sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

É possível ter comunhão com as pessoas??? O poder Irresistível da Comunhão na Igreja





Quando somos orientados acerca da comunhão e unidade, somos lembrados da importância desse comportamento! Mas, parece ser tão difícil manter e estreitar relacionamentos, que nos perguntamos: É possível ter comunhão com as pessoas?? Não fazemos, nós, muitas vezes, acepção de pessoas?? Como a Bíblia trata acerca da comunhão dos filhos de Deus?? Como ter comunhão segundo os padrões divinos?? É a partir de Deus que nossa comunhão existe?? Vamos analisar, rapidamente, o fato da comunhão e esclarecer esse poder irresistível no seio da Igreja do Senhor.


Fonte da Comunhão: A Santíssima Trindade
A idéia que temos de Deus orienta a nossa fé, tanto salvífica quanto comportamental! Quando se entende que Deus é um tirano, então nossa fé será uma fé que se firmará num relacionamento de medo e insegurança. Ao entendermos que Deus é rancoroso, tendemos a imaginar que Deus se lembra de nossos pecados! Daí nosso relacionamento com o Senhor seria inseguro!! Entretanto, Deus se revela como um Deus amoroso, pessoal, perdoador, redentor e que se abre em comunhão para o ser humano.



Segundo Kerry D. McRoberts[1] “A fé cristã oferece uma revelação clara e compreensível de Deus, proveniente de fora da esfera do tempo, pois Deus, como Trindade, tem desfrutado de eterna comunhão e comunicação entre suas três Pessoas distintas”.[2]

Esse acento forte na Trindade demonstra a capacidade do ser humano em amar e se relacionar em comunhão. Segundo o Prof. Dr. Cláudio Ribeiro[3], essa destacada fé cristã demonstra as possibilidades de comunhão:

A doutrina da criação, portanto, requer como pressuposto teológico a perspectiva trinitária [que] reforça a noção de comunhão. Dessa forma, Deus e o ser humano estão em comunhão com a criação, em uma atitude de amor, de alteridade e de co-responsabilidade. (cf. Gênesis 2.15). A visão teológica trinitária – na qual a fé e a teologia cristãs se fundamentam – fortalece as dimensões de relação e de totalidade e expressa a graça multiforme de Deus. [...] Na perspectiva trinitária, o “conhecer” a criação está direcionado ao ato de participar dela. Tal visão alcançou, até mesmo a fé cristológica primitiva que reconhece Cristo “como o Primogênito de toda a criatura, porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra”. (Colossenses 1.15-16). [...] Por isso, a fé cristã afirma que Deus é trino. Ele é, em si, relação. E tal relação é de amor – Pai, Filho, Espírito. Fora do sentido de comunhão não há Deus. E não podemos compreendê-lo se não estivermos em comunhão com a criação, que compreende os seres humanos e o cosmo (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 4 p.).


McRoberts afirma, ainda, que Deus não existia em silêncio e de forma estática. Mas, ao contrário disso. Veja:
A comunhão eterna dentro da Trindade é essencial para o conceito de revelação. (A alternativa de um Ser divino solitário que murmura de si para si na sua solidão é um pouco inquietante.) O Deus Trino e Uno tem se revelado à humanidade, dentro da humanidade, de modo pessoal e proposicional. A personalidade de Deus, como Trindade, também é a fonte e significado da personalidade humana. “Sem semelhante fonte”, observa Francis Scheffer, “sobra tão-somente para os homens uma personalidade que provém do impessoal (com o acréscimo do tempo e do acaso)”. Por toda a eternidade, o Pai amava o Filho, o Filho amava o Pai, e o Pai e o Filho amavam o Espírito. “Deus é amor” (1Jo 4.16). Logo, o amor é um atributo eterno. Por definição, o amor é necessariamente compartilhado com outro, e o amor de Deus é um amor que fez que Ele doasse a si mesmo. Por isso, o amor eterno dentro da Trindade outorga sentido real ao amor humano (1 Jo. 4.17) (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.).

O conhecimento do Deus que é comunhão nos leva até o livro de Gênesis quando Deus formou o homem segundo sua imagem e semelhança: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...” (Gn. 1.26). Quanto a esta passagem a Bíblia de Estudos Pentecostais ( 33p.), no diz:

É importante mencionar que “imago Dei” não é semelhança física, e, também, não faz dos homens “pequenos deuses”. Timothy Munyon[4] nos informa que “a imagem de Deus na pessoa humana é algo que somos, e não algo que temos de fazer”.[5] A orientação bíblica é, portanto, “que vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef. 4.23, 24), e, ainda, “que se renova para o conhecimento, segundo imagem daquele que o criou” (Cl. 3.10).

