terça-feira, 12 de abril de 2011

RESPONDENDO AS SEITAS ANTIDIZIMISTAS




Introdução: Com a proximidade da volta de Jesus temos visto o número de seitas aumentar. Muitas "novidades"(ou melhor, heresias com novas roupagens), "novas revelações" e supostas "palavras do Espírito para os últimos dias" tem saído da boca de muitos fundadores de seitas. Causa admiração de ver certos seguimentos religiosos tomarem doutrinas que até então não apresentavam maiores problemas para a comunidade evangélica, e transformá-las em um campo de batalha. Entre elas vemos a questão do dízimo, doutrina essa encontrada nas páginas do Velho e do Novo Testamento.
Recentemente navegando pela internet, chamou-me a atenção um site de um auto intitulado "teólogo" que chegava ao cúmulo do absurdo de referir-se em seus livros, disponíveis gratuitamente em sua page, que "o dízimo e o livre arbítrio são doutrinas características do sistema religioso do anticristo"(VEJA APÊNDICE A). Mas o que me causou mais estranheza e também decepção foi de descobrir um site dito evangélico disponibilizar em seus estudos um artigo antidizimista, cuja fonte são os livros do referido "teólogo". Infelizmente por falta de conhecimentos bíblicos, alguns evangélicos desprevenidos são os primeiros a aceitarem qualquer novidade que venha "em nome de Deus". Recebemos em nossa page o e-mail de uma pessoa que abeberou-se das "novas revelações" desse "teólogo", a qual usou de vários argumentos sutis para tentar destruir o ensino bíblico sobre o dízimo, os quais respondemos, tendo como base a Bíblia, nossa única fonte de fé e prática. Veja abaixo:

FLPROFESSOR: Fato é, que o dízimo é uma forma de contribuição cristã, que não nasceu na lei, mas é anterior a mesma. Tomar isso como irrelevante é por demais suspeito e tendencioso, principalmente quando se utiliza de argumentos que não provam o contrário.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:1.Abraão foi justificado pela fé, e não pelas obras(Romanos 4:1,3)

Resposta: Em nenhum momento afirmei em minha prédica que Abraão tinha sido justificado pelas obras e não pela fé. Alias, até mesmo os que estavam debaixo da lei eram justificados pela fé. Observe o próprio livro citado na sua argumentação, Romanos 4:6-8, compare com Habacuque 2:4 e Romanos 1:17. Romanos 4:6-8 mostra a declaração de Davi sobre a justificação. Davi viveu no período da lei, no entanto, foi justificado pela fé. Além do mais, o que estamos colocando em discussão não é a doutrina da salvação, mas de práticas cristãs, ou melhor, da contribuição cristã.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:2. "Abrão deu o dízimo a Melquisedec em cumprimento as leis babilônicas pois a própria arqueologia nos mostra que no tempo de Abraão o rei Hamurabi deu início à fusão de semitas e sumérios em uma unidade política e civil,..."

Resposta: Tal argumentação depõe contra a história, a arqueologia e a própria Bíblia. Primeiro, porque Hamurabi viveu em tempo bem posterior a Abrão. O encontro de Abrão com Melquisedeque deu-se em cerca de 1938 ªC., os eventos da vida de Abrão se deram entre 2.000 a 1850, enquanto que Hamurabi é datado na Cronologia da Antiga Mesopotâmia como segue abaixo:
· "1728 a.C.-1513 a.C. - Sob o reinado de Hamurabi, um dos reis amoritas, a Mesopotâmia é mais uma vez unificada e tem início o I Império Babilônico, que se estende da Suméria até o golfo Pérsico. Hamurabi organiza um Estado centralizado, hereditário e despótico com capital em Babel, pólo cultural e econômico. Os babilônicos impulsionam a agricultura, instituem impostos em benefício de construções públicas, restauram templos e transcrevem obras literárias mesopotâmicas para o acadiano. Eles seguem o Código de Hamurabi, o mais antigo código penal da história. A destruição de Babel pelos hititas põe fim ao império."
· "Seguiram-se constantes guerras entre eles, culminado com a vitória de Hamurabi (1728-1686 ªC.), sexto rei da primeira dinastia da Babilônia." (Enciclopédia Barsa, página 406)"
· "O sexto dessa linhagem, Hamurabi (1792-1750)..."(Novo Dicionário da Bíblia, página 184)"
· "Entre 1728 e 1686 ªC., um grande rei, Hamurabi, faz da Babilônia a capital de um vasto império, que se estendia por toda a Mesopotâmia." (Conhecer Atual-História)"

Até mesmo a controvertida "Enciclopédia Britânica", data Hamurabi no período de 1792 a 1750, no entanto ao contrário das demais, tenta estabelecer um vínculo entre Abrão e Hamurabi, o que é impossível. Tanto é, que a mesma enciclopédia contraditoriamente em outro artigo declara uma data muito anterior para o patriarca Abrão, veja abaixo:
"É nesse sentido que se devem entender as migrações de uma parte daquelas tribos, dentro da mesopotâmia como em passagem pela Síria, até a penetração na Palestina Meridional(cerca de 1.900 ªC.), e ligadas, segundo a Bíblia, a um personagem cujo nome, Abraham significa "pai" de uma multidão." (Artigo sobre os judeus,página 6554)"
Além disso o autor dos artigos teológicos-históricos possui tendências liberais, portanto não merece crédito dos cristãos. Veja abaixo algumas heresias:
"Gênesis- Palavra grega com que o cânon dos LXX traduziu a primeira palavra do livro hebraico, berechit, 'no princípio'. Apesar de ser esse o primeiro livro da Bíblia, não é dos mais antigos, sendo na realidade um dos últimos a ser escrito, e, por conseguinte não é obra de Moisés, senão num sentido muito especial." (página 1.339)
"Autoria do Pentateuco- A tradição atribui a Moisés a autoria dos cinco livros. Isso é impossível quanto a Deuteronômio, que conta a morte de Moisés. Mas a crítica moderna tampouco admite a origem mosaica dos quatro primeiros livros. Observou-se que Deus é, no texto, às vezes chamado Javé ou Jeovah e, outras vezes, Elohim. A crítica permite distinguir nitidamente duas fontes que foram, parcial ou totalmente, incluídas no texto definitivo: a javista (J) e a elohista (E). Além disso, distingui-se uma terceira fonte, cujo autor (ou autores) pertencia a classe dos sacerdotes de Jerusalém:essa fonte é geralmente chamada P (da palavra alemã Priester, 'sacerdote'). Enfim, o Deuteronômio tem o seu autor (ou autores) separado, designado como D. As opiniões quanto à cronologia dessas fontes do Pentateuco divergem amplamente. Acredita-se, mais ou menos, nas seguintes datas: J, entre 900 e 850 a.C.; E, entre 800 e 750 a.C.; D, publicado em 621, mas provavelmente escrito antes, entre 650 e 625; enfim, P, entre 550 e 450 a.C." (página 1.340)
"Juízes-É livro principalmente de origem deuteronômica (D)." (idem)
"Isaías-Isaías é considerado o maior profeta hebreu, e o livro que traz o seu nome é o maior dos livros proféticos do Antigo Testamento. De acordo com a bem fundamentada crítica moderna, esse livro não é obra de um só autor. Foi tal a influência da vida e dos escritos do profeta, ativo no séc.VII a.C., que outros vieram nos séculos seguintes profetizando no mesmo espírito, mas permanecendo no anonimato...O 'Terceiro Isaías', versando os problemas da comunidade restaurada, anunciando a glorificação da nova Jerusalém e sua missão,..."(página 1.342)
Ora, como dar crédito a uma teoria humana que chama Jesus Cristo e os apóstolos de mentirosos?! Afinal, eles declararam que o autor do Pentateuco era Moisés (João 5:46,57, 7:19; Atos 3:22; Romanos 10:5), se isso não fosse verdade, então eles seriam mentirosos, e a autoridade deles estaria minada. Quanto a Isaías temos a mesma questão, tanto Jesus como os apóstolos e discípulos criam na autoria dele para todo o livro (Mateus 12:17,18 que cita Isaías 42:1; Mateus 3:3 que cita Isaías 40:3-5; Atos 8:28 que refere-se a Isaías 53:7-8; Romanos 10:20 que cita Isaías 65:1; João 12:38-41 que está em Isaías 53:1 e 6:9-10).
Concluímos deixando claro que a "Enciclopédia Britânica" não é uma fonte confiável em termos teológicos-históricos, portanto não merece crédito nesses aspectos.
De acordo com a Bíblia, o dízimo foi dado após a benção de Melquisedeque(sacerdote do Deus Altíssimo) a Abrão (Leia Gênesis 14:19-20 e compare com Hebreus 7:1-2,4-7), portanto era algo espiritual, e não carnal, como o pagamento de um tributo em honra a uma lei pagã. A seqüência do texto de Gênesis 14 destrói completamente a argumentação de que Abrão era movido por leis babilônicas, visto que o natural seria ele ficar com os despojos do rei de Sodoma, visto que fora o conquistador, e nada mais natural do que isso. Mas o que Abrão fez? Seguiu alguma lei humana? Não! Veja o que ele disse - "Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, e juro que desde um fio até a correia dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;..."(Gênesis 14:21-24)
Além disso vemos também o caso de Jacó, que com certeza daria o dízimo não movido por uma suposta lei babilônica na sua época, mas porque havia feito um voto com Deus (Gênesis 28:20-22).

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:3. "Por meio de Abraão, todos já pagaram dízimos, até os levitas, por conta da maldição da lei esta imposição permanecia para os judeus(mesmo que tivessem saído dos lombos de Abraão), agora, pois como lei cerimonial."

