quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A PRUDÊNCIA E A SIMPLICIDADE DEVEM CAMINHAR JUNTAS.


“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10:16)
Essa exortação foi dita pelo próprio Senhor Jesus aos seus discípulos. E, se somos discípulos dele, isso nos inclui. Há várias verdades contidas nesse texto tão pequeno, e que precisamos entender. 

A primeira coisa que observamos é a metáfora que o Senhor Jesus utiliza ao iniciar a frase: “ovelhas no meio de lobos”. 

Por mais que essa expressão tenha suas próprias lições a nos ensinar, eu queria pensar com você sobre o restante do verso, que nos exorta a sermos “prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.
Ora, para entendermos plenamente o que o Senhor Jesus tinha em vista, precisamos ver que exemplos a Bíblia nos dá de prudência e simplicidade, e também o que ela diz acerca de serpentes e pombas. Assim, acharemos no livro de Provérbios alguns versos interessantes sobre a prudência e a simplicidade:

“O simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos.” (Provérbios 14:15)
“O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.” (Provérbios 22:3)

Assim, fica razoavelmente aparente que prudência e simplicidade são conceitos antagônicos. Em ambos os versos, o simples é comparado com o prudente como sendo conceitos quase que diametralmente opostos. Se é assim, como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo, a fim de obedecermos ao que o Senhor nos ensinou?
Para entendermos, primeiro precisamos entender o que significa sermos “prudentes como as serpentes”. 

Que tipo de prudência é essa? E por que a figura da serpente? Se queremos de fato compreender isso, precisamos olhar para o primeiro exemplo de serpente encontrado na Bíblia:

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1)

Examinando esse texto com cuidado, perceberemos que a principal característica da serpente foi sua capacidade única de reconhecer o mal, ou aquilo que poderia levar a ele. 

A serpente fez exatamente as perguntas necessárias para afastar a visão da mulher do mandamento de Deus, e para fazer com que esta se voltasse para o seu próprio desejo. A serpente foi astuta quanto a identificar o mal. Guardemos isso por um instante, porque agora precisamos saber o que significa sermos “simples como as pombas”, e para isso precisamos encontrar a primeira menção de uma pomba na Bíblia:

“Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra; mas a pomba não achou onde pousar a planta do pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas ainda estavam sobre a face de toda a terra; e Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias, e tornou a soltar a pomba fora da arca. À tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Então esperou ainda outros sete dias, e soltou a pomba; e esta não tornou mais a ele.” (Gênesis 8:8-12)

A pomba, nesse texto, teve um comportamento simples; ela só pousou quando achou terra seca. Seu comportamento era tão simples e direto que Noé identificou imediatamente que o fato da pomba não haver retornado significava que tinha encontrado pousada. Assim, a simplicidade da pomba, no contexto bíblico, está em fazer sua morada em terra firme.
Assim entendemos como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo — basta ser prudente ou simples para coisas diferentes. Assim, devemos ser prudentes quanto ao mal, ao identificar o mal, para fazermos o bem; e simples quanto ao bem, para identificar o bem na “terra firme” da palavra de Deus, de modo que esta nos guarde do mal.
“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.”(Romanos 12:9)
“Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal.” (Romanos 16:19)
Mostraremos nossa prudência ao identificarmos o mal e fugirmos dele; mostraremos nossa simplicidade ao exercer o bem em amor e humildade, fundamentados na Rocha que é Cristo, e nas palavras que ele nos deixou. Seremos prudentes se atentarmos ao exemplo da serpente no Éden, no reconhecimento de nossas fraquezas, cuidando para que não sejamos enganados; seremos simples se obedecermos à palavra de Deus que temos com coração inteiro e sincero, submisso e disposto, mesmo em face de perdas pessoais. Devemos ser prudentes no evitar o mal (para buscar o bem), mas simples no opor-se ao mal (para encontrar o bem); prudentes no zelo da palavra de Deus, simples no entender e no obedecer à mesma; prudentes quanto a tudo que não vem do nosso Senhor, simples quanto a tudo que vem dEle. Assim, sendo prudentes e simples, seguiremos o exemplo do nosso Senhor Jesus, e obedeceremos à sua palavra; e acharemos nele o refúgio contra o mal, e a expressão maior do bem maior, que é o nosso Deus.
“Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento.” (I Coríntios 14:20)


