terça-feira, 13 de novembro de 2012

A ira de Deus contra a iniquidade e a injustiça


ESTUDO SOBRE O LIVRO DE ROMANOS -



Romanos 1:18-23
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.


“Porque...”
 

Olhe para a conexão entre os versículos 17 e 18 ou seja, "porque" – (17)“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.(18) Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça."

Por que Paulo apresenta o versículo 18 com a palavra "porque"? Ele faz isso para mostrar que tudo o que ele vai dizer sobre o pecado é destinado a apoiar o evangelho do versículo 17. 

Ele não menciona o evangelho por causa do pecado. Ele lida com o pecado por causa do evangelho. Entender o pecado é o alicerce que sustenta a preciosidade do evangelho, e não vice-versa. 

Seu objetivo principal não é levar-nos do Evangelho ao pecado, mas do pecado para o Evangelho. Se você foi pego em um crime e está sendo julgado, e eu digo a você: "Eu tenho aqui uma carta do tribunal que diz que as acusações contra você foram canceladas, porque você era culpado e passível de punição severa", qual é o propósito? 

O propósito de dizer que você era culpado é te ajudar a compreender e apreciar a boa notícia de que as acusações foram descartadas. Esse é o ponto de "porque" no início do versículo 18.

Então, do jeito que eu espero para lidar com todo o pecado em Romanos 1:18 - 3:20 é deixar que o pecado nos aponte repetidamente para a preciosidade, a glória, a necessidade, a gratuidade e a alegria do Evangelho do dom da justiça de Deus. Minha oração é que nós possamos escapar dos diagnósticos superficiais, e que nós possamos cultivar um profundo entendimento da queda na natureza humana (que todos nós lutamos contra), e que possamos voltar repetidamente para a necessidade, beleza, e gratuidade do evangelho da justificação pela fé somente. 
Se essas coisas acontecerem, eu não acho que nosso tempo nestes capítulos será opressivo, mas sim valorizaremos mais o evangelho e o nosso Deus mais profundamente.

Precisamos do Evangelho porque a ira de Deus é revelada

Agora como é que Paulo começa esta seção no versículo 18? Ele começá-la, dando a razão do porque que o evangelho e um dom da justiça de Deus são necessários. É necessário "porque a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça." Nós precisamos do evangelho de Romanos 1:16-17, precisamos do dom da justiça de Deus, porque a ira de Deus está agora sendo derramada em todo o mundo de impiedade e injustiça. Observe o duplo uso da palavra "injustiça" no versículo 18. A ira de Deus está sendo revelada contra "a injustiça" e a verdade está sendo detida em “injustiça”.

Certamente o que Paulo quer dizer para nós em relação a revelação da justiça no versículo 17, e a razão pela qual nós precisamos que Deus revele a Sua justiça a nós no evangelho e nos de a Sua justiça como um presente através da fé é porque somos injustos e resistimos à verdade pela injustiça e, portanto, a ira de Deus está contra nós. Precisamos de justiça. Nós não temos. Por isso a ira de Deus está sendo derramada sobre nós em nossa injustiça. Existe alguma esperança? Sim, o evangelho é o poder de Deus para salvar porque nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé. Nós podemos ter uma justiça que é não a nossa, isto é, a justiça de Deus.

Três maneiras na qual a ira de Deus está sendo revelada

Agora, devemos perguntar: "Como a ira de Deus está sendo revelada?" A primeira coisa a notar é que a palavra "está sendo revelada" é a mesma palavra do versículo 17. Há "a justiça de Deus está sendo revelada." E aqui "a ira de Deus está sendo revelada." Em ambos os casos, é uma ação no tempo presente contínuo. Em outras palavras, está acontecendo agora, não apenas no futuro. Há um dia da ira vindoura (Rm 2:5, 8-9; 5:9). Mas, antes dessa manifestação final da ira, podemos ver a ira de Deus também no presente. Como? Em pelo menos três maneiras que vemos em Romanos.