Resposta: A maldição da lei estava sobre os israelitas não por causa do dízimo em si ou de qualquer outra lei, mesmo porque a lei é "santa, justa e boa"(Romanos 7:12), é espiritual (Romanos 7:14) e não é pecado (Romanos 7:7). O problema não estava na lei em si, mas no homem, na carne humana, porquanto a lei apontava o pecado humano, porém não oferecia o remédio. O homem não consegue permanecer na guarda da lei,pois é fraco, e a lei o condena a morte por isso ( penalidade da maldição da lei) ,veja Romanos 7:14,18,22-23, 8:3,7-8. Agora toda a lei que não é cumprida gera a maldição da morte, e não somente a questão de não pagar o dízimo ( e isso inclui a divisão arbitrária chamada "lei moral" dada por alguns grupos religiosos). Paulo disse em Gálatas 3:10 - "Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas no livro da lei, para praticá-las. E Tiago completa dizendo - "Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos."(Tiago 2:10)
Os crentes em Cristo dão o dízimo não por conta da lei, mas em reconhecimento ao sacerdócio de Melquisedeque, do qual Cristo faz parte, seguindo o exemplo do seu pai na fé - Abraão (Romanos 4:16).
Veja abaixo o paralelo:
Melquisedeque CRISTO
1.Era sacerdote do Deus Altíssimo 1.Idem
2.Rei de justiça 2.Idem
3.Rei de paz 3.Idem
4.Sem genealogia sacerdotal 4.Idem
5.Semelhante ao Filho de Deus 5.O Filho de Deus
6.Sacerdote continuamente 6.sacerdote eternamente
7.Abençoou a Abrão 7.Abençoa os cristãos
8.Recebeu os dízimos de Abrão 8.Recebe os nossos

"E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive." Hebreus 7:8
"onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." Hebreus 6:20
"Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque." Hebreus 5:6

Ora, a lei de Moisés passou e estamos sob a lei de Cristo na graça, o amor não leva à libertinagem, mas a responsabilidade. O sacerdócio de Arão passou, entretanto o de Cristo-Melquisedeque não. Se os judeus davam o dízimo aos levitas e sacerdotes, e se Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, o qual era maior que os levitas e do que o sacerdócio de Arão, tendo sumo sacerdócio como o de Cristo, então devemos desconsiderar o sumo sacerdócio permanente não dando o dízimo?!

Veja também os paralelos feitos por Paulo entre Abrão e os crentes:
ABRAÃO CRENTES
1.era crente (Gálatas 3:6-9) idem
2.ouviu o evangelho (verso 8) idem
3.era da fé (verso 9) somos da fé
4.Nosso pai na fé (Romanos 4:16,11) filhos na fé

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:4. "Em todos os textos da bíblia que tratam da obrigatoriedade de dizimar, é concernente a imposição desta lei, outra interpretação esta fora de contexto e fica por conta da criatividade humana."

Resposta: Ora, se estamos tratando do dízimo como uma prática espontânea dada anteriormente a lei, essa afirmação acima não vem ao caso. O crente não dá o dízimo por obrigatoriedade de uma lei, mas espontaneamente devolve aquilo que já pertence a Deus, assim como fizera o pai na fé - Abraão.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:5. "Dizer que a obrigatoriedade do dizimo permanece, por que Abraão deu o dízimo a Melquisedec é no mínimo um contra-senso, e ainda fere as regras da hermenêutica que diz que em nenhuma hipótese devemos fixar uma doutrina ou norma tendo como base uma figura de linguagem."
Resposta:Será então que estão errados Paulo, Pedro, João e o próprio Jesus que utilizaram fartamente de figuras de linguagem(tipologia e paralelismo) para ensinar grandes verdades bíblicas no Novo Testamento?! ( Mateus 24:37-38; João 2:18-21, 6:32; Gálatas 4:25-26; Hebreus 9:1-5, 13:18-24; I Pedro 3:20-21; Apocalipse 1:20;etc.)

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:6. "Portanto aqueles que estão debaixo da graça estão livres da imposição da lei. Jesus disse; - "Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são livres os filhos (Mat-17-25-26)."
Resposta: Na seqüência do texto lemos: "Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o e dá-o por mim e por ti."(Mateus 17:27).Os que estão debaixo da graça não estão sem lei (Romanos 3:31; I Coríntios 9:21; Romanos 13:8-10). Mesmo Jesus respeitou as leis civis (de Roma) conforme o texto citado acima. Ele disse certa feita: "Daí a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus."(Marcos 12:17) Os homens facilmente dão o que é devido a Cesar(os impostos), no entanto quando devem dar a Deus (o dízimo) inventam muitas desculpas. O dízimo é de Deus (Malaquias 3:8; Levítico 27:30;).

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:7. "A circuncisão, era o selo do pacto entre Deus e a descendência de Abrão, cujo nome, ao mesmo tempo, foi mudado para Abraão, significando assim que ele não era mais babilônico, mas agora, o pai da Nação eleita, e pai da fé."

Resposta: Abraão já era pai da fé antes mesmo da circuncisão (Romanos 4:11). Carece de base bíblica a idéia de que Abrão recebeu o nome de Abraão significando que não era mais babilônico, mesmo porque à partir do momento em que Deus o chamou já estava quebrando o vínculo com Babilônia, terra de idolatria (Josué 24:2-3; Gênesis 12:1-2). A mudança de nome deveu-se ao fato de que Abrão não seria mais um homem individual, mais coletivo, dando origem a uma numerosa nação terrena (Israel).

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:8. "[circuncisão] Também não teve origem no tempo da lei, mas é anterior a ela, e nem por isso a sua obrigatoriedade permanece na igreja."

Resposta: Como já foi dito acima na sua argumentação, a "circuncisão, era o selo do pacto entre Deus e a descendência de Abrão". Ou seja, apenas com o Israel físico. Por isso lemos em Gênesis 17:10-11: "Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência:todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós." O dízimo foi dado por Abrão dentro do sacerdócio de Melquisedeque, antes mesmo da circuncisão.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:9. "Segundo os claros ensinos das epístolas paulinas, em especial Gal.5:18 e Fil.3:9 o cristão não está debaixo da lei que foi dada ao povo de Israel. Se
o assunto em questão é duma maneira geral a contribuição entendo que uma
abordagem séria e honesta do assunto deveria começar pelo estudo das
passagens didácticas sobre a contribuição neotestamentária com por exemplo I
Cor.16:1/2, II Cor.8:1/3 (... deram voluntariamente), II Cor.9:7 (..nem por
constrangimento..), Fil.4:14/16."

Resposta: Vale lembrar que o nosso ensino não está baseado só nas epistolas paulinas, mas em toda a Bíblia, o próprio apóstolo Paulo declarou para Timóteo - "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça." (II Timóteo 3:16). Realmente o cristão não está debaixo da lei de Moisés, no entanto está debaixo da lei de Cristo, ou seja,não está sem lei para com Deus (I Coríntios 9:21; Romanos 8:4). Quanto a I Coríntios 16:1-2, II Coríntios 8:1-3 e II Coríntios 9:7 (por favor leia o contexto desses capítulos) trata-se de ofertas adicionais, dadas após a entrega do dízimo. Não assevera diretamente como a Igreja Cristã deve contribuir, porquanto envolve, especificamente, uma coleta especial, feita para ajudar os santos pobres de Jerusalém.(Atos 11:28-30)
O texto de Filipenses não estabelece que tipo de contribuição que Paulo tinha em mente, diz apenas que ele recebeu ajuda financeira da igreja em Filipos. É provável com inferência dentro de outros textos tanto no Antigo como no Novo que Paulo recebeu ajuda financeira resultado dos dízimos dos irmãos (Neemias 12:44; I Coríntios 9:13-14)

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:10. "Para se fundamentar uma doutrina, deve-se procurar uma passagem escrita com a intenção de doutrinar sobre o assunto."

Resposta: Temos o dízimo como sendo:
a. anterior a lei de Moisés, dentro do sacerdócio de Melquisedeque, e como um voto de Jacó com Deus (Gênesis 14:18-20, 28:20-22),
b. dentro da lei (Levítico 27:30-32),
c. e no Novo Concerto como fazendo parte do sacerdócio de Cristo que é semelhante ao de Melquisedeque (Hebreus 7:15).
Haja vista tanta informação sobre o assunto seria incoerente negar o óbvio.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:11. "Ora o desígnio ou objectivo de Mateus 23:23 não é de maneira nenhuma o ensino do dízimo, porque: 1. A ocasião não era própria, pois Cristo não
estava falando com os seus discípulos,..."

Resposta: Para sabermos se Jesus estava falando ou não com os seus discípulos devemos ler o contexto do capítulo. Lendo a introdução vemos: "Então falou Jesus à multidão e aos seus discípulos, dizendo..."(Mateus 23:1-2). Apesar de Jesus salientar a conduta dos fariseus e escribas em diversos momentos de sua palestra, isso refere-se também aos seus discípulos que não estavam isentos de terem os mesmos problemas. Para ilustrar, imagine que um professor tenha quarenta alunos, e ao dar aula corrija um aluno indisciplinado na frente dos demais. Isso quer dizer que aquela correção só serviu para um único aluno, ou visava atingir os trinta e nove também, servindo de exemplo? É claro que a última alternativa! Veja por exemplo a atitude farisaica de Pedro, a qual Paulo reprovou veemente (Gálatas 2:11-15). Paulo deixou claro que "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia." (I Coríntios 10:12) Infelizmente existem algumas pessoas que são tão religiosas, e se acham tão perfeitas, que não admitem que podem falhar.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:12. "As pessoas a quem Cristo se dirigia eram dizimistas escrupulosos não sendo pois necessário ensiná-los a dar o dízimo."

Resposta: Em nenhum momento dissemos na nossa argumentação anterior que as pessoas a quem Jesus se dirigia estavam sendo ensinadas a dar o dízimo, elas já eram dizimistas. O que Jesus fez foi colocar o dizimo, a misericórdia, a fé, e a justiça nos seus devidos lugares. Os fariseus davam o dízimo, no entanto, se esqueciam da misericórdia, da justiça e da fé. Cristo instruiu seus discípulos e a multidão, de que assim como os fariseus davam o dízimo, eles deveriam continuar dando, mas não deveriam se esquecer da misericórdia, da justiça e da fé.


ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:13. "Cristo não elogiou os dizimistas, mas até os chamou de hipócritas."

