Foi esquecido o laicismo positivo teorizado pelo presidente da República da França, Nicolas Sarkozy, no início de seu mandato.
Ao passo que a lei de separação da Igreja e do Estado, fundamento do laicismo à francesa, comemorou seu 105º aniversário no dia 9 de dezembro, a “defesa do laicismo” nunca foi tão invocada nos debates políticos e diante dos tribunais.
Na terça-feira (14), o Partido Socialista (PS) convocou “Encontros do laicismo” para “se explicar” sobre a questão. Em uma ode ao laicismo “precioso, orgulhoso, glorioso”, Jean-Louis Borloo, presidente do Partido Radical, fez dela o assunto central de seu discurso durante o “jantar da República”, organizado no dia do aniversário da lei de 1905. Já a Frente Nacional decidiu transformar esse princípio em tema de campanha para as eleições presidenciais. Ele poderá arrastar outros em seu rastro.
Os discursos, tanto à direita como à esquerda, e a multiplicação de incidentes associados à expressão de uma crença religiosa, atestam uma tensão da opinião púbica e das instituições sobre esse assunto. A afirmação do islamismo dentro da sociedade francesa, vista por muitos como um dos reveses da integração, e a ascensão dos comunitarismos são em grande parte responsáveis por esse ressurgimento e alimentam as preocupações. Sujeitas a uma certa confusão.
Últimos exemplos registrados: na segunda-feira (13), o julgamento do tribunal trabalhista de Mantes-la-Jolie (departamento de Yvelines) validou a demissão de uma mulher que usava o véu. Sintomática dos questionamentos atuais, essa posição vai de encontro a uma deliberação da Alta Autoridade de Luta contra as Discriminações e pela Igualdade (Halde, sigla em francês), que costuma promover a defesa da liberdade religiosa.
Na onda desse julgamento, o deputado socialista Manuel Valls prometeu um projeto de lei para preencher o vazio jurídico que esse caso levantou, segundo ele. No mesmo dia, o tribunal de polícia de Nantes anulou a autuação de uma mulher que dirigia vestindo um véu integral. Desde então, foi promulgada a lei que proíbe esse traje em vias públicas. No futuro, será preciso considerar um carro como um espaço público ou privado?, já se perguntam os juristas.
Mas se o islamismo está na linha de frente, as outras religiões, indiretamente, às vezes são também visadas. No dia 6 de dezembro, o tribunal administrativo de Amiens proibiu a instalação por parte da prefeitura de um presépio de Natal na praça de um vilarejo, em nome do laicismo; no dia 8, durante o Festival das Luzes em Lyon, o jornal gratuito “20 minutes” desistiu de publicar uma publicidade paga pela diocese: esta última lembrava a origem religiosa da festa, organizada no dia da Imaculada Conceição, incluindo ali um “Ave Maria”.
“Hoje se assiste a um empobrecimento do laicismo”, constata o filósofo Paul Thibaud. “Ele está se tornando negação. Ora, um laicismo que faz um esvaziamento não poderá responder aos novos desafios impostos pelo islamismo”. Essas fatos sociais, por mais diferentes que sejam, obrigam os políticos e juristas a novas reflexões sobre o laicismo. Ainda mais que esse conceito, tão plástico quanto o de “República”, é unanimemente apresentado em todo o espectro político.
“Percebemos, durante o debate sobre a burca, e depois do discurso de Nicolas Sarkozy em Latran e em Riad sobre o laicismo positivo, que precisávamos saber o essencial”, reconhece Jean Glavany, especialista em laicismo no Partido Socialista. Um desafio para um partido que, sobre o véu integral, não conseguiu chegar a uma posição comum.