1. A morte humana universal está revelando à ira de Deus.

A partir de Romanos 5, vemos que a morte humana universal é uma revelação ou uma manifestação da ira de Deus. A morte é o juízo de Deus sobre a impiedade e a injustiça da raça humana enraizada em Adão. No meio de Romanos 5:15, lemos: "Porque, se pela ofensa de um morreram muitos" Então, no meio do versículo 16 a morte é chamada de julgamento e de condenação: "Por um lado o julgamento derivou de uma transgressão, resultando em condenação." Então, você pode ver que a morte é vista como um julgamento e uma condenação, isto é, como expressão da ira de Deus contra o pecado. Então, no meio do versículo 18 você pode vê-lo novamente: "Através de uma transgressão que resultou a condenação de todos os homens." Assim a primeira resposta é que a ira de Deus é revelada contra o pecado na morte humana universal.

2. Futilidade universal e a miséria são provas da ira de Deus.

A partir de Romanos 8, vemos que a futilidade universal e a miséria são provas da ira de Deus contra o pecado humano. Inicia-se em Romanos 8:18: " Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (19) Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. (20) Porque a criação ficou sujeita à futilidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou." Pare lá e considere o que significa, antes de continuar a ler.

Eu acho que significa que os sofrimentos que ele fala no versículo 18 são inevitáveis neste mundo caído. E, especificamente, isso significa que você pode planejar bem para a sua aposentadoria, e um ano antes de apreciá-lo você pode ter um acidente vascular cerebral, e todo o seu planejamento parece inútil. Você trabalha com sua própria mãos por anos para construir uma casa simples, e na semana antes de se mudar, relâmpagos queimam a sua casa. Você trabalha durante o ano todo para plantar suas colheitas e, quando o grão está pronto para germinar, uma enchente leva tudo embora. A criação ficou sujeita à futilidade. No verso 21 é chamado de "escravidão da corrupção".

Agora leia sobre em Romanos 08:20 para ver de onde a sujeição a futilidade veio : " Porque a criação ficou sujeita à futilidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou" Isto significa que Deus sujeitou a criação a futilidade. Satanás e Adão não poderiam ser os seres que fizeram isso, porque Paulo disse que foi feito "na esperança". Nem Satã, nem Adão no Jardim do Éden estavam planejando a esperança da raça humana. Eles simplesmente pecaram. Mas, Deus mostrou sua ira contra o pecado e sujeitou a criação a futilidade, não como a última palavra, mas na esperança. Haveria um dia em que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gênesis 3:15). Mas a miséria e a futilidade do mundo em que vivemos é devido a Deus sujeitando a criação à futilidade, e isso é um testemunho da sua ira contra
pecado.

3. A degradação do comportamento humano revela a ira de Deus.

Assim, a primeira forma da ira de Deus ser revelada contra a impiedade e injustiça é a morte humana universal. A segunda maneira é a futilidade, a miséria e o sofrimento da criação. O terceiro é o que está mais imediatamente na mente de Paulo aqui em Romanos 1, ou seja, a degradação do pensamento e do comportamento humano. Você vê isso três vezes Romanos 1:24-28.

Depois de descrever a impiedade e injustiça dos homens em Romanos 1:19-23 Paulo diz no versículo 24: " Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;" Em outras palavras, Deus revela a sua ira contra o pecado, dando as pessoas para serem ainda mais pecaminosas. Novamente no versículo 26: " Por isso Deus os abandonou às paixões infames." E também no versículo 28: “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;"

Então, essas são as três maneiras que a ira de Deus é revelada agora neste tempo contra a impiedade e a injustiça do homem. Ele condenou todos a morte, ele submeteu todos a futilidade, e ele tem dado os homens para a maior degradação de suas próprias mentes e corações.

Ira misturada com misericórdia

Há ainda tempo para, talvez, uma questão: Será que Deus só resposta desta forma à impiedade e injustiça dos homens? A resposta para esta questão é não - nem no caso dos crentes ou descrentes.

