quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Caso pastor Marcos Pereira: evangelistas da ADUD saem da cadeia; comemoração com fogos de artifício

adudOs evangelistas da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), Daniel Candeias e Lúcio Câmara, saíram do Complexo Penitenciário de Gericinó, antigo Complexo Penitenciário de Bangu, no estado do Rio de Janeiro (RJ). Ambos foram detidos no final de maio deste ano (2013), após acusação de coação de testemunhas no caso do pastor Marcos Pereira, líder da ADUD, que é investigado por estupro, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

  • (Foto: YouTube)
    Fieis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias comemoram a soltura dos evangelistas Daniel Candeias e Lucio Câmara em caso do pastor Marcos Pereira
Um vídeo foi postado no YouTube na terça-feira (13) com a comemoração do alvará de soltura pelos membros da Igreja, em São João do Meriti (RJ), mesmo local onde foram presos na tarde de 29 de maio, na porta da Igreja.
Nessa ocasião, uma nota oficial da ADUD esclarecia que “[Daniel e Lúcio] foram abordados por policiais momentos antes do culto. Estes dois irmãos não praticaram nenhum crime, eles estão sendo acusados, mas não há nenhuma prova contra eles! Tanto o Evangelista Daniel quanto o Evangelista Lúcio são pessoas de bem e são vítimas da mesma conspiração que prendeu nosso Pastor [Marcos Pereira]”.
Candeias falou sobre a liberdade no microblog Twitter: “Alo povo de Deus já estou em casa quero agradecer a todos que oraram pela minha vida”, postou ele.
Recentemente, houve novidades no caso do pastor Marcos Pereira. Um grupo de dezessete deputados, liderados por Marco Feliciano (PSC-SP), falaram com o ministro da Justiça para pedir medida favorável ao religioso.
Outra revelação foi uma gravação telefônica de uma conversa entre Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP, divulgada no programa televisivo Fantástico, comentando sobre a relação entre o pastor e o coordenador do AfroReggae, José Júnior.

Usain Bolt se desculpa com Deus pelo Twitter

Open in new windowAtleta descobre que igreja na Jamaica terminou o culto mais cedo por conta de sua prova e pede desculpas.

No dia seguinte após recuperar seu título mundial dos 100 metros em Moscou, o jamaicano Usain Bolt pediu desculpas a Deus em uma mensagem do Twitter porque uma igreja terminou o culto mais cedo para que os fiéis pudessem ver a corrida.

“God I am sorry” (Deus me desculpe), escreveu o rei da velocidade em sua conta do Twitter em resposta à notícia publicada pelo diário The Jamaica Star na sua edição desta terça-feira (13).

Segundo o jornal, a Igreja Apostólica de Hatfield deveria ter começado o culto às 10h e terminado às 12h30, mas o pastor Basil Barnaby, sabendo da vontade dos paroquianos, decidiu abreviar a cerimônia.

“Foi para permitir que as pessoas pudessem chegar a tempo de ver a corrida em casa. Quando os jamaicanos estão realmente interessados em algo, nada pode evitar que o façam. Por isso, permiti que se fossem para vê-la.”, explicou o pastor.

O pastor confessou ser também um apaixonado pelo esporte e que estava na turma dos que queriam ver o duelo entre Usain Bolt e o americano Justin Gatlin, que conseguiu a medalha de prata.

Barnaby disse que esse era justamente o resultado que esperava, embora também acreditasse que o jamaicano Kemar Bailey-Cole, e não seu compatriota Nesta Carter, conseguisse o bronze.

“De qualquer maneira, estou feliz por Nesta. Fez um grande trabalho e merece uma medalha individual”, disse o pastor, já que as principais medalhas conquistadas por Nesta Carter vêm de disputas nas provas de 4x100 metros. “Amo o esporte”, acrescentou, “e acredito que se deve utilizá-lo para ganhar almas para Deus”.

Fonte: Fox Sports

300 NOVOS IMIGRANTES CHEGARAM HOJE A ISRAEL


Este Verão tem assistido a um aumento significativo de judeus imigrando para Israel, sendo exemplo disso o grupo impressionante de 300 pessoas que decidiram fazer "alyah", ou seja: regresso à Terra prometida aos seus ancestrais e que lhes foi destinada por Deus. 
125 desses novos imigrantes jovens são voluntários que farão parte das Forças de Defesa de Israel.
O voo charter que trouxe estes novos habitantes para Israel foi patrocinado pela organização judaica Nefesh B´Nefesh.
Estes novos 125 soldados têm idades entre os 18 e os 22 anos e fazem parte de um grupo total de 331 novos imigrantes a vir viver em Israel, tendo sido este o 50º voo organizado pela associação desde que foi fundada há 11 anos atrás.

Este é o ano em que mais recrutas estão vindo dos EUA para Israel para fazerem parte das Forças de Defesa israelitas.
Estes jovens ficarão agora algum tempo em treinamento em grupo em vários kibbutzim, juntando-se depois ao exército israelita. 
À chegada a Israel foi organizada uma cerimónia de acolhimento e boas-vindas à qual assistiram mais de 1000 pessoas, cantando e dançando à medida que iam conduzindo os recém-chegados até ao antigo terminal 1. Entre as entidades oficiais contava-se o Ministro do Interior, Gideon Sa'ar e o Ministro para a Absorção, Sofa Landver.
"Vocês hoje tomaram a maior e mais importante decisão que jamais poderiam tomar, imigrando para Israel e construindo o vosso lar no lar do povo judeu," - afirmou Sa'ar, apelidando os imigrantes de "cerne do sionismo."
"Vocês estão fortalecendo a nação e o estado de Israel. Vocês estão fortalecendo as FDI." - acrescentou o Ministro nas suas boas-vindas aos jovens imigrantes.
Shalom, Israel!

