será arquivado definitivamente. A 54ª Legislatura terá início no próximo dia 1º, com a posse dos senadores eleitos em outubro de 2010.

Polêmica

Ao longo de sua tramitação, o PLC 122/06 provocou acirrados debates entre os defensores da proposta, como a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que não se reelegeu em 2010, e aqueles parlamentares contrários à matéria, a exemplo do senador Magno Malta (PR-ES), para quem a aprovação do projeto criará "o império da homossexualidade" no Brasil.

Em entrevista à Rádio Senado nesta quarta-feira (19), Fátima Cleide disse que está confiante na nova composição do Senado e que espera que o projeto seja desarquivado e levado adiante nos próximos anos. A senadora ressaltou que diariamente ocorrem atos de violência contra homossexuais no Brasil, os quais nem sequer são registrados nas delegacias de polícia. Isso ocorre, segundo ela, em decorrência da falta de uma legislação que coíba e puna esse tipo de atitude.

União estável

Em 2011, os homossexuais com união estável reconhecida já poderão incluir seus parceiros na declaração do Imposto de Renda, desde que preenchidos os requisitos exigíveis à comprovação da união estável disciplinada pela legislação. A medida foi anunciada pela Receita Federal em agosto do ano passado.

Conforme previsto na legislação que trata do Imposto de Renda, no que se refere à retificação da declaração de ajuste anual, o contribuinte também poderá retificar as declarações entregues dos últimos cinco exercícios, caso deseje incluir como dependente o companheiro ou companheira de união homoafetiva, aplicando-se, no que couber, os requisitos legais aplicáveis aos heterossexuais com união estável.

Ao optar pela declaração retificadora, o contribuinte deverá observar que será necessário, em relação ao dependente, oferecer à tributação os rendimentos, bens e direitos. A retificação não poderá ser efetivada caso o dependente já tiver apresentado declaração ou já for dependente de outro contribuinte.



Com informações O Povo Online / Ag. Senado

 

Jovens – Sexualidade – Frágeis emoções – Namorar, ficar, paquerar… Cuidado com as ciladas do diabo

O namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. É a forma de duas pessoas se conhecerem melhor e, com mais intensidade, alguém com quem se pretende ter um relacionamento sério com vistas ao casamento. Mas, atualmente, para muitos jovens o namoro convencional perdeu status.
Não é de agora, por exemplo, que os jovens usam o termo ficar. A expressão surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam simplesmente o prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. Ou seja, é um comportamento em que os jovens conversam, se beijam, se abraçam e até têm relação sexual, sem nenhuma responsabilidade pós-encontro. Não há nenhum vínculo emocional, afetivo,espiritual e, muito menos, trocas de endereço e telefone.
O ficar é uma armadilha do Diabo
Para o pastor Gilson Bifano, diretor e conferencista do Ministério Oikos (Ministério Cristão de Apoio à Família) esta prática não deve ser seguida pelos jovens cristãos. Se ele tem um compromisso com Deus e encara o seu corpo, a sua sexualidade, como a Palavra diz, ele não vai ter esse comportamento. Devemos ser diferentes; sal e luz do mundo”, enfatiza o pastor. Na visão dele, o ficar é uma estratégia de Satanás para minar a pureza moral da juventude, neutralizar seu testemunho, e, posteriormente, estragar seus lares.
O diabo utiliza vários métodos para levar o homem ou a mulher a uma relação sexual fora dos padrões de Deus. A Bíblia diz : Não vos defraudeis uns aos outros. Defraudar é passar dos limites da intimidade com uma outra pessoa que não seja o seu cônjuge. O texto declara que o sexo é para ser desfrutado entre o homem e a mulher no contexto do casamento. E o ‘ficar’, conhecido antigamente como o ‘arrocho’, é uma fonte de excitação, em que beijos ardentes e carícias em partes íntimas são praticados. Dificilmente, um jovem conseguirá ter uma vida de santidade em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e compromisso’, enfatiza.

A juventude precisa de santidade
Segundo Bifano, há uma grande diferença entre pureza e virgindade, já que alguns adolescentes se guardam para o casamento, mas mantêm outras práticas sexuais. Em contrapartida, existem pessoas que “perdem a virgindade” e, depois de se converterem, se arrependem e evitam a intimidade antes do casamento.
Para o pastor, a juventude cristã precisa repensar a sua atitude em relação ao namoro, ao noivado e ao casamento, não segundo a ótica do mundo que está sem Deus, mas dentro de uma visão bíblica equilibrada. O tempo todo a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, as músicas, as novelas e os filmes veiculam campanhas de incentivo ao sexo com o uso da camisinha. O importante não é ter relação sexual antes do casamento, mas sim a falta do preservativo. Com isso, os jovens estão absorvendo esta visão não cristã da sexualidade. É necessário influenciar mais e ser menos influenciado, comenta Bifano.
As conseqüências do ficar
A proposta do ficaré levar esta geração a experimentar um pouco do outro de uma forma leviana. Além de gerar traumas, frustrações, decepções e até uma gravidez precoce. Segundo Gilson, os pais têm uma parcela de culpa nisso, já que muitos não orientam seus filhos. A questão da informação não é só da igreja, nem da escola. O que tem acontecido hoje é que a família tem transferido sua responsabilidade, e o resultado disso é uma vida sexual fora dos parâmetros bíblicos.
Esta tarefa tem que começar em primeiro lugar na família. E os pais devem estar capacitados para que haja um diálogo franco, contínuo e sem tabus. Três coisas não são faladas muito em família: morte, dinheiro e sexo. Estes assuntos devem ser tratados no lar, de maneira natural, não apenas em forma de sermões, mas em uma conversa natural com os filhos desde cedo, sempre respeitando, é claro, as faixas etárias”, alerta Gilson.
O Namoro Cristão
Gilson Bifano acredita que existem princípios para o namoro cristão. E um deles é justamente o não “ficar. Um relacionamento segundo a visão cristã é um período de conhecimento mútuo, de aprofundamento da amizade. “A intimidade física não é compatível neste período. Ela só deve acontecer, segundo a Palavra de Deus, no contexto do casamento”, enfatiza Gilson.
“O texto de Gênesis 2.24 diz: ‘Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-à à sua mulher, e serão ambos uma só carne’. Neste trecho existe uma seqüência. Quando se tem esta experiência de ser uma só carne, antes de se casar, há quebra de princípio bíblico. E isso pode, e tem trazido, muitos problemas”, relata o pastor.
A Igreja e seu papel
Na opinião dele, os pastores precisam falar mais sobre este assunto, sem condenação. A igreja tem que parar de apenas dizer que é proibido, mas também educar. Dar condições aos jovens para que eles não façam o que é condenado pela Palavra de Deus. É necessário um trabalho de conscientização em que a juventude seja esclarecida das conseqüências que advêm da quebra dos preceitos bíblicos. Isso pode ser feito através de palestras, congressos etc.”, adverte.
Para os jovens cristãos que estão na moda do ficar, o pastor dá alguns conselhos:

1- Repense no que Deus tem para sua vida.
2- Se está se relacionando indevidamente com alguém, deve reconhecer que esta não é a vontade de Deus e parar com tal atitude.
3- Deus perdoa nossos pecados. Ele morreu na cruz para perdoar os erros da humanidade. E, com certeza, a partir deste reconhecimento, Deus vai honrar e abençoar os seus caminhos.
Leitura recomendada: Namoro é +, Sexo é -, da Dra. Elaine Cruz.

Fonte:http://www.elnet.com.br 
Gritos de Alerta , mais um parceiro Eterno Jesus.

Abstinência antes do casamento gera relacionamentos mais estáveis e felizes, sugere estudo


Um estudo publicado pela revista científica “Journal of Family Psychology”, da Associação Americana de Psicologia, sugere que casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória.
Entre os ouvidos para a pesquisa, pessoas que praticaram abstinência até a noite do casamento deram notas 22% mais altas para a estabilidade de seu relacionamento do que os demais.
As notas para a satisfação com o relacionamento também foram 20% mais altas entre os casais que esperaram, assim como as questões sobre qualidade da vida sexual (15% mais altas) e comunicação entre os cônjuges (12% maiores).
Para os casais que ficaram no meio do caminho – tiveram relações sexuais após mais tempo de relacionamento, mas antes do casamento – os benefícios foram cerca de metade daqueles observados nos casais que escolheram a castidade até a noite de núpcias.
Mais de duas mil pessoas participaram da pesquisa, preenchendo um questionário de avaliação de casamento online chamado RELATE, que incluía a pergunta ‘Quando você se tornou sexualmente ativo neste relacionamento?’.
Religião
Apesar de o estudo ter sido feito pela Universidade Brigham Young, financiada por uma igreja, o pesquisador Dean Busby diz ter controlado a influência do envolvimento religioso na análise do material.
“Independentemente da religiosidade, esperar (para ter relações sexuais) ajuda na formação de melhores processos de comunicação, e isso ajuda a melhorar a estabilidade e a satisfação no relacionamento no longo prazo”, diz ele.
“Há muito mais num relacionamento que sexo, mas descobrimos que aqueles que esperaram mais são mais satisfeitos com o aspecto sexual de seu relacionamento.”
O sociólogo Mark Regnerus, da Universidade do Texas, autor do livro Premarital Sex in America, acredita que sexo cedo demais pode realmente atrapalhar o relacionamento.
“Casais que chegam à lua de mel cedo demais – isso é, priorizam o sexo logo no início do relacionamento – frequentemente acabam em relacionamentos mal desenvolvidos em aspectos que tornam as relações estáveis e os cônjuges honestos e confiáveis.”
Fonte: G1 / O Verbo

