quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jornal carioca aponta que Mundial pode passar Universal

O jornal O Globo publicou uma reportagem na qual aponta que o crescimento da Igreja Mundial do Poder de Deus e a classifica como como concorrente direta da Igreja Universal do Reino de Deus.
“No momentoem que a Mundialmais ou menos clona o nome (Universal), significa concorrência, declaração de guerra”, disse ao jornal carioca o professor de Sociologia da Religião na USP Antônio Flávio Pierucci.
A IMPD apesar da pouca idade já possui quase a mesma quantidade de templos que a IURD, fundada em 1977. Hoje são 3.200 templos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas o apóstolo afirma que paga 4.500 aluguéis por mês.
A reportagem também cita a construção da Cidade Mundial que vai erguer na cidade de Guarulhos um templo para mais de 100.000 pessoas. Para eles o templo da Mundial quer bater de frente com oTemplo de Salomão que a IURD está construindo no bairro do Brás, em São Paulo.
O apóstolo Valdemiro Santiago, líder da IMPD, anunciou em uma gravação que a construção da Cidade Mundial aumentou as despesas mensais da igreja para R$30 milhões. Nesse valor estão inclusos gastos com aluguéis de templos e espaços em emissoras de rádio e TV. Apesar de pedir constantemente para os telespectadores fazerem ofertas para ajudar a obra, Valdemiro gosta de dizer que não precisa do dinheiro dos dízimos para sobreviver.
O jornal O Globo cita que o apóstolo e sua esposa, bispa Franciela, moram num condomínio de luxo em Alphaville e usam helicópetero e avião para se deslocarem. Eles são donos de uma empresa de comunicação e de uma gravadora de CDs. Além disso, a esposa de Valdemiro também é sócia de uma editora de livros e DVDs da igreja. É com a renda dessas empresas que eles se sustentam.
“Hoje, tenho o fogão que eu quiser. Como o que quiser, moro onde quiser. Não dependo de centavos da igreja, nenhuma moeda da igreja, você que frequenta sabe disso”, comentou Santiago em um vídeo.

Jesus é retratado como pedófilo e alcoólatra por “sites de humor”

A blogosfera no Brasil tem experimentado uma crescente popularidade. Entre um dos humoristas virtuais dessa nova geração é Maurício Sid, que assina como J.C. Isso mesmo, Jesus Cristo. O lema do seu site de humor www.naosalvo.com.br é “Não sou o dono do mundo, mas filho do dono… sério”.
Maurício já publicou algumas centenas de reclamações de cristãos ofendidos, muitos prometendo-lhe o fogo do inferno. Mas para ele isso é engraçado. Mesmo assim, colocou um aviso no site “Apesar do tema um tanto quanto blasfêmico… o site não quer ofender a crença de ninguém, (looooooonge de mim) mesmo porque se isso acontecer sugiro que você vá ao canto superior direito e clique no X, tal botão te levará ao paraíso imediatamente”.
Recebendo milhões de visitas todas as semanas, o Não Salvo reflete a cultura do humor escrachado do brasileiro, mesmo quando se trata de um assunto tão delicado quanto religião. Falar mal dos evangélicos não parece ser o seu objetivo, pois trata de muitos assuntos. Criado em 2008, hoje com certeza é um dos mais influentes do Brasil, vide os seus mais de 300 mil seguidores no Twitter.
Mas Maurício não é o único. Um dos Tumblrs (blog essencialmente de imagens e vídeos) mais populares do momento é o www.Jesusmanero.blog.br. Seu criador, Vyktor Berriel, diz ser agnóstico e no seu site é possível ver dezenas de imagens antigas representando Jesus, sempre com um diálogo ou uma frase que gera riso em uns e revolta em outros.
Em muitas dessas brincadeiras, Jesus é visto usando linguagem de duplo sentido ou até mesmo palavrões. Ele é visto como alcoólatra, pedófilo ou um troll (zombador) de primeira. São quase 50 mil seguidores no Twitter e suas imagens são reproduzidas por dezenas de blogs.
A figura de Jesus também “inspirou” o site www.jesusbebado.blogspot.com e sua popular página no Facebook. Embora o nome indique algo diferente, o Jesus em questão não é um alcoólatra. O site assumidamente é “para ateus e livres pensadores”. A maioria dos posts são mensagens ateístas, que questionam ou criticam a fé, além de fazer apologia ao estilo de vida homossexual.
Sobra sempre uma provocação aos evangélicos e católicos devotos. Vez por outra é possível ler alguma notícia (ruim, claro) sobre padres ou pastores. Há uma área do blog dedicada às “confissões”, ou seja, a pessoa pode contar um de seus pecados e eles serão comentados e “perdoados” pelo blogueiro.
Um dos sites mais antigos a usar a imagem do Filho de Deus é o www.jesusmechicoteia.com.br que faz isso desde 2002. O aviso na página principal diz: “Se não gostar de alguma coisa que ler por aqui, a Internet é grande: vá para outro canto e não me encha o saco”.
O site foi criado por Marco Aurélio Góes dos Santos, um ex-evangélico, hoje ateu, que trabalha como roteirista do programa humorístico CQC, da Bandeirantes. Algum tempo atrás, ele se deu ao trabalho de reescrever alguns livros do Antigo Testamento apenas por diversão. Nessa série, que vai de Gênesis até 1 Reis, os personagens bíblicos usam expressões modernas e usam o computador, além de serem bastante desbocados.
O blog já morreu, em 2009, mas ressuscitou e continua no ar embora não seja atualizado com tanta frequência. Mais recentemente passou a ser uma espécie de “diário virtual” de seu dono. Em uma das últimas postagens ele afirma estar com câncer, mas sendo o blog de um humorista fica difícil saber se é verdade.
Nesses sites é possível encontrar, entre as dezenas de comentários, cristãos indignados com o uso do nome e/ou da imagem de Jesus. Muitos usam, inclusive, palavras duras para repreender os blogueiros e reclamarem desse tipo de “humor”.
Ao que parece, o sucesso virtual desse tipo de site mostra o quanto o brasileiro gosta de discutir sobre religião.
Gospel Prime