Tomemos o caso dos descrentes. Ira é sempre misturada com misericórdia neste tempo de esperança. Olhe Romanos 2:4-5. Aqui ele fala para aqueles que não conhecem esta grande verdade: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;".

Sim, há bondade em meio à ira. Deus está sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Jesus disse: " Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos."(Mateus 5:45). Paulo disse aos pagãos de Listra, "E contudo, [Deus] não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações."(Atos 14:17). Ele disse isso para as pessoas que estavam morrendo,sofrendo e pecando sob a ira de Deus.

Deus adverte com sua ira e ele seduz com a sua bondade. Ele fala os dois idiomas: severidade e ternura. Você se lembra de como Jesus interpretou a vinda de João Batista como um grave, cingido de couro, comedor de gafanhotos, condenador de adultérios? Ele disse: " E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores." (Mateus 11:17). O evangelho veio com dois idiomas, mas eles não quiseram ouvir.

O, incrédulo, Deus está falando com você em sua dor para avisá-lo, e Deus está falando com você no seu prazer de cortejá-lo. Não entenda mal a voz de Deus.

Morte, sofrimento e pecado na vida do crente

E para os crentes, qual é o nosso caso? De acordo com Romanos 1:17, temos a dom da justiça de Deus pela fé. O castigo de Deus para nós foi derramado em Jesus, que morreu em nosso lugar (Romanos 8:3). Romanos 8:01 diz: " PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" 1 Tessalonicenses 5:9 diz: " Porque Deus não nos destinou para a ira” O que são então a nossa morte e nosso sofrimento e o nosso pecado? São eles ainda a ira de Deus contra nós? Se não o que eles são?

A resposta é que a morte, o sofrimento, o pecado não são a ira,condenação e punição de nosso Pai celestial. Cada um deles é fundamentalmente alterado pelo evangelho de Cristo, crucificado em nosso lugar.

1. A morte é uma passagem para o paraíso.

Para os crentes, o aguilhão e a vitória da morte foram removidos. "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15:55 - 57). Para os crentes, a morte não é a ira de Deus para com eles, é o último suspiro de um inimigo derrotado, que inconscientemente, abre uma porta para o paraíso.

2. Futilidade e sofrimento são caminhos para a santidade.

Para os crentes, a futilidade é removida do sofrimento. Para aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito "todas as coisas cooperam para o nosso bem"(Romanos 8:28). O castigo transforma-se em purificação. Forças destrutivas transformam-se em forças disciplinares. E o caos aparente e futilidade das calamidades da vida transformam-se na mão severa, mas amorosa, do nosso Pai do céu, como aprendemos em Hebreus 12.

3. A força do pecado é substituído com um amor pela justiça.

Finalmente, não é só o aguilhão da morte substituído com esperança, e as inutilidades do sofrimento substituídas com um significado, mas o domínio e poder degradante do pecado é substituído com um amor pela justiça (o ponto de Romanos 6). Deus não nos entrega a uma mente depravada, ele nos dá o dom do Espírito Santo.

Portanto, vamos acordar para a verdade de Romanos 1:18 que a ira de Deus está sendo revelada agora neste tempo contra a impiedade e a injustiça do homem. Nós não podemos compreender o mundo ou o evangelho sem essa verdade. Mas, vamos também nos despertar para a verdade que Deus está revelando outra coisa ao mesmo tempo. Ele está revelando o dom da justiça para todos os que crêem em Cristo. E com esse dom de justiça não há mais ira e condenação sobre nós. Para você (quem quer que seja), que acredita, a morte se torna uma porta de entrada para o paraíso, o sofrimento se torna um caminho para a santidade, e o pecado se torna um inimigo destronado que nós lutamos contra pelo poder do Espírito de Deus. Por isso, vamos fugir da ira de Deus, e refugiar-se no poder do precioso evangelho de Deus. Amém.

VIA   GRITOS  DE ALERTA .
This entry was posted on 10/06/2011 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...