quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS 4 NÍVEIS DE APOSTASIA NOS ÚLTIMOS DIAS

 

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PROVAS DA APOSTASIA NOS ÚLTIMOS DIAS

I TIMÓTEO 4:1-2 1 ¶ Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (1 Timóteo 4:1-2 BRP)
Neste texto Paulo declara a ocorrência da apostasia nos últimos dias segundo O Espírito de Deus informou a ele, diz ainda que a afirmação é expressa como uma séria advertência à humanidade cristã.
JUDAS 17-19 17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18 Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. 19 Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. (Judas 1:17-19 BRP)
Judas aqui diz com referência aos incrédulos, uma vez que ele diz não terem o Espírito, contudo demonstra a assolação dos maus costumes inclusive no meio pagão.
MATEUS 24:4, 12, 37-39, 42-44.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; (Mateus 24:4 BRP)

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24:12 BRP)

37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:37-39 BRP)

42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. (Mateus 24:42-44 BRP)

Estas talvez sejam as Palavras mais chocantes de Jesus com referência ao fim, aqui Ele alerta contra o engano em primeiro lugar, o que mais tem atingido os cristãos, logo por causa do aumento do pecado esfria-se o amor de quase todos demonstrando a gravidade do problema, também faz uma comparação com os dias de Noé, isto é, foram dias nos quais o povo não mais cria em nada e sequer deu ouvidos aos avisos de Noé sobre o dilúvio a preocupação dos homens era apenas em comer, beber e sexualidade. Por fim vemos o Senhor alertar da necessidade de vigilância e mais, Ele diz algo provando que Sua primeira vinda será em tempos que ninguém estará esperando, os cristãos provavelmente estarão com suas atenções voltadas para a vida nessa terra e seus prazeres do que para o arrebatamento.
II PEDRO 3:1-9 E 14-18
1 ¶ Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; 2 Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. 3 ¶ Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, 4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5 Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. 6 Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, 7 Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. 8 ¶ Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 ¶ O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Petro 3:1-9 BRP)

14 Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. 17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; 18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2 Petro 3:14-18 BRP)

Mais um aviso celestial para a Igreja e desta vez é de Pedro alertando sobre escarnecedores que andam conforme seus desejos surgindo ao fim dos tempos e mais questionando acerca da volta de Jesus, porém o apóstolo diz que o Senhor não retarda Sua promessa, pois ao contrário Ele é paciente e quer que todos se arrependam. Prossegue dizendo que é importante Jesus achar Seus fiéis sem mácula e irrepreensíveis, alegando que toda a Igreja já está avisada e prevenida disso para não acontecer que sejamos arrastados ao erro.
LUCAS 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:8 BRP)
Este texto Sagrado prova que ao contrário do que muitos dizem, na terra a situação será de apostasia realmente na época da vinda de Jesus. Erros doutrinários ensinam aos cristãos que ocorrerá ao contrário, isto é, muita gente estará se convertendo e experiências sobrenaturais estarão multiplicando-se e até baseiam-se em uma profecia do profeta Joel (2:28-32), mas não há fundamento para isso, em primeiro lugar porque em Atos 2:17 esta profecia já se cumpriu e em segundo lugar porque os últimos dias na verdade iniciaram quando Jesus foi elevado aos céus, portanto estamos em 1960 anos de últimos dias ! Se alguém duvida disso Deus já avisou que para Ele um dia é como mil anos e vice versa.

LÓ E ABRAÃO : UM EXEMPLO PARA OS CRISTÃOS DE HOJE

GÊNESIS 13
Aqui inicia uma história incrível que Deus deixou para a Igreja inclusive, exatamente isso algo escrito há milhares de anos é um aviso aos nossos dias. Vemos que Abraão vai para Neguebe com sua mulher e tudo que ele tinha, mas a Bíblia diz que Ló vai com ele com uma referência até simples, e o texto segue descrevendo os bens de Abraão e uma peuqena referência a Ló com um homem também abastado, contudo houve uma contenda entre os pastores de ambos, afinal a terra não dava para todo o rebanho. Abraão demonstra um completo domínio próprio e evita discussões deixando Ló à vontade para escolher um novo lugar para ele seguir com seu rebanho, Abraão ficaria onde sobrasse, isso porque ele confiava em Deus e sabia que não ficaria desamparado.

