quinta-feira, 10 de março de 2011

WikiLeaks: Vaticano se negou a ajudar em investigação de pedofilia

WikiLeaks: Vaticano
 se negou a ajudar em investigação de pedofilia

O Vaticano não permitiu que seus funcionários testemunhassem e se negou a cooperar com uma comissão criada na Irlanda para investigar as denúncias de abusos sexuais contra crianças por sacerdotes de Dublin - no que se transformou em um dos maiores escândalos da Igreja Católica nos últimos anos Segundo documento diplomático dos Estados Unidos, revelado pelo site WikiLeaks, o Vaticano argumentou que o requerimento para os depoimentos não foi feito pelos canais oficiais.

Quando a Comissão Murphy solicitou informações, em 2009, "o Vaticano se ofendeu muito [...] porque viu isso como uma afronta à soberania pontifícia", afirma um documento da Embaixada dos Estados Unidos em Roma, de 26 de fevereiro deste ano.

As descobertas da comissão Murphy, publicadas em novembro de 2009, causaram comoção na Irlanda e na comunidade católica mundial, ao detalhar como as autoridades da Igreja de Dublin acobertaram sacerdotes pedófilos por três décadas.

Elaborado pela juíza Yvonne Murphy, o documento, que possui mais de 700 páginas, contém provas da existência de um esquema por meio do qual sacerdotes e autoridades policiais encobriram agressões cometidas por padres e freiras de instituições católicas irlandesas entre 1975 e 2004. Ao todo, 46 padres estão sendo investigados por denúncias de 320 vítimas.

O escândalo forçou o papa Bento 16 a convocar, em abril deste ano, os bispos da Irlanda para discutir maneiras de voltar a inspirar a confiança dos fieis.

O telegrama intitulado "Escândalos de abuso sexual afetam relações Irlanda-Vaticano, atinge a igreja irlandesa e impõe desafios para a Santa Sé" registra as observações da diplomata americana em Roma, Julieta Noyes. Ele foi publicado pelo jornal britânico "Guardian", uma das cinco publicações que obtiveram acesso antecipado aos mais de 250 mil documentos americanos vazados pelo WikiLeaks.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, escreveu à Embaixada da Irlanda e exigiu que qualquer requerimento relacionado à investigação passasse pelos canais diplomáticos.

No telegrama, Noel Fahey, embaixador irlandês no Vaticano, disse a Noyes que o escândalo de pedofilia na igreja foi a crise mais difícil com a qual lidou. O governo irlandês queria "ser visto como cooperativo com a investigação" porque seu próprio Departamento de Educação estava implicado, mas os políticos estavam relutantes em pressionar funcionários do Vaticano para participarem dos interrogatórios.

Segundo a vice de Fahey, Helena Keleher, o governo acabou cedendo à pressão do Vaticano e deu aos seus membros imunidade do testemunho - o que ela considera ter deixado as coisas piores.



Com informações Vermelho / Agências de Notícias

Sinal dos Tempos - Atualização da Bíblia

Um clássico refeito que chega às livrarias esta semana irá levantar novas questões para milhões de cristãos sobre a natureza do pecado, se as mulheres podem exercer autoridade sobre os homens e o que a palavra "presa" realmente significa.

Na quarta-feira, como muitos cristãos começam a observar a Quaresma, os editores americanos vão lançar novas traduções de duas das mais lidas Bíblias no idioma Inglês - a versão oficial católica e a versão evangélica mais popular - que, juntas, foram impressas mais de 415 milhões de vezes.
Estas são as primeiras novas traduções da New American Bible (versão católica) e da Nova Versão Internacional (a mais popular entre os evangélicos) nas últimas décadas, e estão sendo lançadas em um mercado onde as escrituras mudam radicalmente.

