quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nova Versão Internacional da Bíblia gera críticas de evangelistas / New International Version of the Bible leads criticism of evangelists

Uma atualização à famosa Nova Versão Internacional (NVI) da Bíblia procurou resolver os problemas em relação ao gênero, inclusive linguagem encontrada na polêmica Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) da Bíblia, que ainda gera críticas por parte dos evangelistas.
 No início deste mês, os editores da NVI, Biblica e Zondervan, estrearam uma versão on line da NVI da Bíblia nos sítios Biblica.com e BibleGateway.com. Uma versão impressa está prevista para Março de 2011, quando a atual tradução da NVI sai do mercado.
 
Na NVI da Bíblia, a Comissão para a Tradução da Bíblia (CTB) – os tradutores da NVI – voltam a introduzir em algumas passagens, pronomes masculinos como “filho,” “ele,” “dele,” “pai” e “irmão.” Em 2005, estes pronomes foram substituídos por termos neutros, na NTLH. O Novo Testamento da NTLH foi lançado em 2002.
 Na sexta-feira, o Conselho sobre a Masculinidade e a Feminilidade da Bíblia (CBMW), uma das principais críticas da NTLH, na qual foi baseada a nova tradução, divulgou um comentário afirmando que a última versão da NVI demonstrava “melhoramentos significativos” na NTLH tendo, contudo, ainda alguns grandes erros.
 “A nossa análise inicial demonstrava que a nova NVI (2011) retinha muitos dos problemas que estavam presentes na NTLH, na qual é baseada, principalmente tendo em conta os mais de 3600 problemas relacionados com o gênero, que anteriormente identificamos,” comentou o CBMW.
“Apesar das inúmeras alterações feitas, a nossa análise inicial revela que uma grande percentagem das nossas preocupações iniciais ainda permanece.”


 
Em 2002, o CBMC divulgou um comunicado de oposição à NTLH, aprovado por pelo menos 110 líderes do ministério, incluindo os evangélicos Mark Strauss do Bethel Seminary San Diego e o conhecido autor Philip Yancey.
O Conselho reconheceu que algumas das alterações, como referências a “homem” ou “humanidade” em vez do uso de um equivalente de gênero neutro, resultava de um modo mais preciso na tradução do texto Hebraico ou Grego.
Contudo, o CBMW teve problemas com a abordagem do CTB para remediar o debate sobre o gênero neutro em muitas passagens, através não do desvio da NVI de 1984 nem da NTLH, mas sim através de um meio-termo.Por exemplo, em Apocalipse 3:20 o CTB não usou o masculino singular (ele), como se pode verificar na NVI nem o gênero neutro plural (eles), mas sim uma mistura de gêneros singulares e plurais não específicos (aquela pessoas/eles).
 
Apocalipse 3:20
 NVI (1984): Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo.
NTLH (2005): Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com eles cearei e eles comigo.
 NVI (2011): Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com essa pessoa cearei e eles comigo.
 
O uso de plurais em alguns textos confundirá alguns leitores e deixará alguns Pastores e professores com a “difícil tarefa” de relembrar aos seus ouvintes se “eles” é singular ou plural, comentou o CBMW.
 
