quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quase metade das agressões e um quinto dos acidentes de trânsito no país envolvem álcool

Mais de 21% dos atendimentos de emergência de vítimas de acidentes de trânsito no SUS (Sistema Único de Saúde) envolvem consumo de álcool. Nos casos de agressões, o uso de bebida alcoólica é detectado em 49% dos pacientes atendidos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

O levantamento também indica que o consumo de álcool está envolvido em 21% dos acidentes com pedestres e em 11% dos casos de quedas.

Os resultados fazem parte do Viva, publicação que reúne dados sobre os atendimentos em unidades de urgência e emergência no SUS. A pesquisa, portanto, não inclui casos em que a vítima não chegou a ser levada para o hospital, nem casos em que a morte é imediata.

De acordo com a pesquisa, adultos jovens (de 20 a 39 anos) são as principais vítimas de acidentes e agressões que envolvem uso de álcool.

"A imagem de que vítimas de violência associadas ao álcool apenas em populações de baixa e renda e escolaridade não condiz com a realidade", informou, também, o ministro Alexandre Padilha.

Os resultados, segundo Padilha, reforçam a importância de campanhas focadas nos riscos de beber e dirigir e em políticas como a Lei Seca. As novas regras teriam gerado uma redução de 24% nas mortes de trânsito no Carnaval.

Fonte: UOL

Igreja Hillsong é chamada de “máquina de fazer dinheiro”

O canal de TV australiano Nine apresentou uma matéria investigativa sobre a mundialmente famosa igreja Hillsong, com sede em Sydney, Austrália.



Na Austrália todas as organizações religiosas são isentas de impostos e equiparadas a instituições de caridade. Contudo, não precisam comprovar para o governo onde investem o dinheiro que recebem.

O governo australiano já se manifestou que gostaria de rever isso, uma vez que várias dessas organizações possuem propriedades em seu nome, além de rádios e canais de TV. O debate por lá, assim como em várias outras partes do mundo, esbarra no direito constitucional de cada um ter sua religião. Toda e qualquer questão relacionada ao assunto é rapidamente classificada como “perseguição” e “censura religiosa”.

Na noite deste domingo, o canal de TV australiano Nine apresentou uma matéria investigativa no programa A Current Affair sobre a mundialmente famosa igreja Hillsong, com sede em Sydney, Austrália.

Prestes a completar 30 anos de existência, com o nome de Hills Christian Life Centre, em uma escola municipal em Baulkham Hills, saiu de 45 membros no primeiro ano para cerca de 20 mil hoje em dia além de dezenas milhares de seguidores em igrejas espalhadas por cidades como Melbourne, Austrália, Brisbane e Londres no Reino Unido, além de sedes na Alemanha, França, Ucrânia, Rússia, Holanda, Suécia, Estados Unidos e África do Sul. Existem ainda pequenos grupos (futuras igrejas) em diversas outras cidades, num total de 84 cultos semanais da Hillsong ao redor do planeta.

Paralelo a isso, a igreja desenvolveu um ministério de louvor que tem influenciado a música tocada nas igrejas de praticamente todo o mundo, inclusive no Brasil. Produzidos por sua própria gravadora, a Hillsong Music Australia, 40 álbuns foram lançados em duas décadas de existência, distribuídos por diferentes gravadoras em outros mercados.

Mas, como todo ministério não está livre de críticas. E o canal Nine fez um especial de gravações de cultos, entrevistou pessoas que pertencem à igreja e mostrou as finanças da Hillsong. Nos quase 15 minutos da reportagem do A Currente Affair, foi mostrada a mensagem característica da teologia da prosperidade anunciada pelos pastores-fundadores Brian e Bobbie Houston, destacando que o livro mais famoso de Brian é “You need more Money” [Você precisa de mais dinheiro]. Também questionou o fato de a liderança da igreja ser formada pelos filhos do casal, Benjamin, Laura, Joel e Sabrina Houston.

Os trechos do culto mostrado no vídeo são dos momentos de entrega de dízimos e ofertas, onde os fieis são desafiados a “usar a fé” e “dar como nunca deram antes”. Entrevistaram a ex-membro da igreja Tanya Levin, que chegou a escrever um livro denúncia em 2007 chamado “People in Glass House”, algo como “Pessoas com o telhado de vidro” sobre o que considera os abusos dos líderes da Hillsong.