"O crente fiel não compra CD pirata", afirma Regis Danese

Com apenas três meses após o lançamento de "Família" - o seu álbum mais recente -, ele já foi premiado com um disco de ouro e tudo indica que vá conseguir chegar rapidamente à marca do disco de platina. Assim pode-se definir a atual fase ministerial do cantor mineiro, Regis Danese. Após o estrondoso sucesso da música "Faz Um Milagre Em Mim" - faixa integrante de seu segundo disco -, o cantor se mantém nas paradas de sucesso com a música-tema de seu novo disco.
Em uma entrevista exclusiva ao Guia-me, Regis falou com espontaneidade sobre pirataria, imprensa, a produção de seu novo disco, o sucesso de sua nova música e a repercussão que ela já está rendendo.
Confira:
Guia-me: O seu disco “Família” - o mais recente – tem a intenção – entre outras – de mostrar a importância dessa instituição na vida do ser humano. O seu testemunho de restauração da sua família inflenciou na composição das músicas que tematizaram este trabalho?
Regis Danese: Com certeza. Isso me me fez lembrar a família que eu tinha antes e a que eu tenho hoje. A diferença da família que serve a Deus, comparando com a família que não serve, é grande. E hoje eu e minha casa servimos ao Senhor.
Guia-me: Ao lançar o CD “Família” você falou sobre suas expectativas quanto aos resultados dele dentro das famílias. Você já ficou sabendo de testemunhos em relação a isso, como lares que foram abençoados nesse sentido?
Regis Danese: "Distorcendo" um pouco o assunto e voltando no tempo, quando eu consagrei o CD "Faz Um Milagre Em Mim", eu não pedi para vender um milhão de cópias ou ficar em primeiro lugar. Eu falei: "Senhor, opera milagres"... e a gente rece milhares de testemunhos de milagres, pessoas curadas de câncer. Eu orei por uma menina em Limeira (SP), ela foi curada de câncer de medula, estava na cadeira de rodas e saiu andando. O pessoal da Rádio Gospel de Araras, da Igreja Quadrangular de lá tem tudo testemunhado, quem quiser entrar em contato com eles, lá tem tudo filmado também. Uma menina que estava a barriga da mãe, morta, ainda com 4 meses, os médicos tinham constatado que já não havia mais batimentos cardíacos, ressucitou. Mas aí um jornal do Rio de Janeiro publicou: "Regis Danese garante que sua música ressucitou um bebê". A imprensa escrita, o jornal secular distorceu. Eu não garanto nada. Só sei que a glória é de Deus, quem opera milagres é o Senhor Jesus, a honra e a glória são do Senhor, nós somos apenas instrumentos. Agora, respondendo à sua pergunta, nós lançamos o CD "Família", mas antes oramos, jejuamos e pedimos para Deus restaurar casamentos, restaurar famílias. Eu estava ministrando em Vitória (ES), no Jesus Vida Verão e profetizei sobre as famílias. Quando eu estava no hotel, tomando café, a moça que cuidava lá do restaurante falou: "Olha, eu estava com o casamento destruído e naquela noite, Deus restaurou o meu casamento". Ontem eu estava no programa Paz e Amor [em Fortaleza - CE] e eu falei: "Olha, foi um programa abençoando para as famílias e eu quero profetizar que através desse programa, muitas pessoas vão estar com as sua família restaurada, com o seu casamento restaurado". No dia seguinte uma mulher ligou na emissora, pedindo o endereço da igreja que eu estaria hoje, porque o marido dela queria se reconciliar com Cristo.
Guia-me: Com poucos meses após o lançamento desse trabalho, você já foi premiado com um disco de ouro. Em seu ponto de vista, o que poderia explicar um resultado assim?
Regis Danese: Parece rápido, mas a gente tem uma caminha longa, trabalhando muito... esse já é o quarto CD. Então eu atribuo isso a Deus. É Deus quem faz a obra, foi Ele quem colocou as nossas músicas na rádio secular, na televisão, por isso toda honra e glória ao Senhor Jesus. Ele não divide isso com ninguém.
Guia-me: Nesse disco você atuou não somente como intérprete e compositor, mas também participou da produção musical...
Regis Danese: Também compuz arranjos... com o "Faz Um Milagre em Mim" também foi assim...
Guia-me: E  isso te sobrecarregou de alguma forma ou você conseguiu distribuir bem essas tarefas ?
Regis Danese: No disco "Família"?
Guia-me: Sim.
Regis Danese: Eu paguei um preço alto. Eu passei um ano compondo e escolhendo o repertório. Até aí está tudo bem... É "fácil", você está em casa, "viajando" com a música, os meninos da banda foram lá para casa, me ajudar a fazer os arranjos... tudo bem, mas eu fiquei um mês no Rio de Janeiro, mixando uma música por dia, masterizando, a gravação foi muito minuciosa, mas eu tive a oportunidade de contar com o Flávio Senna - ele é das antigas, gravou o DVD da Ivete Sangalo no Maracanã, gravou com o Caetano Veloso, com a Cassiane também -, um profissional talentoso e um grande homem de Deus. Às vezes eu chegava lá abatido e ele vinha com uma palavra de ânimo para mim. Eu estava passando por um momento de decisão muito importante na minha vida e ele foi canal de bênção para mim. Eu aprendi muito com ele, também - musicalmente falando e como uma pessoa de Deus também.
Guia-me: Em matéria publicada pelo site da Line Records, o Sérgio Lima, diretor executivo da gravadora festejou o sucesso do CD "Família" e lembrou que superar 40 mil cópias em tempos de pirataria é motivo de celebração. Em sua opinião, o que uma gravadora pode fazer para se defender desse mal (pirataria)?
Regis Danese: Não tem como. A pirataria é crime, é pecado, não paga imposto... mas o meu CD estava com 100 mil cópias vendidas, quando foi pirateado, vendeu mais de 1 milhão (risos). A pirataria te "divulga". O crente fiel mesmo não compra CD pirata. Então a banquinha de CD pirata está tocando alí na esquina, está te divulgando e o crente verdadeiro compra o teu CD original.
Guia-me: Então não tem como evitar?
Não tem como. O meu CD, antes de sair já estava pirateado.