A música e os Filhos de Caim


Triste vermos na Bíblia que, logo na primeira família existente na terra, a morte vem marcar sua presença, no assassinato de Abel por seu irmão Caim. É mais triste notar ainda o caminho que esses dois irmãos estavam trilhando: Abel, o caminho da fé, de uma vida voltada à adoração a Deus, enquanto Caim, o caminho da independência humana e do descompromisso com o Criador.
Mas o que eu quero tratar neste artigo refere-se a duas classes que os filhos de Adão deixaram-nos como herança espiritual: os filhos de Caim e os filhos de Set, e o destino que eles tomaram. Os cainitas representam aqueles que vivem para si mesmo, para o material, para o individualismo, enquanto os filhos de Set, que foi concedido para substituir a Abel, representam aqueles que não nasceram da água, nem da vontade da carne, mas para fazerem a vontade de Deus.
Notamos claramente que os filhos de Caim rapidinho aprenderam a desenvolver todo o tipo de obras da carne: perversões sexuais, violência, prazeres carnais, homicídios e muitos outros. Uma breve olhada em Gen. 4:8-24 e você verá que, sobre tudo aquilo que Paulo registra em Gal. 5:19-21, os cainitas já eram peritos. Mas o que me chama a atenção é o versículo 21 deste capítulo. Ele identifica Jabal como "o pai dos que tocam harpa e flauta". Vemos a primeira menção sobre a manifestação musical sendo aplicada aos filhos de Caim. Diante do quadro que o capítulo retrata destes homens, concluímos que a música que eles desenvolveram não era para a adoração. Vamos comparar o versículo 21 acima com um texto extraído de um livro apócrifo, chamado A Caverna dos Tesouros[1] :
" Jubal e Tubalcaim, dois irmãos e filhos de Lameque, o cego, o que havia matado Caim, praticavam toda espécie de música. Jubal construiu flautas, cítaras e pífaros. E os demônios introduziram-se neles, e ali se instalaram. Quando eram sopradas, as flautas davam voz aos demônios; e quando eles tangiam as cítaras, os demônios cantavam por elas. E Tubalcaim construiu címbalos, matracas e tambores. E assim recrudescia a depravação dos filhos de Caim, bem como a sua devassidão, e de outra coisa nã se ocupavam a não ser da luxúria." (Cap. XI, 3,4)
Vejam só a que ponto chegaram os filhos de Caim. Estavam num estágio tão grande de depravação que começaram a destruir e a deturpar tudo. A música, que tem a capacidade de enlevar a alma humana, era utilizada como meio de instigar os demônios e exaltar os poderes das trevas, alimentando ainda mais a devassidão daqueles homens. A música, se não for utilizada para glorificar a Deus, para nada serve. Ou a utilizamos para adorarmos ao Criador e a tudo ao que diz respeito ao seu reino, ou a utilizamos para simplesmente para proclamarmos o reino das trevas. Observemos, na atualidade, a que propósito tem servido as músicas produzidas secularmente. A propagação da sexualidade e da imoralidade, como é o exemplo do funk carioca e do axé music, a exaltação do adultério, em muitas músicas sertanejas, à banalização dos princípios morais, enfim, o mesmo propósito do texto citado acima: alimentar a corrupção e a depravação da alma humana.
E a igreja, está imune a isto? É inconcebível passar em nossas cabeças que este tipo corrupto de utilização da música possa estar presente dentro da igreja, local em que a música é tida como objeto de adoração ao Deus Altíssimo. Vejamos um outro texto extraído de A Caverna dos Tesouros:
"E reinava a impudícia entre os filhos de Caim; as mulheres corriam atrás dos homens sem a menor vergonha e misturavam-se com eles numa orgia selvagem... Sopravam as flautas em meio ao vozerio, tocavam as cítaras sob o influxo dos demônios, percutiam os tambores e as matracas, em colaboração com os espíritos maus. E o ruído das gargalhadas elevavam-se nos ares, e foi ouvida no alto da Montanha Sagrada. Quando os filhos de Set escutaram aquele poderoso vozerio e aquelas gargalhadas, vindo do campo dos filhos de Caim, cem dentre eles, homens fortes e vigorosos, reuniram-se e tomaram a resolução de descer até a área dos filhos de Caim".
Quero fazer um parêntese para esclarecer um detalhe: os filhos de Set, de acordo com o apócrifo, foram habitar em uma montanha muito alta, bem próxima ao Éden, cuja localização também era no cume de uma alta montanha, enquanto os filhos de Caim foram habitar nas planícies. E, após a morte de Adão, eles fizeram um pacto de que ninguém desceria da montanha e manteria qualquer relação com os cainitas. E isto durou por muito tempo, até o dia em que, uma nova geração começou a surgir e começaram a ter curiosidade de conhecer o povo que habitava as planícies. E levados pela curiosidade daquilo que acontecia na terra, mesmo contra a ordem dos patriarcas, alguns foram conhecer o que se passava no outro mundo.
Pensemos agora no quadro em que vivemos hoje. O mundo está da mesma forma em que estavam os filhos de Caim, totalmente dominado pelo desejo desenfreado de satisfazer a vontade da carne. E a igreja deve estar separada disto. Jesus nos chamou para a santificação, e isto é a diferença entre nós e a cultura secular. Mas muitos acabam avançando esta linha e querem conhecer o que está rolando lá fora. Na área musical é assim. Qualquer novidade que aparece, queremos conhecer, imitar, assimilar, sem, contudo verificarmos a procedência. Quando os filhos de Set resolveram conhecer aquele som que rolava lá embaixo, e que subia até a montanha em que estavam, comprometeram toda a sua descendência, pois, segundo a narração, eles desceram da montanha, um após o outro, e não retornaram mais, até não ficar mais ninguém habitando na Montanha Sagrada, apenas Noé. Filhos de Set e de Caim tornaram-se um só, unidos num grande jugo desigual.
Abandonar o caminho da santificação, em troca dos valores mundanos, é um caminho sem volta. A amizade do mundo é inimizade a Deus, diz o apóstolo João. Quantos filhos de Caim ocupam hoje os púlpitos de nossas igrejas! É triste afirmar isto, mas é verdade. São pessoas que sobem ao púlpito, ostentando belos instrumentos, ou belas roupas e uma bela voz, apenas para satisfazer a desejo carnal de estar em posição de destaque diante dos outros. Fazem as mesmas coisas que faziam os filhos de Caim. O mundo secular não serve de referência para nosso culto de adoração a Deus. Misturar o santo com o profano é comprometer toda a igreja com maldição. Lembremos o que aconteceu após a mistura dos filhos de Set com os filhos de Caim: a devassidão aumentou tanto que provocou a ira de Deus, a ponto de exterminar a humanidade com o dilúvio. Se não fosse Noé, um remanescente fiel, provavelmente eu não estaria aqui e você não estaria lendo este artigo.
Portanto, reflita bem sobre isto. A música, no reino espiritual, tem a capacidade de invocar a um espírito. Ou invocarei o Espírito do Senhor, ou invocarei um espírito das trevas. Fomos chamados para a santidade, para sermos separados deste mundo. Não vou descer da montanha. Utilizar-me-ei da música para adorar ao meu Deus.
Deus o abençoe.


