segunda-feira, 18 de março de 2013

SERIA VOCÊ UM MENTIROSO (A) ?

Fica bem claro em todo contexto bíblico que Deus é verdade , ama a verdade , zela pela Verdade.
E o ponto que culmina tudo isso , é que Deus busca por um povo que também ame também a Verdade.
Vemos nos dias de hoje que muitos que  servem a Deus amam a verdade , mas também vemos um povo que fazem uma verdade segundo as suas direções e convicções , pois outras verdades para eles não servem.
É SOBRE ESSES QUE QUERO FALAR.

SOBRE OS AMANTES DE UMA VERDADE ENGANOSA.

É  comum nos dias de hoje nos depararmos com situações como a do Apostolo Valdomiro , que usou as seguintes palavras em suas pronuncias , em uma entrevista , por razão de denuncias contra ele.

NÃO FOI USADA NENHUMA MOEDA DA IGREJA PARA COMPRAR ....

Não , as fazendas cairam do céu no colo dele , os aviões são presente do bartolo , e os carros são brindes que ganhou na promoção dos chocolates molecão, concorrente da garoto.

OUTRO É O  EDIR MACEDO  que fala que não usou nenhum dinheiro da Universal para a compra da Rede Record de Televisão.

( NÃO USOU NÃO , GANHOU DO QUARTEL DOS MANOS DA COLOMBIA, O PABLO AMAVA ELE)

É triste mas é verdade que muitos estão fazendo uso da mentira para tirar proveitos próprios , para levar vantagens em tantas coisas.

Esses são apenas a ponta do iceberg , tem tantos outros que mentem em nome de Deus.

Quando pensamos em mentira, automaticamente lembramos do “pai da mentira”, Satanás.
  Foi o próprio Jesus que assim declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44).

Há diversos provérbios que alertam para os malefícios da mentira, do mexerico e da difamação:


Pv 18:8 “As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas”.


Pv 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua...”


Pv 16:27 “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente”.


Pv 20:19 “O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios”.


Pv 21:6 “Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte”.


Pv 21:23 “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma”.


Pv 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”.

Em nossos dias vemos que muitos estão tirando proveitos da mentira .
Lideres , pastores , membros  etc.
Traidores das leis de Deus , pois mentir é algo que Deus abomina.
São os chamados adúlteros espirituais  OU EM MELHOR VERSÃO , ADULTEROS DA FÉ  , que usam um contexto de verdade para encobrir mentiras.
Esses dias eu ouvi uma entrevista em que o Macedo afirmou categoricamente que a Record é dele , e que não usou dinheiro da Universal para essa compra .
Oras , eu então tô doido ,pois quando eu era frequentador dos cultos da Universal ,por diversas vezes eu vi , ouvi , e participei dos cultos  , onde  os pastores  da Universal pediam dinheiro , e falavam que era para ajudar a quitar as parcelas da compra da TV RECORD.

Sabemos que Satanás é pai da mentira e que ele veio com trés funções: matar, roubar e destruir.


E Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.


A vida do mentiroso não é fácil, pois cada mentira equivale a um remendo numa roupa velha. Quando o rasgo é exposto, tem que fazer um remendo maior para cobrir o anterior. E assim, ele vai vivendo, de mentira em mentira, até o dia do grande rombo, quando tudo vem à tona.

Deus detesta tais expedientes. Entre as coisas abomináveis aos Seus olhos está a “língua mentirosa”, juntamente com “o que semeia contendas entre irmãos” (Pv.6:17-19). Por isso se diz que o que usa de engano não ficará em Sua casa (Sl.101:7).

O mentiroso não consegue manter amizades por muito tempo. Seus amigo
s são sempre substituídos por novos, porque os relacionamentos sofrem desgastes por causa de suas mentiras. Mesmo familiares preferem manter certa distância. Não suportam vê-lo se gabar daquilo que não possui.

Sem dúvida, o maior mentiroso é aquele que conse
gue enganar a si mesmo. Paulo nos garante que “os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Tm.3:13). Suas mentiras lhe soam como verdades. É o mentiroso sincero, mas não inocente aos olhos de Deus. Paulo admoesta: “Ninguém se engane a si mesmo” (1 Co.3:18). Tal exortação é um eco das encontradas ao longo das Escrituras, como a que denuncia àqueles que “se deixaram enganar por suas próprias mentiras” (Amós 2:4). Para chegar a este ponto, a pessoa teve que passar por treinamento intenso, enganando a outros. Enganar a si mesmo é a última fronteira atravessada pelo mentiroso. Uma espécie de pós-graduação em mentirologia


 Todo mentiroso quando exposto à luz, fica logo nervoso, perde a linha, porque não suporta a verdade. Quer tirá-lo da linha, chame-o de mentiroso. Está mais preocupado com a sua imagem, a fim de manter a credibilidade e continuar enganando.