Fonte: Guia-me

Presidente mundial da Adventista fala sobre o futuro da igreja

O Pr. Ted Wilson foi eleito presidente mundial da Igreja Adventista durante a 59ª Sessão da Conferência Geral, em julho de 2010.


Como filho de um ex-presidente da Conferência Geral, o que o levou a aceitar a mesma posição?
É uma experiência de humildade ser convidado a assumir este posto. Não é humanamente possível, apenas através da graça e direção do Senhor. Estou grato aos muitos irmãos da igreja que estão orando para que o Senhor me apoie e ao meu trabalho. Sei que Deus nos conduzirá nos nosso trabalho ao nos humilharmos perante Ele e O procurar-mos diariamente no nosso trabalho.
Como vê a Igreja Adventista no mundo hoje?
A Igreja Adventista do Sétimo Dia está a crescer rapidamente pelo mundo. Em muitos lugares, é reconhecida como uma bênção para a sociedade. Noutros lugares, enfrentamos perseguição e dificuldade. Estamos oraando fervorosamente por reavivamento e reforma, para que o Espírito Santo possa ser derramado na chuva serôdia, e para que as mensagens dos três anjos se propaguem como um fogo florestal!
Quais os maiores desafios que a Igreja enfrenta hoje?
Um dos maiores desafios é ajudar os membros a perceberem que somos a igreja remanescente chamada de Deus para levar uma grande mensagem de partilha das mensagens dos três anjos. Somos um grupo único, chamado por Deus para levar as pessoas de volta à verdadeira adoração do Senhor.
Outro grande desafio é o secularismo fora da igreja, bem como as influências dentro da igreja. Devemos pedir ao Senhor que nos ajude a não sermos “conformados com este mundo” como lemos em Romanos 12:2.
Devemos resistir ao materialismo, confiando totalmente no Senhor, pedindo-Lhe que nos ajude a manter a nossa simplicidade num mundo de complicações. Devemos manter constantemente os nossos olhos em Cristo. Devemos suplicar por reavivamento e reforma que nos leve ao derramamento da chuva serôdia do Espírito Santo. Devemos manter uma forte crença na autoridade da Palavra de Deus, e na condução dos escritos do Espírito de Profecia. Devemos manter as nossas fortes crenças na reforma da saúde e no serviço aos outros.
Quando humildemente nos submetemos ao Senhor, seremos fortalecidos pelo Espírito Santo para avançar além do estado laodiceano no qual nos encontramos a maioria das vezes. É tempo de permitir que Deus assuma controle dos nossos planos e ações, para que Cristo possa voltar em breve.
Quais os desafios missionários que enfrentamos atualmente e que planos estão a ser colocados em prática?
Temos enormes desafios missionários em países onde é difícil desenvolver as normais atividades da igreja. Estamos em meio ao processo de reorganizar o nosso alcance missionário, ao utilizar uma abordagem de “conselho de missão” que nos permitirá organizar de forma mais próxima o nosso plano estratégico e aspetos orçamentais para alcançar o mundo através da liderança do Espírito Santo.
Queremos ver um “renascimento da missão” tanto em missionários de tempo inteiro como em voluntários e estudantes. Deus abrirá o caminho para maiores oportunidades de serviço para muitos que quiserem partilhar esta preciosa mensagem do Advento.
Como avalia a estrutura administrativa da Igreja?
A estrutura básica da Igreja é sã e eficiente. Passou a prova do tempo. O Senhor ajudou a reorganizar o nosso trabalho na Sessão da Conferência Geral de 1902. Contudo, Ele tem esperado há mais de 100 anos para derramar a chuva serôdia no Seu povo. Devemos usar a atual estutura da Igreja para aumentar significativamente o alcance evangelístico.
Qual é a sua visão quanto ao futuro da Igreja?
Ter uma Igreja dinâmica e unida ao serviço do Senhor e daqueles à nossa volta. Somos parte do grande esforço evangelístico aprovado pela Conferência Geral chamado “Anuncia ao Mundo”. Precisamos partilhar a nossa fé não apenas por palavras, mas num serviço cristão por aqueles que passam necessidade, demonstrando o ministério de Cristo em Lucas 4:18-19.