Resposta: Vale a pena observar de acordo com uma leitura atenta do texto em questão, que Jesus os chamou de hipócrita não pelo fato de serem dizimistas, mas porque se esqueciam da misericórdia, da justiça e da fé. Tanto é que Jesus completou dizendo que a misericórdia, a justiça e a fé devem ser exercidas, mas sem a omissão do dízimo.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:14. "Os fariseus estavam sob a Lei. Deveriam portanto dar o dízimo, guardar o sábado, praticar a circuncisão e todos os rituais do V. T (Tiago 2-10)."
Resposta: Como o próprio contexto do texto diz, o ensino não visava apenas ensinar os fariseus, mas também os discípulos e toda multidão(alias, não só os fariseus, mas todo o público de Jesus estava sob a dispensação da lei).
Agora jogarmos fora um ensino só porque os fariseus, e até mesmo os discípulos estavam sob a lei, isso é por demais absurdo. Jogaremos fora então o Sermão do monte, a oração dominical, os dois primeiros mandamentos, e outros ensinos só porque foram ouvidos por pessoas sob a lei? O Evangelho só é evangelho nas epístolas?! Se esse argumento fosse aceitável, então todos os ensinos de Jesus também não nos tocariam, porque foram todos eles dirigidos aos judeus. Lendo Mateus 23:23 aprendemos e muito. Perceba também que em nenhum momento nos Evangelhos Jesus ensinou sobre a "guarda do sábado" (olha que ele teve muitas oportunidades), a "circuncisão e outros rituais do A.T." Mas deu seu parecer favorável sobre o dízimo quando poderia ter omitido, era como se ele dissesse: Continuem sendo dizimistas, mas não se esqueçam da misericórdia, da justiça e da fé.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:15. "Forma certa de como contribuir pela graça, não por coação psicológica e doutrinária, utilizada por muitos líderes de igrejas, através
de versículos da lei judaica,... Malaquias 3:10, tornou-se no meio evangélico, uma mina de ouro para muita gente. Infelizmente, muitas igrejas têm se tornado bem parecidas com a Antiga Igreja Romana, que usava as indulgências como fonte de lucro, induzindo os fiéis a contribuírem por medo da maldição, a comprarem sua salvação do Inferno e do Purgatório."

Resposta: Por favor não é porque determinadas seitas e grupos religiosos deturpam certos ensinos bíblicos, que vamos joga-los fora. Não é porque as Testemunhas de Jeová deturpam a questão do nome de Deus, que vamos rejeitar o ensino bíblico sobre os nomes de Deus. Não é porque a Igreja de Cristo Internacional distorce o discipulado bíblico, que vamos deixar de discipular. Não é porque a Igreja de Cristo do Missouri (Dennis Allan e Gary Fisher) subtraem a doutrina do pecado, negando o pecado original, que vamos negar esse ensinamento bíblico. Não é porque a Igreja "Marca da Verdade" deturpa a imagem de Jeová dizendo que ele é um "falso deus" e que o Antigo Testamento não tem valia para o cristão, que vamos então parar de falar em Deus e no Seu mover no Antigo Testamento. Não é porque o Catolicismo Romano e a Congregação Cristã no Brasil paganizam o batismo nas águas, que vamos rejeitar o genuíno ensino sobre o batismo.Isso seria muita incoerência. Ainda que haja alguns indivíduos que levem o dízimo para um lado extremo para um ganho pessoal, não podemos dizer que todos fazem assim, rejeitando a doutrina. A Bíblia é tão maravilhosa, que em Mateus 23:23 o Senhor equilibra essa questão dizendo que não devemos extremar, mas devemos equilibrar o dízimo com a misericórdia, a fé e o juízo, não devemos omitir nenhum desses pontos.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:16. "O cristão não é obrigado a dar o dízimo, nem por medo do "devorador" Malaquias 3:11 ou de ser amaldiçoado, porque o dízimo é um mandamento da lei judaica, além disso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo e Ele já nos abençoou com todas as bênçãos nas regiões celestiais Romanos 8:1 e Efésios 1:3. Nem rouba a Deus o cristão que não dá o dízimo... não temos o dever de chamar de ladrão a quem Jesus libertou, se ele contribui com 0% ou 100% é uma atitude pessoal, ele é livre para decidir. Se um crente amaldiçoado pelo falta do seu dízimo, é ladrão, como pode estar liberto? Isto nos faz julgar o irmão e afirmar que o sacrifício de Cristo não foi suficiente na sua vida, como faz a Igreja Romana."

Resposta: Veja que há um desequilíbrio na tua argumentação sobre a obra de Deus na vida do crente. Romanos 8:1 e Efésios 1:3 referem-se ao aspecto objetivo e posicional em Cristo, neste sentido somos perfeitos e santos Nele , entretanto, existe o aspecto experencial e subjetivo, que é o trabalho de conformação e santificação do Espírito em nossas vidas. Isso quer dizer que neste sentido ainda não somos perfeitos, mas estamos no processo de santificação (Efésios 4:13; Filpenses 3:15; Colossenses 1:28, 4:12; II Timóteo 3:17; I Coríntios 1:2;Filipenses 13:12, etc.). Concorda então perfeitamente com as advertências e correções duras de Paulo e de outros apóstolos, tais como - "Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concuspiciência e a avareza, que é a idolatria..."(Colossenses 3:5)
"Aquele que furtava não furte mais; antes trabalhe,...toda amargura, ira, e coléra,e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós..."(Efésios 4:28.31)
"Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal,..."(I Coríntios 5:1)
"...havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura, carnais e não andais segundo os homens." (I Coríntios 3:3)
"Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo e fa-los-ei membros de uma meretriz?Não por certo.Ou não sabeis que o que se ajunta com uma meretriz faz-se um corpo com ela?...Fuji da prostituição." (I Coríntios 6:15,16 e 18)
"Irmãos não faleis mal uns dos outros..." ( Tiago 4:11)
"Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios." (I Pedro 4:15)
"Não sejam cobiçosos de vanglorias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." (Gálatas 5:26)
"Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis, e que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos,...e eu chore por muitos daqueles que não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade que cometeram."(II Coríntios 12:20-21)
Os exemplos acima são suficientes para mostrar que os apóstolos não mediam palavras quando precisavam chamar a atenção dos cristãos do primeiro século. Isso não quer dizer que aqueles crentes não eram salvos, mas que precisavam ser exortados para deixarem de viver na carne(I Coríntios 5:5).Afinal quem rouba é o que? Quem tem inveja é o que? Quem mente é o que? Quem adultera é o que?
Só mais uma coisa sobre esse ponto que estamos discutindo, Paulo não hesitou de mesmo no Novo Testamento amaldiçoar - "Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema (MALDITO), maranata! I Coríntios 16:22

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:17."não há também nenhum texto sequer dos pais da igreja que trate do assunto.Somente no século VI, com o desmoronamento do sistema de cobrança de impostos do Império Romano do Ocidente, a igreja romana transformou as ofertas voluntárias em dízimos ( Enciclopédia Britânica)."

Resposta: Novamente a informação da Enciclopédia Britânica é falsa, e portanto tendenciosa. Nos primeiros cinco séculos os pais da igreja escreveram sobre o dízimo. Observe abaixo:
"Mas cada profeta verdadeiro que está pronto a permanecer entre vós é digno do seu sustento; assim também o verdadeiro ensinador...Todas as primícias,portanto, dos produtos do lagar de vinho, da eira,etc.,tomareis e os dareis aos profetas, porque são eles os vossos sumos sacerdotes. Se porém não tiverdes um profeta, daí-os aos pobres." ("A doutrina dos doze apóstolos", com data de 120 d.C.)
"Os dízimos das colheitas e dos rebanhos ensinavam a piedade para com a divindade. Porque era por meio destes e das primícias das colheitas que os sacerdotes eram mantidos. E nós agora, portanto, compreendemos que somos instruídos pela lei em piedade, e em liberalidade, e em justiça, e em humanidade."(Clemente de Alexandria)
"Os preceitos da vida perfeita são os mesmos em ambos os Testamentos...O Senhor não abrogou os preceitos naturais da lei,-os quais eram também observados, antes de ser dada a lei, por aqueles que são justificados pela fé,-mas ele os amplio." (Irineu, 120-202 d.C.)
"Das primícias da colheita e dos dízimos o bispo deve ser participante e distribuí-los a outros. Deve usar, como um homem de Deus, estes dízimos e primícias que são dadas segundo o mandamento de Deus; e que distribua também de uma maneira correta ofertas voluntárias que são dadas a favor dos pobres"("Constituição Apostólica", 300 d.C.)
"Deus reservou a décima parte para si e, portanto, não é legal quando um homem retém aquilo que Deus reservou para si. A ti ele deu nove partes, e para si mesmo reservou a décima parte, e se tu não deres a Deus a décima parte, ele tirará de ti as nove partes. Um bom cristão paga os dízimos." (Ambrósio de Milão, 340-397 d.C.)
"As leis divinas também, cuidando dos ministros da igreja para que a porção que lhes pertence, ordenam que todo o povo pague os dízimos, para que o clero não seja impedido, por qualquer espécie de emprego, no serviços dos seus deveres espirituais." ("Concílio de Macon, 585 d.C.)

O modo desses pais da Igreja se expressarem é similar ao que Paulo deixou escrito em I Coríntios 9:13-14 - "Não sabeis vós que os que administram as coisas sagradas[os sacerdotes] comem do sagrado[dos dízimos]? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho." Atente para as palavras "assim" e "ordenou".
"Assim" - estabelece a maneira idêntica do sustento do ministério em ambas as dispensações. Se pois , os levitas e sacerdotes viviam dos dízimos, os pastores na nova dispensação também.(Neemias 12:44; II Timóteo 2:6-7; I Timóteo 5:17-18; II Coríntios 11:8)
"Ordenou"- aprova a autoridade e a sanção divina desta maneira de contribuir e sustentar o ministério na dispensação da graça.

ARGUMENTO ANTIDIZIMISTA:19. "Assim pois, diante de tudo isso a duvida permanece, "usar um preceito da lei, na graça, como o dizimo é falta de conhecimento bíblico ou má fé?"

Resposta: Para finalizar, respondemos novamente - "Nem uma coisa, e nem outra!" Contra fatos, não há argumentos.

APÊNDICE A:
Heresias retiradas dos livros:
"Façamos o Homem - Está Consumado - Está Cumprido"
"Origem e Fim do Dízimo - O Sistema do Anticristo já opera"
do "teólogo" Rômulo de Almeida.
Julgue o leitor se merece crédito os escritos do referido autor.

1.Qual o propósito dos "estudos" publicados por Rômulo de Almeida?
"É por este motivo que o escritor convida você, eleito de Deus em Cristo Jesus (Ef 1.4), e aos demais filhos de Deus que estão dispersos (Jo 11.52). A entender melhor, tudo sobre a Origem,a Finalidade e o Fim doDízimo e do Sistema Anticristo."