Entre os socialistas, nem todos compartilham da atitude de Valls, considerado ofensivo sobre as questões de laicismo. Alguns se preocupam com uma escalada legislativa. Após o caso da creche Baby Loup, causa perplexidade a vontade de Valls de ampliar o princípio de neutralidade e de laicismo ao proibir qualquer símbolo religioso nas estruturas que acolhem crianças. “Será preciso proibir os crucifixos nas escolas católicas?”, alguns se perguntam.
Insuspeito de conciliação com o laicismo, o ex-grão-mestre do Grande Oriente da França, hoje presidente do Observatório Internacional do Laicismo, Jean-Michel Quillardet, também teme que “uma legislação unicamente repressiva se revele contraproducente e alimente tensões inúteis”. Ele se preocupa sobretudo com uma instrumentalização do princípio de laicismo pelos extremistas, especialmente de direita. “A defesa do laicismo não deve servir para exprimir uma xenofobia e um racismo antimuçulmano”, avisa.
O discurso da Frente Nacional que, a exemplo de seus equivalentes europeus, conduz um debate contra “a islamização da sociedade”, ou as posições de uma associação como a Riposte Laïque parecem confirmar isso. O laicismo é entendido por eles unicamente como a “laicismo-católico”, comumente aceito pelo imaginário nacional durante décadas. “O laicismo nunca consistiu em ‘respeitar todas as religiões’”, afirma o website do Riposte Laïque, em reação indignada à proibição do presépio de Natal. “Algumas não são respeitáveis. O laicismo não consiste em abafar nossas tradições sob pretexto de que elas têm qualquer ligação (...) com o cristianismo.”
Preocupados em não limitar sua reflexão somente às questões levantadas pela irrupção das práticas muçulmanas, os socialistas pretendem questionar a atitude da “Igreja Católica frente às pesquisas com células-tronco” ou “as contestações das aulas de ciências por parte dos alunos evangélicos”. Uma maneira de não “estigmatizar” unicamente o potencial eleitorado muçulmano.
Fonte: Le Monde
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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Pai de santo e pastor abrem "guerra santa" no Flamengo
Representante de comunidade evangélica foi proibido por Vanderlei Luxemburgo (foto) de entrar na concentração para liderar culto com os jogadores.
O Flamengo está à beira de uma guerra santa. De um lado o pai de santo Robério de Ogum, amigo e conselheiro do técnico Vanderlei Luxemburgo. Do outro, o pastor Fernando, da Comunidade Evangélica Até Aqui Nos Ajudou o Senhor do Recreio dos Bandeirantes, muito próximo de alguns jogadores do atual elenco.
Tudo começou com a chegada do treinador ao clube e com uma entrevista de Robério ao jornal "Extra", no sábado passado. E esquentou nesta terça-feira, quando o pastor Fernando postou fotos ao lado de jogadores do Flamengo no Twitter e reenviou um post de um seguidor chamado jogadordecristo. Na mensagem, está anexado o link da entrevista.
"Agora entendemos porque o pastor Fernando foi proibido por Luxemburgo de entrar na concentração do Flamengo. Brincadeira", escreveu o jogadordecristo, em mensagem reenviada pelo pastor aos seus seguidores.
Robério afirma na entrevista ter feito trabalhos para Vanderlei Luxemburgo na reta final do Campeonato Brasileiro, quando o time brigou para não ser rebaixado. Ele ainda toma para si a derrota do Goiás para o Indepediente na final da Copa Sul-Americana, que colocou o Flamengo na competição em 2011.
"O Flamengo estava muito carregado espiritualmente. De uma hora para outra, o Lomba começou a falhar, o Juan, os atacantes não acertavam mais nada. Só que não adianta cuidar de todos os jogadores, é preferível proteger, iluminar o comandante. Eu dizia que o time chegaria à Sul-Americana, mas depois do empate com o Santos, desconfiaram. Só que faltava o jogo do Goiás. E o que aconteceu? Os orixás ajudaram o time", disse Robério ao "Extra".
