domingo, 13 de novembro de 2011

Religiões usam técnicas de marketing para atrair fiéis

Interpretar o fenômeno religioso em chave econômica está abrindo caminho entre os especialistas como outro modo de esclarecer o que move as pessoas a crer em Deus e a buscar a plenitude espiritual.

O apóstolo são Paulo atuou como um sagaz estrategista de marketing quando, no alvorecer da Igreja cristã, decidiu não obrigar os convertidos à nova fé a seguir as normas da lei mosaica, como a circuncisão para os homens e a proibição de certos alimentos. É o que diz Mario Ferrero, especialista em economia política da Universidade de Piemonte Oriental (Itália). "Com essa decisão, Paulo aplicou um modelo econômico; reduzir o custo de se tornar cristão", declara.

Interpretar o fenômeno religioso em chave econômica - assim como reler desse modo a história do cristianismo - está abrindo caminho entre os especialistas como outro modo de esclarecer o que move as pessoas a crer em Deus e a buscar a plenitude espiritual. Essa perspectiva, que instiga defensores e adversários, concentrou o simpósio Religiões como marcas - A marquetização da religião e a espiritualidade, realizado recentemente na Universidade de Lausanne (Suíça).

Depois de séculos em que o estudo das religiões esteve quase só nas mãos de teólogos e historiadores, aos quais se somaram sociólogos, psicólogos e cientistas políticos, o ponto de partida economicista parece transgressor: as religiões podem ser vistas como empresas provedoras de serviços, os fiéis ser tratados como clientes ou consumidores e a liturgia transformar-se em produto? Os defensores desse tipo de análise costumam afirmar que a concorrência entre credos para atrair fiéis enriquece o mercado religioso.

Quem utiliza o marketing não são as religiões e sua mensagem em si, é claro, mas as instituições que as articulam, que às vezes se postulam - talvez não de propósito - como marcas publicitárias. Alexander Moutchnik, professor de gestão de comunicação da Mediadesign Hochschule em Munique (Alemanha), detectou que paróquias, mesquitas, sinagogas e templos de vários credos solicitam cada vez mais os certificados ISO, que acreditam sistemas de gestão de qualidade padronizados. "As instituições religiosas que solicitam esses certificados pensam em termos de marketing", diz Moutchnik. "Querem demonstrar que têmpadrões de gestão e inclusive exibem o diploma em painéis externos, para que os fiéis os vejam."

Linguagem empresarial e transparência informativa podem se transformar em distintivos de marca. Exemplo: a catedral católica da Imaculada Conceição em Syracuse, estado de Nova York, encabeça sua página na web com uma declaração de missão semelhante à de uma empresa, e tem publicado no YouTube seu relatório de renda e gastos de 2010, que começa com a seguinte frase: "Como bons administradores, pretendemos manter uma estreita vigilância sobre nossos ativos e monitorá-los cuidadosamente". Essa retórica busca conquistar credibilidade empresarial.

Moutchnik considera que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maciço encontro trienal da juventude católica com a participação do papa - cuja última edição se realizou em agosto passado em Madri -, se transformou em uma excelente marca religiosa.

"Se a religião é vista como provedora de diversos serviços religiosos e é reconhecida como produto, sua mercantilização se transforma em algo natural, óbvio", acrescenta Jean-Claude Usunier, especialista em marketing da Universidade de Lausanne. Os produtos, sejam bens ou serviços, estão tipificados na Classificação Central de Produtos (CPC na sigla em inglês), que usa como base a OMC (Organização Mundial do Comércio).
Nessa CPC figura uma categoria (a 9591) dedicada a "serviços religiosos", com subcategorias como: serviços religiosos batismais, serviços religiosos matrimoniais, retiros espirituais organizados por ordens religiosas, serviços religiosos fúnebres. Esse quadro reflete a realidade social e, segundo Usunier, ilustra que ocorre "uma abertura de mercados religiosos em todo o mundo" e "uma crescente aplicação de ferramentas de marketing à religião e aos serviços religiosos".
Sentir-se provedor de serviços influi no conceito da instituição. "As igrejas podem ser entendidas como organizações e corporações, baseadas nas mesmas precondições e estratégias de marketing que as empresas comerciais", diz Peter Seele, doutor em economia e filosofia e professor da Universidade de Lugano (Suíça). Essas estratégias tornam-se mais agressivas quando se trata de grupos religiosos que querem competir com as religiões históricas.

