A Nudez de Noé e a Maldição de Canaã (Gênesis 9:18 – 10:32)
Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu
Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego.
Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-las-á totalmente: os
heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que
fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus. (Dt.
20:16-18)
Ainda que a matança dos Cananeus seja sempre um
assunto que nos causará apreensão, Gênesis capítulo 9 nos dá uma
compreensão maior do problema.
Você deve entender que esta ordem foi muito mais
difícil para os antigos Israelitas do que para nós hoje. Se Deus não
tivesse endurecido o coração dos Cananeus para que se recusassem a fazer
tratados com Israel (Josué 11:20), Israel provavelmente não teria
procurado obedecer tão agressivamente a ordem do Senhor para
destruí-los.
Podemos falhar ao avaliar a situação que Israel
encarava quando se preparavam para possuir a terra dos Cananeus: eles
tinham pouco ou nenhum contato com esses povos pagãos. Os Israelitas
teriam achado muito difícil compreender as razões para serem totalmente
sem misericórdia com seus inimigos, os Cananeus. Gênesis capítulo 9
coloca o assunto na perspectiva certa. Ele explica a origem das nações
com as quais Israel, de algum modo, deveria se relacionar ao longo da
história. Em particular, este relato explica a depravação moral dos
Cananeus que torna necessária sua exterminação.
Gênesis 9 é crucial também por outras razões.
É uma
passagem que tem sido muito empregada para justificar a escravidão e, em
particular, a subjugação pecaminosa dos povos negros ao longo dos
séculos. Dizem que a maldição de Cam está sendo simplesmente cumprida à
medida em que os negros vivem para servir a outras raças,
particularmente aos brancos.
Como veremos, através de uma cuidadosa
consideração de nosso texto, esta interpretação não pode ser sustentada.
A Maldição de Canaã
(9:18-29)
Os versos que estamos considerando devem ser
entendidos no contexto da seção em que nos encontramos. Gênesis 9:18
começa uma nova divisão que continua até o capítulo 11, verso 10. Moisés
escreveu sobre o repovoamento da terra através dos filhos de Noé.
Gênesis 9:20-27 explica o desdobramento da raça humana em três divisões
por suas dimensões espirituais. Enquanto os Cananeus estão sob a
maldição de Deus, Sem será a linhagem através da qual virá o Messias e
Jafé encontrará bênção na união com a linhagem de Sem (e o descendente
final, o Messias).
Cronologicamente, o capítulo 10 deveria se seguir à
confusão de Babel (11:1-9). Esses versos no capítulo 11 explicam as
razões para a dispersão das nações. O capítulo 10 descreve os resultados
dessa dispersão. Mas o capítulo 10 é dado primeiro para permitir que a
ênfase recaia sobre a narrativa da linhagem piedosa até Abrão.
Depois do dilúvio, Noé começou a lavrar a terra ao
plantar uma vinha. O resultado de seu esforço foi o fruto da videira,
vinho. Apesar da primeira menção de vinho não ser sem uma conotação
negativa, não devemos concluir que, devido a este abuso, a Bíblia
consistentemente ou sem qualquer exceção, condene seu uso (cf. Dt.
24:24-26, I Tm. 5:23).
Muitos ficam incomodados ante a deplorável condição
de Noé, o homem que antes do dilúvio foi descrito como um “homem justo e
íntegro entre seus contemporâneos” (6:9). Alguns sugerem que a
fermentação talvez não tenha ocorrido senão depois do dilúvio, e que Noé
estava simplesmente sofrendo o resultado inconseqüente de seus esforços
inventivos.
Ainda que não devamos procurar desculpar Noé,
precisamos reconhecer que Moisés não enfatizou a culpa de Noé, mas, sim,
o pecado de Cam. Alguns sugerem vários tipos de males que tiveram lugar
na tenda de Noé.
Enquanto a linguagem empregada pode deixar espaço para
certos pecados sexuais (cf. Lv. 18), pessoalmente não encontro nenhuma
razão para presumir qualquer má conduta por parte de Noé, além da
indiscreta bebedeira e sua conseqüente nudez. Talvez a melhor descrição
para a conduta e condição de Noé seja a palavra “impróprio”.
Fico impressionado com a maneira pela qual Moisés se
refere a este incidente, com um mínimo de detalhes e descrição. Ter
escrito qualquer coisa a mais teria sido perpetuar o pecado de Cam.