2.Quem é o "homem do pecado" para Rômulo de Almeida?
"Porque o ARREBATAMENTO não irá acontecer sem que primeiro venha a APOSTASIA e seja revelado o HOMEM DO PECADO, O FILHO DA PERDIÇÃO (II Ts 2.2,3).
Observe o artigo definido singular, "O" Homem do pecado, isto implica que, só existe um único homem responsável pelo pecado neste mundo, faltando apenas ser revelado a toda Igreja. Ora, se é para ser revelado, ele sempre existiu, apenas ninguém sabia quem era. A pergunta de um milhão é: Quem é este homem? Vejamos quem ele é: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo..." (Rm 5.12). "Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores..." (Rm 5.19). "Porque, assim como por um só homem veio à morte..." (I Co 15.21). "Pois como em Adão todos morrem..." (I Co 15.22). Logo, este homem do pecado é o velho Adão como o último texto nos revela e confirma. E este velho Adão todos nós andamos com ele desde que nascemos,"
3.Por quem Cristo morreu, de acordo com Rômulo de Almeida?
"Ora, se o Pai elegeu certas pessoas desde antes a fundação do mundo, como também isto é confirmado em Efésios 1.4 - E as deu ao filho como nos confirma João 6.37, 39 - Foi justamente em prol dessas pessoas eleitas é que Cristo intercedeu e se deu em resgate."

4.Quem é o pai dos corpos dos humanos(crentes e incrédulos) de acordo com Rômulo de Almeida?
"A ORIGEM DO HOMEM DO PECADO foi lá no Éden, quando o diabo, isto é, o ladrão que veio somente para roubar, matar e destruir (Jo 10.10), roubou o corpo, tornando-se o pai do corpo dos FILHOS DA PERDIÇÃO e dos FILHOS DA SALVAÇÃO, enquanto este dormia, nascendo assim, O JOIO e O TRIGO juntos (Mt 13.25, 26). Devido a isto os filhos da salvação ficaram sendo carnais e vendidos à escravidão do pecado (Rm 7.14)."
5.Quem é o "deus deste mundo" e o "livre arbítrio" de acordo com Rômulo de Almeida?

"quando Adão pôr-se no lugar de Deus, e não quando Deus o colocou no seu lugar. Tomando assim decisões no uso do LIVRE ARBÍTRIO como se fosse Deus. O qual gerou o PECADO. Este (LIVRE ARBÍTRIO) através de Adão, tornou-se o deus deste mundo.
Satanás (LIVRE ARBÍTRIO) teve assim, o direito de está aqui e ser o deus deste mundo até que o contrato do velho Adão expirasse. "
6.Quem é a descendência do diabo de acordo com Rômulo de Almeida?
"Se você prestar atenção, às duas sementes, há de notar um conflito interminável entre a DESCENDÊNCIA DO DIABO (o corpo do homem do pecado, o velho Adão) e a DESCENDÊNCIA DA MULHER (Eva, Igreja, o novo homem em Cristo)."
7.Quem Jesus deixou órfão no Calvário de acordo com Rômulo Almeida?

"Porque com a morte no Calvário, Jesus deixou órfãos (do velho Adão, da carne, do inimigo, etc) todos os corpos, visto que a cabeça que nos comandava, isto é da serpente, foi esmagada."

8.Deus fez o homem à sua imagem no Éden ou não, de acordo com Rômulo de Almeida?
""Façamos" ou NAaSSEH = ((Gn 1.26), e você deve entender que este "FAÇAMOS o homem à nossa IMAGEM" não teve seu cumprimento ali, quando ele criou o primeiro Adão. "
9.Deus teve parte na queda de Adão e Eva, de acordo com Rômulo de Almeida?
"Deus queria que você fosse igual a Ele na pessoa de Cristo, mas para você ser igual a Ele, teria de conhecer o bem e o mal. No jardim do Éden, Deus plantou a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus conhecia o mal, não se identificou com o mal. Mas conhecia. Em Hebreus 1.9 diz: Amou a justiça e odiou a iniqüidade. Necessito que você entenda, que quem te colocou neste corpo de pecado, e de humilhação foi Deus, o Criador.
"A pergunta é: QUEM FOI QUE FEZ O PRIMEIRO ADÃO PECAR OU DESOBEDECER, PARA RECEBER TAL PUNIÇÃO DA PENA DE MORTE? O Sistema religioso diz que foi o diabo. Mas o apóstolo Paulo por revelação diz que: "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos através de Cristo" (Rm 11.32). "Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem" (Gl 3.22)."
"A própria palavra responde, dizendo que o próprio Deus ENCERROU a todos debaixo do pecado através do primeiro Adão afim de usar de misericórdia para com todos através de Cristo"

10.A queda humana foi positiva ou negativa para a humanidade de acordo com Rômulo de Almeida?
"Você sabia que o conhecimento do pecado foi o maior acontecimento da humanidade?"

11.Quais as características do sistema religioso que é fartamente condenado nas publicações de Rômulo de Almeida?
"Mas o SISTEMA RELIGIOSO, diz que Deus deu LIVRE ARBÍTRIO a Adão.
Quando na verdade, este SISTEMA não está preocupado com a sua salvação, e sim, com medo de perder a sua participação ativa da sua contribuição (DÍZIMOS)."

12.Quem era a serpente no Jardim do Éden, de acordo com Rômulo de Almeida?
"Depois Paulo fala como o pecado entrou no mundo, que não foi pela mulher, nem pela serpente (a carne da mulher).
13.Quem estava sendo cravado na cruz, de acordo com Rômulo de Almeida?
"ao olharem a de bronze (olhar para Cristo atualmente), saravam porque ali na cruz Jesus destruiu todo o veneno, todo o mal, todo o pecado. Ali na cruz estava cravando o diabo, o homem do pecado destruindo para sempre."
"Deus não destruiu o conhecimento do mal, destruiu o mal que já estava manifestado na carne de Adão desde o Éden o chamado a cabeça da serpente e cravou este velho Adão, o homem do pecado através do seu próprio corpo na cruz do Calvário."


14.Quem é o anticristo de acordo com Rômulo de Almeida?

"Porque o ANTICRISTO será o SISTEMA, e não um homem? É porque a cabeça deste corpo, do homem do pecado, foi esmagada na cruz do Calvário pelo Senhor Jesus. Quem se levantará, é este corpo (SISTEMA) do homem do pecado. É justamente o que o SISTEMA tem feito atualmente, fazendo propaganda de um diabo que já foi destruído, e com esta propaganda, o que era e deixou de ser, por estar sem a cabeça se levantará através do SISTEMA"
15.Qual a concepção de Deus de Rômulo de Almeida?
"Deus estava para se manifestar de várias maneiras, antes de executar o plano da redenção, e na sua onisciência sabia que uma das obras da carne é a idolatria (Gl 5.20) e para que o povo de Israel não o adorasse em suas manifestações como vários deuses, revelou-se como YAHWEH (O Eterno). Porque daí por diante, as manifestações revelariam apenas seus atributos, e Israel saberia tratar-se de um único Deus, por isso Deus, constantemente, os advertia dizendo"
"Porque em Gn 1.26 diz: "Façamos", e em Gn 3.22 diz: "Desçamos" e "confundamos", estão no plural, aqui as religiões tomam isto, como base para estabelecer que havia mais de um criando, quando o próprio Deus afirma dizendo: "Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (QUEM ESTAVA COMIGO?)" (Is 44.24). O QUE SIGNIFICA ENTÃO ESTA PLURALIDADE? Implica que Deus, o Verbo ia desenvolver o seu "decreto", seu plano que havia criado desde antes da fundação do mundo. Deus ia manifestar o plano da redenção na plenitude dos tempos como está escrito em Gálatas 4.4 com relação ao homem de uma maneira ou seja, de 3 manifestações. Não que iria aparecer três deuses, mas se revelar ao homem de três maneiras distintas: Como Pai na criação, como filho na redenção e comoEspírito Santo depois de Pentecostes. Jesus nos dias da sua carne confirma este fato dizendo: "Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada" (Jo 14.23). ORA, SE NÃO FOSSEM EM MANIFESTAÇÕES COMO PODERIA O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO MORAR EM VOCÊ AO MESMO TEMPO?"

16.O diabo existe como uma personalidade ou não, de acordo com Rômulo de Almeida?
"Se você continuar crendo que o diabo ainda existe, é porque você não recebeu a iluminação do "está consumado" e do "está cumprido"."
17. Que coisas Jesus extinguiu na cruz, de acordo com Rômulo de Almeida?
"E este PECADO (inimizade), Jesus destruiu na cruz; quando disse: "ESTÁ CONSUMADO", terminei com o mal, com o pecado, isto é, com o diabo, com o inimigo, com o LIVRE ARBÍTRIO, com a inimizade contra Deus, (Jo 19.30; Hb 2.14; 9.26)."
18.O que é o pecado na concepção de Rômulo de Almeida?
"O PECADO e o DIABO são termos SINÔNIMOS. Quando é feita a pergunta ao SISTEMA RELIGIOSO: DEUS CRIOU O DIABO? O SISTEMA responde: Não. Ora, só existe aquilo que Deus criou, como está escrito: ... "Sem Ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1.3). Logo, o próprio SISTEMA se contradiz nesta questão. Isto prova que o DIABO nunca foi uma criatura (pessoa), e sim, uma função que personificou-se quando a primeira criatura pôs em prática o seu falso LIVRE ARBÍTRIO, e o mesmo estava antagônico à vontade do Criador, dando origem ao pecado devido à LEI, compare Romanos 7.1-18."
APÊNDICE B
Outras seitas que apregoam contra a doutrina do dízimo são: Testemunhas de Jeová, Congregação Cristã no Brasil e Igreja de Cristo no Missouri (Dennis Allan e Gary Fisher).

SEITAS HERÉTICAS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS




Um dos métodos, que Satanás utiliza para desviar as pessoas, é seduzir as almas instáveis por meio de falsas religiões e seitas.
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vos vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mateus 7:15
"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjos de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras." II Coríntios 11:14-15

Essa estratégia maligna tem sido bem sucedida pelos seguintes motivos:
  • Falta de conhecimento bíblico do crente;
  • aparência cristã de algumas seitas;
  • convicção com que os adeptos de seitas defendem suas doutrinas;
  • falta de união entre muitos cristãos e unidade dos adeptos das seitas em seus respectivos movimentos;
  • e falta de maturidade cristã, que é alcançada em um relacionamento vivo e diário com Jesus Cristo.