No final da década de 1950, algumas traduções dominavam o cristianismo de lingua inglesa. Hoje, existem dezenas, e ainda mais produtos de nicho, guias de estudo da Bíblia comercializados para as mulheres, jovens, amantes dos desenhos animados, jogadores, pessoas que só querem levar um volume pequeno. A nova NVI sozinha tem 33 guias de estudo diferentes sendo publicados neste verão.

Longe de depender de um livro e um pastor, os cristãos americanos de hoje podem se sentar no banco durante um sermão de domingo e usar seu telefone para percorrer 50 interpretações de uma passagem particular do novo ou velho Testamentos e comparar as redações.

Com o mercado de Bíblia crescendo cada vez mais, os editores querem ficar antenados com a forma como os jovens usam as palavras e com as últimas pesquisas acadêmicas.

Embora a maioria das mudanças nas novas versões sejam ajustes sutis de linguagem com intenção de torná-las mais legíveis, os livros refletem debates sobre como entender as escrituras sagradas do Cristianismo.

A parte mais controversa da nova NVI é a remoção de parte da linguagem de gênero neutro que os editores inseriram em uma versão que foi lançada em 2005, mas depois anulada por causa de críticas dos conservadores. A nova versão, por exemplo, substitui em Gênesis o chamado de Deus para fazer "o ser humano à nossa imagem", por "humanidade".

A NVI também tenta tornar menos rígida a formulação em determinados partes, disse Doug Moo, presidente do comitê de tradução de 15 membros. Por exemplo, ele substitui a proibição de mulheres "exercerem" a autoridade sobre os homens na igreja da versão de 1984 - a última NVI oficial - com o potencialmente mais suave " assumindo" a autoridade.

"Se isso se refere a todas as formas de autoridade sobre os homens na igreja ou apenas determinadas formas em certos contextos, depende do intérprete individual para decidir", se ve nas notas de tradução para a nova versão.

Ela substitui usos múltiplos da "natureza pecaminosa" com "carne", que Moo disse pretende deixar ao leitor a questão de saber se o pecado é um elemento central humano ou uma das muitas forças externas às quais nos submetemos.

A nova Bíblia católica reformula apenas o Antigo Testamento. A primeira nova versão desde 1970, destina-se a soar mais poética e mais contemporânea, com "estraga" substituindo "espólio" e "oferenda de fogo" suplantando o "Holocausto".

Poderia agitar controvérsia, porém, com decisões como a que pretende ser mais fiel ao hebraico - traduzindo Isaías 7:14 para dizer "uma jovem" conceberá, e dará à luz um filho, ao invés de uma "virgem", que é como o anterior Antigo Testamento Católico e a maioria das Bíblias evangélicas trazem.

Embora as novas Bíblias estejam sendo liberadas quarta-feira, leva-las às mãos dos leitores será um processo mais lento. Zondervan lançou versões digitais antes do Natal passado e já vendeu 40 mil e-books. A primeira tiragem de cópias de capa dura é de 1,4 milhões, e o porta-voz da Zondervan Brian Burch disse que espera vendas sólidas.

"Temos visto pouca mudança nas vendas de Bíblia entre recessões e os bons tempos", disse Burch.

A questão não é se as pessoas querem ler a Bíblia, mas em que forma e com que fim. Alguns especialistas prevêem que a fragmentação radical no mercado vai matar a noção corrente de que a Bíblia é um texto fixo para ser lido literalmente.

Timothy Beal, um professor de religião na Case Western University, que saiu apenas com um livro chamado "The Rise and Fall of the Bible", comparou a onda de versões com uma "colheita angustiada. Quando uma árvore está prestes a morrer e põe para fora toneladas de sementes."

A Bíblia, Beal diz: "Não é um livro de respostas, mas uma biblioteca de questões. Ela não fala a uma só voz. Não é um único ponto de vista. Este esforço frenético e desesperado para resolver as contradições está indo na contramão da Bíblia, que parece abraçar contradições. "

Mark Kuyper, presidente da Associação de Editores Cristãos Evangélicos, disse que a estrutura da Bíblia é uma vantagem em um mercado frenético e digitalizado. Muitos livros perdem o sentido quando os leitores podem acessar frases ou capítulos separadamente.