VIA GRITOS DE ALERTA /  NET GOSPEL

Primeiras colunas do Templo de Salamão são erguidas

Primeiras colunas do Templo de Salamão são erguidas
 As sete primeiras colunas do Templo de Salomão já estão prontas (foto acima). Foram concluídas no último sábado (03), devido à agilidade no processo construtivo e aos turnos de vinte e quatro horas ininterruptas. Mas não para por aí: nesta semana, estaremos preparando novos pilares que também começarão a “deslizar” (processo de forma deslizante).

Vale lembrar que estamos falando do processo estrutural, sendo ainda necessário o acabamento final destas colunas, pois serão “envelopadas” com as pedras vindas de Israel. Neste momento, elas estão sendo preparadas, para que no momento certo, sejam aplicadas por meio do sistema de fachada ventilada – outra grande tecnologia aplicada ao Templo – que valorizarão o aspecto estético e embelezamento das fachadas.

 

Arca Universal

Letra e música de João Alexandre causa polêmica

Letra e música do Cantor gospel João Alexandre esta dando o que falar. Particularmente gostei da música.
O que causa polêmica no entendo, é o vídeo publicado no youtube, aliás! com mais de 240 comentários) conter imagens de Caio Fábio, Ludmila Ferber, Fernandinho, Aline Barros, Bispa Sônia,Pastor Silas, programa Show da Fé – RR Soares, Igreja Universal,Ana Paula Valadão imitando um Leão (o que também deu no que falar em vários blogs gospel), Fernanda Brum entre outros, tendo como referência a letra da música de João Alexandre.
É proibido pensar – de João Alexandre – é uma letra atual para nossos dias. Diz o que ninguém teve coragem de falar. Falam por trás, feito covarde.
O que João Alexandre disse, na verdade não chega a ser julgamento, mais sim, um abrir de olhos ao Povo de Deus, para o que esta acontecendo nos dias atuais na igreja evangélica no Brasil.
É PROIBIDO PENSAR – Letra e Música de João Alexandre
Procuro alguém pra resolver meu problema,
Pois não consigo me encaixar nesse esquema,
São sempre variações do mesmo tema,
Meras repetições..
A extravagância vem de todos os lados,
E faz chover profetas apaixonados,
Morrendo em pé, rompendo em fé dos cansados…
Que ouvem suas canções…
Estar de bem com a vida
É muito mais que renascer…
Deus já me deu sua palavra
E é por ela que eu ainda guio meu viver!
Reconstruindo o que Jesus derrubou..
Recosturando o véu que a cruz já rasgou..
Ressuscitando a lei, pisando na graça,
Negociando com Deus!
No show da fé milagre é tão natural,
Que até pregar com a mesma voz é normal..
Nesse evangeliques universal
Se apossando dos céus…
Estão distantes do trono,
Caçadores de deus ao som de um shofar.
E mais um ídolo importado
Dita as regras para nos escravizar:
É proibido pensar!!!

É proibido pensar?

Australiano é condenado a 500 chicotadas na Arábia Saudita

Mansor Almaribe foi detido em novembro durante peregrinação.
A polícia o acusa de ter insultado companheiros do profeta Maomé.

Um australiano de 45 anos foi condenado a receber 500 chicotadas e a um ano de prisão pela justiça da Arábia Saudita por blasfêmia, informou o governo de Canberra.
Mansor Almaribe foi detido na cidade de Medina em 14 de novembro, quando participava na peregrinação anual muçulmana, o "hajj". A polícia o acusa de ter insultado companheiros do profeta Maomé, segundo a imprensa australiana.
Segundo o ministério das Relações Exteriores australiano, Almaribe foi condenado na terça-feira. "O embaixador da Austrália está em contato com as autoridades sauditas depois que um australiano de 45 anos foi condenado por um tribunal da Arábia Saudita a um ano de prisão e 500 chicotadas", afirmou um porta-voz.
Um funcionário consular estava presente no momento do veredicto. Mansor Almaribe, que mora em Shapparton (Victoria, sul da Austrália), a princípio foi condenado a dois anos de prisão, antes da pena ser reduzida a um ano.
O filho mais velho do condenado, Jamal, afirmou ao jornal 'Melbourne Age' que o pai estava lendo e orando com um grupo de peregrinos quando foi abordado pela polícia religiosa.
O homem, que tem cinco filhos, é muito pobre para pagar um advogado, segundo o 'Melbourne Age'. Além disso, sofre de diabetes e tem uma doença cardíaca. "Eu não acredito que sobreviva a 50 chicotadas", disse outro filho do condenado, Mohammed.

GLOBO /GRITOSDEALERTA

MALDIÇÃO DO NATAL -Homem morre eletrocutado ao decorar árvore de Natal em SP

Um homem morreu eletrocutado na noite de terça-feira (6) quando instalava luzes para decorar uma árvore de Natal próximo da Ponte Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. A vítima é um dos funcionários trabalhavam na montagem da estrutura na Rua Natal Basili, na Penha, segundo informou a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como morte suspeita a apurar. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso para saber se a vítima morreu devido a um acidente ou se alguém pode ser responsabilizado pelo acidente.

O homem trabalhava na instalação das luzes quando recebeu a descarga elétrica. Ele ainda foi levado com vida ao Hospital José Estoropoli, na Vila Maria, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima recebeu uma descarga de 30 mil volts.

Ex-presidente de Israel começa a cumprir pena por estupros

Moshe Katsav chega à Suprema Corte em Jerusalém nesta quinta-feira (10) (Foto: AP)O ex-presidente israelense Moshe Katzav, condenado a sete anos de prisão por estupros, começou a cumprir a pena nesta quarta-feira (7) na penitenciária de Maasiyahu, ao sul de Tel Aviv.
Katzav, de 66 anos, foi considerado culpado de ter violentado duas funcionárias no período em que era ministro do Turismo nos anos 1990, de assédio sexual, de coerção de testemunhas e de obstruir a justiça.
A apelação apresentada à Suprema Corte foi rejeitada em novembro.
Presidente do Estado de Israel entre 2000 e 2007, ano em que foi obrigado a renunciar, Moshe Katzav alega ser inocente.
Katzav é o primeiro presidente de Israel a ser detido.
Moshe Katzav chega à Suprema Corte em Jerusalém em 10 de novembro (Foto: AP)
 
G1

INRI CRISTO , O GRANDE ENGODO .