Fonte: Christian Post

Universidade Mackenzie: Em defesa da Liberdade de Expressão Religiosa

A Universidade Presbiteriana Mackenzie vem recebendo ataques e críticas por um texto alegadamente "homofóbico" veiculado em seu site desde 2007. Nós, de várias denominações cristãs, vimos prestar solidariedade à instituição. Nós nos levantamos contra o uso indiscriminado do termo "homofobia", que pretende aplicar-se tanto a assassinos, agressores e discriminadores de homossexuais quanto a líderes religiosos cristãos que, à luz da Escritura Sagrada, consideram a homossexualidade um pecado. Ora, nossa liberdade de consciência e de expressão não nos pode ser negada, nem confundida com violência. Consideramos que mencionar pecados para chamar os homens a um arrependimento voluntário é parte integrante do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Nenhum discurso de ódio pode se calcar na pregação do amor e da graça de Deus.
Como cristãos, temos o mandato bíblico de oferecer o Evangelho da salvação a todas as pessoas. Jesus Cristo morreu para salvar e reconciliar o ser humano com Deus. Cremos, de acordo com as Escrituras, que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23). Somos pecadores, todos nós. Não existe uma divisão entre "pecadores" e "não-pecadores". A Bíblia apresenta longas listas de pecado e informa que sem o perdão de Deus o homem está perdido e condenado. Sabemos que são pecado: "prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, rivalidades, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias" (Gálatas 5.19). Em sua interpretação tradicional e histórica, as Escrituras judaico-cristãs tratam da conduta homossexual como um pecado, como demonstram os textos de Levítico 18.22, 1Coríntios 6.9-10, Romanos 1.18-32, entre outros. Se queremos o arrependimento e a conversão do perdido, precisamos nomear também esse pecado. Não desejamos mudança de comportamento por força de lei, mas sim, a conversão do coração. E a conversão do coração não passa por pressão externa, mas pela ação graciosa e persuasiva do Espírito Santo de Deus, que, como ensinou o Senhor Jesus Cristo, convence "do pecado, da justiça e do juízo" (João 16.8).
Queremos assim nos certificar de que a eventual aprovação de leis chamadas anti-homofobia não nos impedirá de estender esse convite livremente a todos, um convite que também pode ser recusado. Não somos a favor de nenhum tipo de lei que proíba a conduta homossexual; da mesma forma, somos contrários a qualquer lei que atente contra um princípio caro à sociedade brasileira: a liberdade de consciência. A Constituição Federal (artigo 5º) assegura que "todos são iguais perante a lei", "estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença" e "estipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política". Também nos opomos a qualquer força exterior – intimidação, ameaças, agressões verbais e físicas – que vise à mudança de mentalidades. Não aceitamos que a criminalização da opinião seja um instrumento válido para transformações sociais, pois, além de inconstitucional, fomenta uma indesejável onda de autoritarismo, ferindo as bases da democracia. Assim como não buscamos reprimir a conduta homossexual por esses meios coercivos, não queremos que os mesmos meios sejam utilizados para que deixemos de pregar o que cremos. Queremos manter nossa liberdade de anunciar o arrependimento e o perdão de Deus publicamente. Queremos sustentar nosso direito de abrir instituições de ensino confessionais, que reflitam a cosmovisão cristã. Queremos garantir que a comunidade religiosa possa exprimir-se sobre todos os assuntos importantes para a sociedade.
Manifestamos, portanto, nosso total apoio ao pronunciamento da Igreja Presbiteriana do Brasil publicado no ano de 2007
http://www.ipb.org.br/noticias/noticia_inteligente.php3?id=808
...e reproduzido parcialmente, também em 2007, no site da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por seu chanceler, Reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes. Se ativistas homossexuais pretendem criminalizar a postura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, devem se preparar para confrontar igualmente a Igreja Presbiteriana do Brasil, as igrejas evangélicas de todo o país, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Congregação Judaica do Brasil e, em última instância, censurar as próprias Escrituras judaico-cristãs. Indivíduos, grupos religiosos e instituições têm o direito garantido por lei de expressar sua confessionalidade e sua consciência sujeitas à Palavra de Deus. Postamo-nos firmemente para que essa liberdade não nos seja tirada.
Este manifesto é uma criação coletiva com vistas a representar o pensamento cristão brasileiro. Para ampla divulgação.

Ubirajara Crespo é pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós.
Visite o Blog sob Nova Direção -http://sob-nova-direcao.blogspot.com/