MP quer retirar totem religioso da entrada de Sorocaba


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) quer retirar o totem com a frase “Sorocaba é do Senhor Jesus” que fica na entrada da cidade de Sorocaba, interior do estado, por acreditar que a placa fere a laicidade do Estado.
Desde que foi instalado, isso em 2006, o totem tem levantado polêmica e dividido opiniões entre os moradores e visitantes da cidade.
Nos últimos dias a placa foi pichada por duas vezes, em 27 de julho vândalos escreveram “Estado Laico” e “#SQN” (sigla para a expressão ‘só que não’). Um grupo de evangélicos se encarregou de limpar o monumento, mas nesta segunda-feira (12) a placa amanheceu com riscos que transformaram todos os S da frase em cifrões e ainda escreveram “exu tb”.
Ministério Público quer retirar totem religioso da entrada de SorocabaO totem está localizado na alça de acesso da rodovia Senador José Ermírio de Moraes e contou com o apoio do prefeito Vitor Lippi que cumpriu dois mandatos na cidade. Para o político a placa serve para homenagear as manifestações cristãs, já que a religião tem grande influência na história do Brasil. Em 2012, quando o MP-SP solicitou a retirada do totem, o prefeito se pronunciou dizendo que a Prefeitura não tem religião, mas a população da cidade sim.
A placa já resultou em um processo movido por dois estudantes que questionavam os direitos dos sorocabanos que não são cristãos como budistas, umbandistas, muçulmanos, ateus e agnósticos. A ação corre na Justiça desde 2009 e a Promotoria já chegou a dar um prazo para que a prefeitura retire o totem da praça. GP

Cantor evangélico "exaltado" vira hit na web

Embora não venda (ainda) milhares de CDs, o cantor evangélico Davi Basílio é um sucesso. Ao menos na internet, onde um de seus vídeos é sucesso, o que gerou comparações de seu estilo com outros cantores famosos, como Louis Armstrong, Ed Motta, Tim Maia e até mesmo Tetê Espíndola.
“Nunca fiz aula de canto, eu gosto de cantar, é meu jeito de adorar. E fui fazendo meu estilo próprio, nunca imitei ninguém. Mas não nego, admiro todos esses cantores que as pessoas citam nos comentários”, contou ele ao portal UOL. Basílio é evangelista da Assembleia de Deus Primitiva do Amor, em Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Ele conta que não canta música secular, embora já tenha recebido diversos convites, “inclusive na Itália”.
Ele diz que não ouve muita música que não seja gospel, mas conhece e admira a obra de Armstrong, além de Frank Sinatra, Ray Charles e George Benson, a quem classifica como “vozes incríveis”. Entre os mais populares, citou o pagodeiro Belo e Freddie Mercury. Entre as cantoras, gosta de Whitney Houston, Alcione e Elza Soares.
Cantor evangélico “exaltado” vira hit na webNo vídeo que o deixou famoso ele canta “Por que Chorar”, música que integra seu primeiro CD, que tem o mesmo nome. Mas não é novo. Circulando com o título de “cantor gospel exaltado”, o material “estourou” em pouco mais de um mês. Trata-se de uma gravação antiga, feita nove anos atrás, na Nova Assembleia de Deus de Agostinho Porto, em São João do Meriti (RJ).
Ele não sabe quem postou, mas ficou sabendo da fama repentina através de amigos. Basílio só não gosta de ser chamado de “O Máscara” (personagem do filme de Jim Carey), por causa do terno amarelo que usa no vídeo. Ele explica: “Costumo usar terno, mas não daquela cor. Mas me chamaram para cantar na igreja e eu fui direto, tinha… acabado de chegar da África, sem tempo de trocar de roupa”. Era um presente que ganhou após passar três meses num trabalho missionário em Luanda, capital da Angola.
Perguntado sobre o jeito sorridente e brincalhão, garante que é uma de suas marcas pessoais. “O louvor tem que ser alegre. A imagem que você tem que passar é de alegria. A música pergunta ‘por que chorar?’, eu não posso cantar chorando”, explicou.
No ano passado, os irmãos Jefferson e Suellen Barbosa ficaram famosos nacionalmente por causa de um vídeo caseiro postado no Youtube. Acompanhados da mãe, Mara, apareciam cantando a música “Galhos Secos” de numa uma versão que ficou conhecido como “Para Nossa Alegria”. Eles se apresentaram em diversas igrejas pelo país e gravaram um CD pelo selo Salluz. Com informações UOL. GP

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Friboi será acionada na justiça por vender carne com verme


Em nota, a JBS-Friboi negou que possa ter havido qualquer tipo de contaminação no processo produtivo
Vem da cidade de Valparaíso, em Goiás, a denúncia do consumidor Ricardo Castro, que diz ter comprado carne da empresa JSB-Friboi com um verme, o que ocasionou um grande constrangimento na mesa de jantar de sua casa. Segundo uma matéria publicada nesta terça-feira (4) no portal Terra (leia aqui), sua filha e sua esposa passaram mal e vomitaram após ver o verme decompondo a carne.