Ao fim do dia, o pastor Fernando ainda trocou mensagens com o zagueiro David via Twitter. Ele avisou que precisava entrar em contato. A resposta do jogador foi a seguinte: "Você tem o meu telefone". Mais uma prova da proximidade entre eles.
O início da crise
Pastor Fernando sempre frequentou a concentração do Flamengo e costumava liderar cultos às vésperas dos jogos com alguns jogadores do elenco. Com a chegada de Luxemburgo, sua entrada no hotel foi proibida, sob a alegação de que poderiam querer levar pai de santo, padre e outros representantes de religiões.
Na época, pastor Fernando concordou e entendeu o argumento de Luxemburgo. Mas, com a revelação de Robério, a situação se complicou. O pai de santo, inclusive, está morando num apart hotel próximo à concentração do Flamengo na Barra da Tijuca.
Fonte: iG
O Flamengo está à beira de uma guerra santa. De um lado o pai de santo Robério de Ogum, amigo e conselheiro do técnico Vanderlei Luxemburgo. Do outro, o pastor Fernando, da Comunidade Evangélica Até Aqui Nos Ajudou o Senhor do Recreio dos Bandeirantes, muito próximo de alguns jogadores do atual elenco.
Tudo começou com a chegada do treinador ao clube e com uma entrevista de Robério ao jornal "Extra", no sábado passado. E esquentou nesta terça-feira, quando o pastor Fernando postou fotos ao lado de jogadores do Flamengo no Twitter e reenviou um post de um seguidor chamado jogadordecristo. Na mensagem, está anexado o link da entrevista.
"Agora entendemos porque o pastor Fernando foi proibido por Luxemburgo de entrar na concentração do Flamengo. Brincadeira", escreveu o jogadordecristo, em mensagem reenviada pelo pastor aos seus seguidores.
Robério afirma na entrevista ter feito trabalhos para Vanderlei Luxemburgo na reta final do Campeonato Brasileiro, quando o time brigou para não ser rebaixado. Ele ainda toma para si a derrota do Goiás para o Indepediente na final da Copa Sul-Americana, que colocou o Flamengo na competição em 2011.
"O Flamengo estava muito carregado espiritualmente. De uma hora para outra, o Lomba começou a falhar, o Juan, os atacantes não acertavam mais nada. Só que não adianta cuidar de todos os jogadores, é preferível proteger, iluminar o comandante. Eu dizia que o time chegaria à Sul-Americana, mas depois do empate com o Santos, desconfiaram. Só que faltava o jogo do Goiás. E o que aconteceu? Os orixás ajudaram o time", disse Robério ao "Extra".
Ao fim do dia, o pastor Fernando ainda trocou mensagens com o zagueiro David via Twitter. Ele avisou que precisava entrar em contato. A resposta do jogador foi a seguinte: "Você tem o meu telefone". Mais uma prova da proximidade entre eles.
O início da crise
Pastor Fernando sempre frequentou a concentração do Flamengo e costumava liderar cultos às vésperas dos jogos com alguns jogadores do elenco. Com a chegada de Luxemburgo, sua entrada no hotel foi proibida, sob a alegação de que poderiam querer levar pai de santo, padre e outros representantes de religiões.
Na época, pastor Fernando concordou e entendeu o argumento de Luxemburgo. Mas, com a revelação de Robério, a situação se complicou. O pai de santo, inclusive, está morando num apart hotel próximo à concentração do Flamengo na Barra da Tijuca.
Fonte: iG
QUAL A ORIGEM DO CARNAVAL?
Na imagem acima, os bombeiros tentam apagar as chamas que surgiram em uma das mãos da imagem do diabo, que momentos antes fora saudada calorosamente por seus fiéis súditos, que participavam do "ritual pagão" na Marquês de Sapucaí / RJ.