Assim, por exemplo, utilizam a linguagem multimídia não só para veicular a mensagem como para enriquecer o ritual, como ocorre com a chamada igreja eletrônica. Em um recente estudo sobre novíssimas confissões evangélicas que se implantaram na Suíça, o pastor Leo Bigger, da ICF (International Christian Fellowship) de Zurique, o colocou assim: "Para nós, as cerimônias religiosas são festas com todos os modernos elementos criativos".

"Como a mensagem, isto é, o produto é quase idêntico em todas essas novas igrejas, todas de inspiração cristã, as considerações de marketing acabam situando-se em primeiro plano", alerta Mirjam Schallberger, especialista em pedagogia religiosa da Universidade de Saint Gallen (Suíça). Segundo o estudo citado, só entre 2% e 4% da população suíça vão a alguma dessas novas igrejas, e muitos o fazem simultaneamente com sua paróquia protestante, sem que isso represente um conflito.

Para outros autores, embora a economia como atividade humana também toque o âmbito religioso, a aplicação de modelos econômicos à análise da religião é outra coisa. Steve Bruce, sociólogo da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), a questiona totalmente. Para começar, afirma que "o negócio principal é a salvação, mas não podemos testar a bondade do produto, e como saber qual religião é a verdadeira?". Na hora de optar pela melhor oferta, o raciocínio econômico também destoa; a suposta liberdade de escolher a religião em sociedades democráticas não é bem assim: "Somos realmente livres para escolher a religião? Os crentes de uma fé a adquirem ao nascer dentro dela, como adquirem a linguagem; e pressões psicológicas e sociais nos constrangem a não mudar de religião".

De fato, com a secularização na Europa é mais comum que a prática religiosa das pessoas diminua, ou que a abandonem sem sequer repudiar, a que se convertam a outra fé. Bruce alerta que ser fiel de uma religião não é a mesma coisa que comprar detergente, mas admite que na sociedade secularizada, quando a religião perde significado social, corre maior risco de ser equiparada a um produto que se escolhe entre a oferta de um supermercado.

"As igrejas europeias, tanto as protestantes e reformadas como a católica, operam em um mercado regulamentado, no qual ou são igrejas nacionais ou têmalgum reconhecimento jurídico do Estado; na realidade, não têmpor que competir entre si", argumenta Jochen Hirschle, sociólogo da Universidade de Innsbruck, Áustria. A verdadeira concorrência, segundo ele, ocorre entre a sociedade de consumo e a prática religiosa. "O tempo tem um custo", ele diz. "Ir à missa tira da pessoa um tempo que não pode dedicar a outra atividade. O consumo propõe uma alternativa social em forma de bares, restaurantes, academias, cinemas, teatros, parques, grandes lojas." Às atividades religiosas cabe concorrer com isso.

Igreja eletrônica
Nas novas igrejas evangélicas - entrem ou não na categoria de seitas -, a linguagem multimídia não é um complemento do ritual, mas está se transformando em um elemento próprio das crenças veiculadas, isto é, do produto que vendem, segundo diversos analistas. Dos EUA, estão chegando a toda parte.

Ecomesquitas

A inquietação religiosa pelo meio ambiente gera boa imagem. A Fundação Islâmica para Ecologia e Ciências Ambientais, com sede no Reino Unido, pergunta: "Sua mesquita é uma ecomesquita?", e dá critérios sobre o assunto. Mesquitas de Cingapura, Manchester e Abu Dhabi proclamam que os cumprem.

Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
O encontro trienal dos jovens católicos atrai patrocinadores e apresenta a juventude como coletivo respeitoso com a cidade anfitriã - # na foto a de Madri - e com o meio ambiente. As JMJ afirmam gerar poucos resíduos e ser sustentáveis.