"Com a Bíblia, ele já está em pedaços", disse, "Ela vem em partes."

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Washington Post - Por Michelle Boorstein

Tradução Nestor Sartoretto para OGalileO

Namoro entre Cristão e Muçulmana Causa Mortes e Incêndio em Igreja Duas pessoas morreram e uma igreja foi incendiada nas proximidades do Cairo- Egito- em atos de violência religiosa em disputa familiar, informou a agência oficial egípcia Mena.

Namoro entre 
Cristão e Muçulmana Causa Mortes e Incêndio em Igreja "Registramos a morte de duas pessoas e o incêndio da igreja de Al-Shahidaine nas disputas entre duas famílias", afirmou uma fonte dos serviços de segurança do país.

Os confrontos foram provocados por um relacionamento amoroso entre um cristão e uma muçulmana que revoltou as famílias. A briga entre as duas famílias terminou com as mortes dos dois patriarcas. Depois do funeral do pai da muçulmana, um grupo de muçulmanos ateou fogo na igreja da localidade.

O Exército, que assumiu a função de polícia depois da revolução contra o regime de Hosni Mubarak, conseguiu conter as chamas e restabelecer a calma.As relações entre muçulmanos e cristãos são um tabu no Egito, onde o casamento entre um cristão e uma muçulmana só é considerado legal se o homem se converter ao islã. Os coptas, os cristão egípcios, representam entre 6% e 10% da população.



Com informações AFP / Terra

SINAIS DOS FINS DOS TEMPOS - Terremoto de magnitude 5,4 atinge a China e deixa ao menos 7 mortos Já foram contabilizados 121 feridos, segundo agências internacionais. Dez minutos após o terremoto foram registradas três réplicas de 4,7 graus.


Um terremoto de 5,4 de magnitude deixou ao menos 7 mortos e 121 feridos nesta quinta-feira (10) na província de Yunnan, na China, segundo as agências internacionais.
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O tremor provocou o corte da energia elétrica na região. Residências, hotéis e restaurantes desmoronaram, de acordo com a agência chinesa ‘Xinhua’. Já foram enviados soldados à região para ajudar nos trabalhos de resgate.
Dez minutos após o terremoto foram registradas três réplicas de 4,7 de magnitude. O epicentro do sismo ocorreu a 34 km de profundidade, informou o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos. O tremor ocorreu às 12h58 no horário local (1h58 em Brasília).