Uma de suas afirmações mais contundentes é que a igreja ensina que Caim matou Abel porque Caim não queria dar o dízimo e o outro deu.

Foram divulgadas as contas da igreja apresentadas aos membros sobre o último ano fiscal (2011). A Hillsong arrecadou 28 milhões de dólares ente dízimos e ofertas, o ministério de louvor recebeu mais 7 milhões referentes a venda de CDs, DVDs e música digital. Some-se a isso 4 milhões do departamento de “Conferências e eventos” e 10 milhões referentes a “Seminário e cursos teológicos”. O total declarado é de 55 milhões de dólares anuais.

Como se trata de uma organização religiosa, com status de instituição de caridade enviou sem pagar impostos 5.5 milhões para fora da Austrália a titulo de “missões”. Segundo o canal Nine, foram apenas 144 mil dólares investidos em obras de caridade em solo australiano, na distribuição de alimentos. Em contraste, foi mostrado o ministério liderado por Bill Cruise que distribui cerca de mil refeições por dia para os sem teto em Sydney. Ele diz não concordar com os benefícios recebidos pelas igrejas e que não prestam contas.

O programa A Currente Affair não ouviu os pastores da Hillsong, mas afirma que eles conseguem se esquivar de muitos dos impostos por terem fundado o Leadership Ministries Incorporated (LMI), empresa “sem fins lucrativos” que serviria para fazer com que grande parte do dinheiro arrecadado pela família Houston, incluindo os salários dos líderes aparecesse como doações, o que os livraria de pesadas taxas do Importo de Renda.

Não é a primeira vez que a Hillsong é questionada. Em 2010 surgiram várias denúncias, incluindo que ela operava de modo irregular a empresa Gloria Jean, que produz o café da mesma marca. Na ocasião, o pastor Brian publicou uma “carta aberta” no site da igreja, fazendo uma declaração de bens e afirmando que recebe como salário 150 mil dólares da igreja e 150 mil dólares da LMI, proveniente da venda de seus livros, além de CDs e DVDs de mensagens.

