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segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Chanukah – A Festa das Luzes
“E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.” (JO 10:22e23)
Comemoração da purificação do Templo e do altar que ocorreu no tempo dos MACABEUS (165 ou 164 a.C.). Durava oito dias a partir do dia 25 de QUISLEU ou Kislev. Era também chamada de Festa da Dedicação (Jo 10.22). Em hebraico o nome da festa é Hanukká (Dedicação). O nome Chanukah é composto de duas palavras: Chanu = descansaram e ka = com valor numérico 25. Os judeus descansaram no dia 25 de Kislev após a vitória contra os seus opressores gregos. Esta festa também é conhecida como Festa das Luzes. O preceito central e principal de Chanukah é acender as luzes da chanukah, logo após o anoitecer, num lugar destacado e visível, durante 8 noites, afim de divulgar o milagre. Na conquista do Templo, após a limpeza e purificação, foi achado apenas um frasco de azeite kasher para acender as luzes do Templo, o que duraria apenas uma noite. O MILAGRE é que este frasco de azeite durou 8 noites, enquanto se preparava o novo azeite para continuar acendendo as luzes do Templo. Viram nisso um sinal do céu para uma nova era de vida feliz. Em sinal de alegria e gratidão, a cidade foi iluminada com muitas luzes e os macabeus celebraram com grande alegria o livramento e o milagre que receberam de Deus, com preces e agradecimentos pela grande vitória. As luzes são acesas acrescentando-se uma luz a cada noite no conjunto, começando com uma na primeira noite, duas na segunda e assim por diante, até que na oitava noite as oito luzes estarão acesas.
SIGNIFICADO DO NOME
O nome “Chanukah”, hoje traduzido como “Dedicação”, originalmente, é resultado de um acróstico de palavras que a formam: CHANU – Que significa “Descansaram” e KAH – Que corresponde às letras “Kaf” e “Hei’, que formam o algarismo do número “25”. Isto porque, após longo período de luta, contra o exercito de Antíoco Epifânio, os israelitas descansaram no dia 25 de Kislev, data em que reconquistaram o Templo e deram início a sua restauração. Esta festa começa no dia 25 de Kislev, dura 8 dias e comemora os eventos ocorridos na terra santa, na época do 2º Templo, durante a era do domínio grego. A Festa de Chanukah também é conhecida como “Festa das Luzes” ou “Sucot de Kislev”. Este último se deve ao fato de, naquele ano os judeus não terem podido celebrar a Festa das Cabanas, por estarem em plena guerra. Sendo assim, ao termino da revolução, com mais de dois meses de atraso, eles celebraram Chanukah com Lulav (Espécie de ramo usado em Sucot) nas mãos, num gesto memorial, já que, igualmente a Sucot, Chanukah também é comemorada ao longo de oito dias.
SIGNIFICADO DA CHANUKAH
Principal costume da Festa de Chanukah é o de se acender a CHANUKIAH, uma espécie de candelabro de nove candeias, o qual acendemos uma de cada vez, ao longo dos oito dias de festa, seja em casa ou na sinagoga. Com a vela piloto, que chamamos de Shamash (servo), tambem chamada de nona vela, e que só usamos para acender as demais oito velas que cumprem a prescrição, iluminamos a chanukah, acendendo uma vela a mais por dia, até que, ao oitavo dia, todas as velas estejam acesas. O papel da chanukah é nos trazer a lembrança o milagre de chanukah, quando, o óleo usado para acender a monorah, que deveria durar apenas um dia, milagrosamente, perdurou por sete dias a mais que o normal, permitindo aos sacerdotes ter tempo hábil para fabricar um novo óleo. O acendimento da menorah deveria ser o primeiro item no processo de purificação do templo que se iniciou no dia 25 de kislev de 165 a.c. Até hoje, em função disto, na noite do dia 25 de kislev, acendemos, com o auxilio do Shamash, a primeira das nove velas da chanukiah, que deve estar posicionada perto da porta de entrada da casa ou na janela, em lugar visível. Isto se deve ao fato deste dia ser um motivo de orgulho para todos nós. È o dia em que nos recordamos de um ato maravilhoso em que Deus fez cumprir a sua profecia e livrou-nos da mão de nosso inimigo. Todos os que passam na rua devem olhar para nossas casas e ver que ali, naquele lugar, mora um israelita, que tem orgulho de mostrar o quanto ele ama fazer parte de seu povo. A proximidade de chanukah, em relação à festa pagã do natal cristão, faz com que a casa de um judeu se torne contrastante a todos os seus vizinhos.
YESHUA (JESUS) CELEBROU A FESTA DA CHANUKAH
“Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação (chanukah). Era inverno e .Yeshua passeava no templo, no Pórtico de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Mashaich Enviado, dize-o francamente. Respondeu-lhes Yeshua: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.Eu e o Pai somos um.Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.Disse-lhes Yeshua: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.Replicou-lhes Yeshua: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus? Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis; mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.” (Rishonah de Yohanan –10:22-38) Ao transitar pelo pórtico do Templo de Salomão, por ocasião da festividade de Chanukah, Yeshua foi interpelado por alguns de seu povo quanto ao fato de ele ser ou não o Mashicah. Como bom judeu que era, tratou de responder a pergunta com outro enigma: “As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” Inicialmente, seus irmãos judeus ficaram sem entender o que ele havia querido dizer. Mas pouco a pouco, suas mentes foram sendo esclarecidas quanto ao teor de suas palavras. O Mestre explicava, que não havia forma dele os provar que ele era o Mashiach, já que a fé que depositamos em alguém será sempre uma escolha. Quando Yeshua, em seu oitavo dia de vida, foi levado por seus pais para ser circuncidado, o sacerdote que tomou nos braços, emocionado e sem sequer conhecer a origem daquele menino disse que agora poderia enfrentar a morte, já que o Eterno lhe permitira ver a salvação de Israel. Muitos dos gestos demonstrados pelo Rebe Yeshua, testificam que ele não fazia nada em nome de si mesmo. Ele não foi um dos que se auto denominaram o Messias e que encabeçaram grandes revoltas que em nada resultaram. Yeshua, vivia uma vida simples, ensinado seus alunos o caminho da Justiça, para que por meio disto encontrassem a estrada de retorno ao seu Deus. Yeshua era a resposta que todos os de sua época e até os dias de hoje encontraram. No entanto, quando ousou dizer que procedia de acordo com o que o Pai lhe mostrava, e que suas obras ao eram dele e sim do Pai que o havia enviado, foi mal interpretado e acusado de se dizer deus. Sem tentar se defender ou esclarecer o que havia realmente dito, disse que o próprio Deus chamou o seu povo de deuses, e eles o acusavam por se dizer “Filho de Deus” e não Deus. Da mesma forma que um shamash, cujo único objetivo era trazer a luz a toda a casa acendendo as velas que estão em redor de si, o objetivo do mestre era o de servir a suas ovelhas com o pasto que o Pai avia plantado. Certa vez, durante, seu ultimo seder de Pessach, Yeshua perguntou aos seus discípulos: “Quem é maior? O que serve ou o que é servido?” Eles, sem pensar duas vezes responderam: “Aquele que é servido Mestre” ao que ele respondeu: “Pois eu, estando entre vós, sou como aquele que serve”: um Shamash.
PORQUE COMEMORAR CHANUKAH?
Porque é parte de identidade do povo, do qual nos dizemos fazer parte.
§ Efésios 2: “11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, 15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, 16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. 17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. 19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,”
Porque é um mandamento de Deus celebrar os seus atos maravilhosos.
§ Salmo 145: 12 Louva, Jerusalém, ao SENHOR; louva, Sião, ao teu Deus. 13 Pois ele reforçou as trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti; 14 estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e te farta com o melhor do trigo. 15 Ele envia as suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente; 16 dá a neve como lã e espalha a geada como cinza. 17 Ele arroja o seu gelo em migalhas; quem resiste ao seu frio? 18 Manda a sua palavra e o derrete; faz soprar o vento, e as águas correm. 19 Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel. 20 Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia! Por que Yeshua Também celebrou este dia. § João 11:22 Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação (chanukah). Era inverno e Yeshua passeava no templo, no Pórtico de Salomão. Devemos celebrar este dia, por que somos israelitas de Deus. Chag Chanukah Sameach!
O que é o Hannukah?
Hannukah ou Chanukah (Festival das Luzes) é uma festividade judaica que dura oito dias e que começa no 25º dia do mês de Kislev, que corresponde mais ou menos ao mês de Dezembro do calendário ocidental. Assinala a miraculosa vitória dos Judeus, guiados pelos Macabeus, contra a perseguição dos Gregos e a opressão religiosa, no século II antes da era cristã. Os Judeus estavam então sob o jugo do imperador greco-sírio Antiochus. Além de terem vencido a guerra, outro milagre aconteceu: quando os Macabeus chegaram para reconsagrar o templo, encontraram apenas um pequeno recipiente com azeite puro para acender a Menorah, o tradicional candelabro de oito braços. Mas este azeite, milagrosamente, acabou por durar os oito dias, até que mais óleo sagrado pôde ser preparado. Para comemorar este milagre, os judeus acendem a menorah ao longo de cada um dos oito dias do Hannukah, acendendo uma vela a cada novo dia. Para os Judeus, estamos actualmente no ano de 5770. Tendo em conta que o calendário judaico é lunar e não fixo, como o calendário ocidental normal, as festividades judaicas são móveis. Curiosamente, o Hannukah começa, oficialmente, no dia 25 de Dezembro (ou seja, no Dia de Natal dos cristãos) e termina a 2 de Janeiro. Ao cair da noite de cada um destes dias, o número correspondente de velas de Hannukah serão acesas. Estas luzes, de acordo com a tradição, devem ser colocadas junto a uma janela, para proclamar o milagre. A menorah própria desta festividade, chamada Hannukiyah, tem oito braços, ou antes nove: em cada um desses oito braços é acesa uma vela todas as noites, ao longo dos oito dias de festa. O nono braço destina-se a colocar a vela denominada «shamash», ou auxiliar, que serve para acender as restantes velas. UM FELIZ HANNUKAH PARA VOCÊ!
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Conheça cinco lugares grátis para visitar em viagem a Jerusalém
Jerusalém pode ser uma opção de viagem para quem quiser conhecer a Cidade Santa dos judeus, muçulmanos e cristãos sem pagar nada. A dica, nesta véspera de Natal, vale tanto para turistas quanto para moradores, que podem visitar pontos ainda pouco explorados e fugir do óbvio – tudo sem pôr a mão no bolso.
O Moinho de Montefiore, no bairro judeu de Mishkenot Sha'ananim, é uma das opções de passeio grátis. A construção de 1860, feita pelo britânico Sir Moshe Montefiore, fica na primeira região residencial erguida fora dos muros da Cidade Velha.
Moinho de Montefiore fica no 1º bairro judeu construído fora dos muros da Cidade Velha (Foto: Ariel Schalit/AP)
Outro ponto turístico "na faixa" que vale a pena ver em Jerusalém é o mercado ao ar livre Mahane Yehuda, bastante popular entre os habitantes locais e viajantes. São centenas de bancas em que se vendem vegetais, sementes, carnes, queijos, vinhos, castanhas, doces, especiarias, roupas e artesanato, entre outros produtos.
Mercado Mahane Yehuda reúne centenas de bancas que vendem de comida a roupas (Foto: Ariel Schalit/AP)
Para os fãs de arquitetura, uma dica é conferir o prédio da universidade mórmon Brigham Young, no Monte Scopus, a mais de 800 metros acima do nível do mar.
Universidade mórmon atrai fãs de arquitetura e é opção grátis para ver em Jerusalém (Foto: Ariel Schalit/AP)
Já quem aprecia o contato com a natureza não pode deixar de ir ao parque Ein Mabua, no deserto da Judeia, entre Jerusalém e a cidade de Jericó – localizada às margens do Rio Jordão, a menos de 30 km da maior cidade de Israel.
Parque Ein Mabua fica no deserto da Judeia, entre Jerusalém e a cidade de Jericó (Foto: Ariel Schalit/AP)
E, como não poderia faltar, a viagem também precisa incluir o tradicional Muro das Lamentações e a cúpula de ouro da Mesquita de Omar, conhecida como Domo da Rocha. O edifício do século 7 é um dos lugares mais sagrados dos muçulmanos e um dos pontos emblemáticos de Jerusalém.
Muro das Lamentações e Mesquita de Omar, com a cúpula de ouro, são vistos acima (Foto: Ariel Schalit/AP)
FONTE . G1.COM.BR
bombeiro morre após reagir a assalto em frente a igreja
Após reagir a uma tentativa de roubo em frente a igreja Congregação Cristã no Brasil na avenida Ipê Roxo, no Jardim Jaraguá, na zona leste da capital paulista, um bombeiro morreu na noite deste domingo. Segundo a rádio CBN, dois motociclistas abordaram o bombeiro quando ele saía da igreja. Ele reagiu e trocou tiros com os suspeitos.
No confronto com os criminosos, o bombeiro, um dos assaltantes e duas mulheres foram baleados. O caso será registrado no 24º Distrito Policial de Ermelino Matarazzo.
Papa faz visita e concede perdão a ex-mordomo antes do Natal
O papa Bento 16 fez uma surpresa antes do Natal e visitou neste sábado a prisão em que se encontrava detido seu ex-mordomo, perdoando-o por ter roubado e vazado documentos sobre supostas corrupções no Vaticano.
O papa passou cerca de 15 minutos com Paolo Gabriele antes de o preso ser libertado e poder voltar para o seu apartamento no Vaticano, ao lado de sua mulher e filhos, afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi "O que eles disseram um para o outro continuará em segredo entre eles... Ele sabe que cometeu um erro", afirmou à Reuters a advogada de Gabriele, Cristiana Arru, que estava no apartamento quando ele retornou para a sua casa. Gabriele foi condenado por furto qualificado em 6 de outubro, em um caso que constrangeu o Vaticano. Ele estava cumprindo uma sentença de 18 meses de prisão em uma cela na sede da polícia da cidade. Lombardi chamou a iniciativa do papa de "um gesto paternal para uma pessoa com a qual o papa dividiu sua vida por vários anos... Esse é um final feliz nessa temporada de Natal para esse episódio triste e doloroso". Lombardi e Arru descreveram o encontro como "intenso", porque foi a primeira vez que ambos se viram desde maio, quando Gabriele foi preso depois de a polícia do Vaticano encontrar vários documentos que tinham sido roubados do escritório papal em sua posse. O pontífice também perdoou um especialista em computação do Vaticano que recebeu uma pena em outro julgamento. VATILEAKS Em uma saga que ficou conhecida como "Vatileaks", Gabriele vazou documentos que mostravam o que aparentava ser uma disputa por poder nas mais altas hierarquias da Igreja, e conflitos internos sobre o quão transparente o banco do Vaticano, que já passou por vários escândalos, deveria ser com as autoridades financeiras externas. Ele disse aos investigadores que agiu porque via "o mal e a corrupção em todos os cantos da Igreja" e que as informações estavam sendo escondidas do papa. O Vaticano disse que Gabriele não poderá mais trabalhar lá, mas que o ajudará a encontrar um emprego e começar uma nova vida fora dos muros da cidade-Estado, ao lado de sua família. "Quando ele chegou em casa, as crianças pularam sobre ele e se penduraram em seu pescoço. Foi um período muito difícil para eles. Não creio que todo esse episódio está enterrado para eles ainda", afirmou Arru. Gabriele, de 46 anos, afirmou em seu julgamento, um dos mais espetaculares da recente história da Santa Sé, que ele não se considerava um ladrão e que foi motivado pelo amor "visceral" pela Igreja. O mordomo, que servia as refeições do papa e o ajudava a se vestir, tirou fotocópias de importantes documentos às costas de seus superiores, em um pequeno escritório adjacente ao quarto do papa. Ele então escondeu mais de mil documentos originais e cópias, incluindo alguns que o pontífice marcou como "a ser destruído", entre outros milhares de documentos e jornais em um grande armário no apartamento da família, dentro do Vaticano. Ex-integrante de um seleto grupo chamado de "família papal", Gabriele era uma de menos de dez pessoas que tinham a chave de um elevador que levava diretamente aos aposentos do pontífice. Ele disse no julgamento que, na sua posição de mordomo do papa, ele pôde ver o quão fácil um poderoso homem pode ser manipulado pelos seus assessores, mas escondeu coisas que pode ter conhecimento. Os papéis que vazaram revelaram trabalhos internos de uma instituição conhecida pelos seus segredos, e causou uma das maiores crises do papado de Bento 16 quando os detalhes apareceram em uma publicação de um jornalista italiano, no começo deste ano. Muitos acreditam que o mordomo pode não ter agido sozinho e que foi mandado por outras pessoas do Vaticano. Gabriele afirmou durante o julgamento que pode ter sido influenciado por terceiros, mas que não tinha cúmplices. Fonte: Estadão |
Jovem é morto a facadas durante culto em igreja evangélica
Durante um culto evangélico no bairro Mangabeira, em João Pessoa, os fiéis presentes testemunharam um crime. Nesta quarta-feira (18), um adolescente de 16 anos foi assassinado dentro da igreja com pelo menos 10 facadas no abdome.
Segundo testemunhas, ele estava fugindo de um rapaz e entrou no local em busca de proteção.
O suspeito do crime tem 18 e foi detido pela polícia na madrugada desta quinta-feira (19). Ele está na Central de Polícia e deve ser encaminhado para um presídio de João Pessoa.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar relatou que o adolescente já entrou na igreja ferido, mas o rapaz que o atacou também entrou na igreja e continuou esfaqueando a vítima. O último golpe atingiu o pescoço e a faca ficou cravada no corpo da vítima.
Ao constatar a morte, o criminoso fugiu a pé do local. A PM informou que o rapaz morto era o dono da faca usada no crime. Conhecido por Galalau, ele disse à polícia que o motivo do crime foram as constantes ameaças que a vítima fazia a ele. Mas o delegado Antônio Brayner relatou que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas e isto pode ter motivado o crime.
Com informações de Terra e Globo.com
Polícia prende pastor acusado de dar suporte financeiro a facções
Polícia prende pastor acusado de dar suporte financeiro a facções
Foi preso em uma cobertura de luxo, na cidade de Gramado, Clóvis Ribeiro, mais conhecido como Nai. Em 2005 ele já fora preso juntamente com o goleiro Edinho, filho de Pelé, durante a chamada “Operação Indra”. Na época, a Polícia de São Paulo prendeu 13 suspeitos de tráfico, mas o inquérito judicial foi arquivado, pois a Justiça considerou que a obtenção de provas foi ilegal.
Nai ficou preso até 2008, quando foi para o Rio Grande do Sul onde trabalhava como pastor evangélico. Clóvis agora é acusado de envolvimento com o traficante Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas e de oferecer suporte financeiro a facções criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho. Após Ronaldo ser morto por uma facção rival, Clóvis disse ter mudado de vida e abandonado o crime.
Mesmo assim, a polícia acredita que há pelo menos quatro anos ele abastecia mais de uma quadrilha com dinheiro lavado através de igrejas, além de três concessionárias de automóveis e uma oficina.
Gustavo Barcelos, delegado responsável pela prisão, acredita que o acusado enganou muitas pessoas dizendo que abandonara suas atividades criminosas e queria usar a religião para “salvar pessoas das drogas”.
Mesmo assim, ele tinha comportamento violento. Em 14 de novembro, ele ameaçou um pastor de Praia Grande (SP). O delegado Fábio Laino, do Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos) paulista conta que Nai o ameaçou de morte o pastor da Assembleia de Deus por conta de “uma dívida inexistente”.
Clóvis responde pelo homicídio de um dos integrantes do bando. Uma das suspeitas da polícia é que ele fazia parte do grupo que tinha envolvimento a guerrilha colombiana Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fazendo troca de armas por drogas.
Nai era procurado desde o dia 27 de novembro, quando o Denarc de São Paulo expediu um mandado de prisão. O pastor estava em casa com a mulher e duas filhas e foi preso sem resistência.
Ainda não foi confirmada sua participação direta com as organizações criminosas, mas o delgado diz que ele responde a processos na Justiça de São Paulo por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e tráfico internacional de armas. Após ser ouvido, Nai deverá ser transferido para um presídio em São Paulo. As informações são do UOL e Zero Hora.
domingo, 23 de dezembro de 2012
ESCORREGANDO E COLOCANDO A CULPA NA CASCA DA BANANA .
Fico indignado quando ouço certos comentários de pessoas que caíram e se esborracharam no chão por não cuidarem de suas vidas ministeriais , casamentos etc.
Pessoas que antes de mais nada eram servos do DEUS vivo , e antes da fama se colocavam como vasos abençoados , ou mesmo sendo simples cidadãos já não atentam mais para a vida com DEUS.
Mas bastou a fama , muitas agendas , muitos convites ,muito trabalho , diversões etc para se esquecerem e deixarem DEUS de lado .
Acham que já não precisam orar mais , se colocam como os santãos da vida, acham que DEUS fala somente com ele , que suas ministrações são as melhores.
São tantas as qualificações que fica até mesmo difícil traçar essas definições ,pois algum santão de plantão vai falar .
LÁ VEM ELE DE NOVO JULGANDO OS OUTROS .
Bom , mais isso não vem ao caso.
O que vem ao caso é o alerta que procuramos deixar , e também como nos fala o Thalles Roberto .
O crente cai, porque não anda lado a lado com o Espírito SantoO crente cai, porque tem Bíblia em casa, mas não lê
O crente cai, porque conhece o evangelho, mas não vive o evangelho
Tiago 3:2, "Porque todos tropeçamos em muitas coisas"
III. OS ARDIS PARA DEIXAR O CRENTE SEMPRE DESANIMADO
A. Exagerar nos pensamentos sobre os pecados para não olharmos para o Salvador - Fil. 4:8,9
B. Interpretar Mal a Segurança da Fé - Gal 4:6.
C. Entender Mal os Contra Tempos que Vem na Vida - Rom. 8:28
D. Sugerindo que a Graça existente é Falsa - I Tim 1:12-16
E. Aconselhando que o pecado do hipócrita é o mesmo do crente - Próv. 4:18
F. Convencer que a Perda do Gozo da Salvação é a Perda da Salvação Rom. 5:1-6
G. Dizer que Quem Repete O Pecado Nunca Foi Salvo
A. Exagerar nos pensamentos sobre os pecados para não olharmos para o Salvador - Fil. 4:8,9
B. Interpretar Mal a Segurança da Fé - Gal 4:6.
C. Entender Mal os Contra Tempos que Vem na Vida - Rom. 8:28
D. Sugerindo que a Graça existente é Falsa - I Tim 1:12-16
E. Aconselhando que o pecado do hipócrita é o mesmo do crente - Próv. 4:18
F. Convencer que a Perda do Gozo da Salvação é a Perda da Salvação Rom. 5:1-6
G. Dizer que Quem Repete O Pecado Nunca Foi Salvo
1. A Tentação
Como alguém pode pensar em ir para o céu quando continua cometendo os mesmos pecados de quando não era salvo?Você chora e implora perdão, mas logo repete os mesmos!
Você reclama do mal do pecado mas comete os mesmos pecados continuamente!
Como pode este tal dizer que é salvo?
Você está enganado!
AVISO: Sem nenhuma dúvida, quando um cristão peca repetidamente ele trará para si uma avalanche de tristezas, aflições e tentações.
Sua consciência será afligida por dúvidas e temores a ponto de perder o embalo no serviço a Deus, a confiança na obediência e a alegria interna com Deus.
Repetindo o pecado o Cristão dá vantagem ao inimigo, mancha seu testemunho público e faz com que a obra do arrependimento seja muito mais difícil.
É melhor resistir o pecado do que arrepender-se dele. Nunca se acomode com o pecado.
2. A Solução é considerar:
a. Há versículos que relatam Cristãos caindo no mesmo pecado muitas vezes
Quantas vezes a Israel do Senhor voltou-se a servir deuses falsos? Mas este povo, em geral, era precioso ainda para o Senhor (Jer 3:12-14; Oséias 14:4)A graça salvadora pode ser real, mas também é real a fraqueza da carne e a imperfeição do nosso crescimento espiritual (Rom 7:18,23).
Pela salvação somos libertos do domínio e da condenação do pecado mas não somos livres da presença do pecado e nem da possibilidade de pecar. A incorruptibilidade só vem depois de sermos glorificados (I Cor 15:53,54).
b. A Bíblia nunca promete que os crentes serão perfeitos na carne
Onde está o versículo que relata a promessa de Deus de que não há mais a possibilidade de cairmos em um pecado ou outro? Se Deus não prometeu, meu coração não deve confiar. Se Deus permite ao pecado continuar no mundo, a sua graça é suficiente para o perdoar (Rom. 5:20). Não há arrependimento tão sincero ou uma intenção tão firme que possa proibir a possibilidade de o crente pecar.
Deus sabe da nossa fraqueza e nos ensina a orar e procurar o perdão (Mat. 6:12). A correção pelo pecado que os filhos recebem é confortadora (Heb 12:5-8). Tiago 3:2, "Porque todos tropeçamos em muitas coisas"; I João 1:8,9.
c. Há santos no céu que também caíram no pecado enquanto estavam aqui.
Abraão (Gên. 12:10-20; 20:1-6); Ló (Gên. 19:7,8; II Pedro 2:7); João (Apoc 19:10; 22:8); Pedro (Luc 22:54-62); Jonas (Jonas 1:3; 4:1,8); Jeosafá (II Crônicas 18:1-3,30,31; 20:35-37); Sansão (Juízes 14:2,3; 16:1). Muitos destes se encontram em Hebreus 11 como sendo exemplos de fé.
d. Há pecado grosso e há enfermidades
Não há muitas vezes em que Deus permite ao seu povo cair em pecado grosso (pecado que pode destruir o crente), mas há multiplicidade de vezes em que Ele permite que eles caiam em enfermidades que venham por nós sermos pecadores. Pela enfermidade do pecado em que o crente cai freqüentemente a humildade é aprendida (II Cor 12:7-10), submissão a Deus é realizada e crescimento pelo desgosto do pecado e um amor pelo seu Salvador é estimulado (João 21:15-17). I Ped 1:6, "ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações" (Tiago 1:2,3); II Cor 4:17, "tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente".
Quando Satanás procura te desanimar devida a presença do pecado dizendo que não há salvação, combata-o com as verdades da Palavra: tenho pecado na minha carne (Rom 7:18). Mesmo não querendo e desgostando-o, não é para a destruição da nossa alma. Podemos saber que Deus opera tudo para que até o pecado sirva para a nossa purificação aqui na terra (Rom 8:28-30).
e. Há pecado voluntário e há pecado involuntário
Pode ser que o crente resista sinceramente e esforçadamente o pecado mas mesmo assim cai. Isso seria pecar involuntariamente (Rom 7:15-19,23-25). O pecado voluntário acontece quando o crente não coloca barreiras e nem resiste o pecado, desejando ser levado por ele (Êx 16:1-3).
Veja o exemplo de Pedro querendo ser forte mas na verdade era um fraco (Mat. 16:15-29, 22-24; 26:69-75).
Não era só uma vez que ele era fraco (Gal 2:11-13). Pedro não era menos salvo no monte da transfiguração (Mat. 17:1-5) do que em Antioquia com Paulo.
A diferença estava na glória e na felicidade do momento, e não na salvação eterna.
Aviso:
Há grande diferença entre uma ovelha que cai em um abismo pela desatenção e o porco que sempre volta a sua lavagem ou o cão que volta ao seu vômito.
Deus usa os retornos involuntários ao pecado como um instrumento para que nós venhamos a amadurecer.
Mas, os que amam o pecado, Ele os julgará!
VIA GRITOS DE ALERTA
TOMATE É CRISTÃO
Um grupo muçulmano
egípcio, da linha salafista, está com dificuldade de se retratar de um post no
Facebook, que advertia que os tomates seriam proibidos aos islâmicos porque
seriam “cristãos”.
No entanto, o grupo fundamentalista chamado Associação Egípcia Popular Islâmica, aparentemente divulgou que tomates podem ser ofensivos quando são cortados de maneira que revela a forma de uma cruz, segundo um site do Líbano.
A foto de um tomate cortado ao meio postado no Facebook é acompanhada pelos dizeres: “Comer tomate é proibido porque eles são cristãos [O tomate] elogia a cruz, em vez de Allah e diz que Deus é três [uma referência à Trindade]. [Que Deus nos ajude]. Eu imploro para que você divulgue esta foto porque uma irmã da Palestina viu o profeta de Allah [Maomé], em uma visão. Ele estava chorando, alertando sua nação contra o seu consumo [de tomates]. Se você não espalhar esta [mensagem], sabemos que o diabo parou você”, diz a matéria do site Now Lebanon.
Mais de 2.700 comentários foram deixados no post publicado há 10 dias, o que talvez forçou a associação a emitir a seguinte resposta: “Nós não dissemos que você não pode comer tomates. Nós dissemos para não cortá-lo na forma de [que revela] cruz”.
Embora muitos dos comentários feitos no Facebook não sejam adequadas para serem reproduzidas aqui, um blogueiro brincou com o fato em seu blog: “Atenção! Sua salada pode estar fazendo você em um infiel!”.
Há uma estimativa que existem de 5 a 6 milhões de salafistas no Egito. Os salafistas são geralmente considerados mais tradicionalistas que as outras facções muçulmanas. No ano passado, um grupo de muçulmanos radicais, incluindo salafistas, foram responsáveis pela queima de diversas igrejas e empresas cristãs no Egito, que mais tarde resultou em centenas de mortes durante manifestações contra a destruição.
De acordo com um relatório de inteligência doméstica da Alemanha, feito em 2010, o salafismo é o movimento que mais cresce no mundo islâmico.
No entanto, o grupo fundamentalista chamado Associação Egípcia Popular Islâmica, aparentemente divulgou que tomates podem ser ofensivos quando são cortados de maneira que revela a forma de uma cruz, segundo um site do Líbano.
A foto de um tomate cortado ao meio postado no Facebook é acompanhada pelos dizeres: “Comer tomate é proibido porque eles são cristãos [O tomate] elogia a cruz, em vez de Allah e diz que Deus é três [uma referência à Trindade]. [Que Deus nos ajude]. Eu imploro para que você divulgue esta foto porque uma irmã da Palestina viu o profeta de Allah [Maomé], em uma visão. Ele estava chorando, alertando sua nação contra o seu consumo [de tomates]. Se você não espalhar esta [mensagem], sabemos que o diabo parou você”, diz a matéria do site Now Lebanon.
Mais de 2.700 comentários foram deixados no post publicado há 10 dias, o que talvez forçou a associação a emitir a seguinte resposta: “Nós não dissemos que você não pode comer tomates. Nós dissemos para não cortá-lo na forma de [que revela] cruz”.
Embora muitos dos comentários feitos no Facebook não sejam adequadas para serem reproduzidas aqui, um blogueiro brincou com o fato em seu blog: “Atenção! Sua salada pode estar fazendo você em um infiel!”.
Há uma estimativa que existem de 5 a 6 milhões de salafistas no Egito. Os salafistas são geralmente considerados mais tradicionalistas que as outras facções muçulmanas. No ano passado, um grupo de muçulmanos radicais, incluindo salafistas, foram responsáveis pela queima de diversas igrejas e empresas cristãs no Egito, que mais tarde resultou em centenas de mortes durante manifestações contra a destruição.
De acordo com um relatório de inteligência doméstica da Alemanha, feito em 2010, o salafismo é o movimento que mais cresce no mundo islâmico.
CHUVAS INTENSAS ABENÇOAM ISRAEL
Este mês de
Dezembro tem quebrado todos os recordes de precipitação de chuva, tão abençoada
e necessária na terra de Israel!
O lago da
Galiléia já subiu consideravelmente o seu nível, os rios aumentaram também o seu
fluxo e a neve atingiu uma altura de 60 a 70 cms no cume dos Montes
Hermon.
O Mar da
Galiléia teve o maior aumento dos últimos 20 anos, subindo 18 cms durante este
fim de semana.
Prevê-se para
hoje mais um aumento de 7 cms, elevando assim as águas deste histórico lago para
os 212 metros abaixo do nível das águas do mar.
O nível atual
fica "apenas" três metros abaixo da "linha vermelha" - 208,9 metros abaixo do
nível das águas do mar - nível que quando atingido permite que se abra a represa
de Decania para que aumente o fluxo de água para o Rio Jordão e impedir que as
águas do lago inundem a cidade de Tiberíades e outras ao longo das
orlas.
Os Montes Hermon
foram hoje abertos aos visitantes, ainda que segundo as autoridades a espessura
da neve não permita ainda esquiar com segurança.
O Rio Jordão tem
o maior fluxo dos últimos 20 anos, com uma precipitação de cerca de 100 metros
cúbicos por segundo.
Desde
quinta-feira que chuvas intensas têm castigado Israel, com precipitações que
atingem os 125 milímetros em Safed, o dobro do habitual, 144 mm nos Montes Golan
e 55 em Jerusalém.
Nas últimas duas
décadas Israel tem sofrido Invernos bastante secos, obrigando a um uso elevado
das águas do Mar da Galiléia e de outras reservas aquíferas.
Prevê-se que as
chuvas se mantenham até à próxima terça-feira, ainda que com menos
intensidade.
Shalom,
Israel!
Israel autoriza primeira fase de nova colônia na Cisjordânia
O governo israelense autorizou a fase inicial de um projeto que prevê a criação de uma colônia de 6.000 casas em um importante bloco de assentamentos na Cisjordânia ocupada, afirmou um líder dos colonos.
"Depois de muitos anos, nos sentimos felizes de poder anunciar que o governo de Israel decidiu criar uma cidade em Gush Etzion", afirmou à AFP David Perel, chefe do conselho regional deste importante bloco de colônias ao oeste da cidade palestina de Belém.
"É um progresso enorme", destacou.
O projeto prevê a construção de 6.000 casas.
Hagit Ofran, porta-voz da A Paz Ahora, ONG israelense anticolonização, confirmou a autorização.
Com a fase inicial, o povo pode emitir objeções ao projeto, que tem como objetivo ligar o bloco de colônias de Gush Etzion e o sul de Jerusalém.
Procurado pela AFP, um porta-voz do Ministério da Defesa não confirmou nem desmentiu a informação.
AFP via R7
Papa convoca católicos à 'luta' contra o casamento gay
O papa Bento XVI se mostrou combativo nesta sexta-feira ao convocar os católicos para "lutar" contra o casamento gay, em um contexto de mobilização da Igreja em todos os grandes debates da sociedade.
Em seu discurso de fim de ano à Cúria Romana, o Papa criticou duramente as novas concepções da família que não se baseiam na união entre um homem e uma mulher e afirmou que "na luta pela família está em jogo a essência do ser humano".
Sem citar a palavra homossexual e sem fazer julgamento sobre a homossexualidade, ele atacou claramente a legalização do casamento gay e a adoção por esses casais na França, Estados Unidos e em outros países. A posição do Vaticano sobre o casamento homossexual não mudou, mas o tom endureceu.
No momento em que os países ocidentais adotam reformas sobre o casamento homossexual, o "Ano da Fé", lançado em outubro pelo Papa, parece ser a ocasião de combate sobre essas questões morais. Alguns movimentos católicos organizaram uma grande manifestação contra o casamento gay na França em 18 de novembro. Uma outra manifestação nacional está prevista para 13 de janeiro.
Os representantes das grandes religiões da França (católica, islâmica, protestante, judaica), criticaram o projeto do governo socialista, mas insistiram na natureza específica de seus argumentos.
Bento XVI, em uma rara mensagem publicada quinta-feira no Financial Times, convidou os cristãos a se engajarem nas áreas da justiça, da paz, da vida e da família. Segundo o Papa, os cristãos devem ser coerentes com a fé católica, disse, citando os políticos que são encarregados de votar a favor ou contra os projetos de lei de um governo.
Ele propôs uma "aliança" entre fiéis de diversas religiões e ateus sobre os temas essenciais de defesa da justiça, da paz, da família e da vida, que seria possível em razão de serem "leis naturais" as quais todos podem aderir. Em virtude desta lógica, ele citou longamente, e de maneira inédita, o grande rabino da França, Gilles Bernheim, muito crítico ao projeto de legalizar o casamento e a adoção para os homossexuais.
O Papa elogiou o trabalho do rabino Bernheim, que demonstra que "atentar contra a autêntica forma da família, constituída por um pai, uma mãe e uma criança (...) coloca em jogo a própria visão do ser humano". "Se até o momento percebíamos como a causa da crise da família a incompreensão sobre a essência da liberdade humana, agora está claro que o que está em jogo é a própria visão do ser humano, o que significa em realidade o fato de ser uma pessoa humana", observou Bento XVI.
"A criança perdeu a posição a que pertencia até o momento e a dignidade particular que lhe é própria", prosseguiu o Papa. "Bernheim mostra como, de sujeito jurídico independente em si mesmo, ele se transforma necessariamente em um objeto, que é e tem o direito, e como um objeto de direito, pode ser obtido".
Com a rejeição do casamento tradicional, acrescentou, "desaparecem as figuras fundamentais da existência humana: o pai, a mãe, o filho: as dimensões essenciais da experiência de ser uma pessoa humana estão desabando". Neste discurso, no qual costuma explicar as principais preocupações da Igreja, o Papa lamentou a "profunda falsidade" dos estudos de gênero, que consideram que o sexo de uma pessoa é determinado, na realidade, pela sociedade e educação.
O Papa insistiu ao Financial Times que a "luta" pacífica que ele convocou ultrapassa as fronteiras da Igreja: os princípios que ela defende "não são verdades de fé, estão inscritas na própria natureza humana, identificável pela razão, e, portanto, comum a toda a humanidade", seja no casamento, no começo e fim da vida, e na bioética, afirmou o Papa. Sua transformação causará "prejuízo grave para a justiça e a paz", acrescentou.
Fonte: Terra
Em seu discurso de fim de ano à Cúria Romana, o Papa criticou duramente as novas concepções da família que não se baseiam na união entre um homem e uma mulher e afirmou que "na luta pela família está em jogo a essência do ser humano".
Sem citar a palavra homossexual e sem fazer julgamento sobre a homossexualidade, ele atacou claramente a legalização do casamento gay e a adoção por esses casais na França, Estados Unidos e em outros países. A posição do Vaticano sobre o casamento homossexual não mudou, mas o tom endureceu.
No momento em que os países ocidentais adotam reformas sobre o casamento homossexual, o "Ano da Fé", lançado em outubro pelo Papa, parece ser a ocasião de combate sobre essas questões morais. Alguns movimentos católicos organizaram uma grande manifestação contra o casamento gay na França em 18 de novembro. Uma outra manifestação nacional está prevista para 13 de janeiro.
Os representantes das grandes religiões da França (católica, islâmica, protestante, judaica), criticaram o projeto do governo socialista, mas insistiram na natureza específica de seus argumentos.
Bento XVI, em uma rara mensagem publicada quinta-feira no Financial Times, convidou os cristãos a se engajarem nas áreas da justiça, da paz, da vida e da família. Segundo o Papa, os cristãos devem ser coerentes com a fé católica, disse, citando os políticos que são encarregados de votar a favor ou contra os projetos de lei de um governo.
Ele propôs uma "aliança" entre fiéis de diversas religiões e ateus sobre os temas essenciais de defesa da justiça, da paz, da família e da vida, que seria possível em razão de serem "leis naturais" as quais todos podem aderir. Em virtude desta lógica, ele citou longamente, e de maneira inédita, o grande rabino da França, Gilles Bernheim, muito crítico ao projeto de legalizar o casamento e a adoção para os homossexuais.
O Papa elogiou o trabalho do rabino Bernheim, que demonstra que "atentar contra a autêntica forma da família, constituída por um pai, uma mãe e uma criança (...) coloca em jogo a própria visão do ser humano". "Se até o momento percebíamos como a causa da crise da família a incompreensão sobre a essência da liberdade humana, agora está claro que o que está em jogo é a própria visão do ser humano, o que significa em realidade o fato de ser uma pessoa humana", observou Bento XVI.
"A criança perdeu a posição a que pertencia até o momento e a dignidade particular que lhe é própria", prosseguiu o Papa. "Bernheim mostra como, de sujeito jurídico independente em si mesmo, ele se transforma necessariamente em um objeto, que é e tem o direito, e como um objeto de direito, pode ser obtido".
Com a rejeição do casamento tradicional, acrescentou, "desaparecem as figuras fundamentais da existência humana: o pai, a mãe, o filho: as dimensões essenciais da experiência de ser uma pessoa humana estão desabando". Neste discurso, no qual costuma explicar as principais preocupações da Igreja, o Papa lamentou a "profunda falsidade" dos estudos de gênero, que consideram que o sexo de uma pessoa é determinado, na realidade, pela sociedade e educação.
O Papa insistiu ao Financial Times que a "luta" pacífica que ele convocou ultrapassa as fronteiras da Igreja: os princípios que ela defende "não são verdades de fé, estão inscritas na própria natureza humana, identificável pela razão, e, portanto, comum a toda a humanidade", seja no casamento, no começo e fim da vida, e na bioética, afirmou o Papa. Sua transformação causará "prejuízo grave para a justiça e a paz", acrescentou.
Fonte: Terra
Após declaração polêmica, governo alemão discute o sexo de Deus
O governo alemão foi levado nesta sexta-feira (21) a se interessar pelo sexo de Deus, depois que uma ministra desencadeou uma polêmica ao afirmar que considera que o neutro poderia ser o gênero utilizado para designar o Todo-Poderoso.
Em uma entrevista publicada na quinta-feira (20) pelo semanário Die Zeit, a ministra da Família, Kristina Schroeder, de 45 anos, gerou polêmica ao abordar esta questão quando falava sobre educação.
"É complicado falar de Deus no masculino a sua pequena filha?", perguntou o jornalista. O idioma alemão possui as formas gramaticais feminino, masculino e neutro, e Deus é designado no masculino.
"É simples, cada um deve decidir por si mesmo. O artigo não tem significado", respondeu a ministra, considerando que o neutro seria igualmente correto.
Esta resposta desencadeou uma série de críticas de todos os lados, incluindo de aliados de Schroeder no Partido da União Democrata Cristã, o mesmo da chanceler Angela Merkel.
Nesta sexta-feira, durante a tradicional coletiva de imprensa dos porta-vozes de cada ministério, um ritual extremamente sério organizado três vezes por semana, o debate teológico-gramatical encontrou um lugar entre a dívida do Chipre e a relação entre Rússia e Europa.
Citando a Bíblia, obras do papa Bento 16 ou o site oficial do Vaticano, o porta-voz da ministra Schroeder concluiu: "Evidentemente, Deus não é nem homem, nem mulher. Tenho mais confiança em um especialista (o Papa) do que naqueles que criticam a ministra".
Fonte: AFP
Em uma entrevista publicada na quinta-feira (20) pelo semanário Die Zeit, a ministra da Família, Kristina Schroeder, de 45 anos, gerou polêmica ao abordar esta questão quando falava sobre educação.
"É complicado falar de Deus no masculino a sua pequena filha?", perguntou o jornalista. O idioma alemão possui as formas gramaticais feminino, masculino e neutro, e Deus é designado no masculino.
"É simples, cada um deve decidir por si mesmo. O artigo não tem significado", respondeu a ministra, considerando que o neutro seria igualmente correto.
Esta resposta desencadeou uma série de críticas de todos os lados, incluindo de aliados de Schroeder no Partido da União Democrata Cristã, o mesmo da chanceler Angela Merkel.
Nesta sexta-feira, durante a tradicional coletiva de imprensa dos porta-vozes de cada ministério, um ritual extremamente sério organizado três vezes por semana, o debate teológico-gramatical encontrou um lugar entre a dívida do Chipre e a relação entre Rússia e Europa.
Citando a Bíblia, obras do papa Bento 16 ou o site oficial do Vaticano, o porta-voz da ministra Schroeder concluiu: "Evidentemente, Deus não é nem homem, nem mulher. Tenho mais confiança em um especialista (o Papa) do que naqueles que criticam a ministra".
Fonte: AFP
Cemitério para quem deseja “ressuscitar primeiro” está ficando sem espaço
Durante os últimos 3.000 anos as famílias judaicas que acreditam que a vinda do Messias será sobre o Monte das Oliveiras, em Jerusalém, enterraram ali os seus mortos.
As Escrituras trazem uma profecia no livro de Zacarias dando conta que uma fenda se abrirá no Vale de Cedron entre os Montes do Templo e das Oliveiras, local por onde o Messias deve entrar pela Porta Dourada do Templo em Jerusalém.
A tradição diz que o próprio Zacarias pediu pra ser enterrado ali na expectativa de ser ressuscitado primeiro para ver a chegada do reino do Messias judeu. Desde então este local passou a ser um dos mais sagrados para a fé judaica.
“Todo mundo neste cemitério é enterrado com os pés de frente para o Monte do Templo, para que, ao serem levantados da morte nem sequer precisem se virar. Ninguém quer errar o rumo”, explica Ira Rappaport, 67 anos, que se mudou de Nova York para Israel há 41 anos e cujos pais estão enterrados no Monte.
As autoridades identificaram mais de 150 mil túmulos no local, mas os administradores dizem que novos lotes são impossíveis de achar. A grande maioria já está vendida e dentro de 10 anos estima-se que não haverá espaço para novas sepulturas.
Além de outros profetas da antiguidade, estão enterrados rabinos famosos e personalidades como o ex-primeiro-ministro israelense Menachem Begin.
Chananya Shachor, gerente da Sociedade Funerária de Jerusalém, a maior das 13 empresas que organizam funerais na Cidade Santa, explica que ser enterrado no local custa cerca de 45 mil reais, incluindo a cerimônia fúnebre e uma mortalha especial.
Shachor acredita que em breve terão fim os enterros no Monte, por isso inaugurou recentemente uma instalação de cinco andares, em outra parte de Jerusalém, mas tem dificuldade de convencer as famílias mais tradicionais.
Traduzido de The Star / Inf. Gospel Prime
VIA GRITOS DE ALERTA
As Escrituras trazem uma profecia no livro de Zacarias dando conta que uma fenda se abrirá no Vale de Cedron entre os Montes do Templo e das Oliveiras, local por onde o Messias deve entrar pela Porta Dourada do Templo em Jerusalém.
A tradição diz que o próprio Zacarias pediu pra ser enterrado ali na expectativa de ser ressuscitado primeiro para ver a chegada do reino do Messias judeu. Desde então este local passou a ser um dos mais sagrados para a fé judaica.
“Todo mundo neste cemitério é enterrado com os pés de frente para o Monte do Templo, para que, ao serem levantados da morte nem sequer precisem se virar. Ninguém quer errar o rumo”, explica Ira Rappaport, 67 anos, que se mudou de Nova York para Israel há 41 anos e cujos pais estão enterrados no Monte.
As autoridades identificaram mais de 150 mil túmulos no local, mas os administradores dizem que novos lotes são impossíveis de achar. A grande maioria já está vendida e dentro de 10 anos estima-se que não haverá espaço para novas sepulturas.
Além de outros profetas da antiguidade, estão enterrados rabinos famosos e personalidades como o ex-primeiro-ministro israelense Menachem Begin.
Chananya Shachor, gerente da Sociedade Funerária de Jerusalém, a maior das 13 empresas que organizam funerais na Cidade Santa, explica que ser enterrado no local custa cerca de 45 mil reais, incluindo a cerimônia fúnebre e uma mortalha especial.
Shachor acredita que em breve terão fim os enterros no Monte, por isso inaugurou recentemente uma instalação de cinco andares, em outra parte de Jerusalém, mas tem dificuldade de convencer as famílias mais tradicionais.
Traduzido de The Star / Inf. Gospel Prime
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