Pelo Menos 13 Pessoas Mortas no Cairo depois do Conflito Cristão-Muçulmano

Pelo menos 13 pessoas foram mortas no conflito entre Cristãos e Muçulmanos no Cairo, relatou a estação de televisão estatal do Egito na quarta-feira.
Outras 90 pessoas foram feridas no conflito. A violência sectária ocorreu depois que centenas de cristãos coptas saíram para protestar contra o incêndio provocado na Igreja de St. Mina e St. George em Soul, 18 milhas de Cairo, no sábado passado.
Um grupo de Muçulmanos relatou que queimou a Igreja no fim de semana depois de descobrir que um homem cristão local estava tendo um relacionamento amoroso com uma mulher muçulmana.
Na terça-feira, cerca de 500 protestantes coptas de Mansheier Nasr, também conhecido como “Garbage City,” estavam no caminho para se juntar ao protesto no Edifício de TV egípcio por causa da Igreja queimada quando eles encontraram milhares de Muçulmanos da área próxima de Sayeda Aisha e Mokattam. Os Muçulmanos estariam armados com armas pistolas automáticas, de acordo com a Agência de Notícias Internacional Assíria (AINA).
No começo, pedras foram atiradas contra os protestantes coptas. Depois, contudo, Coquetéis Molotov foram lançados contra eles.
Eventualmente, os militares chegaram no local da cena do conflito e somente pararam e assistiram inicialmente. Então, eles começaram a atirar para o ar e eventualmente dispararam balas reais para o lado dos coptas, de acordo com AINA baseada em relatórios de testemunhas coptas.
“Nós estávamos em um lado e os Muçulmanos em outro, nós temos centenas de feridos no lado copta,” disse uma testemunha. “Os Muçulmanos estavam também atirando por trás dos tanques militares.”
O procurador Wagih Anwar Abou Saad, que também testemunhou o conflito, disse que ao Free Coptic Voice que, “o exército está a proteger os Muçulmanos, que buscaram abrigo atrás dos tanques do exército.”
O padre Abdelmaseeh Baseet da Igreja Copta, na quarta-feira, disse que todos que foram mortos no conflito, eram Cristãos, de acordo com a CNN.
Os militares egípcios, que tomaram controle do país depois da destituição do Presidente Hosni Mubarak, prometeu investigar quem está por trás “dos atos de violência” e para responsabilizá-los “em toda a extensão da lei.”
Além das perdas humanas, o conflito resultou também em oito casas e 20 fábricas de reciclagem de lixo, pertencente aos coptas, incendiados. Cerca de 30 veículos de coleta de lixo foram também queimados.
O surto da violência de terça-feira é o último em uma série de conflitos Cristãos-Muçulmanos desse ano no Egito. Na véspera de Ano Novo, 21 pessoas foram mortas por um terrorista suicida fora da Igreja Copta em Alexandria. A explosão feriu cerca de centenas de pessoas.
Menos de duas semanas depois, um homem armado atirou fatalmente em um homem cristão e feriu outros cinco coptas em um trem no Egito.
E no fim de Fevereiro, um monge e seis funcionários da Igreja baleados e feridos quando o Exército Egípcio atacou um monastério Copta Ortodoxo em Wadi Al-Natroun, 68 milhas ao norte de Cairo.
Desde de Sábado, quando a Igreja de Soul foi queimada, Coptas estiveram sentados em frente ao Prédio de Televisão Egípcia para protestar contra a falha do exército, em entregar o prédio da Igreja em Soul como tinha prometido.
Os Cristãos representam entre oito a 12 por cento da população do Egito de 80 milhões de pessoas.