Fonte: Gospel Prime com informações Mumbrella e Nine MSN

New York Times diz que catolicismo no Brasil pode estar perto do fim


New York Times diz que catolicismo no Brasil pode estar perto do fimNew York Times diz que catolicismo no Brasil pode estar perto do fim
Sob o título “A Laboratory for Revitalizing Catholicism” [Um laboratório para revitalizar o catolicismo], a longa matéria do jornal The New York Times abordou o desafio que o sucessor de Bento XVI terá para fazer com que o Brasil continue sendo o país com a maior população católica do mundo.
O jornalista Simon Romero, que assina a reportagem, enfatizou como a Igreja católica tem se “reinventado” nos últimos anos, atraindo milhares de pessoas para as missas onde as músicas de louvor com coreografia do padre Marcelo Rossi e o visual “galã” aliada a fundamentos de autoajuda dos sermões do padre Fábio de Melo.
“Se há um país que reúne os desafios enfrentados pelo catolicismo no mundo, é o Brasil, nação com o maior número de católicos, que serve como uma espécie de laboratório para as estratégias da igreja para atrair de volta os seguidores perdidos”, diz o texto.
Ao mesmo tempo, o Brasil disputa com os Estados Unidos qual nação tem o maior número de pentecostais do mundo. Conforme atesta o censo de 2010, atualmente, 65% dos brasileiros ainda se consideram católicos. Eram mais de 90% em 1970. “O declínio tem sido tão excessivo e contínuo, que o cardeal Cláudio Hummes, um dos maiores líderes da Igreja Católica no país questiona ‘Por quanto tempo o Brasil continuará a ser um país católico?’”, diz o jornal
Segundo Silvia Fernandes, socióloga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ainda existe a questão das grandes divisões na Igreja Católica brasileira. De um lado, as lideranças mais conservadoras e tradicionais da Igreja, que vivem na região sudeste, onde as missas são mais influenciadas pelos padres cantores e o movimento da Renovação Carismática, “que busca revigorar as cerimônias católicas para aproximá-las do que os paroquianos muitas vezes iam buscar em outras igrejas [evangélicas]”.
Do outro, os bispos do Nordeste e da Amazônia, mais focados nos problemas sociais, direitos humanos, desflorestamento e luta indígena.
Ainda segundo o jornal, os católicos se ressentem de não serem mais protagonistas em relação a muitas questões sociais e assistem os evangélicos se destacarem na política e usarem cada vez mais os meios de comunicação para continuar crescendo. Uma das dificuldades do movimento de renovação católica no país, é a tendência de católicos brasileiros absorverem elementos de outros movimentos religiosos, como fizeram com as práticas afro-brasileiras no passado.
Isso enfraquece a identidade católica e abre a porta para uma prática espiritual “altamente híbrida”, assevera Stephen Selka, especialista em religiões africanas da   Universidade de Indiana.
Embora o número de evangélicos continue crescendo a cada ano, o maior desafio apontado pelo jornal é “o crescimento da secularização e indiferença em relação à religião”. Para Andrew Chesnut, especialista em religiões latino-americanas da Universidade Virginia Commonwealth, não se pode ignorar que o segmento que cresce mais rapidamente no cenário religioso brasileiro são os “ateus e pessoas sem religião”, totalizando 15% da população.
Chesnut enfatiza que “Em um país que tinha níveis desprezíveis de ateus até a década de 1980, esse desenvolvimento aponta para grandes mudanças na sociedade brasileira. Para aumentar o problema para o Vaticano, o número de católicos nominais que abandonaram as missas só aumenta, enquanto  os católicos praticantes muitas vezes expressam frustrações em relação às políticas do Vaticano”.
Philip Jenkins, professor de história do Instituto de Estudos da Religião na Universidade Baylor, considera que a tendência da América Latina é ver o número dos ateus e sem religião crescer, como ocorre na Europa e nos Estados Unidos.
Um dos maiores indícios da perda de força do católicos continuará acompanhando a queda nas taxas de fertilidade, que no  Brasil é uma das menores da América Latina, com cerca de 1,83 criança por mulher.. “Para a igreja significa menos crianças sendo batizadas, menos jovens candidatos a serem padres e freiras, e a diminuição dos laços com a Igreja Católica que tinham seus pais. Se eu fosse um cardeal brasileiro, estaria mais preocupado com o tamanho da família e as taxas de fertilidade, um prognóstico muito bom de secularização, do que com o Pentecostalismo”, resume Jenkins.
É possível reverter esse prognóstico de fim iminente? Na análise do New York Times, muito pode mudar com a eleição do novo papa. Dois brasileiros, o cardeal João Braz de Aviz e Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, são os apontados como fortes candidatos a suceder Bento XVI.
Além disso, a Jornada Mundial da Juventude será no Rio de Janeiro este ano. Muito provavelmente será a primeira viagem do novo pontífice ao país, já que a presença havia sido prometida pelo Vaticano. “Muitos fiéis brasileiros têm esperança que essa viagem indique um novo foco do Vaticano, diante da dupla ameaça da competição evangélica e crescimento do secularismo”.


GOSPEL PRIME

ALERTA - Protesto virtual pode levar Silas Malafaia a perder registro de psicólogo