Holywood teria nos levado para dentro da tenda de Noé numa ampla tela em
Technicolor. Moisés nos deixa de fora junto com Sem e Jafé.
Parece que Cam e seus dois irmãos foram alertados
sobre a condição de Noé a fim de que todos os três ficassem do lado de
fora da tenda: “Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber,
fora, a seus dois irmãos.” (Gênesis 9:22).
Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não
teve reservas para entrar na tenda. Qualquer que tenha sido a falta de
Noé, ele estava dentro de sua própria tenda, em privacidade (9:21). Essa
era a maneira que Sem e Jafé queriam. Cam entrou, violando o princípio
da privacidade; no entanto, não ajudou seu pai, mas se divertiu às suas
custas.
Cam nada fez para preservar a dignidade de seu pai.
Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso foi
para fora descrever vividamente a seus irmãos o desatino cometido pelo
pai. Parece-me também que Cam talvez tenha encorajado Sem e Jafé a
entrar na tenda e ver por si mesmos.
A capa que Sem e Jafé usaram para não ver seu pai
parece meio radical numa sociedade sexualmente permissiva. Por outro
lado, nossas televisões nos têm dessensibilizado para a nudez ou
grosseria. Não há nada que não seja anunciado, mesmo produtos que já
foram considerados muito pessoais.
Colocando “a” roupa, com a qual Noé deve ter sido
vestido, sobre seus ombros, eles entraram de costas na tenda. Sem olhar
para seu pai, eles o cobriram e deixaram a tenda.
De manhã, quando Noé acordasse de sua bebedeira,
saberia o que tinha acontecido. Não sabemos o que ele aprendeu com isso.
Talvez estivesse consciente o suficiente para relembrar os
acontecimentos da noite anterior. Uma coisa é certa - Sem e Jafé nada
disseram a Noé, ou a qualquer outro. Desconfio que a estória foi bem
divulgada ao redor do acampamento na manhã seguinte, e provavelmente,
devido a Cam.
Se Cam não hesitou em contar a seus irmãos, por que
hesitaria em contar a todos?
Sem levar em consideração a fonte de informação de
Noé, sua resposta teve amplas implicações. Canaã, o filho mais novo de
Cam, foi amaldiçoado. Ele deveria ser o mais inferior de todos os servos
de seus irmãos. Enquanto alguns entendem que “irmãos” do verso 25 se
refira a seus companheiros, creio que se refere especificamente aos
irmãos terrenos de Canaã, os outros filhos de Cam.
Nesse sentido, a
maldição de Canaã é intensificada nestes três versos. No verso 25, Canaã
será subserviente a seus irmãos; nos versos 26 e 27, aos irmãos de seu
pai, Sem e Jafé.
Visto dessa maneira, é impossível ver qualquer
implicação desta passagem para a subjugação dos povos negros da terra.
Cam não foi amaldiçoado nesta passagem, mas Canaã. Canaã não foi o pai
dos povos negros, mas dos cananeus que viveram na Palestina e que
ameaçavam os Israelitas.
No verso 26, não é Sem quem é abençoado, mas seu
Deus: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e Canaã lhe seja servo.”
(Gênesis 9:26)
Por isso, a linhagem piedosa devia ser preservada
através de Sem. Foi dito que o Messias viria de sua descendência.
A
bênção não veio de Sem, mas através de Sem. A bênção flui de seu
relacionamento com Yahweh, o Deus da aliança de Israel. E a servidão de
Canaã é uma das evidências dessa bênção.
O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença
os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra
ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. O Senhor
determinará que a bênção esteja no teu celeiro em tudo que colocares a
mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. O Senhor te
constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares
os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. (Dt.
28:7-9)
Da mesma forma que a bênção de Sem consiste em seu relacionamento com Yahweh, Jafé será abençoado em seu relacionamento com Sem.
Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gênesis 9:27)
Acredita-se que o nome “Jafé” signifique “engrandecer” ou “aumentar”. Através de jogo de palavras, Noé abençoa Jafé ao usar seu próprio nome.
A bênção de Jafé será encontrada em seu relacionamento com Sem e não
independentemente.
Esta promessa é afirmada mais especificamente no
capítulo 12, verso 3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os
que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Deus prometeu abençoar a Abrão, e as outras nações
nele. Todos que abençoassem Abrão experimentariam as bênçãos de Deus,
enquanto aqueles que o amaldiçoassem seriam amaldiçoados. Outra vez,
Canaã será sujeitado todas as vezes em que Jafé estiver unido com Sem.
