quinta-feira, 17 de março de 2011

Catástrofe no Japão: Para 'Aprofundar Quais as Razões da sua Vida' diz Líder Episcopal

Japan_Earthquake_christian-postIgreja em Portugal pede por solidariedade no desastre do Japão.
  • Cidade de Minamisanriku está submersa após o tsunami de sexta-feira, forte sismo atingiu a Província de Miyagi, no norte do Japão, sábado 12 de marco de 2011. (AP Photo Kyodo News /)
O porta-voz da Igreja Episcopal Padre Manuel Morujãopediu hoje por uma onda de solidariedade para com as vítimas da catástrofe no Japão.
“Neste momento todos somos japoneses, todos sentimos o abalo do grande sismo do Japão, Deus vai estar presente nesta situação e vai querer utilizar os nossos corações pela oração, pela dádiva, pela partilha,” disse Morujão.
Na opinião do Padre Manuel Morujão, esta é uma oportunidade para cada um, “aprofundar quais as razões da sua vida e para onde caminha,” visto que o sismo coincidiu com o início da quaresma.
O terremoto e o tsunami no Japão deixaram até o momento, mais de 1.800 mortos, oficialmente. Entretanto, estima-se que o número chegou a 3,8 mil mortos, com mil corpos encontrados na Península de Ojika, de acordo com as fontes policiais da província de Miyagi.
A catástrofe no Japão será um dos temas da reunião do conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que terá início a partir de hoje em Fátima.

CRISTIAN POST

Oração do Imperador Akihito; Profundamente Preocupado com a Crise Nuclear do Japão

japan-earthquake-nuclear-christian-postO Imperador do Japão Akihito, na quarta-feira, expressou profunda preocupação pela escalada da crise nuclear da nação e disse que ele estava orando pela segurança das pessoas.
(Foto: AP / The Yomiuri Shimbun, Koichi Nakamura)
Evacuados veem notícias sobre uma usina nuclear com problemas na televisão em um abrigo improvisado em Fukushima, no norte do Japão, terça-feira, 15 de março de 2011, quatro dias depois de um tsunami poderoso e terremoto terem atingido a costa leste no país.
Foi a primeira vez na história do Japão que o imperador discursou para a sua nação na televisão durante a crise, de acordo com a Agência da Casa Imperial. Akihito, 77, disse ao público que ele estava “profundamente preocupado” com a crise nuclear, o qual progrediu ao ponto em que os trabalhadores da fábrica tiveram que evacuar da área temporariamente, na quarta-feira.
“Eu oro pela segurança de quantas pessoas for possível,” disse ele.
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Ele também mencionou as severas condições em que os sobreviventes estão vivendo – um frio severo e falta de água e combustível – e disse, “eu não posso ajudar em oração para que o trabalho seja feito rapidamente e a vida das pessoas fique melhor, nem mesmo um pouco.”
Na quarta-feira à tarde, o número oficial de mortes havia saltado para 3.676 mortos confirmados e 7.558 desaparecidos, de acordo com a agência de polícia da nação Mas as autoridades dizem que provavelmente mais de 10.000 pessoas morreram no terremoto de magnitude 8.9 e tsunami que atingiu o país em 11 de março.
O Instituto de Pesquisa dos Estados Unidos registrou 54 tremores no Japão ao meio dia de quarta-feira. Quatro dos terremotos tiveram magnitudes maiores que 6.0.
“Eu espero que no fundo do meu coração que as pessoas irão, de mão em mão, tratar um ao outro com compaixão e superar essas dificuldades,” disse Akihito em uma mensagem de vídeo.
O imperador particularmente destacou a situação “imprevisível” na usina nuclear de Fukushima Daichii, cerca de 150 milhas ao norte de Tóquio. Outro incêndio atingiu as instalações da no início de quarta-feira no reator 4.
A situação na n° 4 “não é boa” e na n° 3 é “prioridade,” disse o operador da usina, de acordo com o Reuteres.
Desde os dois desastres na sexta-feira, trabalhadores tem estado freneticamente tentando as hastes para evitar um colapso nuclear potencial.
Na terça-feira, as autoridades reduziram os 750 trabalhadores da usina para 50. E todos os trabalhadores restantes foram temporariamente evacuados, quarta-feira, porque os níveis de radiação eram perigosamente altos.
Na mensagem de vídeo, o imperador agradeceu as equipes de resgate nacionais e internacionais que estão a responder ao desastre.
Entre os grupos de ajuda humanitária respondendo ao desastre está a equipe da Baptist Global Response da Convenção Batista do Sul. A equipe chegou em Tóquio em 12 de março, mas disse que a ameaça nuclear está complicando seus esforços de socorro.
"Quando a maioria dos desastres ocorrem, um único evento é normalmente acompanhado por uma lista de um conjunto de efeitos. Inundações vão deixar lama, destruir plantações, casas, danos, contaminar a água e causar doenças," explicou Pat Melancon, BGR especialista em gerenciamento de desastres, na terça-feira. "Quando ocorrem terremotos, você verá alguns dos mesmos resultados, com os problemas adicionais, como transporte interrompido, danos estruturais ou destruição generalizada, e assim por diante.
"O evento no Japão, porém, é diferente. Aqui nós temos três eventos catastróficos: o terremoto, que fez muito dano em áreas não sendo retratados pelas notícias, o tsunami, que atingiu as áreas costeiras baixas do Japão especialmente difíceis, e agora um evento de desdobramento adicional - o fim das usinas nucleares."
Melancon disse que o desastre do Japão "é diferente de qualquer outro na história recente."
Estima-se que 850 mil famílias no norte do Japão ainda não têm eletricidade, apesar do frio intenso, disse a Companhia de Energia Elétrica Tohuku, segundo a Reuters. E o governo disse que 1,5 milhões de famílias ou mais não têm água corrente.