Fonte: La Vanguardia

sábado, 12 de novembro de 2011

“Acho que Deus tem algum plano pra mim”, disse Nem seis dias antes de ser preso

“Acho que Deus tem algum plano pra mim”, disse Nem seis dias antes de ser preso
Em uma entrevista concedida para a jornalista Ruth de Aquino, da Revista Época, Antônio Francisco Bonfim Lopes, mais conhecido como Nem, falou que tem uma forte ligação com Deus, que lê a Bíblia todos os dias e que sabe que não irá para o inferno.
Nem era o traficante mais procurado pela Polícia carioca, há pelo menos seis anos eles estavam tentando capturá-lo até que na madrugada da última quinta-feira, 10, ele foi preso em uma operação na Rocinha.
A entrevista foi concedida no dia 4 de novembro, mas só foi divulgada na sexta-feira, e revela a personalidade oposta ao que todos esperam de um traficante de drogas. Suas crenças também entraram na pauta e ele surpreendeu a jornalista ao falar que tem ligação com Deus.
“Não vou para o inferno”, acredita ele dizendo que sempre lê a Bíblia e que tenta impedir que garotos entrem para o crime. “Faço cultos na minha casa, chamo pastores. Mas não tenho ligação com nenhuma igreja. Minha ligação é com Deus”, diz ele.
Nem conta para a Ruth Aquino que aprendeu a rezar quando era criança, que foi seu pai quem o ensinou. “Aprendi a rezar criancinha, com meu pai. Mas só de uns sete anos para cá comecei a entender melhor os crentes. Acho que Deus tem algum plano para mim. Ele vai abrir alguma porta”.
Quem intermediou a entrevista foi justamente um pastor, que não teve o nome revelado. A jornalista narra que assim que chegou ao encontro o traficante conversou com o pastor a respeito de um usuário de drogas que ele mesmo encaminhou para receber tratamento na igreja.
“Pegou ele pastor? Não pode desistir. A igreja não pode desistir nunca de recuperar alguém. Caraca, ele estava limpo, sem droga, tinha encontrado um emprego… me fala depois”, disse ele ao pastor sobre um garoto de 22 anos que se viciou em drogas.
Nem tem 37 anos e entrou no mundo do crime depois que sua filha (ele tem sete filhos, dois são adotivos) ficou muito doente. “Ela tinha 10 meses e uma doença raríssima, precisava colocar cateter, um troço caro, e o Lulu (ex-chefe) me emprestou o dinheiro. Mas prefiro dizer que entrei no tráfico porque entrei. E não compensa”, disse.
Leia a reportagem pelo link: revistaepoca.globo.com

ISSO É EXEMPLO DE FÉ - Pastor africano pedala 20km por dia para evangelizar


O pastor John Tembo realiza seu ministério desde 1988 percorrendo longos caminhos de bicicleta para levar o evangelho para o maior número de pessoas na Zâmbia. Ele é pastor da Igreja Batista Central de Petauke, cidade da Província Oriental e percorre todas as estradas da cidade que fica a 60 quilômetros ao norte da fronteira com Moçambique para evangelizar.
Hoje ele pedala 20km por dia, mas quando era mais novo ele admite que percorria até 50km, mas agora que tem 53 anos de idade ela reconhece que “não pode abranger algumas áreas” já que sua energia diminuiu com o avanço da idade.
Apesar do esforço físico ele diz que pedalar para falar de Cristo lhe “dá muita energia” e faz seu “corpo ficar forte”, o que não pode ser negado, já que aparentemente ele não aparenta ter qualquer tipo de problema físico.
Ele tem usado sua bicicleta para informar os 150 membros de sua congregação e outros 30 ministros da região que em dezembro será transmitido o programa Minha Esperança Evangelismo Mundial em Zâmbia, um programa que mostrará em 30 minutos de duração uma mensagem de Billy Graham ou Franklin Graham e no final terá um convite para que os telespectadores aceitem a Jesus Cristo como Salvador.“Isso é trazer almas para Jesus Cristo, pelo menos é a minha oração e esperança”, disse Tembo que acredita que esse programa terá bons resultados em seu país que tem o tamanho do estado do Texas, nos Estados Unidos. Para anunciar a todas as cidades do país, ele conta com a ajuda de 43 coordenadores regionais que também estão divulgando o programa.