CRISTIAN POST

Ex-sambista abandonou tudo para seguir a Jesus


Mundo do Carnaval não preencheu o vazio que existia na vida do jovem Carlos Alberto
O jovem Carlos Alberto Peixoto Cruz, nascido em Belém do Pará e radicado no Rio de Janeiro desde a adolescência sonhava com o estrelato. O brilho das luzes da ribalta alimentou o desejo do rapaz em ingressar no mundo do samba, e aos 14 anos ele alcança seu objetivo e passa a fazer parte da Escola de Samba União da Ilha.
A carreira como sambista trouxe a ilusão de que o mundo estava aos seus pés quando os espectadores o ovacionavam após cada apresentação. Mas, logo procurava refúgio no consumo de entorpecentes, e a alegria da qual se considerava o principal expoente, se transformava em amargura e dor.
“Naquela época eu imaginava que as portas da fama e do sucesso se abririam com mais facilidade, caso eu fosse um integrante de uma escola de samba. Eu sonhava com as cores, luzes e a passarela do samba. No meu entender, aquele seria o meu destino. Também percebi que os dirigentes das escolas de samba ostentavam riqueza, com aqueles belos cordões de ouro. Em 1982, eu fui apresentado à Escola de Samba União da Ilha, no bairro carioca da Ilha do Governador, na qual permaneci por 12 anos”, revela Carlos.
Mas o tempo se encarregou em revelar a Carlos que a alegria contagiante divulgada pelos carnavalescos, não passava de um embuste; os prazeres da carne e suas concupiscências tão bem representados nas letras das músicas das escolas de samba não foram suficientes para aplacar a infelicidade daquele jovem que buscava a fama. A desilusão não tardou a bater à sua porta.
Outro fator que desestabilizou ainda mais a vida de Carlos foi o consumo de entorpecentes. Influenciado pelos colegas da escola de samba, o jovem passou a subir os morros cariocas a fim de conseguir um breve alento à sua angústia, acreditando que as “viagens” que fazia sob o efeito do alucinógeno era a única maneira de alcançar o prazer. “Eu conheci as drogas e por 12 anos fui viciado em cocaína. Mas eu não tive um envolvimento profundo com o tráfico”, lembra Carlos.
Enquanto permaneceu no mundo do samba, Carlos trabalhou ativamente e teve contato com celebridades: compôs vinhetas para a Rede Globo, participou de desfiles e realizou vários shows. Tornou-se conhecido ao ser indicado para disputar o Estandarte de Ouro, (prêmio instituído pelo jornal O Globo em 1972 e, desde então, vem premiando anualmente os destaques do Carnaval).
Encontro com Cristo
No entanto, a combinação explosiva do consumo de drogas e noites sem dormir fizeram efeito, e ele baixou em um leito de uma clínica, com o organismo debilitado por uma pneumonia, que quase o matou. Mas enquanto esteve internado, algo sobrenatural aconteceu. “Eu escutei uma voz chamar o meu nome na enfermaria, e quando este fenômeno acontecia, eu desmaiava. Quando ocorreu pela quarta vez, eu não resisti e chorei; lembrei-me que já era uma pessoa conhecida na sociedade e não recebia visitas. Hoje eu compreendo que o Senhor permitiu a ausência daquelas pessoas até eu reconhecer a minha fragilidade. Depois minha mãe, Dayse Peixoto, e outros parentes foram me visitar na clínica. Minha saudosa tia Leopoldina orava muito por mim e eu fiz um voto ao Senhor que se eu fosse embora daquele lugar, passaria a servi-Lo”, lembra Carlos. Mais tarde, a médica o aconselhou a voltar para casa pelo fato de seu organismo estar muito debilitado e os antibióticos não surtirem mais efeito.
Tempos depois, Carlos reencontrou a médica que o desenganou. Ele conta que a doutora e disse que o conhecia de algum lugar. “Eu sou aquele paciente que a senhora desenganou”, respondeu Carlos. A médica riu do acontecimento e foi uma oportunidade do ex-paciente anunciar o Evangelho para ela.
Liberado pelos médicos, Carlos visitou a Igreja Mundial de Jesus Cristo, onde abandonou a vida de drogas e promiscuidade. Mais tarde ele compareceu a um congresso de jovens na Assembleia de Deus na Cacuia, sub-bairro da Ilha do Governador e passou a frequentá-la. “Tudo o que eu possuo, inclusive a minha esposa, Jenaína Brígida Peixoto, consegui depois que me converti a Cristo. Hoje eu sou proprietário de uma empresa de quentinhas, sou presbítero e exerço função de vice-dirigente de uma de nossas filiais, a congregação de Rosa de Saron. Mas quando as pessoas me questionam sobre meu passado, eu respondo que este mundo parece ser perfeito, mas quem conhece a Cristo os olhos são abertos. Tudo é passageiro”.


Por Eduardo Araújo
Via: www.adonainews.com.br

Renato Suhett, ex braço direito de Edir Macedo, abre o jogo sobre a Igreja Universal