Nem todos os mentirosos mentem descaradamente. Alguns são mais sofisticados, e preferem usar meias-verdades, ou dissimulações. Sempre que usam tais artifícios, é para salvaguardar sua imagem ou levar alguma vantagem.
Todo mentiroso tem seus cúmplices. E o que ele não percebe é que eles são os primeiros a questionarem sua integridade quando suas mentiras lhes atingirem de alguma maneira. Por exemplo: o pai que mente a idade do filho para pagar meia-entrada no cinema. O dia que resolver menti para o filho, este será o primeiro a contestá-lo. Se sua esposa lhe ajuda a mentir, ela será a primeira não acreditar em você.
Mas há os que mentem juntos até a morte. Vivem um casamento de mentira, um ministério de mentirinha, um embuste. O livro de Atos dos Apóstolos nos revela a história de um casal de mentirosos, Ananias e Safira. Um dava cobertura ao outro. Infelizmente, não se arrependeram de seu engodo e acabaram fulminados. 

AGRADANDO AO DIABO.

É comum em uma relação que de esposo com esposa , filhos com páis , empregado com patrão o uso de mentiras para encobrir algo.

Por exemplo , a esposa esta com uma roupa estranha e pergunta ao marido se esta bom .
O mesmo para agradar e não arrumar briga bem na hora de sair fala .
NOSSA , ESTA LINDA.
Seus cabelos estão lindos etc.

Na hora da comida , salgada , queimada , estranha mesmo .
Mas para agradar . hummmmmmmmmmmm , que delicia.

O esposo para ela .
Não meu bem , eu estava olhando apenas a rouda dela , que é bonita , né .


10-maiores-mentiras-pais-filhos1
ENSINE SEUS FILHOS , NÃO CONTEM MENTIRAS PARA ELES.
A esposa para o esposo .
Não benhe , eu estava olhando como ele é bonito , que charme ele tem.
Os dois juntos ... nem é bom falar.



 AS MENTIRAS (INOFENSIVAS)QUE OS PÁIS MAIS CONTAM.
EU VOLTO LOGO.
NÃO TENHO DINHEIRO.
ESTOU PRESTANDO ATENÇÃO.
QUE DEZENHO LINDO . ESTA FECHADO.
A CEGONHA TRÁZ OS BEBÊS. etc

Os filhos são seus admiradores , e tudo o que você faz fica marcado na vida deles para sempre.




RECONHECENDO UMA MENTIRA

1. A pessoa fará pouco ou nenhum contato direto nos olhos;
2. A expressão física será limitada, com poucos movimentos dos braços e das mãos. Quando tais movimentos ocorrem, eles parecem rígidos e mecânicos. As mãos, os braços e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espaço;
3. Uma ou ambas as mãos podem ser levadas ao rosto (a mão pode cobrir a boca, indicando que ela não acredita - ou está insegura - no que está dizendo). Também é improvável que a pessoa toque seu peito com um gesto de mão aberta;
4. A fim de parecer mais tranqüila, a pessoa poderá se encolher um pouco;
5. Não há sincronismo entre gestos e palavras;
6. A cabeça se move de modo mecânico;
7. Ocorre o movimento de distanciamento da pessoa para longe de seu acusador, possivelmente em direção à saída;
8. A pessoa que mente reluta em se defrontar com seu acusador e pode virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto;
9. O corpo ficará encolhido. É improvável que permaneça ereto;
10. Haverá pouco ou nenhum contato físico por parte da pessoa durante a tentativa de convencê-lo;
11. A pessoa não apontará seu dedo para quem está tentando convencer;
12. Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se olhar para cima e à direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo.
13. Observe o tempo de demora na resposta de sua pergunta. Uma demora na resposta indica que ela está criando a desculpa e em seguida verificando se esta é coerente ou não. A pessoa que mente não consegue responder automaticamente à sua pergunta.
14. A pessoa que mente adquire uma expressão corporal mais relaxada quando você muda de assunto.
15. Se a pessoa ficar tranqüila enquanto você a acusa, então é melhor desconfiar. Dificilmente as pessoas ficam tranqüilas enquanto são acusadas por algo que sabem que são inocentes. A tendência natural do ser humano é manter um certo desespero para provar que é inocente. Por outro lado, a pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusação;
16. Quem mente utilizará as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista;
17. A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que você se convenceu com o que ela disse;
18. Ela pode ficar de costas para a parede, dando a impressão que mentalmente está pronta para se defender;
19. Em relação à história contada, o mentiroso, geralmente, deixa de mencionar aspectos negativos;
20. Um mentiroso pode estar pronto para responder as suas perguntas, mas ele mesmo não coloca nenhuma questão.
21. A pessoa que mente pode utilizar as seguintes frases para ganhar tempo, a fim de pensar numa resposta (ou como forma de mudar de assunto): "Por que eu mentiria para você?", "Para dizer a verdade...", "Para ser franco...", "De onde você tirou essa idéia?", "Por que está me perguntando uma coisa dessas?", "Poderia repetir a pergunta?", "Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso", "Podemos falar mais tarde a respeito disso?", "Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?";
22. Ela evita responder, pedindo para você repetir a pergunta, ou então responde com outra pergunta;
23. A pessoa utiliza de humor e sarcasmo para aliviar as preocupações do interlocutor;
24. A pessoa que está mentindo pode corar, transpirar e respirar com dificuldade;
25. O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo: as mãos podem tremer. Se a pessoa estiver escondendo as mãos, isso pode ser uma tentativa de ocultar um tremor incontrolável.
26. Observe a voz. Ela pode falhar e a pessoa pode parecer incoerente;
27. Voz fora do tom: as cordas vocais, como qualquer outro músculo, tendem a ficar enrijecidos quando a pessoa está sob pressão. Isso produzirá um som mais alto.
28. Engolir em seco: a pessoa pode começar a engolir em seco.
29. Pigarrear: Se ela estiver mentindo têm grandes chances de pigarrear enquanto fala com você. Devido à ansiedade, o muco se forma na garganta, e uma pessoa que fala em público, se estiver nervosa, pode pigarrear para limpar a garganta antes de começar a falar.
30. Já reparou que quando estamos convictos do que estamos dizendo, nossas mãos e braços gesticulam, enfatizando nosso ponto de vista e demonstrando forte convicção? A pessoa que mente não consegue fazer isso. Esteja atento.