Segundo Castro, depois de entrar em contato com a empresa diversas vezes, recebeu como resposta o oferecimento de um “kit feijoada” e uma bolsa térmica. O consumidor não aceitou e disse que vai levar o caso à justiça.

A presença de vermes em carnes de animais consumidas por humanos é mais comum do que a maioria das pessoas pode imaginar. A ingestão destes vermes pode causar doenças graves e levar à morte. A Taenia Saginata, popularmente conhecida como “Solitária”, provém deste tipo de caso. A pessoa ingere a larva através da carne bovina ou suína e o parasita cresce dentro de seu corpo e pode se alojar no cérebro, por exemplo.

Em nota, a JBS-Friboi negou que possa ter havido qualquer tipo de contaminação no processo produtivo e que tentou acordo com o consumidor, sem sucesso.

Missionário da JOCUM é condenado a 15 anos de trabalho forçado na Coreia do Norte acusado de tentar derrubar governo do país


Uma iniciativa missionária da entidade Youth With a Mission (YWAM, versão norte-americana da JOCUM) na Coreia do Norte terminou na condenação do operador de turismo Kenneth Bae a 15 anos de trabalho forçado.
Quando a sentença foi anunciada, o governo do país afirmou que o rapaz tentou “derrubar o governo”, mas não deu detalhes do crime cometido por Kenneth. Agora, de acordo com o site Gawker, os norte-coreanos informaram que o jovem contrabandeou propaganda anti-governo no país, e pregou a derrubada do regime, como parte de um plano missionário cristão chamado “Operação Jericó”.
O plano foi lançado em 2006 pela YWAM, e consistia na mobilização de 250 voluntários para uma infiltração na Coréia do Norte, perto da fronteira com a Coréia do Sul, a fim de criar uma “coalizão anti-governo”. Segundo as informações da investigação, os jovens basearam a sua operação em um hotel.
Missionário da JOCUM é condenado a 15 anos de trabalho forçado na Coreia do Norte acusado de tentar derrubar governo do paísEntre os ditos “materiais de propaganda” contra o governo, estariam inclusas cópias do documentário “Don’t Tell My Mother I’m In North Korea”, (“Não diga a minha mãe que estou na Coreia do Norte”, em tradução livre), produzido pela da National Geographic. O filme mostra o repórter Diego Buñuel em visita à Coreia do Norte, além de um livro sobre a perseguição a cristãos no país.
A imprensa destaca que Kenneth Bae era sim voluntário da YWAM, mas que não há evidências de que ele estivesse usando sua agência de turismo para infiltrar missionários cristãos no país. O canal NKNews veiculou um vídeo antigo de um sermão do jovem afirmando que “sabia que Jesus queria que eu fosse um ‘canal’ para a Coreia do Norte”.
Em 2011, Kenneth Bae enviou uma carta para uma igreja coreana em St. Louis, falando sobre os planos evangelísticos da YWAM: “Pretendemos abrir uma nova base de mobilização missionária para a Coreia do Norte e assim as obras poderão ser realizadas a partir de um único local”.
O jornalista Adrian Chen explica que o fato de viabilizar a ida de missionários para o país não deveria ser motivo para uma pena tão dura. “A prática do cristianismo é praticamente proibida na Coréia do Norte, mas há uma comunidade de estrangeiros cristãos evangélicos que ali vivem, muitos deles trabalhando em organizações de ajuda humanitária”, disse Chen, que explica: “Eles têm que manter a sua religião de maneira discreta. Eles não estão autorizados a distribuir Bíblias e outros materiais, ou mesmo orar em público”.
Segundo o jornalista, “há grupos cristãos com objetivos anti regime mais explícitos”, entre eles, a Voz dos Mártires, que evangeliza através do envio balões com material religioso, transmissões de rádio com leituras bíblicas ao longo da fronteira, além de manter contato com igrejas subterrâneas por meio de missionários infiltrados no país. “Todd Nettleton, o diretor de desenvolvimento de mídia da Voz dos Mártires, me disse que o trabalho de seu grupo ataca diretamente o governo”, relatou Chen.

MORRE O LIDER DA SEITA CRESCENDO EM GRAÇA - Após dizer que havia se transformado em imortal, autointitulado “Jesus Cristo Homem” faleceu por complicações de cirrose


O líder da seita Crescendo em Graça, José Luís de Jesús Miranda, autointitulado “Jesus Cristo Homem”, faleceu na última terça-feira, 13 de agosto, de acordo com informações do site Secretos de Impacto.
Segundo fontes do site, Miranda estava internado no Hospital Metodista de Sugar Land, no estado norte-americano do Texas, para tratar de complicações de uma cirrose hepática, adquirida pelo consumo excessivo de álcool ao longo da vida.
A ex-mulher de Miranda, Josefina Torres, teria concedido uma entrevista, dizendo que nos últimos meses o estado de saúde do líder da seita era delicado, e que o tinha visto vomitar sangue algumas vezes.
Após dizer que havia se transformado em imortal, autointitulado “Jesus Cristo Homem” faleceu por complicações de cirroseJosé Luís de Jesús Miranda é conhecido por liderar um grupo religioso que incentiva os fiéis a tatuarem o número 666, e pregar que ele é a reencarnação de Jesus.
Em junho do ano passado, Miranda anunciou que ele seria transformado em imortal e dois terços do planeta Terra seriam destruídos numa espécie de apocalipse. Os sobreviventes seriam governados por ele, que conduziria uma espécie de reconstrução do planeta.
Como a “profecia” de Miranda não se cumpriu, a seita divulgou um vídeo na época dizendo que “a era dos imortais” estava começando, e apresentou pregações do líder já supostamente transformado.
Há alguns meses, um vídeo gravado por Miranda e sua nova esposa chamou a atenção por sua aparência debilitada, e despertou a desconfiança que ele já estava doente, e por isso, havia desaparecido da presença do público após a suposta transformação em imortal.
Confira o último vídeo divulgado por José Luís de Jesús Miranda:

http://www.youtube.com/watch?v=6oBWKVWX1_M


G+

Cresce o número de igrejas evangélicas no centro do catolicismo no nordeste


Juazeiro do Norte, local onde Padre Cicero Romão Batista viveu, morreu a 79 anos e foi canonizado pela Igreja Católica e atrai milhares de peregrinos, vê o aumento das igrejas evangélicas.

Juazeiro do Norte cidade reconhecida pelo catolicismo popular já tem quase 100 igrejas evangélicas.

A reportagem do CE/TV – 1ª Edição da TV Verde Mares no dia (12/08) acompanhou um culto de Senhoras na Igreja Evangélica Assembleia de Deus sede, que coordena 35 congregações na cidade, como afirma Marina Paulino esposa do pastor responsável pela denominação em Juazeiro do Norte, que somando aos outros 62 templos de igrejas no município acolhem um numero aproximado de 20 mil fieis no total.

A explicação para este crescente no número de evangélicos é dada por um dos membros da igreja Edinaldo Moura que vivencia o evangelho a mais de 5 anos. Ele afirma que antes havia uma certa resistência para fundar uma igreja evangélica no município de Juazeiro, mas hoje a realidade é outra – “A carência do povo, de Deus, as pessoas muitas das vezes não sabe buscar a presença de Deus. Muitas vezes que estão tristes, deprimidas e tudo não tem jeito, ai vem Deus e os socorre. As nossas igrejas estão cheias de varias coisas, cheias de pessoas como prostitutas, bandidos, alcoólatras, de drogados e Deus age nestas vidas que reconhece a Sua Soberania e se tornam novas criaturas e tem nova vida.” – disse ele.

Já o crescimento é comentado pela socióloga Renata Marinho Paes que também é professora explica que o avanço dos evangélicos, dentre outras situações e a proximidade das igrejas evangélicas e os pastor com a comunidade, justamente o que o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro expôs, que é a distancia da igreja com os fiéis.




Fonte: InforGospel

Várias igrejas são atacadas no sul do Egito

Várias igrejas foram atacadas nesta quarta-feira no sul do Egito durante os distúrbios desencadeados após a operação policial contra os acampamentos islamitas no Cairo.

As informações sobre a autoria dos ataques ainda são confusas, já que os meios de comunicação estatais acusam os seguidores do deposto presidente Mohammed Mursi, enquanto a Irmandade Muçulmana nega envolvimento de seus seguidores nestas ações.

A agência de notícias estatal "Mena" disse que os partidários de Mursi lançaram coquetéis molotov contra a igreja de Mar Mina, na cidade de Miniya, no sul do país, o que causou o incêndio do centro médico e da farmácia do templo.

Segundo a agência, islamitas também invadiram as igrejas de Nossa Senhora e de São Paulo, na cidade de Al Moaz, na província de Miniya, onde teriam disparado indiscriminadamente contra a população.

Anteriormente, a agência "Mena" tinha informado que os simpatizantes de Mursi tinham queimado uma igreja em Sohag, também no sul.

Em seu site, a Irmandade Muçulmana, grupo ao qual Mursi pertenceu até chegar à presidência, negou que seus seguidores tenham atacado igrejas e atribuiu a responsabilidade destas ações a grupos de pistoleiros ("baltaguiya").

Os distúrbios de hoje começaram depois que soldados iniciaram uma operação para desmantelar os acampamentos dos islamitas nas praças Rabea al Adauiya e Nahda, no Cairo.

Após o início do ataque da polícia, os seguidores da Irmandade Muçulmana saíram às ruas em distintas províncias do país e atacaram delegacias e edifícios governamentais.

O Ministério da Saúde informou que pelo menos 15 pessoas morreram e 203 ficaram feridas durante o confronto. Já a Irmandade fala de centenas de vítimas fatais e milhares de feridos.

Fonte: EFE via Yahoo

Juíza ordena que menino chamado 'Messias' mude de nome


A juíza no Estado americano do Tennessee disse que o nome "Messiah" só pode ser usado por uma pessoa e "essa pessoa é Jesus Cristo".

Uma juíza no Estado americano do Tennessee obrigou a troca de nome de um menino que era chamado de "Messiah" ("Messias", em português) para "Martin", segundo notícia do canal de televisão WBIR-TV.

Segundo a TV, a juíza Ann Ballew disse que o nome "Messiah" só pode ser usado por uma pessoa e "essa pessoa é Jesus Cristo".

Os pais da criança estavam disputando no tribunal qual nome dar ao filho. A mãe escolheu "Messiah", mas o pai se opôs à escolha.

Ao ouvir o nome dado pela mãe, a juíza ordenou que fosse trocado para "Martin". O nome Martin DeShawn McCullough foi escolhido, por conter tanto o nome da mãe quanto do pai.

A mãe do menino, Jaleesa Martin, vai entrar com um recurso contra a decisão. Ela diz que Messiah combina também com o nome dos seus outros dois filhos: Micah e Mason.