Inri Cristo chama evangélicos de “evanjegue” A poucos dias atrás vi uma entrevista desse sujeito que se declara JESUS CRISTO.
E o pior de tudo é que tem pessoas que acreditam nessa barbaridade.
O cara tem uma feição de 024 , fala besteiras e baboseiras , mas tem pessoas que o seguem.
Meu finado avô me falava o seguinte .
Que as pessoas são fragilizadas e são presas fáceis de serem enganadas.
Em sua última entrevista , esse sujeito chama os evangelicos de evanjegues.
Será que ele encontrou algum evanjegue em seu caminho , pois como 024 deve gostar mesmo de um belo jegue.
E o pior de tudo foi ter encontrado um desviado .
Pois quem ele pensa que é .
É UM ENVIADO DO DIABO  , QUE ESTÁ AI PARA ENGANAR .
Pois , como pode alguem se deixar enganar por um ser tão sem excrupulos?
Devemos amar ao próximo , mas eu não tenho paciencia com LOBO .
COMO PASTOR , TENHO MEU CAJADO DE PASTOR , MAS PARA LOBOS EU TENHO UM BELO DE UM PORRETE QUE DOU LOGO NO MEIO DA TESTA PARA DERRUBAR.
LOBOS TEM QUE SER DESMASCARADOS.

JESUS DIZ PARA FICARMOS ATENTOS , POIS SERES IGUAIS A ESSE SUJEITO IRIAM APARECER.
ESSE TAL DE inri cristo , NÃO É E NEM SERÁ O ÚLTIMO.

VAMOS FICAR ATENTOS , POIS MUITOS OUTROS VIRÃO EM NOME DO ANTI CRISTO.

Inri é brasileiro e montou a seita Soust (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade), em Brasília, cidade que considera ser a “Nova Jerusalém”.

COISAS DO FIM DO MUNDO

O MACEDO É MESMO IRÔNICO , EM QUANTO COLOCA AS PRIMEIRAS COLUNAS DO TAL TEMPLO DE SALOMÃO , APOIÁ O ABORTO , DIZ QUE DA UMAS TALAGADAS EM UMA CERVEJINHA , EM UM BOM VINHO , BRIGA COM OS PENTECOSTAIS .... COMO DIZ LUCIANO HULK . LOUCURA , LOUCURA , LOUCURA

CUIDADO COM ESSAS VIAGENS A ISRAEL - TEM ESPERTALHÃO APROVEITANDO PARA DAR GOLPE. PROPRIETÁRIO DE AGÊNCIA CANCELA VIAGEM E NÃO DEVOLVE DINHEIRO.



 
Um proprietário de uma agência de turismo foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público por estelionato. José Cláudio Figueiredo da Costa teria vendido um pacote turístico de uma “Caravana à Terra Santa”, porém, a viagem foi cancelada e o dinheiro dos fiéis não foi devolvido.
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Na denúncia, o Promotor de Justiça Claudio Calo afirma que o sócio-majoritário da empresa Golforio Viagens e Turismo LTDA, com sede em Niterói (RJ), obteve de forma ilícita uma quantia aproximada de R$ 230 mil. Há ainda o depoimento de testemunhas que afirmam que a quantia deva ser maior: “a prova oral produzida descreveu ainda que há dezenas de outros lesados, pelo menos mais 43 que caíram no mesmo ‘golpe’, demonstrando que o denunciado chegou a obter indevidamente a quantia aproximada de R$ 660 mil em prejuízo de diversos fiéis, inclusive aposentados”, descreveu o Promotor.
Os 66 pacotes turísticos vendidos pelo empresário ofereciam 24 dias de visitas a Grécia, Egito, Israel e Turquia, com uma conexão em Paris. O valor cobrado por cada pacote era de US$ 3.672, aproximadamente R$ 10 mil. “O referido pacote turístico tinha também finalidade religiosa, pois foi denominado de ‘Caravana à Terra Santa’ e teria a ‘liderança espiritual’ de um pastor, o que fez com que os pacotes fossem vendidos e adquiridos por dezenas de religiosos da religião Batista, ora lesados”, afirmou Calo.
A “Caravana à Terra Santa” seria realizada entre os dias 4 e 28 de Janeiro de 2011. Às vésperas do passeio, o empresário cancelou a viagem após receber os pagamentos, e não devolveu o dinheiro, segundo informações do Jornal do Brasil. Há outras denúncias contra o golpista em um Distrito Policial de São Paulo, além de informações sobre outros golpes que ele teria praticado em outros estados.

VIA GRITOS DE ALERTA

Bandeirantes não tem decisão sobre a igreja

Johnny Saad, número um da Band, quer parar com o programa da igreja mas não deixa de considerar o valor pago por R.R. Soares desde 2003.

Johnny Saad, número um da Band, entre os seus mais próximos, tem demonstrado que esta é a hora de parar com o programa da igreja, pelo menos na faixa de todas as noites.