OS 4 NÍVEIS DA APOSTASIA

GÊNESIS 13:10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. (Génesis 13:10 BRP)
Agora é a hora da prova, Ló lenata os olhos e vê toda a campina do Jordão, que era toda irrigada e excelente para seu rebanho. Esta é a ganância de Ló procurando uma área boa para si rica em vegetação.
Neste ponto temos o primeiro nível da apostasia:
- Olhar para o Vísivel
Ló não orou, não questionou Abraão oferecendo uma oportunidade de acordo ou sequer disse para Abraão escolher primeiro, foi ganancioso e materialista procurando o que é possível ver com os olhos físicos.
Já disse o profeta Habacuque (2:4) que o justo vive pela fé.
Lemos em II Corintios que o cristão anda por fé e não por vista, o que não ocorreu com Ló e segundo a definição de fé em Hebreus 11: 1, ele não tinha fé afinal logo optou pela vista e não pelo invisível, e sobre isso Paulo adverte a Igreja em II Coríntios 4: 18.
GÊNESIS 13: 11a Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. (Génesis 13:11 BRP)
Ló escolhe então ir à campina do Jordão e não apenas uma parte dela, mas toda a campina.
Desta vez temos o segundo nível da apostasia :
- Decisão pelo Visível
Ló nem titubeou ao ver toda aquela bela área e de imediato a escolheu para si e mais uma vez falhou em procurar saber se essa era a vontade de Deus. Em I Timóteo 6: 9 Paulo alerta para aqueles que objetivam ficarem ricos certamente cairão em laços malignos e diz ainda que o homem de Deus deve fugir dessas coisas. Lemos em I Tessalon. 2: 5-6 que Paulo orienta a não ser ganancioso e nem buscar a própria glória o que Ló parece não ter tido conhecimento.
O texto de I João 2: 17 parece ter sido baseado na atitude de Ló, pois a orientação é que não estejamos atentos aos desejos do mundo, mas à vontade de Deus.
GÊNESIS 13: 11b Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. (Génesis 13:11 BRP)
O fiel desviado Ló agora separa-se de Abraão e segue outro caminho, rumo ao desconhecido com seus bens certamente já apagando da memória lembranças de Abraão.
Agora o terceiro nível da apostasia :
- Separação do Irmão na Fé
O que Ló praticou não é novidade e nem nos tempos de Paulo, quem também já sofreu com o abandono de irmãos e isso ele declara em II Timóteo 4: 10, neste texto vemos que os irmãos abandonaram o apóstolo por causa do amor ao presente, às coisa que se veêm, ao mundo material e diante dessa opção não vacilaram e escolheram o mundo.
Na verdade não é de admirar-se pois O Próprio Senhor Jesus foi abandonado no Getsemani (Mateus 26: 38-40), parece ser um péssimo costume dos cristãos em abandonar outros irmãos. O abandono, embora no momento seja referente ao abandono físico, é inadmissível ver uma pessoa intitulada cristã e deixando um irmão padecer necessidade, tendo recursos para auxiliá-lo, acerca disso lemos em I João 3: 17.
Essa prática tem sido feita por cristãos em todas eras, lemos em Hebreus 10:25 uma advertência a não abandonar a Igreja como faziam alguns.
GÊNESIS 13: 12-13 12 Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR. (Génesis 13:12-13 BRP)
Ló agora chega até Sodoma e arma suas tendas junto aos moradores dessa cidade pagã, o texto nos informa que eles era maus e grandes pecadores contra o Senhor e para que a Bíblia faça uma referência desse tipo realmente os pecados praticados ali eram terríveis.
Um fiel ao Senhor agora se vê em meio ao habitantes dessa cidade impía, ainda que desviado da vontade de Deus Ló estava lá junto ao pecado.
Surge o quarto nível da apostasia :
- Confraternização com os ímpios
Ló não tinha conhecimento do Salmo 37: 32, onde diz que o ímpio espreita o justo para matá-lo, Jesus disse aos cristãos que a Sua paz Ele concede não como o mundo dá esta paz é diferente (João 14: 27). Tiago 4: 4 alerta seriamente que amizade com o mundo é inimizade com Deus e Ló não lembrou-se disso e ainda em 1:27 Tiago diz acerca da verdadeira religião que é entre outras coisas, guardar-se incontaminado do mundo. Em I João 5: 19 lemos que o mundo inteiro jaz no maligno e não deve ser excessão aquele que com o mundo caminha junto.