O nome não é incomum nos Estados Unidos. Segundo uma lista compilada pelo serviço de Seguridade Social do governo americano, "Messiah" foi um dos nomes de bebê que mais cresceu em ocorrência em 2012.

Fonte: BBC Brasil

ATENÇÃO REGIÃO DE CAMPINAS . VENHA PARA O VIGILHÃO NO MONTE EM JAGUARIÚNA - VAI SER FORTE . INF. 019 9137 1059


A MALDIÇÃO DOS POVOS AFRICANOS . QUAL A VERDADE SOBRE ISSO ?

A Nudez de Noé e a Maldição de Canaã (Gênesis 9:18 – 10:32)



A ordem de Deus para destruir os Cananeus tem incomodado igualmente crentes e não crentes:
Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-las-á totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus. (Dt. 20:16-18)
Ainda que a matança dos Cananeus seja sempre um assunto que nos causará apreensão, Gênesis capítulo 9 nos dá uma compreensão maior do problema.
Você deve entender que esta ordem foi muito mais difícil para os antigos Israelitas do que para nós hoje. Se Deus não tivesse endurecido o coração dos Cananeus para que se recusassem a fazer tratados com Israel (Josué 11:20), Israel provavelmente não teria procurado obedecer tão agressivamente a ordem do Senhor para destruí-los.

Podemos falhar ao avaliar a situação que Israel encarava quando se preparavam para possuir a terra dos Cananeus: eles tinham pouco ou nenhum contato com esses povos pagãos. Os Israelitas teriam achado muito difícil compreender as razões para serem totalmente sem misericórdia com seus inimigos, os Cananeus. Gênesis capítulo 9 coloca o assunto na perspectiva certa. Ele explica a origem das nações com as quais Israel, de algum modo, deveria se relacionar ao longo da história. Em particular, este relato explica a depravação moral dos Cananeus que torna necessária sua exterminação.
Gênesis 9 é crucial também por outras razões.

 É uma passagem que tem sido muito empregada para justificar a escravidão e, em particular, a subjugação pecaminosa dos povos negros ao longo dos séculos. Dizem que a maldição de Cam está sendo simplesmente cumprida à medida em que os negros vivem para servir a outras raças, particularmente aos brancos. 

Como veremos, através de uma cuidadosa consideração de nosso texto, esta interpretação não pode ser sustentada.

A Maldição de Canaã
(9:18-29)

Os versos que estamos considerando devem ser entendidos no contexto da seção em que nos encontramos. Gênesis 9:18 começa uma nova divisão que continua até o capítulo 11, verso 10. Moisés escreveu sobre o repovoamento da terra através dos filhos de Noé. Gênesis 9:20-27 explica o desdobramento da raça humana em três divisões por suas dimensões espirituais. Enquanto os Cananeus estão sob a maldição de Deus, Sem será a linhagem através da qual virá o Messias e Jafé encontrará bênção na união com a linhagem de Sem (e o descendente final, o Messias).
Cronologicamente, o capítulo 10 deveria se seguir à confusão de Babel (11:1-9). Esses versos no capítulo 11 explicam as razões para a dispersão das nações. O capítulo 10 descreve os resultados dessa dispersão. Mas o capítulo 10 é dado primeiro para permitir que a ênfase recaia sobre a narrativa da linhagem piedosa até Abrão.
Depois do dilúvio, Noé começou a lavrar a terra ao plantar uma vinha. O resultado de seu esforço foi o fruto da videira, vinho. Apesar da primeira menção de vinho não ser sem uma conotação negativa, não devemos concluir que, devido a este abuso, a Bíblia consistentemente ou sem qualquer exceção, condene seu uso (cf. Dt. 24:24-26, I Tm. 5:23).
Muitos ficam incomodados ante a deplorável condição de Noé, o homem que antes do dilúvio foi descrito como um “homem justo e íntegro entre seus contemporâneos” (6:9). Alguns sugerem que a fermentação talvez não tenha ocorrido senão depois do dilúvio, e que Noé estava simplesmente sofrendo o resultado inconseqüente de seus esforços inventivos.

Ainda que não devamos procurar desculpar Noé, precisamos reconhecer que Moisés não enfatizou a culpa de Noé, mas, sim, o pecado de Cam. Alguns sugerem vários tipos de males que tiveram lugar na tenda de Noé. 

Enquanto a linguagem empregada pode deixar espaço para certos pecados sexuais (cf. Lv. 18), pessoalmente não encontro nenhuma razão para presumir qualquer má conduta por parte de Noé, além da indiscreta bebedeira e sua conseqüente nudez. Talvez a melhor descrição para a conduta e condição de Noé seja a palavra “impróprio”.

Fico impressionado com a maneira pela qual Moisés se refere a este incidente, com um mínimo de detalhes e descrição. Ter escrito qualquer coisa a mais teria sido perpetuar o pecado de Cam. Holywood teria nos levado para dentro da tenda de Noé numa ampla tela em Technicolor. Moisés nos deixa de fora junto com Sem e Jafé.
Parece que Cam e seus dois irmãos foram alertados sobre a condição de Noé a fim de que todos os três ficassem do lado de fora da tenda: “Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos.” (Gênesis 9:22).

Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não teve reservas para entrar na tenda. Qualquer que tenha sido a falta de Noé, ele estava dentro de sua própria tenda, em privacidade (9:21). Essa era a maneira que Sem e Jafé queriam. Cam entrou, violando o princípio da privacidade; no entanto, não ajudou seu pai, mas se divertiu às suas custas.
Cam nada fez para preservar a dignidade de seu pai. Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso foi para fora descrever vividamente a seus irmãos o desatino cometido pelo pai. Parece-me também que Cam talvez tenha encorajado Sem e Jafé a entrar na tenda e ver por si mesmos.

A capa que Sem e Jafé usaram para não ver seu pai parece meio radical numa sociedade sexualmente permissiva. Por outro lado, nossas televisões nos têm dessensibilizado para a nudez ou grosseria. Não há nada que não seja anunciado, mesmo produtos que já foram considerados muito pessoais.
Colocando “a” roupa, com a qual Noé deve ter sido vestido, sobre seus ombros, eles entraram de costas na tenda. Sem olhar para seu pai, eles o cobriram e deixaram a tenda.

De manhã, quando Noé acordasse de sua bebedeira, saberia o que tinha acontecido. Não sabemos o que ele aprendeu com isso. Talvez estivesse consciente o suficiente para relembrar os acontecimentos da noite anterior. Uma coisa é certa - Sem e Jafé nada disseram a Noé, ou a qualquer outro. Desconfio que a estória foi bem divulgada ao redor do acampamento na manhã seguinte, e provavelmente, devido a Cam. 

Se Cam não hesitou em contar a seus irmãos, por que hesitaria em contar a todos?
Sem levar em consideração a fonte de informação de Noé, sua resposta teve amplas implicações. Canaã, o filho mais novo de Cam, foi amaldiçoado. Ele deveria ser o mais inferior de todos os servos de seus irmãos. Enquanto alguns entendem que “irmãos” do verso 25 se refira a seus companheiros, creio que se refere especificamente aos irmãos terrenos de Canaã, os outros filhos de Cam. 

Nesse sentido, a maldição de Canaã é intensificada nestes três versos. No verso 25, Canaã será subserviente a seus irmãos; nos versos 26 e 27, aos irmãos de seu pai, Sem e Jafé.

Visto dessa maneira, é impossível ver qualquer implicação desta passagem para a subjugação dos povos negros da terra. Cam não foi amaldiçoado nesta passagem, mas Canaã. Canaã não foi o pai dos povos negros, mas dos cananeus que viveram na Palestina e que ameaçavam os Israelitas.
No verso 26, não é Sem quem é abençoado, mas seu Deus: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e Canaã lhe seja servo.” (Gênesis 9:26)

Por isso, a linhagem piedosa devia ser preservada através de Sem. Foi dito que o Messias viria de sua descendência. 

A bênção não veio de Sem, mas através de Sem. A bênção flui de seu relacionamento com Yahweh, o Deus da aliança de Israel. E a servidão de Canaã é uma das evidências dessa bênção.

O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. O Senhor determinará que a bênção esteja no teu celeiro em tudo que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. (Dt. 28:7-9)
Da mesma forma que a bênção de Sem consiste em seu relacionamento com Yahweh, Jafé será abençoado em seu relacionamento com Sem.
Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gênesis 9:27)

Acredita-se que o nome “Jafé” signifique “engrandecer” ou “aumentar”. Através de jogo de palavras, Noé abençoa Jafé ao usar seu próprio nome. A bênção de Jafé será encontrada em seu relacionamento com Sem e não independentemente. 

Esta promessa é afirmada mais especificamente no capítulo 12, verso 3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Deus prometeu abençoar a Abrão, e as outras nações nele. Todos que abençoassem Abrão experimentariam as bênçãos de Deus, enquanto aqueles que o amaldiçoassem seriam amaldiçoados. Outra vez, Canaã será sujeitado todas as vezes em que Jafé estiver unido com Sem.

Há uma clara correspondência entre as atividades de Cam, Sem e Jafé e as bênçãos e maldições que os seguiram. Sem e Jafé honraram a Deus quando agiram juntos para preservar a honra de seu pai. Cam desonrou tanto a seu pai quanto a Deus ao saborear a humilhação de Noé. Assim Cam foi amaldiçoado e Sem e Jafé foram abençoados numa unidade cooperativa.


A questão que deve surgir da maldição de Canaã é: Por que Deus amaldiçoou a Canaã pelo pecado de Cam? Além disso, por que Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem?

A explicação que parece responder melhor a estas questões é que as palavras de Noé não trazem somente bênção e maldição, mas profecia. Ainda que seja verdade que os pecados dos pais visitam os filhos, isto é só “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5). Se este princípio fosse aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido amaldiçoados.

Pela revelação profética, Noé previu que as falhas morais evidenciadas por Cam seriam mais amplamente manifestadas em Canaã e em sua descendência. Percebendo isso, vemos que a maldição de Deus recai sobre os Cananeus por causa da pecaminosidade prevista por Noé. 

A ênfase então recai sobre o fato de que os Cananeus seriam amaldiçoados por causa de seu pecado, não devido ao pecado de Cam. Acho que isto explica porque Canaã é amaldiçoado e não Cam, ou o restante de seus filhos.

As palavras de Noé, então, contêm uma profecia. Canaã refletirá mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam. E os Cananeus manifestarão estas mesmas tendências em sua sociedade. Por causa da pecaminosidade dos Cananeus prevista por Noé, a maldição de Deus é expressada. O caráter daqueles três indivíduos e seus destinos serão refletidos associadamente nas nações que deles emergirem.