Pastor africano pede mais envolvimento na educação sexual

 
O pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Gaspar Tchali Sicato, solicitou domingo, no município do Bailundo,  82 quilômetros a norte da cidade do Huambo, maior envolvimento dos pais e encarregados na educação sexual dos seus educandos.Ao intervir na cerimônia de abertura da campanha de sensibilização e testes voluntários de AIDS, no município do Bailundo, considerou que o conhecimento do corpo humano é importante para se alcançar êxito na prevenção de gravidezes precoces e na preservação da AIDS.Disse ser necessário que os pais e encarregados de educação aconselhem cada vez mais os filhos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, nos seus lugares de convívio.
 "Se o indivíduo não conhece a si próprio, dificilmente pode se defender, evitar as doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez precoce”, disse.Para si, é necessário orientar os adolescentes e jovens para saberem decidir por si, sem correrem riscos, como abster-se do sexo e usar o preservativo.
Isso, referiu, só é possível quando a pessoa se conhece e com ajuda das escolas, do governo, da sociedade dos órgãos de Comunicação Social e da Igreja.
 Para o coordenador provincial do projeto Jupre/HIV/Sida, Francisco Cassoma, o processo de educação sexual para comunidade é muito importante, pois "os pais conversam pouco com os filhos sobre a educação sexual e sobretudo sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST)".O coordenador enalteceu a aderência e postura da população daquela região em fazer os testes de AIDS, em número de 80, 51 dos quais envolvendo mulheres, todas com resultado negativo.A campanha, que vai decorrer em diversas denominações religiosas do município do Bailundo, até ao dia 19 de Dezembro do ano em curso, tem porobjectivo promover palestras e divulgar a comunidade e sexo prematuro gravidez indesejadas e transmissão de conhecimentos sobre o seu estado serológico.
 
Fonte: Angola Press

Presos suspeitos de matar bispo da igreja Universal

O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) apresenta esta manhã três homens presos por suspeita de participação no assassinato do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), José Carlos de Santana, de 48 anos. O caso está sendo investigado pela delegada Josineide Confessor.
O bispo, que trabalhava na igreja do Ipsep, Zona Sul do Recife, foi assassinado com um tiro na nuca, na Iputinga, na Zona Oeste. O pastor da IURD de Beberibe, Joel Nunes, 46, dirigia o Gol preto e José Carlos estava no banco do carona. O bispo havia ido ao Detran para renovar a carteira de habilitação, mas o órgão estava fechado devido ao feriado do servidor público. Quando regressavam, foram interceptados, provavelmente, por dois homens numa moto, que começaram a atirar. Nenhum objeto dos dois foi roubado.
José Carlos de Santana era carioca e estava no Recife há pouco mais de um ano. Casado, morava nos Aflitos com a esposa e tinha duas filhas, que vivem fora do estado.
Fonte: Pernambuco.Com

Pastor é atacado enquanto caminhava para igreja

 
Um jovem pastor no sul da Ásia ainda se recupera após ser espancado em uma estrada por sua fidelidade a Jesus Cristo.
O pastor Jethu Monin, do ministério Gospel For Asia - GFA (Evangelho para a Ásia) estava caminhando para a igreja no domingo passado, quando extremistas o cercaram. "Ele foi atacado por alguns extremistas anti-cristãos - aqueles que se opõem ao Evangelho e se opõem a qualquer outra coisa além da religião do seu país", explica Danny Punnose, do GFA.
Esta não foi a primeira vez que Jethu foi atacado, e provavelmente não será a última.
O pastor de 25 anos de idade, recém formado na faculdade da Bíblia, já enfrentou severa perseguição por sua fé. Surpreendentemente, Jethu diz que ele pode ver o porquê. Ele costumava ser um deles. Durante muito tempo de sua vida, Jethu seguia a religião tradicional da zona, também, apesar do fato de que seus deuses e deusas parecia se importar pouco sobre seus problemas. Quando um estudante da Bíblia lhe contar sobre o amor de Cristo, porém, sua vida foi transformada.
Desde então, Jethu tem sido assediado até mesmo por seus pais. Muitas pessoas parecem ter medo de um seguidor que, uma vez fiel à religião, se converte ao cristianismo. Isto é tão sério que Jethu e seus pais - que finalmente começaram a seguir a Cristo - foram expulsos de sua aldeia.
Como pastores, através da faculdade da Bíblia, eles prometem que estão dispostos a morrer pela causa de Cristo. Ao longo da sua formação, os alunos do GFA reconhecem que a Escritura confirma que a perseguição e o evangelho muitas vezes caminham lado a lado.
"Não é apenas ir para a faculdade da Bíblia para obter um diploma. Estou treinando para que Deus possa usar-me, para que eu possa entregar a minha vida para que outras pessoas possam vir a Cristo", disse Punnose.
Jethu ainda está se recuperando de seus ferimentos. No entanto, ele não cresceu desanimado na fé e, sem dúvida, continuar a servir mesmo aqueles que o odeiam.  “Às vezes as pessoas que fizeram a perseguição são as mesmas que vêm a Cristo mais tarde", finaliza Jethu.