1.Falta de conhecimento bíblico do crente
Muitas seitas se aproveitam do fato de alguns crentes não conhecerem a Bíblia, e injetam neles o veneno das falsas doutrinas. O problema é que esse veneno é camuflado, ou seja, as seitas apresentam doutrinas aparentemente com apoio bíblico, mas que quando analisadas a fundo são heréticas. Por exemplo: As Testemunhas de Jeová usam passagens bíblicas fora de seu contexto para apoiarem suas doutrinas, quando discutem com um crente uma de suas ênfases é a "questão do nome de Deus". Citam Sal. 83:18; Isa. 26:4; 42:8, Êxo. 6:3 tentando provar que o único nome de Deus é Jeová, no entanto, apesar de usarem textos bíblicos, esquecem que Jeová não é o único nome de Deus(Isaías 9:6). Ainda outras seitas sabendo que o estudo da Bíblia leva o crente ao discernimento espiritual(Salmo 119:104;Hebreus 5:13-14), ataca justamente essa atitude.Deve se desconfiar de qualquer grupo ou instituição religiosa que proíba o estudo da Bíblia pelos seus membros. Pois, isso mostra que se o estudo é proibido, existe fragilidade doutrinária no seu corpo doutrinário, e que suas doutrinas de inspiração humana e muitas vezes diabólicas não podem ser avaliadas, julgadas ou criticadas por um juízo maior - a Palavra de Deus.Outras também procuram desacreditar os seminários e institutos teológicos evangélicos sabendo que essas instituições procuram preparar melhor o crente para exercer o ministério.O crente para não ser enganado por essa e outras seitas precisa deixar de ter um conhecimento superficial da Bíblia e se aprofundar, sendo capaz de dizer biblicamente no que crê e porque crê. Walter Martim, um perito no estudo das seitas, cita em seu livro "O Império das Seitas", o exemplo do treinamento que o Banco dos Estados Unidos utiliza. Esse treinamento consiste em levar os funcionários durante quinze dias a manusear apenas notas verdadeiras, dessa forma estarão familiarizados com as mesmas e identificarão facilmente o dinheiro falso, por mais perfeita que seja a falsificação. Assim o crente com relação a Bíblia, ele deve estar de tal maneira familiarizado com suas verdades, que o falso com aparência de verdade seja detectado e refutado.

2.Aparência cristã de algumas seitas
Quem participa em um culto na Igreja de Cristo Internacional pensa estar em uma reunião genuinamente evangélica,todavia essa seita perverte o evangelho de Cristo com suas doutrinas antibíblicas. O crente precisa entender que uma das especialidades do diabo é se transfigurar em "anjo de luz" e seus ministros em "ministros de justiça". Até mesmo um ditado secular diz que "as aparências enganam". Os servos do Senhor são identificados em diversas passagens da Bíblia como ovelhas(ex:João 10:26-27), no entanto Jesus nos adverte de que os falsos profetas viriam até nós disfarçados de ovelhas(Mateus 7:15). Paulo advertiu-nos também daqueles que tinham "aparência de piedade", dizendo que nos afastássemos deles(II Timóteo 3:5).Muitas dessas seitas se assemelham aos evangélicos porque seus líderes saíram de igrejas evangélicas, e levaram para seus seguidores muitas das características e terminologias evangélicas. Vamos dar alguns exemplos:

"Saíram de nós, mas não eram de nós; porque se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." I João 2:19

Joseph Smith
Fundador da IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS(MÓRMONS) ERA MEMBRO DA IGREJA METODISTA
 



Charles Taze Russell
Fundador das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ EX-PRESBITERIANO, CONGREGACIONAL E ADVENTISTA
 



David Brent Berg
Fundador de "A FAMÍLIA"(FAMÍLIA DO AMOR OU MENINOS DE DEUS)
PERTENCIA A ALIANÇA CRISTÃ E MISSIONÁRIA

 



Mary Baker Eddy
Fundadora da CIÊNCIA CRISTÃ PERTENCIA A IGREJA CONGREGACIONAL

 

Louis Francescon
Fundador da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL EX-PRESBITERIANO, E PENTECOSTAL.

 


Hebert W.Armstrong
FUNDADOR DA IGREJA DE DEUS MUNDIAL ERA QUAKER(UM GRUPO EVANGÉLICO NORTE AMERICANO)

 



Sun Myung Moon
FUNDADOR DA IGREJA DA UNIFICAÇÃO
EX-PRESBITERIANO, E PENTECOSTAL

 




Kip Mackean
Igreja de Cristo Internacional PERTENCIA A UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA CHAMADA IGREJA DE CRISTO
Precisamos diante desse fato aprender com Jesus a não considerar a aparência do homem (Marcos 12:14; I Samuel 16:7), para que não sejamos enganados.
 



3.Convicção com que os adeptos de seitas defendem suas doutrinas
Existe um ditado que diz que "uma mentira que é dita com convicção passa a ser aceita como verdade", e é isso que essas seitas fazem. Seus líderes ensinam que suas doutrinas são dogmas infalíveis ditados pelo Espírito Santo, e que não podem ser questionados em nenhum momento.
O que defendem pensando ter origem divina, na verdade teve origem humana e até mesmo diabólica. O que os adeptos de seitas fazem em prol da mentira,muitas vezes o crente não está disposto à fazer em prol da verdade. O crente que não conhece a Bíblia, é facilmente atraído por esse tipo de postura das seitas. Diante desse fato ele tem de crescer em seu conhecimento bíblico a ponto de poder declarar como Paulo: "eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia"(II Timóteo 1:12) É preciso doutrinar e discipular cada servo do Senhor nas verdades bíblicas para fazerem frente aos ataques das heresias que os adeptos de seitas divulgam abertamente, infelizmente eles estão convictos de um engano, e se enquadram no "ai" de Isaías 5:20:
"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal. Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce,e do doce, amargo!"

4.Falta de união entre muitos cristãos e unidade dos adeptos das seitas em seus respectivos movimentos
As seitas são muito perigosas porque são uma imitação da igreja,existem pontos que muitas vezes são negligenciados pelos cristãos e que recebem grande ênfase entre as seitas. Por exemplo: A "Ciência Cristã" enfatiza muito a cura, as "Testemunhas de Jeová" e "A Voz da Pedra Angular" as profecias, os "Mórmons" a família, a "Igreja de Cristo Internacional" o discipulado, e assim por diante. Mas existe um ponto em que todas elas se unem para atacar os cristãos, que é a questão da unidade. Lançam em rosto a infinidade de denominações tradicionais e pentecostais, a falta de amor dentro de algumas denominações e as divergências em alguns pontos que separam os cristãos. Reconhecemos essas acusações, no entanto as seitas deixam de ver ou não querem ver o seguinte:1.um dos ensinos bíblicos que os cristãos procuram preservar apesar de tantas dificuldades que enfrentam é a unidade, dizer que não nos preocupamos com isso é pura insensatez; 2. entretanto essa unidade não é denominacional, mas espiritual, conforme Jesus e Paulo declararam(João 17:21-23; Efésios 4:3-6); 3. além disso o fato das seitas serem unidas em seus respectivos movimentos não é prova de que contam com a aprovação de Deus, mesmo porque "os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz"(Lucas 16:8); 4.a dita unidade das seitas não é do Espírito, pois, gira em torno de falsos ensinos e doutrinas antibíblicas, e muitas vezes essa unidade é buscada como meio de se justificarem diante de Deus, enquanto que nossa justiça é unicamente Cristo; 5.as questões de diferença doutrinaria entre as denominações evangélicas giram em torno de questões secundárias(liturgia, usos e costumes, formas de administração),e não de doutrinas essenciais(Bíblia,Jesus, Salvação, pecado;etc).

5.Falta de maturidade cristã, que é alcançada em um relacionamento vivo e diário com Jesus Cristo.
Muitas vezes um crente(líder ou não) que viveu durante muitos anos em um grupo evangélico derrepente se envolve e acaba fazendo parte de uma seita. O que aconteceu? Porque alguém que parecia tão firme se uniu a uma seita? E assim muitos ficam admirados e tristes por isso ter acontecido. A verdade é que os cristãos precisam crescer, e crescer em maturidade. Os bebês cristãos são alvos fáceis das seitas. E quando dizemos "crescer em maturidade" não estamos falando em crescimento de tempo de vida cristã. Existem pessoas que durante anos pertence a um grupo evangélico, mas ainda não cresceu, não amadureceu espiritualmente( Veja: Hebreus 5:12-14). Pedro nos exorta a crescermos no Senhor, aprofundando o nosso relacionamento com Jesus (I Pedro 2:2-4). Um relacionamento para se aprofundar precisa de comunicação e vivência(companheirismo). A comunicação do crente é em dois níveis - Deus fala comigo através da Bíblia, e eu falo com Ele através da oração( I Pedro 1:22-25;Tiago 118,21-25, 5:16-18; João 15:7, 8:31;etc.). A vivência é colocar em prática aquilo que nós assimilamos nessa comunicação.Tudo isso deve fazer parte de nossa vida diária, não só aos domingos nas reuniões cristãs. Jesus Cristo nos salvou e nos deu a vida eterna, e quer a cada dia fazer de nós homens e mulheres que o glorifiquem!

6.Conclusão
Conhecer melhor a Bíblia, não julgar pela aparência, saber defender as doutrinas cristãs, preservar a unidade e amadurecer espiritualmente, são necessários para que possamos confrontar as seitas, e não sermos enganados pela estratégia do maligno.

SINAIL DO FINAL DOS TEMPOS - Japão eleva ao máximo nível do desastre nuclear em Fukushima Nível passou de 5 a 7, informou a Agência de Segurança Nuclear do Japão. Com isso, acidente em Fukushima se iguala ao de Chernobyl, em 1986.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão elevou, nesta terça-feira (12), o nível do desastre nuclear na central atômica de Fukushima Daiichi de 5 ao máximo 7, e confirmou que a usina lançou uma quantidade enorme de substâncias radioativas na atmosfera durante um período após os desastres naturais que atingiram o país em 11 de março, deixando mais de 13 mil mortos.
Com a nova avaliação dos japoneses, o acidente em Fukushima se igualaria ao de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.
De acordo com a agência, o índice reflete a gravidade inicial do acidente e não o momento atual. Segundo o governo japonês, caíram drasticamente os níveis de radiação no complexo. O Japão admite ainda que se esforça para recuperar o controle total do complexo.