Mesmo com duração reduzida em relação a outras ocasiões, se mantiveram os prejuízos ao restante da programação. A boa audiência aferida pelo “Brasil Urgente”, do José Luiz Datena, e “Jornal da Band”, como alavanca para o prime time, acaba se perdendo a zero ou muito próximo disso com a interrupção religiosa.

De outra parte, o próprio Johnny, como empresário que é, também não deixa e nem pode deixar de considerar o valor que é pago por R.R. Soares desde 2003. Dinheiro limpo, sem comissões ou qualquer tipo de desconto, importante no caixa de qualquer empresa. Hoje se fala em R$ 5 milhões por mês.

Este é o grande drama. E que ainda não tem solução. Há, como se observa, um natural e compreensível conflito.

Fonte: Flávio Ricco - colunista do UOL

Pesquisa revela que jovens cristãos estão abandonando a fé

“A maior parte dos ‘não-cristãos’ da sociedade hoje é formada por gente que em algum momento frequentou igreja e serviu a Jesus”, afirma David Kinnaman, presidente do instituto de pesquisas Barna Group, dos EUA.

Momentos importantes fazem parte da jornada de todo jovem quando ingressa na idade adulta: a chegada à universidade, o começo da carreira, a compra do primeiro apartamento, o casamento e – no caso de muitos cristãos hoje em dia – o distanciamento da fé. Para cada vez mais rapazes e moças na faixa entre os 20 e os 30 anos, tudo o que se aprendeu ao longo de anos e anos de escola dominical infantil, atividades de grupos de adolescentes ou reuniões de oração da mocidade simplesmente parece perder o sentido diante da realidade da vida autônoma e suas múltiplas possibilidades. Motivos para tal esfriamento não faltam: o sentimento de liberdade pessoal, o convite aos prazeres antes proibidos, a ênfase exagerada na vida profissional e no próprio sucesso... Longe da tutela dos pais crentes, jovens que um dia eram vistos na igreja como promissores nas mãos de Deus vão, pouco a pouco, assumindo um estilo de vida mundano. E logo já não são nem um pouco diferentes de seus amigos que jamais estiveram num culto.

Não há, dizem, uma razão específica. O que se alega é um certo cansaço da vida religiosa ou a impressão de que a história do Evangelho, afinal de contas, não é tão verdadeira assim. Todo crente conhece pessoas nesta situação. E a quantidade de gente que deixa a igreja para trás tem aumentado – só no Brasil, segundo o último Censo, já há cerca de 14% de evangélicos confessos sem ligação formal com uma igreja. A tendência é mais aguda entre os jovens adultos, e não apenas por aqui. Na última edição da Pesquisa Americana de Identificação Religiosa, um fato chamou a atenção. A porcentagem de americanos que responderam “sem religião” praticamente dobrou nas últimas duas décadas, crescendo de 8,1% nos anos 90 para 15% em 2008. O estudo também observou que assombrosos 73% deles vêm de famílias religiosas – e quase dois terços foram descritos no estudo como “ex-convertidos”.

O resultado de outra pesquisa também foi expressivo. Em maio de 2009, no Fórum de Religião e Vida Pública, os cientistas políticos Robert Putnam e David Campbell apresentaram uma pesquisa descrevendo o fato de que jovens estão abandonando a religião em “ritmo alarmante”, cinco a seis vezes mais rapidamente do que anteriormente registrado. Fato é que a sociologia já descobriu que a migração para longe da fé cristã, por parte de jovens antes engajados na vida eclesiástica, é um fenômeno crescente. E uma resposta para este fato requer primeiramente uma análise de tal êxodo e o questionamento honesto das razões pelas quais ocorre.

ABANDONO

O presidente do Barna Group, entidade cristã de pesquisas sediada na Califórnia (EUA), David Kinnaman, revela que cerca de 65% de todos os jovens de seu país afirmam ter feito um compromisso com Jesus Cristo em algum momento de suas vidas. Kinnaman entrevistou milhares de jovens para a elaboração de seu livro UnChristian. Segundo ele, a maior parte dos ‘não-cristãos’ da sociedade hoje é formada por gente que em algum momento freqüentou igreja e serviu a Jesus. “Em outras palavras, eles são nossos antigos amigos, adoradores de outrora”, acentua.

Grande parte dos pesquisadores avalia que este dramático número de abandonos espirituais por gente na faixa dos vinte e poucos anos constitui, na verdade, uma etapa no curso da vida de quem chegou à conclusão que vale mais a pena dormir até tarde ou fazer outros tipos de programa aos domingos. O sociólogo Bradley Wright salienta que a tendência da juventude ao abandono da fé é uma característica do cristianismo contemporâneo. A questão do comprometimento moral parece estar na base do processo. Donos do próprio nariz, não poucos jovens de origem evangélica começa a mudar de hábitos, sendo mais abertos a novas experiências e menos refratários àquilo que, durante anos e anos, ouviram ser pecado.

