ou ainda, "técnicas" que podem virar contra quem usa
Pesquisado em várias fontes
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Vejamos a seguir os recursos, as “técnicas”, mais usuais da contra-informação no meio político:
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· Apelo à autoridade - Citar personalidade importantes para sustentar uma idéia, um argumento ou uma linha de conduta e negligenciar outras opiniões.
· Apelo religioso: Esta técnica utiliza os preconceitos e as crenças do eleitor para conseguir influenciar. Começa se dirigindo ao eleitor como “irmão” para conseguir sensibilizá-lo, independente da religião, usando da força emocional do sentimento da fé para ganhar a simpatia, confiança e o voto do eleitor.
· Testemunho – Mencionar, dentro ou fora de contexto, casos particulares em vez de situações gerais para sustentar uma opção política.
· Efeito acumulativo - Persuasão do eleitor para adaptar uma idéia insinuando que a sociedade e população está já comprometida no seu apoio, embora possa ser falso.
· Redefinição e revisionismo - Consiste em redefinir as palavras ou falsificar a história de forma parcial para criar uma ilusão de coerência.
· Procura de desaprovação ou pôr palavras na boca de alguém - Relacionada com o anterior, consiste em sugerir ou apresentar uma idéia ou ação que seja adaptada por um grupo adverso sem a verificar. Afirmar que um grupo tem uma opinião e que os indivíduos indesejáveis ou reprováveis a têm também. Isto predispõe os demais a mudar a sua opinião.
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· Imprecisão intencional – Referir a fatos, deformando-os ou citando estatísticas sem indicar as fontes ou todos os dados. A intenção é dar à informação um conteúdo de aparência verdadeira, sem permitir analisar a sua validade ou a sua aplicabilidade.
· Transferência - Esta técnica serve para projetar qualidades positivas ou negativas de uma pessoa, entidade, objeto ou valor (indivíduo, grupo, organização, região, raça, credo, etc...) sobre algo para fazer isto mais (ou menos) aceitável mediante forças emotivas.
· Simplificação exagerada - Generalidades usadas para contextualizar problemas sociais, políticos, econômicos ou técnicos complexos.
· Semelhança - Para ganhar a confiança do eleitor, o político emprega o nível de linguagem e as maneiras e aparências de uma pessoa comum. Pelo mecanismo psicológico de projeção, o eleitor encontra-se mais inclinado a aceitar as idéias que se apresentam deste modo, já que quem as apresenta parece-lhe semelhante.
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· Uso de chavões (slogans) - Frases breves e curtas, fáceis de memorizar e reconhecer e que permitem deixar uma marca em todos os eleitores, de forma positiva, ou de forma irônica: "Embora não esteja preparado para o governo, é uma boa pessoa", por exemplo.
· Eufemismo - Substituição de uma expressão por outra retirando-lhe todo o conteúdo emocional e esvaziá-la do seu sentido verdadeiro, por exemplo: "interrupção voluntária da gravidez" em vez de aborto induzido, "solução habitacional" em vez de habitação, "limpeza étnica" em vez de matança racista, "relações impróprias" em vez de adultério, “falta experiência administrativa” em vez de falta de competência, etc.
· Adulação - Uso de qualificativos agradáveis, por vezes sem moderação, com a intenção de convencer o eleitor: "Você é muito inteligente, deveria estar de acordo com o que lhe digo"
Leia mais: http://www.blogvarzeapaulista.com/news/a33-tudo-o-que-os-politicos-n%C3%A3o-deviam-fazer,-mas-fazem/
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