G1

Fim dos Tempos: Pastor Jim Dixon Fala Sobre Amar Judeus e Muçulmanos

jim-dixonNa conversa que teve com o The Christian Post sobre o fim dos tempos, o Pastor Jim Dixon, um acadêmico respeitado, falou sobre os sinais do fim dos tempos e sobre os Cristãos amarem Muçulmanos e Judeus.
(Photo: Cherry Hills Community Church)
Jim Dixon é pastor principal da Igreja Cherry Hills Community em Highlands Ranch, Colorado.
“Eu acho que o nosso chamado de Cristo é aprender a amar todas as pessoas, incluindo árabes e Judeus e tentar ser amigos deles e mostrar amor por eles... Temos que amar Muçulmanos, árabes e Judeus...”

A conversa surge em meio ao debate sobre o fim dos tempos que tomam conta atualmente fazendo ligação aos recentes desastres ocorridos, como o terremoto e o tsunami no Japão, por exemplo e entre outros. Sobre assunto, membros da Igreja Cherry Hills Community, da região de Denver, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2011, quiseram saber o que a Bíblia tinha a dizer sobre o fim do mundo. O Pastor Principal Jim Dixon falou sobre tópicos que ele nunca havia pregado antes.
Propondo estudar a Bíblia e os escritos acadêmicos sobre o tema ele compartilhou o que ele aprendeu em um sermão de oito partes chamado “As últimas Coisas (The Last Things).”
Em um capítulo do seu livro o pastor fala sobre o Armageddon entre o Israel e o Islã em que “o conflito entre árabes e judeus acabará por levar o mundo ao abismo.” Tendo dito isto, ele apontou que crê em levar Jesus aos árabes e Judeus.
“Eu sinto que o chamado de Cristo sobre nós é aprender a amar todas as pessoas, incluindo árabes e Judeus.”
Na conversa, Dixon afirmou que ele vê que “parece que existem alguns Cristãos que têm muito ódio em seu coração para com outras pessoas.” Mas ressaltou que “Deus ama a todos.”
“Certamente, Deus ama os Judeus a Deus ama os Muçulmanos, Deus ama os árabes ... Devemos amá-los em causa de Cristo e cremos que Jesus é a esperança do mundo e ele é para todos. E assim, para alcançar os Muçulmanos ou Judeus para Cristo temos que amá-los e integrá-los.
Falando sobre o fato de que as pessoas têm medo do fim dos tempos o que elas tem que fazer é entregar sua vida a Cristo, pois “Cristo é o nosso salvador e ele é nosso senhor e nós superamos medo encontrando a paz que somente ele pode trazer e que é a paz da salvação.”
Ele enfatizou que é provável que “estejamos no fim dos tempos,” e que é importante para cada geração estudar escatologia, estudar os eventos que foram profetizados.
“Mas é claro que não sabemos o dia ou a hora,” disse ele esclarecendo que ele não está tentando estabelecer dia ou hora, mas indicando que há muitos sinais que “nós estamos no tempo de seu retorno.”
Como sinais do fim dos tempos Dixon apontou a apostasia como número um. Em 2 Tessalonescences 2 ele indicou que fala acerca da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, em que esse dia não virá até a primeira apostasia.
“Eu penso que nós estamos vendo apostasia em nosso tempos de uma maneira sem precedentes. Estamos vendo mais líderes de Igreja deixando ortodoxia.”
Dixon apontou para 1 Timóteo 4 e 2 Timóteo 4 que nos últimos dias “as pessoas irão se desviarão da fé e darão ouvidos ao espírito enganador doutrinas de demônios.”
“Creio que este é um sinal chave. Eu acho que vemos as principais denominações deixando a fé cristã histórica. Vemos Cristãos questionando a divindade de Cristo e o significado da crucificação e negando expiação substitutiva. Vemos Cristãos questionando a realidade do inferno e o julgamento eterno. Eu penso que estamos vendo um monte de apostasia.”
Além da apostasia, Dixon apontou para as calamidades, “algumas das consequências de nossa ação aqui na terra.”
“Nós poluímos a terra, a água, e o ar. Mas também em torno do Anel de Fogo, o qual é em forma de ferradura que rodeia a Costa Pacífico, estamos vendo incríveis terremotos.”
Apesar de ter sempre havido antes terremotos, Dixon afirmou que estes tem sido particularmente violentos.
“Um terremoto de 9,0 é sismologicamente apocalíptico. O maior já registrado foi no Chile em 1960 e foi 9,5. A calamidade pode ser indicador do retorno de Cristo.”
Dixon apontou também a peste e a fome no planeta, e a erosão moral dos valores judaico-cristãos, e o retorno dos judeus à sua terra natal são sinais do fim dos tempos.
Sobre o arrebatamento, ele disse que a controvérsia é sobre quando vai acontecer, se antes da tribulação ou no meio ou mesmo depois da tribulação.
“Eu poderia te dar apoio bíblico para arrebatamento pré-tribulacionista, mas eu também posso dar-lhe apoio bíblico para arrebatamento pós-tribulacionista.”
Assim, Dixon acredita que há espaço para debate e diálogo sobre um assunto como este.
“Podemos entender por que os Cristãos não estão necessariamente em acordo sobre o assunto, porque eu não acho que a Bíblia é clara sobre se o arrebatamento é pré ou pós-tribulacionista.”


CRISTIAN POST

COMO PODE , O BRASIL É AUTO SUFICIENTE NA PRODUÇÃO DE GASOLINA E REPASSA PARA OS BRASILEIROS COMO SE IMPORTASSE, UM ROUBO AOS OLHOS NU .

Deveríamos mobilizar o povo do Brasil e lutarmos contra esse roubo promovido pelos nossos governantes .
Porque pagar tão cara por um produto que é do Brasil.

POVO BRASILEIRO , VAMOS NOS UNIR E BARRAR ESSA ROUBALHEIRA QUE SÓ SERVE PARA ENRIQUECER ESSES POLÍTICOS LADRÕES.

Silvio Santos Rejeita Igrejas No SBT


Silvio Santos 
Rejeita Igrejas No SBT No auge da crise financeira enfrentada pelo seu grupo, Silvio Santos recebeu propostas de ao menos três Igrejas evangélicas --“Internacional da Graça”, “Mundial” e “Universal”--, que queriam negociar a compra de horário na madrugada do SBT. O empresário rechaçou a todas.

O curioso é que, naquele momento de enorme turbulência, não foram apenas instituições religiosas as interessadas em adquirir fatias da programação da emissora.

Sabe-se que alguns apresentadores da chamada produção independente, com sobrenomes bem conhecidos e com passagens por Record e Rede TV!, também fizeram ofertas bem interessantes. Além deles, uma multinacional de alimentos.

O futuro a Deus pertence, tudo pode acontecer, mas, a ordem que vale para hoje nos setores competentes da Anhanguera, é ignorar e nem ouvir esse tipo de conversa.

O SBT, como se sabe, ainda é a única emissora que não tem nenhum tipo de programa religioso na sua grade.



Informações Coluna Flávio Ricco

Novos Textos são Encontrados na Casa de Wellington Menezes Confira Todos os Manuscritos Originais do Atirador

Em uma das anotações, Wellington cita torres gêmeas e condições climáticas na Malásia



Em um dos papéis, ele manifesta a vontade de sair do Rio ou ir ao Egito



Em outro trecho, ele diz que seus pais não seguem a religião com devoção



Wellington diz que a maneira como as pessoas lidam com a vaidade o irrita



Sua relação com a religião é um dos assuntos mais tratados nos manuscritos



Em outro texto, ele diz que seu computador foi usado por um terceiro para ver pornografia



Em outro texto, ele diz que colegas fazem brincadeiras que ele não gosta



Em outra parte, ele escreve um pouco sobre a relação com a mãe



Wellington diz que sua família "não coloca fé" nele



Wellington também diz que dedica seu tempo livre a Deus, e não a "prazeres passageiros"



Em outro manuscrito, o atirador diz que "medita" sobre o 11 de setembro



Outro texto aborda o significado da palavra inferno



A polícia apreendeu na casa do atirador textos com "interpretações" da Bíblia



Em outro texto digitado, há contagens de quantas vezes determinada palavra aparece na Bíblia



Em textos impressos, trechos da Bíblia são usados em assuntos ligados à morte





Redação Ogalileo

Pastor se Suicida Dentro de Igreja e Levanta Suspeitas Sobre Legitimidade de Denominações Número de igrejas evangélicas é desconhecido em AL


A morte do pastor Cosmo Rocha dos Santos, de 33 anos, encontrado morto dentro da Igreja evangélica Pentecostal Coluna de Fogo, localizada na periferia de Maceió, levanta, além da questão da tragédia pessoal – uma vez que o pastor já havia tentado o suicídio em outras três ocasiões – a formação dos pastores das igrejas evangélicas que atuam na capital alagoana.

O surgimento de novas denominações evangélicas clandestinas cresce a olhos vistos. Em cada esquina há uma placa diferente, com líderes que muitas vezes se auto-intitulam pastores, sem nenhum critério ou preparação prévia para assumir uma congregação e cuidar de seus membros.

Para uma entidade religiosa funcionar dentro dos padrões legais, no entanto, é necessária a criação de uma legislação interna, estatuto e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso, o líder deve ter formação em Teologia, ser filiado a uma convenção de sua classe e ser aceito pela maioria dos fiéis através de assembleia pública feita durante uma das reuniões.

As exigências, entretanto, são regiamente ignoradas pela maioria das igrejas abertas em todo o Estado. Não existe, segundo informações levantadas pela reportagem do Alagoas24horas, nenhuma entidade responsável pela fiscalização do funcionamento desses templos ou da atuação dos seus pastores.

A Ordem dos Pastores de Alagoas (OPEAL) presta assistência emocional e espiritual aos pastores formados e também fiscaliza os pastores que já trabalham nas igrejas. “Buscamos informações sobre o líder, onde foi ordenado, seu credenciamento e quem o consagrou”, destacou Jorge Sutareli, diretor da ordem.
Questionado sobre a quantidade de santuários em Maceió, o superintendente do Controle e Convívio Urbano, Galvaci de Assis informou que atualmente a SMCCU não possui um número exato de templos clandestinos e por isso o controle torna-se mais difícil. “Temos 30 fiscais que fiscalizam não só igrejas, mas tudo que diz respeito ao convívio urbano e, como o número cresce a cada dia, não há como precisar uma quantidade exata de congregações”, salientou Galvaci. “Não há como inibir o surgimento de novas igrejas, mas estamos fiscalizando todas que encontramos, solicitando inclusive o alvará de funcionamento”, frisou ainda o secretário.