renato suhett 2 Polêmico e famoso, Renato Suhett é uma figura que ficou conhecida por volta dos anos 90 entre as empresas ligadas ao Bispo Edir Macedo, afinal foi lá que se tornou famoso e lançou vários de seus cds. Bispo, Renato já entrou e saiu da Igreja Universal duas vezes, ambas por divergência com as idéias do líder da denominação. Suhett fundou a Igreja do Senhor Jesus Cristo onde liderou e polemizou ao supostamente ter se ligado ao exoterismo e renegado tradições evangélicas como o batismo e a ceia. Como músico e compositor gospel vendeu milhões de álbuns na América do Sul.
Renato Suhett nasceu em Niterói em 19/01/61, filho de Irineu Lima e Genicy Suhett, casado com Diana Sousa Suhett. Formado em Literatura/Português, com mestrado e doutorado pela UERJ. Músico profissional, guitarrista, compositor, cantor, tendo gravado, até o momento, 12 discos em português e 6 em espanhol. Ingressou na vida cristã aos 20 anos, na Igreja de Nova Vida em Alcântara e Botafogo, ainda no tempo do Bispo Roberto MacLister. Depois conheceu a IURD, e seis anos depois, aos 26 anos, tornou-se no Bispo do Brasil. Estudou Teologia Livre na VINDE, com o Reverendo Caio Fábio. Formado em Teologia pela Faculdade da Assembléia de Deus em Mesquita (RJ). Pela IURD, desempenhou seu ministério em vários países, entre eles, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, Argentina e México.
Confira abaixo a entrevista com o Bispo:
Tendo chegado ao posto de segundo homem mais forte da Igreja Universal, e Bispo responsável pelo Brasil, o que o motivou a deixá-la da primeira vez?
Foram muitos os motivos, porém, o principal foi quando, em reuniões de bispos e líderes, a igreja decidiu constituir um partido político e usá-lo como instrumento principal para galgar o poder. Eu sempre estava indo contra esse pensamento, pois todo cristão consciente sabe que o Reino de Deus é o nosso fator determinante de qualquer mudança e que n’Ele está todo o poder de que poderíamos necessitar, pois trata-se do poder do nosso Deus. Quando eu via a igreja buscando alcançar o poder por meios exclusivamente humanos, vi que já não havia lugar para mim aí. E foi isso mesmo que aconteceu… Eu fui “auto-exilado” para a Califórnia, estive em Los Angeles e em San Diego por três anos, e a IURD acabou caindo nessa rede que todos já sabem… tiraram pastores e bispos dos altares, jogaram-nos na “cova dos leões”… mas não havia Deus para livrá-los. E vieram as lamentáveis e vergonhas ligações de bispos e pastores com os escândalos políticos que já sabemos… “sanguessugas”, “ambulâncias”, “jogos”… no que até resultou em prisões de homens que no início da igreja até foram usados por Deus… uma lástima. Enfim, foi essa troca de valores que me fez deixar, com tristeza, a igreja que tanto amei… nessa primeira vez.
Depois de ser apontado pela revista Billboard (em sua edição internacional) como o maior nome da música cristã da América Latina, você pensou em algum momento dedicar-se exclusivamente à carreira musical?
Não, porque nunca dei valor ao cantor, ao compositor, ou ao guitarrista Renato Suhett, mais do que ao Bispo Renato Suhett… Deus me mostrou desde o começo que o músico é quem segue ao Bispo e não o contrário… Na verdade, o músico que sou é apenas um apêndice do bispo que Deus, pela Sua misericórida e graça me ungiu. Creio que aqui vale ressaltar o que o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 11:27: “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.
Enquanto liderava a IURD no Brasil, teve esperança de que ela pudesse mudar, isto é, tornar-se numa igreja mais bíblica e doutrinariamentie sadia?
Sim. Aliás, essa era a minha meta: Colocá-la no que chamamos de “sã doutrina”. Não por mim, mas pela direção do Espírito Santo. Era até mesmo um voto que eu tinha com Deus. Mas como um dia o Bispo Macedo me disse, aos gritos: “Graças a Deus que não deixei você mais como bispo do Brasil… Você iria acabar com a minha igreja, com o que eu quero para a Universal.” Creio que não precisa dizer nada mais.