VIA GRITOS DE ALERTA

Muçulmanos tentam tirar de cristãos o comando de Nazaré


Muçulmanos tentam tirar de cristãos o comando de NazaréMuçulmanos tentam tirar de cristãos o comando de Nazaré
A campanha eleitoral para a Prefeitura da cidade de Nazaré, em Israel, está dividindo a população de 81 mil habitantes entre cristãos e muçulmanos.
O atual prefeito é Ramiz Jaraiysi, um cristão que está há cinco anos no mandato e tentará a reeleição. Mas o quadro religioso da cidade tem mudado nos últimos anos e hoje 70% da população é muçulmana.
O crescimento dos muçulmanos é resultado de diversos fatores, entre eles a evasão dos cristãos do Oriente Médio e a maior taxa de natalidade entre os fiéis islâmicos.
Por ser a cidade onde Jesus passou a infância, muitos acreditam que Nazaré tem que ser governada por um cristão. “Nazaré é uma cidade cristã, não importa quantos de nós morem aqui. E há um medo de que muçulmanos extremistas não respeitem isso”, disse a enfermeira cristã Ola Najjar que tentará uma vaga no conselho municipal.
O temor de Najjar é o mesmo de muitos cristãos, pois nos últimos anos eles perceberam a força que os muçulmanos possuem por ser a maioria da população.
Em 1997 a prefeitura tentou construir uma praça ao lado da Basílica da Anunciação para receber os peregrinos que iriam até Nazaré para ver o Papa João Paulo II. Porém o local escolhido para fazer a praça é o mesmo onde está enterrado um sobrinho de um mitológico comandante muçulmano. Os muçulmanos se revoltaram e ocuparam o local não permitindo a criação da praça.
Em 2002 um projeto de criação de uma mesquita levou os cristãos a protestarem. Através de cartas os cristãos pediram apoio para o presidente americano, na época George W. Bush, e para o Papa, mas no final foi o governo israelense quem pediu para paralisar as obras da construção da mesquita.
O prefeito Jaraiysi diz que a religião não interfere na política da cidade e diz que o problema são os grupos extremistas. “Realmente nessas eleições há grupos fundamentalistas que estão usando a religião para alcançar objetivos políticos”, disse.
As eleições acontecem hoje (22) e terão cinco candidatos, sendo três cristãos e dois muçulmanos. Com informações Yahoo.

BISPA BATISTA SE CASA COM OUTRA MULHER E ABANDONA O MINISTÉRIO.


A bispa Allyson D. Nelson Abrams abriu mão de seu cargo na Igreja Batista Zion Progress, onde há cinco anos servia como a primeira mulher ordenada ao cargo pastoral.

Na última semana, uma importante líder da Igreja Batista em Detroid, nos Estados Unidos, renunciou ao ser cargo na igreja após a polêmica em torno de seu anúncio de que ela havia se casado com outra mulher.

Open in new windowA renúncia veio após seu anuncio, feito no início do mês, de que havia se casado com uma mulher, ter surpreendido os fiéis. Abrams, de 43 anos, era casada com um homem, mas anunciou aos membros de sua igreja que se apaixonou por Diana Williams, bispa de uma denominação dissidente da Igreja Católica. As duas se casaram em março, em Iowa, onde o casamento homossexual é legal.

De acordo com a publicação local Detroid Free Press, o anúncio do casamento causou um intenso debate entre os cristãos locais e a questão acabou por dividir as opiniões dos fiéis. Porém, a bispa informou que abriu mão de seu cargo na igreja, apesar de muitos fiéis apoiarem sua permanência, para não causar divisões na congregação.

Ela renunciou também ao cargo de secretária do Conselho de Pastores Batistas de Detroit e arredores, um grupo influente entre os cristãos afro-americanos na região, e como coeditora da revista da Convenção Batista Nacional Progressista.

Ao anunciar sua decisão, Abrams afirmou que diversas passagens bíblicas tratam a homossexualidade como algo permitido para o cristão, e afirma que “o amor é algo que deveria ser incondicional”.

A decisão de Abrams motivou um intenso debate sobre o tema entre importantes líderes cristãos, como o rev. Charles C. Adams, pastor presidente de uma das maiores igrejas de Detroit, a Igreja Batista Memorial Hartford. Apoiador do casamento gay, o pastor afirma que é preciso haver mais discussão sobre este assunto na comunidade cristã afro-americana. De acordo com o reverendo, ao negar o casamento gay “estamos negando às pessoas o direito a proteção igual sob a lei”.