A grande preocupação é o despreparo destes líderes “piratas”, que muitas vezes recorrem à função por motivos diversos e sequer possuem estrutura emocional para arcar com toda a responsabilidade que o cargo requer. Uma fiscalização ostensiva se faz necessária para verificar as condições legais, físicas dos locais de reunião e dos líderes de cada uma delas, dando assim a segurança necessária à sociedade.



Informações Alagoas24horas

ESCANDALO - Pastora Misturava em Culto - Louvor a Deus, Sexo Explícito com Crianças e Drogas “Quando abrimos a igreja ficamos chocados com a cena: todos estavam deitados no chão, alguns sem roupa, enquanto a pastora tocava violão e falava em louvor a Deus”, conta um policial.


RS - Quem não a conhece tem todos os motivos para acreditar que se trata de uma dona de casa comum, mãe de três filhos e religiosa ativa. Moradora de Salto do Jacuí, na região Centro-Serra, a mulher de 39 anos é acusada de criar uma igreja cujas pregações reuniam crianças, adultos, drogas e sexo. Nos cultos, ações libidinosas eram praticadas “por ordem de Deus”. A prisão da pastora trouxe à tona detalhes da suposta igreja e surpreendeu os moradores da Região Centro-Serra (RS).

Segundo as acusações, a pastora fazia questão de promover cultos com a prática de sexo explícito na presença de menores que, além de obrigados a assistir, eram orientados a rezar 24 horas. Mal comiam, não tomavam banho e muito menos iam à escola. Um deprimente espetáculo de horrores que começou a ser desmascarado no final de março pela Polícia Civil, Brigada Militar e Conselho Tutelar do município.

De acordo com os policiais militares que atenderam o caso, a situação encontrada no local onde funcionava o templo, no Bairro Cruzeiro, deixaria qualquer um impressionado pela falta de higiene e alienação dos fiéis. Tudo começou quando a BM foi acionada, no dia 20 de março, porque um dos vizinhos denunciou que a pastora estaria jogando na rua todos os móveis do antigo proprietário do imóvel onde eram realizados os cultos. Ela dizia que estavam “tomados pelo demônio”.

Chegando lá, os PMs viram uma multidão de curiosos do lado de fora da casa, que estava com a porta entreaberta. “Quando abrimos ficamos chocados com a cena: todos estavam deitados no chão, alguns sem roupa, enquanto a pastora tocava violão e falava em louvor a Deus”, conta um dos policiais. O Conselho Tutelar, imediatamente chamado, levou as crianças que estavam ali aos pais e encaminhou os filhos da missionária ao Centro de Referência em Assistência Social.

As conselheiras tiveram contato inclusive com a testemunha chave do caso, uma menina de apenas nove anos. A criança contou que a pastora dormia com ela e lhe fazia carícias, bem como a obrigava a cheirar uma substância semelhante à cocaína e a ingerir bebidas alcoólicas “em nome da fé”. A menina disse ter presenciado, por diversas vezes, cenas de sexo entre vários casais. A acusada, cujo nome, por enquanto, é mantido em sigilo, já foi funcionária pública e até mesmo candidata a vereadora em Salto do Jacuí. Ela tem antecedentes criminais por ameaça, estelionato e aliciamento de menores.

Conforme a delegada de Salto do Jacuí, Melina Bueno, também há indícios de maus tratos e estelionato. “Essa mulher se beneficiava da condição de pastora para atacar as famílias mais vulneráveis”, cita. Conforme as apurações, ela ganhava, joias e dinheiro de fiéis. Em depoimento a presa negou as acusações e disse que, na verdade, os vizinhos tinham preconceito em relação aos cultos. “Trata-se de uma pessoa bastante inteligente e que, pelo menos à primeira vista, tem certo grau de instrução”, avalia Melina.

A delegada adianta que todos os suspeitos, inclusive a pastora, irão passar pelo detector de mentiras. “Ela também passará por uma avaliação psicológica”, complementa. Uma dificuldade da investigação é com as testemunhas. “Ninguém quer se comprometer, mas todo mundo sabe”, avalia a delegada.

CASAMENTO

O proprietário do lugar que serviu de templo à igreja da suposta pastora, João Paulo Pereira, é também pai de uma jovem de 18 anos que foi “casada” com o filho da missionária, de apenas 14 anos, em cerimônia realizada no local pela própria religiosa. Indignado com a situação, ele ainda tenta limpar o recinto. “Deixei isso aqui para que minha filha cuidasse. Fui morar em Santa Maria há três meses. A casa, que era para realizar cultos, mais parecia um meretrício”, diz. A pastora está recolhida no Presídio Estadual de Sobradinho. 
 
CRISTIAN POST

segunda-feira, 11 de abril de 2011

OS SETE SELOS DO APOCALIPSE


"...àquele que está sentado no trono,
e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra,
e a glória, e o domínio, pelos séculos
dos séculos"
.                    
 Apocalipse 5: 13b
 

Apocalipse é um livro de revelações feitas por Jesus. Os capítulos quatro e cinco são preparatórios para o desenvolvimento destas revelações. No sexto capítulo os selos começam a ser abertos. Cristo é o único que tem poder e autoridade para abrir esses selos.
O livro e os sete selos - 5: 1.
O livro dos sete selos é descrito como um rolo selado, ao longo de suas beiradas, com sete selos, dando a entender que estava tão fechado que somente um grande poder seria capaz de abri-lo. Ou, então, o próprio rolo se compunha de sete porções, cada um com seu próprio selo. É o livro das revelações de Jesus Cristo que passamos agora a considerar.
Primeiro selo = O cavalo branco (conquista) - 6: 1-2.
Um homem montado num cavalo branco surgiu em cena. Há duas idéias sobre isto: a) Alguns acham que o homem montado no cavalo branco representa Cristo, 19: 11-16. A cor branca sugeriria a pureza celestial; a coroa, a realeza; o arco representaria o seu modo de vencer os inimigos. O cavalo representa guerra, violência, tragédia, etc.; b) Outros, julgam ser este homem o Anticristo, que imitará o verdadeiro Cristo com uma falsa pureza, falsa paz, usando seu arco, v. 2, um instrumento de longo alcance. Ele tentará persuadir todas nações. O texto diz "saiu vencendo e para vencer". Cristo, porém, já venceu e é vencedor, 5: 5. Glória a Deus!
Segundo selo = cavalo vermelho (guerra) 6: 3-4.
Este segundo selo mostra um cavaleiro mais pomposo. Nada disse. Apenas cavalgou e permitiu que a cor de seu cavalo o identificasse. Foi-lhe concedido "tirar a paz da terra e levar os homens a se matarem uns aos outros". Vermelho é a cor do sangue, dando a entender derramamento de sangue. O sangue chegará até os freios dos cavalos, 14: 20.
Terceiro selo = o cavalo preto (fome), 6: 5-6.
Aberto o terceiro selo identificando o terceiro cavaleiro como sendo a fome. Nos tempos de guerra, escasseia o alimento e ele é racionado e pesado para cada família. Os preços dos gêneros de primeira necessidade se elevam assustadoramente; o preço do trigo para o pão; do óleo; do vinho, etc. A fome sempre vem na esteira da guerra. Jesus já havia predito isto: "haverá fome", Mt 24: 7.
Quarto selo = o cavalo amarelo (pestilência), 6: 7-8.
Um cavalo amarelo, pálido, entra em cena como uma figura hedionda. Seu nome é morte; e o Hades, a região dos mortos, vem atrás dele para apanhar sua presa. Foi-lhe dado o poder sobre a quarta parte da terra, podendo matar seus habitantes por todos os modos concebíveis. A peste sempre vem depois da guerra e da fome. Ele pode destruir mais vidas do que a própria guerra ou fome. Consegue deixar forte impressão de horror.
Tudo o que foi apresentado - a conquista militar, a guerra, a fome e a peste - são manifestações da ira do Cordeiro, Ap 6: 16-17, sobre os homens que ficarem na Grande Tribulação.
Quinto selo = o lamento dos mártires, 6: 9-11.
Na abertura do quinto selo, a cena se modifica. Até aqui vimos os meios pelos quais Deus exercerá seu julgamento. Agora, veremos a razão desse julgamento. Debaixo do altar, João vê "as almas dos que foram mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram". O altar é o lugar onde podemos aproximar de Deus; lugar onde Deus vem ao encontro das necessidades humanas. Quem são esses mártires? Possivelmente os judeus, juntamente com alguns crentes gentios, que serão levados a crer devido ao súbito desaparecimento da Igreja, Ap 3: 10; 1 Ts 1: 10.
Simbolicamente, esses mártires clamarão para que se vingue o sangue deles que foi derramado. Mas isto é um símbolo. Este parágrafo reflete a necessidade moral do julgamento. Deus não seria um Deus justo se deixasse sem vingança males tão grandes. A cada um deles se conferiu um vestido branco, símbolo de sua vitória e pureza, e se lhes diz que tenham paciência, pois o tempo ainda não está maduro para a retribuição de Deus; há outros que ainda irão sofrer como eles.
Sexto selo = terremoto e julgamentos, 6: 12-17.
O texto fala do escurecimento do sol, a lua tornando-se em sangue, estrelas caindo do céu, ventos fortes, gentes de todas classes sociais escondendo-se em cavernas e rochas e clamando às montanhas que caiam sobre elas e assim as escondessem do rosto d'Aquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro. Ainda não está representando neste texto o juízo final. Apenas é um julgamento temporal por meio de calamidades naturais. Estes acontecimentos também se referem ao período da Grande Tribulação, Mt 24: 21; Ap 7: 14; Dn 9: 27, ultrapassando qualquer coisa que a natureza jamais viu semelhante.
Os cento e quarenta e quatro mil selados, 7: 1-17.
Na visão do capítulo 7, João viu quatro anjos, que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatros ventos que simbolizam a retribuição divina. Também viu outro anjo que subia da banda do sol nascente. Trazia o selo de Deus que indica posse e proteção, nas frontes dos judeus, 144.000, que se converterão no meio da Grande Tribulação com um grupo de gentios, v. 4-9.
Os pós-tribulacionistas (crença de que a Igreja passará pela grande Tribulação), asseguram que os 144.000 representam o Israel espiritual, a própria Igreja que será marcada por Deus para não sofrer na Grande Tribulação. Portanto, não queremos ser arbitrários em afirmar que a Igreja não passará pela Grande Tribulação. Nesta ocasião, estaremos nas bodas do Cordeiro, Mt 25: 1-13; Ap 19: 9. A partir do v. 9-17 percebemos os mártires sendo recebidos de vestiduras brancas, alvejadas no sangue do Cordeiro, diante do trono de Deus, não mais na terra, e servem a Deus continuamente.
Sétimo selo = o silêncio no céu e o incenso, 8: 1-5.
O silêncio no céu tem sido interpretado de várias maneiras: simbolizando o juízo dilatado, ou delongado e dramático. Simbolizando também um período de suspense, de expectativa, pelas coisas que ainda iriam acontecer. Simbolizando também o momento em que os salvos, quando chegarem ao céu, ficarão perplexos, vislumbrando, atônitos as belezas daquilo que os olhos jamais viram, 1Co 2: 9. O incenso da vitória, 8:3-5, refere-se às orações de todos os santos. Toda a cena dos versículos 3, 4 e 5 é um prelúdio das Sete Trombetas que começam a ser ouvidas.
Conclusão
Agonizante será para aqueles que não subirem no arrebatamento, pois terão de contemplar todos estes flagelos durante sete anos, Dn 9: 27; Ap 11: 23. A Igreja, porém, estará nas Bodas do Cordeiro, participando do Grande Casamento entre o noivo e a noiva, Ap 22: 17.