Por que sua ênfase passou a ser a graça depois de sua saída da IURD?
Ora, eu queria “exorcizar” tudo aquilo que havia visto e aprendido na Universal e fui buscar nessa antítese, um extremo que muito me custou, pois aí, eu errei, exagerei, creio mesmo que perdi a visão de Deus, neste afã de estar contra tudo o que dizia respeito a Universal… Aí eu errei e feio… Peço perdão a Deus e a todos que foram, direta ou indiretamente, atingidos por este erro. Sinceramente, a salvação é mesmo pela graça, é claro, é bíblico, mas não precisava que eu exagerasse tanto. Tirei a Ceia, o Batismo, deixei de expulsar demônios, etc. Esquecendo-me que essas coisas não são sugestões de Deus, mas ordens daquele é que o nosso Senhor Jesus Cristo. Errei, vacilei… Que bom que a misericórdia de Deus me contemplou. Sou um sobrevivente por esta misericórdia divina, com certeza…
Em que momento você acha que seu ministério perdeu o ponto de equilíbrio em termos doutrinários?
No afã de desdizer exageradamente tudo que era da Igreja Universal, acabei me desviando das diretrizes básicas do Senhor Jesus. Aí está o ponto… e como não, do orgulho de achar, na queda, que eu poderia falar o que viesse na minha cabeça, e que estava sempre certo. Meu Deus… que vergonha… Creio que todo líder deveria ter como lição obrigatória um vídeo do meu primeiro líder, Bispo Roberto McAlister, que inclusive está disponível no Youtube e que se chama “Orgulho”. Neste vídeo, ele fala, pelo Espírito Santo, de tudo que devemos ponderar e refletir ao assumirmos essa função de liderar homens e mulheres na obra que é de Deus. Com isso, estou admitindo categoricamente que também pequei por orgulho.
Qual a razão de você haver mudado radicalmente sua mensagem, passando a divulgar o exoterismo?
Foi uma tentativa de trazer um grupo, que a meu ver, nenhum igreja ainda o havia alcançado para Cristo (Desculpem-me se estiver errado): Os chamados esotéricos, espiritualistas (que não são os espíritas, candomblecistas, ou macumbeiros). Achei que poderia ajudá-los a chegar ao evangelho de Cristo, como se diz: “ganhá-los para Jesus”. Mas já estava eu tão desacreditado pelos evangélicos, alienado, marginalizado, por meus ímpetos de orgulho, etc. E parece que a imitação foi tão “bem feita”, que acabaram disseminando no meio evangélico que eu, de fato, havia me tornado exotérico. Imagine você em que confusão fui me meter… Creio que seria o caso do roto falando do esfarrapado. Eu não tinha condições espirituais mínimas, naquele momento, de encarar uma empreitada dessas… hoje até me faz rir, mas foi muito triste. Uma grande confusão, total, desordenada e completa. E eu ali… feito um bobo, acho que nem sabia mais quem eu era, o que era, ou para que estava vivendo… além de perder a visão, creio que perdi a noção e a razão. E veja que até hoje tem gente que me olha meio de lado, talvez pensado: esse homem esteve em “sociedades secretas”, etc. Discretos ou indiscretamente… [risos] Desculpe, mas estou rindo de pensar a que ponto um homem chega de ridículo, quando perde a visão e a direção do Espírito Santo. “A minha alegria é o Senhor, que conheceu a minh’alma e não me rejeitou”… Só Deus mesmo para nos aturar… porque nem eu mesmo sabia mas quem era. Foi, simplesmente, horrível essa fase.
Por que decidiu retornar à IURD?