Sobre o seu futuro como líder religiosa, Abrams revela que pretende juntar duas outras denominações, apesar de não revelar quais. Sobretudo, garante que irá continuar a pregar o evangelho.

- Eu ainda vou pregar e ensinar e fazer o que Deus me chamou para fazer – afirmou.

Fonte: Gospel+

Valdemiro Santiago cobre proposta de Edir Macedo e segue na Rede 21


A guerra entre Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, e Edir Macedo, da Igreja Univeresal do Reino de Deus, ainda está longe de chegar ao fim.

Os dois líderes religiosos, que vêm se atacando tanto publicamente como por estratégias relacionadas aos seus templos, estiveram em mais um embate entre o fim da semana passada e o começo desta.

Ao longo da última semana, Valdemiro Santiago chegou perto de perder o contrato com a Rede 21, onde tem 21 horas diárias para a exibição dos cultos de sua Igreja. A sexta-feira passada era cotada como último dia de Valdemiro no canal. O horário seria repassado à Igreja Universal, de Edir Macedo, que teria oferecido um valor maior e desbancado o concorrente daquele que é seu maior espaço na TV aberta.

No entanto, a situação se reverteu a favor de Valdemiro. Ainda que esteja em péssima situação financeira e que, com frequência, peça dinheiro aos seus fiéis para a manutenção de espaços na TV, o religioso fez uma contra-proposta e conseguiu se manter no ar.

Em tempo
O saldo desta nova batalha entre Edir Macedo e Valdemiro Santiago pode ser analisado de formas distintas. Apesar de Edir ter perdido para Valdemiro, que conseguiu manter seu horário na Rede 21, o dono da Record conseguiu alcançar, em partes, seu objetivo de inflacionar os orçamentos do rival.

Com uma necessidade extra de dinheiro para arcar com o novo horário, Valdemiro tende a ter novas complicações financeiras ou iniciar uma reestruturação para que seus templos possam se manter em funcionamento.

Em paralelo a isso, Edir Macedo se livra de um compromisso de alto investimento. Além da reestruturação da Record, o bispo também tem cuidado de sua própria Igreja para que seus gastos não se percam como os da Igreja Mundial.

No Templo de Salomão, por exemplo, Edir já investiu cerca de R$ 413 milhões e tem pouco mais de 70% da obra concluída, quando a expectativa inicial era de que o valor fosse suficiente para toda a sua construção.

Band rompe com Valdemiro Santiago e assina com a Igreja Universal

Com os atrasos no pagamento de parcelas, a Band deu um duro golpe na Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago.

Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, esta segunda (21) foi o último dia da Igreja arrendando horários tanto nas madrugadas da Band, entre 4h e 6h45, como na Rede 21, onde comprou 21 horas da programação do canal.

A emissora do Morumbi rompeu com Valdemiro e assinou com a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo. Trata-se de mais uma vitória de Edir contra o crescimento da IMPD, que sofre com a concorrência desde uma reportagem exibida na Record no início do ano.

Em maio, Edir Macedo já tinha comprado mais de 18 horas na programação da CNT, que antes também vendia este horário para Valdemiro. Como se sabe, a IMPD está em uma crise financeira e devendo dinheiro para algumas emissoras, entre elas a Band e a RedeTV!.

Valdemiro continua nas manhãs da TV, já que a emissora de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho ainda não rescindiu seu contrato com o pastor, mas caso as dívidas continuem, isso pode vir a acontecer.

Fonte: Na Telinha - UOL

Pastor move ação na Justiça contra Thalles Roberto


O pastor Ivonélio cobra do cantor Thalles Roberto (foto) uma indenização no valor de R$ 100 mil, como reparação pelos danos e prejuízos causados.

O cancelamento de um dos shows do cantor Thalles Roberto tornou-se polêmica a nível nacional nas redes sociais, e agora, tornou-se processo na Justiça.

O show do dia 18 de julho deste ano em União dos Palmares, nas Alagoas, foi cancelado pelos organizadores do evento. Esse é o único ponto em comum nas versões noticiadas.