www.iprb.org.br 

Igreja doméstica é invadida e pastor, agredido


   
 
Pequena reunião de oração no Vietnã  
  Quando o Vietnã começou a abrir sua economia para o mundo, muitos cristãos ficaram esperançosos de que isso traria mais liberdade religiosa. Algumas vezes há sinais de que isso realmente aconteceu, principalmente quando grupos de igreja conseguem organizar grandes reuniões em dezembro.

No entanto, as igrejas menores, não registradas na região central do Vietnã ainda não viram esses sinais. Um líder de jovens, que também é coordenador do programa de treinamento para jovens, conta sobre suas experiências e o que os cristãos dessa região têm que enfrentar por causa de sua fé. Os nomes, datas e locais foram alterados por questões de segurança.

“Trie iniciou uma igreja em sua casa no ano passado. Durante as primeiras semanas, a igreja estava indo muito bem. Mas, quando mais pessoas começaram a aceitar Jesus, as dificuldades também tiveram início.”

“Em junho do ano passado, ele organizou um evento evangelístico e mais de 30 pessoas compareceram. Por volta das 19h, policiais, líderes locais e civis não identificados cercaram sua casa. Os oficiais entraram no local e verificaram os documentos de identidade de todos.”

“Quando viram que entre os presentes estavam crianças e adolescentes, os policiais ligaram para os pais. Os responsáveis queriam que Trie explicasse por que as crianças estavam na casa dele. Enquanto isso, homens desconhecidos que acompanharam os pais começaram a gritar, para atrair a atenção e provocar constrangimento.”

“Por causa do acontecido, alguns dos jovens abandonaram sua fé, devido à pressão de suas famílias. Outros aumentaram seu comprometimento. Por eles, a Igreja continuou a crescer, ao ponto de que sua casa não conseguia mais acomodar os membros.”

“Trie decidiu vender sua propriedade e comprar uma maior. Ele construiu uma casa de três andares, e quando a obra foi concluída, ele e sua família organizaram uma cerimônia de consagração. Em dezembro de 2010, quando Trie iria dar início ao culto, policiais entraram no local e desligaram seu microfone. Eles confiscaram todas as cadeiras adquiridas recentemente e forçaram todos os convidados a irem embora.”

“Desde então, Trie e sua congregação têm sofrido muita oposição. Durante a noite jogaram esterco misturado com óleo em sua casa. Algumas vezes, moradores locais barravam os cristãos que estavam em seu caminho para os cultos ou reuniões.”

“Outro incidente aconteceu em março. Na ocasião, um grupo de jovens barrou alguns estudantes que estavam voltando de um culto de jovens na casa de Trie. Um dos jovens cristãos disse a eles: ‘não fizemos nada de errado; por que vocês estão nos incomodando?’. Isso irritou o grupo, que começou a agredir o jovem.”

“Assim que Trie soube o que estava acontecendo, saiu correndo para impedir que o grupo agredisse ainda mais os jovens. Mas os homens se voltaram contra Trie. O pastor foi levado ao hospital. Seu corpo estava todo inchado, e ele ficou com muitos ferimentos na cabeça, pernas e costas. No momento, Trie está se recuperando em sua casa.”

“Tivemos que encontrar um lar temporário para os estudantes; por causa do incidente, a polícia foi até o apartamento e obrigou o locatário a expulsá-los. A mesma coisa aconteceu quando os jovens encontraram outro lugar para alugar. Então, o diretor da escola, que recebeu um relatório dos acontecimentos, alertou os cristãos a não frequentarem a igreja de Trie.”

A Portas Abertas iniciará um treinamento de jovens para a igreja de Trie. Ore para que o Senhor proteja os coordenadores, professores e jovens que participarão do treinamento. Ore para que tudo ocorra tranquilamente.

Tradução: Deborah Stafussi



Fonte: Portas Abertas

VOTARAM NA DILMA - AGORA AGUENTA - LOGO TEREMOS PERSEGUIÇÕES MAIORES



emissoras 150x150 TV e rádio não podem estar a serviço de crenças 
religiosasTirar uma celebração religiosa da TV brasileira será um pequeno milagre. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que uma missa sair da grade de uma estação de TV no Brasil. Em verdade vos digo: as religiões, algumas fanáticas, outras meramente formais, não são apenas o ópio dos radiodifusores; elas são o bezerro de ouro – e ponha ouro nisso – de boa parte dos canais de rádio e TV, sejam eles públicos ou privados, com fins de lucro.
Até aí, nada de novo sob o sol. É assim desde o princípio dos tempos televisivos. Agora, porém, o anúncio da TV Brasil pode indicar mudanças no horizonte. Uma tendência que parecia eterna poderá ser invertida. Ao menos é o que parece. Se de fato as igrejas saírem do ar, nem que seja numa única estação, teremos razão para um júbilo moderado.
Será uma glória, ainda que modesta. Em nosso país, religião e radiodifusão guardam laços antigos, quase pétreos, e a presença de pregadores na tela só faz aumentar. Basta olhar a paisagem. Diversas emissoras públicas, em uma ou outra beirada da sua grade, têm lá uma pregação católica regular.
Um exemplo é a TV Cultura de São Paulo, pertencente à Fundação Padre Anchieta, que cultiva a tradição de transmitir a missa de Aparecida. A distorção não para aí. Ela se espalha pelos domínios das emissoras comerciais, que são a grande maioria. A Globo, aos domingos, pouco antes das 6 da manhã, transmite em São Paulo a Santa Missa, estrelada pelo padre Marcelo Rossi.
Sim, é apenas uma missa. Mas há casos mais graves, bem mais graves. Na Rede Record é difícil fazer os olhos não tropeçarem num bispo ou num pastor a cada hora – as bênçãos estão para a Record assim como os sorteios e loterias estão para o SBT. Daí para a frente, zapeando pela TV aberta, constatamos que a grande maioria das estações e das redes, ao menos uma vez por semana, abre as antenas para a propaganda religiosa, boa parte dela dirigida a captar doações do fiel telespectador.
O “mercado da fé” cresce sem parar. Proliferam aceleradamente as emissoras vinculadas a esta ou àquela igreja. Tele-evangelistas prosperam como radiodifusores abastados. O cenário desola, em oposição ostensiva aos ideais democráticos e republicanos.
Esse ponto, o dos ideais democráticos e republicanos, é o mais sério. É também o mais desprezado: políticos e legisladores – principalmente os comprometidos até a alma com o gigantesco negócio dos teletemplos – fazem questão de ignorá-lo.
Por isso mesmo, é fundamental que tratemos dele. Emissoras, públicas ou privadas, quando conduzidas por interesses ou critérios religiosos, contrariam as premissas do Estado laico e, mais ainda, afrontam a Constituição federal. Estão pecando contra as leis dos homens, por assim dizer, e constrangendo a liberdade religiosa dos cidadãos.
À primeira vista, a afirmação parece um paradoxo, mas paradoxal é a situação que está aí. Alguém desavisado pode imaginar que a liberdade religiosa deveria permitir que cada religião fosse dona da sua própria rede de radiodifusão, mas não é assim que deve ser. É justamente o oposto. Para que todos tenham liberdade de culto as emissoras não podem estar a serviço de culto nenhum. Estações de rádio ou TV controladas por igrejas não ampliam, mas confinam a liberdade religiosa.
O raciocínio é muito simples. A radiodifusão é serviço público – nos termos da própria Constituição – e, como tal, assim como não pode estar a serviço de um partido político, não deveria servir a uma igreja. O Estado – e os serviços públicos por ele assegurados – deve ser laico. Não porque ele, Estado, queira propagar o ateísmo, mas porque, ao abraçar uma religião em particular, estaria oprimindo as outras.
Só há a liberdade religiosa se o Estado não tiver religião alguma. Tanto é assim que a Constituição nos garante, em seu artigo 19: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.
Como serviço público – que só pode ser prestado por particulares mediante concessão pública -, a radiodifusão deveria observar o mesmo princípio – principalmente a radiodifusão pública. A veiculação semanal de cultos numa televisão do Estado é uma apostasia, uma heresia, um escândalo, um pecado mortal. Por que uma ou duas religiões viriam na frente das demais? Por que promovê-las com recursos públicos em detrimento das outras?
É nesse contexto, atrasado e antidemocrático, que devemos louvar a decisão da TV Brasil. O Conselho Curador da instituição decidiu substituir o culto evangélico e a missa católica por uma programação que dê lugar às outras crenças, não como pregação, mas como debate e informação. Datada de 24 de março, a decisão tem seis meses para ser posta em prática. Oremos, ou seja, tomara que dê certo.
Por quatro anos, três meses, vinte dias e duas horas, fui presidente da Radiobrás – a empresa pública que deu origem à atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante a minha gestão havia uma missa dominical na TV Nacional de Brasília, que pertencia à Radiobrás. Não tive o engenho, a sustentação política e a graça para tirá-la do ar. Era difícil demais. Se a direção da EBC conseguir fazê-lo, deixo aqui meu testemunho, terá sido um feito bíblico.


Paulopes / Portal Padom

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...