terça-feira, 12 de abril de 2011

SEITAS HERÉTICAS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS




Um dos métodos, que Satanás utiliza para desviar as pessoas, é seduzir as almas instáveis por meio de falsas religiões e seitas.
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vos vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mateus 7:15
"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjos de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras." II Coríntios 11:14-15

Essa estratégia maligna tem sido bem sucedida pelos seguintes motivos:
  • Falta de conhecimento bíblico do crente;
  • aparência cristã de algumas seitas;
  • convicção com que os adeptos de seitas defendem suas doutrinas;
  • falta de união entre muitos cristãos e unidade dos adeptos das seitas em seus respectivos movimentos;
  • e falta de maturidade cristã, que é alcançada em um relacionamento vivo e diário com Jesus Cristo.

1.Falta de conhecimento bíblico do crente
Muitas seitas se aproveitam do fato de alguns crentes não conhecerem a Bíblia, e injetam neles o veneno das falsas doutrinas. O problema é que esse veneno é camuflado, ou seja, as seitas apresentam doutrinas aparentemente com apoio bíblico, mas que quando analisadas a fundo são heréticas. Por exemplo: As Testemunhas de Jeová usam passagens bíblicas fora de seu contexto para apoiarem suas doutrinas, quando discutem com um crente uma de suas ênfases é a "questão do nome de Deus". Citam Sal. 83:18; Isa. 26:4; 42:8, Êxo. 6:3 tentando provar que o único nome de Deus é Jeová, no entanto, apesar de usarem textos bíblicos, esquecem que Jeová não é o único nome de Deus(Isaías 9:6). Ainda outras seitas sabendo que o estudo da Bíblia leva o crente ao discernimento espiritual(Salmo 119:104;Hebreus 5:13-14), ataca justamente essa atitude.Deve se desconfiar de qualquer grupo ou instituição religiosa que proíba o estudo da Bíblia pelos seus membros. Pois, isso mostra que se o estudo é proibido, existe fragilidade doutrinária no seu corpo doutrinário, e que suas doutrinas de inspiração humana e muitas vezes diabólicas não podem ser avaliadas, julgadas ou criticadas por um juízo maior - a Palavra de Deus.Outras também procuram desacreditar os seminários e institutos teológicos evangélicos sabendo que essas instituições procuram preparar melhor o crente para exercer o ministério.O crente para não ser enganado por essa e outras seitas precisa deixar de ter um conhecimento superficial da Bíblia e se aprofundar, sendo capaz de dizer biblicamente no que crê e porque crê. Walter Martim, um perito no estudo das seitas, cita em seu livro "O Império das Seitas", o exemplo do treinamento que o Banco dos Estados Unidos utiliza. Esse treinamento consiste em levar os funcionários durante quinze dias a manusear apenas notas verdadeiras, dessa forma estarão familiarizados com as mesmas e identificarão facilmente o dinheiro falso, por mais perfeita que seja a falsificação. Assim o crente com relação a Bíblia, ele deve estar de tal maneira familiarizado com suas verdades, que o falso com aparência de verdade seja detectado e refutado.

2.Aparência cristã de algumas seitas
Quem participa em um culto na Igreja de Cristo Internacional pensa estar em uma reunião genuinamente evangélica,todavia essa seita perverte o evangelho de Cristo com suas doutrinas antibíblicas. O crente precisa entender que uma das especialidades do diabo é se transfigurar em "anjo de luz" e seus ministros em "ministros de justiça". Até mesmo um ditado secular diz que "as aparências enganam". Os servos do Senhor são identificados em diversas passagens da Bíblia como ovelhas(ex:João 10:26-27), no entanto Jesus nos adverte de que os falsos profetas viriam até nós disfarçados de ovelhas(Mateus 7:15). Paulo advertiu-nos também daqueles que tinham "aparência de piedade", dizendo que nos afastássemos deles(II Timóteo 3:5).Muitas dessas seitas se assemelham aos evangélicos porque seus líderes saíram de igrejas evangélicas, e levaram para seus seguidores muitas das características e terminologias evangélicas. Vamos dar alguns exemplos:

"Saíram de nós, mas não eram de nós; porque se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." I João 2:19

Joseph Smith
Fundador da IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS(MÓRMONS) ERA MEMBRO DA IGREJA METODISTA
 



Charles Taze Russell
Fundador das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ EX-PRESBITERIANO, CONGREGACIONAL E ADVENTISTA
 



David Brent Berg
Fundador de "A FAMÍLIA"(FAMÍLIA DO AMOR OU MENINOS DE DEUS)
PERTENCIA A ALIANÇA CRISTÃ E MISSIONÁRIA

 



Mary Baker Eddy
Fundadora da CIÊNCIA CRISTÃ PERTENCIA A IGREJA CONGREGACIONAL

 

Louis Francescon
Fundador da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL EX-PRESBITERIANO, E PENTECOSTAL.