Na noite do show, o pastor Ivonélio Abraão, líder do Ministério Internacional Restaurando as Nações e responsável pelo evento, afirmou que havia pago R$ 42 mil adiantados aos representantes de Thalles, dos R$ 65 mil combinados inicialmente, além dos R$ 15 mil para o deslocamento da equipe do cantor.

Como o público foi abaixo do esperado – só compareceram aproximadamente 500 pessoas, quando a expectativa era de 20 mil – devido à chuva torrencial que atingiu a cidade, o pastor afirmou que o cantor teria se negado a subir ao palco antes de receber os valores restantes, que seriam pagos com a arrecadação da bilheteria.

No entanto, Thalles respondeu dizendo que não subiu ao palco porque o organizador do evento não pagou a empresa contratada para montar o som, e que por isso, os técnicos de som teriam se recusado a ligar a aparelhagem para que ele se apresentasse. Essa versão foi rebatida por Abraão, que disse que o cantor não se apresentou “porque não quis“.

No processo 0001677-12.2013.8.02.0056, em curso no Tribunal de Justiça de Alagoas, o pastor Ivonélio cobra de Thalles Roberto uma indenização no valor de R$ 100 mil, como reparação pelos danos e prejuízos causados. A assessoria de imprensa do cantor não se posicionou sobre o valor da indenização exigido pelo pastor Ivonélio.

Fonte: Gospel+

DILMA E A FALTA DE TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS - Planalto mantém novo pacote de pesquisas sob sigilo

O Palácio do Planalto firmou dois contratos avaliados em R$ 6,4 milhões para realizar pesquisas de opinião pública que se estenderão até as vésperas da campanha eleitoral de 2014. Celebrados com o Ibope Inteligência e Virtú Análise na sequência das manifestações de junho, os contratos, que preveem sigilo indefinido dos temas, perguntas e resultados das pesquisas, são os primeiros dessa natureza celebrados pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) na gestão Dilma Rousseff após a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em sua cláusula segunda, inciso 10, os contratos dizem que os institutos de pesquisa deverão manter "irrestrito e total sigilo" sobre os "assuntos de interesse" do governo. O Estado solicitou o conteúdo das pesquisas já realizadas com base na Lei de Acesso. A Secom, no entanto, rejeitou o pedido. O sigilo contraria entendimento do próprio órgão federal responsável pela transparência, a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo o ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão, todas as informações que constam das pesquisas deveriam ser divulgadas imediatamente e o sigilo contratual não afasta o princípio da publicidade. "A informação é pública, mesmo que o contrato estabeleça que a informação é sigilosa. A CGU já entendeu em casos anteriores semelhantes que esse sigilo não afasta a aplicação da Lei de Acesso à Informação. No momento em que a empresa repassa a informação para órgão público, essa informação torna-se pública."
O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico, também critica a falta de transparência. "É um procedimento perigoso. Pelo princípio da publicidade, tudo é público. Essas informações só podem ser sigilosas se a lei especificar a preservação do sigilo, o que não é o caso. Os documentos quando sigilosos são regulados por lei. Todos têm de entender que isso envolve dinheiro público."
A Secom informa que as pesquisas serão divulgadas três meses após o governo recebê-las. Esse prazo, porém, além de não constar do contrato, não vai ser cumprido na primeira leva de pesquisas porque a Secom definiu que apresentará os resultados apenas em dezembro. Além de serem os primeiros contratos de pesquisa realizados após a LAI, são os primeiros sob a égide de uma nova legislação de 2010, decorrente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, que obrigou, dentre outros pontos, o governo a firmar acordos específicos para pesquisas de opinião sobre serviços públicos. Antes, as agências de comunicação responsáveis pelas campanhas de publicidade também realizavam as pesquisas, em um contrato que abrangia os dois serviços.
Tarefas. O Ibope Inteligência ficou responsável pelas pesquisas quantitativas e telefônicas, ao valor de R$ 4,6 milhões. O Virtú Análise, contratada por R$ 1,8 milhão, cuida das pesquisas qualitativas. Em ambos os casos, o período das pesquisas se encerra a poucos dias do início da campanha eleitoral de 2014. O contrato da Virtú Análise foi fechado no dia 1 de julho deste ano e se encerra em 1 de julho de 2014. O do Ibope foi firmado em 27 de junho e também terminam um ano depois. A campanha eleitoral começa no dia 6 de julho de 2014.
O presidente da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, afirma que o modelo adotado pela Secom pode ser aproveitado para fins eleitorais. "São contratos que parecem ser muito vulneráveis. O formato abre possibilidade de que pesquisas realizadas às vésperas da eleição possam ser utilizadas durante a campanha. Além disso, a data do término do contrato, em junho de 2014, é muito conveniente para que as informações adentrem a campanha com exclusividade para apenas uma candidatura", diz.
Para o ministro José Jorge, do TCU, conforme se aproxima o período eleitoral "tudo é olhado pela opinião pública como se tivesse esse viés". "Por isso é bom evitar procedimentos como esse."
Os dois institutos disseram que cláusulas de sigilo são comuns nesses tipos de contrato.
Presidenciáveis. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), provável candidato a presidente, foi questionado, via assessoria, sobre as pesquisas de opinião contratadas por sua gestão, os valores gastos e os temas abordados, mas não respondeu. Outro provável candidato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), também foi questionado, por meio da assessoria do PSDB, sobre o valor dos contratos de seu partido com institutos de pesquisa. Também não houve resposta.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