Fonte: Gospel Prime

Muçulmano corta garganta de mulher cristã que recusou ser estuprada

Paquistão, Zubaida Bibi , 35 anos, trabalhava como faxineira em uma fábrica têxtil no leste de Karachi, foi atacada no dia 12 de outubro por seu colega de trabalho, que é muçulmano.
O incidente ocorreu quando Zubaida Bibi entrava no banheiro para limpar-lo, quando o homem a seguiu, ao fechar a porta, o muçulmano tentou estuprá-la, Zubaida, gritou por ajuda, em seguida, o seu agressor puxou uma faca e cortou sua garganta.
Ela morreu instantaneamente no local. O homem foi preso na fábrica depois gestão chamou a polícia.
Zubaida, deixa órfão, quatro crianças, Arifa Bibi, Bibi Uroosa, Masih e Masih Shahzaib Aurengzaib. O marido de Zubaida,Younas Masih, disse: “Eu quero justiça … Minha esposa foi senhora inocente e nobre. Ela estava trabalhando para os nossos filhos. “
De acordo com a organização inglesa, Fondo Barnabé, as mulheres cristãs são particularmente vulneráveis ??a ataques sexuais por muçulmanos influentes no Paquistão, e os incidentes estão aumentando cada vez mais. Muitas vezes não são notificados, e se o caso vai para tribunal, não há justiça, porque os criminosos são liberados mais tarde.
Fondo Barnabé apóia uma organização cristã paquistanesa legal chamada CLAAS, que ajuda mulheres vítimas de estupro e outros crimes. Seus advogados lutam para resolver no tribunal casos de assassinatos e estupros de mulheres cristãs.
CLAAS ganhou na justiça recentemente para o caso de uma mulher cristã de 20 anos, chamada Gulshan Bibi, que havia sido estuprada. Após uma longa batalha legal, Aman Ullah, foi condenado à prisão perpétua, enquanto seu cúmplice apelido Ramzan Jani, foi condenado a cinco anos de prisão.

Billy Graham completa 93 anos lançando novo livro e se dizendo “ansioso por ver como Deus ainda pode me usar”

Billy Graham completa 93 anos lançando novo livro e se dizendo “ansioso por ver como Deus ainda pode me usar”Billy Graham é um dos pastores mais conhecidos do mundo. Ele comemorou seu 93º aniversário no dia 7 de novembro e foi homenageado por diversos líderes que foram alcançados, de alguma forma, por suas mensagens.
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“Feliz aniversário, e obrigado por tudo que tem feito e continua a fazer. É mais amado do que sabe”, escreveu Shawn Werre na página do evangelista no Facebook
Apesar da idade avançada Graham lançou recentemente mais um livro, “Nearing Home: Life, Faith, and Finishing Well” [Próximo do Lar Celestial: Vida, Fé e Acabar Bem] onde ele comenta sobre o envelhecimento e confessa as dificuldades que tem tido.
“Eu nunca pensei viver até esta idade. Toda a minha vida me ensinaram como morrer porquanto Cristão, mas nunca alguém me ensinou como deveria viver nos anos antes de eu morrer”, diz ele no livro.
Graham confessa que gostaria de ter ouvido falar como deveria viver nos últimos anos de vida. “Desejava que o fizessem, pois agora sou um homem velho, e acreditem, não é fácil,” confessa ele no livro que não é voltado só para idosos, mas também para todas as fases da vida.
Biblicamente ele relata que o Livro Sagrado não encobre os problemas que enfrentamos quando envelhecemos e “também não pinta a velhice como um tempo para ser desprezado ou um fardo para ser suportado com os dentes cerrados”, escreve o pastor que lembra que a Bíblia também não retrata os nossos últimos anos como “inúteis e ineficazes”, mas em vez disso ela “diz que Deus tem um motivo para nos manter aqui”.
Graham foi ordenado Convenção Batistas do Sul dos Estados Unidos em 1939 e ao longo desses anos pregou para mais de 210 milhões de pessoas em mais de 185 países. Sua última cruzada aconteceu em 2005, mas suas mensagens continuam sendo propagadas pela Associação Evangelística Billy Graham que agora também disponibiliza pregações online.
Diante dessa novidade o pastor batista se mostrou maravilhado em poder continuar a servir a Deus mesmo nos últimos anos de vida. “Estou ansioso por ver como Deus ainda me pode usar para O servir nestes últimos anos”, disse ele.