A história do carnaval começa no princípio da civilização, na origem dos rituais, nas celebrações da fertilidade e da colheita nas primeiras lavouras, às margens do Nilo, há seis mil anos atrás. Foram na intenção da deusa ísis, no Egito Antigo, as primeiras celebrações carnavalescas. Com a evolução da sociedade grega evoluíram os rituais, acrescidos da bebida e do sexo, nos cultos ao deus dionísus com as celebrações dionisíacas. Na Roma antiga, bacanais saturnais (glórias ao deus saturno) e lupercais festejavam os deuses baco, saturno e pã.
A sociedade clássica acrescentou ainda uma função política de distenção social às celebrações, tolerando o espírito satírico, a crítica aos governos e governantes nos festejos. Esses festejos eram tão importantes para eles, que tribunais e escolas fechavam as portas durante o evento, e as pessoas saíam às ruas para dançar. A euforia era geral. Na abertura dessas festas ao deus saturno, carros buscando semelhança a navios saíam na "avenida", com homens e mulheres nus. Estes eram chamados os “carrum navalis”, daí surgiu a expressão “carnevale” que aportuguesada tornou-se “carnaval”.
No século XV o Papa Paulo II contribuiu para a “evolução” do carnaval, introduzindo o baile de máscaras quando permitiu que em frente ao seu palácio em Roma, se realizasse o carnaval romano. Como a Igreja proibira as manifestações sexuais no festejo, novas manifestações adquiriram forma: corridas, desfiles, fantasias, deboche e morbidez. Depois do Egito, o primeiro, do segundo em Grécia e Roma Antigas e do terceiro, no Renascimento Europeu, particularmente em Veneza, o carnaval encontrou no Rio de Janeiro / Brasil, o seu quarto centro, resgatando o espírito de baco e dionisus.
Hiram Araújo, estudioso do carnaval.
Extraído de www.artes.com/carnaval/historia.html
Extraído de www.artes.com/carnaval/historia.html
QUEM DEFINE VOCÊ?
1 Coríntios 15:10a.
Frequentemente num esforço para melhor se relacionar, indivíduos permitem que outras pessoas venham a lhes definir.
São freqüentes também as vezes em que se compram casas, carros e roupas com base naquilo que as pessoas pensam.
As coisas que outras pessoas dizem e pensam a seu respeito não é a sua realidade. Quem determina a sua realidade é Deus, aquEle que lhe criou.
Assim sendo guiado por Deus, você será a sua própria pessoa, não o que dizem a seu respeito mas o que Deus diz.
O que faz diferença não é você, mas Deus em você. "Cristo em vós, a esperança da glória" Cl 1:27b.
Aja assim! Aprenda com outros. Dê a outros. Seja inspirado por pessoas que você admira e respeita. Mas seja você mesmo, não troque os valôres de Deus pelo valôres dos outros.
Portanto, você tem todo o direito e habilidade de decidir por você mesmo quem você é e o que vai fazer. É ótimo ser considerado em alta estima por outras pessoas, mas não há necessidade de abrir mão da sua integridade a fim de acomodar conceitos que estão distante dos valores de Deus.
Fazer a coisa certa não significa fazer o que a opinião popular sugere. Fazer a coisa certa significa fazer o que é correto, de acordo com a vontade de Deus expressa na Bíblia Sagrada.
Existe uma melhor maneira de se viver? Afinal, quem define você?
Ofereça o seu melhor e espere o melhor em retorno.
"Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas." Salmos 18:29.
DW/DF(Ampliado)
Sera que realmente conheço a Jesus? --- /// --- Liệu chúng ta thực sự biết Chúa Giêsu, Đấng Cứu Rỗi? ---///--- Сможем ли мы действительно знаю, что Иисус Спаситель?
Certa vez , fui viajar para o interior de Minas Gerais e chegando perto de uma bifurcação fiquei perdido , sem saber qual lado acessar.
Por contra própria entrei para o lado que eu achava que era o correto , e após andar uns quilómetros parei e perguntei para uma pessoa que passava no local , e a mesma me informou que o destino que eu queria era para o lado oposto a qual eu seguia.