O Rol das Nações
(10:1-32)

Muito trabalho já foi realizado sobre este capítulo, mas restringiremos nossos esforços aos pontos principais. Como já mencionamos, a confusão de Babel precede cronologicamente este capítulo.

A ordem em que Moisés tratou dos três filhos de Noé reflete sua ênfase e propósito. Jafé é tratado primeiro porque é o menos importante ao tema que está sendo desenvolvido. Cam é o próximo a ser discutido por causa da parte importante que os Cananeus tiveram na história de Israel. Sem é mencionado por último porque é o personagem principal do capítulo. Ele é aquele através do qual virá o descendente da mulher. A linhagem piedosa será preservada através de Sem.

O rol das nações indica uma seletividade que também serve ao propósito do relato. Somente aquelas nações que são descritas desempenharão um papel chave no desenvolvimento nacional de Israel na terra de Canaã.
Em geral, a identidade dos descendentes dos 3 filhos de Noé é conhecida. De Jafé vêm os indo-europeus, dos quais os mais conhecidos seriam os gregos. Mesmo a história secular helênica vê Iapetos como seu antepassado.Leupold nos diz:
... os descendentes de Jafé são vistos espalhados por uma área bem definida desde a Espanha até a Media e em linha reta de leste a oeste.
A maioria de nós seria da linhagem de Jafé.
Cam foi o antepassado daqueles que construíram grandes cidades e impérios, incluindo a Babilônia, Assíria, Nínive e Egito. Pute, provavelmente, foi o pai dos povos negros. De Canaã vem aquelas nações que em geral são conhecidas como os cananeus:
Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus, e os hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. (Gn. 10:15-18, cf. Dt. 20:17)

Seu território foi aquele próximo a Israel:
E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. (Gn. 10:19)
Sem é o antepassado dos semitas. Precisamos ter cuidado em não confundir esta designação com os povos que falam as línguas semíticas. As línguas semíticas incluem tanto os povos de Sem como os de Cam.Ross estabelece os descendentes de Sem como “... famílias que se expandiram desde a Ásia Menor até as montanhas ao norte da região do Tigre, ao U Sumeriano, ao Golfo Pérsico e finalmente até o Norte da Índia.”
O descendente de Sem mais proeminente é Éber, o pai de Pelegue (10:25), antepassado de Abrão (cf. 11:14-26).
O propósito do capítulo 10 é bem sintetizado por Cassuto. Era:
(a) mostrar que a Providência Divina é refletida na distribuição das nações sobre a face da terra, da mesma forma que nos outros atos da criação e da administração do mundo; (b) determinar o relacionamento entre o povo de Israel e os outros povos; c) ensinar a unidade da humanidade pós-diluviana, a qual, como a raça humana antediluviana, era inteiramente descendente de um único par de seres humanos.

Conclusão

Gênesis capítulos 9 e 10 foram vitais à nação de Israel uma vez que anteciparam a ocupação da terra prometida de Canaã.

 A maldição de Canaã explicou a origem da depravação moral dos Cananeus de seus dias. Mais do que qualquer outro povo, sua depravação sexual é comprovada pelas descobertas arqueológicas. 

Albright escreveu:
As comparações dos objetos de culto e textos mitológicos dos cananeus com os dos egípcios e mesopotâmios levam a uma única conclusão: que a religião cananita era muito mais centrada em sexo e suas manifestações. Em nenhum outro país foram encontradas tantas figuras de deusas da fertilidade nuas, algumas distintamente obscenas. Em nenhum outro lugar o culto às serpentes aparece com tanta força. As duas deusas Astarte e Anate são chamadas de “as grandes deusas que concebem, mas não dão à luz.
Além disso, para explicar a razão para o extermínio dos cananeus, Gênesis 10 ajuda a identificá-los:

Ora os cananeus são relacionados, pois Moisés sabia que seriam muitas as associações de Israel com esses povos (cf. 15:16), e também Israel devia saber claramente quem era cananeu e quem não era, por causa de seu dever de expulsá-los da terra de Canaã (Dt. 20:17 e paralelos)

Infelizmente, devemos perceber que Israel falhou em aplicar completamente o ensino desta passagem. Eles não destruíram totalmente os cananeus e por vezes se casaram com eles, para seu próprio prejuízo.
Há uma grande lição para nós nesta porção das Escrituras:

Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. (I Co. 10:6-12).

Tenho penado sobre esta passagem porque, de certa forma, ela parecia não ter grande impacto sobre a minha vida. De repente ocorreu-me que a questão é justamente a história da nudez de Noé para os homens de hoje.
Temos muita dificuldade em ficar grandemente impressionados pelo fato de Noé jazer nu e bêbado em sua tenda. Afinal, alguns diriam: seu pecado feriu alguém? Sua nudez não ocorreu na privacidade da sua tenda? Ficamos mais surpresos com as medidas “extremas” tomadas por Sem e Jafé do que pela nudez de Noé, não?

Por isso, os estudiosos tentam encontrar um pecado mais chocante que tenha sido cometido dentro da tenda. Alguns sugerem que Cam presenciou a intimidade sexual de seu pai com sua mãe. Outros pensam que Cam praticou um ato homossexual com seu pai semi-inconsciente. Mas nada disso é dito pelo texto.