Precisamos de Igrejas que estejam a arder por Cristo… que se submeteram à liderança do Espírito Santo e tornaram a Bíblia o foco das suas vidas e estão a usar e partilhar as verdades que encontraram no Espírito de Profecia. Deus confiou a mensagem dos três anjos nas mãos do Seu povo e somos chamados a proclamar esta mensagem com Poder Celestial e sem reservas.
Quais são as suas prioridades imediatas para a Igreja?
Revitalizar a Igreja através de reavivamento e reforma. Precisamos aprender a depender mais completamente no Senhor, para que a nossa experiência reflita o modelo bíblico de Atos 2, Joel 2 e Oseias 6. Temos de reconhecer a grande necessidade, destacada em Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121: “um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. … Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração”. Quando cumprirmos II Crónicas 7:14 veremos um mais próximo caminhar com Jesus como Igreja, e cumprir a verdadeira missão da Igreja, em cuidadoso serviço aos outros.
Qual deveria ser a primeira missão de um Ancião?
Elevar o nível espiritual da Igreja apontando sempre às pessoas Jesus, a Sua Santa Palavra, e o Espírito de Profecia.
Como pode um Ancião desenvolver uma caminhada pessoal com Jesus?
Um Ancião deve estar interessado numa caminha espiritual diária com Jesus, não permitindo que coisas ocupem o tempo de devoção privada com Deus. Orar em qualquer tempo ou lugar deve ser uma atitude constante, pedindo por sabedoria dos céus a cada manhã, reclamando Tiago 1:5.
O que diria a um Ancião que enfrenta desânimo?
É importante perceber que o diabo quer desanimar os líderes e servos de Deus. Para combater essa tentação, é importante passar tempo com a Bíblia, o Espírito de Profecia e oração intensa. O Ancião deve então estar fortemente envolvido no trabalho com os membros da igreja local para fazer evangelismo. Não há nada como estar envolvido em evangelismo para revitalizar um coração desanimado. O Espírito Santo trará uma nova visão e novo entendimento sobre o porquê ter o Ancião sido chamado a ser um líder espiritual.
Que conselho daria à esposa de um Ancião que se sente secundarizada em resultado do trabalho do Ancião da igreja?
A esposa deve reconhecer que o seu papel também é muito importante. Elas podem ser um exemplo modelo de como Deus faria uma família funcionar. Elas podem aconselhar as pessoas sobre várias necessidades. Elas podem apoiar o esposo orando e incentivando liderança espiritual. Elas podem ser uma influência muito positiva na igreja através de uma relação pessoal com Cristo.
Que opinião deverá o Ancião local ter acerca do estilo/música de adoração na igreja local?
É importante que qualquer música ou estilo de adoração que seja usado, se conforme com os princípios bíblicos e que a música eleve Jesus e rebaixe o eu. Nada deve ser feito para trazer glória ao músico, mas a glória deve ser atribuída a Deus, Aquele que fornece o talento.
Qual a ambição deseja que cada Adventista do Sétima Dia?
Uma mais próxima caminhada com Jesus percebendo o poder justificador de Cristo e o poder santificador do Espírito Santo ao nos fazer mais e mais como Cristo. Justificação e santificação estão unidas por Deus no processo da salvação. Tudo devemos a Cristo, mas Deus pede-nos de diariamente reconsagremos as nossas vidas em amor e serviço ao Mestre. Então Ele usar-nos-á para verdadeiramente cumprir o maravilhoso conselho de Miquéias 6:8 que nos diz “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus.”
Deus deseja preparar um povo que se levantará nos últimos dias, pelo Seu poder, como Seus altos representantes na Terra, demonstrando o que a dependência total pode fazer para impulsionar esta mensagem do Advento a todo o povo, nação e língua. Como diz em Parábolas de Jesus, p. 69 “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus. Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. (II Ped. 3:12).
Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão”. Tudo isto pode acontecer ao nos humilharmos, procurarmos a face de Deus, orarmos e pedindo-Lhe que nos use em Seu serviço para proclamar as três mensagens angélicas com poder do Espírito Santo.
Que privilégio fazer parte do grande movimento do Advento e aguardar o breve retorno de Jesus. Vamos falar disto a todos. “Anunciai ao Mundo!”

Publicado na revista Elder’s Digest, 1º trimestre de 2011.

É possível ter comunhão com as pessoas??? O poder Irresistível da Comunhão na Igreja





Quando somos orientados acerca da comunhão e unidade, somos lembrados da importância desse comportamento! Mas, parece ser tão difícil manter e estreitar relacionamentos, que nos perguntamos: É possível ter comunhão com as pessoas?? Não fazemos, nós, muitas vezes, acepção de pessoas?? Como a Bíblia trata acerca da comunhão dos filhos de Deus?? Como ter comunhão segundo os padrões divinos?? É a partir de Deus que nossa comunhão existe?? Vamos analisar, rapidamente, o fato da comunhão e esclarecer esse poder irresistível no seio da Igreja do Senhor.


Fonte da Comunhão: A Santíssima Trindade
A idéia que temos de Deus orienta a nossa fé, tanto salvífica quanto comportamental! Quando se entende que Deus é um tirano, então nossa fé será uma fé que se firmará num relacionamento de medo e insegurança. Ao entendermos que Deus é rancoroso, tendemos a imaginar que Deus se lembra de nossos pecados! Daí nosso relacionamento com o Senhor seria inseguro!! Entretanto, Deus se revela como um Deus amoroso, pessoal, perdoador, redentor e que se abre em comunhão para o ser humano.



Segundo Kerry D. McRoberts[1] “A fé cristã oferece uma revelação clara e compreensível de Deus, proveniente de fora da esfera do tempo, pois Deus, como Trindade, tem desfrutado de eterna comunhão e comunicação entre suas três Pessoas distintas”.[2]

Esse acento forte na Trindade demonstra a capacidade do ser humano em amar e se relacionar em comunhão. Segundo o Prof. Dr. Cláudio Ribeiro[3], essa destacada fé cristã demonstra as possibilidades de comunhão:

A doutrina da criação, portanto, requer como pressuposto teológico a perspectiva trinitária [que] reforça a noção de comunhão. Dessa forma, Deus e o ser humano estão em comunhão com a criação, em uma atitude de amor, de alteridade e de co-responsabilidade. (cf. Gênesis 2.15). A visão teológica trinitária – na qual a fé e a teologia cristãs se fundamentam – fortalece as dimensões de relação e de totalidade e expressa a graça multiforme de Deus. [...] Na perspectiva trinitária, o “conhecer” a criação está direcionado ao ato de participar dela. Tal visão alcançou, até mesmo a fé cristológica primitiva que reconhece Cristo “como o Primogênito de toda a criatura, porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra”. (Colossenses 1.15-16). [...] Por isso, a fé cristã afirma que Deus é trino. Ele é, em si, relação. E tal relação é de amor – Pai, Filho, Espírito. Fora do sentido de comunhão não há Deus. E não podemos compreendê-lo se não estivermos em comunhão com a criação, que compreende os seres humanos e o cosmo (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 4 p.).