Após tomar rumo para o lado correto , consegui chegar ao meu destino.
Fico pensando que se eu não tivesse encontrado aquela pessoa e não tivesse perguntado se o caminho que eu estava era o correto , eu teria que ir até chegar a um ponto de reconhecer por conta própria que aquele caminho era errado e nunca chegaria ao destino desejado se continuasse nele.
Deus , pela sua infinita misericordia e sabedoria , nos deu uma missão muito importante , mas muitos a estão desprezando e sequer se importam desse reconhecimento que nos foi dado , pois nem os anjos receberam essa incumbência.
Fomos chamados para ajudar as vidas , e não para deixa las que se percam.
Veja bem você.
Quando alguém nos pergunta onde tem uma padaria , logo informamos , uma pizzaria , mais rápido ainda , um açougue , OPA é logo ali.
AGORA TE PERGUNTO.
É tão difícil assim informar qual o caminho correto a seguir , ou mesmo apontar , quem é esse Jesus que você diz conhecer.
Sim , digo , diz conhecer , pois indicam onde fica a padaria , o mercado , a pizzaria etc , mas quando tem a oportunidade de falar desse maravilhoso Senhor e Salvador se perdem na falta de expressão e dizem , não tenho o chamado de evangelista , tenho vergonha etc.
Vergonha é dizer que conhece alguém que você sequer viu na sua frente.
Vergonha é indicar onde tem uma pizzaria e quando tem oportunidade de evangelizar fica a jogar conversa fora.
Vergonha vai ser quando chegar frente ao Senhor e Salvador , Jesus Cristo e ouvir de sua boca .
Apartai vos de mim , malditos , voz que praticais iniquidades....
Somente fala e confessa Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador aquele que tem vida com Ele , aquele que o conhece na sua intimidade , pois eu não tenho como indicar algo que não conheço , e todos os que se dizem vergonhosos de anunciar o Senhor Jesus o fazem por não conhece lo de verdade.
Pense nisso , e talvez você passe a ser um Pedro , transformado , pregador incansável da verdadeira palavra ,aquele que indica o caminho , mas , isso se dará a partir do momento que verdadeiramente conhece lo.
Pastor Roberto Torrecilhas
Pastor é acusado de abusar sexualmente de filha
Um pastor evangélico do município de Machadinho do Oeste esta sendo acusado de ter estuprado e cometido outras práticas constantes de abuso sexual com sua própria filha (uma menina de 15 anos). O caso foi registrado na delegacia de Machadinho do Oeste (Ocorrência número 777) pelo tio da vítima, que disse à polícia que não suportava mais a abominável prática por parte do próprio pai.
O tio ainda disse, em seu depoimento, que o pai vinha abusando sexualmente da menor há anos. Ele apontou o acusado como pastor de uma pequena congregação que faz parte do núcleo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, cuja sede estadual é em Porto Velho.
Ainda foi informado à polícia sobre uma suposta gravação na qual a vítima teria confessado os abusos sexuais praticados pelo pai. Mas, segundo o tio, quando o pai acusado soube da gravação que estava arquivada no celular da vítima, conseguiu tomar posse e fugiu do município levando consigo a gravação. A polícia apura o caso.
Correio Popular de Rondônia/Notícias Cristãs
O tio ainda disse, em seu depoimento, que o pai vinha abusando sexualmente da menor há anos. Ele apontou o acusado como pastor de uma pequena congregação que faz parte do núcleo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, cuja sede estadual é em Porto Velho.
Ainda foi informado à polícia sobre uma suposta gravação na qual a vítima teria confessado os abusos sexuais praticados pelo pai. Mas, segundo o tio, quando o pai acusado soube da gravação que estava arquivada no celular da vítima, conseguiu tomar posse e fugiu do município levando consigo a gravação. A polícia apura o caso.