Há uma clara correspondência entre as atividades de
Cam, Sem e Jafé e as bênçãos e maldições que os seguiram. Sem e Jafé
honraram a Deus quando agiram juntos para preservar a honra de seu pai.
Cam desonrou tanto a seu pai quanto a Deus ao saborear a humilhação de
Noé. Assim Cam foi amaldiçoado e Sem e Jafé foram abençoados numa
unidade cooperativa.
A questão que deve surgir da maldição de Canaã é:
Por que Deus amaldiçoou a Canaã pelo pecado de Cam? Além disso, por que
Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem?
A explicação que parece responder melhor a estas
questões é que as palavras de Noé não trazem somente bênção e maldição,
mas profecia. Ainda que seja verdade que os pecados dos pais visitam os
filhos, isto é só “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5). Se
este princípio fosse aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido
amaldiçoados.
Pela revelação profética, Noé previu que as falhas
morais evidenciadas por Cam seriam mais amplamente manifestadas em Canaã
e em sua descendência. Percebendo isso, vemos que a maldição de Deus
recai sobre os Cananeus por causa da pecaminosidade prevista por Noé.
A ênfase então recai sobre o fato de que os Cananeus seriam
amaldiçoados por causa de seu pecado, não devido ao pecado de Cam. Acho
que isto explica porque Canaã é amaldiçoado e não Cam, ou o restante de
seus filhos.
As palavras de Noé, então, contêm uma profecia.
Canaã refletirá mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam. E os
Cananeus manifestarão estas mesmas tendências em sua sociedade. Por
causa da pecaminosidade dos Cananeus prevista por Noé, a maldição de
Deus é expressada. O caráter daqueles três indivíduos e seus destinos
serão refletidos associadamente nas nações que deles emergirem.
O Rol das Nações
(10:1-32)
Muito trabalho já foi realizado sobre este capítulo,
mas restringiremos nossos esforços aos pontos principais. Como já
mencionamos, a confusão de Babel precede cronologicamente este capítulo.
A ordem em que Moisés tratou dos três filhos de Noé
reflete sua ênfase e propósito. Jafé é tratado primeiro porque é o menos
importante ao tema que está sendo desenvolvido. Cam é o próximo a ser
discutido por causa da parte importante que os Cananeus tiveram na
história de Israel. Sem é mencionado por último porque é o personagem
principal do capítulo. Ele é aquele através do qual virá o descendente
da mulher. A linhagem piedosa será preservada através de Sem.
O rol das nações indica uma seletividade que também
serve ao propósito do relato. Somente aquelas nações que são descritas
desempenharão um papel chave no desenvolvimento nacional de Israel na
terra de Canaã.
Em geral, a identidade dos descendentes dos 3 filhos
de Noé é conhecida. De Jafé vêm os indo-europeus, dos quais os mais
conhecidos seriam os gregos. Mesmo a história secular helênica vê
Iapetos como seu antepassado.Leupold nos diz:
... os descendentes de Jafé são vistos espalhados
por uma área bem definida desde a Espanha até a Media e em linha reta de
leste a oeste.
A maioria de nós seria da linhagem de Jafé.
Cam foi o antepassado daqueles que construíram
grandes cidades e impérios, incluindo a Babilônia, Assíria, Nínive e
Egito. Pute, provavelmente, foi o pai dos povos negros. De Canaã vem
aquelas nações que em geral são conhecidas como os cananeus:
Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e
aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos
sineus, aos arvadeus, aos zemareus, e os hamateus; e depois se
espalharam as famílias dos cananeus. (Gn. 10:15-18, cf. Dt. 20:17)
Seu território foi aquele próximo a Israel:
E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para
Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
(Gn. 10:19)
Sem é o antepassado dos semitas. Precisamos ter
cuidado em não confundir esta designação com os povos que falam as
línguas semíticas. As línguas semíticas incluem tanto os povos de Sem
como os de Cam.Ross estabelece os descendentes de Sem como “... famílias que se
expandiram desde a Ásia Menor até as montanhas ao norte da região do
Tigre, ao U Sumeriano, ao Golfo Pérsico e finalmente até o Norte da
Índia.”
O descendente de Sem mais proeminente é Éber, o pai de Pelegue (10:25), antepassado de Abrão (cf. 11:14-26).