McRoberts afirma, ainda, que Deus não existia em silêncio e de forma estática. Mas, ao contrário disso. Veja:
A comunhão eterna dentro da Trindade é essencial para o conceito de revelação. (A alternativa de um Ser divino solitário que murmura de si para si na sua solidão é um pouco inquietante.) O Deus Trino e Uno tem se revelado à humanidade, dentro da humanidade, de modo pessoal e proposicional. A personalidade de Deus, como Trindade, também é a fonte e significado da personalidade humana. “Sem semelhante fonte”, observa Francis Scheffer, “sobra tão-somente para os homens uma personalidade que provém do impessoal (com o acréscimo do tempo e do acaso)”. Por toda a eternidade, o Pai amava o Filho, o Filho amava o Pai, e o Pai e o Filho amavam o Espírito. “Deus é amor” (1Jo 4.16). Logo, o amor é um atributo eterno. Por definição, o amor é necessariamente compartilhado com outro, e o amor de Deus é um amor que fez que Ele doasse a si mesmo. Por isso, o amor eterno dentro da Trindade outorga sentido real ao amor humano (1 Jo. 4.17) (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.).

O conhecimento do Deus que é comunhão nos leva até o livro de Gênesis quando Deus formou o homem segundo sua imagem e semelhança: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...” (Gn. 1.26). Quanto a esta passagem a Bíblia de Estudos Pentecostais ( 33p.), no diz:

É importante mencionar que “imago Dei” não é semelhança física, e, também, não faz dos homens “pequenos deuses”. Timothy Munyon[4] nos informa que “a imagem de Deus na pessoa humana é algo que somos, e não algo que temos de fazer”.[5] A orientação bíblica é, portanto, “que vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef. 4.23, 24), e, ainda, “que se renova para o conhecimento, segundo imagem daquele que o criou” (Cl. 3.10).

A concepção trina de Deus, com a sua respectiva visão dialogal em si mesmo a partir do relacionamento [...] entre o Pai, o Filho e o Espírito, torna-se o modelo [de comunhão] por excelência que reforça a alteridade, o diálogo e a comunhão. A criação é um ato trinitário e, portanto, é compreendida na dimensão de comunhão e de participação (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 4 p.).
McRoberts, sobre este assunto, define que “mesmo depois de rompida a comunhão entre Deus e a humanidade, na Queda (Gn. 3), a cruz de Cristo providenciou meios que possibilitam a comunhão com Deus por toda a eternidade” (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.).
A teologia da criação e a antropologia teológica concebem que o ser humano se constitui como tal na medida em que estabelece as relações fundamentais: com o outro, com o próximo, com o ser humano que nos é diferente (e aí são encontradas as inter-subjetividades Eu-Tu, homem-mulher, etc.), a relação com o cosmo (história, sociedade e meio ambiente), a relação consigo mesmo e a relação com Deus, primeira e última, que fundamenta e abrange todas as outras. A alteridade, como a possibilidade humana de relacionar-se com as realidades, grupos e pessoas diferentes de nós mesmos, é elemento fundamental da fé cristã. O Evangelho leva as pessoas a viver a lógica do amor e da alteridade. Assim, não podem fugir do mundo (dos relacionamentos), da história (dos compromissos concretos), de nós mesmos (deixando de assumir a condição humana). Sem vida comunitária não há Evangelho e a experiência religiosa torna-se vazia e artificial (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 9-10 p.)


Portanto, o homem foi feito para a comunhão com Deus! E, como todo relacionamento interrompido clama por reconciliação, compreende-se que a Obra de Cristo foi reconciliadora. Assim, reconciliado com Deus, o homem pode manter comunhão com seus semelhantes tomando como modelo a essência trinitária da comunhão. Mas, qual o papel do Espírito no poder irresistível da comunhão na Igreja?

A Santíssima Trindade se comunica pelo Espírito
Teríamos de aprofundar na Pneumatologia, mas, não seria possível nestas poucas páginas. Entretanto, podemos pincelar acerca da ação do Espírito Santo na comunicação e comunhão de Deus com os homens, de tal forma que a atração exercida para Deus, reacende a capacidade do homem em se relacionar-se consigo mesmo, com Deus e com os homens. Para tanto é imprescindível conhecer o conceito de transcendência:

A teologia bíblica indica o conceito teológico de transcendência. Este valoriza e se efetua nas dimensões humanas corpóreo-material, histórica e cósmica, mas vai além delas, em contraposição à visão sobrenaturalista, que descarta ou desvaloriza as referidas dimensões. O Reino de Deus é transcendente porque não se esgota na dimensão histórica, mas ele já está “dentro” (e não “fora”) da história. O Reino está no meio de vós, afirma o Evangelho. Deus é transcendente porque se revela na criação, mas não se esgota e nem se restringe nela. Ele é maior. O ser humano, como imagem de Deus, também possui uma dimensão transcendente, porque vai além de sua historicidade e de suas limitações corpóreo-temporais. A ressurreição de Cristo, por exemplo, representa a nova criação e a esperança de libertação presente em nossa realidade. A concepção da ressurreição, entendida como nova criação (bigcrunch, na linguagem científica), faz parte do plano salvífico de Deus para recriar a condição humana. A ressurreição de Cristo é a nova criação da parte de Deus que [significa novo nascimento para o ser humano] se estende a todos/as que crêem. Com ela, recuperamos duas referências que nos tornam humanos na verdadeira acepção do termo: a) a postura de reverência e de gratidão ao Criador, que é a única adequada em relação a quem nos agraciou com a vida; b) a postura solidária [de comunhão]... (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 9-10 p.)