 


Hebert W.Armstrong
FUNDADOR DA IGREJA DE DEUS MUNDIAL ERA QUAKER(UM GRUPO EVANGÉLICO NORTE AMERICANO)

 



Sun Myung Moon
FUNDADOR DA IGREJA DA UNIFICAÇÃO
EX-PRESBITERIANO, E PENTECOSTAL

 




Kip Mackean
Igreja de Cristo Internacional PERTENCIA A UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA CHAMADA IGREJA DE CRISTO
Precisamos diante desse fato aprender com Jesus a não considerar a aparência do homem (Marcos 12:14; I Samuel 16:7), para que não sejamos enganados.
 



3.Convicção com que os adeptos de seitas defendem suas doutrinas
Existe um ditado que diz que "uma mentira que é dita com convicção passa a ser aceita como verdade", e é isso que essas seitas fazem. Seus líderes ensinam que suas doutrinas são dogmas infalíveis ditados pelo Espírito Santo, e que não podem ser questionados em nenhum momento.
O que defendem pensando ter origem divina, na verdade teve origem humana e até mesmo diabólica. O que os adeptos de seitas fazem em prol da mentira,muitas vezes o crente não está disposto à fazer em prol da verdade. O crente que não conhece a Bíblia, é facilmente atraído por esse tipo de postura das seitas. Diante desse fato ele tem de crescer em seu conhecimento bíblico a ponto de poder declarar como Paulo: "eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia"(II Timóteo 1:12) É preciso doutrinar e discipular cada servo do Senhor nas verdades bíblicas para fazerem frente aos ataques das heresias que os adeptos de seitas divulgam abertamente, infelizmente eles estão convictos de um engano, e se enquadram no "ai" de Isaías 5:20:
"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal. Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce,e do doce, amargo!"

4.Falta de união entre muitos cristãos e unidade dos adeptos das seitas em seus respectivos movimentos
As seitas são muito perigosas porque são uma imitação da igreja,existem pontos que muitas vezes são negligenciados pelos cristãos e que recebem grande ênfase entre as seitas. Por exemplo: A "Ciência Cristã" enfatiza muito a cura, as "Testemunhas de Jeová" e "A Voz da Pedra Angular" as profecias, os "Mórmons" a família, a "Igreja de Cristo Internacional" o discipulado, e assim por diante. Mas existe um ponto em que todas elas se unem para atacar os cristãos, que é a questão da unidade. Lançam em rosto a infinidade de denominações tradicionais e pentecostais, a falta de amor dentro de algumas denominações e as divergências em alguns pontos que separam os cristãos. Reconhecemos essas acusações, no entanto as seitas deixam de ver ou não querem ver o seguinte:1.um dos ensinos bíblicos que os cristãos procuram preservar apesar de tantas dificuldades que enfrentam é a unidade, dizer que não nos preocupamos com isso é pura insensatez; 2. entretanto essa unidade não é denominacional, mas espiritual, conforme Jesus e Paulo declararam(João 17:21-23; Efésios 4:3-6); 3. além disso o fato das seitas serem unidas em seus respectivos movimentos não é prova de que contam com a aprovação de Deus, mesmo porque "os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz"(Lucas 16:8); 4.a dita unidade das seitas não é do Espírito, pois, gira em torno de falsos ensinos e doutrinas antibíblicas, e muitas vezes essa unidade é buscada como meio de se justificarem diante de Deus, enquanto que nossa justiça é unicamente Cristo; 5.as questões de diferença doutrinaria entre as denominações evangélicas giram em torno de questões secundárias(liturgia, usos e costumes, formas de administração),e não de doutrinas essenciais(Bíblia,Jesus, Salvação, pecado;etc).

5.Falta de maturidade cristã, que é alcançada em um relacionamento vivo e diário com Jesus Cristo.
Muitas vezes um crente(líder ou não) que viveu durante muitos anos em um grupo evangélico derrepente se envolve e acaba fazendo parte de uma seita. O que aconteceu? Porque alguém que parecia tão firme se uniu a uma seita? E assim muitos ficam admirados e tristes por isso ter acontecido. A verdade é que os cristãos precisam crescer, e crescer em maturidade. Os bebês cristãos são alvos fáceis das seitas. E quando dizemos "crescer em maturidade" não estamos falando em crescimento de tempo de vida cristã. Existem pessoas que durante anos pertence a um grupo evangélico, mas ainda não cresceu, não amadureceu espiritualmente( Veja: Hebreus 5:12-14). Pedro nos exorta a crescermos no Senhor, aprofundando o nosso relacionamento com Jesus (I Pedro 2:2-4). Um relacionamento para se aprofundar precisa de comunicação e vivência(companheirismo). A comunicação do crente é em dois níveis - Deus fala comigo através da Bíblia, e eu falo com Ele através da oração( I Pedro 1:22-25;Tiago 118,21-25, 5:16-18; João 15:7, 8:31;etc.). A vivência é colocar em prática aquilo que nós assimilamos nessa comunicação.Tudo isso deve fazer parte de nossa vida diária, não só aos domingos nas reuniões cristãs. Jesus Cristo nos salvou e nos deu a vida eterna, e quer a cada dia fazer de nós homens e mulheres que o glorifiquem!

6.Conclusão
Conhecer melhor a Bíblia, não julgar pela aparência, saber defender as doutrinas cristãs, preservar a unidade e amadurecer espiritualmente, são necessários para que possamos confrontar as seitas, e não sermos enganados pela estratégia do maligno.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...