quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Forte terremoto atinge o Chile e alerta de tsunami é declarado

Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo, no Chile.
Não houve relato imediato sobre feridos, danos à infraestrutura ou interrupções em serviços básicos, segundo o Escritório Nacional de Emergência do Chile. No entanto, por volta das 21h20, o jornal "El Mercurio" informava que o prefeito da cidade de Illapel afirmou que uma pessoa havia morrido e havia vários feridos.
A magnitude preliminar do tremor é 8,3, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. O Peru, país vizinho, também emitiu alerta de tsunami.
Por volta das 21h50 as ondas desencadeadas pelo forte terremoto começam a atingir a costa do Chile, segundo a agência Reuters. Não estava clara a intensidade exata das ondas e até o momento não há relatos de danos provocados por elas
O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos três réplicas. A polícia chilena alertou a população a manter a calma diante de novos possíveis abalos.
Chilenos ficam na rua após terremoto atingir Santiago nesta quarta (Foto: Pablo Sanhueza / Reuters)Os Bombeiros de São Paulo informaram que o tremor foi sentido até na capital paulista -- muitas pessoas ligaram para o número de emergência reportando o tremor . Diversas províncias argentinas também sentiram o terremoto.
Chilenos ficam na rua após terremoto atingir Santiago nesta quarta (Foto: Pablo Sanhueza / Reuters)
"Estamos em uma fase de coletar informação, as pessoas estão assustadas, mas esperamos que as coisas voltem à normalidade", disse o ministro do Desenvolvimento Social, Marcos Barraza, a jornalistas.
O transporte público funcionava normalmente em Santiago, informaram veículos de imprensa locais, que também informaram sobre cortes de energia elétrica em algumas regiões da capital.
De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo foi sentido às 19h54, com epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.

"Estava na parte externa do Shopping Arauco quando percebi que as portas de vidro do cinema estavam balançando bem forte, mas não ventava. Aí percebi que as pessoas começaram a sair. Aí comecei a sentir o chão tremer. Ficamos na parte descoberta, onde a boa parte das pessoas ficaram esperando o tremor passar", relatou de Santiago a repórter Isabela Leite, do
 G1. 
Vimos carros andando sozinhos"
Thais Luiz, turista
"Foram dois tremores. O que posso dizer é que estava no hotel e tudo começou a tremer muito. Os móveis no quarto começaram a se movimentar. Quando saí para a rua, estava tudo normal. Na segunda vez eu estava com um grupo de brasileiros na recepção do hotel. Foi mais forte, vimos carros andando sozinhos. Os turistas estavam com muito medo, mas os nativos estavam tranquilos", disse a turista brasileira Thais Luiz, que está em Santiago.

INF.  G1.COM.BR
Pessoas olham o mar em Valparaíso, no litoral do Chile após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)Pessoas olham o mar em Valparaíso, no litoral do Chile após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)

Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)
  •  
Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)
Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)Terremoto foi sentido em Santiago nesta quarta-feira (16) (Foto: Martin Bernetti/AFP)

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...