O Espírito Santo é “o agente ativo da Deidade na criação. Sem a atividade contínua de Deus, mediante o Espírito Santo, seria impossível conhecermos a Deus” (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.). Segundo McRoberts, desde o Éden até hoje, Deus tem desejado a comunhão com a humanidade. Deus transcende e se abre para comunhão com o ser humano e esse ser humano também transcende e se abre para a comunhão com Deus. O Espírito Santo torna possível essa comunhão pelo vínculo do amor, base da comunhão. Pois, o Espírito não fala de si mesmo, mas demonstra Cristo, fundamento de nossa fé e comunhão com Deus e os homens.

Assim, os homens, que trazem consigo a imagem de Deus, pode, pela salvação concedida por Cristo Jesus, manter comunhão com Deus através da ação poderosa do Espírito Santo. Essa comunhão com Deus, nos vincula à Ele, e nos faz compartilhar com nosso semelhante (o próximo), resultando numa comunhão fundamentada no amor de Cristo. Se amo a Cristo tenho comunhão com Ele e todos os seus.

Evidentemente que os homens em comunidade [comunhão] eclesiástica através de Cristo pelo vínculo do Espírito Santo possui responsabilidade, tais como: a evangelização, a adoração, a edificação e a responsabilidade social.

Na evangelização, a Igreja focaliza o mundo; na adoração, volta-se para Deus; e, na edificação, atenta (corretamente) para si mesma. Repetidas vezes, nas Escrituras, os crentes são admoestados a edificar uns aos outros para assim formarem uma comunidade idônea (f. Ef. 4.12-16) [...] [Na Ceia do Senhor] A comunhão com Cristo também denota comunhão com o seu corpo, a Igreja. O relacionamento vertical entre os crentes e o Senhor é complementado pela comunhão horizontal de uns com os outros. Amar a Deus está vitalmente associado ao amar ao nosso próximo (ver Mt. 22.37-39). Uma comunhão tão perfeita com os nossos irmãos e irmãs, em Cristo, exigem rompimento de todas as barreiras (sociais, econômicas, culturais, etc.) e o ajustamento de qualquer detalhe que tenda a destruir a verdadeira união. Somente assim a Igreja poderá genuinamente participar (ou ter koinõnia) do corpo e sangue do Senhor e ser verdadeiramente um só corpo (1 Co. 10.16, 17).    (MICHAEL I. DUSING[6], 1996, 554-555 p.).

Considerações finais 
Segundo o Pr. Altair Germano[7], O[8] termo grego para “comunhão” é koinonia, que significa “tendo em comum, sociedade, companheirismo”. Dentre outras coisas, denota a parte que alguém tem em algo: "É, assim, usado acerca: das experiências e interesses comuns dos cristãos (At 2.42; Gl 2.9)” (VINE, 2003 p. 485). Arrington (2003, p. 639) afirma que: A palavra "comunhão" (gr. koinonia) expressa a unidade da igreja primitiva. Nenhuma palavra em nosso idioma traduz seu significado completamente. Comunhão envolve mais que um espírito comunal que os crentes compartilham uns com os outros. É uma participação comum em nível mais profundo na comunhão espiritual que está em Cristo. Desta forma, comunhão dos santos é mais do que a simples partilha de bens materiais, é o desfrutar comum das bênçãos espirituais e da participação no corpo de Cristo pelo Espírito. O prof. Dr. Cláudio, enfatizou, também, que, “o amor de Deus gratuito e incondicional ao ser humano deve representar fonte de inspiração e modelo para que o ser humano faça o mesmo com o seu próximo” (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 12-13 p.).

Nossa comunhão horizontal (entre os seres humanos) é possível devido, primeiramente, à comunhão vertical (entre seres humanos e Deus Triuno), que por sua vez, proporciona essa atitude através da ação do Espírito Santo, que atua de forma a tornar irresistível a comunhão entre pessoas e pessoas, e entre Deus e as pessoas. Principalmente, pelo fato de o próprio Deus, em essência, ser um Deus em Comunhão em si, e com os homens, sua principal e especial Criação. Aleluias!!!

A comunhão n
ão é só desejável, mas é irresistível!!! Aleluias!
Ev Valter Borges
Pr AD Thelma