Aí vamos parar no outro extremo. Foi tanto exagero, exacerbações… que decidi voltar após ouvir um conselho de um amigo, homem de Deus (não sei se ele me autorizaria dizer seu nome, mas Gleiber de Andrade). Este homem me disse, estando eu no Rio de Janeiro: “Olha, Renato, o que você está fazendo com sua vida. Lembra de onde caís-te, arrependa- te e volta”. Considerei esta palavra, orei e o fiz literalmente: Voltei lá para catedral do Brás, achando que deveria ter caído, ou começado a cair por ali, quando ainda era o bispo do Brasil na IURD. Achando que a Universal havia mudado (que duendes e fadas existiam, bem como o Papai Noel…[risos]). Mas na situação que estava, acho que valeu a experiência, pois voltei a ter contato com “algo”, um mínimo residual do Evangelho pleno, creio eu.
Em algum momento sentiu que seu testemunho foi usado para estancar o êxodo de membros da IURD para outras igrejas como a Mundial?
Em todo tempo… [risos] Depois, lá na frente, estando no México e quando me mandaram de volta ao Brasil e o Romualdo me recebeu, não com aquele carinho do tempo do testemunho, mas de outro modo, e dizendo que o Bispo Macedo tinha outro plano pra mim, que não deveria estar mais no altar e sim ser um tipo de diretor ou gerente de uma rádio em Volta Redonda… e esquecer o altar. Aí a ficha caiu. Fui simplesmente um objeto de uso, quanto do testemunho, para que outros não saíssem mais e sofressem como sofri… Entendi tudo e vi que estavam tentando enterrar o que Deus me deu, e em vida (enterrar-me vivo). Óbvio que pulei fora, pois não havia mais lugar ali para mim. Muito menos nos dias de hoje. Saí de lá para entrar de vez no Reino de Deus, agora sim… não por mão do Bispo Macedo, nem de ninguém, mas de Deus mesmo. Que bom!
Quanto tempo foi preciso para que retornasse ao púlpito?
Fiquei um ano na “geladeira” no Brasil e trabalhei como pastor por dois anos no México, onde tive o privilégio de conhecer uma gente maravilhosa e muito aberta ao Evangelho. Só lhes falta este Evangelho verdadeiro e pleno. É, de fato, um campo a ser desbravado. Foi uma boa experiência, pois por dois anos tive que trabalhar como pastor sem nenhum auxiliar, fazendo quatro reuniões diárias. Aprendi muita coisa lá. Valeu muito e não me queixo de nada, principalmente por aquele povo tão sincero de coração que são os mexicanos.
Por que resolveu deixar a IURD novamente?
Porque entendi que o “cantado e decantado perdão ao filho pródigo” não passava de uma grande panacéia pra “brasileiro ou si lá quem ver”. rs Ora, o Bispo me proibiu de pregar e queria que eu fosse um executivo… meio executivo de rádio…nem sei o que é isso. Meu objetivo é viver do e no altar do Senhor até o fim dos meus dias…
É verdade que foi recebido pela Mundial?
Não. Quando voltei estive com o apóstolo Valdemiro por uma vez e assisti a umas reuniões dele. Afinal, fui eu que, quando Bispo do Brasil, o consagrei a Bispo. Foi apenas um encontro de velhos amigos. Mas o ministério que Deus deu a ele é o dele, o meu tem outro perfil. E que Deus abençoe a ele muito, como também ao Bispo Macedo, e a todos da Universal, Mundial, Radial, Medial, Afinal, etc. e tal… [risos]
Quais são suas expectativas ministeriais?
Simplesmente e sinceramente ser um instrumento nas mãos de Deus para estabelecer as diretrizes do Seu Reino aqui, e “preparar o caminho para o Senhor”, tendo sempre em vista que “Ele cresça e eu diminua”. Na prática, evitar os erros do meu passado e aproveitar esta grande oportunidade que o Senhor está dando… Igreja de Jesus Cristo. Tudo muito simples, de acordo com o mandamento do Senhor Jesus: “Amar como Ele nos amou”, curar os enfermos, expulsar demônios, batizar em nome de Jesus, buscar o Espírito Santo, realizar a Ceia do Senhor, não em memória, mas como celebração de Jesus Cristo vivo em nós, Sua Igreja!
Pretende retomar sua carreira musical?
Ah, com certeza que o cantor, o músico e o compositor vão de mala pronta junto com o bispo, é certo… Agradeço muito a paciência de todos para comigo, que Deus os abençoe rica e abundantemente em Cristo Jesus!!! 


Fonte: Genizah Virtual e Gospel+

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...