A VERDADE .
É muito bom andar na verdade! O Senhor, inclusive, nos convida a falar a verdade “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos...” (Col. 3.9). Aliás, somos convidados a comprar a verdade “Compra a verdade, e não a vendas...” (Prov. 23.23).
Por que comprar a verdade?! Porque para andar na verdade é preciso pagar um alto preço. O preço de colocar a cabeça a prêmio, de não ser compreendido, de ouvir poucas e boas, de ser perseguido, especialmente porque o mundo à nossa volta vive na mentira. Enfim, é preciso ter coragem para andar na verdade. E às vezes, por sermos verdadeiros, sofremos injustamente.
Jesus, por ser verdadeiro, por pregar a verdade que liberta, foi perseguido e ultrajado. Mas a verdade que Ele tanto pregou lhe trouxe vida, pois, ao terceiro dia Ele ressuscitou. A verdade triunfou sobre a morte!
A verdade sempre prevalece, sempre triunfa, especialmente porque o Reino de Deus é fundamentado na verdade “justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto” (Salmo 89.14).
Creio que como servos de Deus precisamos andar realmente na verdade, ainda que isto nos custe muito caro. Ou seja, como nos recomenda a Palavra, os nossos lombos precisam estar cingidos com a verdade, para que possamos nos manter de pé e inabaláveis.


“Estais, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...” Efésios 6.14






VIA GRITOS DE ALERTA .


7 comentários:

Cartas / Músicas disse...

MUITO BOM}! ADOREI! PISA NA CABEÇA DO DIABO!

Zenobio Fonseca disse...

Parabéns Bispo, excelente texto. Me chamou atenção as "mentiras" que nós pais fazemos com os filhos, as vezes sem maldade, mais com repercussão na formação do caráter do filho.

Zenobio Fonseca disse...

Parabéns Bispo, excelente texto. Me chamou atenção as "mentiras" que nós pais fazemos com os filhos, as vezes sem maldade, mais com repercussão na formação do caráter do filho.

Marisa Lobo disse...

Parabéns bispo pelo artigo, eu que escrevi o Livro porque as pessoas mentem , si bem o que é isso. deus te abençõe.

Déborah Lima disse...

Perfeito querido! Dentro do que já estudei de psicologia é isso ai mesmo. A mentira é algo que devemos ter cuidado porque ela está imbutida nas coisas aparentemente inofensivas. Uma mentirinha aqui e outra ali é o suficiente para proporcionar la na frente um grande estrago. Todos nós nos pegamos em "mentirinhas" e precisamos vigiar constantemente em relação a isso.

edmilsonjds disse...

VERDADE! É uma virtude aprender com os erros alheios. Para falar a verdade, tão somente a verdade, é necessário que antes de tudo, cada líder seja ele pastor, bispo ou apóstolo faça correções e até mesmo crie um regimento estatutário onde se defina com bastante clareza o patrimônio e a evolução deste, no âmbito da instituição IGREJA. Também necessário é que seus membros tenham acesso as despesas e a folha mensal de pagamento, inclusive do líder e de seus auxiliares. Na realidade o obreiro é digno do seu salário e não de administrar ao seu bel prazer o tesouro da CASA DO SENHOR.

Edmilson Silva disse...

VERDADE! É uma virtude aprender com os erros alheios. Para falar a verdade, tão somente a verdade, é necessário que antes de tudo, cada líder seja ele pastor, bispo ou apóstolo faça correções e até mesmo crie um regimento estatutário onde se defina com bastante clareza o patrimônio e a evolução deste, no âmbito da instituição IGREJA. Também necessário é que seus membros tenham acesso as despesas e a folha mensal de pagamento, inclusive do líder e de seus auxiliares. Na realidade o obreiro é digno do seu salário e não de administrar ao seu bel prazer o tesouro da CASA DO SENHOR.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...