CRISTIAN POST

Pastor brasileiro no Japão revela detalhes e bastidores do pós terremotos e tsunami no país

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelNascido no Brasil, Pinheiro estudou jornalismo nos EUA e atualmente prega em Nihon, cidade próxima as mais atingidas pelo terremoto. Segundo ele, voluntários tem colhido doações de alimentos, materiais de higiene e roupas dentro do Templo. “Todos os lugares para arrecadação são voluntários, como igrejas e pontos na comunidade brasileira. As prefeituras e outras entidades governamentais não estão recebendo nenhum donativo a não ser recursos financeiros, ou seja, dinheiro para compra de alimentos” relata. Entre os maiores obstáculos, escassez, falta de recursos para locomoção até as áreas atingidas e, claro, o medo foram citados. Confira na íntegra:
Como foi à mobilização após o primeiro terremoto. Ninguém esperava um tremor tão forte, como as pessoas, autoridades, governos, igrejas se mobilizaram nesse primeiro momento?
- Tivemos um terremoto aqui em Agosto de 2009 que foi muito pior, mas curto, esse foi 35 segundos de acordo com as autoridades e pareceu uma eternidade, mas não foi muito forte aqui na nossa região. A primeira mobilização não foi uma mobilização e sim um choque de ver as cenas pela televisão e realmente não saber o que fazer.
O que piorou com o 2º tremor?
- No Japão a comunidade já está acostumada com os chamados “after-shocks” e o trabalho começou de evacuação da área.
Como está sendo feito o trabalho de arrecadação? O que exatamente é arrecadado e quais os lugares específicos para as doações?
- O trabalho é voluntário e estamos contando com a ajuda dos membros da igreja como ponto de informação para o resto da comunidade brasileira, também trabalhamos com outras igrejas amigas para movimentar e arrecadar o maior número possível de itens. Estamos recebendo muitas roupas de frio, agasalhos e cobertores, que são a maior necessidade do momento devido ao frio na região. Também estamos recebendo alimentos não perecíveis e fraldas descartáveis para adultos e crianças, além de água e alimentos instantâneos que não precisam ser levados ao fogo ou cozinhados. Todos os lugares para arrecadação são voluntários, como igrejas e pontos na comunidade brasileira. As prefeituras e outras entidades governamentais não estão recebendo nenhum donativo a não serem recursos financeiros, ou seja, dinheiro para compra de alimentos.
Existem pessoas abrigadas na igreja? O senhor acredita que esse número vai aumentar?
- Não existem no momento, porque não estamos exatamente na área afetada, mas estamos dispostos a receber pessoas se assim for necessário.
Quais são as maiores dificuldades e preocupações nesse momento?
- A maior dificuldade no momento é chegar à localidade. Não existem rodovias abertas e disponíveis para isso, as estradas estão interditadas e o único acesso é por estradas paralelas que são de difícil acesso. O outro problema é que os tremores continuam na área e as pessoas temem por outro tsunami, mas as autoridades a pouco descartaram essa hipótese. E a última preocupação é a usina nucelar, devido a estar em risco de contaminação ainda.
Como tem sido o acesso de vocês à informações? Como a mídia japonesa tem noticiado os acontecimentos?
- O acesso tem sido excelente devido à televisão japonesa estar transmitindo as informações em vários idiomas 24 horas, inclusive em português. E temos informações vindas da embaixada de Tókio e o consulado brasileiro via twitter. Conseguimos comunicação com as prefeituras locais também.
Qual a ação dos grupos evangélicos? Como tem sido a comunicação entres esses grupos e quais as principais ações?
- As igrejas na nossa região estão se unindo com o mesmo propósito de arrecadação de donativos e informação para chegarmos ao local. Nesse momento estamos aqui na igreja é 1h da manhã (13 horas aqui no horário de Brasília) esperando cinco caminhões que virão buscar os alimentos. Varias igrejas de varias denominações entraram em contato e deixaram donativos aqui conosco e nós também iremos levar donativos a outra igreja até sexta-feira, 18, para uma próxima leva de donativos ao local. A principal ação é arrecadar donativos somente, devido à dificuldade de acesso ao local.
Existem equipes de evangelismo trabalhando?
- Nesse momento estamos restritos as nossas localidades devido à falta de acesso e permissão. Estamos enviando panfletos entre os donativos e esperamos uma entrega em mãos desses panfletos na entrega desses alimentos.
Qual a importância do cristianismo nessa hora?
- A importância do Cristianismo nessa hora é única: Solidariedade. Temos que ser os braços e as pernas de Jesus, deixando de lado qualquer hipótese de definir a tragédia com teologias e “achometros” que não levam nenhuma comida a boca de ninguém. Oramos durante o acontecimento e clamamos a Deus por misericórdia e agora é hora de agir, por isso estamos aqui incansáveis até ver esses donativos chegarem até essas pessoas, pois isso também é reino de Deus.
Na noite de domingo, 13, aqui no Brasil tivemos a informação de que um reator da usina nuclear de Fukushima explodiu. O que realmente aconteceu e quais as últimas notícias em relação a essa explosão? O que o governo tem passado a vocês em relação a isso?
- Realmente tivemos essa informação, mas o que a televisão japonesa está passando é bem diferente do que tenho ouvido no Brasil e no CNN. O governo disse a pouco tempo que a situação está sob controle e que o núcleo não foi afetado. O porta-voz disse: O edifício do reator explodiu, mas o recinto de segurança não foi danificado. A sala de controle do reator 3 continua operacional”
Qual a situação atual? Quais os riscos apresentados?
- Yukio Edano, porta-voz do governo, disse que o trabalho feito para resfriar o reator (que consiste em bombear água do mar para o reator) pode estabilizar a situação, e que o nível de radiação da central nuclear, que fica a 250 quilômetros de Tóquio, é tolerável para humanos.
Quais trabalhos estão sendo feitos para evitar as conseqüências possíveis após essa explosão e risco de novos tremores?
- Bom sobre a usina não tenho muita informação, mas o que estamos tentando fazer aqui do nosso lado é arrecadar o máximo de donativos possíveis para que quando o acesso for permitido estaremos dispostos a ir como voluntários ao local para fazer a entrega e também se preciso erguer as mangas e ajudar na reconstrução da cidade.


Fonte: Creio

A Renascer é para um povo que quer vencer, diz Keila Lima




Keila Lima, apresentadora do programa Manhã Maior, exibido pela Rede TV!, está há oito anos na Igreja Renascer. Neste aniversário de 25 anos, ela conta um pouco das experiências vividas nesses anos de conversão.

Igospel: Como foi sua conversão? Foi na Renascer? Se não, como conheceu a igreja?
Keila Lima: Eu nasci em um lar evangélico, mas considero fruto da igreja Renascer. Meu encontro verdadeiro com Deus, minha entrega total foi na Renascer, sem dúvida, através do Apóstolo. E eu conheci a igreja graças a decisão de minha mãe de sair da igreja tradicional e começar a frequentar a Renascer.
O que o apóstolo Estevam e a bispa Sonia representam em sua vida?

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Atualizado: Bispos contam histórias marcantes e experiências com Deus na Igreja Renascer (14.03)
Bispo Gê relata 25 perfis apostólicos da Igreja Renascer (12.03)
Twitter: 25 anos da Igreja Renascer vira trending topic (12.03)
"Na Arca às Oito" conta a história de Noé sob a perspectiva dos pinguins (26.02)
Bruno Taioli: a história de superação da lenda do skate (01.02)

Meu Deus. O apóstolo Estevam é meu pai. Ele não teve alternativa, eu grudei nele de um jeito que a única maneira foi ele me adotar (risos). O apóstolo é muito mais do que uma referência, um exemplo de integridade e intimidade com Deus. Ele é a certeza de que Deus está mesmo de olho em mim e fala comigo. Eu nem sei mais como seria minha vida sem a orientação e direcionamento do apóstolo e, sinceramente, nem quero saber.

A bispa Sonia é a segurança de que a gente pode chorar, sofrer, sentir dor e sobreviver, linda e forte, e dar a volta por cima. Se todas nós mulheres tivéssemos um quê de Bispa Sonia, seríamos física, emocional e espiritualmente mais bonitas e seguras.

  Quais foram seus momentos mais marcantes na Igreja?

Ah! Eu já tive muitos momentos marcantes na Igreja. Vou falar apenas de um recente: ter o privilégio, a honra de gravar meu testemunho para edificar a vida de tantas milhares de pessoas. Músicas são muitas, “Dupla Honra” e “Graça”, por exemplo, são muito importantes para mim. A gravação do Praise 14 na Lins e a última virada de ano na Lins também foram inesquecíveis para mim.

Na sua opinião, qual o papel da Renascer para sociedade?
A Renascer é uma referencia de ações bem sucedidas, benefício dos menos favorecidos. No final de 2010, eu e o Linneu, meu namorado, entregamos alimentos no Núcleo Heliópolis. Ficamos emocionados e orgulhosos de fazer parte de um ministério que abençoa tanta gente. E tantas outras obras de amor que alcançam tantas pessoas e transformam vidas.



Quais são seus votos para Igreja?

A Igreja está crescendo e o que eu desejo é que cada vez mais nós possamos ver a mão do Senhor abençoando vidas através desse Ministério. Sei que cresceremos ainda mais e eu sempre estarei fazendo parte desta história.



Você consegue listar 25 coisas que aconteceram em sua vida após a Renascer?

Só 25 coisas? Rs... A minha vida é outra. Eu renasci há oito anos, quando entendi que não podia mais viver longe deste lugar que só me traz alegrias e vitórias. Não dá para enumerar porque tudo mudou e para infinitamente melhor.


Qual a característica da Visão Renascer que você acha que mais se aplica a sua vida?

A Renascer não é pra qualquer um. É para um povo que quer vencer e não tem medo de lutar. Renascer é sinônimo de coragem, de vitória. Você nunca vai sair de um culto pra baixo, achando que não tem mais jeito. Ser Renascer é ter a certeza de que, com Deus, sempre tem jeito.
Você tem alguma foto que ilustre as coisas que Jesus fez na sua vida?
Tenho duas fotos que são a verdadeira demonstração das bênçãos de Deus na minha vida (as duas estão nesta entrevista) e por elas agradeço todos os dias!

Michelle Barros
Comunicação Renascer

Catedral de Cristal proíbe a homossexualidade no coro da igreja

Aparentemente, os membros do coro da igreja que fica no sul do Califórnia, não ficaram felizes com a decisão.

A Catedral de Cristal, no sul do Califórnia deu um passo surpreendente ao pedir que os membros de seu coro sigam o modelo de um estilo de vida bíblica, o que inclui a abstenção do comportamento homossexual.

Esta é provavelmente a primeira vez que a megaigreja de Garden Grove está pedindo ao coro para assinar um termo de compromisso, em especial aquele que assume uma postura contra a homossexualidade.

E aparentemente, os membros do coro não estão felizes com isso.

Na terça feira, em uma declaração sobre o compromisso, Sheila Schuller Coleman, a Pastora Sênior da Catedral de Cristal disse que o diálogo sobre o "amor reconciliador e adesão à Palavra de Deus" levou a certo número de pessoas que estão magoadas.

"Sinceramente sentimos muito," afirmou.

"É verdade que o novo compromisso do coro inclui uma definição de casamento que pode ter contribuído para esta mágoa."

Parte da declaração do compromisso, segundo o The Orange County Register : "Eu entendo que em uma era onde as imagens do relacionamento familiar e sexualidade pessoais são muitas vezes confundidas, o Ministério Catedral de Cristal acredita que é importante ensinar e modelar a visão bíblica. Entendo que o Ministério Catedral de Cristal ensina que a intimidade sexual é designada por Deus para ser apenas dentro dos laços do matrimônio, entre um homem e uma mulher."

Coleman explicou que o compromisso clarifica expectativas colocadas sobre funcionários e voluntários e é parte de um esforço "em curso para aumentar a liderança."

"Espera-se que todos os líderes de ministérios tenham uma vida isenta de imoralidade sexual... porque estas são impróprias para o povo do Senhor," disse ela.

Ela também acrescentou que a Igreja adota a definição tradicional do matrimônio e sua denominação - A Igreja Reformada na América (RCA) - afirma. A RCA atualmente não concorda com o comportamento homossexual e diz que é contrário à vontade de Deus.

Notavelmente, a Catedral de Cristal, é conhecida por suas mensagens positivas e de ênfase sobre o pecado. O fundador Robert H. Schuller optou por afastar-se das mensagens que ele cresceu ouvindo - um monte de "não fazer" - e prega em vez disso, formas para levantar as pessoas e construir sua fé.

"Apenas pregar contra os pecados é fazer com que os incrédulos percebam os pregadores e Cristãos bem intencionados como "os mais santos ou hipócritas," diz ele no site da Igreja. Cheguei à conclusão de que o pecado é causado por "falta de fé" em Deus e Seus caminhos. Então, minha missão dada por Deus tornou-se edificar a fé nas mentes dos incrédulos."

Embora não pregue sobre pecados, ele ainda mantém a posição contra a homossexualidade.

Em uma entrevista de 2006 com Larry CNN King, Schuller disse: "Eu sinto que o casamento heterossexual é o caminho mais excelente, e certamente é aprovado santo pela Bíblia Sagrada, e que detém tantas possibilidades mais - as possibilidades de ter filhos de ambos os a mãe e o pai, o macho e a fêmea."

Ele observou que embora tivessem homossexuais como representantes de sua Igreja para os últimos 40 anos e que eles não atacam a homossexualidade.

"Acho que, no movimento de libertação gay, eles respeitam o meu compromisso com nosso ponto de vista histórico, o clássico e histórico ponto de vista judaico cristã. Eles também respeitam o fato de eu não adicionar mais problemas, que todos eles têm, como todos nós, ao constrangê-los e envergonhar-los intencionalmente," disse ele.

A Catedral de Cristal conta hoje com mais de 10 mil membros e seu programa de televisão internacional “Hour of Power” (A Hora do Poder) atinge milhões de lares.

Fonte: Christian Post

Igreja evangélica da colônia japonesa no Brasil faz campanha de oração

Campanha de oração está sendo organizada nas Igrejas Japonesas Holiness do Brasil em prol dos afetados pelo terremoto e tsunami no Japão.

Depois da tragédia do terremoto, seguido por um tsunami que devastou as regiões da costa nordeste do Japão, um dos diretores da Igreja Holiness do Brasil, Eduardo Goya comunicou hoje ao The Christian Post que estão fazendo campanha de oração e jejum, além de levantamento de fundos para os afetados pela tragédia e membros das Igrejas no Japão.

“Estamos organizando uma campanha de oração e vamos tentar levantar fundos para enviar para lá,” disse Eduardo Goya.

A Igreja Holiness é uma das maiores denominações evangélicas no Japão, e possui mais de 38 Igrejas no Brasil voltadas para a colônia japonesa do país.

Goya informou que, de um modo geral, os Cristãos da Igreja brasileira e japonesa não foram afetados diretamente, entretanto algumas Igrejas japonesas da denominação que estão próximas à região do desastre, tiveram eventualmente seus tetos desabados.

“Não temos informações muito detalhadas, porque a comunicação está limitada lá dentro, mas as informações que temos recebidos, eram de que algumas Igrejas teriam sido afetadas com tetos que desabaram. Mas em geral não foram diretamente afetadas.”

Algumas Igrejas Holiness Brasileiras (de Kawasaki e Yokosuka-Oppama) próximas à região de Tóquio, são as mais afetadas, segundo o diretor.

“Eles estão tendo alguns problemas como abastecimento, falta de alimentos básicos, locomoção, entre outros,” informou ele.

Ele citou também problemas relacionados à energia, combustível e fábricas que suspenderam o trabalho.

“Como são trabalhadores que ganham por hora, então estamos prevendo que haverá um grau de dificuldade posterior,” disse ele.

Desta maneira, Goya disse que a Igreja está preparando uma campanha para ajudar nesse sentido. Segundo ele, também, os brasileiros estão muito assustados com a tragédia.

“Há um sentimento de muita tensão, pois nenhum dos nosso brasileiros foram afetados assim. [Eles] nunca viram algo assim, eles ficaram muito assustados,” declarou Goya.

O terremoto e do tsunami que abalaram o Japão no último dia 11 continuam a ter consequências e ainda não se sabe a magnitude que tomarão. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) , nesta terça-feira, foi confirmado que houve mesmo uma explosão no reator 2 da usina nuclear de Fukushima.

Fonte: Christian Post

ENTENDENDO UM POUCO SOBRE UMA USINA NUCLEAR



ARTE - 
EPICENTRO RADIOATIVO A partir das usinas de Fukushima, veja até onde 
pode chegar a contaminação
Oito navios militares americanos, incluindo o porta-aviões "Ronald Reagan" e sua escolta, participam das operações de resgate no nordeste do Japão.
O "Ronald Reagan" é usado como plataforma para abastecer os helicópteros do exército e da guarda costeira japoneses que participam das operações de resgate.
Já os aparelhos do porta-aviões realizam missões de reconhecimento e abastecimento das vítimas do desastre, segundo o Pentágono.



quarta-feira, 16 de março de 2011

Chinês destrói Lamborghini de R$ 1,6 mi


Sabe aquele Lamborghini Gallardo, um superesportivo dos sonhos com motor V10 de 560 cv de potência, oferecido por até R$ 1,6 milhão no Brasil? Acredite se quiser, há quem destrua um carro desses. O fato aconteceu na China, mais precisamente na região de Qingdao. Insatisfeito com seu carro, um consumidor chinês resolveu destruí-lo.
Os problemas começaram em novembro, quando o Gallardo sequer dava partida. O dono levou o carro à concessionária da marca e não teve o problema resolvido, além de recebê-lo com avarias. Após inúmeras tentativas de conserto e até mesmo um contato com Stephan Winkelmann, CEO da montadora italiana, o problema não se resolveu e o proprietário resolveu tomar uma decisão drástica.


Revoltado, ele convocou a imprensa e diversas pessoas no Dia do Consumidor chinês, nesta terça-feira (15) e destruiu o carro com marretadas e chutes. O superesportivo ficou completamente destruído e rasgou o coração de muitos fanáticos pelo mundo. Será que valeu a pena tomar uma atitude como essa?
Ricardo Sant’Anna e Carina Mazarotto







Fotos AFP

FONTE - REVISTA AUTO ESPORTE

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Mercado ou ministério?


Chegada de gravadoras seculares ao segmento evangélico reacende discussão sobre separação música cristã e mundana.
Por Mauricio Zágari
Já vai longe o tempo em que música religiosa cristã era uma expressão artística restrita a celebrações religiosas e santuários e que encontrava seus entusiastas apenas entre os fiéis. Na era da música digital e da cultura de consumo, os hinos clássicos foram substituídos pela música da moda. Os maestros e organistas de catedral cederam lugar para artistas com fã clubes e cortes de cabelo moderninhos, e as igrejas abriram espaço para os auditórios de programas de TV. O termo “música sacra” parece coisa de museu, já que a palavra que define as novas tendências é o gospel – e, a reboque, as motivações de muitos que atuam nesse meio tornaram-se essencialmente financeiras. Fato é que o chamado mercado gospel tornou-se um negócio suculento, que movimenta milhões de reais por ano. Com isso, gravadoras seculares passaram a trazer para dentro de seus quadros músicos religiosos, rompendo com o antigo tabu evangélico de que não se pode misturar louvor com nada que seja, no jargão crente, “do mundo”. De olho na gorda fatia do mercado cristão, antigos pesos-pesados da indústria fonográfica, como a Sony Music e a Som Livre, embarcaram na onda gospel e estão apostando suas fichas em todo o lucro que esse nicho pode proporcionar.
O exemplo mais visível dessa penetração é o Ministério de Louvor Diante do Trono, formado por membros da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). O grupo, celebrado como ícone do estilo louvor e adoração, fechou contrato de distribuição com a Som Livre, empresa que pertence às organizações Globo – e justamente a Globo, normalmente demonizada por tantos evangélicos. O cast da empresa é bastante ecumênico e inclui ainda os padres cantantes Robson e Fabio de Mello. O objetivo, diz comunicado do ministério, é ampliar a atuação do grupo no mercado fonográfico. Mas a parceria abriu para o conjunto espaços ambicionados por qualquer artista pop do país, como vinhetas durante a programação da emissora e até uma aparição no programa Domingão do Faustão, exibido nas disputadas tardes de domingo. “É a possibilidade de chegar a lugares que ainda não atingimos com nossa mensagem”, disse a pastora e cantora Ana Paula Valadão, líder do grupo, na época da assinatura do contrato. “A ideia é reunir a excelência que temos nas nossas produções à que a Som Livre tem na distribuição.”
O acerto sintetiza na prática o que muitos artistas cristãos de primeira linha e empresas seculares buscam. Os primeiros encantam-se com a possibilidade de ter acesso a um esquema profissional de produção e distribuição – além, é claro (e quase ninguém hoje tem pudores de esconder isso), de auferir lucro. Já no caso das grandes empresas seculares, a conversa é mais direta: o foco é no filão evangélico, que não para de crescer no Brasil. Só no ano passado, o setor da música gospel movimentou algo em torno de R$ 500 milhões. Basta ver que o programa do apresentador Fausto Silva que levou ao ar Ana Paula e a equipe do Diante do Trono deu um pulo de 3 pontos de audiência só em São Paulo. Estima-se que, durante os 15 minutos em que a banda entoou seus louvores, mais de um milhão de pessoas se ligaram na telinha na cidade.
Depois foi a vez da pastora e compositora Ludmila Ferber ir ao programa de Fausto Silva. Numa tarde de domingo em novembro, ela divulgou no ar seu novo CD pela Som Livre, dividindo o microfone com o padre Fábio de Melo e o palco com as tradicionais dançarinas do programa, todas em trajes bem sumários e esbanjando sensualidade. Sua presença repercutiu nas redes sociais da internet (ver abaixo). A estrela pentecostal Cassiane foi ao Programa Raul Gil, do SBT, para divulgar seu CD Viva. E para fechar o ano – literalmente –, foi a vez de Aline Barros participar do Show da virada, exibido pela Globo no último dia de 2010.
O diretor executivo do Departamento de Gospel da Sony Music, Maurício Soares, confirma o interesse das empresas seculares no segmento. “A Sony já acompanhava à distância o desenvolvimento do mercado de música gospel no Brasil. Nos Estados Unidos, ela é, por meio do selo Provident-Integrity, a principal player do mercado cristão”, comenta. Segundo ele, que já teve passagens por algumas das principais gravadoras evangélicas, a implantação de um núcleo de música cristã é a culminância de um processo de aproximação da Sony com esse nicho. Já foram fechados 13 contratos com cantores e grupos, aí incluídos Cassiane, a banda Renascer Praise, Elaine de Jesus, Damares, Resgate – grupo formado por ex-bispos da Igreja Renascer –, Marcelo Aguiar, DJ Alpiste, Rayssa & Ravel e até o veterano Álvaro Tito. O resultado n”ao se fez esperar : em menos de um ano de atividades, a Sony Music passou a figurar entre as três empresas de maior faturamento no mercado gospel.

PROFISSIONALIZAÇÃO
Na esteira de um crescente e profissionalizado sistema de produção, distribuição e divulgação que envolve rádios, eventos e parcerias com pontos de venda e mídia, a música evangélica brasileira dá crescentes sinais de fôlego em meio a um mercado em crise. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), artistas crentes são destaque entre os 20 álbuns mais vendidos do país em 2009 e responsáveis por um crescimento anual da ordem de 8%. É gente como Regis Danese, cujo CD Compromisso já vendeu mais de um milhão de cópias. Egresso do grupo de pagode Só pra Contrariar, ele tornou-se nacionalmente conhecido através do hit Faz um milagre em mim.
E a visibilidade dos artistas (ou adoradores, como a maioria deles prefere ser chamada) tende a aumentar ainda mais fora dos arraiais evangélicos. Em abril, acontece a primeira edição da Expo Music Gospel – Feira Internacional de Artistas, Ministérios e Produtos Musicais Cristãos no Anhembi, em São Paulo. Promovida pela agência MR1,  o evento pretende reunir a nata da música evangélica nacional. “Teremos a presença de cantores, gravadoras, produtores, músicos,  distribuidores e do público evangélico  nos dias  02,03 e 04 de Junho , ”, antecipa Luciana Mazzarelli, diretora da MR1. “A música gospel brasileira já compete com os cantores e bandas seculares em igualdade de condições. Prova disso é o sucesso que alguns de nossos artistas têm feito fora do âmbito estritamente religioso.”
Ao menos no discurso, a chegada dos pesos-pesados ao setor não tem incomodado as gravadoras tradicionais do gênero. “Do ponto de vista comercial, a entrada de novas empresas no mercado é sempre boa. Faz com que sejamos melhores profissionalmente”, pondera Ana Paula Porto, gerente executiva da Graça Music. Ela atribui o fenômeno ao advento da pirataria e dos downloads ilegais de música, com a consequente queda nas vendas. “As grandes gravadoras, como a Sony e a Som Livre, começaram a enxergar no gospel uma porta de escape para seus negócios. Enquanto no secular a pirataria atinge astronômicos 40% a 50% das produções, no gospel essa taxa não passa de quinze por cento”, explica. Odiretor geral da Line Records, Sérgio Lima, faz eco: “Em geral, a concorrência acaba sendo boa para o aprimoramento das empresas. Como o nosso objetivo é levar a Palavra de Deus através da música, não nos importamos se outros queiram também investir nisso”.
Para o pastor, cantor e compositor André Valadão, a queda nas vendas preocupa a todos. Com seis anos de carreira, desde que despontou no Diante do Trono – é irmão de Ana Paula –, ele acredita que sua visibilidade tem garantido uma boa posição: “Meus trabalhos têm vendido sempre um pouco mais a cada lançamento”, diz.  Sobre o atual momento, Valadão está otimista. “A Igreja tem alcançado muito mais pessoas. O Brasil é um país multicultural, onde os estilos musicais e ritmos pipocam por todos os lados”. Esse crescimento da relevância da música evangélica – mesmo entre aqueles que apenas apreciam o gênero, sem qualquer envolvimento de fé – tornou de certo modo previsível a entrada de empresas seculares nesse nicho, na opinião do diretor-presidente da Onimusic, Nelson Tristão: “É algo natural”. Ele também não considera essa tendência um problema. “Se alguém está realmente fazendo a obra de Deus, então essa pessoa ou empresa é mais uma cooperadora, e não um concorrente – porque, em última análise, trabalhamos todos para o Senhor.”

“PODER DO DINHEIRO”
A verdade é que quem dá voz e fôlego à música cristã adota discurso cauteloso em relação a essa aproximação. O violonista Cláudio Tupinambá, pastor da Assembleia de Deus e músico profissional, diz que a chegada das multinacionais da música ao meio artístico evangélico pode até ter um significado espiritual. “Se Deus usou ímpios como Ciro para cumprir seus desígnios e edificar sua obra, não vejo por que isso não possa acontecer agora”, aponta, lembrando a história bíblica do soberano persa que permitiu que o povo de Israel reconstruísse sua nação.
Apreocupação de grande parte dos músicos mais antigos, que começaram a carreira antes da explosão da indústria fonográfica gospel no Brasil, é com a espiritualidade dos artistas contratados. O pastor e músico Guilherme Kerr, um dos ícones do ministério Vencedores por Cristo – a principal referência da música evangélica nacional entre os anos 1960 e 70 –, afirma ver o fenômeno “sem medo”. “Mas o poder do amor ao dinheiro é muitas vezes cruel”, assinala. Ele lembra que, muitas vezes, o artista cristão tem de ter sempre em mente que o seu objetivo maior pode ser justamente o extremo oposto dos objetivos das grandes corporações. “Pode-se dar vazão a um oportunismo perigoso”, alerta, por sua vez, o cantor e compositor Gerson Borges, outro nome intimamente ligado ao desenvolvimento da música evangélica no país.
Com dez anos de estrada, a cantora evangélica Day Dominguês é bem enfática em sua análise: “Para a gravadora em questão, é óbvio que seu único compromisso é com a vendagem de CDs e os consequentes lucros obtidos através disso”. Ela questiona eventuais compromissos com o Evangelho de empresas que têm investido na música religiosa. “Elas buscam levantar artistas que vão, em nome de Cristo, dar autógrafos, ser aplaudidos e vender discos”. Questionamento semelhante faz o músico Carlinhos Veiga. Com formação teológica e pastor presbiteriano, ele canta há 25 anos – seis álbuns lançados – e teme que muitos colegas de ministério artístico possam negociar suas vocações em nome de bons contratos: “Com esse tipo de assédio, será que continuarão fiéis aos ministérios que um dia receberam de Deus ou serão motivados a realizar apenas aquilo que lhes dê lucro e visibilidade?”.
Conhecido por sua postura mais crítica em relação ao mercado gospel, o cantor e compositor João Alexandre preocupa-se quando vê os interesses financeiros tendo muita prioridade no trabalho dos artistas cristãos. “Essa aproximação com as empresas seculares pode ser produtiva, desde que o lucro não seja o objetivo, mas a consequência”. O artista, autor de sucessos como Essência de Deus, É proibido pensar e Pra cima Brasil, chama a atenção para outro aspecto da questão: “Convém lembrar que o que a indústria fonográfica gospel produz acaba sendo cantado na esmagadora maioria das igrejas evangélicas. Deixar esse repertório a critério de gravadoras sem compromisso com as verdades bíblicas e sujeitas às pressões de mercado é, no mínimo, algo para se refletir”, pondera.
O produtor musical Mauricio Barbosa, que já trabalhou com artistas de peso no meio evangélico, como Aline Barros, Claudio Claro, Sérgio Lopes e Cassiane, defende o equilíbrio, inclusive na delimitação da fronteira entre o que é validou ou não em termos de música. “Há músicas seculares que falam da graça comum, que mostram os traços de Deus na humanidade. Há letras boas, que falam de amor, da natureza, de sentimentos genuínos. E a verdade é que nem toda musica gospel dá para se ouvir”, alfineta. Atualmente trabalhando como produtor do AD Studios, ele lembra que, quando se converteu ao Evangelho, jogou todos seus LPs de música secular fora. É que seus pastores, na época, o convenceram de que tudo aquilo tinha influência satânica. Hoje, mais maduro, pensa diferente. “Não existe mi menor pecador ou dó maior que seja cheio do Espírito. Ou seja, música é música. O que a torna boa ou ruim é o ser humano.”


Twitou geral

A presença de grupos e cantores gospel em programas de TV como o Show da virada e o Domingão do Faustão tem gerado uma grande polêmica nas redes sociais da internet. De um lado, há quem defenda o fato como um sucesso evangelístico. De outro, muita gente enxerga apenas uma ação de marketing. No twitter, que permite interação em tempo real, a presença da pastora e cantora Ludmila Ferber no programa, em novembro, gerou comentários de êxtase e de desaprovação. Na linguagem direta que caracteriza esse tipo de comunicação, um pastor da Igreja Quadrangular escreveu: “Cantora Ludmila Ferber foi bem, mandou bem, sua carreira vai crescer bastante, seu cachê nem se fala. Para o Reino de Deus? Irrelevante”. O comentário resultou numa reação imediata, que levou a diversas réplicas e tréplicas. O internauta identificado como @spaceeeh traduziu o pensamento de muitos:“Foi bênção demais, creio que vidas foram transformadas através das palavras da serva”.
Ana Paula Valadão, cantora do Ministério de Louvor Diante do Trono – grupo que também já pisou no palco do Domingão –,postou uma série de textos durante a apresentação de Ludmila e celebrou que o nome “Ferber” era a quinta palavra mais mencionada do twitter naquele momento. E escreveu: “@pastoraludmila liberando VIDA, ESPERANCA e PODER de TRANSFORMACAO! Aleluia!”. Já @willrp16 fez a contrapartida: “ECUMENISMO BARATO!!!!!”.Prova de que a presença de artistas cristãos em solo que não é santo ainda está longe de ser uma unanimidade.


Números do setor de música gospel no Brasil

R$ 500 milhões é o faturamento anual
8% é o crescimento anual do segmento
15% são as perdas com pirataria. Na música secular, o índice atinge 50%


FONTE . CRISTIANISMO HOJE

Indonésia relembra ataques contra cristãos


   
 
Igreja Emanuel, em Java Central, reabre  
No começo de fevereiro, um grupo de militantes islâmicos protestou para exigir a pena de morte de um cristão acusado de “blasfêmia contra o Islã.” A multidão ateou fogo em duas igrejas e danificou uma terceira.

O cristão Antonius Richmond Bawengan (58) tinha sido considerado culpado de distribuição de livros e folhetos que supostamente "espalhava o ódio pelo Islã", em Temanggung, na Java Central. Ele recebeu a pena máxima de cinco anos de prisão. Por conta disso, cerca de 1.500 muçulmanos protestaram em frente ao tribunal, exigindo a pena de morte.

As igrejas se tornaram alvo da violência que se espalhou para os arredores, e um ministro, que viu sua igreja ser incendiada, foi agredido pela multidão. Pelo menos nove pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos. A polícia foi agredida com projéteis e pedras, além de um prédio escolar e vários veículos.

As agressões ocorreram na época em que o país se viu disposto a celebrar a diversidade religiosa, na “semana interconfessional”, mas a violência gerou insegurança aos cristãos que agora, temem suas por sua segurança.

Pedidos de oração

• Ore pelas congregações que perderam suas igrejas no incêndio;

• Ore pela segurança dos cristãos locais, para que sejam capazes de se reunirem para adorar o Senhor Jesus;

• Ore pela firmeza na fé dos cristãos na Indonésia diante da perseguição;

• Ore para que o governo forneça melhor proteção às igrejas e contra os ataques violentos.

Tradução: Carla Priscilla Silva



Fonte: Barnabas Fund

Número de mortos em tremor e tsunami passa de 4.200 no Japão Houve mortes em 12 prefeituras, e há desaparecidos em seis, diz polícia. Número de mortes deve crescer, e crise nuclear preocupa país e mundo.

O número de mortos vítimas do terremoto seguido de tsunami do dia 11 chegou a 4.255, em 12 prefeituras (distritos) do Japão, e 8,194 continuavam desaparecidos em seis prefeituras, segundo dados divulgados pela Polícia Nacional às 20h locais desta quarta (16).
O número de vítimas, no entanto, deve subir bastante, à medida que mais corpos são achados, principalmente nas áreas costeiras atingidas pelo terremoto.
O premiê Naoto Kan disse que mais de 26 mil pessoas seriam resgatadas com vida, mas o número de mortos e desaparecidos tinha passado de 10 mil.

Poucas vítimas foram submetidas a autópsia, por falta de equipes. A prioridade é identificar as vítimas.
Nas prefeituras mais atingidas, como Iwate, Miyagi e Fukushima, a polícia começou a anunciar nomes, idades e endereços de vítimas, baseados em documentos encontrados com os mortos.


G1

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...