Correio Popular de Rondônia/Notícias Cristãs
Preso pastor acusado de abusar de menina de 12 anos
RIO - Um pastor evangélico acusado de pedofilia foi preso por policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav), na manhã desta sexta-feira, na Zona Norte. Nelson Pereira Souza, de 54 anos, é pastor da 2ª Igreja Batista de Brás de Pina. Ele é acusado de ter abusado sexualmente de uma menina de 12 anos. Os abusos teriam acontecido durante dois anos, segundo informou o telejornal "RJTV".
Nelson foi abordado pelos policiais ao sair de sua casa no Jardim América para trabalhar como motorista de uma van de transporte escolar.
Segundo o titular da Delegacia de Criança e Adolescente Vítima (Dcav), Luiz Henrique Marques Pereira, o homem de 54 anos vinha sendo investigado há quatro meses, depois que pais de uma das crianças que usam o transporte denunciaram o motorista.
O homem, conhecido como "Tio Nelson", disse aos policiais que estava sendo preso por um caso ocorrido há seis anos. Mas de acordo com o delegado, o caso ocorreu há dois anos. O suspeito foi levado para a delegacia, onde vai prestar depoimento. A polícia ainda investiga se há outros casos de abuso sexual praticados pelo suspeito.
No início de junho, cerca de 30 policiais prenderam, na Favela do Mandela, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio, um outro pastor evangélico acusado de pedofilia. O acusado levava meninas para dormir na sua casa e abusava delas. O pastor responde a dois inquéritos policiais. Em um deles, é suspeito de pagar crianças para fotografá-las nuas e manter relações sexuais com elas. No outro, é acusado de levar menores para casa depois dos cultos para cometer abuso sexual.
Na última quarta-feira, o caminhoneiro Luiz José da Silva Filho, de 36 anos, foi preso em flagrante na noite desta terça-feira, em São Cristóvão, Zona Norte, acusado de sequestrar três meninas de 12 e 13 anos, e abusar sexualmente de duas delas. Segundo a polícia, Luiz José deu carona para as meninas na Bahia e as trouxe à força para o Rio. Ele também é acusado de obrigar as menores a fazer programas.
Globo/Extra/Notícias Cristãs
Nelson foi abordado pelos policiais ao sair de sua casa no Jardim América para trabalhar como motorista de uma van de transporte escolar.
Segundo o titular da Delegacia de Criança e Adolescente Vítima (Dcav), Luiz Henrique Marques Pereira, o homem de 54 anos vinha sendo investigado há quatro meses, depois que pais de uma das crianças que usam o transporte denunciaram o motorista.
O homem, conhecido como "Tio Nelson", disse aos policiais que estava sendo preso por um caso ocorrido há seis anos. Mas de acordo com o delegado, o caso ocorreu há dois anos. O suspeito foi levado para a delegacia, onde vai prestar depoimento. A polícia ainda investiga se há outros casos de abuso sexual praticados pelo suspeito.
No início de junho, cerca de 30 policiais prenderam, na Favela do Mandela, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio, um outro pastor evangélico acusado de pedofilia. O acusado levava meninas para dormir na sua casa e abusava delas. O pastor responde a dois inquéritos policiais. Em um deles, é suspeito de pagar crianças para fotografá-las nuas e manter relações sexuais com elas. No outro, é acusado de levar menores para casa depois dos cultos para cometer abuso sexual.
Na última quarta-feira, o caminhoneiro Luiz José da Silva Filho, de 36 anos, foi preso em flagrante na noite desta terça-feira, em São Cristóvão, Zona Norte, acusado de sequestrar três meninas de 12 e 13 anos, e abusar sexualmente de duas delas. Segundo a polícia, Luiz José deu carona para as meninas na Bahia e as trouxe à força para o Rio. Ele também é acusado de obrigar as menores a fazer programas.
Globo/Extra/Notícias Cristãs
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