Quando o rapaz ou a moça recém-saída da casa dos pais vai morar com o companheiro, ou encontra na faculdade amigos que fazem convites para noitadas, os conflitos entre a crença e o comportamento pessoal parecem ficar inconciliáveis. Cansados de lidar com o que lhes resta de uma consciência de culpa e relutantes em abandonar aquilo que têm como conquistas pessoais, eles preferem abandonar o compromisso cristão. Para isso, podem usar como argumentos o ceticismo intelectual ou a decepção com a igreja, mas estes são apenas motivos superficiais para esconder a razão principal. A verdade é que a base de crenças acaba sendo adaptada para corresponder às ações.

“Em alguns casos, o processo é gerado por uma decepção com a igreja, levando ao esfriamento”, aponta o pastor Douglas Queiroz, da Igreja Plena de Icaraí, em Niterói (RJ). Há dez anos, ele dedica seu ministério à juventude, aconselhando não apenas novos convertidos como gente que nasceu na igreja mas em algum momento abandonou a fé. “Eles não se identificam mais com a igreja da qual faziam parte”. Para Douglas, esse fenômeno pode ser atribuído, em parte, ao momento em que o jovem vive. Isso se dá pelo distanciamento que existe entre a igreja e a sociedade. O jovem de hoje, detentor de muita informação, não aceita esta relação ambígua, não suporta mais viver numa subcultura ou dentro de um gueto com postura, linguajar e pensamentos distantes do cotidiano”, comenta. Mas existem também, diz o pastor, situações em que não se trata exatamente de um esfriamento espiritual. “A pessoa simplesmente descobre que sua fé não existe, ou seja, nunca houve uma experiência individual. O jovem é cristão simplesmente porque nasceu num lar de crentes e cresceu indo à igreja.”

“PRATOS ATRATIVOS”
A diversidade de situações torna difícil resumir tudo no velho chavão da “rebeldia juvenil”. Aos 30 anos de idade, o ministro de adoração da igreja Casa da Bênção em Jardim Paulista (PE), Juliandreson Pimentel, conhece de perto esta realidade. Funcionário público e estudante de Direito, ele encontra tempo na agenda para trabalhar com jovens e acha que o trabalho tímido de formação nas igrejas está na raiz do esfriamento espiritual dos crentes nesta fase da vida. “Com uma conexão maior fora do ambiente eclesiástico, muitos jovens acabam cuidando mais de si mesmos, negligenciando o serviço de Deus”, comenta. Ao mesmo tempo, existem fatores comuns. Muitos afastamentos foram precipitados, como diz Douglas, por aquilo que aconteceu dentro da igreja, em oposição ao que acontece fora dela. Até mesmo os que adotaram um estilo de vida materialista ou uma forma de espiritualidade vaga demais para ser definida como cristã têm em comum, quase sempre, uma vivência de cristianismo superficial que efetivamente os afastou de uma fé autêntica.

O sociólogo Christian Smith e seus colegas pesquisadores examinaram a vida espiritual dos adolescentes americanos e perceberam que a maior parte deles pratica uma religião que pode ser descrita como “deísmo moralista e terapêutico”, que deixa Deus como o distante Criador que abençoa pessoas que são “boas e justas”. Assim, o objetivo central dessa divindade é ajudar os crentes a se tornarem felizes e a sentirem-se bem consigo mesmos. E como esses adolescentes aprenderam sobre esta forma de fé? Naturalmente, porque ela é ensinada de maneira explícita ou implícita em todas as fases da vida nas igrejas. Ela está no ar respirado pelos frequentadores de igreja, que buscam cultos amigáveis e pequenos grupos de pouco compromisso. Quando esta visão ingênua e utilitarista de Deus se une à realidade, não é surpreendente ver tanta gente saindo porta afora das igrejas.

Criado na igreja, o jovem Gabriel Santana Mariano, de São Paulo, fez esse percurso. Ele conta que o convívio com pessoas “do mundo”, como dizem os evangélicos, acabou colaborando para seu distanciamento da fé. “Os pratos que nos oferecem são bem atrativos”, diz. Os cultos saíram de sua rotina e hoje ele frequenta academias, festas e baladas. A mãe, diz Gabriel, continua orando por ele. “Se não fosse por isso, não sei como poderia estar hoje”, reconhece. Apesar de tudo, ele confessa que acredita e confia em Deus. “Sinto que sinto que não faço parte desse mundo”, revela. “Algo dentro de mim sente um grande vazio e, mesmo que eu tente me enganar, sei que isso é falta de uma comunhão com Deus.”

Os crentes, geralmente, adotam uma dentre duas reações igualmente prejudiciais em relação a alguém que abandonou a fé: tornam-se agressivos, com um discurso de julgamento, ou preferem não se envolver na questão. No encontro anual da Associação Americana de Sociologia, em 2008, um grupo de estudiosos da Universidade de Connecticut e da Universidade de Oregon relataram que “o maior papel dos cristãos no processo de abandono de fé foi amplificar dúvidas previamente existentes”. Os ex-cristãos relataram “dividir suas dúvidas com amigos ou familiares cristãos e receberem respostas triviais e superficiais”. Além de não possuir recursos apropriados para trabalhar com esse grupo, as igrejas, no geral, não sabem lidar bem com aqueles que estão em conflito com sua própria fé.