O que o pastor Silas Malafaia tem em comum com Renan Calheiros, o "Veta, Dilma!" (contra o novo Código Florestal) e os índios Guarani Kaiowá?
O líder evangélico também virou tema de um abaixo-assinado na Avaaz.org, como as listadas acima. E, por conta dele, está sendo investigado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
Pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em CristoA turma da internet se voltou contra Malafaia, líder evangélico há três décadas, após sua participação no programa "De Frente com Gabi" (SBT), da jornalista Marília Gabriela.
A Avaaz.org é uma organização de ativistas criada em 2007 que faz mobilizações sociais através da internet. A palavra Avaaz significa "voz" nos idiomas hindi e persa e "som" em urdu (dialeto paquistanês).
Tomás Rangel - 20.out.2012/Folhapress
Pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo
Na entrevista, ele atacou o que chama de "ativismo gay" e se disse contra a adoção de crianças por casais homossexuais usando argumentos como "eu não acredito que dois homens possam desenvolver um ser humano ou criar uma criança perfeita no sentido total".
Também foi mencionada, no programa, sua formação de psicólogo. Uma petição lançada no dia 8 no Avaaz pede, portanto, a cassação do registro de profissional de Silas Malafaia pelo Conselho Regional de Psicologia carioca.
Os autores da proposta contra Malafaia se baseiam em artigo instituído em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia, que proíbe emitir opiniões públicas e tratar a homossexualidade como um transtorno.
A Folha apurou que há um processo que corre em sigilo para investigar o caso no conselho carioca de psicólogos.
Nada tem valor legal no site, mas as assinaturas colhidas na internet viram justamente um termômetro do clamor social --vide o pedido pelo impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Qualquer pessoa pode cadastrar um abaixo-assinado.
Houve, inclusive, réplica: também no Avaaz, criou-se uma campanha a favor da "não cassação" do registro do psicólogo-pastor.
Mas o abaixo-assinado que beneficia Malafaia foi retirado do ar (quando a campanha a seu favor tinha 65 mil assinaturas, e a contrária ao religioso registrava 55 mil adesões).
Para o pastor, foi "coisa de safado antidemocrático".
Pedro Abramovay, ex-secretário nacional de Justiça e um dos responsáveis pelo Avaaz, confirma a exclusão do abaixo-assinado pró-Malafaia.
"Mais de 77% da nossa comunidade votou para remover esta petição, e estamos muito orgulhosos dessa decisão democrática para rejeitar este tipo de lobby para continuar práticas homofóbicas", diz.
O Conselho de Psicologia carioca diz que não se manifestará sobre o assunto. Informa, no entanto, via assessoria de imprensa, que "está preparando nota pública para falar sobre o tema 'psicologia laica'. A ideia é não pessoalizar Silas Malafaia, mas se posicionar sobre o tema da psicologia e religião".
DOUTOR SILAS
Malafaia se formou em psicologia pela faculdade particular Gama Filho, no Rio, em 2006.
Diz que chegou a praticar a profissão no começo, numa clínica particular. Atendia a "evangélicos que se identificavam com ele".
Mas preferiu "não misturar as coisas" e passou a se dedicar apenas à vocação religiosa.

UOL.COM.BR

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Oséas Silva divulga novidades do seu novo Álbum


“Meu nome é Vida” é o nome do novo CD do pastor e cantor Oséas Silva. A produção está a todo vapor para em breve ser lançado com muita qualidade, seguindo os padrões de seu primeiro álbum “Meu Tudo”, lançado pela Canzion Brasil.
Oséas, que também é integrante do Renascer Praise, mostra muita empolgação ao falar do novo projeto: “Nesse novo projeto estou caminhando na linha ‘worship’ e as letras contam a minha vivencia nos cultos da igreja, e experiências de milagres que presenciei ao longo desses dois anos de trabalho solo. Minha alegria é enorme ao falar desse ‘segundo filho’ que está chegando”.
Para esse novo trabalho, o cantor escalou um time de peso, entre os músicos estão Ted Furtado,  Cleverson Silva,  Ronaldo Gomes, Felipe Cruz,  Rafinha Di Laia, Déio Tambasco, Robinho Tavares e Esdras Gallo. A produção está por conta do próprio Oséas e Jesse Barbosa, responsável por diversos trabalhos do Raiz Coral.
Assista abaixo o clip da música “Jesus Tu és o meu Tudo” do primeiro CD de Oséas Silva. http://www.youtube.com/watch?v=OHvvLoa14C4&feature=player_embedded
Outra novidade anunciada é a entrada da versão ao vivo da canção “Toca em Mim”, gravada no evento Moema Soul no ano passado. Essa música fez parte do álbum Renascer Praise 16 e é composição do pr. Oséas.
Ricardo Costa – Assessoria de Imprensa


'Mancha' se desloca no céu do RJ; astrônomo descarta meteoro


Entre o final da tarde e o começo da noite de domingo (17), a visão de uma "mancha" que se deslocava pelos céus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e deixava um rastro por onde passava fez com que quase 20 leitores do G1 encaminhassem seus vídeos e fotos com o registro do objeto.
O funcionário público Raphael Dias, de 25 anos, filmou o fenômeno de sua casa, em Realengo, por volta das 17h30: “Avião deixa rastro de fumaça. Mas isso que eu filmei o rastro ia apagando. No final, desapareceu”.
O leitor Carlos Sidney Ferreira Dutrain, que mora em Nova Iguaçu, na região metropolitana do RJ, também filmou o fenômeno por volta das 17h do domingo (18). "Estávamos eu, minha esposa e minha filha no quintal de casa quando minha mulher avistou a situação", relata.
O leitor Andrei Martins Soncin Santos, de 18 anos, fotografou “uma luz incandescente” que “apareceu no céu” em São João de Meriti por volta das 18h30. “Era visível a olho nu”, lembra ele. O internauta afirma que ficou surpreso, e começou a filmar “para saber se, com o zoom da câmera, dava para ver o que era”. No entanto, ele não conseguiu identificar o objeto.
Leitor fotografou “uma luz incandescente” que “apareceu no céu” em São João de Meriti, na Região Metropolitana do RJ  (Foto: Andrei Martins Soncin Santos/VC no G1)
Leitor fotografou “uma luz incandescente” que “apareceu no céu” em São João de Meriti, na Região Metropolitana do RJ (Foto: Andrei Martins Soncin Santos/VC no G1)
O Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais não quis levantar hipóteses sobre qual seria o objeto visto. Mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, "uma das pesquisadoras chegou a considerar que, pela foto, até parece um meteoro, porém ela mesma ressaltou que no vídeo a passagem parece ser muito lenta. Os meteoros costumam ser muito mais rápidos do que aparece no vídeo. O próprio exemplo do meteoro da Rússia mostra isso".
Objeto visto no bairro de Campo Grande, no Rio (Foto: Jéssica Alves de Medeiros/VC no G1)
O astrônomo Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional, acredita na possibilidade de um avião e descarta a ideia de o objeto ser um meteoro. "Se durou de 5 a 10 minutos como relatado, não foi um meteoro. Pela hora do dia, com o sol já baixo, a coloração avermelhada do traço é devida ao reflexo do sol. Então, a explicação mais plausível é que foi um avião. O fato de ver ele 'caindo' é apenas um efeito visual, devido a que a trajetória do avião segue a curvatura da Terra e, portanto, em algum momento ele deve sumir abaixo do horizonte."
Ele complementa dizendo que "quando o avião voa à uma altura em que em que o ar é muito seco e frio, o ar quente e úmido que sai da turbina se condensa rapidamente e forma o rastro de nuvens ou de 'fumaça' que é observado. É o mesmo efeito que faz com que quando você está num lugar muito frio, você consiga ver o vapor da sua respiração. As nuvens de vapor se dissipam logo em seguida, e o efeito passa rapidamente".
A professora Jéssica Alves de Medeiros percebeu que havia algo diferente no céu e achou que fosse uma estrela cadente. No entanto, o namorado da leitora, Vinícius Abreu Areas, alegou que a velocidade estava muito lenta para ser uma estrela cadente. Foi quando o casal decidiu começar a fotografar. “Demorou uns dez minutos”, diz Jéssica, que mora em Campo Grande. “Eu achei legal. Queria saber o que era.”


G1

Pastor da Assembleia de Deus é degolado na Tanzânia

Um pastor da igreja Assembleia de Deus, em Buseresere, na Tanzânia, África, foi degolado durante conflitos religiosos entre cristãos e muçulmanos.

O homem foi identificado como Mathayo Kachili, informou o porta-voz do Escritório de Polícia Regional da região de Geita, Denis Stephano.

De acordo com Denis, diversos conflitos se iniciaram em Geita quando líderes muçulmanos exigiram o fechamento de açougues de cristãos na reigão.

Em um ataque a um açougue, os muçulmanos atacaram os cristãos com paus e facões. O pastor Kachili foi atingido e decapitado durante o ataque.

Stephano diz que muitos saíram feridos e foram levados ao hospital em estado grave.

O Chato Comissário do Distrito (DC), Rodrigo Mpogolo, clamou por tolerância religiosa entre os crentes das duas religiões.

No ano passado, o Ministro de Estado, Stephen Wassira, também pediu por tolerância.

O corpo do pastor Kachili é mantido dentro do necrotério do hospital de Buseresere.

A Tanzania é um país tradicionalmente tolerante com relação à religião, mas tem mudado o seu quadro em algumas regiões, principalmente de maioria muçulmana.

Não há um relatório preciso sobre a população religiosa por ordem do governo desde de 1967. Entretanto, segundo a United States Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor, a população cristã é de aproximadamente 62%, enquanto que a muçulmana é de 35%.

Fonte: The Christian Post

Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) Prende Indivíduo por Receptação e Adulteração de Sinal Identificador de Veículo

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