A MORTE DOS APÓSTOLOS DE CRISTO .

O único apóstolo cuja morte está registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12:2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” - aparentemente uma referência à decapitação. As circunstâncias das mortes dos outros apóstolos só podem ser conhecidas baseadas nas tradições da igreja; portanto não devemos dar muito crédito a nenhum desses relatos. A tradição da igreja mais aceita em relação à morte de um apóstolo é que o Apóstolo Pedro foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, em Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21:18). A seguir estão as “tradições” mais populares a respeito das mortes dos outros apóstolos.

Mateus sofreu martírio na Etiópia, morto por um ferimento causado por uma espada. João esteve à beira do martírio, quando ele foi cozido em um recipiente enorme de óleo durante uma onda de perseguição em Roma. No entanto, ele foi milagrosamente livrado da morte. João foi sentenciado às minas na ilha de Patmos. Ele escreveu o livro profético do Apocalipse em Patmos. O apóstolo João foi mais tarde posto em liberdade e retornou para o lugar onde hoje fica a Turquia. Ele morreu velho, sendo o único apóstolo a morrer em paz.

Tiago, o irmão de Jesus (não oficialmente um apóstolo), o líder da igreja em Jerusalém, foi atirado de mais de 30 metros de altura do alto do pináculo sudeste do Templo ao se recusar a negar sua fé em Cristo. Quando eles descobriram que ele havia sobrevivido à queda, seus inimigos o espancaram até a morte com um porrete. Este foi o mesmo pináculo para onde Satanás levou a Jesus durante a tentação.

Bartolomeu, também conhecido como Natanael, foi um missionário para a Ásia. Ele testemunhou onde hoje é a Turquia e foi martirizado pela sua pregação na Armênia, quando ele foi chicoteado até a morte. André morreu em uma cruz em forma de x na Grécia. Após ter sido chicoteado severamente por sete soldados, estes ataram o seu corpo à cruz com cordas para prolongar a sua agonia. Seus seguidores reportaram que, quando ele foi levado em direção à cruz, André a saudou com as seguintes palavras: “Muito desejei e esperei por esta hora. A cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela”. Ele continuou a pregar para os seus torturadores por dois dias até que ele morreu. O apóstolo Tomé foi atingido por uma lança na Índia durante uma de suas viagens missionárias para estabelecer a igreja lá. Matias, o apóstolo escolhido para substituir o traidor Judas Iscariotes, foi apedrejado e depois decapitado. O apóstolo Paulo foi torturado e depois decapitado pelo maligno imperador Nero em Roma em 67 d.C. Há tradições referentes aos outros apóstolos também, mas nenhuma com apoio histórico ou tradicional confiável.

Não é tão importante saber como os apóstolos morreram. O que importa é o fato de que todos eles estavam dispostos a morrer pela sua fé. Se Jesus não tivesse sido ressuscitado, os discípulos o saberiam. Ninguém morreria por alguma coisa que se sabe ser uma mentira. O fato de que todos os apóstolos estavam dispostos a morrer horrivelmente, recusando-se a negar a sua fé em Cristo é uma tremenda evidência de que eles verdadeiramente testemunharam a ressurreição de Jesus Cristo.

Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/morte-apostolos.html#ixzz2iTZ8TTCG