A crise de pessoas abandonando a fé também passa por outros níveis. Primeiramente, jovens adultos estão abandonando a religião em ritmo mais acelerado e em maior número do que jovens adultos das gerações anteriores, conforme estudos feitos nos EUA e ainda incipientes por aqui. Em segundo lugar, o argumento sobre fases da vida, por si só, não se sustenta. O jovem adulto de hoje não é o jovem adulto de antigamente; o de hoje permanece nesta fase por mais tempo. Casamento, carreira e filhos – a força sociológica primária que leva os adultos de volta ao compromisso religioso – são elementos hoje postergados para os vinte e poucos ou trinta anos.

CAMINHO DE AMOR
Para Onésimo Pinto, pastor de jovens da Igreja Evangélica Bíblica Betel, de Recife (PE), os pais têm uma parcela de culpa no afastamento ou esfriamento da fé dos filhos: “Muitos educam os filhos de uma maneira, mas, na prática, vivem de outra. Então, os filhos aprendem dos pais a tapear e maquiar o cristianismo. O distanciamento acontece no momento em que eles têm acesso caminhos antes inacessíveis”.
Segundo ele, esse hiato entre fé e comportamento acaba desestimulando os jovens, que não querem repetir o erro e preferem abrir mão da vida cristã. “Essa é a experiência que identificamos em muitas famílias”, atesta o conselheiro. No entanto, Onésimo também aponta a culpa da Igreja: “Infelizmente, falta um ensino doutrinário que fundamente a fé dos jovens. Muitas igrejas são mais clubes sociais, onde as pessoas vão para se encontrar e agendar programas, enquanto o estudo da Palavra praticamente não existe.”

Não há nada de errado com pizzas e videogames, nem com celebrações sensíveis ou pequenos grupos de pouco comprometimento que apresentam pessoas à fé cristã. Mas isto não pode substituir o discipulado sério e o ensino. Um lugar para começar é repensando como a Igreja e os evangélicos têm ministrado aos jovens. A tentação de se afastar da fé não é novidade. O apóstolo Paulo exortou a igreja em Éfeso sobre a necessidade de amadurecimento de cada cristão: “o propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para lá e para cá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4.14, segundo a Nova Versão Internacional).

Apesar dessa lacuna, grande parte dos pesquisadores insiste que este dramático número de abandonos espirituais durante os vinte e poucos anos não é uma situação alarmante. Em seu recente livro “Cristãos são hipócritas cheios de ódio...E outras mentiras que você já ouviu (inédito em português), o sociólogo Bradley Wright argumenta que estes números sobre a tendência da juventude ao abandono da fé é “mais um mito” do cristianismo contemporâneo. Ele lembra que os integrantes de cada nova geração são sempre observados com suspeita pelos mais velhos. Ao falar sobre a própria juventude, o autor se descreve como “um moço de cabelos compridos e camisetas diferentes” e destaca que os adultos daquela geração não tinham muita fé no futuro quando olhavam para adolescentes como ele.

Wright acentua que jovens adultos costumam abandonar a religião organizada quando deixam a casa dos pais, mas retornam quando formam sua própria família. Rodney Stark também pede cautela. O sociólogo da Universidade Baylor diz que dados de suas pesquisas reafirmam resultados de outros estudos, mas que isso não é motivo para alarde. “Jovens sempre foram minoria ao frequentar igrejas, em relação os mais velhos”, ele escreve. Stark é confiante ao dizer que os jovens retornarão. “Um pouco mais à frente, quando tiverem se casado e, principalmente, após a chegada dos filhos, eles se tornam mais frequentes na igreja. Isso acontece em todas as gerações”.

Em última instância, retornar ao aprisco após uma ausência de dois ou três anos é uma coisa – depois de uma década, contudo, é mais improvável. Além disso, há que se levar em conta que uma mudança tem ocorrido na cultura de maneira ampla. As gerações anteriores foram rebeldes por um momento, mas ainda assim habitavam uma cultura predominantemente judaico-cristã. Os jovens afastados de hoje encontram fora da igreja um caldo cultural que não favorece muito o retorno ao sagrado. Por isso, a necessidade é do lento, porém frutífero, trabalho de construir relacionamentos com aqueles que abandonaram a fé. Isto irá requerer de cada parte envolvida – pais e filhos, Igreja, conselheiros, educadores cristãos – o esforço de olhar além do ceticismo e enxergar a necessidade espiritual de cada um. Uma vez que cada queixa, história e demanda for ouvida e compreendida, certamente serão construídas pontes de confiança e o caminho de volta para casa será iluminada com amor.

Fonte: Cristianismo Hoje