O propósito do capítulo 10 é bem sintetizado por Cassuto. Era:
(a) mostrar que a Providência Divina é refletida na
distribuição das nações sobre a face da terra, da mesma forma que nos
outros atos da criação e da administração do mundo; (b) determinar o
relacionamento entre o povo de Israel e os outros povos; c) ensinar a
unidade da humanidade pós-diluviana, a qual, como a raça humana
antediluviana, era inteiramente descendente de um único par de seres
humanos.
Conclusão
Gênesis capítulos 9 e 10 foram vitais à nação de
Israel uma vez que anteciparam a ocupação da terra prometida de Canaã.
A
maldição de Canaã explicou a origem da depravação moral dos Cananeus de
seus dias. Mais do que qualquer outro povo, sua depravação sexual é
comprovada pelas descobertas arqueológicas.
Albright escreveu:
As comparações dos objetos de culto e textos
mitológicos dos cananeus com os dos egípcios e mesopotâmios levam a uma
única conclusão: que a religião cananita era muito mais centrada em sexo
e suas manifestações. Em nenhum outro país foram encontradas tantas
figuras de deusas da fertilidade nuas, algumas distintamente obscenas.
Em nenhum outro lugar o culto às serpentes aparece com tanta força. As
duas deusas Astarte e Anate são chamadas de “as grandes deusas que
concebem, mas não dão à luz.
Além disso, para explicar a razão para o extermínio dos cananeus, Gênesis 10 ajuda a identificá-los:
Ora os cananeus são relacionados, pois Moisés sabia
que seriam muitas as associações de Israel com esses povos (cf. 15:16), e
também Israel devia saber claramente quem era cananeu e quem não era,
por causa de seu dever de expulsá-los da terra de Canaã (Dt. 20:17 e
paralelos)
Infelizmente, devemos perceber que Israel falhou em
aplicar completamente o ensino desta passagem. Eles não destruíram
totalmente os cananeus e por vezes se casaram com eles, para seu próprio
prejuízo.
Há uma grande lição para nós nesta porção das Escrituras:
Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a
fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos
façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O
povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E
não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num
só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns
deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem
murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo
exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram
escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos
séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não
caia. (I Co. 10:6-12).
Tenho penado sobre esta passagem porque, de certa
forma, ela parecia não ter grande impacto sobre a minha vida. De repente
ocorreu-me que a questão é justamente a história da nudez de Noé para
os homens de hoje.
Temos muita dificuldade em ficar grandemente
impressionados pelo fato de Noé jazer nu e bêbado em sua tenda. Afinal,
alguns diriam: seu pecado feriu alguém? Sua nudez não ocorreu na
privacidade da sua tenda? Ficamos mais surpresos com as medidas
“extremas” tomadas por Sem e Jafé do que pela nudez de Noé, não?
Por isso, os estudiosos tentam encontrar um pecado
mais chocante que tenha sido cometido dentro da tenda. Alguns sugerem
que Cam presenciou a intimidade sexual de seu pai com sua mãe. Outros
pensam que Cam praticou um ato homossexual com seu pai
semi-inconsciente. Mas nada disso é dito pelo texto.
Nosso grande problema hoje é que quase não temos
mais nenhum senso de identificação com as atitudes ou atos dos dois
filhos piedosos de Noé, Sem e Jafé. Não sentimos vergonha, nem ficamos
chocados com a notícia de Noé em sua tenda. E a razão é o verdadeiro
choque da passagem: fazemos parte de uma sociedade que não se envergonha
e não se choca diante da indecência moral e sexual. Virtualmente toda
espécie de intimidade sexual é retratada nos filmes e nas telas da TV.
Mesmo condutas anormais e pervertidas se tornaram
rotineiras para nós. Sem nenhum senso de decência as coisas mais íntimas
e particulares são anunciadas diante de nós e de nossas crianças.
Você percebe qual é o problema? Não nos preocupamos
com a nudez de Noé porque descemos tanto no caminho da decadência que
dificilmente hesitaríamos diante do que aconteceu nesta passagem. Ora,
meu amigo, se a condenação de Deus recaiu sobre os atos de Cam e
daqueles que andaram em seus caminhos, o que dizer de mim e de você? Que
Deus nos perdoe por estar além do ponto do choque e da vergonha. Que
Deus nos livre dos pecados dos cananeus. Que Deus nos ensine o valor da
pureza moral e a sermos cruéis com o pecado. Que nós possamos nos
recusar a deixá-lo viver entre nós, como Israel foi ensinado neste
texto.