A concepção trina de Deus, com a sua respectiva visão dialogal em si mesmo a partir do relacionamento [...] entre o Pai, o Filho e o Espírito, torna-se o modelo [de comunhão] por excelência que reforça a alteridade, o diálogo e a comunhão. A criação é um ato trinitário e, portanto, é compreendida na dimensão de comunhão e de participação (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 4 p.).
McRoberts, sobre este assunto, define que “mesmo depois de rompida a comunhão entre Deus e a humanidade, na Queda (Gn. 3), a cruz de Cristo providenciou meios que possibilitam a comunhão com Deus por toda a eternidade” (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.).
A teologia da criação e a antropologia teológica concebem que o ser humano se constitui como tal na medida em que estabelece as relações fundamentais: com o outro, com o próximo, com o ser humano que nos é diferente (e aí são encontradas as inter-subjetividades Eu-Tu, homem-mulher, etc.), a relação com o cosmo (história, sociedade e meio ambiente), a relação consigo mesmo e a relação com Deus, primeira e última, que fundamenta e abrange todas as outras. A alteridade, como a possibilidade humana de relacionar-se com as realidades, grupos e pessoas diferentes de nós mesmos, é elemento fundamental da fé cristã. O Evangelho leva as pessoas a viver a lógica do amor e da alteridade. Assim, não podem fugir do mundo (dos relacionamentos), da história (dos compromissos concretos), de nós mesmos (deixando de assumir a condição humana). Sem vida comunitária não há Evangelho e a experiência religiosa torna-se vazia e artificial (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 9-10 p.)


Portanto, o homem foi feito para a comunhão com Deus! E, como todo relacionamento interrompido clama por reconciliação, compreende-se que a Obra de Cristo foi reconciliadora. Assim, reconciliado com Deus, o homem pode manter comunhão com seus semelhantes tomando como modelo a essência trinitária da comunhão. Mas, qual o papel do Espírito no poder irresistível da comunhão na Igreja?

A Santíssima Trindade se comunica pelo Espírito
Teríamos de aprofundar na Pneumatologia, mas, não seria possível nestas poucas páginas. Entretanto, podemos pincelar acerca da ação do Espírito Santo na comunicação e comunhão de Deus com os homens, de tal forma que a atração exercida para Deus, reacende a capacidade do homem em se relacionar-se consigo mesmo, com Deus e com os homens. Para tanto é imprescindível conhecer o conceito de transcendência:

A teologia bíblica indica o conceito teológico de transcendência. Este valoriza e se efetua nas dimensões humanas corpóreo-material, histórica e cósmica, mas vai além delas, em contraposição à visão sobrenaturalista, que descarta ou desvaloriza as referidas dimensões. O Reino de Deus é transcendente porque não se esgota na dimensão histórica, mas ele já está “dentro” (e não “fora”) da história. O Reino está no meio de vós, afirma o Evangelho. Deus é transcendente porque se revela na criação, mas não se esgota e nem se restringe nela. Ele é maior. O ser humano, como imagem de Deus, também possui uma dimensão transcendente, porque vai além de sua historicidade e de suas limitações corpóreo-temporais. A ressurreição de Cristo, por exemplo, representa a nova criação e a esperança de libertação presente em nossa realidade. A concepção da ressurreição, entendida como nova criação (bigcrunch, na linguagem científica), faz parte do plano salvífico de Deus para recriar a condição humana. A ressurreição de Cristo é a nova criação da parte de Deus que [significa novo nascimento para o ser humano] se estende a todos/as que crêem. Com ela, recuperamos duas referências que nos tornam humanos na verdadeira acepção do termo: a) a postura de reverência e de gratidão ao Criador, que é a única adequada em relação a quem nos agraciou com a vida; b) a postura solidária [de comunhão]... (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 9-10 p.)

O Espírito Santo é “o agente ativo da Deidade na criação. Sem a atividade contínua de Deus, mediante o Espírito Santo, seria impossível conhecermos a Deus” (KERRY D. McROBERTS, 1996, 182 p.). Segundo McRoberts, desde o Éden até hoje, Deus tem desejado a comunhão com a humanidade. Deus transcende e se abre para comunhão com o ser humano e esse ser humano também transcende e se abre para a comunhão com Deus. O Espírito Santo torna possível essa comunhão pelo vínculo do amor, base da comunhão. Pois, o Espírito não fala de si mesmo, mas demonstra Cristo, fundamento de nossa fé e comunhão com Deus e os homens.

Assim, os homens, que trazem consigo a imagem de Deus, pode, pela salvação concedida por Cristo Jesus, manter comunhão com Deus através da ação poderosa do Espírito Santo. Essa comunhão com Deus, nos vincula à Ele, e nos faz compartilhar com nosso semelhante (o próximo), resultando numa comunhão fundamentada no amor de Cristo. Se amo a Cristo tenho comunhão com Ele e todos os seus.

Evidentemente que os homens em comunidade [comunhão] eclesiástica através de Cristo pelo vínculo do Espírito Santo possui responsabilidade, tais como: a evangelização, a adoração, a edificação e a responsabilidade social.

Na evangelização, a Igreja focaliza o mundo; na adoração, volta-se para Deus; e, na edificação, atenta (corretamente) para si mesma. Repetidas vezes, nas Escrituras, os crentes são admoestados a edificar uns aos outros para assim formarem uma comunidade idônea (f. Ef. 4.12-16) [...] [Na Ceia do Senhor] A comunhão com Cristo também denota comunhão com o seu corpo, a Igreja. O relacionamento vertical entre os crentes e o Senhor é complementado pela comunhão horizontal de uns com os outros. Amar a Deus está vitalmente associado ao amar ao nosso próximo (ver Mt. 22.37-39). Uma comunhão tão perfeita com os nossos irmãos e irmãs, em Cristo, exigem rompimento de todas as barreiras (sociais, econômicas, culturais, etc.) e o ajustamento de qualquer detalhe que tenda a destruir a verdadeira união. Somente assim a Igreja poderá genuinamente participar (ou ter koinõnia) do corpo e sangue do Senhor e ser verdadeiramente um só corpo (1 Co. 10.16, 17).    (MICHAEL I. DUSING[6], 1996, 554-555 p.).

Considerações finais 
Segundo o Pr. Altair Germano[7], O[8] termo grego para “comunhão” é koinonia, que significa “tendo em comum, sociedade, companheirismo”. Dentre outras coisas, denota a parte que alguém tem em algo: "É, assim, usado acerca: das experiências e interesses comuns dos cristãos (At 2.42; Gl 2.9)” (VINE, 2003 p. 485). Arrington (2003, p. 639) afirma que: A palavra "comunhão" (gr. koinonia) expressa a unidade da igreja primitiva. Nenhuma palavra em nosso idioma traduz seu significado completamente. Comunhão envolve mais que um espírito comunal que os crentes compartilham uns com os outros. É uma participação comum em nível mais profundo na comunhão espiritual que está em Cristo. Desta forma, comunhão dos santos é mais do que a simples partilha de bens materiais, é o desfrutar comum das bênçãos espirituais e da participação no corpo de Cristo pelo Espírito. O prof. Dr. Cláudio, enfatizou, também, que, “o amor de Deus gratuito e incondicional ao ser humano deve representar fonte de inspiração e modelo para que o ser humano faça o mesmo com o seu próximo” (CLAUDIO RIBEIRO, 2008, 12-13 p.).

Nossa comunhão horizontal (entre os seres humanos) é possível devido, primeiramente, à comunhão vertical (entre seres humanos e Deus Triuno), que por sua vez, proporciona essa atitude através da ação do Espírito Santo, que atua de forma a tornar irresistível a comunhão entre pessoas e pessoas, e entre Deus e as pessoas. Principalmente, pelo fato de o próprio Deus, em essência, ser um Deus em Comunhão em si, e com os homens, sua principal e especial Criação. Aleluias!!!

A comunhão n
ão é só desejável, mas é irresistível!!! Aleluias!
Ev Valter Borges
Pr AD Thelma

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

delegado acusado de agredir cadeirante é afastado

O titular do 6º Distrito de São José dos Campos, delegado Damásio Marino, foi afastado nesta quinta-feira das funções pelo secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto. Damásio é acusado de agredir um advogado cadeirante durante uma briga por uma vaga de estacionamento reservada para portadores de deficiência física em São José dos Campos. A agressão teria ocorrido na tarde da última segunda-feira, em frente ao fórum do município.
Por determinação da secretaria, a Corregedoria da Polícia Civil instaurou um procedimento administrativo para apurar a responsabilidade funcional do delegado na agressão. Desde a última terça-feira, a corregedoria já havia instaurado também um inquérito policial para apurar a denúncia de crime de lesão corporal dolosa.
Conforme a denúncia, o delegado retornava ao seu veículo particular quando foi abordado pelo advogado Anatole Magalhães Macedo Morandini, que reclamou do uso da vaga especial. "E aí iniciou-se uma discussão, que veio a culminar com uma agressão por parte do senhor Damasio no cadeirante", afirmou o delegado Antônio Álvaro Sá de Toledo, delegado da 1º Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil, responsável pelas regiões do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.
"O cadeirante alega que ele (o delegado) saiu do veículo empunhando uma pistola e teria agredido ele a golpes de coronhadas, no olho e na boca. Foi requisitado exame de corpo de delito, ele foi submetido, então o laudo vai esclarecer definitivamente", afirmou Álvaro.
"A Corregedoria recebeu a ocorrência e imediatamente foi determinada instauração de processo administrativo disciplinar e inquérito policial", disse o delegado, que espera ouvir as duas partes ainda nesta quinta-feira. "As oitivas nós devemos esgotar tudo até amanhã, no mais tardar, e vamos ficar apenas no aguardo do laudo do IML (Instituto Médico Legal)", afirmou Antônio Álvaro.
O prazo para conclusão do inquérito é de 30 dias. Caso fique comprovado o abuso do delegado, ele estará sujeito a sanções e pode ser expulso da Polícia Civil. A reportagem não conseguiu localizar a defesa do delegado para comentar as acusações. Segundo o Jornal Hoje, ele negou ter sacado a pistola e disse que reagiu a uma cusparada.

Fonte Terra

Franklin Graham: o Espírito do Anti-Cristo está em Toda Parte


franklin-graham-christian-post estudantes na Universidade John Brown, nesta terça-feira, para continuarem comprometidos em sua fé em Jesus Cristo e pregar o Evangelho, apesar da perseguição que eles podem enfrentar.
  • (Foto: Universidade John Brown, via The Christian Post)
    Franklin Graham, presidente e CEO do Samaritan's Purse e da Associação Evangelística Billy Graham, exorta estudantes da Universidade de John Brown para pregar o Evangelho de Jesus Cristo, apesar das perseguições e desafios.
Falando durante um culto na capela especial, o pregador evangélico pediu aos estudantes da universidade privada cristã em Siloam Springs, Arkansas, para "definir a vela para o curso que Deus tem na sua frente," ao superar as armadilhas, tentações e desafios em seu caminho.
"A última coisa que o diabo quer que você faça é servir ao Senhor Jesus Cristo," disse ele.
Graham, presidente e CEO do Samaritan's Purse e da Associação Evangelística Billy Graham, compartilhou sobre a resposta do seu ministério de socorro na sequência do terremoto no Haiti, dizendo ao público que a mensagem do Evangelho sempre foi o cerne do seu trabalho.
Ele disse que orou com cada paciente antes de uma operação e deu uma Bíblia para cada paciente.
"Queríamos que todos soubessem que Jesus Cristo era o Filho de Deus," disse o evangelista americano.
Graham recentemente viajou de volta ao Haiti, onde entregou a mensagem do Evangelho a dezenas de milhares de pessoas no Estádio Nacional de Futebol em Porto Príncipe. Centenas vieram para a frente quando ele fez um convite para receber a Cristo.
"Eu não me importo com o quão bom trabalho você faz. Se você deixar de preparar uma pessoa para estar diante de eternidade, se você deixar de preparar uma pessoa para estar diante de Deus, você está apenas desperdiçando seu tempo. Então, tomemos todas as oportunidades para dizer a uma pessoa sobre Jesus," disse ele.
Mas a pregação do Evangelho pode ser difícil, de acordo com Graham, em uma sociedade onde citar o nome de Cristo é proibida.
"Mesmo no nosso governo, hoje, você não pode orar a Jesus em muitas reuniões públicas. Você pode orar a Deus ou um deus. Você pode mencionar Buda ou o nome de Maomé, mas você não pode orar a Jesus Cristo," disse Graham, que já foi desconvidado de um evento de Dia Nacional de Oração no Pentágono pelos seus comentários sobre o Islã.
"Sabemos que vamos ser perseguidos por defender o nome de Cristo."
Graham também expressou sua consternação com a forma como o serviço memorial recente para vítimas do tiroteio de Tucson foi tratado, contrastando o evento com outros serviços memoriais que ele assistiu. Embora o serviço memorial para o atentado da cidade de Oklahoma e um serviço de oração após 11/09 tenha invocado o nome de Deus, o memorial de Tucson apresentou um índio que estava chamando "pai céu e a terra mãe."
"Não houve convite para Deus colocar os Seus braços amorosos em torno dos que estavam sofrendo," observou. "Por que deixá-lo fora? Eles zombam do nome de Jesus Cristo."
Ele disse que o escárnio e perseguição contra os crentes de Cristo, só vai piorar.
"O espírito do anti-Cristo está em toda parte," afirmou Graham, que observou que as redes de televisão têm afastado os repórteres que cobrem temas relacionados com Cristão. "Estamos sendo secularizados tão rapidamente. Qualquer coisa que tenha a ver com a fé cristã está sendo lentamente tirado da sociedade."
Apesar da oposição, Graham pediu aos estudantes para aproveitarem as abundantes oportunidades para o evangelismo na era atual, especialmente através da Internet. Ele mencionou algumas opções de como pôr palavras-chave como "Deus," "Jesus" ou mesmo "Muhammad."
"Eu vou construir um exército de jovens," compartilhou ele. "Nós estamos indo descobrir como você se infiltrar em todas as línguas do mundo com o Evangelho de Jesus Cristo e fazê-lo na Internet."

Fonte Cristian Post

Encontro para a consciência cristã discutira a Nova Ordem Mundial e Governança Global

O Primeiro Seminário sobre Apostasia, Nova Ordem Mundial e Governança Global é um dos eventos paralelos da décima terceira edição do Encontro para a Consciência Cristã, que será realizado entre os dias 2 e 8 de março, no Parque do Povo, em Campina Grande, na Paraíba.
Esse Seminário é uma realização da Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC, órgão responsável pelo Encontro para a Consciência Cristã. O Primeiro Seminário sobre Apostasia, Nova Ordem Mundial e Governança Global acontece no sábado, dia 5 de março, no Teatro Rosil Cavalcante, ao lado do Parque do Povo.
Influências sociais, culturais, políticas e econômicas para a formação da Nova Ordem Mundial é um dos temas que serão discutidos no I Seminário sobre Apostasia, Nova Ordem Mundial e Governança Global. Esse tema será apresentado no turno da manhã, no horário das 9h às 12h30.
Esse tema será debatido pela psicóloga Rozângela Justino, do Rio de Janeiro, pelo teólogo e missionário pastor Don Richardson, dos EUA e pela escritora Norma Braga, da Bahia.
Já no turno da tarde, das 14h30 às 17h50, também no Teatro Rosil Cavalcante, será exposto o seguinte tema: Políticas Públicas Globais e Ordem Jurídica Internacional, o qual será apresentando pelos professores Ricardo Marques, do Ceará, Uziel Santana, de Sergipe e mais uma vez pela psicóloga Rozângela Justino, do Rio de Janeiro.
 
Fonte: VINACC

Rádio CPAD FM entra no ar

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) lançou nesta segunda-feira (17) mais um canal de comunicação entre a denominação e o povo de Deus. Entrou no ar a programação da CPAD FM, em 96,1 para o estado da Paraíba, mas a programação também pode ser acompanhada pelo link da rádio na página da CPAD.
Para garantir a excelência da programação o editor chefe do departamento de jornalismo da CPAD, o pastor Silas Daniel, conta com a colaboração de duas equipes, uma local em João Pessoa e uma no Rio de Janeiro.
Na coordenação técnica está Aquiles Milhomem. No comando dos programas de sucesso da nova emissora estão os locutores Daniel Oliveira e Alex Ferreira, no Rio de Janeiro, e na Paraíba, a programação é coordenada pela Assembleia de Deus em João Pessoa.
Você já pode acompanhar na programação da sua 96,1 momentos especiais como o “Amanhecer com Cristo”, “Deixa a Luz Brilhar” com o pastor Alexandre Coelho; “Pentecostes em Foco”, com o pastor Isael Araújo; “Entre amigas”, apresentado por Gilda Júlio, “O Cristão e o Mundo”, com o pastor Silas Daniel; e uma programação campeã com o melhor do louvor e adoração pentecostal escolhido especialmente por você ouvinte da CPAD FM.
Para participar da programação da CPAD FM basta enviar a sua sugestão para o e-mail: cpadfm@cpad.com.br

Fonte: CPAD

Congresso da OPBB reúne mais de 500 pastores presentes

Ordem dos Pastores Batista do Brasil (OPBB) iniciou nesta quarta o seu Congresso anual. A abertura do evento, que contou com mais de 500 participantes, foi marcada pelas palavras inspirativas, que nesta ocasião ficaram a cargo dos pastores Lécio Dornas e Carlito Paes.
Em sua palavra, o pastor Lécio Dornas, que deixa a presidência da OPBB nesta oportunidade, falou sobre a vida plena no ministério pastoral, o que, segundo ele, “implica numa relação profunda com a Bíblia”.
Ele encerrou sua preleção expressando o desejo de que a relação dos pregadores com a Palavra de Deus “se aprofunde e que haja vida plena no ministério pastoral”.
Nesta oportunidade, também está sendo realizada a reforma do regimento interno da OPBB. O evento vai até o dia 20, oportunidade na qual será eleita a nova diretoria da organização.
 
Fonte: CBB

Trapalhão evangélico Dedé Santana, comenta sobre sua amizade com Didi

O próprio Dedé Santana afirma: se tivesse começando sua carreira nos dias de hoje, talvez não seria tão bem sucedido como na década de 1960.


“Naquela época, nosso humor era ingênuo e tínhamos liberdade para fazer qualquer coisa. Hoje, não posso mais chamar um afrodescendente de ‘negão’. Eu seria processado na hora. Nos Trapalhões, brincávamos muito interpretando bichas. Se fizéssemos isso hoje, todo o grupo seria processado. Ficou mais difícil fazer humor hoje”, diz.

Conflitos
 Com o fim dos Trapalhões, a amizade com Renato Aragão ficou suspensa por duas décadas. Nesse tempo, Dedé participou de meia dúzia de programas em diferentes emissoras, converteu-se à Igreja Pentecostal Assembleia de Deus e, nos momentos em que ficou sem emprego fixo, ministrou, até mesmo, palestras sobre “conscientização de funcionários” em empresas.


 Em ostracismo midiático, Dedé concedia entrevistas sobre o final do grupo humorístico, aproveitando para alfinetar o atual companheiro de trabalho.


Era comum, nestas entrevistas, o artista citar a discrepância entre os salário recebido por Renato Aragão e os demais membros dos Trapalhões.


Hoje, contudo, o clima é de amizade eterna, as declarações polêmicas tomaram rumos amáveis, de ternura, e, aparentemente, as brigas cessaram.


Hoje Dedé desconversa se continua recebendo um salário mais alto do que os novos colegas de cena. “Nossos contratos sempre foram assinados separadamente. Hoje, não sei se ele continua recendo mais do que os outros”.


Sobre Raul Gil e os humoristas do programa “Pânico na TV”, que entraram na campanha “Volta, Dedé”, para que a amizade e a parceria com Renato Aragão fosse reestabelecida, Dedé diz que deve a eles “agradecimento s eternos”.


Daqui a 50 anos, Dedé , pai de 8 filhos, quer ser lembrado como um dos Trapalhões e está mais do que satisfeito com a amizade reatada com o antigo companheiro de TV, cinema e shows.


“Tive medo de morrer longe do Renato. Estou vivendo um momento muito feliz na minha vida hoje, porque estou novamente ao lado do Didi”, diz o humorista…
Fonte: ODiario

Cadeirante é agredido por delegado que estacionou em vaga exclusiva Homem afirma ter levado coronhada em São José dos Campos, em SP. Policial disse que recebeu cusparada no rosto e que deu tapas na vítima.

Um advogado cadeirante foi agredido por um delegado na tarde de segunda-feira (17), em São José dos Campos, a 97 km de São Paulo. A briga começou por causa de uma vaga especial para deficientes físicos.
O advogado Anatole Magalhães Macedo Morandini, de 35 anos, disse ao G1 nesta quinta-feira (20) que naquele dia, por volta das 17h, foi de carro a um cartório no Centro da cidade. Ao procurar a vaga exclusiva na rua, encontrou outro veículo estacionado nela. “Não tinha nenhum selo nem nada que sugerisse que o proprietário fosse deficiente”, afirmou.
Morandini encontrou um lugar mais à frente, a cerca de 200 metros, estacionou e, em seguida, seguiu em sua cadeira de rodas até o cartório. Quando se aproximou da entrada, viu o delegado Damasio Marino, que não é deficiente, caminhando até o veículo parado na vaga especial.
“Fui chamar sua atenção. Mas ele me constrangeu fisicamente. Ficou em pé na minha frente. Mesmo assim, disse que ele estava errado", contou. Ainda de acordo com o advogado, ambos começaram a trocar insultos e o policial o xingou de “aleijado filho da p...”. “Revoltado e enojado”, Morandini cuspiu na direção do delegado. Em sua versão, o cuspe atingiu o vidro do automóvel. Marino, porém, disse que recebeu a cusparada no rosto.
“Ele sacou uma arma e perguntou se eu queria morrer. No momento, não sabia que ele era policial. As pessoas que passavam pela rua saíram correndo”, contou o advogado. “Quando ele mirou na direção da minha cabeça, só consegui virar o rosto”, acrescentou Morandini, que ficou paraplégico aos 17 anos após levar um tiro na coluna durante um assalto.
A versão dos dois difere em relação à agressão que se seguiu. O advogado disse que recebeu uma coronhada na cabeça e que teve o rosto atingido pela ponta da arma. O delegado, porém, negou ter sacado a pistola, segundo sua defesa. “Ele deu dois tapas no rosto dele. Apenas reagiu a uma cusparada”, disse o advogado Luiz Antonio Lourenço da Silva, defensor do delegado.
Questionado sobre o fato de o policial ter estacionado em uma vaga exclusiva, o defensor afirmou que a noiva de Marino, grávida de 4 meses, não se sentia bem. “[Morandini] quis se prevalecer por causa de sua condição de cadeirante”, afirmou.
Ambas as partes afirmaram que tomarão providências quanto ao ocorrido. “Ainda estou tomando medidas cabíveis, uma vez que fui humilhado, desrespeitado e constrangido por uma autoridade pública”, disse Morandini. O delegado, por sua vez, disse ter feito uma representação em um distrito policial da cidade e acionado a Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A Corregedoria da Polícia Civil informou ao Jornal Hoje que abriu um processo administrativo e instaurou um inquérito para investigar o caso.

Fonte G1

Chuva causa transtornos para moradores de Socorro


Cerca de 250 moradores foram prejudicados pelos estragos causados pela chuva


Moradores de Socorro que foram surpreendidos por uma inundação na madrugada voltaram a ficar preocupados com o retorno da chuva no final da tarde desta segunda-feira (17). Equipes da prefeitura trabalharam durante o dia na recuperação dos estragos nas casas de 250 famílias. Na região, moradores de Serra Negra, Piracicaba, Jaguariúna e Pedreira também contabilizaram os prejuízos causados pelas chuvas.


Caminhões da Prefeitura de Socorro passaram o dia retirando móveis que ficaram destruídos. Dez pontes foram levadas pelas forças das águas e três permanecem interditadas no bairro Santa Cruz, no bairro dos Nogueiras e na Rua Voluntários da Pátria, no Centro. Na Avenida Irãos Picarelli, a erosão engoliu árvores e parte da calçada.
A estrada que liga Socorro a Bragaça, a Rodovia SP-08, foi coberta pelo deslizamento e está interditada desde a noite deste domingo (16). A previsão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) é de que a liberação seja feita na madrugada de terça-feira (18), por enquanto o desvio é feito por Lindóia.
Serra Negra
Na tarde desta segunda-feira (17), uma moto foi retirada do ribeirão, mas ainda não há previsão para a retirada de dois carros arrastados pela chuva para o local.

Piracicaba
Os bairros Ondinhas, São Francisco e Estrada do Bongue estão alagados pelo transbordamento do rio Piracicaba, que está com 5,50 metros. Além da Rua do Porto, que também permanece alagada.

Jaguariúna e Pedreira
O nível do rio Jaguari está baixando nas duas cidades e não há pontos de alagamento nas cidades, nem registros de novos desabrigados.

Fonte EPTV

Natureza provoca tragédias. Homens colaboram

 

Rios podem ser assoreados também pelo homem
ao retirar as matas ciliares de suas margens ou depositar esgotos. População deve exigir atitudes do poder público

O brasileiro sempre esperou com ansiedade a época de verão, sinônimo de férias, lazer, praia, etc. De uns anos para cá, no entanto, o verão é um período de tormento e não faltam catástrofes provocadas pelos fortes temporais, que fazem rios transbordarem destruindo moradias e matando gente.  Já foram registradas tragédias em cidades de Santa Catarina, em Angra dos Reis, em alguns municípios do interior paulista, no Nordeste e, neste ano, a chuva castiga as populações das cidades serranas do Rio de Janeiro e de algumas localidades de Minas Gerais. Sem contar as enchentes na capital paulista e cidades vizinhas.
A população de Jaguariúna também vem enfrentando dias estressantes por causa das águas. Mas aqui elas não caem apenas do céu. Os níveis dos Rios Jaguari, Atibaia e Camanducaia estão bem acima da normalidade em razão do aumento da vazão da Represa Jaguari, cujas comportas foram abertas pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). A população de 12 bairros já sofreu este ano com os alagamentos dos rios que cortam a cidade. O nível normal do Rio Atibaia, por exemplo, é de 3 metros – chegou a 4 metros. O Jaguari atingiu 5,28 metros, só que quando alcança a marca de 3,1 metros já alaga tudo a sua volta. O Camanducaia subiu 2,6 metros em apenas 24 horas.
Assoreamento dos rios
Se é impossível controlar a força da natureza, minimizar as catástrofes é dever de cada cidadão, do poder público, da sociedade em geral. Se cada um fizer a sua parte, não ocorreriam situações tão traumáticas como essas do primeiro mês de 2011.
Um dos principais motivos para as enchentes é o assoreamento dos rios, “processo em que há o arraste de partículas do solo ou poeira devido a enxurrada. Elas são carregadas para as calhas dos rios e ali permanecem, reduzindo a profundidade”, explica Alcides Lopes Leão, professor do Departamento de Ciências Ambientais da Unesp de Botucatu. Esses sedimentos vão formando bancos de areia na calha dos rios, que dificultam a vazão da água. Esse tipo de assoreamento é um fenômeno natural e pode até mudar o curso de um rio, mas isso só ocorre ao longo de centenas de anos.
O que não é natural é o assoreamento causado pelo homem, que manda para o rio entulho, resíduos industriais, esgoto doméstico. Sem contar os sofás, geladeiras, fogões, colchões e tudo o mais que se deposita nas calhas hidrográficas até por não ter onde colocar esse lixo e, às vezes, por desconhecimento dos problemas que esses materiais irão causar ao rio e, em consequência, ao próprio ser humano. Esses últimos itens não causam o assoreamento do rio, mas é um impedimento ao fluxo da correnteza e breca a areia. “Não é que esses objetos assoreiam o rio, mas provocam o assoreamento ao impedir a passagem da areia, formando bancos de sedimentos ou reduzindo a profundidade da calha do rio”, acrescenta o professor.
Outra situação grave é o esgoto doméstico. A parte sólida desse esgoto tem uma série de partículas que provocam a eutrofização, que nada mais é do que o enriquecimento nutritivo das águas. Os nutrientes que o cidadão defeca e vão com o esgoto para o rio são comidos pelos microorganismos, que proliferam para a formação das algas e, por sua vez, tiram o oxigênio dos rios.  As algas, ao morrerem, afundam e adubam o fundo dos cursos d’água e reservatórios onde vivem também microorganismos. Estes digerem a matéria orgânica e se sedimentam em depósitos que, por sua vez, ocupam o lugar do líquido, agravando o assoreamento. O lixo também serve de fonte de alimento para as algas. Daí a importância do tratamento dos esgotos e da educação da população para a correta disposição dos resíduos urbanos.
O processo de coleta de lixo adotado por Jaguariúna é o mais moderno que existe, sendo adotado nos países mais avançados do mundo. Infelizmente, a população não foi esclarecida sobre o uso correto dos contêineres colocados nas ruas, o que provocou a insatisfação de moradores. Cabe à prefeitura local instruir e esclarecer a população sobre o melhor uso desses equipamentos.
Cuidando das calhas hidrográficas
Se as comunidades que vivem próximas de rios desejam reduzir o sofrimento a cada temporada de chuva, devem cuidar das calhas hidrográficas. As providências são não usá-las como depósito de lixo e preservar as matas ciliares e outras coberturas vegetais. Com isso evitarão que o vento leve muito sedimento para os rios.
Mas não podem deixar de exigir do poder público que faça também a sua parte, como o tratamento do esgoto em vez de simplesmente descartá-lo no rio, o recolhimento correto do lixo para que ele não vá para os cursos d’águas, além de constante trabalho de desassoreamento, ou seja, a limpeza da calha para evitar a redução da profundidade. “O rio é uma entidade viva e sempre buscará o caminho mais fácil para seguir o seu destino. Uma curva de rio pode diminuir a velocidade da correnteza. Quanto menor essa velocidade, mais assoreado o rio vai ficar”, conclui o professor da Unesp.




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Por Jussara Gontow

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Pegar (tentar) um trem para ir mais rápido ao trabalho:


O problema é quando o sinal fica vermelho e temos que esperar no sol até liberar a linha férrea:


Avec organiza mutirão para ajudar desabrigados da Região Serrana do Rio

No decorrer das  busca às vítimas da maior tragédia climática do Brasil, o número de mortos já chega a 740, segundo dados da Polícia Civil. Mais de seis mil pessoas estão desabrigadas, e há ainda um número desconhecido de desaparecidos. Dor, angústia, medo, tristeza, desolação, depressão. Esse é o retrato de Petrópolis, Itaipava, Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, cidades mais atingidas.

Brasileiros de norte a sul do país se mobilizam na tentativa de oferecer um pouco de consolo aos desabrigados em meio a tanta tristeza. A Associação Vitória em Cristo (Avec) e a Editora Central Gospel, em parceria com a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) e Assembleia de Deus em Jacarepaguá, não poderiam cruzar os braços diante dessa realidade. Por isso, mobilizaram ajuda para os moradores da Região Serrana.

A primeira ação foi montar postos de coleta lozalizados nos bairros da Penha e Taquara, no Rio de Janeiro, para receber roupas, alimentos não perecíveis e, principalmente, materiais de higiene pessoal e colchonetes, artigos de extrema necessidade no momento. Desde a semana passada, toneladas de donativos foram recolhidos.

Além disso, a Associação Vitória em Cristo comprou alimentos e produtos para enviar junto com as arrecadações. Os donativos serão levados pela carreta da Avec para a Região Serrana no final desta semana.

Seja solidário! Participe e continue em oração pelos moradores da Região Serrana do Rio de Janeiro. As doações poderão ser feitas até a próxima quinta-feira, 20 de janeiro.

Locais de entrega:

ADVEC Penha
Rua Montevidéu, 1.191 – Penha - RJ
Telefone: 21-2187-7070

Assembleia de Deus de Jacarepaguá
Rua André Rocha, 890 – Taquara - RJ
Telefone: 21-3392-7800

Avec promove reabilitação de dependentes químicos

A Associação Vitória em Cristo contribuiu para o crescimento do projeto social de reabilitação de dependentes químicos O semeador. A instituição patrocinou a construção de uma casa de recuperação localizada no bairro da Penha – RJ, inaugurada no dia 15 de janeiro.

O prédio contém dois andares, quatro consultórios e capacidade para abrigar 21 internos. O local também terá a função de triagem: as pessoas com dependência química serão atendidas por uma equipe, que avaliará aquelas que precisam ser internadas e as que podem fazer o tratamento semanalmente. O atendimento médico contará com psicólogos, terapeutas, dentistas e assistentes sociais.

Atualmente, O semeador atende 40 pessoas que vivem em um sítio localizado em Queimados – RJ. De acordo com o pastor José Cosme Martins, presidente e criador do projeto, os dependentes químicos são abrigados, recebem tratamento com profissionais qualificados na área de saúde e também aprendem os princípios bíblicos por meio da Escola Dominical e de cultos.

O pastor José contou que muitas pessoas tiveram a vida restaurada pelo poder de Deus e com a ajuda da instituição social. “Temos muitos testemunhos maravilhosos de cura e mudança de vida. Um rapaz que era viciado e morava na rua hoje é um homem de Deus, trabalha com carteira assinada e conquistou o sonho da casa própria”.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...