quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Robô submarino mapeia em 3D 'montanhas' submersas da Antártica

Projeto que integra oito países vai conhecer melhor profundezas da região.
Objetivo é saber mais detalhes do impacto da mudança climática.


Imagens divulgadas nesta quinta-feira (11) mostram o navio quebra-gelo da Divisão Antártica Australiana que transportou um robô submarino durante expedição ao continente gelado para mapear vales e montanhas que ficam abaixo da superfície do mar antártico.
O equipamento foi utilizado por cientistas para produzir um mapa em três dimensões de um "mundo invertido", que vai ajudar a entender melhor o impacto da mudança climática na Antártica.
Cientistas de oito países fazem parte do projeto, que vai traçar um mundo “invertido” de montanhas e vales, permitindo o acesso a medidas precisas da espessura do gelo antártico.
"A espessura do gelo é considerada entre cientistas do clima um 'santo graal' para a determinação das mudanças no sistema", disse o glaciologista marinho Jan Lieser a agências internacionais. Se for possível determinar a alteração na espessura do gelo, ressalta ele, "pode-se estimar a taxa de mudança que se atribui ao aquecimento global".
A comunidade científica possui dados sobre a espessura do gelo no Ártico remetendo desde a década de 1950, o que permite analisar as mudanças na região. Dados similares, no entanto, não estão disponíveis para a região da Antártica.
A Antártica concentra 90% da água doce do mundo em estado sólido e é um dos locais fundamentais para pesquisas que ajudarão a compreender como o ser humano pode vencer os desafios existentes hoje na Terra, afirmam os cientistas.

*Com informações da Reuters
Imagem mostra o robô submarino que integra projeto de pesquisa que vai mapear as profundezas da Antártica para estudar o impacto da mudança climática (Foto: Divisão Antártica Australiana/Reuters)Imagem mostra o robô submarino que integra projeto de pesquisa que vai mapear as profundezas da Antártica para estudar o impacto da mudança climática (Foto: Divisão Antártica Australiana/Reuters)
O objetivo do projeto, que integra oito países, é mapear vales e montanhas existentes abaixo da superfície do mar antártico (Foto: Divisão Antártica Australiana/Reuters)O objetivo do projeto, que integra oito países, é mapear vales e montanhas existentes abaixo da superfície do mar antártico (Foto: Divisão Antártica Australiana/Reuters)
Imagem aérea mostra o navio Aurora Australis, um quebra-gelo que transportou o robô submarino ao continente gelado (Foto: Divisão Antártica Australiana/Reuters)Imagem aérea mostra o navio Aurora Australis, um quebra-gelo que transportou o robô submarino ao continente gelado (Foto: Divisão Antártica Australiana/Reuters)
 
G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...