Há também um outro nível de aplicação. A maioria de
nós tende a pensar em piedade em termos dos pecados que cometemos ou
evitamos. Este relato nos informa que um dos testes do caráter cristão é
a nossa reação aos pecados dos outros. Cam, aparentemente, se divertiu
com o pecado de Noé, em vez de ficar abalado por ele. Não é isso o que
acontece em nossas salas de estar diante dos aparelhos de TV? Não vemos
nenhum horror no pecado, mas humor.
Como iremos reagir aos pecadores hoje? Iremos
matá-los como Israel matou os cananeus? O Novo Testamento nos dá claras
instruções sobre esse assunto:
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das
trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o
só referir é vergonha. (Ef. 5:11-12)
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta,
vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e
guarda-te para que não sejas também tentado. (Gl. 6:1)
Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. (I Pe. 4:8)
... salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a
outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa
contaminada pela carne. (Jd. 23)
Diferentemente de Cam, devemos aplicar o princípio
da privacidade que Paulo reiterou em Efésios 5:12. Alguns pecados não
devem ser escrutinados. Não devemos explorá-los, e nem compartilhar o
que sabemos com os outros. Este princípio, creio, foi seguido por Moisés
pelo modo como ele registrou, brevemente e sem detalhes ou enfeites
descritivos, o pecado de Noé e suas conseqüências. Muito é dito das
conseqüências, mas pouco das circunstâncias. Vamos aprender com isso.
Repare que nesta passagem de Efésios somos ensinados
a revelar as obras infrutíferas das trevas (4:11). Isto não deve ser
feito por explorar o pecado ou por viver nas trevas, mas por viver como
luzes, brilhando num mundo de escuridão.
... até que todos cheguemos à unidade da fé e do
pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida
da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como
meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o
vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que
induzem ao erro. (Ef. 4:13-14)
O pecado é revelado pela justiça, não por falar das obras do mal.
Em Gálatas 6:1 somos ensinados a restaurar aquele
que caiu em pecado. Aqui Paulo enfatizou a atitude madura daquele que se
encarregaria desta obrigação.
A pessoa deve ser habilitada com um
espírito de brandura, alguém que também seja cônscio de sua própria
fraqueza nessa mesma área.
Pedro nos ensinou que o pecado é melhor tratado
quando é conhecido pelo menor número de pessoas. Amor não cobre pecados
do jeito que vimos em Watergate. Aquilo foi um encobrimento. Procuraram
manter as ações ilegais longe do escrutínio público. A cobertura sobre a
qual Pedro escreveu é aquela que se esforça por manter o pecado na
menor proporção possível, para que outros não sejam tentados ou
atrapalhados pelo conhecimento dele.
Finalmente, Judas nos relembra do ódio que devemos
ter pelo pecado e o desejo de santidade para permanecermos puros para a
glória de Deus. Não devemos odiar o pecador, mas o pecado. Não devemos
nos afastar daquele que caiu, mas arrebatá-lo do fogo.
Concluindo, encontro nestes versos 3 homens - Sem,
Cam e Jafé, retratos dos homens na história da relação de Deus com os
homens. Em Gênesis capítulo 12 encontramos a linhagem através da qual
virá o Salvador sendo narrada da descendência de Abraão.
Os homens serão
abençoados ou amaldiçoados pela sua resposta a ele. (Gênesis 12:1-3)
No Calvário encontramos evidenciada a síntese do
pecado do homem. Sem estava presente nos líderes religiosos judaicos que
queriam o Messias morto e fora do caminho. Jafé estava presente nos
Romanos que se uniram aos judeus para crucificar o Senhor da glória. E
Cam estava presente em Simão Cirineu que servilmente carregou a cruz de
Jesus (cf. Lucas 23:26).
Temos uma escolha a fazer, pois podemos experimentar
as bênçãos de Jafé ou a maldição de Canaã.
A descendência justa
culminou com a chegada do Messias, o descendente da mulher (Gênesis
3:15), o descendente de Sem (Gênesis 9:26) e de Abraão (12:2-3). Em
Cristo, pela fé e submissão a Ele como provisão de Deus para perdão e
justificação aos pecadores, podemos experimentar a bênção de Jafé. Pelo
desprezo e rejeição de Cristo - ao persistir em nossos pecados, ficamos
debaixo da maldição de Canaã por toda a eternidade.
BISPO ROBERTO TORRECILHAS
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