Fonte: MNN / Redação CPAD News

Menino de 10 anos morre após ser baleado dentro de casa em Salvador

 PM diz que ele foi atingido durante troca de tiros entre policiais e traficantes. Equipes foram afastadas das ruas durante a investigação.
Um menino de 10 anos morreu depois de ser baleado dentro de casa, na segunda-feira (22), em Salvador. Segundo a Polícia Militar, Joel da Conceição Santos foi atingido por uma bala perdida durante troca de tiros entre policiais e supostos traficantes. Parentes da vítima, entretanto, reclamaram que não houve tiroteio e que o garoto teria sido ferido após disparo efetuado pela polícia.
Joel era um garoto esperto, que adorava capoeira. Ele participou de um vídeo que fazia parte de uma campanha para divulgar o verão na Bahia.
A assessoria de comunicação da PM disse ao G1 que uma arma que teria sido usada por traficantes foi abandonada na rua e apreendida. O objeto será analisado.
 
 PM ainda informou que foi aberto um inquérito para investigar o caso, com prazo para conclusão de 40 dias. As três equipes que teriam envolvimento foram afastadas das ruas e devem trabalhar no setor administrativo até o fim da apuração. As armas dos policiais também foram recolhidas e devem passar por perícia.

O garoto foi enterrado na manhã desta terça-feira (23). Capoeiristas prestaram uma homenagem a Joel. A família permanece abalada.
 
 
Fonte: G1

Vítima de arrastão no Rio: "Minha vida acabou"

 Bandidos incendiaram carro e encomenda de velas. Comerciante pediu que criminosos poupassem ao menos o carregamento.
O comerciante José Augusto, uma das vítimas da ação de criminosos na manhã desta segunda-feira, que incendiaram três carros em Irajá, na zona norte, afirmou que chegou a pedir aos bandidos que não ateassem fogo na mercadoria que carregava. Segundo Augusto, ele estava com um carregamento de velas no interior do Fiat Uno que dirigia e que foi encomendado há dois meses.
“Minha vida acabou. Perdi meu carro, que era meu meio de transporte, e toda a minha encomenda”. Segundo José, um dos criminosos disse que eles eram do "bonde do Borel". O Morro do Borel é localizado na Tijuca, na zona norte, e recentemente ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora.
 
O delegado adjunto da 38ª DP (Irajá) Leandro Gontijo afirmou que é pouco provável que os criminosos sejam do Morro do Borel, pois não é comum que bandidos se identifiquem quando cometem os crimes.
 
De acordo com as vítimas, o crime aconteceu por volta das 6h30. O mecânico Wagner Villas Boas, de 45 anos, teve o carro, um Monza, incendiado. Os bandidos acharam que ele era policial e que estava armado. "Pensei que eu iria morrer. Quando peguei minha carteira para dar um deles disse 'atira nele que ele é policial'. Aí eu tirei a camisa para mostrar que não estava armado".
O terceiro automóvel, uma van, levava aproximadamente quinze passageiros. O motorista, Elias Ferreira de Lima, de 64 anos, afirmou que as pessoas começaram a correr quando saltaram.
Operários de um shopping que está sendo construído próximo do local do crime viram toda a ação. Eles disseram que cada criminoso tinha uma garrafa pet com gasolina. Parte do material usado pelo bando para atear fogo foi abandonado na via.
Ainda de acordo com as testemunhas, os criminosos fugiram em um Voyage em direção a avenida Meriti.
 
 
Fonte: Ig

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...