Fonte: Gospelprime / VIA GRITOS DE ALERTA

Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida acontece nesse domingo , organize em sua igreja um momento de oração pelos milhares de cristãos que sofrem ao redor do mundo

Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida acontece nesse domingo
No próximo domingo, 13, é o Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida, a data sugere intercessão pelos países onde o cristianismo é discriminado. Conhecido como IDOP o dia é lembrado por cristãos do mundo todo que separam um momento para orar pelos irmãos em Cristo que são perseguidos por sua fé.
Para auxiliar os intercessores, a Liga Bíblica disponibilizou em seu site um guia de oração desenvolvido a pedido de seus parceiros que sugerem temas específicos sobre como orar por essas pessoas que todos os dias sofrem prisão, abuso, hostilidade e até mesmo são mortas por crerem em Jesus Cristo.
Estudos mostram que mais de 70% da população mundial vivem em áreas de grave discriminação religiosa, muitos os mais de 55 países nos quais a Liga Bíblica realiza obra missionária em todo o mundo estão incluídos nesse número, dando ao Ministério uma perspectiva em primeira mão sobre o que esses crentes suportam.
Missionários que estão nessas áreas testificam que se sentem mais encorajados e fortalecidos quando recebem a informação de que estão intercedendo por eles. Muitos até testemunhos grandes coisas quando milhares de cristãos se juntam para orar como acontecerá no próximo domingo.
Com informações CPADNews

Igreja luterana na Suécia realiza 'CULTO TECNO ' para atrair jovens

Open in new windowReverendo Olle Idelstrom começou reuniões a fazer diferentes às sextas.
Objetivo é ganhar fiéis mais jovens na cidade de Estocolmo.

O reverendo de uma igreja luterana de Estocolmo, na Suécia, criou um tipo de missa diferente na tentativa de atrair os jovens para as reuniões religiosas.

Olle Idestrom, líder da Igreja de Todos os Santos (que, apesar do nome similar, não tem ligação com a fé mórmon), começou a realizar 'CULTO  TECNO' nas noites de sexta-feira.
MATÉRIA .

“Tecno Culto” é a inovação de Igreja Evangélica para quem gosta de tecnologiaA Bíblia RV1960 é o nome da aplicação que os atendentes da Igreja Pentescotal da Estação Central no Chile, usaram neste domingo.
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O culto tecnológico realizado, caracterizado pelo uso do telefone celular somente, foi realizado pelo presidente do Concílio Nacional das Igrejas Evangélicas do Chile, Eduardo Durán.
“A palavra de Deus se faz cada dia mais acessível às pessoas comuns,” disse Durán em sua reflexão dominical. “Será fundamental para a evangelização e também divulgar o reino de Deus a todo o momento.”
O Concílio Nacional das Igrejas Evangélicas, teve a iniciativa que considera Bíblias digitais contidas em dispositivos eletrônicos como o mp4, celulares, Ipad e notebook.
Foi assim que se deu início ao “Tecno culto” onde cada um levou seu telefone pessoal para poder acessar os livros do Antigo e Novo Testamento.
A cerimônia foi patrocinada pela empresa SONDA e 3 Génesis, companhia de telecomunicações móveis da comunidade evangélica.
A organização 3 Génesis tem a missão de, principalmente, desenvolver a acessibilidade aos textos fundamentais ao Cristianismo.
“O que esperamos é ocupar todos os dispositivos que a tecnologia nos entrega em função de poder chegar à membresia de maneira mais cômoda,” disse Cristián Nieto, organizador do evento.
Durante a reunião, os assistentes receberam os conteúdos das mensagens bíblicas, anotações do sermão e as letras dos hinos religiosos através do Bluetooth, Wi-Fi, banda larga e outras formas de conexão inalâmbrica existentes no lugar.
“Essa é uma revolução tecnológica muito forte que ainda não posso ter dimensão. É um benefício para os crentes,” disse Cristián Flores, presbítero luterano que acompanhou Durán na celebração, à Publimetro.
O objetivo desta experiência é estabelecer precedentes de como funcionará uma reunião habitual de uma Igreja estruturada somente com suportes eletrônicos e ao mesmo tempo determinar até onde é possível adaptar o exercício religioso no mundo digital.
Segundo os organizadores a iniciativa vai consolidar uma tecno-comunidade crescente cristã chilena, que vem se configurando desde o ano passado através da homologação das tecnologias de informação e que se espera que este ano possa chegar a milhões de evangélicos.
Para eles, a nível mundial, a Igreja evangélica será pioneira na adoção desta mudança destinada a usar de forma eficiente os dispositivos e as redes de comunicação.
O organizador Cristián Nieto, comparou a experiência à mudança transcendente que significou para a fé, contar coma Bíblia impressa, graças a Gutemberg e a imprensa.

VIA GRITOS DE ALERTA
INF: G1/CRISTIAN POST

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...