Nosso grande problema hoje é que quase não temos mais nenhum senso de identificação com as atitudes ou atos dos dois filhos piedosos de Noé, Sem e Jafé. Não sentimos vergonha, nem ficamos chocados com a notícia de Noé em sua tenda. E a razão é o verdadeiro choque da passagem: fazemos parte de uma sociedade que não se envergonha e não se choca diante da indecência moral e sexual. Virtualmente toda espécie de intimidade sexual é retratada nos filmes e nas telas da TV.
Mesmo condutas anormais e pervertidas se tornaram rotineiras para nós. Sem nenhum senso de decência as coisas mais íntimas e particulares são anunciadas diante de nós e de nossas crianças.

Você percebe qual é o problema? Não nos preocupamos com a nudez de Noé porque descemos tanto no caminho da decadência que dificilmente hesitaríamos diante do que aconteceu nesta passagem. Ora, meu amigo, se a condenação de Deus recaiu sobre os atos de Cam e daqueles que andaram em seus caminhos, o que dizer de mim e de você? Que Deus nos perdoe por estar além do ponto do choque e da vergonha. Que Deus nos livre dos pecados dos cananeus. Que Deus nos ensine o valor da pureza moral e a sermos cruéis com o pecado. Que nós possamos nos recusar a deixá-lo viver entre nós, como Israel foi ensinado neste texto.


Há também um outro nível de aplicação. A maioria de nós tende a pensar em piedade em termos dos pecados que cometemos ou evitamos. Este relato nos informa que um dos testes do caráter cristão é a nossa reação aos pecados dos outros. Cam, aparentemente, se divertiu com o pecado de Noé, em vez de ficar abalado por ele. Não é isso o que acontece em nossas salas de estar diante dos aparelhos de TV? Não vemos nenhum horror no pecado, mas humor.
Como iremos reagir aos pecadores hoje? Iremos matá-los como Israel matou os cananeus? O Novo Testamento nos dá claras instruções sobre esse assunto:
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. (Ef. 5:11-12)
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. (Gl. 6:1)

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. (I Pe. 4:8)
... salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne. (Jd. 23)

Diferentemente de Cam, devemos aplicar o princípio da privacidade que Paulo reiterou em Efésios 5:12. Alguns pecados não devem ser escrutinados. Não devemos explorá-los, e nem compartilhar o que sabemos com os outros. Este princípio, creio, foi seguido por Moisés pelo modo como ele registrou, brevemente e sem detalhes ou enfeites descritivos, o pecado de Noé e suas conseqüências. Muito é dito das conseqüências, mas pouco das circunstâncias. Vamos aprender com isso.
Repare que nesta passagem de Efésios somos ensinados a revelar as obras infrutíferas das trevas (4:11). Isto não deve ser feito por explorar o pecado ou por viver nas trevas, mas por viver como luzes, brilhando num mundo de escuridão.
... até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. (Ef. 4:13-14)

O pecado é revelado pela justiça, não por falar das obras do mal.
Em Gálatas 6:1 somos ensinados a restaurar aquele que caiu em pecado. Aqui Paulo enfatizou a atitude madura daquele que se encarregaria desta obrigação. 

A pessoa deve ser habilitada com um espírito de brandura, alguém que também seja cônscio de sua própria fraqueza nessa mesma área.
Pedro nos ensinou que o pecado é melhor tratado quando é conhecido pelo menor número de pessoas. Amor não cobre pecados do jeito que vimos em Watergate. Aquilo foi um encobrimento. Procuraram manter as ações ilegais longe do escrutínio público. A cobertura sobre a qual Pedro escreveu é aquela que se esforça por manter o pecado na menor proporção possível, para que outros não sejam tentados ou atrapalhados pelo conhecimento dele.
Finalmente, Judas nos relembra do ódio que devemos ter pelo pecado e o desejo de santidade para permanecermos puros para a glória de Deus. Não devemos odiar o pecador, mas o pecado. Não devemos nos afastar daquele que caiu, mas arrebatá-lo do fogo.
Concluindo, encontro nestes versos 3 homens - Sem, Cam e Jafé, retratos dos homens na história da relação de Deus com os homens. Em Gênesis capítulo 12 encontramos a linhagem através da qual virá o Salvador sendo narrada da descendência de Abraão. 

Os homens serão abençoados ou amaldiçoados pela sua resposta a ele. (Gênesis 12:1-3)


No Calvário encontramos evidenciada a síntese do pecado do homem. Sem estava presente nos líderes religiosos judaicos que queriam o Messias morto e fora do caminho. Jafé estava presente nos Romanos que se uniram aos judeus para crucificar o Senhor da glória. E Cam estava presente em Simão Cirineu que servilmente carregou a cruz de Jesus (cf. Lucas 23:26).

Temos uma escolha a fazer, pois podemos experimentar as bênçãos de Jafé ou a maldição de Canaã.

 A descendência justa culminou com a chegada do Messias, o descendente da mulher (Gênesis 3:15), o descendente de Sem (Gênesis 9:26) e de Abraão (12:2-3). Em Cristo, pela fé e submissão a Ele como provisão de Deus para perdão e justificação aos pecadores, podemos experimentar a bênção de Jafé. Pelo desprezo e rejeição de Cristo - ao persistir em nossos pecados, ficamos debaixo da maldição de Canaã por toda a eternidade.



ROMANOS  8 - 1  .  NENHUMA MALDIÇÃO , CONDENAÇÃO  HÁ   PARA QUEM ESTA EM CRISTO . JESUS AMA A ÁFRICA , O POVO AFRICANO , O POVO NEGRO  E EU TAMBÉM . 

BISPO ROBERTO TORRECILHAS

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...