FALSA FONOAUDIÓLOGA É PRESA COM DIPLOMA FALSIFICADO DE UNIVERSIDADE DOS EUA EM SÃO PAULO
Uma mulher de 47 anos foi presa em flagrante, na manhã desta quinta-feira (6), em São Paulo, ao tentar registrar um diploma falso de uma faculdade localizada na Flórida, Estados Unidos. A prisão foi realizada por equipes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), durante uma ação de fiscalização junto ao Conselho Regional de Fonoaudiologia, na Zona Sul da capital.
De acordo com informações da 3ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas, responsável pela ocorrência, a suspeita apresentou o documento falsificado como prova de formação superior. O esquema, que envolve falsificação de diplomas estrangeiros, também é alvo de apuração por parte do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal norte-americana.
Durante a abordagem, a mulher estava acompanhada do marido, apontado como um falso médico, também portando diploma forjado de uma universidade dos Estados Unidos. O casal é suspeito de integrar uma rede especializada em falsificação de títulos acadêmicos internacionais.
A ação faz parte do desdobramento da Operação Fábrica do Falso Diploma, deflagrada em setembro deste ano, quando outra mulher foi detida tentando registrar um documento semelhante no mesmo conselho profissional. Segundo as investigações, os diplomas são adquiridos na chamada deep web, com oferta de cursos e certificados falsos de áreas como medicina, odontologia e farmácia.
O casal foi autuado por falsidade ideológica e uso de documento falso. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e possíveis beneficiários do esquema.
✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor e Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV.