terça-feira, 13 de novembro de 2012

A ira de Deus contra a iniquidade e a injustiça


ESTUDO SOBRE O LIVRO DE ROMANOS -



Romanos 1:18-23
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.


“Porque...”
 

Olhe para a conexão entre os versículos 17 e 18 ou seja, "porque" – (17)“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.(18) Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça."

Por que Paulo apresenta o versículo 18 com a palavra "porque"? Ele faz isso para mostrar que tudo o que ele vai dizer sobre o pecado é destinado a apoiar o evangelho do versículo 17. 

Ele não menciona o evangelho por causa do pecado. Ele lida com o pecado por causa do evangelho. Entender o pecado é o alicerce que sustenta a preciosidade do evangelho, e não vice-versa. 

Seu objetivo principal não é levar-nos do Evangelho ao pecado, mas do pecado para o Evangelho. Se você foi pego em um crime e está sendo julgado, e eu digo a você: "Eu tenho aqui uma carta do tribunal que diz que as acusações contra você foram canceladas, porque você era culpado e passível de punição severa", qual é o propósito? 

O propósito de dizer que você era culpado é te ajudar a compreender e apreciar a boa notícia de que as acusações foram descartadas. Esse é o ponto de "porque" no início do versículo 18.

Então, do jeito que eu espero para lidar com todo o pecado em Romanos 1:18 - 3:20 é deixar que o pecado nos aponte repetidamente para a preciosidade, a glória, a necessidade, a gratuidade e a alegria do Evangelho do dom da justiça de Deus. Minha oração é que nós possamos escapar dos diagnósticos superficiais, e que nós possamos cultivar um profundo entendimento da queda na natureza humana (que todos nós lutamos contra), e que possamos voltar repetidamente para a necessidade, beleza, e gratuidade do evangelho da justificação pela fé somente. 
Se essas coisas acontecerem, eu não acho que nosso tempo nestes capítulos será opressivo, mas sim valorizaremos mais o evangelho e o nosso Deus mais profundamente.

Precisamos do Evangelho porque a ira de Deus é revelada

Agora como é que Paulo começa esta seção no versículo 18? Ele começá-la, dando a razão do porque que o evangelho e um dom da justiça de Deus são necessários. É necessário "porque a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça." Nós precisamos do evangelho de Romanos 1:16-17, precisamos do dom da justiça de Deus, porque a ira de Deus está agora sendo derramada em todo o mundo de impiedade e injustiça. Observe o duplo uso da palavra "injustiça" no versículo 18. A ira de Deus está sendo revelada contra "a injustiça" e a verdade está sendo detida em “injustiça”.

Certamente o que Paulo quer dizer para nós em relação a revelação da justiça no versículo 17, e a razão pela qual nós precisamos que Deus revele a Sua justiça a nós no evangelho e nos de a Sua justiça como um presente através da fé é porque somos injustos e resistimos à verdade pela injustiça e, portanto, a ira de Deus está contra nós. Precisamos de justiça. Nós não temos. Por isso a ira de Deus está sendo derramada sobre nós em nossa injustiça. Existe alguma esperança? Sim, o evangelho é o poder de Deus para salvar porque nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé. Nós podemos ter uma justiça que é não a nossa, isto é, a justiça de Deus.

Três maneiras na qual a ira de Deus está sendo revelada

Agora, devemos perguntar: "Como a ira de Deus está sendo revelada?" A primeira coisa a notar é que a palavra "está sendo revelada" é a mesma palavra do versículo 17. Há "a justiça de Deus está sendo revelada." E aqui "a ira de Deus está sendo revelada." Em ambos os casos, é uma ação no tempo presente contínuo. Em outras palavras, está acontecendo agora, não apenas no futuro. Há um dia da ira vindoura (Rm 2:5, 8-9; 5:9). Mas, antes dessa manifestação final da ira, podemos ver a ira de Deus também no presente. Como? Em pelo menos três maneiras que vemos em Romanos.

1. A morte humana universal está revelando à ira de Deus.

A partir de Romanos 5, vemos que a morte humana universal é uma revelação ou uma manifestação da ira de Deus. A morte é o juízo de Deus sobre a impiedade e a injustiça da raça humana enraizada em Adão. No meio de Romanos 5:15, lemos: "Porque, se pela ofensa de um morreram muitos" Então, no meio do versículo 16 a morte é chamada de julgamento e de condenação: "Por um lado o julgamento derivou de uma transgressão, resultando em condenação." Então, você pode ver que a morte é vista como um julgamento e uma condenação, isto é, como expressão da ira de Deus contra o pecado. Então, no meio do versículo 18 você pode vê-lo novamente: "Através de uma transgressão que resultou a condenação de todos os homens." Assim a primeira resposta é que a ira de Deus é revelada contra o pecado na morte humana universal.

2. Futilidade universal e a miséria são provas da ira de Deus.

A partir de Romanos 8, vemos que a futilidade universal e a miséria são provas da ira de Deus contra o pecado humano. Inicia-se em Romanos 8:18: " Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (19) Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. (20) Porque a criação ficou sujeita à futilidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou." Pare lá e considere o que significa, antes de continuar a ler.

Eu acho que significa que os sofrimentos que ele fala no versículo 18 são inevitáveis neste mundo caído. E, especificamente, isso significa que você pode planejar bem para a sua aposentadoria, e um ano antes de apreciá-lo você pode ter um acidente vascular cerebral, e todo o seu planejamento parece inútil. Você trabalha com sua própria mãos por anos para construir uma casa simples, e na semana antes de se mudar, relâmpagos queimam a sua casa. Você trabalha durante o ano todo para plantar suas colheitas e, quando o grão está pronto para germinar, uma enchente leva tudo embora. A criação ficou sujeita à futilidade. No verso 21 é chamado de "escravidão da corrupção".

Agora leia sobre em Romanos 08:20 para ver de onde a sujeição a futilidade veio : " Porque a criação ficou sujeita à futilidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou" Isto significa que Deus sujeitou a criação a futilidade. Satanás e Adão não poderiam ser os seres que fizeram isso, porque Paulo disse que foi feito "na esperança". Nem Satã, nem Adão no Jardim do Éden estavam planejando a esperança da raça humana. Eles simplesmente pecaram. Mas, Deus mostrou sua ira contra o pecado e sujeitou a criação a futilidade, não como a última palavra, mas na esperança. Haveria um dia em que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gênesis 3:15). Mas a miséria e a futilidade do mundo em que vivemos é devido a Deus sujeitando a criação à futilidade, e isso é um testemunho da sua ira contra
pecado.

3. A degradação do comportamento humano revela a ira de Deus.

Assim, a primeira forma da ira de Deus ser revelada contra a impiedade e injustiça é a morte humana universal. A segunda maneira é a futilidade, a miséria e o sofrimento da criação. O terceiro é o que está mais imediatamente na mente de Paulo aqui em Romanos 1, ou seja, a degradação do pensamento e do comportamento humano. Você vê isso três vezes Romanos 1:24-28.

Depois de descrever a impiedade e injustiça dos homens em Romanos 1:19-23 Paulo diz no versículo 24: " Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;" Em outras palavras, Deus revela a sua ira contra o pecado, dando as pessoas para serem ainda mais pecaminosas. Novamente no versículo 26: " Por isso Deus os abandonou às paixões infames." E também no versículo 28: “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;"

Então, essas são as três maneiras que a ira de Deus é revelada agora neste tempo contra a impiedade e a injustiça do homem. Ele condenou todos a morte, ele submeteu todos a futilidade, e ele tem dado os homens para a maior degradação de suas próprias mentes e corações.

Ira misturada com misericórdia

Há ainda tempo para, talvez, uma questão: Será que Deus só resposta desta forma à impiedade e injustiça dos homens? A resposta para esta questão é não - nem no caso dos crentes ou descrentes.

Tomemos o caso dos descrentes. Ira é sempre misturada com misericórdia neste tempo de esperança. Olhe Romanos 2:4-5. Aqui ele fala para aqueles que não conhecem esta grande verdade: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;".

Sim, há bondade em meio à ira. Deus está sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Jesus disse: " Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos."(Mateus 5:45). Paulo disse aos pagãos de Listra, "E contudo, [Deus] não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações."(Atos 14:17). Ele disse isso para as pessoas que estavam morrendo,sofrendo e pecando sob a ira de Deus.

Deus adverte com sua ira e ele seduz com a sua bondade. Ele fala os dois idiomas: severidade e ternura. Você se lembra de como Jesus interpretou a vinda de João Batista como um grave, cingido de couro, comedor de gafanhotos, condenador de adultérios? Ele disse: " E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores." (Mateus 11:17). O evangelho veio com dois idiomas, mas eles não quiseram ouvir.

O, incrédulo, Deus está falando com você em sua dor para avisá-lo, e Deus está falando com você no seu prazer de cortejá-lo. Não entenda mal a voz de Deus.

Morte, sofrimento e pecado na vida do crente

E para os crentes, qual é o nosso caso? De acordo com Romanos 1:17, temos a dom da justiça de Deus pela fé. O castigo de Deus para nós foi derramado em Jesus, que morreu em nosso lugar (Romanos 8:3). Romanos 8:01 diz: " PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" 1 Tessalonicenses 5:9 diz: " Porque Deus não nos destinou para a ira” O que são então a nossa morte e nosso sofrimento e o nosso pecado? São eles ainda a ira de Deus contra nós? Se não o que eles são?

A resposta é que a morte, o sofrimento, o pecado não são a ira,condenação e punição de nosso Pai celestial. Cada um deles é fundamentalmente alterado pelo evangelho de Cristo, crucificado em nosso lugar.

1. A morte é uma passagem para o paraíso.

Para os crentes, o aguilhão e a vitória da morte foram removidos. "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15:55 - 57). Para os crentes, a morte não é a ira de Deus para com eles, é o último suspiro de um inimigo derrotado, que inconscientemente, abre uma porta para o paraíso.

2. Futilidade e sofrimento são caminhos para a santidade.

Para os crentes, a futilidade é removida do sofrimento. Para aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito "todas as coisas cooperam para o nosso bem"(Romanos 8:28). O castigo transforma-se em purificação. Forças destrutivas transformam-se em forças disciplinares. E o caos aparente e futilidade das calamidades da vida transformam-se na mão severa, mas amorosa, do nosso Pai do céu, como aprendemos em Hebreus 12.

3. A força do pecado é substituído com um amor pela justiça.

Finalmente, não é só o aguilhão da morte substituído com esperança, e as inutilidades do sofrimento substituídas com um significado, mas o domínio e poder degradante do pecado é substituído com um amor pela justiça (o ponto de Romanos 6). Deus não nos entrega a uma mente depravada, ele nos dá o dom do Espírito Santo.

Portanto, vamos acordar para a verdade de Romanos 1:18 que a ira de Deus está sendo revelada agora neste tempo contra a impiedade e a injustiça do homem. Nós não podemos compreender o mundo ou o evangelho sem essa verdade. Mas, vamos também nos despertar para a verdade que Deus está revelando outra coisa ao mesmo tempo. Ele está revelando o dom da justiça para todos os que crêem em Cristo. E com esse dom de justiça não há mais ira e condenação sobre nós. Para você (quem quer que seja), que acredita, a morte se torna uma porta de entrada para o paraíso, o sofrimento se torna um caminho para a santidade, e o pecado se torna um inimigo destronado que nós lutamos contra pelo poder do Espírito de Deus. Por isso, vamos fugir da ira de Deus, e refugiar-se no poder do precioso evangelho de Deus. Amém.

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Missionários brasileiros são acusados de traficar crianças no Senegal

Os missionários brasileiros José Dilson e Zenaide Moreira Novais são acusados de tráfico de crianças, desvio de menores e formação de quadrilha.

A polícia do Senegal prendeu no começo de outubro os missionários brasileiros José Dilson (foto) e Zenaide Moreira Novais sob a acusação do Ministério Público de usarem um orfanato em Mbur para tráfico de crianças, desvio de menores e formação de quadrilha.

A APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais), dirigida por Dilson e sua mulher Marli, nega a acusação. Para o Ministério Público, contudo, trata-se de uma “Associação de Malfeitores para crianças”. 

Senegal é um país africano com população de aproximadamente 14 milhões. A maioria é muçulmana. O tráfico de crianças para uso de pedófilos e outras finalidades é um grave problema no país. 

Para a APMT, a prisão seria por motivo religioso, porque é acusada de evangelizar as crianças. Marli disse que seu marido foi obrigado a assinar documentos (que supostamente legitimam as acusações) sem lê-los. 

Os advogados da agência vão solicitar à Justiça um habeas corpus para que os missionários respondam as acusações em liberdade.

Marli disse que Dilson está preso com bandidos em uma cela que “não tem luz, água, nem cadeira para sentar”. 

Ela admitiu que terá de fechar o orfanato e enviar as crianças para outras instituições. 

Fonte: Paulopes

Apologista americano afirma que aumento do número de ateus é culpa da Igreja


Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo The Pew Forum on Religion and Public Life, mostra um constante aumento no número de ateus no país.

A última pesquisa realizada pela entidade apontou que 20% dos entrevistados se afirmam como ateu ou agnóstico.

De acordo com o apologista cristão e escritor dr. Alex McFarland, esse aumento é motivado pela falta de visão em muitas das igrejas norte-americanas. Segundo ele “alguns dos fundamentos básicos do cristianismo têm sido abandonados por cerca de 350.000 igrejas” no país.

-Há alguns que dizem que a igreja americana tem envelhecido, mas então você tem duas coisas: permitir o aumento do secularismo ou retirar o evangelismo – afirma McFarland, que disse ainda que há cem anos, 96% dos americanos eram protestantes, mas hoje esse número é de 49% e continua em declínio.

O escritor busca contrapor esta tendência com o seu mais recente livro, intitulado “10 Answers for Atheists: How to Have an Intelligent Discussion About the Existence of God” (10 Respostas para ateus: Como ter uma discussão inteligente sobre a existência de Deus), no qual apresenta detalhes sobre essa situação

- De 1968 a 1975, foi um grande despertar, muitas almas foram salvas, mas então vieram com seus longos cabelos (a geração Woodstock) e a corrente principal da igreja americana, disse: “Não obrigado”, mas agora temos perdido – detalhou o escritor, segundo o Acontecer Cristiano.

- Deixe-me dizer-lhe, a América de 2012, seria muito diferente se a igreja nos Estados Unidos abraçasse o movimento de Jesus. – completou McFarland, que em seu livro diz também que tenta mostrar aos leitores como eles podem chegar aos ateus e não crentes para ensinar-lhe a fé histórica que esta viva e vibrante nos dias de hoje.

Fonte: Gospe

DEUS ESTA A FRENTE DE SEUS PROJETOS E SONHOS ? SE SIM , ENTÃO DESCANSE ,POIS A VITÓRIA É CERTA. BOM DIA COM GRAÇA E PAZ.

Globo investe em feira para o público evangélico O evento será organizado pela Geo Eventos e vai acontecer em julho de 2013


Globo investe em feira para o público evangélicoGlobo investe em feira para o público evangélico
Os consumidores cristãos terão mais uma feira de artigos exclusivos para visitar em 2013, a novidade do ramo é a FIC – Feira Internacional Cristã que está sendo organizada pela Geo Eventos, do grupo Globo, já com lançamento para o mês de julho.
A FIC vai acontecer na cidade de São Paulo e deve agitar este mercado que está cada vez mais concorrido, já que além da Expocristã, maior feira do segmento, existe também o Salão Internacional Gospel e a Feira Literária Cristã, sendo esta última destinada apenas para livros.
A Geo Eventos tem entrado de cabeça no segmento gospel, a começar pela primeira edição do Troféu Promessas que em 2011 premiou os melhores representantes da música gospel nacional. O sucesso desta entrega de prêmios foi tanto que este ano o evento cresceu e contará com mais categorias, premiando artistas independentes e cantores pentecostais.
Outra investida da empresa que teve muito sucesso foi o Festival Promessas que em 2011 transmitiu um show evangélico com os melhores representantes da música em rede nacional pela TV Globo. Em 2012 aconteceram edições do festival em diversas cidades e o programa de final de ano da emissora será gravado no dia 8 também em São Paulo e será transmitido no dia 16. As informações são do Radar On-line.


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inf. Gospel PRIME

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Trinta moedas e um beijo


O cenário era acolhedor, mas a cena difícil. Antes da festa da Páscoa, durante a celebração da Santa Ceia, na última noite de Sua vida terrena, depois de ter lavado os pés de Seus discípulos – ato comovente em sinal de amor, de demonstração de Seu próprio sacrifício na cruz e para ensinar aos discípulos que os estava chamando para servir uns aos outros em humildade -, Jesus prediz que Judas o trairia:
“Na verdade vos digo que um de vós há de me trair” (João 13: 21-30).
Os discípulos se olhavam porque não entenderam o que Ele falava. Ao perguntar a Jesus sobre quem seria o traidor, Ele afirmou: “Aquele a quem eu der o bocado molhado”.
Molhando o bocado, o deu a Judas Escariotes, filho de Simão. A Bíblia diz que já era noite e Judas, depois de comer o bocado, se retirou do local.
O preço da traição – Mas o que Judas ganhou com a traição? Mateus 26:14-16, Marcos 14:10-11 e Lucas 22:3-6 relatam que ele procurou os príncipes dos sacerdotes e se ofereceu para entregar Jesus. Judas não estipulou o preço do pecado. Disse apenas que poderiam lhe dar o que quisessem. Os sacerdotes pesaram 30 moedas de prata como pagamento. Judas, a partir de então, ficou procurando a melhor oportunidade para O entregar.
A cena da traição se findaria no Jardim do Getsêmani. Depois que Jesus orou ao Pai suando gotas de sangue e suplicando que, se fosse possível, passasse dEle aquele cálice de dor (mas que tudo deveria acontecer não segundo a Sua vontade mas a de Deus), Judas chegou ao local. Juntamente com ele veio também grande multidão com espadas e porretes que foi enviada pelos príncipes dos sacerdotes e dos anciãos do povo.
Um beijo foi o sinal que Judas combinou com os soldados. Esse ato indicaria a pessoa certa a ser presa. Ao se aproximar do Filho de Deus, o traidor disse: “Eu te saúdo, Rabi” – significa mestre – e o beijou (Mateus 26:49). Rapidamente os soldados prenderam Jesus.
Arrependimento e suicídio -
Já com dia claro, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo levaram o Mestre à presença de Pôncio Pilatos.
Depois que Judas viu que Ele foi condenado, se arrependeu e procurou os sacerdotes para devolver o dinheiro alegando que traíra sangue inocente (Mateus 27). Como os sacerdotes não aceitaram o dinheiro de volta, Judas jogou as moedas no templo e foi se enforcar.
Ele não usufruiu daquele dinheiro. Aquelas moedas tinham preço de traição e de sangue. Por isso, os sacerdotes não quiseram colocá-las no cofre das ofertas. Depois de deliberarem em conselho, decidiram usá-las para comprar o campo de um oleiro para sepultar estrangeiros. Por causa disso, até hoje aquele campo é chamado Campo de Sangue e assim se cumpriu o que o profeta Jeremias dissera: “Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, e deram pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou” (Mateus 27:9-10; Jeremias 32:6-9; e Zacarias 11:12-13).
É importante notar nessa história que Jesus não foi traído por um desconhecido. Ele foi traído por um dos 12 discípulos que, por três anos, esteve ao Seu lado, vendo os milagres, as orações, todo o caráter perfeito do Mestre.
Ser discípulo significava ser escolhido, separado, uma pessoa capacitada para retransmitir os ensinamentos do líder. Judas recebeu ensinamento, doutrinas e o exemplo de Jesus. Diante da escolha que deveria fazer, decidiu pela traição.
As pessoas são livres para tomar decisões, mas não o são para receber as conseqüências. Toda escolha tem uma conseqüência. Ser bem sucedido na escolha depende da decisão que se toma.
Judas errou duas vezes: Por trair e por se suicidar. Ele se arrependeu, mas não pediu perdão. Preferiu o caminho da morte. Dura decisão com conseqüências eternas. Ser traidor significa ser desleal, enganador. Ele enganou Jesus, O entregou, foi infiel mesmo sendo por Ele escolhido e separado.
Jesus o tinha como um amigo. Tanto que o deixou conhecer os segredos de amor de Seu Pai.
Hoje Jesus também nos chama de amigos porque diz que tudo o que recebeu de Seu Pai, nos deixou conhecer por meio de revelação. Somos escolhidos e separados. E quantas vezes temos feito o mesmo papel de Judas. Quantas vezes temos traído o amor, o sacrifício de morte que Ele sofreu para nos salvar. Quantas vezes traímos Jesus sendo desleais.
Errar é característica humana. A diferença entre céu e inferno está, justamente, na decisão que tomamos.
Escolha o arrependimento e o caminho do clamor por perdão toda vez que errar. A Bíblia diz que se confersarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos purificar de toda iniqüidade.
Não escolha a morte. Decida pelo perdão e pela vida. Pense que o preço na cruz do Calvário é muito superior a qualquer trinta moedas de prata que possam te oferecer.


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FONTE .MANTENEDORDAFÉ.ORG

Cristo em Toda a Escritura Sagrada






1. De quem disse Cristo testificam as Escrituras?
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim!' S. João 5:39.
"Examinai as Escrituras do Velho Testamento; porque elas testificam de Cristo. Encontrá-Lo nelas é o verdadeiro e legítimo fim de seu estudo. Ser capaz de interpretá-las como Ele as interpretou é o melhor resultado de todo estudo bíblico." — Deão Alford.


2.  De quem escreveram Moisés e os profetas?
"Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José." S. João 1:45.
Na sua versão do Velho Testamento, Helena Spurrel expressou o seguinte desejo para todos os que lessem a sua tradução: "Que muitos exclamem, como fez a tradutora ao estudar numerosos textos do original: 'Achei o Messias!'"


3. As palavras de quem, disse Cristo, deveriam os discípulos ter seguido no tocante à Sua morte e ressurreição?
"Então lhes disse Jesus: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na Sua glória?" S. Luc. 24:25 e 26.


4.  Como lhes tornou Cristo claro que as Escrituras dEle testificam?
"E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras!' S. Luc. 24:27.


5.  Que disse Ele aos onze, pouco depois?
"A seguir Jesus lhes disse: São estas as palavras que Eu vos falei, estando ainda convosco, que importava se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos!' S. Luc. 24:44.


6.  Onde encontramos nas Escrituras Sagradas a primeira promessa de um Redentor?
"Então o Senhor disse à serpente:... Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gên. 3:14 e 15.


7.  Em que palavra foi esta promessa renovada a Abraão?
"Nela [descendência] serão benditas todas as nações da Terra: porquanto obedeceste à minha voz." Gên. 22:18. Ver também Gên. 26:4; 28:14.


8. A quem se referia esta descendência prometida?
"Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo!' Gál. 3:16.


9.  Quem prometeu Deus enviar com Israel para guiá-lo à terra prometida?
"Eis que Eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que tenho preparado." Exo 23:20.


10.  Quem era a Rocha que os seguia?
"E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo!' I Cor. 10:4.


11. Em que profecia são preditos a vida, o sofrimento e a morte de Cristo?
No capítulo qüinquagésimo terceiro de Isaías.


12.  Onde é previsto o preço da traição de Cristo?
"Eu lhes disse: Se vos parece bem, dai-me o meu salário; e se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata!' Zac. 11:12; Ver S. Mat. 26:15.


13.  Onde, nos Salmos, são profetizadas as palavras de Cristo quando agonizante?
"Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" Sal. 22:1. Ver S. Mat. 27:46. "Nas Tuas mãos entrego o Meu espírito; Tu me remiste, Senhor, Deus da verdade." Sal. 31:5. Ver S. Luc. 23:46.


14.  Como é a ressurreição de Cristo vaticinada nos Salmos?
"Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és Meu Filho, Eu hoje Te gerei!' Sal. 2:7. Ver Atos 13:33.


15.  Onde é novamente profetizada, nos Salmos, a Sua ressurreição?
"Pois não deixarás a Minha alma na morte, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção!' Sal. 16:10. Ver Atos 2:25-31.


16. Em que palavras proféticas descreve Daniel a Cristo, recebendo Seu reino?
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do homem, e dirigiu-Se ao Ancião de dias, e O fizeram chegar até Ele. Foi-Lhe dado domínio e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem; o Seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o Seu reino jamais será destruído." Dan. 7:13 e 14. Ver também S. Luc. 1:32 e 33; 19:11-27; Apoc. 11:15.


17.  Como é descrita nos Salmos a segunda vinda de Cristo?
"Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do Senhor, porque Ele vem julgar a Terra; julgará o mundo com justiça, e os povos com eqüidade." Sal. 98:8 e 9." Vem o nosso Deus, e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a Terra, para julgar o Seu povo." Sal. 50:3 e 4.


18.  Que é Cristo para o que foi renovado à imagem de Deus?
"Cristo é tudo e em todos." Col. 3:11.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...