CONCLUSÕES

Diante do estudo acima verificamos que Ló não deixou de ser um “escolhido” do Senhor, contudo ele esteve desviado da vontade de Deus em 4 níveis iniciais da apostasia, é claro que a situação poderia ser muito pior se o fiel estivesse na constante prática do pecado e mais que isso propagando-o para os próximos, mas após a confraternização com os ímpios ocorrer, esse passo está muito perto de ser dado.
Pois chegou o dia no qual o Senhor Deus vai tomar providências sérias contra o povo rebelde, o Dia do Senhor chegou e Ló, apesar de ser um fiel desviado, deve ser arrebatado antes do fim.
GÊNESIS 19
Vemos logo no início do texto que Deus manda dois anjos à casa de Ló e então ele os recebe, porém os mensageiros dizem que pernoitarão na praça da cidade e recusaram a casa de Ló. Somente após muita insistência eles acabam entrando na casa. Isso demonstra o quanto Ló estava em débito com o Senhor.
Lemos ainda que nem chegaram a dormir e os moradores da cidade vieram até Ló e questionaram acerca dos dois forasteiros de modo a praticarem com eles alguma violência, talvez até sexual porque Ló chega ao ponto de oferecer suas filhas virgens aos homens.
Aqui vemos que aqueles quem Ló tinha como amigos passaram a ser inimigos em poucos instantes.
No verso 1 lemos que Ló teve sucesso em Sodoma, pois estava assentado na porta da cidade, isso significa que ele era um dos Juízes do lugar, o desviado tem então sucesso no mundo.
Compare o contraste do tratamento dos anjos à Abraão em Gênesis 18: 5, onde concordaram com ele e no caso de Ló, onde não quiseram sua acolhida imediata.
O mundo a quem o apóstata escolheu despreza-o .
Inicia assim o processo de salvamento de Ló e isso merece uma cuidadosa análise textual para compreensão dos fatos que envolveram o arrebatamento dele.
- os familiares de Ló ( genros e filhas) não creram nele quando alertou da destruição de Sodoma pelo Senhor e da necessidade de todos fugirem.
- os anjos determinam a Ló que tome apenas suas duas filhas e sua mulher para escaparem da destruição e os seus genros perecem.
- ocorre a destruição de Sodoma e Gomorra provavelmente por meio de um terremoto que provocou escape de gases subterrâneos, os quais pegaram fogo arrasando as cidades.
- após o salvamento de Ló e suas duas filhas os hábitos pecaminosos dos habitantes de Sodoma e Gomorra permaneceram neles, pois Ló estando embriagado manteve relações com suas filhas gerando filhos com elas.
Como um fiel Ló não sentia-se bem em Sodoma, mas por estar desviado também não estava muito de acordo em deixar a cidade.
A mulher de Ló é usada como exemplo até os dias de hoje por causa do ocorrido com ela, ao olhar para trás transformou-se em estátua de sal, isso porque seu coração ainda estava nos pecados da cidade e não preocupou-se unicamente com a nova vida que Deus estava providenciando para ela, quis olhar para o passado por causa da saudade de sua vida pecaminosa.
LUCAS 17: 27-37 27 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. 28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. 31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. 32 Lembrai-vos da mulher de Ló. 33 Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. 34 Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. 35 Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. 36 Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado. 37 E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias. (Lucas 17:27-37 BRP)
Este texto trata dos sinais da vinda de Jesus profetizados por Ele mesmo, aqui vemos que Ele compara os dias de Noé com os dias de Ló e ainda com os dias que precedem Sua volta como sendo semelhantes e mais que isso no verso 31 Ele adverte seriamente para ninguém voltar atrás neste dia e enfatiza “Lembrai-vos da mulher de Ló”.
Essa advertência do Senhor é séria e merece nossa atenção e preocupação integral de modo que não sejamos pegos de surpresa e nosso coração esteja no mundo como estava o da mulher de Ló.
Se o cristão não é mais capaz de permanecer em Cristo, o desejo de orar desaparece, o amor ao dinheiro se infiltra em si e o testemunho já não é mais o mesmo, então o perigo chegou e é necessário uma reavaliação urgente da vida espiritual, o que espera-se para si e ainda como quer encarar o momento da morte física. Talvez uma séria avaliação destes pontos podem levar a crer que a melhor opção realmente é Jesus Cristo que amou e ama os homens.


VIS GRITOS DE ALERTA 

CRISTÃOS ACORDEM , OS GRUPOS GAY DO BRASIL QUEREM NOS CALAR - GAYS , SEU DIREITO TERMINA ONDE COMEÇA O MEU .

Vendo o caso do nosso Irmão em Cristo , Pr. Antonio Hernandes , da cidade de Ribeirão Preto , onde ele foi obrigado a fazer a retira do painel que cita trechos bíblicos , surge a minha indignação .
Pois se esse grupo GAY que quer causar terrorismo no BRASIL , deve tambem ser questionado na justiça.
Pois a mesma constituição que garante a eles me garante tambem esse direito.
Ofender quem , se a BÍBLIA é muito mais do qualquer grupinho que se levanta a favor de qualquer causa .
Fazer um homem honrado chorar , atacar uma igreja , blasfemar contra DEUS entre outras citações de ódio que eles vem causando e transmitindo.
Estamos vivendo em um país onde a tal liberdade se transformou em ditadura GAY , onde querem colocar em nossa cabeça que ser gay é normal , e ser hetero é pecado .
Onde ser gay , lhe dá todo direito , até mesmo de não ser demitido do serviço , pois  terá o apoio dos magistrados , que ao entenderem que foi mandado embora por ser gay , deverá assumir o seu posto de trabalho de novo.
Estamos vivendo em um país onde AS LEIS SÃO EM FORMA DE ARCO IRIS COLORIDO , e se não fizermos nda , seremos levados a época de SODOMA E GOMORA .
Onde estão os verdadeiros CRISTÃOS ?
FAÇO AQUI UM CHAMAMENTO , PRA QUE JUNTOS POSSAMOS LUTAR CONTRA ESSE DOMINIO QUE QUEREM IMPOR NO BRASIL.
FAÇO AQUI UM DESAFIO AOS VERDADEIROS CRISTÃOS , A DARMOS AS MÃOS E ORARMOS PARA QUE ESSE ESPÍRITO DE SODOMISMO CAIA POR TERRA.

POVO DE DEUS , A APOSTASIA ESTA AI , POIS MUITOS LEVADOS POR UM SENTIMENTO QUE DE NADA LEMBRA DEUS , QUEREM ACHAR NORMAL O ANORMAL.


BISPO ROBERTO TORRECILHAS

SINAIS DOS FINAIS DOS TEMPOS - OS APÓSTATAS DA FÉ - Arcebispo anglicano apoia união gay e diz que rei Davi gostava de homem

 


Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres.
A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia.
Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”.
Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”.
Em II Samuel 1:26, fica claro para que lado pendia o sentimento de Davi: “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”
Quem nega a homossexualidade de Davi e Jônatas argumenta que o sentimento entre os dois era de amigos. Uma amizade perfeita, dizem. De qualquer forma, pastores e padres dificilmente se lembram dos dois quando falam aos fieis sobre a amizade.
O arcebispo Lima os mencionou a propósito do episódio do outdoor em Ribeirão Preto (SP) da Igreja Casa Oração com uma transcrição homofóbica da Bíblia, a do Levítico 20:13: “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles”.
A Justiça determinou a retirada do outdoor em uma liminar concedida à Defensoria Pública. Representantes do movimento gay acusaram o pastor Antônio Hernandes Lopes de retaliação por causa da realização naquela cidade de uma parada de homossexuais.
Lima disse que desde 2008 a Igreja Anglicana aceita a ordenação de homossexuais e que recentemente passou a abençoar união homoafetiva. Ele reconheceu, contudo, que ala conservadora da igreja se recusa a adotar esses procedimentos.
O pastor Antônio Hernandes Lopes, da Casa Oração, chorou em uma entrevista na qual criticou a retirada do outdoor. “Eu estou chorando porque estou vendo uma igreja morta. Dormi em um país democrático e acordei em um país ditatorial!”
Marcelo Crivella, pastor licenciado da Igreja Universal e senador pelo PRB-RJ, atacou o veto ao outdoor. Para ele, foi uma “arrogância” contra o direito de expressão de um grupo evangélico.
Fonte: Paulo Lopes

Guerra Santa educacional: Pais e escola brigam por oração antes de aulas

Guerra Santa educacional: Pais e escola brigam por oração antes de aulas
A escola Jardim de Infância da 404 Norte, região central de Brasília, tem sido alvo de uma série de manifestações. De um lado alguns pais de crianças entre 4 e 5 anos que condenam a prática da escola de organizar uma oração no começo das aulas. Do outro, porém, está a maioria de pais de alunos que não enxergam o ato como ensino religioso.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelA direção da escola organiza diariamente um ato chamado de “acolhimento” que é realizado há 40 anos. Antes das aulas iniciarem os 180 alunos se reúnem no pátio da escola e são estimulados a fazer uma “oração espontânea”, como define a diretora Rosimara Albuquerque. A cada dia, crianças de uma turma ficam responsáveis por fazer os agradecimentos a Deus ou ao “Papai do Céu”.
“Pode agradecer pelo parquinho, pelos colegas. Mas houve um questionamento por parte dos pais para que fosse um momento de acolhida um pouco mais amplo já que algumas famílias não comungam dessa religião, que seria basicamente cristã”, conta Rosimara, que está à frente da escola há seis anos.
O caso foi parar na Ouvidoria da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Para a radialista Eliane Carvalho, integrante da Associação de Pais e Mestres do colégio, a escola está ultrapassando os limites permitidos pela legislação. Ela e outros pais que protestam contra essas atividades se apoiam no princípio constitucional da laicidade para pedir que práticas de cunho religioso fiquem de fora do ambiente escolar. Além do momento da acolhida, ela conta que notou outros sinais de violação, a partir de informações que o filho de 4 anos levava para casa.
“Não posso dizer que existem dentro da sala de aula práticas religiosas. Mas meu filho não aprendeu em casa a orar em nome de Jesus. Um dia ele me disse que o telefone para falar com Jesus era dobrar o joelho no chão”, relata Eliane que acredita que a prática serve apenas para “arrebanhar fiéis”.
Em resposta à denúncia, um grupo maior de pais organizou um abaixo-assinado a favor da escola e da oração no início das aulas. Alguns alegam que a diretora está sendo perseguida por ser católica e atuante em grupos religiosos. “A forma como eles [professores e direção] estão atuando não é nada abusiva ou direcionada a uma crença específica. Eles colocam a palavra de Deus, como entidade superior, e agradecem à família. São só coisas boas, frutos bons. Quem está incomodado é uma minoria”, defende Thiago Meirelles, que é católico e pai de um aluno.
Para Carolina Castro, mãe de outro estudante, a intenção da escola é positiva e busca a socialização. “Não acho que eles estejam tratando de religião em si, mas passando uma noção de agradecimento do que é precioso na vida. Não acho que isso seja ensino religioso”, diz.
Depois tantas reclamações, na última semana a reza foi substituída por cantigas de roda e outras atividades. “Aí, sim, parecia uma escola, antes parecia uma igreja. Como pai que tem a obrigação de dar uma orientação religiosa à filha, não posso permitir que haja divergência. O mais triste é que, apesar de essas pessoas dizerem que estão pregando o amor e o respeito, elas não têm respeito nenhum pela minha liberdade de que não haja essa interferência [religiosa]”, diz Mafá Nogueira, pai de uma aluna.
Para resolver o problema, a escola vai convocar reuniões com pais, professores, funcionários e representantes da Secretaria de Educação. Já a Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que desconhece problemas semelhantes em outras escolas da rede e reiterou que orienta as unidades a seguir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que veda qualquer prática proselitista no ambiente escolar.
Fonte: Gospelprime

Se os homossexuais querem respeito precisam respeitar a opinião dos outros, afirma Marcelo Crivella no Senado

Se os homossexuais querem respeito precisam respeitar a opinião dos outros, afirma Marcelo Crivella no SenadoO Senador evangélico Marcelo Crivella lamentou ao outdoor Bíblico na Igreja Casa de Oração em Ribeirão Preto, São Paulo. Em seu discurso no plenário do Senado nesta segunda-feira o Bispo licenciado da Igreja Universal citou versículos bíblicos que condenam a homossexualidade e classificou a atitude como “de maneira arrogante e antidemocrática” e “atentado à liberdade de expressão e de religião”.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
Isso aqui é a Bíblia, isso aqui é a palavra de Deus. Isso aqui é o primeiro livro impresso nas prensas de Gutemberg e o mais lido nas civilizações ocidentais de origem cristã. Isso não pode ser censurado. Esse país iniciou-se com uma missa. Esse país começou com princípios cristãos, de família, com a Bíblia aberta nos lares. E nós não podemos abrir mão de que essa palavra seja pregada. Eu não estou fazendo nada mais do que citar a Bíblia.
A Agência Senado ainda afirmou que “Marcelo Crivella argumentou também que, se os homossexuais querem respeito, precisam respeitar também a opinião de quem discorda deles. E enfatizou que a decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo não autorizou a censura à Bíblia nem o cerceamento da liberdade de pensamento no país”.
Em um artigo publicado recentemente na Folha de São Paulo, Crivella também reclamou do próprio jornal devido a uma reportagem fazendo denúncia contra militares. O Senador também criticou a imprensa em geral por ter “vício de denuncismo”.



Fonte: Gospel+

Acre é o Estado mais evangélico pentecostal; Sergipe é o menor

A população da Acre é a mais evangélica pentecostal do país, com 24,18% do total. Em Rio Branco, a capital, a proporção é de 28,43%

Em segundo lugar, na relação de Estados, vem Rondônia, com 19,95%, seguido por Pará (19,41%) e Amapá (19,01%). São Paulo ficou em 13º lugar, com 14,62%, e o Rio de Janeiro em 15º, com 14,18%. Esses dados são do Novo Mapa das Religiões elaborado pela Fundação Getúlio Vargas com dados de 2009 da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE.

Os fiéis das pentecostais representaram naquele ano 12,76% da população. As igrejas pentecostais são as que mais têm se expandido. O pesquisador Marcelo Néri, o responsável pelo mapa, disse que a Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil, abaixo da Católica.

Os evangélicos -- pentecostais e de outras denominações -- subiram de 17,9% em 2003 para 20,2% em 2009. Eles são representativos principalmente nas classes D e E, afirmou Néri.

Ranking dos mais evangélicos pentecostais

Estados

1 - Acre: 24,18%
2 - Rondônia: 19,75%
3 - Pará: 19,41%
4 - Amapá: 19,01%
5 - Distrito Federal: 18,87%
6 - Roraima: 18,28%
7 - Goiás: 15,65%
8 - Mato Grosso do Sul: 15,52%
9 - Tocantins: 15,51%
10 - Espírito Santo: 15,09%
11 - Amazonas: 15,09%
12 - Mato Grosso: 14,95%
13 - São Paulo: 14,62%
14 - Paraná: 14,48%
15 - Rio de Janeiro: 14,18%
16 - Pernambuco: 12,24%
17 - Minas Gerais: 11,63%
18 - Maranhão: 11,58%
19 - Rio Grande do Norte: 11,34%
20 - Rio Grande do Sul: 9.78%
21 - Santa Catarina: 9,18%
22 - Ceará: 9,17%
23 - Alagoas: 8,63%
24 - Bahia: 8,44%
25 - Paraíba: 7,80%
26 - Piauí: 6,18%
27 - Sergipe: 4,75%

Região metropolitana (só a periferia da capital)

1 - Belo Horizonte: 24,48%
2 - Curitiba: 24,21%
3 - Salvador: 24,02%
4 - Rio de Janeiro: 20,25%
5 - Belém: 20,05%
6 - Recife: 16,95%
7 - São Paulo: 16,19%
8 - Porto Alegre: 12,69%
9 - Fortaleza: 10,45%

Capitais

1 - Rio Branco (AC): 28,43%
2 - Belém (PA): 22,99%
3 - Boa Vista (RR): 21,21%
4 - Porto Velho (RO): 19,02%
5 - Brasília (DF): 18,82%
6 - Macapá (AP): 18,38%
7 - Palmas (TO): 17,44%
8 - Campo Grande (MS): 17,18%
9 - Curitiba (PR): 16,07%
10 - Manaus (AM): 15,30%
11 - Goiânia (GO): 14,91%
12 - Belo Horizonte (MG): 13,44%
13 - São Luís (MA): 13,11%
14 - Cuiabá (MT): 13,04%
15 - Natal (RN): 12,18%
16 - Maceió (AL): 11,84%
17 - Fortaleza (CE): 11,56%
18 - João Pessoa (PB): 11,01%
19 - Rio de Janeiro (RJ): 10,95%
20 - São Paulo (SP): 10,67%
21 - Recife (PE): 10,36%
22 - Salvador (BA): 10,01%
23 - Vitória (ES): 8,42%
24 - Porto Alegre ( RS): 8,03%
25 - Florianópolis (SC): 6,81%
26 - Teresina (PI): 5,90%
27 - Aracaju (SE): 4,18%

Fonte: Paulopes

Proporção de católicos volta a cair no Brasil; crescem evangélicos e ateus

A Igreja Católica voltou a perder adeptos no Brasil, enquanto cresceu a quantidade de evangélicos e de pessoas que se declaram sem religião, aponta estudo publicado nesta terça-feira pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o Novo Mapa das Religiões, coordenado pelo pesquisador Marcelo Néri, os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009 - uma queda de 5,4 pontos percentuais.

Ao mesmo tempo, os evangélicos passaram a representar 20,2% da população, contra 17,9% em 2003. O grupo dos “sem religião” (ateus e agnósticos), que era de 5,1% em 2003, subiu para 6,7% em 2009.

O levantamento foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.

A queda na participação dos católicos na população vem sendo lenta, porém constante, desde o início do século passado, mas havia se mantido estável na medição anterior da FGV, entre 2000 e 2003.

“Chegamos em 2009 ao menor nível de adeptos ao catolicismo na nossa história estatisticamente documentada”, diz o estudo. “Observamos a queda na proporção de católicos em todas as faixas etárias. Essa mudança foi menor para os grupos com idade mais avançada e maior entre os jovens.”

Tal redução abriu espaço tanto para ateus e agnósticos como para outras crenças.

“A (igreja evangélica) Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil (em número de adeptos), com grande importância nas classes D e E”, explicou Marcelo Néri à BBC Brasil. “E a crença espírita já é a segunda maior na classe AB.”

No caso dos evangélicos, o crescimento relativo de adeptos se dá em todas as faixas etárias, embora de maneira mais pronunciada entre os jovens.

Na emergente classe C, os evangélicos representam 21,5% da população – mais do que a média nacional (20,2%).

Religião e renda
O catolicismo é a religião é mais presente nos níveis extremos do espectro de renda (72,7% na classe E e 69% na AB), enquanto as crenças evangélicas pentecostais se popularizam nos níveis intermediários inferiores da distribuição de renda (representa 15,3% na classe D). Os evangélicos tradicionais estão concentrados na faixa AB (8,35%) e C (8,7%).

No que diz respeito à divisão geográfica, a maior concentração de católicos é nos Estados do Nordeste brasileiro - no Piauí, 87,9% da população é católica, contra 68,4% da média nacional.

“Os dados demonstram claramente que a velha pobreza brasileira (como áreas rurais do Nordeste, mais assistidas por programas sociais) continua católica, enquanto a nova pobreza (como a periferia dessasistida das grandes cidades) estaria migrando para as novas igrejas pentecostais e para os segmentos sem religião”, diz o estudo da FGV.

Ao mesmo tempo, porém, a renda familiar per capita dos evangélicos é 6,9% inferior à dos católicos - justamente pelo fato de o catolicismo ainda ter presença relevante na elite econômica brasileira.

Com relação aos gêneros, as mulheres brasileiras, ao mesmo tempo em que são mais religiosas do que os homens, hoje são menos católicas: entre os que possuem religião, 75,3% dos homens são católicos; entre as mulheres, esse índice cai para 71,3%.

“Enquanto os homens abandonaram as crenças, as mulheres trocaram de crença, preservando mais do que eles a religiosidade”, diz a pesquisa.

Religiões no Brasil

- Os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009
- Os evangélicos passaram de 17,9% em 2003 para 20,2% em 2009
- Os sem religião passaram de 5,1% em 2003 para 6,7% em 2009

Fonte: BBC Brasil

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